Anda di halaman 1dari 87

Escola Secundria

INDCE
PG. Introduo 2

A Evoluo dos barcos Os veleiros Os navios a vapor Construo em ferro de um navio Barcos utilitrios e de recreio Os petroleiros O submarino Os barcos automveis

3 20 33 39 47 63 67 69

O caso particular de Portugal

73

Sntese

84

Bibliografia

87

Escola Secundria

INTRODUO
Este trabalho decorre da pesquisa de informao bibliogrfica sobre os barcos.

Procurmos saber da sua evoluo, nos tempos, nas tcnicas e utilidades para a sociedade.

Escola Secundria

A EVOLUO DOS BARCOS


Com quatro quintos da superfcie do nosso planeta coberta por gua, no de surpreender que, desde os tempos mais remotos da sua histria, o Homem procurasse atravessar as guas. Ao princpio, ele s ousou arriscar-se por mar, com a terra vista, mas bem depressa foi aprendendo a arte da construo, at que pde confiadamente navegar no mar largo. A fora que impelia os primeiros navios era fornecida pelos msculos aplicada a ps e remos. Os marinheiros primitivos bem depressa descobriram processos para, empregando a fora do vento, aliviar o seu esforo e abreviar as suas viagens.

Sabe-se que os antigos Egpcios navegaram no rio Nilo, em barcos construidos de pastas de papiro. Por volta do ano 2500 a.C. os seus barcos eram construidos de madeira. Importavam excelentes e longos troncos de rvores e construiram barcos com quilha para lhes dar maior estabilidade. Os marinheiros egpcios passaram os seus conhecimentos aos Fencios que viriam a tornar-se os negociantes martimos mais prsperos do Mundo Antigo e que bem depressa ultrapassaram todos os outros em conhecimentos martimos. Tinham dois tipos de barco:

Escola Secundria

barcos espaosos e arredondados com uma s vela e um remo a fazer de leme que transportavam cargas entre os portos do Mediterrneo; enquanto que as suas rotas martimas eram protegidas pelas gals que eram barcos compridos e estreitos. Estas gals, embora movidas a remos durante a batalha, tinham uma grande vela usada em ocasies mais pacficas.

Os habitantes da Grcia Antiga construiam frotas mercantes e de guerra empregando a mesma tcnica que os Fencios: vela e remos para propulso. As gals gregas que tinham dois e trs bancos de remadores foram copiadas por sua vez pelos Romanos. A velocidade destas gals e a forca dos seus remadores era essencial tctica principal' da forma de guerra naval que consistia numa grande acelerao para penetrar o seu esporo de proa reforado nos flancos do navio inimigo ou arrasar os seus remos para o deixar sem defesa possvel.

Os mares do norte eram para os marinheiros um desafio bem mais srio do que o Mediterrneo, e foi s no sculo VI que as velas foram largamente empregadas pelos remadores do norte, apesar do conhecimento que delas tinham Gauleses e Saxes. Para os fins do sculo VI os Nrdicos adoptaram a vela e transformaram-na na grande vela principal empregada nos seus grandes navios. Estes navios de tabuado truncado notavelmente apropriados para o mar, navegavam atravs do rtico em viagens espantosamente rduas. Em contraste com estes esguios galgos do mar, os Frsios, nas costas da Holanda,
4

Escola Secundria

navegavam nos seus barcos de carga de costado arredondado entre os portos da Europa.

Durante a Idade Mdia, combinaces de velas, mastreaco e aparelho tornaram-se mais complexas. A vela quadrda

suspensa de uma vergntea horizontal ligada ao mastro principal, era ainda a forma mais comum, mas esta vela principal era suplementada por outras velas quadradas suspensas de outras vergnteas. Introduziu-se um mastro de proa para dar mais rea de vela e assim aproveitar melhor o vento. Adoptou-se uma vela latina triangular, possivelmente imitada de barcos rabes. Esta vela era presa ao mastro da mezena.

Viagens mais longas, mais eficientes, tornaram-se possveis, para os navios de vela, mas requeriam instrumentos de navegao aperfeioados e cartas de navegar. medida que a tcnica nestas reas se ia completando, seguiu-se-Ihe a poca da expanso colonial europeia. Por outro lado, isso forava os pases a desenvolver frotas de navios de guerra para protegerem as linhas de navegao dos seus navios mercantes.

Os dias da tctica de remos, empregada pelas gals de guerra, haviam passado. O objectivo das marinhas era agora

desmantelar o navio inimigo destruindo os seus mastros e velas e ento abord-lo ou met-lo no fundo. Cada vez mais os navios de guerra passaram a ser impelidos por velas com plataformas para canhes. Era necessrio um equilbrio inteligente no
5

Escola Secundria

desenho dum navio de guerra. Quanto mais alto saltava nas ondas, mais bem colocados deviam estar os seus canhes para efeitos de alcance e mais resistente devia ser para a abordagem. Mas quanto mais expunha o seu casco ao vento, mais aumentava o seu peso no cimo, perdendo qualidades de manobra. Com os seus canhes colocados bastante acima da gua, pequenos navios poderiam navegar muito perto e por baixo das peas e atirar uma canhoada contra os seus flancos.

O grande perodo da vela brotou a partir dos imprios mercantes alicercados no mar. O comrcio com o Novo Mundo e o Oriente necessitava de frotas de navios de cargas grandes e rpidos, protegidos por poderosos navios de guerra.

Os grandes cargueiros da ndia eram slidos e seguros para o comrcio das especiarias e outros, adaptveis e defensveis em caso de ataque. O trfego de escravos requeria velocidade para que os escravos no morressem em grandes quantidades antes de chegarem ao mercado. Para o comrcio de baleias eram necessrios navios slidos e macios para arrostarem com o mar mais tempestuoso do mundo.

A urgncia de alguns negcios, concentrou as atenes dos construtores navais na velocidade. Os comrcios de ch, cereais e especiarias e o transporte de passageiros entre os crescentes mercados da Amrica e da Europa produziu uma srie de navios que nunca tinha sido ultrapassada em beleza. Os "clperes"
6

Escola Secundria

construidos nos meados do sculo XIX, baixaram o custo dos transportes com as suas corridas velozes e os seus rpidos cruzeiros. Eles eram a resposta da vela ao crescente desafio da fora do vapor. A resposta consistia no tracado soberbo do casco e da maior envergadura possvel nas superfcies das velas, consistente com a estabilidade do navio. Guarnecidos pelos marinheiros, mais rijos e competentes da histria dos homens do mar, os "clperes" aguentaram-se contra o desenvolvimento dos navios com turbinas a vapor durante duas ou trs dcadas. Praticaram o seu comrcio mesmo na era do vapor, mas a reduo do preo do combustvel deu a vantagem ao vapor.

Grande variedades de navios costeiros continuaram a empregar a vela mesmo no sculo vinte. Barcos de pesca costeira e barcacas vela encontram-se ainda em nmero aprecivel, mas bem depressa a vela ficar confinada inteiramente ao recreio e aos navios de treino de jovens marinheiros. Os Cartagineses travaram um conjunto de trs guerras contra os Romanos pela manuteno do domnio do Mar Mediterrneo, que ficaram conhecidas como Guerras Pnicas (264-241, 218-201 e 149-146 a. C.). Aps a sua derrota na ltima guerra, os Romanos invadiram Cartago e a cidade foi destruda. Obtido o to desejado domnio do mar, a contribuio dos Romanos para a evoluo da navegao vela terse- ficado pela adio de um terceiro mastro nos seus maiores navios de carga, bem como a utilizao de duas pequenas velas triangulares, colocadas acima da verga da vela grande.

Escola Secundria

Tudo indica que estas velas tero sido desenvolvidas com o simples objectivo de proporcionar uma maior velocidade, sempre que o vento era demasiado fraco. Como veremos mais tarde, este tipo de velas veio a revelar-se extremamente til a bordo dos clippers, exactamente com a mesma finalidade.

Os maiores navios romanos foram utilizados durante sculos no transporte de cereais do Egipto para Roma. Os avanos dos achados arqueolgicos do-nos conta de dimenses quase inacreditveis para a poca, a saber: 55 metros de comprimento, 14 metros de boca e um pontal superior a 12 metros. Resta acrescentar que, de acordo com as fontes documentais, os Romanos dispuseram, permanentemente, de cerca de 100 navios deste tipo, o que no nos parece ser menos impressionante. No restam hoje tambm quaisquer dvidas de que os seus navios tero
8

Escola Secundria

sido os primeiros a utilizar briis na vela grande, ainda hoje usados na manobra de carregar o pano redondo. Constatamos, no entanto, que a sua mais importante funo nesta poca, sculo I, a avaliar pela abundante iconografia coeva que chegou at aos nossos dias, seria a de permitir, com relativa facilidade, reduzir a rea blica, sempre que a intensidade do vento assim o justificasse. Este desiderato era conseguido atravs de ns feitos nos briis, encontrando-se estes gornidos em caoilos existentes na vela. Desta forma, entrava-se com os briis at a primeira linha de rizes beijar a verga, onde era cosida. Se o vento voltasse a refrescar, procedia-se de igual modo em relao s segundas, terceiras linhas de rizes. Dadas as grandes dimenses das testas desta vela redonda, encontravase plenamente justificada a existncia de vrias linhas de rizes. Muitos dos navios romanos, talvez devido limitada durabilidade das velas, inteiramente explicada pela fraca qualidade do pano

manufacturado, possuam velas feitas em couro fino, pelo menos, tanto quanto conseguimos apurar, at meados do sculo I a.C.. concluso de alguns investigadores, e geralmente aceite com alguma unanimidade, que o tipo de construo com quilha e balizas travadas, e que at h bem pouco tempo atrs constitua ainda a referncia de quase toda a construo naval, tenha sido introduzida a partir do incio do sculo V, pelos construtores bizantinos, depois do desmembramento do Imprio Romano no sculo IV. No entanto, a navegao vela no Mar Mediterrneo iria conhecer um perodo relativamente longo durante

Escola Secundria

o qual no se verificou grande evoluo. Apesar de os Gregos terem sido tambm um povo de mercadores, marinheiros e colonizadores, os muitos estudos levados a cabo at data, bem como os inmeros ensaios sobre os achados arqueolgicos, no lhes conferem grandes crditos no que toca ao seu contributo para a evoluo da navegao vela. Ter-se-o limitado, pelo que percebemos, a pr em prtica e tornar mais eficazes os conhecimentos anteriormente desenvolvidos, o que, no mnimo, denota uma grande capacidade para adaptar, em proveito das prprias necessidades, as tcnicas e os conhecimentos importantes. As lendas e o imaginrio noruegus do-nos conta de um importante movimento migratrio que ter ocorrido c. 3.000 a.C.. Nesta perspectiva, o povo que se veio a fixar na Escandinvia ter deixado as margens do Mar Negro, subindo os rios russos nos seus barcos, nomeadamente o Dniepr, at ao Bltico, colonizando a partir da os novos territrios. A sua iniciao na navegao vela deu-se, ao que tudo indica, pelo seu contacto com os Frsios, que por sua vez haviam adquirido esses conhecimentos atravs dos Gauleses. Estes tero aprendido essas mesmas tcnicas durante o longo perodo de convivncia e confronto que mantiveram com os Romanos. Durante alguns sculos o povo escandinavo, mais conhecido por Vikings, foi aperfeioando a construo dos seus navios de costado trincado e fazendo evoluir a manobra e as mareaes associadas s velas redondas, bem como um elementar conjunto de princpios de

