Anda di halaman 1dari 85

CMARA DOS DEPUTADOS

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISO E REDAO NCLEO DE REDAO FINAL EM COMISSES TEXTO COM REDAO FINAL
COMISSO DE RELAES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL EVENTO: Seminrio Internacional N: 1252/09 DATA: 24/08/2009 INCIO: 14h07min TRMINO: 18h19min DURAO: 4h12min TEMPO DE GRAVAO: 4h11min PGINAS: 84 QUARTOS: 51

DEPOENTE/CONVIDADO - QUALIFICAO SRGIO ROBERTO KIELING FRANCO - Presidente da Associao das Instituies de Educao Superior Pblicas para Educao a Distncia UNIREDE e Secretrio de Educao a Distncia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. ADOLFO STUBRIN - Professor titular da Universidad Nacional del Litoral UNL, da Argentina. PAULO ROBERTO WOLLINGER - Mestre em Engenharia Eltrica. Professor e Diretor de Regulao e Superviso da Educao Superior SESU/MEC. FRANCISCO APARECIDO CORDO - Conselheiro do Conselho Nacional de Educao. CLARISSA BAETA NEVES - Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Departamento e Programa de Ps-Graduao em Sociologia. ELIZABETH BALBASCHEVSKY - Professora do Curso de Cincia Poltica da Universidade de So Paulo USP.

SUMRIO: Seminrio Internacional sobre Diretrizes Curriculares da Educao Superior LatinoAmericana: Revalidao de Diplomas; Sistema Educacional e Mercado de Trabalho. Mesa-Redonda. Educao superior e tcnico-profissional na Amrica Latina: o setor educacional do MERCOSUL e a revalidao de ttulos a partir de acordo de cooperao bilateral. Temas: Sistemas de acreditao de cursos de graduao MEXA e ARCU-SUL; Experincia de revalidao por meio de acordo bilateral: pases andinos e pases do MERCOSUL; A poltica da educao superior e a regulamentao do mercado de trabalho; A poltica de educao tcnico-profissional e a regulamentao do mercado de trabalho. Concluses. A educao como poltica de Estado interesses nacionais e desenvolvimento do ensino superior.

OBSERVAES Houve exposio em espanhol com traduo simultnea. H palavras ininteligveis.

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

O SR. APRESENTADOR (David Rayol) - Solicitamos a todos a gentileza de ocuparem seus lugares, para reiniciarmos os trabalhos. Mais uma vez damos as boas-vindas a todos os participantes e desejamos uma tima tarde de trabalho! Gostaramos de destacar as recomendaes e observaes a serem cumpridas para o bom andamento dos trabalhos. Gostaramos, mais uma vez, de contar com a compreenso dos portadores de aparelhos celulares, para que os mesmos sejam mantidos desligados ou configurados para o perfil silencioso. Lembramos que algumas palestras, neste perodo da tarde, sero proferidas no idioma estrangeiro. Temos uma equipe, que est no hall de entrada deste auditrio, disponibilizando os fones de ouvido, conforme j foi avisado anteriormente no perodo da manh. Agora tarde teremos a composio de uma mesa-redonda, em que ser abordado o tema Educao superior e tcnico-profissional na Amrica Latina: o setor educacional do MERCOSUL e a revalidao de ttulos a partir de acordo de cooperao bilateral. Duas palestras sero proferidas. Os temas so Panorama mundial dos processos de avaliao e garantia da qualidade e, em seguida, Unio Europia: formao de nvel superior, reconhecimento de estudos e revalidao de diplomas; lies aprendidas na construo do espao educacional europeu e do mercado comum de trabalho. Fechando a programao do seminrio, haver a manifestao das Professoras Elizabeth Balbaschevsky e Clarissa Baeta Neves sobre o tema A educao como poltica de estado: interesses nacionais e desenvolvimento do ensino superior. Aps as apresentaes dos temas, ser facultado espao na programao para debates e respostas. As perguntas devero ser encaminhadas por escrito, por meio das recepcionistas que estaro posicionadas nas laterais do auditrio. Lembramos que os certificados de participao sero entregues ao final do evento, mediante a apresentao da ficha de avaliao devidamente preenchida.

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Lembramos que o seminrio internacional sobre Educao superior e tcnico-profissional na Amrica Latina: garantia de qualidade, revalidao de diplomas e mercado de trabalho um evento integrante do 3 Ciclo de Seminrios Internacionais Educao no sculo XXI: modelos de sucesso, uma iniciativa da Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional da Cmara dos Deputados, com a parceria do Sistema CNC, SESC e SENAC. Vamos retificar os temas que foram anunciados por este cerimonial, que, desavisado, cometeu um equvoco. Os temas, neste perodo da tarde, sob a coordenao do Deputado Lelo Coimbra, sero Sistemas de acreditao de cursos de graduao MEXA e ARCU-SUL e Experincia de revalidao por meio de acordo bilateral: pases andinos e pases do MERCOSUL. Tambm ser abordada A poltica da educao superior e a regulamentao do mercado de trabalho. Em nosso programa constava a Sra. Maria Paula Dallari Bucci, mas, devido a compromissos de ltima hora, o tema ser abordado pelo Professor Paulo Roberto Wollinger. O Professor Francisco Aparecido Cordo abordar o tema A poltica da educao tcnico-profissional e a regulamentao do mercado de trabalho. Esses sero os temas abordados nesta atividade da tarde, com a mesaredonda j anunciada. Neste momento, em cumprimento programao deste seminrio, anunciamos a terceira sesso tcnica. Convidamos para tomar assento mesa o Exmo. Sr. Deputado Lelo Coimbra, que ir recepcionar os ilustres convidados. (Palmas.) Convidamos o Professor Srgio Roberto Kieling Franco, que far uma interveno sobre Sistemas de acreditao de cursos de graduao MEXA e ARCU-SUL. (Palmas.) O Professor Srgio Franco graduado em Psicologia e em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educao, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente Presidente da Associao das Instituies de Educao Superior Pblicas para Educao a Distncia UNIREDE, e Secretrio de Educao a Distncia da UFRGS. Foi Presidente da Comisso Nacional de

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Avaliao da Educao Superior CONAES, do Ministrio da Educao, no perodo de 2006 a 2008. Dirigimos as nossas boas-vindas ao Professor Srgio Franco. Convidamos tambm o Professor Adolfo Stubrin, que far uma interveno sobre A experincia de revalidao por meio de acordo bilateral: pases do MERCOSUL e pases andinos. (Palmas.) O Professor Stubrin advogado e professor titular da Universidad Nacional del Litoral UNL, da Argentina. Adolfo Stubrin membro, desde 1996, da Comisso Nacional de Avaliao e Acreditao Universitria, onde foi VicePresidente e Coordenador das Subcomisses de Acreditao de Cursos, Avaliao e Assuntos Institucionais. Representa o CONEAU, no MERCOSUL, Educational Experimental Facility Management, Acreditao MEXA e ARCU-SUL Sistema de Acreditao de Carreiras Universitrias do MERCOSUL. Dirigimos as nossas boas-vidas ao Professor Stubrin. Convidamos neste instante para tomar assento mesa, e compor a Mesa Diretora dos trabalhos, o Professor Paulo Roberto Wollinger, que far uma interveno sobre A Poltica de educao superior e a regulamentao do mercado de trabalho. (Palmas.) O Professor Wollinger Mestre em Engenharia Eltrica, foi professor do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Santa Catarina, licenciado em Educao Tecnolgica e especialista em Gesto Educacional, Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Modernizao da Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica SETEC, rgo vinculado ao Ministrio da Educao. Atualmente Diretor de Regulao e Superviso da Educao Superior do MEC. Damos as nossas boas-vindas ao Professor Wollinger. Finalmente, convidamos o Professor Francisco Aparecido Cordo, que far uma interveno sobre A poltica de educao tcnica de nvel mdio e a regulamentao do mercado de trabalho. (Palmas). O Professor Francisco Cordo educador e membro do Conselho Nacional de Educao do MEC, e foi Presidente da Cmara de Educao Bsica, de 2000 a 2006. Atuou, ainda, como Relator das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico e as de Nvel Tecnolgico, do CNE/MEC.

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Damos as nossas boas-vindas ao Professor Francisco Aparecido Cordo. Composta a Mesa Diretora de trabalhos e para a partir deste instante coordenar os trabalhos , com a palavra o Sr. Coordenador da Mesa, Deputado Lelo Coimbra. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Boa tarde a todos. Sejam bem-vindos aqueles que no estavam pela manh. Dando sequncia aos trabalhos, teremos 15 minutos por palestrante. Como somos muitos, eu gostaria de que ns tentssemos seguir o ordenamento, at para ganhar tempo nos debates. Passando adiante, peo que fique vontade o Professor Srgio Roberto para a sua apresentao. O SR. SRGIO ROBERTO KIELING FRANCO - Boa tarde a todos. Em primeiro lugar, agradeo Cmara dos Deputados o convite para estar neste evento, que extremamente importante. Hoje, pela manh, ns tivemos uma ideia da importncia deste debate e do seu alcance. Agora tarde, com essa srie de falas, vamos ter uma noo um pouco melhor sobre at onde vai a participao do Brasil nesse processo todo. Vou centrar a minha fala no Sistema de Acreditao de Cursos Universitrios do MERCOSUL, o Sistema ARCU-SUL, processo que se est fazendo no mbito do MERCOSUL e dos pases associados. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Professor, houve um equvoco. Para que no se comprometa o seu trabalho, retifico que no sero 15 minutos, mas 30 minutos. O SR. SRGIO ROBERTO KIELING FRANCO - Fico um pouco mais aliviado. Esse o processo do MERCOSUL, que se est constituindo e implementando agora. Antes de comear propriamente a minha fala sobre o sistema, preciso fazer alguns esclarecimentos, at por uma questo de vocabulrio, devido diferena entre os termos em espanhol e em portugus usados, inclusive quanto tradio nossa, no Brasil, em relao a esses processos.

