Anda di halaman 1dari 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof.

Fernando Pestana Aula 04

AULA 04: PONTUAO


Salve, salve, meus alunos inquietos! isso a, a aula de hoje Pontuao! Tudo a ver com a aula passada de Sintaxe. Ahn?! O Pest enlouqueceu de vez... Desde quando pontuao tem a ver com sintaxe, Pestana? Eu aprendi, desde criancinha, que vrgula uma pausa. Meu nobre, calma! Vamos falar das duas coisas, mas especialmente sobre vrgula, a pausa nem to importante assim, mas a sintaxe... hmmm... tudo a ver. Voc vai descobrir ao longo do curso se estou viajando ou no. Relax. Vou dizer mais! A aula de hoje tambm tem uma relao muito grande com o objetivo discursivo do falante. Voc j deve ter ouvido falar que uma vrgula muda tudo, no ?

Veja a Campanha dos 100 anos da ABI (Associao Brasileira de Imprensa) Vrgula, aquele sinal incmodo que s vezes sobra, s vezes falta, e outras vezes muda o sentido do texto. A vrgula pode ser uma pausa... ou no. No, espere. No espere. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34.
Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Pode ser autoritria. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. Pode criar heris. Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve. E viles. Este, juiz, corrupto. Este juiz corrupto. Ela pode ser a soluo. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. A vrgula muda uma opinio. No queremos saber. No, queremos saber. Isto serve para nos lembrar que vrgula no problema de gramtica, mas de informao.
ABI: 100 anos lutando para que ningum mude uma vrgula da sua informao.

Lembre-se: a Pontuao, principalmente a vrgula, est ligada diretamente ao seu conhecimento de anlise sinttica. Voc precisar reconhecer o sujeito, o verbo, os complementos e os adjuntos. Precisar tambm dominar oraes. Seus conhecimentos de sintaxe devem estar afiadssimos! Precisarei disso. Conto contigo! Veja este link interessante () assim que puder:
http://www.mundogump.com.br/as-mais-incriveis-confusoes-causadas-pela-virgula/

H muitas confuses causadas por esse sinalzinho, no ? Chega de prosa Vamos aula em si, porque pontuao no CESPE de lei!

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04

Questes comentadas do CESPE/UnB


Dessa vez, preferi colocar as questes sem gabarito e depois as questes com gabarito. Caso seja esta a preferncia de formato do meu material, avisem; caso contrrio, volto ao modelo antigo. Ah! A queridinha do CESPE a vrgula. No se esquea disso! Boa resoluo para voc! Lembre-se: julgue a questo com CERTO (C) ou ERRADO (E). As ltimas questes so atualssimas!!! Divirta-se!!! CESPE/UnB TCU AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO 2011 Fragmento de texto (...) Tanto na menor como na maior felicidade, porm, h sempre algo que faz que a felicidade seja uma felicidade: a faculdade de esquecer, ou melhor, em palavras mais eruditas, a faculdade de sentir as coisas, durante todo o tempo que dura a felicidade, fora de qualquer perspectiva histrica. (...) 1- No segundo perodo do texto, o trecho introduzido pelos dois-pontos apresenta uma explicao do que o autor entende por maior felicidade (l.6).

CESPE/UnB EBC GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA - 2011 Fragmento de texto (...) Pode parecer uma difcil realidade agora, mas, na Idade Mdia, os monges escreviam em conjunto os livros para a posteridade, observou. 2- Na linha 11, a vrgula que antecede observou poderia ser substituda por travesso, sem prejuzo para o sentido original e para a correo gramatical do texto.

CESPE/UnB EBC CARGOS DE NVEL SUPERIOR (exceto Advocacia) 2011 Fragmento de texto

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 (...) Esse processo em nada se diferencia de outro j muito conhecido pelos estudiosos da comunicao: a proliferao demasiada de determinados espaos acaba por apag-los por si mesmos. (...) 3- A substituio dos dois-pontos empregados logo aps comunicao (l.8) pelo vocbulo pois alteraria o sentido original do texto.

CESPE/UnB BRB ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAO 2011 Fragmento de texto (...) Em meio turbulncia financeira, essas naes tambm ganharam voz e importncia no contexto geopoltico que culminou com a ascenso do G-20 (...) 4- Na linha 9, para dar mais destaque ao complemento da forma verbal ganharam, duas vrgulas poderiam ser inseridas no perodo: uma antes e outra depois da expresso voz e importncia.

CESPE/UnB EBC CARGOS DE NVEL SUPERIOR (Advocacia) 2011 5- Dadas as propriedades do trecho Eram as redes sociais, o produto mais moderno da engenhosidade humana, usadas para modernizar sociedades atrasadas (l.19-21), manteriam a correo gramatical, o padro de formalidade e, ainda, as relaes semnticas entre os termos as seguintes propostas de reescrita desse trecho: O produto mais moderno da engenhosidade humana eram as redes sociais usadas para modernizar as sociedades atrasadas; Usado para modernizar sociedades atrasadas, o produto mais moderno da engenhosidade humana eram as redes sociais.

CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA JUDICIRIO (LETRAS) 2011 Fragmento de texto (...) Assim, a interao vista como processo social que d aos atores que interagem no apenas um papel de agentes de reproduo, mas de reinventores da vida social. 6- Na linha 19, a ausncia de vrgulas logo depois de atores e de interagem (l.19) indica que h outros atores que no interagem.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 CESPE/UnB CORREIOS CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 Fragmento de texto (...) Para apreciar o valor e o significado dessas indicaes, preciso entender as principais razes que levavam o padre a interessar-se pelo tempo (...) 7- O emprego de vrgula logo aps o vocbulo indicaes (L.10) obrigatrio.

CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA JUDICIRIO (TAQUIGRAFIA) 2011 Fragmento de texto (...) Abri uma pgina ao acaso e li uma frase que dizia ser um sinal de fraqueza, e no de virtude, ir agachar-se sob o tmulo a fim de escapar dos golpes do destino. (...) 8- Caso se omitisse a vrgula empregada imediatamente antes da conjuno e (l.15), a correo gramatical e a coerncia do texto seriam preservadas. Fragmento de texto (...) a vida depende da vontade de outrem, a morte, da nossa. (...) 9- No trecho a morte, da nossa (l.11), a vrgula foi empregada para indicar a omisso do vocbulo vontade. Texto Nicolau meteu-se na poltica. Em 1823, vamos ach-lo na Constituinte. No h que dizer ao modo por que ele cumpriu os deveres do cargo. ntegro, desinteressado, patriota, no exercia de graa essas virtudes pblicas, mas custa de muita tempestade moral. Pode-se dizer, metaforicamente, que a frequncia da cmara custava-lhe sangue precioso. No era s porque os debates lhe pareciam insuportveis, mas tambm porque lhe era difcil encarar certos homens, especialmente em certos dias. Montezuma, por exemplo, parecia-lhe balofo, Vergueiro, maudo, os Andradas, execrveis. Cada discurso, no s dos principais oradores, mas dos secundrios, era para o Nicolau verdadeiro suplcio. E, no obstante, firme, pontual. Nunca a votao o achou ausente; nunca o nome dele soou sem eco pela augusta sala. Qualquer que fosse o seu desespero, sabia conter-se e pr a ideia da ptria acima do alvio prprio. Talvez aplaudisse in petto o decreto de dissoluo. No afirmo; mas h
Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 bons fundamentos para crer que o Nicolau, apesar das mostras exteriores, gostou de ver dissolvida a assembleia. E se essa conjetura verdadeira, no menos o ser esta outra: que a deportao de alguns dos chefes constituintes, declarados inimigos pblicos, veio aguar-lhe aquele prazer. Nicolau, que padecera com os discursos deles, no menos padeceu com o exlio, posto lhes desse um certo relevo. Se ele tambm fosse exilado!
Machado de Assis. Verba testamentria. In: J. Gledson. 50 contos de Machado de Assis. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 168 (com adaptaes).

10- Na linha 19, o autor emprega o sinal de dois-pontos para introduzir mais uma especulao do narrador a respeito do ponto de vista de Nicolau acerca do fato ocorrido aps a dissoluo da assembleia. Fragmento de texto (...) Do terreno das controvrsias religiosas, a ideia de tolerncia passou pouco a pouco para o terreno das controvrsias polticas, ou seja, do contraste entre as formas de religio moderna que so as ideologias. (...) 11- A expresso ou seja (L.8) est isolada por vrgulas no texto por ser de valor meramente explicativo. Fragmento de texto (...) As espcies que no foram capazes de uma reao imediata tiveram pouca probabilidade de deixar uma prognie que passasse adiante seus lentos genes de atuao. (...) 12- Caso a orao que no foram capazes de uma reao imediata (l.910) fosse isolada por vrgulas, a coerncia textual seria prejudicada.