10

Escola Secundria

navegao que lhes permitiram, h mais de mil anos, colonizar a Islndia, a Gronelndia e chegar ainda s costas da Terra Nova e do norte do Canad. Os maiores navios vikings utilizavam tanto os remos como a grande vela, como principal meio de propulso. Um mastro colocado a meio-navio, acomodava uma verga aparelhada com uma enorme vela redonda. Era aguentado para vante e para r por um estai e um contra-estai, respectivamente, e transversalmente atravs de dois brandais, um para cada bordo. A verga podia ser devidamente orientada atravs de dois braos dizendo para r, sendo utilizadas duas escotas, a partir dos respectivos punhos, para caar a vela. O conhecimento destes compridos navios provm principalmente dos navios Viquingues afundados, como o de Gokstal na Noruega. Foi afundado por volta do ano 900 a.C. e est ainda admiravelmente bem conservado. Construdo de madeira de carvalho, as sete pranchas mais junto quilha, esto peiadas s balizas enquanto as outras se encontram ligadas por pregos de garras e seguras com cordas. Todas se encontram ligadas por pregos de garras e seguras com cordas. Todas as fendas deste trincado (pranchas sobrepostas) eram calafetadas com cordame alcatroado. Cerca de 18 polegadas (45,72 cms) abaixo do talabardo, as fiadas do tabuado so furadas com 16 orifcios para os remos de cada lado. Estes podiam ser tapados quando no se utilizavam remos, de forma que a gua no passasse por eles. Os remos tinham de comprimento cerca de 18 ps (5,49

11

Escola Secundria

metros) e havia um grande remo popa utilizado com leme.

O mastro de 40 ps (12,2) era em pinho e podia ser arreado quando no fosse necessrio. O pano da vela era entranado de linho e fortalecido com cordas. Algumas velas eram s listas e outras ricamente bordadas. O navio Gokstal era de tamanho mdio para o seu tempo. O maior dos navios compridos conhecidos foi construido para o rei Olaf Trygvesson. Ele chamava-lhe a sua Comprida Serpente e tinha provavelmente cerca de 165 ps (50,29 metros) de comprimento, necessitando de 68 remos e deslocando acerca de 220 toneladas. Os navios compridos deste tamanho eram

12

Escola Secundria

demasiadamente desajeitados para o emprego vulgar e utilizavam-se em actos oficiais e outras exibies. De uma forma sucinta diremos que os Vikings dispunham, basicamente, de dois tipos de navios. O drakkar (navio-drago), de maiores dimenses, era utilizado como navio de guerra, atravs do qual se travavam as batalhas no mar, dispondo de at 60 remadores.

No entanto, apesar de ser aquele que mais conhecido se tornou aos olhos de qualquer curioso sobre estes assuntos, este s ter sido desenvolvido a partir de finais do sculo IX. O outro tipo de navio, o knorr, contava com 8 a 14 remadores e podia transportar cerca de duas toneladas de carga. Contrariamente ao drakkar, cujo mastro numa manobra relativamente expedita podia ser deitado a bordo quando se navegava a remos, ou durante as batalhas, no knorr este era fixo, no podendo, por isso, ser arriado. O que desde logo constitua um perigo acrescido sempre que confrontados com o mau tempo nas longas travessias para as ilhas Shetland, Faroe, Islndia, Gronelndia e Terra Nova, uma vez que era o navio de transporte por excelncia, de pessoas e bens. Por sua vez os seus navios no dispunham de compartimentos fechados que pudessem proporcionar qualquer tipo de abrigo.

Como forma de acautelar os efeitos da intemprie sobre navios e homens embarcados, encontrava-se estabelecido um calendrio propcio para as navegaes, que privilegiava o perodo compreendido entre meados de Maro e o ms de Outubro. Curiosamente, ou talvez no, plenamente coincidente com a poca em que por excelncia, um milnio

13

Escola Secundria

mais tarde, os veleiros bacalhoeiros portugueses iriam cumprir a sua tradicional campanha de pesca do bacalhau, nalgumas das referidas paragens.

O governo do navio era feito atravs de um remo colocado na alheta de estibordo. Cumpre registar que apesar de o efeito ser aparentemente idntico ao dos navios do Mediterrneo nesta poca, o leme viking possua uma particularidade inovadora. De facto, a existncia de um movimento de rotao em torno da sua madre (eixo), facilitava a obteno de uma resistncia adicional da gua na p, o que o tornava desde logo mais eficaz. Um brao horizontal ligado ao topo do remo permitia o governo, sem grande esforo, por parte do marinheiro do leme, exercendo-se atravs do seu movimento horizontal a rotao da p mergulhada. Como facilmente se deduz, estamos a falar daquilo que actualmente designamos por cana do leme, esse grande invento que ainda hoje se encontra presente em muitos navios e embarcaes.

14

Escola Secundria

Se o efeito do leme se mantm constante num navio que habitualmente se encontra direito, j o mesmo no se passa se existir um determinado ngulo de adornamento, agravando-se o problema se esse ngulo variar em funo da mareao, marcao e intensidade do vento. Dito de outra forma, medida que o ngulo de adornamento aumenta, menos eficaz se torna a aco do leme, uma vez que este deixa de estar na vertical. Alm disso, nos navios vikings existia ainda uma dificuldade acrescida. Em virtude de o leme se encontrar a estibordo, corria-se o risco de ultrapassado um determinado ngulo de adornamento para bombordo, o leme deixar, pura e simplesmente, de ter contacto com a gua. No entanto, dadas as caractersticas da vela redonda, s em casos excepcionais tal aconteceria, ainda assim sempre dependente da ausncia de uma resposta rpida por parte do experiente marinheiro do leme.

A utilizao do remo (ror) no bordo referido, com a finalidade de manobrar (styr) o navio, ter dado origem sua designao, estibordo (styr + ror = styrbord). O bordo oposto, pelo qual o navio atracava como forma de no danificar o leme, logo por definio o bordo do cais ou do porto, encontra-se na gnese da palavra bombordo (bagbord), que coerentemente encontramos na lngua inglesa como port.

Como povo intimamente ligado ao mar, os Vikings contriburam tambm decisivamente para o desenvolvimento da navegao vela. Sendo conhecidas as limitaes em navegar chegado ao vento

15

Escola Secundria

(bolinar) nos navios com pano redondo, colocaram junto ao mastro uma pequena verga cuja finalidade era levar para vante a testa de barlavento da vela.

Uma das extremidades encontrava-se inserida na testa da vela, pouco acima do punho da escota, enquanto que o lado oposto era fixado junto base do mastro. Mais tarde foi introduzido nos navios menores uma variante deste expediente. Assim, a verga agora colocada a vante como um gurups amovvel, permitia que nele fizesse arreigada o amante da bolina. Ambos os procedimentos mencionados tinham por objectivo conseguir que o navio pudesse navegar vela, com o vento mais escasso. De resto, as tcnicas introduzidas pelos Vikings, no que afinao e optimizao da mareao dizem respeito, foram amplamente divulgadas aquando das suas incurses para o sul da Europa nos sculos X e XI, e ainda so plenamente utilizadas nos nossos dias, beneficiando ns actualmente da evoluo tecnolgica que garantiu a existncia de novos materiais.

16

Escola Secundria

A figura de proa, sobejamente identificada em toda a iconografia relacionada com os navios vikings, e nos nossos dias smbolo maior de muitos veleiros, ter sido em primeira-mo utilizada pelos navios egpcios. Foi durante muito tempo considerada, no seio de vrias culturas, como uma forma particular de reconhecer vida ao prprio navio, atribuindo-lhe, como se de um ser vivo se tratasse, autonomia e vontade prprias, chegando inclusivamente a deter, no quadro de contextos especficos, caractersticas sobrenaturais. Do outro lado do mundo, exactamente nos antpodas, teve incio cerca de 3.500 a.C. a longa, e ainda hoje no completamente compreendida, colonizao das ilhas do Pacfico. Este fenmeno migratrio que se prolongou at 1.000 a.C. encontra-se devidamente comprovado, nomeadamente pela descoberta de inmeros vestgios que incluem, entre outros materiais, muitos artefactos de utilizao comum, em barro. Resta acrescentar, no entanto, que este rasto perfeitamente delineado vai diminuindo em idade medida que nos deslocamos para leste e para norte, atravs dos incontveis arquiplagos da Polinsia. O que veio corroborar o suposto sentido da migrao.

No restam actualmente quaisquer dvidas de que este movimento, de pessoas e bens, para alm de uma propulso modesta proporcionada pelos remos, contou essencialmente com a fora do vento, em barcos onde hoje, nalguns deles, ningum, no seu perfeito juzo, ousaria topouco atravessar em latitude, no Vero, o Mar Mediterrneo. No entanto foram percorridas distncias de centenas, e mesmo milhares de milhas,
17

Escola Secundria

permitindo aos polinsios colonizar quase todos os palmos de terra que se encontram dentro do tringulo que tem como vrtices a Nova Zelndia, a ilha de Pscoa e o Hawai, em pleno hemisfrio de gua. Recordamos que este enorme oceano, no obstante a sua designao ter sido atribuda pelo experiente navegador Ferno Magalhes, tudo menos pacfico. Acresce ainda o facto de grande parte da navegao feita para Leste nesta regio registar como bices vento e corrente contrrios.

Sabemos hoje que alguns dos navios polinsios, para alm de em termos blicos disporem de boas capacidades para bolinar, a sua construo assentava num duplo casco, do tipo catamaran, o que lhes conferia uma margem de estabilidade acrescida.

Chegado o momento de concluir o perodo que denominmos de Tempo Antigo, cumpre realar o facto de a primeira vela redonda, desenvolvida ao que tudo indica pelos Egpcios, pelo menos nesta

18

Escola Secundria

regio do globo, ter sido utilizada, ainda que com pequenas adaptaes, durante mais de 4.000 anos, sem que neste longo intervalo de tempo tenham surgido, tanto quanto se sabe, outros progressos importantes.

A famosa vela latina, que muito provavelmente deve a sua designao ao facto de na Europa os povos latinos, ou mediterrnicos, terem tido a primazia no seu desenvolvimento e utilizao, ter aparecido nos primeiros sculos da nossa Era, ou seja, j no final do perodo por ns abordado. Embora a sua afirmao tenha sido algo lenta, coexistindo a partir de ento com a vetusta vela redonda. Como veremos mais tarde ambas possuem vantagens e inconvenientes, pelo que, ponderadas as condicionantes que a escolha impe, so amplamente utilizadas.