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Por um bom tempo, a Secretaria de Educao Superior do MEC traduzia a palavra acreditao ou acreditacin por credenciamento. Se os senhores olharem os documentos mais antigos do MEC que vou citar, vo perceber que eles falam de credenciamento, e no de acreditao, o que est perfeitamente correto do ponto de vista lingustico, porque acreditao dar crdito, e credenciar dar crdito. O problema que, no Brasil, credenciamento tem outro significado tambm. Ento, resolvermos usar a palavra acreditao, at para fazer a diferenciao. Portanto, vamos deixar bem claro isto: na legislao brasileira, para as instituies, temos o processo de credenciamento da instituio, quando a instituio recebe o aval governamental para poder funcionar. E, de tempos em tempos, ela renova esse credenciamento. Para os cursos no Brasil temos o processo de avaliao, e no de acreditao. Fazer um processo de avaliao significa o qu? Significa que todos os cursos passam por um processo de avaliao e tm conceitos de 1 a 5, na escala do SINAES, que definem o nvel de qualidade o que no o processo de acreditao. J vou chegar acreditao. A avaliao que se faz no SINAES indica a qualidade. Ela um processo, sim gosto muito da palavra, um espanholismo , de asseguramento de qualidade, no tanto garantia de qualidade. Quando se fala de garantia de qualidade, d-se impresso de que a qualidade j existe e que s preciso garantir que ela permanea. No, tenho de fazer um processo de conquista de qualidade, de transformar a qualidade em algo que se constri. A avaliao serve para isso? Serve tambm. Contudo, associamos muito, at pela histria com Brasil, os processos de avaliao com os processos regulatrios, que o processo de autorizao para comear um curso hoje tambm algum fez uma pergunta sobre isso; o processo de reconhecimento do curso, para, depois de j ter comeado, saber se o curso mantm a qualidade proposta, a fim de que se possa dizer: Esse diploma ter validade. A validade legal do diploma um processo regulatrio, pertence ao Ministrio, que, pela atual legislao brasileira, usa como base principal, mas no nica, os dados da avaliao. Um processo de acreditao um processo que no tem necessria ligao com o processo legal. O mais prximo que ns, no Brasil, j conhecemos de

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

acreditao ocorre quando se fala das normas ISO em relao s empresas. Isto uma acreditao. Confere-se um selo de qualidade: Aqui tem qualidade. Uns tm mais, outros tm menos, mas naquela se garante que h qualidade. Quanto quela instituio que no se submeteu acreditao, no se pode dizer que ela no tem qualidade, mas no se pode garantir que ela tenha qualidade. Aquela que se submeteu e realmente demonstrou que tem qualidade recebe o selo de acreditao. Essa diferena importante. Ns estamos entrando, no MERCOSUL, num processo de acreditao, portanto no um processo automtico de se ter validade legal, mas ter indicativo de qualidade. Na apresentao, isso vai ficando ainda mais claro, mas esse esclarecimento inicial era importante. Em primeiro lugar, embora o Sistema ARCU-SUL seja novo, ele vem sendo implantado h muito tempo, um processo bastante antigo. Desde que foi criado o setor educacional do MERCOSUL, discute-se a questo da garantia de qualidade. medida que esse processo foi amadurecendo, surgiu a proposta de se criar um mecanismo experimental de acreditao, o MEXA aqui no Brasil tambm chamado de mexa. No seminrio de avaliao do MEXA, feito no Rio Grande do Sul, em Gramado, havia l no quadro de controle eltrico, nos disjuntores, uma placa bem grande dizendo: No mexa. O pessoal dos outros pases ficou preocupado: Existe alguma manifestao contrrio ao MEXA no Brasil? No, no! No mexa para no mexer! Nada tinha a ver com o MEXA. O MEXA, que ento experimentalmente submeteu a um processo de acreditao, por meio de um processo de avaliao para definio da possibilidade de acreditao, cursos de agronomia, engenharia e medicina. Ao se avaliar, verificou-se que se encontrava reconhecimento da competncia cientfica. A execuo coordenada e solidria conseguiu-se fazer. possvel fazer uma execuo solidria e coordenada entre os pases. Isso tem a ver com aquilo que foi falado bastante hoje pela manh, a questo da necessidade de confiana mtua. Notou-se que esse processo de acreditao conjunto fomentou a constituio de comunidades acadmicas, e as instituies manifestaram interesse, sim, em que haja um processo de acreditao.

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Resumidamente, analisando-se todo o processo do MEXA, viu-se que vale a pena fazer. Temos como fazer, contudo, como aquela histria do homem de 6 milhes de dlares, s no havia dinheiro, mas o resto havia. Temos capacidade, tecnologia, temos tudo para poder fazer. Ento, cria-se o Sistema ARCU-SUL, que, como est no ttulo, o Sistema de Acreditao Regional de Cursos Universitrios do MERCOSUL. O sistema tem alguns pressupostos bsicos. O primeiro deles o respeito legislao de cada pas. Isso significa, de imediato, por exemplo, em relao questo de revalidao do diploma um dos pontos deste seminrio , que o resultado do sistema de acreditao no vai interferir diretamente no processo nacional de cada pas de revalidao de diploma, o que no quer dizer que ele no possa instaurar uma discusso para o aperfeioamento desses processos. Esse um acordo internacional que tem como princpio respeitar a legislao de cada pas. Um dos pontos importantes na criao do Sistema ARCU-SUL a criao da Rede de Agncias Nacionais de Acreditao. Como disse hoje de manh a Sra. Maria Jos, esse um processo muito recente, em alguns pases; em outros, j mais antigo, mais consolidado. Em todo caso, os vrios pases comearam a se organizar e definir as suas agncias de acreditao. Hoje os pases que participam, alm dos quatro do MERCOSUL Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai , a Bolvia e o Chile, agora a Venezuela tambm est incorporando-se, em funo de estar pleiteando a vaga no MERCOSUL, desses todos, ainda o Uruguai no tem uma agncia organizada e a Venezuela est um pouco mais avanada. Acredito que num espao de mais um ou dois anos, todos os pases estaro com agncias completamente estabelecidas. Em todo caso, todos eles j tm medidas legais de implantao das suas agncias de acreditao. No Brasil, quem exerce essa funo a CONAES, como rgo coordenador do sistema de avaliao. A execuo do processo de acreditao se d pelas agncias nacionais. Trata-se de um processo interacional, mas cada pas coordena a execuo desse processo no seu pas. O Selo de Qualidade MERCOSUL ainda entre aspas , pelo menos ainda, no um selo de excelncia, um selo que confere qualidade. Diz o seguinte: Aqui tem qualidade. E, como princpio, os requisitos de qualidade

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

exigidos no selo MERCOSUL tm de ser superiores aos mnimos exigidos em cada pas. Por isso, no Brasil, a CONAES definiu que, para participar do sistema de acreditao, deve-se ter pelo menos o conceito 4 em algumas das avaliaes do SINAES. Deve-se ter a nota mnima, necessariamente. Continuando nesses pressupostos bsicos, esclareo que o sistema uma poltica vinculada ao setor educacional do MERCOSUL, est vinculado aos planos operacionais do setor. Estamos buscando formas de assegurar a sustentabilidade do sistema, o que uma questo complicada, porque esse um processo internacional. H possibilidades vislumbradas, mas ainda difceis de serem executadas, como o Fundo MERCOSUL, o Banco do Sul, etc., coisas que ainda precisaro ser operacionalizadas. Quanto interao permanente entre o sistema educacional, o sistema de acreditao e as reas correlatas como, por exemplo, para se resolver essa questo do livre trnsito profissional , no a rea de educao que decide. a rea que discute as questes de trabalho que tem de decidir. Tambm j existe uma discusso estabelecida com a rea de sade. Precisamos fazer isso de forma devidamente acertada entre as vrias reas do MERCOSUL. E a meta a avaliao. Afinal, se um sistema que pretende avaliar, tem que ser avaliado tambm isso. A avaliao de cursos, ento, inicia-se com o MEXA nestas trs reas: medicina, engenharia so cinco grandes reas de engenharia e agronomia. Com o Sistema ARCU-SUL, acrescentam-se a esses trs primeiros arquitetura, enfermagem, veterinria e odontologia. Isso ocorre no momento atual. Nesse plano operativo do MERCOSUL, esto definidas essas sete reas para serem acreditadas. Como veremos logo adiante, podero ser acrescidas outras reas. Esse um processo complexo, que envolveu trabalhos de representantes de vrios pases para se montar esse processo dos prprios critrios de qualidades, os instrumentos, a formao dos avaliadores, etc. Vamos analisar os princpios gerais desse sistema. Primeiro, a acreditao resultado de um processo de avaliao. Aqui h algo muito importante. No um processo simplesmente burocrtico, um processo

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

de avaliao em que h uma autoavaliao que o curso faz, internamente, e que h uma avaliao externa, que vai verificar a situao e vai poder certificar a qualidade acadmica dos cursos. Como foi dito hoje de manh, ao se fazer um processo de acreditao, estou certificando a qualidade acadmica, no a qualidade profissional daquele sujeito que est saindo formado naquele curso. A criao do sistema respeitar as legislaes de cada pas e a autonomia das instituies. Portanto, no camisa-de-fora, no uma ideia de uniformizao de currculos, como alguns chegaram a pensar. O Sistema ARCU-SUL abranger as titulaes. Titulaes so as reas. No Brasil, usamos mais a expresso rea. O que Engenharia? Engenharia no um curso s, so vrios cursos que existem, uma rea. Por exemplo, h o ttulo de engenheiro. Assim se entende essa questo da titulao. A definio de quais reas sero incorporadas no sistema passa pela discusso do sistema educacional do MERCOSUL e, portanto, tem que passar pela aprovao da reunio de Ministros. Tm prioridade aquelas reas que requerem o diploma universitrio como condio para o exerccio profissional, mas no exclusivamente. Na ltima reunio da RANA foi levantado pelo Chile o seguinte questionamento: por que no se fazer, incluindo o processo de acreditao, a formao de professores, um problema do MERCOSUL e de toda a Amrica Latina, qui do mundo todo? claro que esse um processo de discusso que ainda precisa ser feito, a ponto de se poder definir realmente que reas vamos poder incorporar, alm das j existentes. O sistema dar garantia pblica, na regio, do nvel acadmico e cientfico dos cursos. muito importante frisar isto: estou dizendo que, tendo sido feita aquela avaliao, passado todo o processo, verificou-se que o curso de engenharia mecnica da universidade x tem qualidade. Ento, confere-se a acreditao para esse curso, porque ele tem qualidade acadmica e cientfica. Isso ter consequncias, mas, como foi dito antes, no uma consequncia individual. E no uma consequncia tornar-se automtico o processo de revalidao de diploma, que depende tambm de outros processos. A ideia que o sistema v incorporando outras reas. Isso j foi dito antes.