CESPE/UnB STM ANALISTA JUDICIRIO ECONOMIA 2011 Fragmento de texto

13- Seria mantida a correo gramatical do texto caso fosse introduzida vrgula imediatamente aps o trecho rapazes vestidos de preto (...) capuzes ou capacetes (l.2-3), isolando-o do restante da orao, j que esse trecho somente insere informao acessria sobre os manifestantes.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 CESPE/UnB CORREIOS ANALISTA DE CORREIOS (LETRAS) 2011 Fragmento de texto (...) Na Universidade de Oxford, terminou os estudos da lngua grega idioma dominado apenas por eruditos. (...) 14- Caso o adjunto adverbial Na Universidade de Oxford (L.13) seja deslocado para o final do perodo em que ocorre, no ser necessrio ajuste na pontuao, bastando, para se manterem a correo gramatical e o sentido do texto, as devidas alteraes de maisculas e minsculas. Fragmento de texto (...) De acordo com Lvy, a sociedade passou por trs etapas: as sociedades fechadas, voltadas cultura oral; as sociedades civilizadas, imperialistas, com uso da escrita; e, por ltimo, a cibercultura, relativa globalizao das sociedades. (...) 15- Nas linhas 16 e 17, seriam preservadas a correo gramatical bem como a coerncia e a clareza entre as ideias, caso se substitussem os sinais de ponto e vrgula, que separam os termos de uma enumerao, por vrgulas. Fragmento de texto (...) Voc no acha que, daqui um tempo, todo mundo vai depender de tecnologias digitais para gerenciar a vida? claro que sim. Quem disser que no estar reproduzindo o discurso daquelas pessoas que eram contrrias s linhas frreas, por exemplo. (...) 16- Alm de manter a correo gramatical e a coerncia das ideias do texto, a insero de uma vrgula logo aps no (l.3) tornaria mais clara a relao entre as ideias expressas no perodo, pois eliminaria a ambiguidade que nele ocorre. Fragmento de texto impossvel pensar o mundo contemporneo sem reconhecer-lhe uma das caractersticas mais marcantes e fundamentais: este o perodo histrico no qual se opera a mais radical das revolues j experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude quanto em profundidade. (...)

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 17- Na linha 3, o sinal de dois pontos introduz explicitao para o que referido como uma das caractersticas mais marcantes e fundamentais (L.2-3).

CESPE/UnB FUB MDICO 2011 18- Estaria correto o emprego de vrgulas para isolar a expresso em geral (L.38): o que seria, em geral, prefervel contemplao.

CESPE/UnB CNPQ ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JR. 2011 Fragmento de texto (...) Da mesma forma, a condio natural do homem o estado de natureza dos pensadores polticos clssicos e dos juristas foi repensada de forma inteiramente nova. (...) 19- Os travesses empregados nas linhas 18 e 19 tm a funo de isolar um trecho de valor explicativo que apresenta outra forma de nomear a condio natural do homem (L.18).

CESPE/UnB TJ/ES CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 20- No trecho Mas a violncia armada, gerando sofrimentos e perdas desproporcionais, persistir, onipresente e endmica ocasionalmente epidmica , em grande parte do mundo (L.34-36), estariam mantidos o sentido e a correo gramatical do texto caso fosse suprimida a vrgula que precede a expresso em grande parte do mundo.

CESPE/UnB PC/ES PERITO CRIMINAL ESPECIAL 2011 21- A colocao de vrgula logo aps o vocbulo pessoa (... a expectativa de que qualquer pessoa pode-se tornar vtima...) prejudicaria a correo gramatical e o sentido do texto. 22- A retirada da vrgula logo aps o vocbulo presos (Quando so presos, os criminosos respondem...) acarretaria, segundo a prescrio normativa, erro gramatical ao texto.

CESPE/UnB TRE/ES ANALISTA (ANLISE SISTEMAS) 2011

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 23- De acordo com a prescrio gramatical, na linha 17 (A comear pela representao poltica, que envolve, no mnimo, premissas...), o emprego da vrgula que antecede a expresso no mnimo torna obrigatrio, no texto, o emprego da vrgula que a sucede.

CESPE/UnB STM ANALISTA JUDICIRIO 2011 24- No trecho "Em meados do sculo XX, esses exerccios caram em desuso nas escolas" (L.23-25), a vrgula est empregada como marca de estilo e pode ser omitida sem que haja prejuzo para a correo gramatical do perodo.

CESPE/UnB BRB ESCRITURRIO 2011 Fragmento de texto (...) Hoje, o sistema financeiro de um pas controlado pelo seu banco central, que tem a funo de emitir dinheiro, captar recursos financeiros e regular os bancos comerciais e os industriais. 25- Emprega-se a vrgula logo aps a expresso emitir dinheiro (l.15) para separ-la de outras de mesma funo sinttica que compem uma enumerao. 26- A vrgula empregada logo depois de Nessa poca (Nessa poca, diversos pases europeus...) isola adjunto adverbial de tempo antecipado.

CESPE/UnB CBM/ES COMBATENTE 2011

OFICIAL

BOMMBEIRO

MILITAR

27- O travesso depois de VLTs (... outras cidades do Nordeste, que j estudam implantar VLTs que circulariam sobre...) pode ser substitudo por vrgula sem prejuzo para a correo do texto. 28- A vrgula empregada logo aps o trecho Quando havia um incndio na cidade (Quando havia um incndio na cidade, os bombeiros eram avisados...) opcional, podendo ser suprimida sem prejuzo para a correo gramatical do texto.

CESPE/UnB FUB CARGOS DE NVEL MDIO 2011 Fragmento de texto

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 (...) Depois de dois anos no papel de professor de escola pblica tempo mnimo de estada no programa , esses jovens ingressam quase que... (...) 29- Na linha 12, a supresso da vrgula no prejudicaria a correo do texto, devido presena do travesso, que tambm sinal indicativo de pausa.

CESPE/UnB PREVIC TCNICO ADMINISTRATIVO 2011 Fragmento de texto

30- A substituio do ponto final (L.1) por dois-pontos e a do travesso (L.3) por vrgula, com a devida alterao de maiscula e minscula, mantm a correo gramatical do texto.

CESPE/UnB TRE/ES TCNICO 2011 31- O segmento o mais abundante dos gases-estufa (Por exemplo, as emisses de CO2, o mais abundante dos gases-estufa, caram 1,3%...) est entre vrgulas por constituir aposto explicativo. Fragmento de texto

32- Na linha 10, as vrgulas logo aps Tocantins, Maranho, Cear e Pernambuco justificam-se por isolarem termos de mesma funo sinttica componentes de uma enumerao.

CESPE/UnB STM CARGOS DE NVEL MDIO 2011 Fragmento de texto

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 (...) A rigor, toda essa crise latente no sistema de terminais aeroporturios que aflora nos momentos de pico de viagens e a qualquer maior instabilidade meteorolgica em regies-chave j foi prevista h muito tempo. (...) 33- A omisso do trecho isolado por travesses no acarretaria prejuzo para a correo gramatical do texto.

CESPE/UnB PC/ES CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 Fragmento de texto (...) Para o autor de Alm do Bem e do Mal, os homens so, por natureza, desiguais e apenas a sociedade, com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo, que fez que eles se tornassem iguais. (...) 34- No trecho "com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo" (L.19-20), a vrgula empregada para separar elementos que exercem a mesma funo sinttica na orao. Texto

35- Em um maneirista da prpria sombra (L.5) e chegou l (L.11), as aspas so empregadas com a funo de realar ironicamente as expresses.

CESPE/UnB MPE/PI ANALISTA MINISTERIAL 2012

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 36- Preserva-se a correo gramatical do texto ao se substiturem os dois-pontos, aps a expresso ou seja (... o sistema nervoso causaria uma pane nos outros rgos, ou seja: chegamos a um ponto em que...), por vrgula.

CESPE/UnB STJ ANALISTA JUDICIRIO 2012 37- Na linha 37 (... para o entendimento de uma forma particular de comunicao ... , o estudioso deve reconstruir...), obrigatrio o emprego da vrgula aps o travesso.

CESPE/UnB IRBr DIPLOMATA 2012 Fragmento de texto certo que, de modo geral, toda obra literria deve ser a expresso, a revelao de uma personalidade. 38- Sem alterao da informao expressa no primeiro perodo do texto, a expresso adverbial de modo geral poderia ser deslocada, com as vrgulas, para imediatamente depois da locuo verbal deve ser ou, eliminando-se as vrgulas que a isolam, para imediatamente aps o ncleo nominal personalidade.

CESPE/UnB TCDF AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO 2012 39- Justifica-se o emprego da vrgula logo aps mas (... representaram profundas mudanas para a sociedade da poca, mas, do ponto de vista poltico, assistiu-se a uma concentrao ainda maior...) para enfatizar o sentido de contraste introduzido por essa conjuno, razo por que a supresso desse sinal de pontuao no acarretaria prejuzo gramatical ao texto.

CESPE/UnB PC/CE INSPETOR 2012 40- A vrgula aps Ora (... os dirigentes polticos sonham com estabilidade. Ora, as formas de governo utilizadas pelos imprios fascinam por sua resistncia... ) pode ser suprimida sem prejuzo para a correo gramatical e para o sentido original do texto. 41- Sem que haja prejuzo para o sentido original do texto, Isso (... o fato de o imprio absorver povos diferentes faz que alguns de seus componentes desejem destacar-se do conjunto. Isso explica por que os
Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 imprios perduram...) pode ser corretamente substitudo por o que, desde que se substitua o ponto que antecede esse pronome por ponto e vrgula. 42- Com os devidos ajustes de maisculas e minsculas, o ponto aps passados (Pensar o imprio no significa ressuscit-lo dos mundos passados. Trata-se de considerar a multiplicidade...) pode ser substitudo por dois-pontos sem que haja prejuzo para a correo gramatical e o sentido original do texto. Fragmento de texto ... outras formas de soberania que respondam melhor a um mundo caracterizado ao mesmo tempo pela desigualdade e pela diversidade. 43- Na linha 33, caso se insira, antes de caracterizado, o segmento que , ser necessrio, para a manuteno da correo gramatical e do sentido do perodo, o emprego de vrgula aps mundo.