OS VELEIROS

Veleiro uma embarcao propelida por um velame , conjunto de velas de tecido de corte e formato apropriado, apoiado em um ou mais mastros e controlada por um conjunto de cabos chamado cordoalha. Possui tambm uma quilha e um leme que impedem a deriva e foram o conjunto avante. Ao contrrio da evoluo do casco, a evoluo das velas no seguiu um caminho convergente que fazia com que os barcos de sua poca

19

Escola Secundria

se assemelhassem. Isso se deve muito pelo facto de as velas, cada qual com seu formato, se adaptavam a situaes diferentes, de modo que vrios tipos de velas coexistissem numa mesma poca. Ainda assim, houve alguns modelos de velas que duraram um tempo restrito e depois nunca mais foram usadas, demonstrao da evoluo do conhecimento no desenho do aparelho. As figuras abaixo ajudaro a identificar os formatos e os nomes das velas.

As primeiras velas e as velas latinas: Os primeiros aparelhos blicos surgiram na poca dos egpcios, na navegao pelo Nilo. Elas eram usadas para subir o rio, quando a navegao era contra o fluxo do rio, auxiliado pelos remos e arrastadores. Quando era necessrio descer o rio, o mastro era derrubado e o barco seguia pelo fluxo do rio. Essas velas eram

20

Escola Secundria

simples, quadradas, e inicialmente, mais altas que largas. Com o tempo, elas ficaram mais largas. Como os egpcios no navegavam pelo Mediterrneo, no havia o problema de navegar contra o vento e outras complicaes. As primeiras galeras usavam velas quadradas que eram abatidas durante as batalhas, para evitar o risco dos incndios. As galeras foram as primeiras a usar as velas latinas. Essas velas eram quase que triangulares, penduradas pelo meio da verga. Essa configurao facilitava a navegao contra o vento, tornando a navegao pelo Mediterrneo e pelos mares calmos em volta dos continentes.

21

Escola Secundria

Em quase todos os casos, o barco possua apenas um mastro. Ele situava-se um pouco a frente do centro de gravidade do navio. Em poucos casos, os barcos tinham dois mastros (nesse caso, era comum que as velas fossem latinas), o que provocavam um rearranjo do aparelho a fim de estabilizar as foras no centro do barco. As galeras e posteriormente os barcos vikings levavam ainda um cesto que levava um observador ou arqueiros para combate. A evoluo do aparelho redondo configurao clssica:

As velas quadradas e latinas perduraram at o incio dos primeiros gales. Por volta do sculo XIV, surgiu o aparelho redondo. Esse aparelho era uma mescla de velas latinas e quadradas. O mastro traquete (o primeiro que se fixa no prprio casco) costumava

22

Escola Secundria

carregar uma ou duas velas quadradas. Os mastros atrs do traquete (dois, trs ou at quatro) costumavam carregar velas latinas. O aparelho redondo, mesmo com sua facilidade de navegar contra os ventos no eram ideais para navegao em alto-mar, pois a distribuio irregular das foras do vento pelas velas causava muito agito e forava toda a estrutura do barco. O prprio Colombo mandou trocar o aparelho redondo para velas quadradas logo no incio de sua jornada s Indias (descoberta da Amrica). Assim, em pouco tempo, os barcos passaram a levar quase que na totalidade velas quadradas e na mezena (ltimo mastro do barco, situado popa) costumava-se levar somente uma vela latina. Outra caracterstica adicionada foi as velas frente da proa (mastro gurups), chamadas de cevadeira e sobrecevadeira. Assim, surgiu a configurao que passou a ser a mais conhecida at os dias de hoje. No mastro gurups, situava-se a cevadeira (abaixo do mastro) e a sobrecevadeira (No gurutil). O primeiro mastro do barco, era chamado de traquete, que levava trs velas (Traquete, joanete e sobre-joanete). No mastro principal, chamado de grande, tambm levava trs velas (Grande, Gvea e joanete). No traquete, tambm chamado de mastro da Gata, levava somente uma vela latina ou ento uma vela latina e sobre esta um joanete. Entre os mastros costumavam velas de cutelo triangulares, chamadas de entre-mastros.

Variaes do aparelho clssico e sua evoluo:

23

Escola Secundria

A primeira variao do modelo clssico foi um quarto mastro, situado atrs da mezena, chamado boaventura ou veneziano. Esse mastro embora muito utilizado entre os sculos XV e XVI, mas muito pouco retratado em gravuras. Esse mastro caiu em desuso quando os marinheiros perceberam que uma vela latina na mezena unido de uma vela quadrada (contramezena) era mais eficiente que o mastro boaventura.

A mezena serve para manter o rumo do barco, especialmente em ventos laterais. As velas grande e traquete so as velas responsveis pela impulso do barco. A cevadeira e sobrecevadeira,

24

Escola Secundria

por ficarem fora do corpo do barco, do uma importante estabilidade, principalmente em ventos moderados e fortes. Porm, as operaes nessas velas eram extremamente perigosas e temidas, pois eram necessrias nas situaes mais perigosas. A cevadeira e sobrecevadeira foram dando lugar as velas de cutelo triangulares. Esse processo foi lento e nota-se por trs fases distintas. Inicialmente os barcos possuiam a cevadeira e

sobrecevadeira. Na fase transitria, a perigosa sobrecevadeira sumiu, mas os barcos ainda mantinham a cevadeira. Finalmente, a cevadeira sumiu, dando lugar a uma estrutura chamada de "picapeixe" que estabilizava as velas de cutelo.

25

Escola Secundria

A ltima grande variao surgiu quase no perodo das fragatas. Eram os bonetes. Eram velas quadradas que eram estendidas nos lados externos da grande e do traquete (tambm nas gveas), com a finalidade de aumentar a superfcie blica com pouco vento. A vantagem do bonete que ele podia ser estendido em um lado do barco independente do outro, desse modo, podia-se aproveitar melhor os ventos laterais.

26

Escola Secundria

Os marinheiros da trirreme (gal de guerra) tinham trs processos para destrurem os navios inimigos. Podiam atirar-lhes projcteis pesados ou incandescentes, podiam abater a guarnio de combate inimiga com setas, podiam lanar-se abordagem capturando os seus navios com lutas corpo-a-corpo e podiam ainda espetar o esporo afundando o navio inimigo. Para utilizar o esporo a chave era a velocidade; a dos outros dois processos era a manobra. A trirreme com as suas trs filas de remadores sentados em bancos, era considerada um arete formidvel utilizado como arma, ou seja o esporo de ponta de bronze com que dava uma pancada poderosa entre as amuras do navio inimigo. Prumadores e proeiros guarneciam o castelo, situado logo atrs do mei-navio e pondo vista o convs do inimigo. A balista podia ser montada no convs para arremessar projcteis sobre o inimigo e pesados dardos e flechas eram catapultadas das amuradas. Quando uma trirreme seguia paralelamente ao adversrio, o seu capito ordenava aos remadores que arremessassem os remos e a amurada da sua gal razava os remos do inimigo esmagando os remadores presos com cadeias aos bancos. Fateixas e mesmo pontes prefabricadas eram empregadas pelos marinheiros para passarem para o navio adversrios sob o fogo de cobertura do castelo. Guarnecidos por escravos, eles seriam velozes e manobrveis desde que as guarnies estivessem bem treinadas. O convs de combate circundava um um poro aberto onde a carga e mantimentos eram armazenados. A relao entre o n. de tripulantes e o espao para a armazenagem sugere que o trirreme raramente fazia viagens longe
27

Escola Secundria

da terra. Em comprimento, os navios variavam entre 150 ps (80,5 metros e mais algumas supe-se que teriam 40 grupos de remos.

Os Irmos Peregrinos seguiram no Mayflower para colonizar a Nova Inglaterra em 1620. O pequeno navio depois de duas partidas goradas, atravessou o Atlntico com cerca de 100 passageiros e a tripulao. Embora um passageiro morresse durante a viagem - que durou 66 dias at que largaram ncora no local que veio a ser Provincetown - vieram a nascer duas crianas, de modo que eles chegaram com mais um passageiro

28

Escola Secundria

do que partida. Pouco se sabe sobre o Mayflower. Foi provavelmente construido cerca de 1588 e deveria deslocar perto de 180 toneladas e ter aproximadamente 90 ps (27 metros) de comprimento. Para levar 100 pessoas nas suas trs cobertas pouco espao deixaria para algum conforto. Depois do seu regresso Inglaterra naaa mais se ouviu dizer dele. Foi a importncia dos seus passageiros que o distinguiu de todos os outros pequenos veleiros de pano redondo, e foi a sua ousadia que deixou o nome deste barco na histria.

Cerca de 1807, Guilherme Wilberforce e seus amigos conseguiram dominar a escravatura nas Ilhas Britnicas, mas
29

Escola Secundria

este negcio tenebroso continuou nas ndias Ocidentais e em muitas outras partes do mundo por mais quatro dcadas, pelo menos. Nos anos de 1840, cerca de 160.000 africanos sobreviveram aterradora viagem para Cuba e para o Brasil, em condies como as que aqui se mostram. Algemados entre os convezes, em posio sentada ou deitada, os escravos podiam considerar-se bastantes felizes se tivessem as tapas das escotilhas abertas de modo que o ar livre pudesse varrer o ar impuro que eles respiravam. Muitas vezes, com um tempo assustador, as escotilhas estavam fechadas, e pessoas que nunca tinham experimentado condies inferiores s da vida ao ar livre das herdades ou da caa, tinham de expor a sua sade numa viagem em condioes de brutalidade inimaginvel para um destino desconhecido. As guarnies de muitos negreiros no podiam suportar o cheiro mortal de gente doente e j morta, nas cobertas l em baixo, de modo que abandonavam os seus alojamentos no castelo da proa para virem acampar sob abrigo temporrio no convs, podendo assim respirar o ar livre. Marinheiros das patrulhas da Armada Real podiam s vezes sentir o cheiro de um negreiro distncia de meia milha, quando lhes davam caa. A caa em si era uma altura de grande perigo para os escravos porque se o negreiro no pudesse fugir ao navio de guerra, o capito do negreiro podia lanar a sua carga por borda fora para aliviar o navio e aumentar a velocidade. Muito dificilmente se apresara um barco negreiro. Usualmente. trazia

30

Escola Secundria

mastros mais altos que o costume, e tinha pano de grande superfcie. A velocidade era importante porque a carga era aprecivel, e s rentvel quando entregue mais ou menos viva. No combate escravatura, a Armada Real adaptava os negreiros capturados por serem navios velozes para a perseguio.