10

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

A acreditao vai-se realizar de acordo com o perfil do egresso. Esse um dos pontos fundamentais. Nesse ponto, vem a questo do respeito diversidade das instituies e dos cursos e a autonomia das instituies. Ao mesmo tempo, h a verificao de quem so realmente aqueles que participam desse processo. Por exemplo, cito um caso recente em relao questo da agronomia. A Bolvia tem vrios nomes distintos para a agronomia. Analisando-se o perfil dos egressos nesses cursos, foi possvel definir que alguns daqueles cursos se encaixavam no que se espera de um curso de agronomia, e outros no. Dessa forma, existem outras diferenas que veremos mais adiante. Na rea de engenharia, por exemplo, isso bastante complexo. Temos aqui o perfil do egresso e os critrios regionais de qualidade. No so critrios nacionais, so regionais, comuns, elaborados por comisses consultivas, por especialistas da rea que se renem em cada pas. Depois renem-se os pases em conjunto, para chegarem a um acordo sobre os indicadores que dariam uma noo da qualidade do curso, mas com todo o cuidado, no sentido de se respeitar as diferenas. Inclusive, em algumas reas, existem diferenas de vocao regional. No h como fazer cursos iguais. Essas comisses consultivas so indicadas pelas instncias do MERCOSUL, a RANA em primeiro lugar e as CRS-ES. O processo de acreditao contnuo, com convocatrias peridicas. De que maneira pode se entender isso? Que essas convocatrias no podem parar. Uma vez que um curso est acreditado tenho que dar oportunidade para que ele volte a ser acreditado, para que seja renovada essa acreditao. Essa acreditao tambm tem um prazo de validade. A participao na acreditao voluntria, por parte da instituio. Ainda esto abertos alguns editais no Brasil. Cada pas chama as instituies para se apresentarem. claro que s podem participar do processo de acreditao instituies oficiais reconhecidas no pas de origem, para que no sejam usadas como atalho para coisas um pouco complicadas. Aqui repete-se um pouco a questo dos critrios regionais de qualidade. Existe uma autoavaliao, porque uma boa avaliao de curso universitrio tambm necessita de um processo de autoavaliao, e o dilogo entre o processo de avaliao externa e interna. Quem faz essa avaliao externa so comits de pares.

11

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Costumamos brincar que so comits pares de 3. Esse 3 mpar, mas, em todo caso... So tambm professores universitrios das reas especficas e que tm um representante do pas, da instituio, e 2 estrangeiros. Ainda existe um acordo para que haja um mximo de circulao de avaliadores. Ou seja, no podemos resolver assim: para facilitar a nossa vida vamos chamar s os argentinos para fazer a nossa avaliao. No. Temos que chamar os bolivianos, paraguaios, uruguaios, argentinos, venezuelanos e chilenos. Todos eles devem fazer esse processo de acreditao. Os nossos avaliadores tambm vo passar por todos os pases fazendo esse processo. A vigncia, a validade dessa acreditao de 6 anos. O que significa isso? Se hoje, dia 24 de agosto, for outorgada a acreditao de um curso x, significa que todos os que se formarem a partir de hoje tero esse selo de qualidade. Se a turma se formou ontem, no tem selo de qualidade. Tenho que colocar uma data limite de validade. E quem se forma hoje de noite j entra nesse critrio? Sim. Mas como? No comeou hoje? Acontece que essa avaliao leva em conta todo um processo que vem acontecendo. No um processo s de agora. Durante esses 6 anos, todos os diplomas emitidos naquele curso, naquela instituio, tero esse selo de qualidade, que vai ter como benefcios principalmente a questo da mobilidade estudantil; mas tambm pode dar margem a um processo de facilitao, de atalhos para um processo de revalidao de diploma. claro que cada pas vai definir como ir proceder. Quanto tempo ainda tenho, Sr. Presidente? O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Faltam 10 minutos. O SR. SRGIO ROBERTO KIELING FRANCO - Faltam 10 minutos? Estava correndo, achando que estava atrasado. Esqueci-me de marcar no relgio. Bom, at agora falei sobre as informaes gerais. Peguei o que est no acordo internacional e coloquei nesta apresentao. Quais so as nossas perspectivas futuras diante desse processo? Em primeiro lugar, o alargamento do espectro dos cursos acreditados. Temos hoje 7 cursos e esperamos ter mais cursos que podero ser acreditados. uma discusso que vai comear provavelmente no ano que vem para a preparao do prximo

12

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

plano quinquenal do MERCOSUL, que poder ter a definio de que outras reas sero incorporadas, o que depende no s de boa vontade e de anlise, mas tambm de capacidade operacional, porque no um processo to simples assim, envolvendo todos esses pases. Uma outra perspectiva, algo que j est se sentindo com muita clareza, o fortalecimento das entidades ou instncias nacionais de avaliao e acreditao. Vou pegar o exemplo do Paraguai, pas em que a agncia nacional de acreditao foi criada j enquanto se estava montando o processo do ARCU-SUL. Se pegarmos a lei que instituiu a agncia paraguaia e o sistema ARCU-SUL, veremos que tudo est muito ligado, h uma sintonia muito grande. E a tendncia de que essa sintonia v se espalhando pelos outros pases e que as prprias agncias de acreditao, que tm sempre seus problemas, porque a definio clara do que um rgo que de Estado mas no de Governo... Toda agncia de acreditao precisa ter esse papel, essa semi-independcia do processo governamental. Isso vai ficando cada vez mais claro quando se participa de um processo de nvel internacional, que no restrito ao seu pas. Um terceiro ponto importante a convergncia entre os processos nacionais e regionais de acreditao. Ora, se comearmos um processo de avaliao de acreditao internacional, que implica avaliao externa, avaliao interna, que so as metodologias que se usam tambm em um processo nacional, teremos que encontrar caminhos de convergncia. No seria cabvel que um processo de acreditao regional acreditasse um curso que fosse reprovado na avaliao nacional. Isso se pode fazer com barreira de entrada, mas principalmente havendo uma sintonia entre os processos que esto sendo estabelecidos. E, de certo modo, a possibilidade dessa aproximao muito grande, porque as nossas experincias latino-americanas tm certas marcas comuns. O Brasil tem um papel importante nesse processo porque uma fonte inspiradora muito grande, no a nica de todos esses processos da Amrica Latina e do processo do MERCOSUL a nossa experincia, que tem uma marca muito grande do PAIUB no comeou com o PAIUB mas ele deu uma marca muito importante a esse processo. Se formos olhar todo o processo que est na concepo dos sinais e o processo que est no ARCU-SUL, veremos muitos pontos de encontro. No so a

13

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

mesma coisa porque um processo de acreditao, outro de avaliao, mas h pontos de encontro. E a poderamos at levantar questes pensando mais adiante. Talvez, no futuro, o Brasil caminhe tambm para um processo de acreditao nacional, substituindo ou complementando o processo de avaliao. Temos visto, no processo brasileiro, a utopia dos sinais de que poderemos avaliar todos os cursos e todas as instituies. Vimos a dificuldade de se executar isso. Criaram-se ento estratgias para poder dar conta de avaliar tudo. No d para avaliar todos e em todos os ciclos. Mas talvez alguns processos de acreditao pudessem nos direcionar e nos dar uma outra perspectiva de como fazer os processos avaliativos e as prprias consequncias regulatrias disso. Um outro ponto a questo do reconhecimento internacional do sistema. A Maria Jos mostrou hoje de manh a questo das redes que j existem. J h um incio de conversao em relao a: Bom, se ns temos um sistema de acreditao srio no MERCOSUL, por que no se pode melhorar e fazer com que o processo europeu converse com o nosso processo? A IASE tem feito um pouco essa ponte com o processo europeu. Sem um processo regional consistente e consolidado, no se avana para isso. Eu acho que os processos bilaterais so extremamente importantes. Vrias das universidades, em vrios dos pases, fazem processos bilaterais, mas um processo conjunto, coordenado por um grupo de pases, tende a ter uma consistncia que ajuda muito mais esses processos a avanarem. Uma outra questo importante: eu sou da rea de educao e um tema que andou caindo um pouco em descrdito, do qual poucos programas de psgraduao em educao tm tratado, a questo da educao comparada, que volta como uma rea importante de estudo e produo de conhecimento. J essas mudanas que aconteceram na Europa, o processo de Bolonha, provocaram bastante esse processo. E algo que, em certa poca, era muito estudado nos programas de educao, como hoje o so os sistemas de educao nos vrios pases, comeou a cair no esquecimento e agora volta, e eu acho que essa produo de conhecimento, no s nos programas de educao, mas em todas as reas, especialmente as reas envolvidas ou as que querem se envolver no