CESPE/UnB STJ TCNICO JUDICIRIO 2012 Fragmento de texto A um coronel que se queixava da vida de quartel, um jornalista disse: ... 44- O emprego da vrgula aps quartel facultativo.

GABARITO COMENTADO DAS QUESTES CESPE/UnB TCU AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO 2011 Fragmento de texto (...) Tanto na menor como na maior felicidade, porm, h sempre algo que faz que a felicidade seja uma felicidade: a faculdade de esquecer, ou melhor, em palavras mais eruditas, a faculdade de sentir as coisas, durante todo o tempo que dura a felicidade, fora de qualquer perspectiva histrica. (...) 1- No segundo perodo do texto, o trecho introduzido pelos dois-pontos apresenta uma explicao do que o autor entende por maior felicidade (l.6).

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Os dois-pontos servem para abrir uma explicao ou enumerao, normalmente. S que nesse caso, eles no introduzem uma explicao do que o autor entende por maior felicidade, mas sim encabeam uma orao que explica o algo em: ... h sempre algo que faz que a felicidade seja uma felicidade: a faculdade de esquecer, ou melhor, em palavras mais eruditas, a faculdade de sentir as coisas, durante todo o tempo que dura a felicidade, fora de qualquer perspectiva histrica. Safo? Saiba mais sobre os dois-pontos: Os dois-pontos (:) marcam uma supresso de voz em frase ainda no concluda. Em termos prticos, este sinal usado para: abrir uma citao (discurso direto) Assim disse Voltaire: Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.

Ex.:

abrir um aposto explicativo, enumerativo, distributivo ou uma orao subordinada substantiva apositiva Amanda tinha conseguido finalmente realizar seu maior propsito: seduzir Pedro, que, por sua vez, amara duas pessoas: Magda e Luana. Em nosso meio h bons profissionais: professores, jornalistas, mdicos...

Ex.:

abrir uma explicao aps as expresses por exemplo, isto , ou seja, a saber, como, etc. Adquirimos vrias aulas, a saber: a do Pestana, a do Heber, a do Fabiano, etc.

Ex.:

marcar uma pausa entre oraes coordenadas (normalmente a relao semntica entre elas de oposio, explicao ou consequncia) Ele j leu muitos livros: um homem considerado culto. H certas pessoas muito generosas: visam a uma rpida ascenso. Precisamos ousar na vida: devemos faz-lo com cautela.

Ex.:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 marcar a invocao em correspondncias Prezados senhores:

Ex.:

Importante: s h letra maiscula aps os dois-pontos se a palavra for uma expresso em que se exija a letra maiscula, como topnimos, antropnimos, siglas, etc.; em citaes tambm a letra maiscula pode vir aps os dois-pontos; ainda usada a letra maiscula aps nota: ou obs.:.

GABARITO: E.

CESPE/UnB EBC GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA - 2011 Fragmento de texto (...) Pode parecer uma difcil realidade agora, mas, na Idade Mdia, os monges escreviam em conjunto os livros para a posteridade, observou. 2- Na linha 11, a vrgula que antecede observou poderia ser substituda por travesso, sem prejuzo para o sentido original e para a correo gramatical do texto. A orao observou poderia ser separada por travesso, pois trata-se de uma orao de narrador (tambm chamada de interferente/intercalada/equipolente). Encontramos esse tipo de orao frequentemente nas narraes. Ela sempre separada por vrgula ou travesso. Exemplo: Senhor, disse ele, preciso falar-lhe algo. No lugar das vrgulas, como j dito, cabem travesses, sem problemas. Saiba mais sobre os travesses: O travesso () um sinal bastante usado na narrao, na descrio, na dissertao e no dilogo, portanto, figura repetida em qualquer prova; um instrumento eficaz em uma redao. Pode vir em dupla se vier intercalado na frase. Veja seus usos: indica a mudana de interlocutor no dilogo (discurso direto) Que gente aquela, seu Alberto? So japoneses. Japoneses? E... gente como ns? . O Japo um grande pas. A nica diferena que eles so amarelos. Mas ento no so ndios? (Ferreira de Castro)

Ex.:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 coloca em relevo certos termos, expresses ou oraes; substitui nestes casos a vrgula ou os dois-pontos Maria Jos sempre muito generosa sem ser artificial ou piegas a perdoou sem restries. (orao adverbial modal) Um grupo de turistas estrangeiros todos muito ruidosos invadiu o saguo do hotel no qual estvamos hospedados. (predicativo do sujeito) Os alunos amigos meus do site Estratgia Concursos vo passar este ano. (aposto explicativo) S no se inventou a mquina de fazer versos j havia o poeta parnasiano. (oraes coordenadas assindticas (conectivo implcito)) A deciso do ministrio foi a seguinte que todos se unissem contra o mosquito transmissor da dengue. (orao substantiva apositiva) O Brasil que o maior pas da Amrica do Sul tem milhes de analfabetos. (orao adjetiva explicativa) Meninos pediu ela vo lavar as mos, que vamos jantar. (orao intercalada) Ela linda linda! (travesso usado como mero realce)

Ex.:

A vrgula pode vir aps um travesso se houver necessidade dela. Em outras palavras, toda vez que vier uma questo trabalhando travesses intercalados e vrgula aps eles, por favor, faa o seguinte: ignore a existncia dos travesses e do que est dentro dele, ok? Se houver necessidade de vrgula, use-a aps o ltimo travesso. Veja um exemplo: Quando Joo a viu chorando ele lamentou muito tal fato, pois a amava , no conseguiu conter seu prprio choro. Se voc ignorar os travesses e a orao interferente dentro deles, o perodo ficar assim: Quando Joo a viu chorando, no conseguiu conter seu prprio choro. Esta vrgula a est, pois a primeira orao uma subordinada adverbial iniciando perodo (sempre separada por vrgula, portanto). Tal regrinha vale tambm para os parnteses, ou seja:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04


Quando Joo a viu chorando (ele lamentou muito tal fato, pois a amava), no conseguiu conter seu prprio choro.

GABARITO: C.

CESPE/UnB EBC CARGOS DE NVEL SUPERIOR (exceto Advocacia) 2011 Fragmento de texto (...) Esse processo em nada se diferencia de outro j muito conhecido pelos estudiosos da comunicao: a proliferao demasiada de determinados espaos acaba por apag-los por si mesmos. (...) 3- A substituio dos dois-pontos empregados logo aps comunicao (l.8) pelo vocbulo pois alteraria o sentido original do texto. Haveria alterao de sentido, porque a conjuno pois introduz uma ideia explicativa, o que no o caso. Note que, aps os dois-pontos, h um aposto (a proliferao demasiada de determinados espaos acaba por apag-los por si mesmos), que esclarece outro (processo) j muito conhecido pelos estudiosos da comunicao. Mesmo que o aposto seja explicativo, nunca iniciado por uma conjuno explicativa, como pois. Devido a isso, a substituio proposta no cabe. GABARITO: C.

CESPE/UnB BRB ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAO 2011 Fragmento de texto (...) Em meio turbulncia financeira, essas naes tambm ganharam voz e importncia no contexto geopoltico que culminou com a ascenso do G-20 (...) 4- Na linha 9, para dar mais destaque ao complemento da forma verbal ganharam, duas vrgulas poderiam ser inseridas no perodo: uma antes e outra depois da expresso voz e importncia. O que a banca sugere esta reescritura: Em meio turbulncia financeira, essas naes tambm ganharam, voz e importncia, no contexto geopoltico que culminou com a ascenso do G-20.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 A eu te pergunto: Pode isso? Ou seja, vrgula separando o complemento de seu verbo? Espero que sua resposta seja um sonoro NO! A regra clara: no se separa sujeito de seu verbo por vrgula nem se separa complemento de seu verbo por vrgula. Portanto, as vrgulas no procedem, implicando incorreo gramatical. Saiba mais sobre as vrgulas: Antes de mais nada, sobre vrgula (,), bom reiterar que seu conhecimento de sintaxe precisa estar em dia para que entenda o que vou dizer agora. Ok? Existe um livro do sensacional professor Celso Pedro Luft chamado A Vrgula ( isso mesmo, so mais de 80 pginas s desse assunto). Basear-me-ei principalmente nele para elucidar as questes pertinentes vrgula. Alm disso, no posso deixar de consultar outros bons gramticos no assunto, como Bechara, Celso Cunha e Sacconi. Conto com a ajuda tambm do virtuoso dicionrio Michaelis. Voc est em boas mos, meu nobre! Neste livro ele (Luft) diz que a vrgula no tem a ver com prosdia, mas com sintaxe. Estou insistindo nisso porque logo no incio ele diz que algumas pessoas colocam vrgulas por causa de pausas feitas na fala. A vrgula, na escrita, no necessariamente uma pausa na fala, tampouco usada para pausar quando se l um trecho virgulado. Assim, vale dizer que o importante , primeiro, saber em que situaes gerais no se usa a vrgula. Perceba que vou falar de sintaxe agora (especificamente de sujeito, verbo, complemento e adjunto adverbial (ordem direta)). H algumas regras gerais que informam: A vrgula no pode ser usada entre o Sujeito (S) e logo aps seu Verbo (V) Todos os alunos do site Estratgia Concursos, entenderam a explicao.
Obs.: 1- Em oraes substantivas com funo de sujeito iniciadas por QUEM, a vrgula entre tal orao e o verbo da principal facultativa, segundo alguns autores, como Sacconi: Quem l sabe mais ou Quem l, sabe mais. 2- Se o sujeito vier aps o verbo (antes do complemento ou depois dele), a vrgula facultativa: Entenderam, todos os alunos, a explicao ou Entenderam todos os

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04


alunos a explicao / Entenderam a explicao, todos os alunos ou Entenderam a explicao todos os alunos.