Com o enorme desenvolvimento dos navios da vela, os navios clperes eram os mais rpidos barcos de carga que jamais cruzaram os mares. Como muitos outros clperes, Cutty Sark foi construido para o comrcio do ch, onde a velocidade era importante para bons redimentos. Foi desenhado por Hercules
31

Escola Secundria

Linton. Quando lanado gua em 1869 supunha-se que seria o cliper mais rpido e arrebataria a flmula ao Thermopy/ae que possuia esse ambiconado galardo. Concorreram um contra o outro apenas uma vez, e Cutty Sark seguia 400 milhas frente do seu rivai, quando perdeu o leme numa tempestade. O Thermopy/ae chegou ao porto uma semana frente do Cutty Sark, que se salvou apenas devido a sua brilhante tripulao. No comrcio do ch Cutty Sark no alcanou as esperanas do seu proprietrio "White Hat" Willis. Contudo, quando ele o substituiu pelo possante Roaring Forties dobrando o Cabo Horn com mares de maior borrasca - transportando l, demonstrou realmente o seu brio: em 1887, navegou de Newcastle, na Nova-Gales do Sul, para Lizard ao largo do Cornwall, em 69 dias. Na sua ltima viagem do comrcio da l, transportou uma enorme carga de 5.304 fardos. O seu comprimento mximo era de 280 ps (85,1 metros e o seu deslocamento bruto era de 32.000 ps quadrados (2,931 metros quadrados), impelia o seu gracioso casco atravs dos mares, quando carregado a um calado de 20 ps (6,1 metros), a cerca de 15,5 ns, mas o seu capito mais hbil, Capito Woodget conseguiu pux-lo a 17,5 ns.

32

Escola Secundria

OS NAVIOS A VAPOR
Barco a vapor uma embarcao propelida por um motor a vapor que acciona um conjunto de ps montadas inicialmente na lateral e depois na popa. So tipicamente caracterizados por possurem grandes chamins. A inveno do motor a vapor por James Watt
33

Escola Secundria

propiciou o sonho de mover grandes embarcaes sem depender dos ventos, sonho esse, realizado por Robert Fulton com o Clermont em 1807. Embora a roda de ps tivesse evoludo para a hlice e o motor a vapor para as turbinas a vapor dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulso por muito tempo, como os tpicos steamboats do Rio Mississipi ou como so conhecidos no Brasil, os gaiolas do Rio So Francisco. Durante dois sculos e meio, os homens do mar e os engenheiros andaram procura de dotar os navios de fora prpria. O trabalho requerido para manobrar as velas dos navios e a dependncia dos marinheiros dos caprichos dos ventos e das correntes, tornou a introduo de mquinas nos navios, um assunto de grande importncia para os seus proprietrios.

O primeiro barco a vapor largou de Hanover em 1707. Era o barco do Dr. Denis Papin accionado por um sistema de ps rotativas. Este barco largou do rio Fulda com destino a Londres. O aspecto estranho do barco enfureceu os barqueiros do rio que o viram como uma ameaa ao seu ganha-po de modo que o atacaram e o despedaaram. Foi s em 1776 que Claude Franois, Marqus de Jouffroy d'Abbans, empregando uma mquina de um s Watt num barco de 42 ps (12.8 metros) largou a vapor, de Lyons.

O passo seguinte na aplicao da fora do vapor a navios deu-

34

Escola Secundria

se nos Estados Unidos.

Ai,

John

Fitch

construiu

uma

extraordinria

embarcaco

equipada com ps verticais que era impelida por u'ma mquina de vapor a dois tempos. Largou de Potomac a cerca de 4 ns, e, um ano mais tarde, ps a navegar um barco maior que conseguia o dobro da velocidade.

Na Esccia, um engenheiro de nome William Symington imaginou um mtodo de converter a fora da mquina por meio duma manivela e um tirante de ligao, num movimento de rotao. Aplicou esta inveno a um barco de 56 ps (17.07 metros), de roda propulsora popa, chamado Charllotte Dundas, que rebocava duas barcaas de 70 toneladas percorrendo 20 milhas ao longo de um canal, com ventos contrrios, em seis horas apenas.

O seu mtodo de aplicar a fora de uma mquina de vapor numa aco rotativa necessria para fazer girar uma roda de ps passou a ser a base dos mecanismos de vapores de ps durante o sculo seguinte e mais.

At aqui, todos os vapores tinham navegando s ao longo de rios ou outras guas interiores. O passo seguinte seria obviamente, levar esses navios para o mar. Os irmos Steves dos Estados Unidos, tendo falhado o contrato para fornecer um transporte ribeirinho no Hudson, navegaram com o navio - o
35

Escola Secundria

Phoenix - sobre o mar largo para o rio Delaware em 1809. Setenta anos mais tarde, os construtores do Savannah decidiram montar uma mquina de rodas com ps, no seu veleiro de pano redondo de 350 tons. Trabalhou com as mquinas durante 80 horas enquanto atravessava o Atlntico, e foi o primeiro navio que empregou uma mquina na travessia.

O Sirius construido para o servio de travessia irlands, foi o primeiro vapor regular de passageiros a atravessar o Atlntico, seguido um dia mais tarde pelo Great Western que foi o navio de carreira mais bem sucedido do seu tempo. Transportava 150 passageiros ao preo de 35 guinus cada um' e levava apenas 15 dias para fazer a viagem aos Estados Unidos.
36

Escola Secundria

A roda de ps encontrou um rival irresistvel no propulsor de hlice, John Ericsson, construtor da famosa canhoeira Monitor na Guerra Civil americana, apresentou a ideia do propulsor por hlice. Francis Pettit Smith levou a ideia mais longe com uma hlice de duas ps para o Archimedes impressionou grandemente Isambard Kingdom Brunel que estava construindo o Great Britain para a corrida do Atlntico. Ele modificou o traado de navio de rodas para uma unidade de propulso a hlice.

Os engenheiros fizeram grandes refinamentos nas mquinas a vapor durante os 50 anos seguintes. As primeiras caldeiras eram simples tanques de gua, com fornalhas por baixo. Melhoraram este arranjo pondo a fornalha dentro do tanque e fazendo passar a gua por tubos aquecidos ao fogo. De 1850 em diante, muitas caldeiras tinham encanamentos onde passavam gazes quentes atravs do tanque da gua. Isto dava origem a um presso muito maior. A aceitao geral dos perigos bem como a elevada eficincia deste sistema, levou vrios anos. por volta de 1890, mquinas de triplice expanso providas de dois hlices, desenvolviam 30.000 cavalos-vapor, presso de 150 libras por polegada quadrada.

Nessa dcada, Sir Charles Parsons inventou o sistema de turbinas de vapor que aplicaram a fora do vapor no sculo XX. A maior parte dos transatlnticos de carreira desde o Victorian

37

Escola Secundria

and Virginian - o primeiro navio de carreira com turbinas de vapor - tm sido impelidos por mquinas desta espcie. Engenheiros de mquinas e construtores navais continuam a melhorar o tracado dos cascos produzindo mquinas e hlices mais eficientes.

Um novo combustivel de larga escala, fez a sua apario nos anos de 1870. O leo viria claramente a ser uma valiosa fonte de energia, mas no foi seno em 1904 que os engenheiros dominaram os problemas de empregar leo diesel em navios de comrcio. O primeiro barco deste tipo foi o navio tanque chamado Vandal construido em So Petersburg - hoje Lenigrado. Fazia carreiras comerciais ao longo do rio Volga e no Mar Cspio. A mquina diesel, pouco a pouco, conquistou as atenes dos proprietrios, na medida que os navios accionados por este tipo de mquina, no necessitavam de espao para caldeiras e que o combustivel era mais econmico em espao do que o carvo, resultando tudo isto mais espao para a carga. Pelos principios da 11 Guerra Mundial, 25 % dos navios com propulso prpria eram movidos a diesel, e 30 anos mais tarde a proporo tem-se elevado para cerca de 60 por cento.

O hovercraft e hydrofoil introduzidos depois da 11 Guerra Mundial tm conquistado lugar nas carreiras de travessia de canais e rios e nos transportes costeiros. O emprego da energia nuclear em navio de comrcio est ainda na sua infncia. O quebra-gelos russo Lenin, foi o primeiro navio civil a ter mquinas movidas a
38

Escola Secundria

energia nuclear. As Grandes Potncias comecaram bem cedo a construir navios de guerra com esta fonte de energia. As suas vantagens de durao e modestos requisitos de assistncia, tornam a energia nuclear atraente, mas h problemas de treino do pessoal e a aceitao do pblico quanto qualidade dos padres de segurana destes navios.

Construo em ferro de um navio


A ambiciosa imaginao de Isambar Kingdom Brunel tinha ultrapassado muitas fronteiras da engenharia quando foi solicitada para projectar o seu segundo transatlntico. Decidiu constru-lo em ferro, o que tornaria o maior navio sobre as guas e propulsion-lo por um mtodo novo um hlice. Os problemas eram enormes. Quando a firma de Mandsley construiu as mquinas, o veio propulsor de 18 ps era demasiadamente grande como trabalho de forja para os forjadores desses tempos, de modo que James Nasmyth inventou para esse fim o martelo de vapor. Supunha-se que a gua impulsionada pelo hlice para cima do leme, tornaria impossvel mov-lo, de modo que Brunel projectou o leme de pio ainda empregado hoje em dia.

O enorme navio tinha 26 camarotes de uma pessoa e 113 de duas, e os passageiros podiam comer e descansar em grandes e confortveis sales. primeira viagem a Nova Yorque do Great Britain durou 14 dias e 21 horas por mar adverso e decepcionante.

39

Escola Secundria

Tinham levado cinco anos a constru-lo na Grande Doca Seca do Oeste em Bristol, de 1839 a 1844. Depois de uma vida ocupada e profcua, ficou encalhado e abandonado em Sparrow Cove nas Ilhas FalKland durante 32 anos.

Foi a competio entre as marinhas de guerra dos Confederados e de Unio durante a Guerra Civil Americana que deu avano ao desenvolvimento de navios de guerra a vapor com cascos de ferro. O primeiro foi um navio de madeira capturado pelos Confederados. Eles acrescentaram aos lados chapas de ferro de duas polegadas, puseram-lhe canhes de 7 polegadas com
40

Escola Secundria

canos estriados e deram-lhe o novo nome de Virginia. Os seus lados foram quartelados em declive para o interior, para um convs s com 20 ps de largo. Posto que se tornasse uma formidvel plataforma flutuante para canho, s podia avanar a cerca de dois ou trs ns. Do lado da Unio, John Ericsson imediatamente traou um navio para rivalizar com o Virginia. O seu Monitor tinha um casco baixo em madeira, coberto com uma couraa de ferro de uma polegada. Como o Virgina, era propulsionado por hlice e podia fazer cerca de cinco ns. No seu convs couraado havia uma torre rotativa montando dois canhes de 11 polegadas, de alma lisa e disparando tiros seguros de 170 a 180 Ibs. A torre era protegida por oito camadas de chapa de ferro de uma polegada e os canhes de carregar pela boca, eram iados com segurana para dentro a fim de serem carregados. A torre situava-se a 20 p.s de altura (6,1 metros) e excepo da casinha de pilotagem - feita como uma cabana rstica de barrotes de h(ro de nove polegadas (22,9 cms) com 5 polegadas (12,7 cms) com fendas de 5 polegadas (12,7 cms) para a viso - e duas chamins baixas, era a nica superestrutura. O Monitor no aguentava bem o mar, mas o seu papel principal era parar o Virgina, rompendo pelas defesas da Baa de Chesapeake. Navegou de Nova lorque em 6 de Maro de 1862, rebocado. Monitor e Virginia combateram na Batalha de Hampton Roads sem resultados concludentes. A despeito do xeque, o traado dos dois navios sugeriu a necessidade de desenvolver couraados
41

Escola Secundria

fortes, o emprego de granadas explosivas e a tctica do esporo. Na altura de ser lanado gua em 1856, o Prsia era o maior e o mais impressionante navio de passageiros do mundo mas era um dos trs ltimos vapores de rodas construidos para servirem na corrida do Atlntico. A Cunard Une construiu o Arbia, o Scotia e o Prsia para manter a dianteira nesta corrida de competio.