14

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

processo de acreditao. Aqui h uma importncia muito grande, uma possibilidade de produo de conhecimento muito grande. O fortalecimento do intercmbio e da mobilidade acadmica. Alis, essa a consequncia automtica, digamos, do processo de acreditao. Quer dizer, a primeira consequncia, a mais imediata, o incremento do processo de mobilidade acadmica, porque, no momento em que eu tenho instituies, cursos que esto acreditados na regio, j existe o mecanismo de mobilidade no MERCOSUL, que o MARCA, que utiliza como critrio exatamente cursos que tenham passado pela acreditao do MERCOSUL, e que agora, com o sistema do ARCU-SUL, tende a crescer, alm de outras propostas que j esto em estudo no MERCOSUL e que podem se tornar muito efetivas, muito enriquecedoras do processo educacional na regio. Por exemplo, processos de dupla diplomao sem precisar passar por um acordo bilateral todo cheio de trabalhos, porque um acordo entre uma instituies acreditadas. E a fazer processos de dupla diplomao, processos de cursos em que a turma toda se desloque de um pas para o outro, processo de mobilidade em que o aluno faa parte do curso em outros pases. Entre cursos acreditados, entende-se que eles j tenham um nvel de qualidade semelhante e portanto pode-se fazer esse tipo de mobilidade com muito mais segurana. Tambm o apoio criao de mecanismos de reconhecimento profissional de ttulos acadmicos, sobre os quais j falei, e o aperfeioamento constante do sistema. O que se espera realmente que esse processo todo seja um processo que v tornando os processos nacionais mais aperfeioados, mais finos no seu trato e tambm que o processo regional venha a se constituir de uma maneira mais efetiva. Ficaram meio fraquinhos os e-mails mas o pessoal que quiser pode entrar em contato. Fundamentalmente, eu acho que isso, j passamos da etapa do ensaio. Estamos agora implementando um processo e as perspectivas que temos, as anlises que estamos fazendo so muito boas. E a prpria participao de instituies brasileiras tm mostrado que h interesse nesse processo. Nem sempre, no Brasil, temos noo da importncia dessa inter-relao com os pases do MERCOSUL. muito comum, estamos muito mais voltados para o Atlntico. Mas vimos riqueza j na variao do MEXA. E agora, terminando o ciclo

15

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

do ARCU-SUL, vai-se avaliar como esse processo aconteceu. Notamos que realmente um processo que tem levado ao desenvolvimento da qualidade, no apenas a garantia de uma qualidade j previamente estabelecida. isso, muito obrigado. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Dando seqncia aos trabalhos, convidamos para fazer uso da palavra o Prof. Adolfo Stubrin, que ter a palavra assegurada pelo mesmo tempo. (Pausa.) O SR. ADOLFO STUBRIN - (Exposio em espanhol. Traduo simultnea.) - Gostaria de agradecer a todos os responsveis pela iniciativa do seminrio e Comisso de Relaes Exteriores pelo convite que me foi feito; Comisso de Educao da Cmara dos Deputados do Brasil e Confederao do Comrcio, que tem uma preocupao extraordinria com o desenvolvimento da educao superior no Brasil e com a integrao latino-americana em termos de educao superior. O meu tema A revalidao de ttulos por acordos bilaterais e multilaterais. Como vocs vero, um tema complicado, difcil. Vou tentar abord-lo com a maior efetividade possvel. Tenho de compartilhar com vocs qual o papel possvel da avaliao e acreditao para a validade dos ttulos com vistas circulao de profissionais entre pases da Amrica Latina. Trata-se de assunto complexo, delicado. Esses processos esto bem adiantados, como acabamos de ouvir do Prof. Franco e de outros apresentadores no perodo da manh sobre as convergncias acadmicas, institucionais, a questo da qualidade da educao superior poderia apoiar esse salto, esse passo em direo ao reconhecimento dos ttulos. Para tanto, vou dar continuidade, na verdade, apresentao do Srgio Franco e me referir a alguns detalhes que estiveram na raiz da criao do ARCUSUL. Os senhores puderam ver, pela exposio do Srgio, que o ARCU-SUL um mecanismo realmente dinmico, promissor, interessante para conhecimento mtuo das entidades acadmicas de todos os nossos pases, que apresenta uma srie de perspectivas favorveis para o futuro. Esse processo surgiu no fim da dcada de 90 e teve, entre suas vrias motivaes, a ideia de alguns colgios profissionais de alguns dos nossos pases de

16

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

usar a acreditao internacional como meio para promover a circulao profissional, ampliando o campo de ao profissional dos formados em cada um dos nossos pases. Esse propsito, que se somava aos propsitos de integrao institucional e poltica e de intercmbio acadmico, levou a vrios procedimentos para se chegar prtica. Primeiro, pensou-se em utilizar tabelas de equivalncia entre todos os pases participantes, ideia rapidamente descartada devido sua complexidade e dificuldade de se fazer essa traduo aula por aula ou rea por rea de cada um dos cursos. Depois se pensou na possibilidade de se fazer uma agncia centralizada, ou seja, criar uma superestrutura institucional que fosse capaz de emitir juzo, pareceres de acreditao de valor internacional na nossa regio. Isso tambm foi descartado porque, de forma geral, essas superestruturas no so muito bem aceitas, e o MERCOSUL est sendo desenvolvido com o mximo de economia em termos de burocracia internacional. Tenho a impresso de que isso uma boa ideia. Dessa forma, as pessoas que estavam trabalhando nessa iniciativa comearam a chegar concluso de que essas revalidaes tradicionais eram obstculos e freavam o intercmbio de profissionais e acadmicos para o desenvolvimento de atividades de docentes, de pesquisa, e tambm eram obstculos ao doutorado. Assim, surgiu a iniciativa do Mexa, que o Prof. Franco j explicou. A questo chave do Mexa que pode ser desenvolvida uma atividade internacional com o apoio exclusivo da capacidade institucional de cada Pas. A ideia era de que cada pas tivesse uma agncia nacional, que fizesse parte de uma rede de agncias nacionais, e que a qualidade do trabalho e a capacidade profissional dessas agncias fosse transparente para os outros pases. Consequentemente, haveria reciprocidade no trabalho de avaliao desenvolvido por cada uma das agencias, em cada um dos pases. O fluxo fundamental desse valor internacional dos pareceres de qualidade das agncias nacionais deveria ser a presena de pares, de pases irmos e dos processos nacionais dirigidos por cada agncia, como j foi muito bem explicado pelo Srgio.

17

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Isso levou etapa atual do ARCU-SUL, que ter o desenvolvimento histrico que precisa ter. Nessa etapa, a acreditao regional dos ttulos somente oferece valor acadmico. Reitero que esse valor refere-se atividade de docente, ao desenvolvimento das atividades de ps-graduao e de pesquisa. E isso impulsionou o intercmbio, os processos de mobilidade acadmica dos estudantes e dos professores entre todos os nossos pases. Esses processos de mobilidade acadmica so uma das grandes lies que ns podemos extrair do processo da Unio Europeia, que, como ns ouvimos hoje da nossa colega da Holanda, tem muitos aspectos muito avanados, muito ambiciosos do processo de Bolonha. Provavelmente o que nos fica como concluso indiscutvel que a mobilidade estudantil, quando adquire dinamismo e uma magnitude importante, um processo de aproximao, de comunicao, de aprendizagem institucional muito potente, muito poderoso. Realmente, ns, na Amrica Latina, sentimos falta de poder contar com uma corrente de contatos entre os nossos pases que tenha a envergadura que foi alcanada pela Europa. Parece-nos que essa seria uma das grandes utilidades possveis do ARCUSUL, e um dos deveres que o ARCU-SUL introduz na agenda da Amrica Latina. Referia-me ao grande passo que poderia significar atravessar o limite do intercmbio acadmico, que essa etapa vigente, muito importante. Hoje temos muito trabalho para fazer, e o dia de amanh poder passar para o mbito da circulao profissional. Esse grande passo precisa ser dado por algum, por atores, por sujeitos, por voluntrios institucionais, por acadmicos, por polticos. Quais so esses atores que podem, de certa forma, construir essa circulao profissional entre os nossos pases? Pergunto se poderiam ser as universidades. Aqui foi mencionada a possibilidade de o sistema de duplo diploma entre as universidades prosperar a partir do ARCU-SUL. provvel que de fato assim acontea. Fora do ARCU-SUL, muitas universidades esto colocando em prtica o processos de duplo diploma. um nvel subpoltico de ao pelo qual poderia ser produzida a circulao de acadmicos e tambm de graduados entre os nossos pases.