A vrgula no pode ser usada entre o Verbo (V) e logo aps seu complemento (C) (objeto direto, indireto (em forma de orao, inclusive) e o predicativo do sujeito) Os alunos entenderam, toda aquela explicao do professor sobre vrgula. Os alunos precisam, de uma explicao detalhada sobre vrgula. Os alunos entenderam, que precisam estudar bem a vrgula. Os alunos precisam de, que os professores os ajudem. Os alunos ficaram, satisfeitos com a explicao.
Obs.: 1- Alguns verbos de ligao que se tornam intransitivos quando vm acompanhados de adjunto adverbial de lugar no so separados por vrgula deste adjunto: Os alunos ficaram, em casa (errado) / Os alunos ficaram em casa (certo). 2- Se o complemento vier deslocado da sua posio original, a vrgula dever ser colocada: Toda aquela explicao do professor sobre vrgula, os alunos entenderam / De uma explicao detalhada sobre vrgula, os alunos precisam / Satisfeitos com a explicao, os alunos ficaram.

A vrgula facultativa entre o complemento de um verbo (C) e logo aps um adjunto adverbial (ADV) Nossos alunos ficaram exercitando questes de vrgula, ontem noite ou Nossos alunos ficaram exercitando questes de vrgula ontem noite.
Obs.: 1- Um advrbio s, como o no ou o nunca antes do verbo, jamais separado por vrgula: Eu no vou mais errar esta questo. / Nunca errarei esta questo. 2- Se o adjunto adverbial de curta extenso (normalmente uma ou duas palavras) estiver deslocado em qualquer posio na frase, a vrgula ser facultativa tambm: De fato estes alunos so mais interessados ou De fato, estes alunos so mais interessados. Celso Cunha diz que a vrgula facultativa entre o adjunto adverbial (mesmo no sendo de curta extenso) no incio da orao e logo aps o verbo: Por cima daquele prdio(,) formavam-se muitas nuvens. Esta questo de curta ou longa extenso s vezes subjetiva. Portanto, na hora da prova, marque a melhor opo.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 A vrgula no pode ser usada entre o ncleo do sujeito (NS) e algum complemento nominal (CN) ou adjunto adnominal (ADN) ligado a ele Todos os alunos, do site Estratgia Concursos entenderam a explicao. A vrgula no pode ser usada entre o ncleo do objeto (NO) e algum complemento nominal (CN) ou adjunto adnominal (ADN) ligado a ele Convidamos todos os alunos, do site Estratgia Concursos para a festa. A vrgula no pode ser usada entre a locuo verbal de voz passiva (LVP) e o agente da passiva (AGP) Todos os alunos foram convidados, pelo site Estratgia para a festa. Resumindo, na ordem direta, no se pode usar vrgula nestes casos principais: 1) 2) 3) 4) 5) S, V V, C NS, CN ou NS, ADN NO, CN ou NO, ADN LVP, AGP

Normalmente as questes de concursos relativas vrgula tratam do que eu acabei de falar. As pontuaes erradas acima so bizarrices de grande porte! Se aparecer isso na prova ateno! no titubeie, acerte e seja feliz! Pestana, e se houver um termo ou uma orao intercalada entre o sujeito e o verbo, ou entre o verbo e o complemento, ou entre o complemento e o adjunto adverbial? Como fica a posio da vrgula? Bem, normalmente as vrgulas so colocadas entre termos que interrompem a estrutura S V C A. Exemplo: Sujeito , ... , Verbo + Complemento + Adjunto Adverbial O professor do Estratgia, Fernando Pestana, ministra aulas de Portugus Estamos diante de um aposto explicativo. Sujeito + Verbo , ... , Complemento + Adjunto Adverbial

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Eu estudei, Pestana, toda a aula ontem, ok? Estamos diante de um vocativo. Sujeito + Verbo + Complemento , ... , Adjunto Adverbial O professor explicou Portugus, que minha matria preferida, ontem. Estamos diante de uma orao subordinada adjetiva explicativa. E se o adjunto adverbial estiver antes do sujeito, entre o sujeito e o verbo ou entre o verbo e seu complemento, dependendo de sua extenso, a vrgula poder ser usada assim:

Adjunto adverbial, Sujeito + Verbo + Complemento Sujeito, Adjunto Adverbial, Verbo + Complemento Sujeito + Verbo, Adjunto Adverbial, Complemento
Bem, se voc compreender todas as informaes anteriores, ter meio caminho andado, pois tais questes so recorrentes na sua prova. H outras virgulaes certamente. Vejamos as vrgulas que so usadas dentro do perodo simples e dentro do perodo composto. A Vrgula dentro do Perodo Simples Alguns exemplos foram retirados do Manual de Redao da Presidncia da Repblica. separa termos de mesma funo sinttica; enumerao Simplicidade, clareza, objetividade, conciso so qualidades a serem observadas na redao oficial. Devemos observar a simplicidade, a clareza, a objetividade, a conciso na redao oficial. separa aposto explicativo Aristteles, o grande filsofo, foi o criador da Lgica.

Ex.:

Ex.:

separa vocativo Brasileiros, chegada a hora de buscar o entendimento.

Ex.:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 separa predicativos do sujeito deslocados Sereno e tranquilo, o condenado esperava sua morte. O condenado, sereno e tranquilo, esperava sua morte.
Obs.: Por uma questo esttica ou de clareza de pensamento, a pausa marcada pela vrgula antes de um predicativo do sujeito em sua posio original, ou seja, aps o verbo, conveniente: Minha filha passou em um grande concurso, avessa a todas as palavras derrotistas.

Ex.:

separa termos (objeto direto ou indireto, normalmente) deslocados de sua posio normal na orao As explicaes, o professor procurou lhes dar?

Ex.:

Obs.: Se o objeto estiver no incio da orao e vier depois um objeto pleonstico, a vrgula pode no figurar: Aos amigos(,) ningum lhes d a devida ateno.

separa termos repetidos Aquele aluno era esforado, esforado. Ele estava cansado, cansado de dar d.

Ex.:

separa os adjuntos adverbiais (vrgula facultativa) A multido foi, aos poucos, avanando para o palcio. Os clientes sero atendidos, das oito s duas, pelo prprio gerente.

Ex.:

separa as expresses explicativas, retificativas, concessivas, etc., como: isto , ou seja, ademais, a saber, melhor dizendo, quer dizer, por exemplo, alm disso, alis, antes, com efeito, data venia... O poltico, a meu ver, deve sempre usar uma linguagem clara, ou seja, de fcil compreenso. As Naes Unidas decidiram intervir no conflito, ou melhor, iniciaram as tratativas de paz.

Ex.:

A Vrgula dentro do Perodo Composto marca a elipse de um verbo (s vezes, de seus complementos)

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Ex.: O decreto regulamenta os casos gerais; a portaria, os particulares. (A vrgula indica a elipse do verbo regulamenta.) Em 1994, Romrio ganhou a Copa do Mundo; em 2002, Ronaldo. (em 2002, Ronaldo ganhou a Copa do Mundo) separa oraes coordenadas assindticas Levantava-me de manh, entrava no chuveiro, organizava as ideias na cabea...

Ex.:

no separa as oraes coordenadas sindticas aditivas (as oraes iniciadas por E so separadas se a conjuno vier ligando oraes com sujeitos diferentes) Muitos policiais esto envolvidos em corrupo e continuam a se envolver cada vez mais. Muitos policiais esto envolvidos em corrupo, e os polticos no deixam para menos.

Ex.:

Obs.: 1- Neste ltimo exemplo, alguns gramticos, incluindo Bechara, dizem que a vrgula facultativa: Muitos policiais esto envolvidos em corrupo(,) e os polticos no deixam para menos. 2- O e, s vezes seguido de no ou sim, com valor adversativo (=mas) e conclusivo/consecutivo (=portanto) so separados por vrgula, segundo alguns gramticos: Ele sempre chega atrasado, e nunca leva bronca do patro. / Ela foi prorrogada, e no anulada. / Eles violaram a lei, e foram presos. 3- Se tal conjuno vier repetida (polissndeto), a vrgula obrigatria: Muitos policiais esto envolvidos em corrupo, e tramas obscuras, e conluios, e todo tipo de intrigas escusas. Qualquer polissndeto vem separado por vrgula: Joo, ou Maria, ou Pedro, ou Jos so personagens bblicos. A vrgula antes do e pode realar o sentido da frase que vem aps ela: Fiz, e faria de novo! 4- Quando elementos que tm mesma funo sinttica aparecem unidos pelas conjunes e, nem e ou, no se usa vrgulas, a no ser que as conjunes apaream repetidas: Tenho muito cuidado com meus filhos e filhas / Ou voc, ou sua esposa deve comparecer reunio de pais. 5- Alguns gramticos, em seus exemplos de orao coordenada sindtica aditiva com no s... mas tambm, separam por vrgula: No s trabalho de manh e tarde, mas tambm estudo noite. Mas isso controverso, logo podemos dizer que faculta. 6- A conjuno e pode vir entre vrgulas se as vrgulas forem usadas para outras estruturas na orao: A casa, muito antiga, e, alm dela, o edifcio, modernssimo, formavam visvel contraste. (as duas primeiras vrgulas so para o predicativo do sujeito deslocado; a terceira e a quarta vrgula so usadas para a expresso intercalada; as duas ltimas separam o predicativo do sujeito)

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 separa as oraes coordenadas sindticas adversativas O dono de uma empresa demitiu 60% dos empregados, mas se arrependeu dias depois.