As mquinas eram enormes. Nunca se voltou a ver e provavelmente nunca mais se ver nada de comparvel. Porque embora no fossem to eficientes ou de to grande potncia como mquinas posteriores, o seu tamanho dava-lhes uma

42

Escola Secundria

granqeza que hoje em dia os engenheiros navais consideram pavorosa.

Samuel

Conrad

encarregou

Robert

Napier,

um

brilhante

engenheiro escocs, de projectar as grandes mquinas para os seus vapores de rodas. Os problemas de fundio das diferentes partes eram to gigantescos como as prprias mquinas, mas foram resolvidos com um imponente esforo pela energia e engenho victorianos.

Os dois cilindros das mquinas do Prsia eram to grandes

43

Escola Secundria

como um moderno quarto de cama. Os mbolos tinham um curso de 10 ps (3,07 metros). As mquinas necessitavam de uma alimentao de 150 toneladas do melhor carvo de vapor por dia, exigindo um paiol de carvo com a capacidade de 4.800 toneladas.

As acomodaces eram luxuosas conforme tradico da Cunard, mas as rodas do Prsia no pOdiam competir Ci/,n as velocidades' de cruzeiro dos novos navios a hlice, postos j prova na rota do Atlntico. Apenas 15 anos depois do seu lanamento gua, foi partido para sucata em Silvertown no Tamisa assinalando a derrota das rodas pelo hlice nas grandes rotas ocenicas.

A ambiciosa imaginao de Isambar Kingdom Brunel tinha j ultrapassado muitas fronteiras da engenharia quando foi solicitada para projectar o seu segundo transatlntico. Decidiu constru-lo em ferro, o que tornaria o maior navio sobre as guas, e propulsion-Io por um mtodo novo - um hlice. Os problemas eram enormes.

Quando a firma de Mandsley construiu as mquinas, o veio propulsor de 18 ps era demasiadamente grande como trabalho de forja para os forjadores desses tempos, de modo que James Nasmyth inventou para esse fim o martelo de vapor. Supunhase que a gua impulsionada pelo hlice para cima do leme, tornaria impossvel mov-lo, de modo que Brunel projectou o
44

Escola Secundria

leme de pio ainda empregado hoje em da.

O enorme navio tinha 26 camarotes de uma pessoa e 113 de duas, e os passageiros podiam comer e descansar em grandes e confortveis sales. A primeira viagem a Nova Yorque do Great Britain durou 14 dias e 21 horas por mar adverso e decepcionante. Tinham levado cinco anos a construi-lo na Grande Doca Seca do Oeste em Bristol, de 1839 a 1844. Depois de uma vida ocupada e profcua, ficou encalhado e abandonado em Sparrow Cove nas Ilhas Falkland durante 32 anos, depois do que foi rebocado numa jangada especialmente construida, para a doca onde foi construido. Est a a ser restaurado.

Os rios Mississipi, Missouri e Ohio tm um comprimento conjunto de cerca de 47000 milhas (7639 quilmetros) que explicam em grande parte as preocupaes dos Americanos quanto aplicao da fora do vapor nos transportes fluviais.

A partir de 1816 aproximadamente, a mquina era fixada no convs em muitos barcos de rio. O trfego dos rios estavam sujeito a padres de opulncia competitiva que os pioneiros de uma ou duas dcadas anteriores no teriam julgado possivel.

Um ingls, viajando em 1853, descreve um passeio no Empire State em Fali River. Este passeio custou quatro dlares, e ele compartilhou de acomodaces com 500 a 600 americanos.
45

Escola Secundria

Escreveu ele: " hora do ch, fomos todos para a sala dos cavalheiros. Havia trs mesas com o comprimento de toda a sala, cobertas com tudo quanto havia de belo; mas nada parecia comestvel a no ser ananazes e umas pequenas coisas delicadas de aspecto delicioso que, por falta de palavras melhores eu chamarei pezinhos embora essa designao as faa parecer vulgares.

No obstante esta falsa aparncia, foi como se um espirito mgico estivesse ali para satisfazer todos os nossos desejos. Ao seu toque, ananazes transformavam-se em manteiga, as pirmides em bolos para ch e mgicas caixas de saborosas empadas, lngua, presunto e toda a espcie de manjares saram dos seus esconderijos floridos".

Um dos ltimos grandes barcos de roda propulsora ppa foi para a gua em 1926. Esta relquia duma grande era de viagens por rio, o Delta Queen ainda faz carreiras de Vero ao longo do Mississipi. Os seus 285 ps (86,87 metros) de comprimento so esticados com uma disposio engenhosa

de esteios de ferro e espessos suportes.

O baixo calado dos barcos do rio, combinado com o grande comprimento dos barcos - at 360 ps (109,73 metros) levanta grandes problemas de rigidez de casco aos seus projectistas.

46

Escola Secundria

BARCOS UTILITRIOS E DE RECREIO

Antes

do

sculo

dezanove

poucos

barcos

havia

feitos

especialmente para recreio. Quando eram empregados para divertimento, eram adaptados para ocasio a partir de barcos utilitrios. As grandes excepes eram as canoas reais que os monarcas de vrios pases possuiam para uso pessoal. Eram
47

Escola Secundria

barcos a remos, baixos e compridos, usualmente com popas bastante altas, luxuosamente equipados e ricamente

entalhados. Eram barcos de navegao fluvial portanto pouco manejveis, mas faziam um esplndido efeito quando seguiam vagarosamente ao longo do rio. Foi para um acontecimento deste que Handell comps a "Msica aqutica" para o seu velho patrono o rei Jorge 111.

As viagens de grande distncia dos vapores ocenicos e navios de guerra ampliavam os conhecimentos dos construtores navais sobre os mais exigentes princpios da sua indstria. Embora houvesse estilos nacionais para a construo destes grandes navios, no eram to facilmente compreensveis como os encontrados no projecto e mo de obra de barcos mais pequenos.

O pequeno barco utilitrio enfileirava em muitas actividades especializadas. Muitas vezes os construtores adaptavam um projecto bsico adicionando equipamento especial com o fim de fazer servir o barco para um trabalho especfico. Um dos tipos fundamentais era o bate Io. Este tipo de barco conhecido desde os princpios do sculo XVIII. Usualmente com cerca de 60 ps (18,28 metros) de comprimento e 20 ps (6,1 metros) de boca, os seus proprietrios empregavam-no para todas as espcies de trabalho do porto. Alguns tinham poderosas talhas para iar num mastro fortalecido e dois cabrestantes a r, o que os tornava excelentes bateles para ancorar. Empregavam-se
48

Escola Secundria

para transportar ncoras novas para navios que as tinham perdido antes de entrar no porto. Outros, s com um cabrestante, tinham um mastro mais simples - que no funcionavam como duplicao nos aparelhos de iar - e eram empregados como barcaas de servio das esquadras, ou como bateles para fins comerciais.

Certos

comrcios

rotas

comerciais

tinham

exigncias

especiais no que se refere ao navios empregados e os construtores e marinheiros trabalhavam em colaborao para melhores navios para esses fins. Em guas profundas e cheias de escolhos ao largo da costa oriental de Anglia, o veleiro de Norfolk provou ser um barco ideal para pequenos comrcios durante cerca de uns cem anos a partir de 1840. Tinha um comprimento de cerca de 60 ps (18,28 metros) com uma boca de 12 ps (3,66 metros), e dois homens podiam manobrar a sua nica e grande vela. O veleiro devido ao seu calado de trs ps (0,91 metros) podia navegar com as suas 30 toneladas de carga, por cima dos baixios e dos esturios dos rios de Anglia Oriental sem correr srios riscos de encalhar.

Barcos especializados, como rebocadores para incndio, tm um equipamento caro, visto construirem-se muito poucos de cada vez. Consequentemente, muitos construtores adaptavam cascos j existentes para diversos usos.

49

Escola Secundria

As autoridades de segurana das praias de muitos pases procuram salva-vidas que se desloquem rapidamente em terra e bons para o mar, para diminuir o nmero de mortos por afogamento que cada vez maior medida que os nadadores dos feriados aumentam em nmero. Depois de vrios anos de tentativas em vrios tipos de barcos decidiram-se em muitos casos a favor de uma canoa susceptvel de se encher de ar, com um potente motor fora de bordo, considerado o melhor barco e mais adaptvel para esse fim. Embora o barco de encher comeasse por ser um salva-vidas em breve se tornou principalmente um barco de recreio. A sua recuperao para barco utilitrio - e ele teria muitas aplicaes teis - tornou a sua histria inversa das modificaces usuais de um barco utilitrio em barco de recreio.

50

Escola Secundria

A velocidade e o poder de aguentar mar - caractersticas do barco de caa holands Jachtschiff, uma chalupa aparelhada, muitas vezes usadas por piratas, assim como por homens do mar respeitadores da lei - bem depressa atrairiam o interesse de martimos ociosos fins do sculo XVIII. Eles projectaram verses para grande velocidade e conforto ando origem ao iate. Em meados do sculo seguinte, os clubes de iates (yacht clubs) tornaram-se populares e foi triada a mais importante corrida internacional - aTaca a Amrica -. A partir de 1851, quando a taa foi ganha pela primeira vez pelo iate-escuna America, a mesma tem permanecido em mos americanas a despeito dos persis,entes praticantes britnicos, e recentemente australianos. A corrida de iates est dividida em vrias classes de acordo pom o tamanho do barco, tendo-se adicionado novas classes para considerar novos tipos de barco vela, tais como os catamaranos e os trimaranos. Os Proprietrios destes barcos tJe cascos duplos e triplos, inscreveram-nos para corridas tJe velocidade e resistncia. Os catamaranos portaram-se bem na corrida Fastnet roda das Ilhas Britnicas e atravessaram o Atlntico, mas posto que sejam rpidos e estveis, alguns tm falhado devido fraqueza das suas estruturas.

H muitas pessoas que se divertem empregando os seus msculos a conduzir um barco atravs das guas como faziam os nossos antepassados. As competis de remo vem tJe longe na histria, porm corridas de remos organizadas, com

51

Escola Secundria

amadores, correndo uns contra os outros, comecaram em Oxford em 1790. Os barqueiros profissionais do rio correram durante sculos por dinheiro, e no rio Tamisa h ainda uma corrida para estes homens que comeam a rarear.