18

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Outros sujeitos possveis seriam os ministrios de educao, por meio de acordos bilaterais. Os ministrios de educao celebram esse um dos pontos ou assinam esses acordos bilaterais com outros pases. Aqui foi mencionado tambm o caso de Cuba, que trouxe uma experincia importante para a Argentina dos mdicos latino-americanos que faziam seus estudos em Cuba. Esse um caso de acordo bilateral. A Maria Jos tambm mencionou hoje de manh os acordos recentes entre Argentina e Chile, assinados h 5, 6 anos; o acordo bilateral da Argentina com a Colmbia, que nos deixam experincias importantes, sobretudo porque estamos falando de convnios realizados na dcada de 2000, quando os pases j tinham esses processos de acreditao nacional de carreiras e podiam dar esses carimbos nacionais de qualidade sobre o desenvolvimento e a qualidade das graduaes. Consequentemente, os ministrios e escritrios especializados na revalidao dos ttulos podem se apoiar nos julgamentos de qualidade sobre acreditao das carreiras de cada uma das agncias internacionais. A terceira possibilidade so os blocos de integrao. O MERCOSUL uma possibilidade para levar frente todos esses processos. O Pacto Andino tambm poderia fazer esse tipo de trabalho e a organizao que faz ncleo dos pases da Amrica Central na nossa regio latino-americana. Tambm esses blocos de integrao, que so uma caracterstica da nossa poca de internacionalizao, de globalizao, e os grupos educacionais, como pode ser o MERCOSUL. Estamos falando de ncleos dentro dos blocos de integrao especializados no ensino e no ensino superior; poderiam ser tambm ncleos especializados nas atividades comerciais que regulamentam a troca dos servios em cada um desses blocos de integrao; poderia tambm ser uma combinao dos esforos dos grupos especializados em ensino superior junto aos grupos especializados no comrcio de servios. Pergunto: alm de quem, quando isso poderia acontecer? No pode ser no curto prazo, de forma rpida, imediata, mas bom refletir sobre qual seria a oportunidade quando poderia ser dado esse passo. Quando a acreditao internacional do valor acadmico amadurecer e oferecer resultados mais consistentes, mais visveis, mais amplos, mais extensos, acredito que poder ser feita essa aproximao importante. O ARCU-SUL, por exemplo, est avaliando as 2

19

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

primeiras graduaes de um programa de 7 cursos de graduao, 7 especialidades acadmicas que vamos desenvolver at 2011. Como consequncia, tivemos recentemente primeiro frutos slidos. bvio que esperamos que isso se desenvolva muito mais. Quando se exigir a necessidade de intercmbio, os processos de intercmbio so desde j um cho, uma base para estabelecer esse intercmbio acadmico. Se a integrao econmica entre os nossos pases avana, incorpora mais pases, desenvolve-se, tem um desempenho aceitvel para as economias respectivas e muito mais. Ento, isso vai acelerar o momento para se pensar em processos de livre circulao de profissionais ou circulao regulamentada, mas fluida de profissionais entre os nossos diversos pases. Os processos culturais, acadmicos e os processos das necessidades de intercmbio e das convenincias tambm de intercmbio podero alcanar um ponto de convergncia de coincidncia, mas para isso vamos precisar de uma quantidade indefinida de anos, mas bom refletir sobre como podemos participar, intervir, para acelerar todo esse processo sem queimar etapas, fases e sem dar esses pulos no vazio, no escuro. Como poderamos dar esse passo, lev-lo frente? Atravs de acordos bilaterais. J fiz referncia aos recentes acordos entre Argentina e Chile, Argentina e Colmbia. Na realidade, passaram-se diversos anos e no esto oferecendo um saldo positivo. Sim, temos o uso dos acordos, mas no temos esses escritrios, nem as pessoas, nem as instituies em um equilbrio que possamos dizer que j solucionamos o problema da circulao de profissionais entre os pases que assinaram esses acordos bilaterais. Isto , essas ferramentas ainda no esto bem fortes ou talvez a via bilateral no seja a mais adequada para chegar a esses objetivos. Atravs de pontes entre blocos regionais, pensamos tambm muito na possibilidade de que os pases do MERCOSUL, os Pases do Pacto Andino, os pases da Amrica Central e do MERCOSUL possam aproveitar os desenvolvimentos de integrao que cada um faz. Dessa forma, gerar algum tipo de passarela ou de ponte que possa permitir a ampliao dos espaos desses blocos

20

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

subrregionais para alcanar esses limites gerais da Amrica Latina. At hoje, essa apenas uma possibilidade. Poderamos explor-la mais. Nos tratados regionais especficos poderamos aprofundar a via ARCU-SUL do MERCOSUL, tentando ampliar o MERCOSUL atravs dos pases associais, depois com a Venezuela. Agora, temos a firme solicitao da Colmbia de que apresentar uma nota formal para incorporar as universidades desse pas s atividades do ARCU-SUL e solicitar tambm incorporao da CNA na rede agncias de acreditao do MERCOSUL. A Colmbia no pertence ao MERCOSUL, no membro e no nem sequer associado, mas isso poderia tambm ser uma perspectiva interessante. Enfim, acho que ns temos que pensar nas metodologias e nos procedimentos para poder concretizar isso em prazos razoveis. E talvez as variantes e as perspectivas vo sendo abertas na medida em que ns avanamos. Portanto, ns precisamos estar muito atentos e aproveitar esses caminhos que podem surgir, essas portas que se abrem no trajeto. Vou explorar agora a via bilateral. Parece que essa muito desenvolvida na Europa. No acredito que entre a via bilateral e a multilateral haja algum antagonismo. Parece-me que poderia haver uma complementao, mas a via bilateral manifesta as prprias promessas. Temos muitas pessoas entusiasmadas para essa ponte entre um pas e outro, ou com um terceiro pas ou outros dois pases de forma separada, e assim fazer esse tecido que possa conectar toda a regio. No caso da Argentina, o que j expliquei foi que temos esses exemplos bilaterais que at hoje no foram muito dinmicos, mas temos bilaterais especficos quando se trata de todas as disciplinas, apenas faz alguma referncia a uma em especfico. No caso da Argentina e de Cuba, para solucionar o problema dos argentinos que cursaram Medicina, foi firmado um acordo bilateral especfico. E tambm para ser utilizado nessa categoria de acordo bilateral de mo nica, porque esse um reconhecimento que a Argentina faz sob certas circunstncias. Mas os cubanos no fazem o reconhecimento dos ttulos argentinos, talvez porque no h interesse social direto, porque nesse caso no h aspiraes da necessidade tambm de

21

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

mdicos argentinos ou talvez as normas cubanas no faam fceis tambm a acreditao dos mdicos argentinos em Cuba. A ideia de pensar em acordos bilaterais num passo frente, como a cabea do ponte entre os subgrupos regionais de integrao, isto , dois pases que se ofeream para fazer operaes piloto para que os outros pases possam observar o desempenho desse convnio bilateral e depois adot-lo aps a aprovao da eficincia, o que no tem nenhum tipo de inconveniente. Essa outra varivel sobre a qual poderamos pensar. Por ltimo, os acordos de carter bilateral que um pas possa fazer com um bloco internacional de pases extrarregionais. Aqui foi mencionado o caso dos pases da Amrica Latina que assinaram acordos de preferncia comercial com os Estados Unidos, com o NAFTA. No mbito desses acordos, como poderiam ser os casos do Chile, Colmbia ou Peru poderamos ter uma clusula sobre o intercmbio dos profissionais. Isso poderia acontecer no caso de alguns dos nossos pases com a Europa ou com a sia e o Pacfico. Enfim, so apenas opes da via bilateral. A via bilateral de qualquer forma tem suas vantagens e desvantagens. Eu fao referncia s possibilidades e limitaes da via bilateral. O potencial que muito mais simples assinar um acordo entre dois pases. O limite que, uma vez assinado o acordo, desenvolve-se um caminho de formiga entre os dois pases. Mas para os que apostam que o desenvolvimento seja produto da integrao e da comunicao dos blocos regionais, parece ser pouco que haja essa rota, esse caminho entre os dois pases e os benefcios da integrao. Parece-me difcil que possam manifestar-se atravs dessa via. Agora, vou fazer anlise da via multilateral. Isso precisa de condies muito mais amplas da poltica internacional. No poderia ter sido possvel a ARCU-SUL e a Agncia de Acreditao do Mercosul se no existisse o MERCOSUL. O MERCOSUL um tratado de comrcio internacional, um tratado de aproximao das economias e do comrcio dos pases. E, como consequncia, h as condies de poltica internacional, essas so fundamentais para poder pensar nesse caminho. Isso implica desenvolver com simetria a qualidade acadmica dos pases e a confiana de uma rede de agncias nacionais de acreditao, se h heterogeneidade e a qualidade dos pases que desenvolvero essa atividade de

22

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

cooperao entre a integrao. muito difcil ento que nesse caso possa prevalecer a confiana e possa ser realizado esse passo. Por outra parte, se em alguns pases pudesse haver desequilbrios internos de qualidade com relao a padres mundiais, o que provavelmente seria intil, inclusive at pensar nesse tipo de desenvolvimento. O fato de pensar no caminho multilateral, ns estamos comprometendo no apenas em ter um mecanismo de circulao de profissionais ou de mobilidade de estudantes, ns estamos nos engajando em um mecanismo de cooperao para garantir os nveis mnimos de qualidade de desenvolvimento dos sistemas universitrios e das comunidades acadmicas de cada um dos nossos pases, por intermdio da cooperao e do apoio que os pases com mais vantagens possam oferecer aos mais atrasados. E isso que faz funcionar a solidariedade de um bloco regional. Pelo menos essa a manifestao da Europa, onde os blocos regionais que esto mais avanados devem ter essa preocupao pela sorte acadmica e cultural dos outros pases que fazem parte do bloco e uma disposio de ajuda para que todos estejamos no mesmo nvel. Isso precisa de amadurecimento, integrao comercial e regional. Eu j falei sobre esse tema e a potencialidade da via do caminho multilateral, parece-me que muito alto para as regies. O estado atual da mundializao. A mundializao manifestada atravs de uma seleo de protagonismo dos pases, nas primeiras pginas da poltica e da economia internacional. Essa seleo obriga que os pases possam somar-se em blocos regionais para melhorar o nvel de protagonismo. Essa uma lio que a Europa oferece ao resto das regies e acredito que essa a origem central pela qual os blocos regionais, enquanto houver essa comunidade cultural e afinidade dos interesses e a amizade entre os povos, essa a forma com a qual podemos, todos os pases, participar em condies equitativas na poltica e na economia mundial. Portanto, acredito que tenho potencialidade de pensar a regionalidade em termos de poltica de ensino superior. As limitaes so o tempo, o esforo, o trabalho que demanda conseguir um acordo multilateral. Isso muito maior que fazer 3 ou 4 convnios bilaterais para o nosso prprio pas. Isso muito mais complexo, d muito mais trabalho. Mas na escala regional esse o desafio, o