Ex.:

Obs.: 1- O mas nunca pode ser deslocado na orao, mas as outras conjunes adversativas (porm, contudo, todavia, entretanto, no entanto, no obstante...), quando deslocadas por qualquer parte da orao, so separadas por vrgula: A maioria das pessoas julgam indiscriminadamente; eu, porm, no o fao (eu no o fao, porm) 2- Segundo alguns gramticos, o mas pode vir antecedido ou no de vrgula; a vasta maioria, entretanto, usa a vrgula: O dono de uma empresa demitiu 60% dos empregados(,) mas se arrependeu dias depois.

separa as oraes coordenadas sindticas alternativas (com ou... ou, ora... ora, quer... quer) Ora ele procura resolver algumas situaes com pacincia, ora decide fazer justamente o avesso.

Ex.:

separa as oraes coordenadas sindticas conclusivas Os atores fizeram um grande espetculo, por isso toda a plateia os aplaudiu efusivamente.

Ex.:

Obs.: As conjunes coordenativas conclusivas, se deslocadas para qualquer parte da orao, so separadas por vrgula sempre: Os atores fizeram um grande espetculo; toda a plateia, portanto, os aplaudiu efusivamente (toda a plateia os aplaudiu efusivamente, portanto).

separa as oraes coordenadas sindticas explicativas Devo buscar mais informaes, pois a vida me exige isso.

Ex.:

Obs.: O pois deslocado (aps o verbo) e entre vrgulas conclusivo: Esse assunto no tem importncia; devemos, pois, retir-lo da pauta.

separa as oraes subordinadas substantivas deslocadas (facultativa) Que vocs estudam a Lngua Portuguesa(,) todos j sabemos.

Ex.:

Obs.: As oraes subordinadas substantivas apositivas podem ser separadas por vrgula: Dos alunos eu s quero isto, que eles estudem mais.

separa as oraes subordinadas adjetivas explicativas O homem, que razovel, saber evitar uma terceira guerra.

Ex.:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04


Obs.: 1- Esta frase significa que todo homem razovel, e, por essa razo, saber evitar uma terceira guerra. Caso retirssemos as vrgulas, estaramos afirmando que nem todos os homens so razoveis a ponto de saber evitar uma terceira guerra, mas somente aqueles que so razoveis sabero evitar uma terceira guerra. 2- As oraes subordinadas adjetivas restritivas no so separadas por vrgula, mas alguns gramticos (como Bechara) dizem que uma vrgula pode vir no fim dessa orao, principalmente quando os verbos das oraes do perodo esto prximos: O sol que atravs das folhas se filtra(,) desenha no ar colunas amarelas de poeira.

separa as oraes subordinadas adverbiais Quando comprei o material, gostei muito.

Ex.:

Obs.: A vrgula facultativa, segundo Ulisses Infante, Mauro Ferreira e William R. Cereja, quando as oraes principais das adverbiais vierem frente das subordinadas: Gostei muito(,) quando comprei. Rocha Lima e tantos outros gramticos dizem que a vrgula deve separar as subordinadas adverbiais e nada mais acrescentam. Nada falam sobre o facultar da vrgula nesse contexto.

oraes intercaladas (de narrador) Voc, apesar de ser melanclico, me diverte. O mercado financeiro, creio eu, deve beneficiar os pobres.

Ex.:

separa oraes reduzidas de gerndio, particpio ou infinitivo Chegando a carta, avise-me. Terminada a palestra, rompeu com risos e aplausos.

Ex.:

Ele, antes de ser homem, foi uma criana.


Obs: As reduzidas de gerndio, quando aditivas, dispensam as vrgulas: A mulher foi trabalhar voltando cedo para casa (e voltou para casa cedo). Situaes extras isola o nome do lugar nas datas Rio de Janeiro, 21 de julho de 2006.

Ex.:

separa o paralelismo de provrbios Ladro de tosto, ladro de milho. Casa de ferreiro, espeto de pau.

Ex.:

aps a saudao em correspondncia (social e comercial)

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04


Ex.: Com muito amor, Respeitosamente, (...) a vrgula antes do etc. controversa, mas a maioria dos gramticos sugere o seu uso Eu adquiri um livro, um cd, um computador(,) etc.

Ex.:

depois do sim ou do no usados em respostas, segundo a maioria dos gramticos Sim, senhor! No, senhor!

Ex.:

facultativa quando uma conjuno inicia um perodo Voc deve estudar. No entanto(,) no exagere.

Ex.:

Antes de como abrindo uma enumerao, explicao ou exemplificao (equivalendo a por exemplo) O Rio de Janeiro sempre lanou excelentes jogadores, como (por exemplo) Zico, Romrio e Ronaldo.

Ex.:

GABARITO: E.

CESPE/UnB EBC CARGOS DE NVEL SUPERIOR (Advocacia) 2011 5- Dadas as propriedades do trecho Eram as redes sociais, o produto mais moderno da engenhosidade humana, usadas para modernizar sociedades atrasadas (l.19-21), manteriam a correo gramatical, o padro de formalidade e, ainda, as relaes semnticas entre os termos as seguintes propostas de reescrita desse trecho: O produto mais moderno da engenhosidade humana eram as redes sociais usadas para modernizar as sociedades atrasadas; Usado para modernizar sociedades atrasadas, o produto mais moderno da engenhosidade humana eram as redes sociais. A primeira reescritura (O produto mais moderno da engenhosidade humana eram as redes sociais usadas para modernizar as sociedades atrasadas) d a entender que h mais de uma rede social, mas que se est falando apenas das usadas para modernizar as sociedades atrasadas. Para que a ideia fosse igual original, seria necessrio o uso de uma vrgula ou travesso; veja: O produto mais moderno da engenhosidade humana eram as redes sociais, usadas para modernizar as sociedades atrasadas ou O produto mais moderno da engenhosidade humana eram as redes sociais usadas para modernizar as sociedades atrasadas. Agora assim a ideia no de restrio, e sim de explicao, como no texto original. Na segunda reescritura no vejo problemas.
Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Esta questo de vrgula antes de oraes subordinadas adjetivas d o que falar. Por exemplo: Minha sogra que morreu j foi tarde (aqui o cara tem mais de uma sogra, mas ele est falando apenas daquela que foi tarde; restrio) / Minha sogra, que morreu, j foi tarde (aqui o cara tinha apenas uma sogra; explicao). Fica esperto! GABARITO: E.

CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA JUDICIRIO (LETRAS) 2011 Fragmento de texto (...) Assim, a interao vista como processo social que d aos atores que interagem no apenas um papel de agentes de reproduo, mas de reinventores da vida social. 6- Na linha 19, a ausncia de vrgulas logo depois de atores e de interagem (l.19) indica que h outros atores que no interagem. Olha a! Acabei de falar sobre oraes subordinadas adjetivas (restritivas e explicativas) e o uso da vrgula alterando o sentido. Esta questo trata justamente disso. Quando se diz ... os atores que interagem..., entendemos que se est restringindo o ente atores, ou seja, est-se falando sobre um tipo de atores, os que interagem, logo deduzimos que h outros atores que no interagem. Se colocssemos as vrgulas, a orao adjetiva passaria a ser explicativa, o que acarretaria o sentido. Neste caso (... os atores, que interagem,...), todos os atores interagem, no s alguns. Veja outro exemplo deste tipo: Os jornalistas que defendem a liberdade de expresso sofrem represlias. apenas os que defendem a liberdade de expresso sofrem, os demais no. Agora: Os jornalistas, que defendem a liberdade de expresso, sofrem represlias. todos sofrem represso, porque todos defendem a liberdade de expresso. Sacou? GABARITO: C.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 CESPE/UnB CORREIOS CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 Fragmento de texto (...) Para apreciar o valor e o significado dessas indicaes, preciso entender as principais razes que levavam o padre a interessar-se pelo tempo (...) 7- O emprego de vrgula logo aps o vocbulo indicaes (L.10) obrigatrio. Sim, a vrgula obrigatria, pois a orao subordinada adverbial (desenvolvida ou reduzida; no contexto, reduzida: Para apreciar o valor e o significado dessas indicaes,...) est antes da principal. A polmica ocorre quando a orao adverbial est depois da principal. Alguns gramticos modernos (conheo trs) dizem que facultativo o uso da vrgula quando a adverbial vem depois da principal. O que fazer na prova, Pest? Seria bom que o edital trouxesse referncia bibliogrfica, mas, como isso no ocorre, precisamos olhar opo por opo, buscando a melhor alternativa. Esta polmica foi questo de prova recente do TRE/PR (banca FCC). Portanto, tudo pode acontecer. Fiquemos de prontido para no vacilar. Safo? GABARITO: C.

CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA JUDICIRIO (TAQUIGRAFIA) 2011 Fragmento de texto (...) Abri uma pgina ao acaso e li uma frase que dizia ser um sinal de fraqueza, e no de virtude, ir agachar-se sob o tmulo a fim de escapar dos golpes do destino. (...) 8- Caso se omitisse a vrgula empregada imediatamente antes da conjuno e (l.15), a correo gramatical e a coerncia do texto seriam preservadas. Quando e sim ou e no tiver valor adversativo (mas, porm, contudo...), haver vrgula antes de tal expresso. Simples assim. Portanto a vrgula no pode ficar omissa. GABARITO: E.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Fragmento de texto (...) a vida depende da vontade de outrem, a morte, da nossa. (...) 9- No trecho a morte, da nossa (l.11), a vrgula foi empregada para indicar a omisso do vocbulo vontade. A vrgula serve para marcar, normalmente, a elipse verbal, que o que est de fato acontecendo. Veja de novo o trecho, reescrito: a vida depende da vontade de outrem, a morte depende da nossa. Ficou claro? No foi o vocbulo vontade elptico, mas a forma verbal depende. GABARITO: E. Texto Nicolau meteu-se na poltica. Em 1823, vamos ach-lo na Constituinte. No h que dizer ao modo por que ele cumpriu os deveres do cargo. ntegro, desinteressado, patriota, no exercia de graa essas virtudes pblicas, mas custa de muita tempestade moral. Pode-se dizer, metaforicamente, que a frequncia da cmara custava-lhe sangue precioso. No era s porque os debates lhe pareciam insuportveis, mas tambm porque lhe era difcil encarar certos homens, especialmente em certos dias. Montezuma, por exemplo, parecia-lhe balofo, Vergueiro, maudo, os Andradas, execrveis. Cada discurso, no s dos principais oradores, mas dos secundrios, era para o Nicolau verdadeiro suplcio. E, no obstante, firme, pontual. Nunca a votao o achou ausente; nunca o nome dele soou sem eco pela augusta sala. Qualquer que fosse o seu desespero, sabia conter-se e pr a ideia da ptria acima do alvio prprio. Talvez aplaudisse in petto o decreto de dissoluo. No afirmo; mas h bons fundamentos para crer que o Nicolau, apesar das mostras exteriores, gostou de ver dissolvida a assembleia. E se essa conjetura verdadeira, no menos o ser esta outra: que a deportao de alguns dos chefes constituintes, declarados inimigos pblicos, veio aguar-lhe aquele prazer. Nicolau, que padecera com os discursos deles, no menos padeceu com o exlio, posto lhes desse um certo relevo. Se ele tambm fosse exilado!
Machado de Assis. Verba testamentria. In: J. Gledson. 50 contos de Machado de Assis. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 168 (com adaptaes).

10- Na linha 19, o autor emprega o sinal de dois-pontos para introduzir mais uma especulao do narrador a respeito do ponto de vista de Nicolau acerca do fato ocorrido aps a dissoluo da assembleia.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 De fato os dois-pontos, no contexto, servem para introduzir uma especulao (conjetura), a saber, que a deportao de alguns dos chefes constituintes, declarados inimigos pblicos, veio aguar-lhe aquele prazer. GABARITO: C. Fragmento de texto (...) Do terreno das controvrsias religiosas, a ideia de tolerncia passou pouco a pouco para o terreno das controvrsias polticas, ou seja, do contraste entre as formas de religio moderna que so as ideologias. (...) 11- A expresso ou seja (L.8) est isolada por vrgulas no texto por ser de valor meramente explicativo. A expresso ou seja e tantas outras de valor explicativo, retificativo, exemplificativo so separadas obrigatoriamente por vrgula: isto , a saber, ou melhor, ou por outra, digo mal, alis, quer dizer, enfim, em suma, a propsito, por exemplo... GABARITO: C. Fragmento de texto (...) As espcies que no foram capazes de uma reao imediata tiveram pouca probabilidade de deixar uma prognie que passasse adiante seus lentos genes de atuao. (...) 12- Caso a orao que no foram capazes de uma reao imediata (l.910) fosse isolada por vrgulas, a coerncia textual seria prejudicada. Esta a terceira questo em que se trabalha o uso da vrgula antes de oraes adjetivas. Como j sabemos, se a vrgula for colocada, a ideia de explicao/generalizao. Se a vrgula no for colocada, a ideia de restrio/limitao. Portanto, se na frase As espcies que no foram capazes de uma reao imediata tiveram pouca probabilidade de deixar uma prognie que passasse adiante seus lentos genes de atuao as vrgulas forem colocadas para separar a orao subordinada adjetiva (em itlico), a ideia ser de que todas as espcies no foram capazes de uma reao imediata, o que no o caso, pois a ausncia das vrgulas marca uma restrio, ou seja, apenas algumas espcies (as dos tipos que no foram capazes de uma reao imediata) tiveram pouca probabilidade de deixar uma prognie... Foi? GABARITO: C.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 CESPE/UnB STM ANALISTA JUDICIRIO ECONOMIA 2011 Fragmento de texto

13- Seria mantida a correo gramatical do texto caso fosse introduzida vrgula imediatamente aps o trecho rapazes vestidos de preto (...) capuzes ou capacetes (l.2-3), isolando-o do restante da orao, j que esse trecho somente insere informao acessria sobre os manifestantes. No possvel colocar a vrgula entre rapazes vestidos de preto (...) capuzes ou capacetes, pois tal expresso o sujeito do verbo caminham. Segundo a regra bsica de vrgula, no se separa o sujeito do seu verbo. GABARITO: E.

CESPE/UnB CORREIOS ANALISTA DE CORREIOS (LETRAS) 2011 Fragmento de texto (...) Na Universidade de Oxford, terminou os estudos da lngua grega idioma dominado apenas por eruditos. (...) 14- Caso o adjunto adverbial Na Universidade de Oxford (L.13) seja deslocado para o final do perodo em que ocorre, no ser necessrio ajuste na pontuao, bastando, para se manterem a correo gramatical e o sentido do texto, as devidas alteraes de maisculas e minsculas. Seguindo a sugesto de reescritura, temos: Terminou os estudos da lngua grega idioma dominado apenas por eruditos na Universidade Oxford. O sentido mudou, pois parece que o idioma s dominado pelos eruditos de Oxford, o que no o caso. Alm disso, se escrevemos uma expresso intercalada, deve ela vir entre travesses (vrgulas ou parnteses): Terminou os estudos da lngua grega idioma dominado apenas por eruditos na Universidade Oxford. Agora sim.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 GABARITO: E. Fragmento de texto (...) De acordo com Lvy, a sociedade passou por trs etapas: as sociedades fechadas, voltadas cultura oral; as sociedades civilizadas, imperialistas, com uso da escrita; e, por ltimo, a cibercultura, relativa globalizao das sociedades. (...) 15- Nas linhas 16 e 17, seriam preservadas a correo gramatical bem como a coerncia e a clareza entre as ideias, caso se substitussem os sinais de ponto e vrgula, que separam os termos de uma enumerao, por vrgulas. Claro que no! O ponto e vrgula (ou ponto-e-vrgula) deve ser usado para separar oraes coordenadas extensas que apresentam discriminaes ou explicaes sem sua estrutura. Portanto, a escrita original no deve ser mudada. Veja mais sobre ponto e vrgula: O ponto e vrgula (;) usado para marcar uma pausa maior do que a da vrgula. Seu objetivo colaborar com a clareza do texto pouco usado hoje em dia, mas frequente nos concursos. Por isso fique esperto! No h mistrios; entenda quando se deve usar (percebeu que eu usei um agora?). O ponto e vrgula serve para: separar oraes coordenadas assindticas, normalmente entre trechos j separados por vrgula Criana, foi uma garota sapeca; moa, era inteligente e alegre; agora, mulher madura, tornou-se uma doidivanas.

Ex.:

separar vrios itens de uma enumerao (frequente em leis) Art. 206. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais;

Ex.:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 (...) (Constituio da Repblica Federativa do Brasil)

separar oraes coordenadas cuja conjuno implcita facilmente percebida Comeu muito na festa, exageradamente; no conseguiu ir aula de hoje. (= Comeu muito na festa, exageradamente, por
isso no conseguiu ir aula hoje.)

Ex.:

separar oraes coordenadas adversativas e conclusivas com conectivo deslocado (ou no) Ficarei com ela; (porm) no posso, porm, pag-la vista. Vencemos; fiquemos, pois, felizes com nossa conquista!

Ex.:

GABARITO: E. Fragmento de texto (...) Voc no acha que, daqui um tempo, todo mundo vai depender de tecnologias digitais para gerenciar a vida? claro que sim. Quem disser que no estar reproduzindo o discurso daquelas pessoas que eram contrrias s linhas frreas, por exemplo. (...) 16- Alm de manter a correo gramatical e a coerncia das ideias do texto, a insero de uma vrgula logo aps no (l.3) tornaria mais clara a relao entre as ideias expressas no perodo, pois eliminaria a ambiguidade que nele ocorre. A maioria dos gramticos entende que a vrgula no pode separar em hiptese alguma o sujeito (independente de ser oracional) do seu verbo. Portanto, se o sujeito Quem disser que no, a vrgula no cabe aps ele, pois logo depois vem o seu verbo (neste caso, uma locuo verbal, o que d no mesmo), a saber: estar reproduzindo Na boa, fico com aqueles gramticos que dizem ser possvel a insero de uma vrgula aps sujeito oracional iniciado por pronome indefinido, pois a vrgula depois de no tornaria o texto de fato mais claro, pois, sem as vrgulas, parece que no um advrbio de negao modificando a locuo verbal. Com a vrgula, saberemos que o no de fato um mero substantivo no contexto, anlogo ao vocbulo anterior sim. Bem, o CESPE/UnB no viu assim, viu da maneira mais tradicional possvel, ou seja: NO se separa o sujeito do seu verbo por vrgula. Ponto final.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 GABARITO: E. Fragmento de texto impossvel pensar o mundo contemporneo sem reconhecer-lhe uma das caractersticas mais marcantes e fundamentais: este o perodo histrico no qual se opera a mais radical das revolues j experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude quanto em profundidade. (...) 17- Na linha 3, o sinal de dois pontos introduz explicitao para o que referido como uma das caractersticas mais marcantes e fundamentais (L.2-3). Este deveria ser seu raciocnio: No mundo contemporneo, qual uma das caractersticas mais marcantes e fundamentais? esta: vivemos em um perodo histrico no qual se opera a mais radical das revolues j experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude quanto em profundidade. Portanto, os dois-pontos introduzem uma orao de valor apositivo, que esclarece qual essa uma das caractersticas mais marcantes. Ficou claro? Maravilha! GABARITO: C.