Os estudantes de Eton, e ultimamente os de Westminster remaram nas suas primeiras corridas em barcos pesados emprestados pelos barqueiros locais. Depressa arranjaram barcos prprios com linhas esbeltas e de construo ligeira. Os delicados "shells" de corrida usados hoje possuem assentos de escorregar para darem aos remadores o mximo impulso. o maior barco de corridas deste tipo, para oito rematJores, tem 58 ps (17,68 metros). O menor para um remador, o charuto (scull). Pesando apenas 25 Ibs (11,34 kgs), tem de comprimento 25 ps (7,62 metrqs). A partir dos anos 20, equipes femininas especialmente na Europa do Leste tm corrido, conseguindo tempos excelentes.

As canoas empregadas pelos armadores de laos e ndios do Canad atraram a ateno dos desportistas pelos meados do sculo XIX. O explorador John MacGregor, tendo visto caiaques utilizados ao largo da costa da Sibria, imaginou uma canoa com convs com um mastro de dobrar e vela. Usando vela e uma p dupla, atravessou o Bltico e navegou pelos rios e lagos da Escandinvia, regressando para fazer conferncias e popularizar a canoa. Nos anos de 1930, a canoa de dobrar - bota acomodvel - ganhou grande popularidade entre os alemes que
52

Escola Secundria

no tinham espao nos seus jardins para os barcos normais: podiam dobrar uma canoa de lona e guard-Ia numa arrumao, sem nenhuns cuidados. Depois da II Guerra Mundial, a canoa teve grande expanso com a aplicao da tcnica do plstico reforado a vidro e da nasceu o moderno caiaque. Canoas canadianas e caiaques fazem corridas em classes separadas, pondo prova a velocidade, a resistncia e a percia na rebentao das ondas e no "slalom". Este moderno tipo de corrida por sobre os rpidos, dos mais perigosos emocionantes para muitas pessoas, e dos mais perigosos, para muitas pessoas, e dos mais emocionantes espectculos.

O desenvolvimento das slidas mquinas diesel, tornou os cruzeiros em barcos a motor sumo divertimento para muitas pessoas que gostam de gastar os seus cios em barcos. Estes variam desde pequenos modelos de duas pessoas para cruzeiros em canais e rios, a grandes e luxuosos barcos para o mar largo.

Em todos os tipos de barcos, a velocidade tem apaixonado os homens do mar. Os cascos de corrida em forma de V dos primeiros anos do sculo, deram origem a barcos de fundo ligeiramente chato pelos anos de 1910. Motores fora de bordo propulsionaram barcos a velocidades superiores a 200 milhas por hora (321,87 kms por hora) nos anos 30, e o barco de motor a jacto Westinghouse, alcanou a velocidade espantosa de 285,213 milhas por hora (458,901 km/hora).
53

Escola Secundria

Uma forma de viajar muito mais sossegada atraiu as pessoas que gostam de viver junto gua. Os Americanos fomentaram a construo de barcos-casas com super-Iuxo. Alguns dos barcos so casas sobre pontes, mal chegam a ser barcos.

Os pescadores de alto mar arrastam redes pelo fundo dos s perigosos mares do mundo, por isso os seus navios

cuidadosamente projectados e construidos de forma a lerem enfrentar os piores temporais.

Os barcos normalmente conservam-se fora do porto, at nharem pescado suficiente para encherem os seus es refrigerados, o que pode levar vrias semanas. retanto, podem enfrentar ondas de 80 ps (24,38 metros) s mais severos gelos do rtico.

O mestre do arrasto procura os cardumes de peixe utilido o sonar que transmite um impulso elctrico que o irador pode ler. A sua experincia diz-lhe se o ping que ouve, est a indicar um casco naufragado no oceno, a corrente de gua fria ou um banco de peixe.

Para a pesca utilizam-se vrios tipos de rede. A rede pode arrastar longe do barco, conservando as extremidades abertas pela aco de duas portas (em cima). A tcnica da rede de arrasto em bolsa est a ser empregada em muitos arrastes modernos. Neste mtodo, a bolsa, ou rede em forma de saco, arrastada pela popa do barco e puxada para cima. Tambm
54

Escola Secundria

neste mtodo, as portas mantm a rede aberta e os papagaios deslizam pela gua para conservar a rede a uma certa profundidade (em cima gua). H tambm um arrasto simples empregando dois arrastes para uma nica rede, ou uma bia e uma arrasto. O arrasto circula para juntar o outro extremo da rede e meter o peixe apanhado.

As guarnies dos barcos faris mantm as suas posies mesmo nas mais tremendas tempestades, para assinalarem os

55

Escola Secundria

perigos aos outros homens do mar nas suas carreiras martimas. A luz est montada em suspenses cardan a meionavio, cerca de 30 ps acima da linha de gua, para conservar o feixe de luz horizontal quando o navio balana com a ondulao. Os primeiros barcos-faris, por volta de 1730, eram equipados com quatro ou seis velas numa lanterna, mas os modernos acendem com energia elctrica fornecida pelos geradores do navio. O sinal luminoso suportado por uma buzina de nevoeiro e, nalguns navios, por um rdiogonimetro' cuja antena est amarrada entre os mastros. Um rdio telefone fornece a ligao ao navio-terra, pelo qual so relatadas quaisquer avarias do sistema ou estragos devidos ao mau tempo ou a qualquer coliso.

As guarnies dos navios-faris acham que as suas amarras se gastam pela aco abrasiva da areia suspensa na gua do mar, de modo que as substituem de trs em trs anos. O chefe dum barco-farol serve um ms no mar alternando com o sub-chefe, enquanto que a guarnio segue uma rotina de um ms no mar e quinze dias em terra.

56

Escola Secundria

O Graf Spee englobava-se numa classe de navios de guerra a que o almirantado Britnico intitulava desdenhosamente

couraado de algibeira. Com pouco mais de 12.000 toneladas, era menor que um couraado convencional, mas a nova tcnica de soldagem elctrica empregada para ligar o seu cavername e chapas, fez poupar imenso peso. O projecto avanado das suas fortes mquinas, casco e armamento. tornou-o mais poderoso que um cruzador, e capaz de suplantar todos menos trs navios da Marinha Real Inglesa que podiam competir com a sua potncia de fogo. O papel que desempenhou na 11 Guerra Mundial foi o de fazer incurses repentinas (raids), capturando e afundando navios mercantes. Com este fim o seu traado era
57

Escola Secundria

soberbo, e o seu grande raio de aco de cerca de 12.500 milhas era de uma vantagem enorme.

A eficincia do Graf Spee como navio de incurses (raids) forou os aliados, desde os primeiros dias da Guerra, a concentrar grandes foras dos mais indispensveis navios, a procur-lo. Afundou nove navios - sem perda de vida de nenhum homem da marinha mercante - em trs meses, antes do encontro com uma forca inferior da Marinha Real Britnica, na Batalha do Rio da Plata. Caado dentro do porto de Montevideo, um porto neutro, o comandante afundou o navio.

O ataque japons a Pearl Harbour no s trouxe os Estados Unidos para a 11 Guerra Mundial, mas demonstrou tambm da maneira mais dolorosa, como um porta-avies pode ser um instrumento devastador na guerra. Antes daquela guerra, os peritos navais discutiam longamente e sem chegarem a concluses, cerca dos mritos relativos aos couraados e aos porta-avies, na guerra do mar. Bem depressa aprenderam a lio sobre o valor do porta-avies, em misses de

reconhecimento, ataque e defesa.

A maior batalha que os porta-avies travaram foi a batalha de Midway em que a esquadra dos Estados Unidos ganhou o controlo no Pacfico. O USS Entreprise foi um dos porta-avies que tomou parte naquela victria em Junho de 1942. Deitado

58

Escola Secundria

gua em 1936, era um dos mais poderosos porta-avies no mar. Na figura vm o-lo preparando-se para o combate, com os avies a serem puxados para cima, em elevadores, para o convs de combate. Uma das fraquezas do Entreprise era .que o seu convs de voo no era couraado, deixando-o dependente do seu sistema defensivo e dos seus prprios avies para evitar os efeitos dum bombardeamento. O sistema americano de abastecimento de combustvel era superior ao empregado pelos construtores japoneses de porta-avies. Os americanos

empregavam camies cisterna de combustvel para pedidos de ltima hora, levando-os para os lados do convs - de onde podiam sair rapidamente se necessrio quando no estivessem em uso. Os porta-avies japoneses tinham linhas fixas sobre o convs e quando estes eram atingidos, vazavam combustvel que se podia inflamar para dentro do navio, dando origem a perdas mais rpidas na capacidade de combate.

O nome deste orgulhoso navio passou para um novo portaavies deitado ao mar em 1961. O novo USS Entreprise accionado por energia nuclear e pode navegar durante cinco anos sem reabastecimento. O seu grande tamanho - o comprimento do convs de 1100 ps (335,28 metros) - a sua capacidade de transportar enormes quantidades de combustvel para avies e o seu melhorado sistema de catapultagem, elevou o nvel da influncia dos porta-avies nas novas estratgias.

59

Escola Secundria

SS FRANCE Construido em Saint Nazaire em dois anos e oito meses o SS France foi lanado gua em Maio de 1960. Era o cmulo do luxo das carreiras transatlnticas. As suas belas linhas, as superstruturas em alumnio brilhante, o cuidado havido com os dois aparelhos estabilizadores Denny-Brown, com as suas

60

Escola Secundria

barbatanas rectrcteis montadas a meio-navio, asseguravam uma viagem sem balano, confortvel, aos seus 407

passageiros de primeira classe e 1.637 da turstica. As barbatanas nas chamins mantinham o fumo afastado dos convezes superiores. Os seus 11 convs esto montados por toda a parte, com materiais resistentes ao fogo, tornando-o um navio extremamente seguro.

61

Escola Secundria

SS UNITED STATES o mais rpido navio de passageiros do mundo, o 55 United 5tates atravessou o Atlntico na sua primeira viagem em Julho de 1952, a uma velocidade mdia de 35.59 ns. Foi o primeiro super-navio a ser construido nos Estados Unidos. Todos os seus passageiros - 888 de primeira classe, 524 de classe de camarotes e 554 da turstica - tm alojamentos com ar condicionado. A viagem leva cerca de trs dias e meio; esta velocidade mereceu ao 55 United 5tates o galardo conhecido pela "Flmula Azul".

62

Escola Secundria

Os primeiros petroleiros foram construidos nos fins do sculo XIX, com o fim de transportarem petrleo dos pases produtores para os consumidores. Os construtores imediatamente

estabeleceram a tradio de instalar as mquinas e as superestruturas popa, ficando o resto do casco ocupado com tanques de carga, ligados por tubos com grande vlvulas de modo que a guarnio possa controlar a carga, a descarga e a transferncia de carga de um tanque para outro. Poucos naviostanques construidos antes de 1956 transportavam mais de 40.000 toneladas de petrleo. Muitos eram ainda mais

pequenos, especialmente na classe conhecida por product carriers (transportadores de produtos) que transportavam

petrleo e outros produtos refinados do petrleo em rama. Mas foi por essa altura que os donos compreenderam que tanques maiores podiam transportar as suas cargas por menor preo do que os pequenos.