23

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

desafio que na educao, no ensino superior, e poderia dizer que na educao geral, nas polticas de forma geral tambm isso vale pena enfrentar. So necessrios alguns requisitos. Ns temos de identificar o objetivo que gostaramos de alcanar atravs da via regional. Ns teramos de estabelecer uma coincidncia de metas entre todos os pases participantes e no poderia ser desenvolvido um processo de escala regional com os objetivos que no semelhantes. Cada um dos pases deve ser muito transparente no que quer obter do processo e os outros pases devem estar par e tudo deve ser concordado. Devemos traar uma estratgia de construo, no so coisas que se fazem apenas com boa vontade ou simplesmente com o esprito de coincidncia. Ns precisamos de tcnicas polticas, diplomticas para poder levar frente todos esses processos de difcil construo institucional. Tambm destaco 4 princpios modestos mas que so primordiais, essenciais para dar essa escala regional e essa base slida. Primeiro utilizar a acreditao como suporte. Aqui j falou-se muito sobre o peso da acreditao como um procedimento para estabelecer a qualidade das graduaes e faz-las de valor universal. Esse um procedimento acadmico, eficaz e que estamos todos os dias colocando prova com as inovaes. E parece-me que esse um principio muito bom para poder imaginar essa multilateralidade de cooperao tambm na Amrica Latina, no ensino superior. A revalidao como passaporte, a ideia de que o dia de amanh quando o processo de reconhecimento recproco e a acreditao de qualidade possam prosperar e sejam consolidados. Ns poderamos fazer essa revalidao como um passaporte. O que quero dizer com isso? que a revalidao ser sempre uma mola dos pases, uma poltica dos pases e no da poltica educacional do pas, da poltica internacional dos pases. como uma mola dos ministrios de relaes exteriores, do trabalho, dos governos de forma geral. So os pases que definem a poltica de imigrao e no os sistemas educacionais e, como consequncia, uma coisa poder dar a legitimidade substancial a um passaporte e outra coisa que o fato de morar depender de cada um dos pases. E a impacincia dos gestores dessas ferramentas no pode tirar a ateno, que cada pas regulamente os seus processos, se abre ou no suas fronteiras para a radicao de pessoas de outros pases.

24

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

O caso europeu paradigmtico. As medidas europias tm dificultado a migrao extrarregional nos ltimos anos, na medida em que a crise financeira internacional assim tem demandado. Os relatos da nossa colega holandesa sobre a atitude italiana perante os processos de revalidao enviados pelo Convnio de Lisboa mostram que as coisas funcionam assim, que esse princpio deve estar presente. A deciso nacional como impulso e o Direito Internacional como regra. Isto , quando as decises nacionais chegarem a um ponto de coincidncia, acredito que o Direito Internacional o que ter de fazer-se presente, sancionando e depois regulamentando todas as relaes que sejam estabelecidas. Vou fazer uma breve referncia ao Convnio Regional UNESCO de 1974, que fracassou notoriamente. O Convnio Regional UNESCO de 1974 primo irmo do Convnio de Lisboa, a que se referiu Marjorie. Dessa forma, ns, da regio latinoamericana, contamos, no sistema jurdico internacional, com esse convnio, que ainda est em vigor. Alguns pases o denunciaram recentemente, mas razovel que o tenham feito porque funcionou muito pouco, ou, de fato, no funcionou. Pergunto-me por que fracassou. Para chegarmos a concluses vlidas para o futuro, temos de aprender com o que nos aconteceu no passado. O que se diz que no sculo XX os Presidentes da Amrica Latina assinaram, alm desse tratado, inumerveis iniciativas em vrias oportunidades. Desde 1921, at hoje, podemos contar entre 10 e 15 acordos celebrados com assinatura de Presidentes ou Ministros de Relaes Exteriores para circulao livre de ttulos profissionais na nossa regio, e todos fracassaram. Dessa forma, temos de ter presente esse peso sobre nossas costas. Pergunto-me: o que aconteceu em 1974? O Convnio estava avanado para a poca? Hoje se estaria em melhores condies de se pensar nisso? Faltavam avaliao e acreditao como fontes de legitimidade? Ele estava dissociado da produo e do comrcio internacional? No houve uma gesto contnua, intensa e eficaz por parte de um grupo internacional, ou de organismos internacionais, ou plurinacionais, que tivessem em suas mos a sorte do convnio? Enfim, um novo Convnio Regional UNESCO, ou de outros organismos internacionais, que pudesse cobrir todos os nossos pases poderia ter xito?

25

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Acredito que sim, embora eu seja muito prudente nesse sentido. No sou muito otimista, mas acredito que sim, se a qualidade acadmica nacional e a cooperao regional forem convergentes; se se conjugarem avaliao e acreditao com confiana internacional; se a integrao acadmica e a integrao comercial forem confluentes e se o controle nacional sobre os mercados de trabalho e um espao regional de intercmbio de pessoal qualificado forem coordenados, ou seja, se o controle nacional sobre os mercados de trabalho, que uma prerrogativa de soberania nacional, e o espao regional de intercmbio de pessoal qualificado forem coordenados de forma adequada. Enfim, muito obrigado pela pacincia. Peo desculpas por exceder-me no tempo. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Obrigado, Sr. Adolfo Stubrin, por sua contribuio. Dando seqncia, convidamos Paulo Roberto Wollinger para fazer sua palestra. O SR. PAULO ROBERTO WOLLINGER - Boa tarde a todos. O debate sobre harmonizao da educao superior na Amrica Latina, de que o Brasil vem participando intensamente, um desafio importante e fundamental que precisa ser enfrentado. A discusso tambm vem ocorrendo em outros continentes, e o Brasil tem acompanhado os muitos eventos e desdobramentos que tm ocorrido nos ltimos tempos. Para falar em harmonizao, preciso algum entendimento sobre o que acontece em cada pas. Talvez o maior desafio, em relao ao qual eu gostaria de dar minha contribuio agora, se refira a como funciona a estrutura do sistema de educao superior do Brasil e como ele vem-se organizando tambm com vistas a participar da harmonizao necessria no continente latino-americano. Afirma-se muitas vezes que o Brasil um pouco demorado em participar desses eventos, que alguns pases do MERCOSUL j poderiam ter agilizado tudo isso, mas, em geral, tais comentrios vm de quem conhece pouco a educao superior do Brasil, ou pouco a educao superior de cada pas. Os dois colegas que me precederam fizeram argumentaes bastante ponderadas e coerentes sobre o que j aconteceu, o que vem acontecendo e o que

26

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

ainda precisa acontecer. Gostaramos de dar nossa contribuio sobre os desafios que o Brasil tem no processo de busca da qualidade da educao superior para participar inclusive desse processo. Temos alguns desafios prementes e em curso que precisam ser conhecidos e partilhados quando se discute harmonizao dos sistemas de educao. Um deles garantia da qualidade. Apenas em 2004, qualidade na educao superior passou a ser questo de Estado no Brasil. Com a promulgao da Lei n 10.861, a Lei do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior SINAES, o Estado brasileiro assumiu definitivamente a viso de qualidade como questo de Estado, e no mais apenas questo de Governo ou dos sistemas, como se vinha considerando anteriormente uma longa histria de busca da qualidade da educao superior brasileira. Assim, pela primeira vez o Estado brasileiro e o Congresso Nacional decidiram que o tema central na qualidade educativa do Brasil. Com o advento e a consolidao da lei do SINAES, um sistema grande e complexo se implantou ainda est em implantao, podemos dizer. O Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior implica a avaliao de estudantes para se qualificar o processo de aprendizagem; a avaliao de cursos para se qualificar o processo de ensino e tambm a avaliao das instituies para que tenhamos compreenso das articulaes dos vrios sistemas formativos que temos no Brasil. Ento, trata-se de um grande desafio para um pas que no para de crescer em termos de educao superior. Temos uma vantagem. Temos para mencionar vrios pontos que so motivo de orgulho nacional, mas que tambm implicam grandes desafios. A prpria implantao da lei do SINAES desdobra-se em nmeros muito grandes, com os quais no estvamos acostumados a trabalhar no passado recente. Nos ltimos anos a educao superior no brasil tem crescido vertiginosamente, o que muito bom, e ainda precisa continuar a crescer, o que ainda melhor. H atualmente no Brasil por volta de 26 mil cursos de graduao ofertados em cerca de 2.500 instituies privadas de ensino superior, espalhadas por todo o territrio nacional. Temos alguns desafios no setor privado. Outro setor o pblico. A oferta pblica de educao superior expandiu enormemente nos ltimos anos com a criao de 12 universidades federais e 84