CESPE/UnB FUB MDICO 2011 18- Estaria correto o emprego de vrgulas para isolar a expresso em geral (L.38): o que seria, em geral, prefervel contemplao. A expresso em geral um adjunto adverbial deslocado; a preferncia entre os gramticos pela vrgula, mas muitos dizem que, se o adjunto adverbial for de curta extenso, a vrgula facultativa. Portanto, seria to correto colocar a vrgula quanto ignor-la. GABARITO: C.

CESPE/UnB CNPQ ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JR. 2011 Fragmento de texto

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 (...) Da mesma forma, a condio natural do homem o estado de natureza dos pensadores polticos clssicos e dos juristas foi repensada de forma inteiramente nova. (...) 19- Os travesses empregados nas linhas 18 e 19 tm a funo de isolar um trecho de valor explicativo que apresenta outra forma de nomear a condio natural do homem (L.18). A afirmao est perfeita, pois o termo entre travesses um aposto explicativo. GABARITO: C.

CESPE/UnB TJ/ES CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 20- No trecho Mas a violncia armada, gerando sofrimentos e perdas desproporcionais, persistir, onipresente e endmica ocasionalmente epidmica , em grande parte do mundo (L.34-36), estariam mantidos o sentido e a correo gramatical do texto caso fosse suprimida a vrgula que precede a expresso em grande parte do mundo. A expresso intercalada onipresente e endmica deve vir separada por vrgulas, mesmo que se siga a ela outra expresso intercalada separada por travesses ou parnteses. Quem diz isso o Bechara. Ele deixa claro que pode haver vrgula aps travesses ou parnteses. Portanto, o certo no retirar a vrgula aps o ltimo travesso, pois ela separa a expresso intercalada onipresente e endmica. Veja sem os travesses para ficar mais fcil de perceber: Mas a violncia armada, gerando sofrimentos e perdas desproporcionais, persistir, onipresente e endmica, em grande parte do mundo. Percebeu que a vrgula deve ser mantida? Maravilha! GABARITO: E.

CESPE/UnB PC/ES PERITO CRIMINAL ESPECIAL 2011 21- A colocao de vrgula logo aps o vocbulo pessoa (... a expectativa de que qualquer pessoa pode-se tornar vtima...) prejudicaria a correo gramatical e o sentido do texto. Prejudicaria a correo gramatical, pois no se separa o sujeito do seu verbo. GABARITO: C.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 22- A retirada da vrgula logo aps o vocbulo presos (Quando so presos, os criminosos respondem...) acarretaria, segundo a prescrio normativa, erro gramatical ao texto. Sem dvidas, pois as oraes subordinadas adverbiais antes das principais so sempre separadas por vrgula! GABARITO: C.

CESPE/UnB TRE/ES ANALISTA (ANLISE SISTEMAS) 2011 23- De acordo com a prescrio gramatical, na linha 17 (A comear pela representao poltica, que envolve, no mnimo, premissas...), o emprego da vrgula que antecede a expresso no mnimo torna obrigatrio, no texto, o emprego da vrgula que a sucede. Sim. A expresso no mnimo est intercalada. Qualquer expresso intercalada deve ficar entre vrgulas, exceto quando for um adjunto adverbial de curta extenso; neste caso, a vrgula facultativa. No obstante, j que foi usada vrgula antes da expresso intercalada no mnimo, deve-se usar a vrgula aps ela, a fim de marcar a intercalao. Resumindo: A comear pela representao poltica, que envolve, no mnimo, premissas... ou A comear pela representao poltica, que envolve no mnimo premissas.... Ainda h uma preferncia pelas vrgulas devido nfase dada expresso. GABARITO: C.

CESPE/UnB STM ANALISTA JUDICIRIO 2011 24- No trecho "Em meados do sculo XX, esses exerccios caram em desuso nas escolas" (L.23-25), a vrgula est empregada como marca de estilo e pode ser omitida sem que haja prejuzo para a correo gramatical do perodo. Esta uma questo polmica, pois o adjunto adverbial deslocado pode ser considerado por alguns como de curta extenso, o que tornaria a vrgula facultativa. J caram questes desse tipo em provas militares, como a prova da EFOMM. Adjuntos adverbiais deste tamanho no foram separados por vrgula sem que isso acarretasse transgresso gramatical. No entanto, seguindo a regra de que adjunto adverbial deslocado deve vir separado por vrgulas, fiquemos com ela. Creio que o que me pende a
Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 marcar a afirmao como ERRADA o fato de a banca dizer que a vrgula usada por uma questo de estilo, quando, na verdade, usada por uma questo sinttica. Ou seja, a vrgula usada para indicar que houve inverso sinttica dos termos da orao, isto , que a ordem da orao indireta/inversa. Se fssemos escrever na ordem direta, assim ficaria: Esses exerccios caram em desuso nas escolas em meados do sculo XX. Se a vrgula fosse colocada antes do adjunto adverbial agora, a sim seria questo de estilo, pois o lugar do adjunto adverbial no fim da orao, sem estar separado por vrgula. GABARITO: E.

CESPE/UnB BRB ESCRITURRIO 2011 Fragmento de texto (...) Hoje, o sistema financeiro de um pas controlado pelo seu banco central, que tem a funo de emitir dinheiro, captar recursos financeiros e regular os bancos comerciais e os industriais. 25- Emprega-se a vrgula logo aps a expresso emitir dinheiro (l.15) para separ-la de outras de mesma funo sinttica que compem uma enumerao. De fato h uma enumerao. Veja: ... que tem a funo de 1) emitir dinheiro, 2) captar recursos financeiros e 3) regular os bancos comerciais e os industriais. Segundo a regra, termos ou oraes coordenadas (em enumerao) so separados por vrgula. Caberia tambm uma vrgula no lugar do e, ou seja: ... que tem a funo de 1) emitir dinheiro, 2) captar recursos financeiros, 3) regular os bancos comerciais e os industriais. s uma possibilidade, no uma regra! Beleza? ;-) GABARITO: C. 26- A vrgula empregada logo depois de Nessa poca (Nessa poca, diversos pases europeus...) isola adjunto adverbial de tempo antecipado. Perfeita. Autoexplicativa! GABARITO: C.

CESPE/UnB CBM/ES COMBATENTE 2011


Prof. Fernando Pestana

OFICIAL

BOMMBEIRO

MILITAR

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 27- O travesso depois de VLTs (... outras cidades do Nordeste, que j estudam implantar VLTs que circulariam sobre...) pode ser substitudo por vrgula sem prejuzo para a correo do texto. As oraes subordinadas adjetivas explicativas podem vir separadas por vrgula(s) ou travesso(es). Normalmente os travesses e os parnteses fazem as vezes da vrgula. o que aqui ocorre: ... outras cidades do Nordeste, que j estudam implantar VLTs que circulariam sobre... ou ... outras cidades do Nordeste, que j estudam implantar VLTs, que circulariam sobre... GABARITO: C. 28- A vrgula empregada logo aps o trecho Quando havia um incndio na cidade (Quando havia um incndio na cidade, os bombeiros eram avisados...) opcional, podendo ser suprimida sem prejuzo para a correo gramatical do texto. Jamais! Orao subordinada adverbial antecipada sempre separada por vrgula! GABARITO: E.

CESPE/UnB FUB CARGOS DE NVEL MDIO 2011 Fragmento de texto (...) Depois de dois anos no papel de professor de escola pblica tempo mnimo de estada no programa , esses jovens ingressam quase que... (...) 29- Na linha 12, a supresso da vrgula no prejudicaria a correo do texto, devido presena do travesso, que tambm sinal indicativo de pausa. Jamais! O travesso no anula nem cobre a funo da vrgula, ela deve aparecer aps o travesso SIM!!! Ignore os travesses para ficar mais claro o obrigatrio uso da vrgula: Depois de dois anos no papel de professor de escola pblica, esses jovens ingressam quase que.... A vrgula deve ser colocada para separar o adjunto adverbial deslocado. No erre isso na prova, hein!!! Se voc errar, eu vou sua casa brigar com voc!!! GABARITO: E.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04

CESPE/UnB PREVIC TCNICO ADMINISTRATIVO 2011 Fragmento de texto

30- A substituio do ponto final (L.1) por dois-pontos e a do travesso (L.3) por vrgula, com a devida alterao de maiscula e minscula, mantm a correo gramatical do texto. O que a banca sugere esta reescritura correta: O Censo trouxe a pblico uma boa notcia: a esperana de vida ao nascer alcanou, em 2009, os 73 anos e dois meses, um aumento de 3 meses em relao ao ano anterior. Os dois-pontos introduzem um esclarecimento (um aposto). A vrgula idem. GABARITO: C.