Quando o canal do Suez foi fechado em 1956, os tanques gigantes tornaram-se ainda mais necessrios, e logo os estaleiros construiram navios para transportar 100.000 toneladas, 200.000 toneladas e ultimamente at 500.000 toneladas, todos muito maiores que os maiores navios de passageiros. O tanque da figura no nenhum destes gigantes mas um moderno transportador de produtos que h poucos anos

63

Escola Secundria

atrs, teria sido considerado um gigante. Est preparado para transportar petrleo em rama, mas normalmente transporta vrios gradativos de petrleo, leo e outros produtos refinados. Alguns destes produtos so to espessos que tm de .ser aquecidos por uma grande caldeira a vapor popa, antes das bombas poderem actuar. A mesma caldeira fornece energia s poderosas bombas de vapor que manobram a carga.

A mquina principal de propulso um diesel simples classificado para 17.400 cavalos vapor e dando ao navio uma

64

Escola Secundria

velocidade acima de 16 ns. Tem este uma disposio padro para transportadores de carga a granel - navios em que a carga simplesmente vazada, petrleo, cascalho, minrio de ferro, por exemplo - em que a velocidade no muito importante. Ao lado da mquina principal esto dois alternadores movidos por diesel que fornecem a energia elctrica. Muitas vezes a guarnio passa longos perodos no mar antes de entrar num porto, de modo que os seus alojamentos so especialmente bem arranjados, tendo cada homem o seu camarote prprio. S os .novatos compartilham os alojamentos. O navio da gravura tem 689 ps (210 metros) de comprimento e transporta 55.000 toneladas de carga.

65

Escola Secundria

Muitos navios de guerra modernos so projectados para fins especiais, mas as fragatas britnicas da classe Leander so navios de guerra para fins gerais. Patrulham as guas costeiras, protegem comboios, procuram e atacam submarinos e fazem muitos outros servios. As peas Bofors de tiro rpido, montadas a r do mastro principal fazem parte da defesa do navio contra ataques areos. A parte mais poderosa deste sistema so os msseis guiados contra avies. O navio recebe um aviso antecipado da aproximao do avio inimigo por meio de um radar de grande alcance montado a r da chamin. Um dos mais srios perigos para qualquer navio da superfcie vem dos submarinos caadores. O equipamento Sonar de Profundidade Varivel da fragata, que detecta o submarino, est montado popa. Fornece a informao necessria para se fazer fogo com os trplices morteiros, uma das armas anti-submarinas do navio. Nos primeiros navios desta classe o Almirantado planeou montar dois trplices morteiros, mas decidiu abandonar um, em favor de um helicptero de hlice para terra.

O helicptero, um Vespa Westland, transporta torpedos de retorno, e tem outras funes alm da sua tarefa principal de anti-submarino. O seu hangar por baixo das peas Bofors, tem uma porta de rodsios, de manejo rpido. O Vespa tem uma autonomia de 270 milhas (434,5 kms) que aumenta o alcance de viso do navio, e o pequeno aparelho, de acordo com o seu nome, "d ferroadas" de msseis e de torpedos.

66

Escola Secundria

As peas montadas vante so apontadas e fazem fogo sob controlo do radar, o que as torna extremamente precisas. A guarnio vive em alojamentos com ar condicionado, bastante mais confortveis do que as primeiras fragatas.

o papel do submarino foi completamente transformado pela energia nuclear. Nos submarinos nucleares a energia provm de um reactor nuclear, que produz calor para accionar uma turbina de vapor ligada aos propulsores. Outros submarinos empregam mquinas diesel que precisam de ar, e podem apenas deslocar-se ou perto da superfcie, com motores elctricos recebendo energia de bateriais, quando seguem de baixo da gua. As baterias no duram muito tempo e so
67

Escola Secundria

carregadas pondo a trabalhar as mquinas diesel, de modo que o submarino tem que vir muitas vezes superfcie. Porm, os reactores nucleares no precisam de ar e trabalham por longos perodos, apenas com uma pequena quantidade de combustvel. Isto habilita o submarino nuclear a viajar submerso em grandes distncias. Em 1960, o submarino nuclear dos Estados Unidos Triton fez, sempre submerso uma viagem volta do mundo.

Muitos submarinos nucleares transportam msseis com ogivas nucleares de guerra. Os msseis podem ser disparados debaixo de gua, elevando-se superfce emergindo do mar para trovejar no seu caminho atravs do ar at ao alvo, a milhares de milhas de distncia. Msseis localizados sobre a terra podem ser destruidos por msseis inimigos sem aviso, mas os submarinos que levam msseis, estando submersos, so invulnerveis ao ataque inimigo porque as suas posies no podem ser detectadas. No se pensa portanto que estes submarinos sejam os primeiros a atacar, mas que respondam a um ataque feito pelo inimigo. Podem receber mensagens da rdio estando submersos e assim saber se o seu pas foi atacado.

Os msseis Polaris e Poseidon so transportados pelas foras submarinas dos Estados Unidos e dos seus aliados: O Poseidon leva dez ogivas de guerra de maior potncia. A Rssia tem tambm submarinos transportando msseis semelhantes.

Nenhum pas, alm dos Estados Unidos na 11 Guerra Mundial,


68

Escola Secundria

empregou armas nucleares e submarinas transportando msseis o que assegura por agora que nenhum pas pode tirar vantagens em utiliz-los. O seu fim portanto dissuadir qualquer ataque e, se um submarino tiver alguma vez que disparar os seus msseis, ele ter falhado a sua misso.

Os barcos automveis de grande velocidade classificam-se aproximadamente em trs categorias: barcos navios, levando armas ou que so projectados para salvamentos no ar ou no mar; particulares, como hidroplanos com base em terra e barcos de recreio que se podem utilizar para reboque de esqui aqutico; e os maiores, potentes corredores ocenicos. A figura ilustra um barco da terceira categoria citada.
69

Escola Secundria

Estes barcos impressionantes so caros, custando muitas vezes mais de 15.000 contos. Tomar parte em corridas ocenicas, uma prova dura tanto para o barco como para a guarnio raramente h espao para passageiros. Isto porque corridas atravs da superfcie do mar uma maneira de viajar extremamente incmoda, excepto com o mar calmo. Com mar normalmente picado, cujas ondas so cerca de 18 polegadas (45 cms) de altjJra, um corredor segue com a maior parte do seu casco fora de gua. Apenas a popa, muito na r, fica na gua e o barco progride numa srie de estoiros discordantes da crista duma onda para a seguinte. Tudo a bordo robusto e seguro com firmeza, enquanto o espao para o piloto e co-piloto espessamente almofadado, retirando-se tudo que seja cortante ou aguado.

O casco pode ser feito de ligas de alumnio, ao espe-I cialmente protegido, camadas de mogno cuidadosamente dispostas ou outra madeira rija protegidas por verniz e conservadas presas por cola resistente gua e pregos de cobre, ou de fibra de vidro laminado. Ao longo dos lados e para o extremo de r ficam os tanques de combustvel que, num barco de fibra de vidro, so moldados. Podem ser transportados vrios centos de gales de combustvel para diesel, gasolina ou mesmo petrleo para o motor de turbina a gs. Este barco tem dois motores de gasolina para grande velocidade, potncia tpica para um barco deste que atinge 800
70

Escola Secundria

cavalos. Cada motor tem uma propulso em Z, assim chamada porque o veio do motor, o veio vertical atrs do gio e o veio propulsor formam um Z com ngulos rectos nos vrtices. Barcos pequenos tm motor de fora-de-bordo que, quem for ao leme, utiliza para governar. Pem-se os motores em marcha girando com a roda do leme. Os corredores ocenicos tm em geral hlices fixas e o patro governa com leme. Os barcos automveis desta espcie podem manter uma velocidade para cima de 40 ns durante oito ou nove horas - ou enquanto a guarnio e o barco possam suportar os solavancos.

Em 1818, um navio vela com mquinas a vapor, foi o primeiro a atravessar o Atlntico utilizando a energia de vapor em parte
71

Escola Secundria

da viagem. O navio revolucionrio chamava-se Savannah. Em 1962, o primeiro navio de carga com energia nuclear, tomou o mesmo nome do seu predecessor revolucionrio. Talvez os seus padrinhos, a US Atomic Comission e a Maritime Comission, esperassem que a energia atmica nos navios se tornasse rapidamente popular como o vapor tinha sido meio sculo antes. Se assim foi, ficaram desapontados. O problema de treinar homens do mar a manusear o reactor nuclear e de persuadir as autoridades dos portos que os navios atmicos so suficientemente seguros para entrarem nas suas docas torna impossvel mant-los economicamente.

O primeiro navio accionado por energia atmica foi o quebragelos russos Lenin, construido em 1957. Alm do Savannah o nico navio de carga a energia nuclear em servio, o alemo Otto Hahn, lanado gua em 1970. Tem uma instalao de energia i'nferior do Savannah com modelos de segurana melhorados. Depois de vrias viagens, os navios de energia nuclear fazem poupanas substnciais. no combustvel e nas despesas de beneficiao em relao aos navios convencionais.

O Lenin e o Savannah mostraram ao mundo que a energia nuclear tem aplicaes prticas em tempo de paz. Tendo apenas 122 Ibs (55,35 kgs) de combustvel de urnio, o Savannah podia dar 15 vezes a volta ao mundo, pelo Equador. O reactor protegido por um escudo de cimento especialmente reforado com a espessura de 17 ps (6,25 metros). No caso
72

Escola Secundria

dum erro ou falha mecnica, o ncleo fecharia imediatamente o reactor, cessando a fisso.

O CASO PARTICULAR DE PORTUGAL


RESUMO DA EVOLUO DESCOBRIMENTOS EM RESULTADO DOS

Os Descobrimentos so considerados como uma das maiores aventuras e faanhas do Homem. Foram os responsveis pela evoluo da cincia nutica, dos barcos e da navegao aps sculos de estagnao. Anteriormente os barcos usavam os remos como fora propulsora principal e o uso da vela era espordicamente aproveitado com ventos de popa. apenas a partir do sc.XV, com o estudo e compreenso da aco do vento, que se comea dar um uso adequado vela latina de modo a um barco poder navegar mais eficazmente contra a direco do vento. a altura da verdadeira inovao nos tipos de barcos e aparelho.

Estes barcos, que uniram o mundo conhecido ao desconhecido e mudaram a forma de pensar desde ento iniciando a transformao do mundo numa aldeia, so recordados nesta pgina.

73

Escola Secundria

A Ordem de Cristo, pela mo do Infante D.Henrique que era desde 1420 governador da Ordem, foi responsvel pela realizao desta epopeia, razo pela qual os barcos portugueses dos Descobrimentos ostentavam nas suas velas a Cruz de Cristo. Hoje essa tradio evocada nas velas redondas do N.E. SAGRES II.