27

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

campi universitrios de universidades que j existiam, representando uma expanso de mais que o dobro na oferta de vagas pblicas gratuitas federais no Brasil. Isso sem contar o crescimento dos sistemas estaduais, que tambm tem ocorrido nos ltimos tempos, e a criao de 212 unidades de Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, que tambm trabalham com educao superior em certa medida. A expanso que vem acontecendo no setor pblico tambm tem ocorrido no setor privado. A oferta de cursos de graduao no Brasil s faz ampliar. Todos os dias autorizamos novos cursos de graduao e criamos novas faculdades. Acima de tudo, essas faculdades tm sido criadas no interior, em cidades de pequeno porte, o que muito importante para o desenvolvimento do Pas. Ao passo que no passado se criavam universidades e grandes instituies nas capitais ou em cidades de grande porte, hoje a tendncia maior a criao de faculdades em cidades de 40, 50, 100 mil habitantes, distribudas pelo Pas, o que est disseminando cada vez mais a educao superior por todo o territrio nacional, em todas as Regies. A Regio que mais tem criado instituies de ensino superior o Centro-Oeste, seguida pelo Nordeste, o que significa que se est democratizando cada vez mais o acesso educao superior, seja no espao pblico, seja no privado. Mesmo no espao privado, os programas de ampliao da oferta de vagas gratuitas tm crescido bastante, seja com o PROUNI, conhecido de todos, seja com o financiamento estudantil, o FIES, que tambm oferecido para vagas acessveis s classes mais pobres. Essa ampliao da oferta tem sido importantssima para o Brasil e ainda deve continuar a acontecer. Apesar do imenso crescimento que tem havido nos cursos de graduao, nosso percentual de estudantes de ensino superior ainda muito pequeno: dos atuais 190 milhes de brasileiros, h apenas 6 milhes no ensino superior. Esse nmero dever dobrar nos prximos anos. Repito, em poucos anos dever dobrar o nmero de jovens no ensino superior do Brasil, espalhados por todo o territrio nacional. Isso significa que provavelmente teremos de duplicar a oferta de vagas no ensino superior brasileiro, inclusive com a criao de novas instituies de ensino superior, pblicas e privadas, pelo territrio nacional. um desafio imenso que o Estado brasileiro vem desenvolvendo, e o Governo brasileiro vem investindo

28

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

pesadamente em todos os setores que impliquem aumento da oferta de vagas, incluso social e aumento do percentual de jovens com idade de 18 a 25 anos no ensino superior. Paralelo a isso, temos um passado bastante complicado, com um contingente enorme de brasileiros j fora da faixa prevista para o ensino superior que no o cursaram. A entra o papel da educao distncia, uma oferta fundamental para o desenvolvimento do Brasil, que o de resgatar os adultos que no foram escola no seu tempo para poder cumprir seus cursos do ensino fundamental, mdio, de educao superior ou ps-graduao distncia. um desafio fundamental que o Brasil tem. Hoje, temos mseros 750 mil alunos no ensino distncia e deveramos chegar a pelo menos a 5 milhes de alunos nesta modalidade educativa para acompanharmos o desenvolvimento mundial e oferta da educao superior. Isso s para mostrar o tamanho do desafio que temos pela frente. Em funo da expanso gerada desde 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, encerraram-se os currculos mnimos e hoje os cursos de graduao so criados com bases em diretrizes curriculares, isto , orientaes para a construo de um projeto pedaggico dentro de um conjunto de perfil profissional, de atribuies e de objetivos que um curso superior pode ter. Isso gerou no Brasil inteiro uma grande oferta de vagas no ensino superior, o que foi muito bom para o Pas. Criaram-se novos cursos, novas ofertas educativas, novas modalidades, novos sistemas, procedimentos, mtodos e tcnicas em termos de educao superior no Brasil. Ento, desde a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, a educao brasileira passou por uma grande expanso no s da oferta em termos de vagas, mas de interiorizao, de incluso, de acesso, de permanncia e tambm de criao de novos cursos, programas, projetos e processos de ensino, o que tem sido muito bom. Mas isso tambm tem gerado questes que precisam ser colocadas no momento em que se discute a harmonizao entre sistemas. O Brasil discute tambm hoje a harmonizao do seu prprio sistema. um grande desafio harmonizar as ofertas educativas de ensino superior. Hoje, o Brasil tem oficialmente 3 graus no ensino superior, que so as graduaes tecnolgicas,

29

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

as licenciaturas e os bacharelados. Esses 3 graus possuem hoje pouco mais de 26 mil cursos de graduao espalhados pelo Brasil, que tm quase 7 mil nomes distintos. Isso implica na existncia de muitos cursos de graduao em que o mesmo perfil educativo tem diversos nomes, inclusive alguns conflituosos. Existem cursos de graduao que conflitam com profisses regulamentadas porque inovam parte delas, porque ferem atribuies exclusivas e assim por diante. Ento, a harmonizao no Brasil tambm se faz necessria, e essa discusso vem sendo encaminhada com bastante cuidado, com bastante ateno pelo Ministrio da Educao e todos os rgos envolvidos na educao nacional. Nesse debate de harmonizao dos sistemas brasileiros, quando participamos de um processo como este, comeamos a entender a complexidade que a harmonizao em termos de pases do MERCOSUL, da Amrica Latina e do mundo. Quando se fala em harmonizao, parece muito simples aceitarmos e consolidarmos que estudantes, acadmicos e profissionais possam migrar de um pas para o outro, porm os perfis formativos dos cursos de graduao da Amrica Latina so bastante diversos, como o so tambm dentro do prprio Brasil. Ento, algo que vem sendo discutido com bastante profundidade por todas as instncias. Essa uma questo bastante delicada, porque implica na aceitao da nossa adversidade e dos ajustes que precisaram ser feitos. Hoje o Ministrio da Educao est num processo dos referenciais curriculares nacionais para as licenciaturas e bacharelados. Isso implica em que os quase 7 mil nomes diferentes usados na educao superior devam ser sistematizados em denominaes que reflitam diferentes perfis educativos para que tenhamos algo muito simples no Brasil: um perfil educacional com uma denominao. simples. Num mesmo curso em que temos diretrizes curriculares consolidadas h muitos anos temos uma pluralidade e uma pulverizao imensa de denominaes, que s vezes justificam-se pela criatividade do projeto pedaggico, mas muitas vezes apenas escondem mazelas de fuga de processos regulatrios avaliativos e assim por diante. Ento, isso precisa ser colocado tambm. Nossa contribuio no sentido de que, ao mesmo tempo em que construmos, aprimoramos e consolidamos o nosso sistema nacional de avaliao de educao superior, o Brasil tem estado atento para o que os outros pases da

30

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Amrica do Sul e do mundo fazem nessa direo a fim de que tambm possamos nos harmonizar na construo deste processo. No algo muito simples, nem fcil, porque as opinies divergem bastante, as vises de mundo, ento vimos construindo processos de sucessivos aprimoramentos. Esta talvez seja a estratgia mais democrtica que conseguimos nestas construes: se constri um projeto inicial, se coloca em consulta pblica e se mantm anualmente em avaliao, reviso, complementao e alterao os referenciais curriculares para que a sociedade possa participar das inovaes, dos processos inovadores e da diversificao que a cincia e o desenvolvimento cientfico e tecnolgico e o aprimoramento cultural trazem de oferta de ensino superior. Esse desafio de construo de referencial para consolidar diretrizes curriculares se torna mais complexo quanto menos regulamentao h. Outro desafio que temos na harmonizao a regulamentao de profisses e sua consolidao no mercado de trabalho ou no mundo de trabalho, para ser um pouco mais genrico. Hoje no Brasil temos cerca de 3 mil ocupaes distintas. Destas, apenas 47 so consideradas profisses aquelas ocupaes que tm leis prprias, que em geral tm um conselho profissional e assim por diante. um nmero pequeno em relao ao total de ofertas, mas um nmero com um certo grau de complexidade. Do ponto de vista do mercado de trabalho, a maioria das profisses regulamentadas so reconhecidas e consolidadas pela sociedade e pelo mundo do trabalho. As profisses no consolidadas ou no regulamentadas ainda carecem de muita compreenso em termos de mercado de trabalho. Para darmos dois exemplos tpicos do que temos no Brasil, todo o setor de turismo no regulamentado. No existe qualquer profisso regulamentada no setor de turismo, exceto guia de turismo, que uma profisso tcnica de nvel mdio. Para as demais, no existe lei prpria com conselho etc., o que causa problemas para o potencial que o turstico que o Brasil tem, para os desafios que tem na rea de turismo. Portanto, esta rea de formao, este setor da economia e da cultura precisa de um incentivo grande tambm na rea educacional. Como se constri isso se ainda no h regulamentao? Quando se comea na academia discutindo as formaes, sistematizando-as, sintonizando-as, que o

31

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

que vem acontecendo no Brasil, j se vislumbra um horizonte mais prspero para essas formaes. Outra rea importante em que o Brasil se destaca em termos mundiais toda a rea de computao e informtica. O Brasil hoje o quinto fabricante mundial de software para exportao, mas carece de profissionais neste setor; carece de alguma sistematizao nas formaes tambm. Isto para mostrar os desafios que temos neste sentido: se regulamenta uma profisso imediatamente antes de se consolidar sua oferta no setor produtivo ou se aguarda alguma consolidao no setor produtivo e se regulamenta depois? Esse um desafio que deve ser levado em considerao a cada discusso de projeto de lei nesta Casa sobre regulamentao profissional. Os debates tm sido bastante acalorados e o Congresso Nacional tem participado de forma profunda com todo o Governo destas decises. Trata-se de uma discusso delicada, porque algumas decises, uma vez tomadas, podem ter implicaes desastrosas no futuro. Outra questo bastante premente relacionada ao ensino superior a questo da oferta. J falamos da expanso da oferta, da incluso, interiorizao e diversificao, o que tem sido muito bom para o Brasil, mas a diversificao ainda causa um pequeno problema na formao educacional brasileira e fruto da nossa formao cultural a um fruto no to positivo da nossa formao cultural. Os vcios que adquirimos ao longo do sculo da educao superior no Pas trouxeram para o senso comum, para a viso popular do Brasil, o que um curso de graduao, um curso superior. Isso no imaginrio popular cria srias distores na formao de novos profissionais no ensino superior brasileiro. Hoje no Brasil, nesta oferta de mais de 26 mil cursos, temos mais ou menos 250 diferentes cursos de graduao, considerando todas as sistematizaes que compreendemos nas ofertas de cursos superiores no Brasil. Temos, portanto, 250 atividades profissionais de nvel superior que so demandadas pela sociedade civil, setor produtivo, setor cultural e assim por diante, e o Brasil cria formao universitria para essas demandas. S que esta oferta toda, que inclui quase 6 milhes de universitrios, tem distores graves: 5 cursos de graduao tomam metade das vagas de todo o