CESPE/UnB TRE/ES TCNICO 2011 31- O segmento o mais abundante dos gases-estufa (Por exemplo, as emisses de CO2, o mais abundante dos gases-estufa, caram 1,3%...) est entre vrgulas por constituir aposto explicativo. Perfeito. O aposto explicativo um termo de valor substantivo que esclarece um termo anterior. Sempre separado por vrgulas, travesses ou parnteses. GABARITO: C. Fragmento de texto

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 32- Na linha 10, as vrgulas logo aps Tocantins, Maranho, Cear e Pernambuco justificam-se por isolarem termos de mesma funo sinttica componentes de uma enumerao. Perfeita. E autoexplicativa! Todos os termos separados por vrgula tm a mesma funo sinttica: adjunto adverbial. GABARITO: C.

CESPE/UnB STM CARGOS DE NVEL MDIO 2011 Fragmento de texto (...) A rigor, toda essa crise latente no sistema de terminais aeroporturios que aflora nos momentos de pico de viagens e a qualquer maior instabilidade meteorolgica em regies-chave j foi prevista h muito tempo. (...) 33- A omisso do trecho isolado por travesses no acarretaria prejuzo para a correo gramatical do texto. De fato no, pois os termos e expresses separados por travesses so considerados acessrios, sendo assim a frase no depende destes termos para ter sentido completo. GABARITO: C.

CESPE/UnB PC/ES CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 Fragmento de texto (...) Para o autor de Alm do Bem e do Mal, os homens so, por natureza, desiguais e apenas a sociedade, com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo, que fez que eles se tornassem iguais. (...) 34- No trecho "com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo" (L.19-20), a vrgula empregada para separar elementos que exercem a mesma funo sinttica na orao. Ambas as expresses exercem funo sinttica de predicativo do sujeito (a sociedade). Como esto coordenadas, devem ser separadas por vrgula. Simples assim!

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 GABARITO: C. Texto

35- Em um maneirista da prpria sombra (L.5) e chegou l (L.11), as aspas so empregadas com a funo de realar ironicamente as expresses. As aspas da primeira expresso servem para marcar uma citao de Eusbio. As aspas da segunda expresso servem para marcar um registro coloquial/informal, ou seja, tem funo estilstica: Escritor que nunca ''chegou l'' = Escritor que nunca teve sucesso. Saiba mais sobre as aspas: As aspas ( ) duplas e simples ( ), segundo o conceituado doutor em Letras da UERJ Jos Carlos de Azeredo, so empregadas igualmente; as simples, porm, so usadas comumente em citaes fragmentadas ou dentro de citaes. Atualmente o negrito e o itlico vm substituindo frequentemente o uso das aspas. Resumindo, elas so empregadas: antes e depois de citaes textuais Roulet afirma que "o gramtico deveria descrever a lngua em uso em nossa poca, pois dela que os alunos necessitam para a comunicao quotidiana". (ou o gramtico... comunicao cotidiana).

Ex.:

para assinalar estrangeirismos, neologismos, arcasmos, grias e expresses populares ou vulgares, conotativas

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Ex.: O "lobby" para que se mantenha a autorizao de importao de pneus usados no Brasil est cada vez mais descarado. (Veja) No me venham com problemtica, a soluciontica. (Dad Maravilha) que tenho

O homem, ledo de paixo, no teve a fortuna que desejava. Mulher Fil d capil em reprter nerd (Jornal Meia Hora) Anderson Silva passou o carro no adversrio. para realar uma palavra ou expresso imprpria; s vezes com objetivo irnico ou malicioso Ele reagiu impulsivamente e lhe deu um "no" sonoro. Veja como ele educado: cuspiu no cho! Se ela fosse minha... quando se citam nomes de mdias, livros, etc. Ouvi a notcia no Jornal Nacional. Os Lusadas foi escrito no sculo XVI.

Ex.:

Ex.:

Quanto posio das aspas Se o fim da citao, assinalado por ponto, ponto de interrogao ou ponto de exclamao ou reticncias coincidir com o trmino da frase, as aspas so colocadas aps esses pontos; no se usa aps isso nenhum sinal de pontuao. A torcida, aos 45 do segundo tempo, gritou na final entre Brasil e Espanha: Gol!!! Sacconi j acha que necessria a colocao de um ponto ao fim do perodo. Logo, a frase acima ficaria: A torcida, aos 45 do segundo tempo, gritou na final entre Brasil e Espanha: Gol!!!. Quando no fizerem parte da citao, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao devero vir depois das aspas:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04


Conheces a famosa frase Penso, logo existo?

GABARITO: E. CESPE/UnB MPE/PI ANALISTA MINISTERIAL 2012 36- Preserva-se a correo gramatical do texto ao se substiturem os dois-pontos, aps a expresso ou seja (... o sistema nervoso causaria uma pane nos outros rgos, ou seja: chegamos a um ponto em que...), por vrgula. A expresso explicativa ou seja pode vir entre vrgulas tranquilamente. Na verdade, isso regra. GABARITO: C.

CESPE/UnB STJ ANALISTA JUDICIRIO 2012 37- Na linha 37 (... para o entendimento de uma forma particular de comunicao ... , o estudioso deve reconstruir...), obrigatrio o emprego da vrgula aps o travesso. A vrgula obrigatria depois do ltimo travesso porque antes deles h um adjunto adverbial deslocado. Ignore os travesses e ateste: ... para o entendimento de uma forma particular de comunicao, o estudioso deve reconstruir.... GABARITO: C.

CESPE/UnB IRBr DIPLOMATA 2012 Fragmento de texto certo que, de modo geral, toda obra literria deve ser a expresso, a revelao de uma personalidade. 38- Sem alterao da informao expressa no primeiro perodo do texto, a expresso adverbial de modo geral poderia ser deslocada, com as vrgulas, para imediatamente depois da locuo verbal deve ser ou, eliminando-se as vrgulas que a isolam, para imediatamente aps o ncleo nominal personalidade. Se for colocada a expresso adverbial de modo geral aps personalidade, ela passar a ser uma expresso adjetiva, o que

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 modificar o sentido do substantivo personalidade, e no da orao inteira, como o faz na posio do trecho original. GABARITO: E.

CESPE/UnB TCDF AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO 2012 39- Justifica-se o emprego da vrgula logo aps mas (... representaram profundas mudanas para a sociedade da poca, mas, do ponto de vista poltico, assistiu-se a uma concentrao ainda maior...) para enfatizar o sentido de contraste introduzido por essa conjuno, razo por que a supresso desse sinal de pontuao no acarretaria prejuzo gramatical ao texto. A vrgula aps o mas no colocada para ele, mas sim para separar a expresso adverbial deslocada do ponto de vista gramatical. GABARITO: E.

CESPE/UnB PC/CE INSPETOR 2012 40- A vrgula aps Ora (... os dirigentes polticos sonham com estabilidade. Ora, as formas de governo utilizadas pelos imprios fascinam por sua resistncia... ) pode ser suprimida sem prejuzo para a correo gramatical e para o sentido original do texto. Com a retirada da vrgula, parecer que a palavra denotativa de situao ora, tambm chamada modernamente de marcador discursivo, se torna uma conjuno alternativa. De qualquer modo, a retirada da vrgula provoca, sim, mudana de sentido. GABARITO: E. 41- Sem que haja prejuzo para o sentido original do texto, Isso (... o fato de o imprio absorver povos diferentes faz que alguns de seus componentes desejem destacar-se do conjunto. Isso explica por que os imprios perduram...) pode ser corretamente substitudo por o que, desde que se substitua o ponto que antecede esse pronome por ponto e vrgula. A expresso o que, iniciada por um pronome demonstrativo com funo apositiva no pode ser separada por ponto e vrgula, s por vrgula. Logo, a nica reescritura possvel esta: ... o fato de o imprio absorver povos diferentes faz que alguns de seus componentes desejem destacar-se do conjunto, o que explica por que os imprios perduram....

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 GABARITO: E. 42- Com os devidos ajustes de maisculas e minsculas, o ponto aps passados (Pensar o imprio no significa ressuscit-lo dos mundos passados. Trata-se de considerar a multiplicidade...) pode ser substitudo por dois-pontos sem que haja prejuzo para a correo gramatical e o sentido original do texto. Os dois-pontos servem para separar oraes coordenadas que mantm uma relao de sentido entre si, logo no h erro em reescrever o trecho assim: Pensar o imprio no significa ressuscit-lo dos mundos passados: trata-se de considerar a multiplicidade.... GABARITO: C. Fragmento de texto ... outras formas de soberania que respondam melhor a um mundo caracterizado ao mesmo tempo pela desigualdade e pela diversidade. 43- Na linha 33, caso se insira, antes de caracterizado, o segmento que , ser necessrio, para a manuteno da correo gramatical e do sentido do perodo, o emprego de vrgula aps mundo. Com o acrscimo de que , cria-se uma orao adjetiva restritiva, que no separa por vrgula, logo a afirmao no procede. Veja como ficaria a reescritura: ... outras formas de soberania que respondam melhor a um mundo QUE caracterizado ao mesmo tempo pela desigualdade e pela diversidade. GABARITO: E. CESPE/UnB STJ TCNICO JUDICIRIO 2012 Fragmento de texto A um coronel que se queixava da vida de quartel, um jornalista disse: ... 44- O emprego da vrgula aps quartel facultativo. Quando um objeto direto ou indireto est deslocado para o incio da frase, a vrgula facultativa. GABARITO: C. ----------------------------------------------------------------------------------

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 46

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 04 Meus nobres, estamos sempre juntos! Felicidades! Pestana
fernandopest@yahoo.com.br fernandopestana@estrategiaconcursos.com.br

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 46

Anda mungkin juga menyukai