BARCA, BARCHA, BARCA PESCAREZA


Este barco de boca aberta era usado em navegao costeira ou fluvial. A barcha dever corresponder a uma barca, mas de maior porte. Consoante o tipo teria entre 10 a 20 metros de comprimento e 2,5 a 3,5 metros de boca. Usada em viagens mais distantes tinha uma coberta. No tinha painel de popa e esta era redonda. De um s mastro com cesto da gvea envergava uma vela quadrangular. Rapidamente se viu a convenincia em usar velas latinas que eram alternadas com o pano redondo conforme os ventos. A tripulao era composta de 8 a 20 homens. Gil Eanes dobrou em 1434 o Cabo Bojador numa barcha.

74

Escola Secundria

Pensa-se que a barca pescareza, destinada faina de pesca e originria da regio de Lagos, foi empregue nos primeiros tempos da explorao martima pelo Infante D.Henrique. Tinha 13,5 metros de comprimento, 4,2 metros de boca e tambm era de boca aberta e popa redonda. Tinha um s mastro onde envergava uma vela triangular latina e a sua parecena, ainda que em tamanho fosse bem mais pequena, levou a que fosse tambm denominada de caravela da pesca. Dependendo da misso podia levar de 10 a 22 tripulantes. Com o desenrolar dos descobrimentos passou a ser usada como navio de apoio e graas sua ligeireza desempenhou ainda o papel de aviso nas armadas daquela poca, razo pela qual lhe deram o nome de mexeriqueira. Todos estes barcos usavam remos como meio de propulso auxiliar.

BARINEL
O Barinel parece ter origem no Mediterrneo. Tinha maior porte que as barchas, com a proa alterosa a atirar para nau, toda recurvada e, como a caravela, de popa redonda. Calava mais que as barchas. Com um ou dois mastros tinha no maior mastro um cesto da gvea. Parece que alm do habitual pano redondo podia mudar para latino. Armava ainda remos para tempo sem vento ou aproximao a terra.

75

Escola Secundria

Foi usado em viagens de exlorao ao longo da costa africana, alm do Bojador, mas a sua dificuldade na torna-viagem, devido ao seu pano redondo, fez com que fosse substitudo pela caravela de pano latino.

CARAVELA
opinio corrente que o termo caravela proveio de cravo (aportuguesamento do grego karabos ou do rabe qrib). Durante o sc. XV foi o barco ideal para as exploraes do Atlntico e costa africana. O regime de correntes e ventos contrrios obrigou ao desenvolvimento de um barco que bolinasse com mais eficcia e que calasse pouco para se aventurar nas exploraes costeiras. Assim nasce a caravela que desde 1441 at data da passagem do Cabo das Tormentas ou Boa Esperana tem o seu apogeu.

76

Escola Secundria

No chegou at ns qualquer desenho ou informao detalhada deste tipo de barcos e apenas a partir de pinturas e algumas descries podemos hoje em dia calcular como eram na poca. Durante esse perodo houve vrios tipos de caravelas. O caravelo - aqui o o funciona como diminutivo - de dois mastros at caravela redonda de quatro mastros. Tinham uma coberta e um castelo de popa. Envergava nos mastros pano latino decrescendo de tamanho da proa para a popa. No tinham cesto da gvea j que a manobra de mudar as vergas com este tipo de pano no o permitia. A tripulao variava entre os 6 e 100 homens consoante o tipo de barco e a durao da viagem.

O caravelo (as rplicas "Bartolomeu Dias" e "Boa Esperana" so caraveles!), de 2 mastros, teria uns 20 metros de comprimento, 6 de boca e 40/50 toneis. A caravela, de 3 mastros, variava dos 20 aos 30 metros de comprimento e dos 6 aos 8 metros de boca podendo chegar at 80 toneis. A partir do final do sc. XV e
77

Escola Secundria

princpios do sc. XVI nasce a caravela redonda com 4 mastros e mas com pano redondo no traquete - mastro de vante. Teriam chegado at aos 150 toneis. este tipo de barco que vai dar origem aos famosos galees portugueses.

A partir do reinado de D.Joo II passaram a ser artilhadas com canhes no convs em vez das das armas de pouco calibre (falconetas, bombardas) que at ento levavam. Tambm era tradicional trazerem dois olhos pintados proa pois existia na poca a crena de que assim veem o caminho, tradio que perdurou at aos nossos dias como se comprova nos actuais barcos de pesca. Para evitar que outros pases tivessem acesso aos novos conhecimentos tcnicos e inovaes que a caravela possua, esta foi alvo de rigorosas medidas de proteco que no permitiam a venda daquela a estrangeiros nem o acesso aos carpinteiros que as construam. As penalizaes iam, entre outras, at expropriao de todos os bens de quem o fizesse. Trs pequenos navios, Santa Maria, Nina e Pinta largaram de Cdis a 3 de Agosto de 1492, para uma viagem histrica em
78

Escola Secundria

busca de uma nova rota para a ndia. Cristovo Colombo comandav.a a expedio do Santa Maria. No conseguiu chegar India, mas em 12 de Outubro avistou terra, tendo

atravessando o Oceano Atlntico, e ps p em S. Salvador hoje Ilha Watling - mais tarde denominadas Indias Ocidentais. A sua descoberta revelou Europa a existncia de um Novo Mundo.

O Santa Maria era o maior dos trs barcos da expedio. Era um galeo de trs mastros, como os utilizados na poca pelos navegadores portugueses com armao de pano quadrangular, modelo seguido depois pelos maiores navios de vela durante os quatro sculos seguintes. As dimenses exactas do navio chefe de Colombo so desconhecidas, mas devia ter cerca de 100 tons. de deslocamento.

No seu dirio, ele escreveu que os seus navios tinham cinco velas e um salva-vidas. A guarnio de 40 homens era mais que suficiente para um navio to pequeno, com o espao restrito para armazenagem. Tinha um canho para sua defesa. O estilo do casco, alto nas amuras e na popa mas mais baixo no convs entre os castelos, e largo na boca, torn-lo-ia estvel correndo com o mar, embora pudesse embarcar mar com a ondulaco.

Correndo na costa do Haiti no dia de Natal de 1492, encalhou num banco de areia. Incapaz de saf-lo, abandonou o pequeno navio que o tinha conduzido s margens de uma terra nova 79

Escola Secundria

que ele supunha ser a ndia, no um continente desconhecido pelos desenhadores de mapas do seu tempo - e regressou Europa numa das duas caravelas, a Nina de cerca de 50 tons.

80

Escola Secundria

81

Escola Secundria

NAU J se conhecia o regime de ventos do Atlntico, a costa atlntica de frica tinha sido convenientemente explorada, tarefas essas levadas a cabo pelas caravelas. Depois da ida de Vasco da Gama ndia as viagens j no eram de explorao e eram naturalmente mais longas. Por isso os navios tinham de ir melhor artilhados e sobretudo o espao para a carga comeava a desempenhar um papel fundamental. Nasce assim a nau que desde o sc. XVI at ao sc. XIX foi de 100/200 toneis at ultrapassar os 900 e mais.

No sc. XVI a nau tinha duas cobertas. A primeira, corrida de vante r, abrigava o poro de carga, os toneis da aguada, os paiis de mantimentos, cabo, pano, e munies. A segunda proa constituia o pavimento do castelo de proa e r a tolda do capito. Tinha trs mastros e cestos da gvea nos dois de vante. Aparelhava pano redondo nos mastros da frente e latino no de mezena para ajudar a ora do barco. A tripulao ia de 25 a 30 homens.

82

Escola Secundria

Uma das mais clebres ter sido a S.Gabriel pela faanha da descoberta do caminho martimo para a ndia.

83

Escola Secundria

SNTESE
O desejo do domnio do mar, a posse das terras e as guerras foram os grandes impulsionadores do desenvolvimento dos barcos desde os tempos dos romanos.

Deve-se aos romanos a evoluo da navegao vela pela necessidade que tinham de mais velocidade. Chegaram a

desenvolver barcos de cerca de 60 metros de comprimento.

Esta evoluo na navegao foi continuada pelos escandinavos (vikings) que aperfeioaram a construo dos navios fazendo evoluir a manobra e mareaes associadas s velas redondas.

Os vikings utilizavam a navegao tambm para colonizar como foram exemplo a Islndia, a Gronelndia e o Canad.

Disponham de dois tipos de navios, uns de maiores dimenses para a guerra e que tinham cerca de 60 remadores e outros eram utilizados para transporte de carga como o Knorr que tinha cerca de 10 remadores.

84

Escola Secundria

Deve-se aos vikings a introduo do leme para governo do barco e tambm a designao de bombordo e estibordo.

O evoluir na vela tambm teve a participao dos vikings com a insero de uma pequena verga junto ao mastro, o que permite ao navio navegar vela mesmo com pouco vento.

Aos egpcios deve-se a criao da primeira vela redonda, que vingou quase sem alteraes durante 4000 anos. A famosa vela latina s ter aparecido j na nossa Era.

Os veleiros eram inicialmente constitudos por velas simples, quadradas mais altas que largas.

As velas latinas (quase triangulares) aparecem para permitir uma melhor navegao com o vento e melhores resultados nas batalhas.

A trirreme um eficaz barco de guerra com 3 filas de remadores sentados em bancos. Este barco tinha um misto de velas quadradas e latinas.

Dos exemplos de tipos de veleiros famosos na histria temos o Mayflower que foi utilizado para colonizar a nova Inglaterra , o navio HMS Victory, o Cutty Sark e o navio negreiro que servia para transportar escravos e chegavam a levar 160000 africanos deitados e algemados em condies brutais.

85

Escola Secundria

Os navios a vapor proporcionaram o sonho de mover grandes embarcaes sem epender dos ventos.

O aparecimento do leo diesel foi o grande impulsionador para permitir uma evoluo muito significativa nos navios inclusive j na II guerra mundial.

Daqui foi um pice at evoluo de grandes estruturas de transporte de pessoas e mercadorias.

Para fins de lazer temos os barcos de recreio que tem tambm ao longo dos tempos sofrido grandes evolues quer na velocidade e segurana que dispem quer na comodidade e beleza das linhas.

J mais recentemente o Homem aventurou-se s profundezas do mar e consequentemente apareceram os primeiros submarinos (pela II guerra mundial) e hoje temos estruturas velozes base de energia nuclear que funcionam preponderantemente para defesa.

Em concluso, os barcos so peas fundamentais na histria do mundo, graas a eles se descobriram novas terras e com eles foi possivel de modo eficaz e clere aproximar os continentes e fazer chegar pessoas e bens s diferentes comunidades.

86

Escola Secundria

BIBLIOGRAFIA
Navegar fcil Gerardo Luiz Miranda de Barros Editora Catau http://pt.wikipedia.org/wiki/Barco http://pt.wikipedia.org/wiki/Barco-a-vapor http://pt.wikipedia.org/wiki/veleiro http://pt.wikipedia.org/wiki/iate http://pt.wikipedia.org/wiki/navio CTEN Antnio Manuel Gonalves am.sailing@hotmail.com A Evoluo dos Barcos, Antnio Grifeten Editora Minerva

87

Anda mungkin juga menyukai