32

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

ensino superior brasileiro; a outra metade cobre as demais demandas sociais de graduaes. Essa distoro tem criado um impacto muito grande na oferta e qualidade do ensino superior brasileiro 5 cursos de graduao tomam metade das vagas e a outra metade dividida por 245 formaes de nvel superior. Isso um problema. Significa dizer que em algumas regies do Brasil temos excesso de profissionais de uma mesma formao, no absorvveis pelo mundo do trabalho, e em muitas regies temos uma demanda enorme do setor produtivo por profissionais de nvel superior que no esto sendo graduados. Esse desafio premente na educao superior brasileira, e preciso uma ao coordenada de Estado tambm em direo a isso. papel do Estado, j que a educao dever do Estado, tambm atentar para a diversidade e pluralidade da oferta. Esse um problema que surge quando se discute a harmonizao com outros pases. Ns temos muitas formaes de nvel superior no Brasil que sequer existem em outros pases, em outros so profisses tcnicas, de nvel mdio e que aqui formamos graduados, e vice-versa. Por outro lado, em alguns pases temos profisses de nvel superior que no temos no Brasil; simplesmente no temos essas formaes. Ento, esse conjunto de caractersticas da educao brasileira est presente sempre nas discusses de harmonizao. No algo simples, no fcil como bom, vamos discutir Arquitetura, por exemplo, curso de formao bastante consolidado nos pases do MERCOSUL. O Brasil o nico pas da Amrica Latina que associa Arquitetura e Urbanismo a uma nica formao de ensino superior; os demais pases separam. No Brasil, essa profisso regulamentada por lei. Como se resolve esse conflito? Quando se fala to fcil... Migrao de acadmicos, estudantes e profissionais no to simples quando j se consolidou essa prtica no Brasil. Poderamos dar muitos exemplos de vrias outras formaes, regulamentadas ou no muitas no so regulamentadas mas so consolidadas pela sociedade brasileira, pela academia, pelo setor produtivo. Ento, o nosso desafio, no Brasil, , ao largo de acompanhar essa discusso em termos de MERCOSUL, em termos de Amrica Latina, para as harmonizaes e

33

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

esse avano que importantssimo para a consolidao do Continente, preciso atentar para as nossas caractersticas internas, para os problemas que temos internamente com os sistemas de regulao, de superviso da educao superior em busca da qualidade, que so bastante crticos hoje. O Brasil j desenvolve um programa de superviso. O resultado da avaliao tem demandado regulao, emitir atos autorizativos, mas tambm em superviso. Cursos e instituies avaliadas muito precariamente passam por um processo de superviso, quando o Ministrio da Educao faz uma radiografia da oferta educativa e determina sanes, punies, encaminhamentos, protocolos de compromisso ou o que for necessrio para o resgate dessa oferta mnima de qualidade no Brasil. Ao largo desse processo todo, o sistema de avaliao da educao superior brasileira precisa ser mais do que isso. O sistema de avaliao, como o Prof. Srgio muito bem disse aqui, no apenas para regulao e superviso; tambm para podermos definir padres mais gerais de busca da qualidade, referenciais mais gerais para a sociedade civil se orientar na oferta educativa, e tambm para conversarmos com outros pases. A entra a discusso premente na educao superior brasileira, que o conceito de acreditao. A avaliao tambm deve colaborar para a acreditao, isto , voc poderia dar um crdito ou um selo de qualidade a determinados cursos e instituies, com referenciais semelhantes em outros pases, para podermos conversar nessa direo. um desafio muito grande, mas um belssimo desafio, e absolutamente imperioso que ele continue na pauta de todos ns, envolvidos em educao gestores, professores, estudantes, brasileiros em geral. preciso trabalhar em direo harmonizao, no sentido mais geral da palavra; acreditao e participao, porque essa talvez seja a forma de melhor articularmos os pases da Amrica Latina. A articulao econmica se d em alguns planos em que, em geral, os brasileiros no tm muita ao em outros pases. Mas, em educao, quando se discute, quando se harmoniza, quando se busca qualidade semelhante, quando se busca padres aproximados, o risco de errar muito menor de quando se faz sozinho.

34

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Os pases da Amrica Latina desenvolveram seus sistemas de avaliao, de acreditao ou de credenciamento de instituies e cursos ao longo da histria, cada um deles com caractersticas bastante distintas, de forma autnoma; mas aprimoraram muitos conceitos, muitos instrumentos e muitos indicadores. Na medida em que comeam a ser socializados, vo contribuindo com os demais pases para que no se tenha que inventar o roda no Continente a cada momento. Mas preciso ter em conta esse desafio que colocamos aqui, pelo tamanho do Brasil, pelos desafios que tem e pela taxa de crescimento, que ainda grande. Apesar de se falar em crise mundial em todos os setores, a educao um setor em que, provavelmente, isso no existe pela quantidade de novas instituies de ensino credenciadas e em credenciamento, permanentemente; pela quantidade de novos cursos de gradao sendo abertos no Brasil, permanentemente. Estou falando isso no dia de hoje, da quantidade de portarias de autorizao de novos cursos que vimos fazendo. S para terem uma noo do que significa isso, no ltimo intervalo de exato um ano, autorizamos novos 700 cursos de graduao no Brasil. Isso sem contar que as universidades e os centros universitrios tm autonomia para criar cursos tambm. Ento, devemos ter criado a mil cursos de graduao nesse ltimo intervalo e 1 ano, 1 ano e meio. Essa expanso continua havendo. Significa que mais jovens, mais brasileiros esto indo para o ensino superior, aumentando nosso desafio de que a busca da qualidade premente e a ampliao da oferta tambm o . Portanto, precisamos, ao mesmo tempo em que se amplia a oferta, buscar mecanismos de qualidade, de comparao, de acreditao, de avaliao, de regulao, de superviso, para garantir essa oferta educativa de qualidade, no apenas para o Brasil, mas para a Amrica Latina. Essa a nossa contribuio no sentido de que este debate importante que se faz neste seminrio deve levar em considerao as variveis que aqui expomos, tambm como um fator muito importante. O que pode ocorrer que, se algumas decises precipitadas forem tomadas, esquecendo-se essa realidade imensa e diversa com que convivemos, podemos ter dificuldades, como j houve no passado, em outras tentativas.

35

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Acho que este debate, tendo sido bastante democrtico, participativo, e tendo permeado muitas instncias em todos os setores, desde MERCOSUL, com os encontros e seminrios que a prpria Comisso Nacional de Avaliao do Ensino Superior tem feito, como j fez no ano passado um seminrio internacional, que o Prof. Srgio coordenou, trazendo vrias experincias de vrios pases, no s da Amrica Latina, para conhecermos como funcionam os sistemas de avaliao, as experincias de que o Ministrio da Educao tem participado aqui e no exterior, inclusive na Conferncia Mundial de Educao na Europa, recentemente, participao que temos recebido de vrios pases do mundo, China, por exemplo, cuja comitiva vem entender como que o Brasil trabalha com avaliao e acreditao da educao superior. A China tem um desafio to grande como o nosso proporcionalmente maior mas a taxa, a velocidade de crescimento da educao superior daquele Pas em relao populao do tamanho da do Brasil. Conhecer esse processo por que cada pas est passando e socializar ao mximo nos ajudar a dar uma resposta mais eficiente, sem sombra de dvida. Obrigado. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Obrigado, Paulo Roberto. Concedo a palavra ao ltimo palestrante, Prof. Francisco Aparecido Cordo. O SR. FRANCISCO APARECIDO CORDO - Boa tarde a todos e a todas. um prazer muito grande participar deste seminrio internacional sobre educao superior e tcnico-profissional na Amrica Latina. Minha contribuio neste painel refere-se especificamente educao profissional tcnica e tecnolgica, trabalhando sobre a poltica de educao profissional e seus resultados no mercado de trabalho. A educao nacional o Paulo Wollinger foi o ltimo que falou aqui e colocou muito bem os grandes desafios que temos na rea da educao superior. Vou tratar especialmente dos desafios que temos no Brasil, rapidamente, na rea da educao profissional. Nessa transparncia os senhores veem que ns temos 2 grandes nveis de educao nacional na LDB, a ltima Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional: a educao bsica e a educao superior.

36

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

A educao profissional ocorre em todos os nveis da educao bsica e da educao superior. Ela no se confunde com a educao bsica; ela complementar educao bsica, tanto em termos de formao inicial e continuada de trabalhadores, em termos de educao tcnica de nvel mdio e educao tecnolgica nos nveis de graduao e de ps-graduao. Essa foi uma mudana bastante grande da ltima LDB em relao nossa reforma anterior da Lei de Diretrizes e Bases, em que a educao tcnica de nvel mdio estava dividindo espao com o ensino mdio. Nesta nova LDB, o ensino mdio etapa de consolidao da educao bsica, e a educao profissional complementar a essa educao bsica. Ela supe uma boa educao bsica, mas no se confunde com ela, no toma o lugar dela. E, na educao superior, os cursos de graduao tecnolgica se constituem uma das modalidades de oferta. Na educao superior, entre os cursos de graduao, ns temos o bacharelado e a licenciatura, esta dirigida especialmente formao de professores para a educao bsica. Nesse sentido, a nossa licenciatura difere dos cursos de licenciatura dos demais pases da Amrica Latina, porque ela especfica para a formao de professores para a Educao Bsica. O nosso bacharelado que muito mais equivalente aos cursos de licenciatura dos demais pases LatinoAmericanos. E os cursos de tecnologia so cursos de graduao voltados mais diretamente s exigncias do mundo do trabalho, focados no desenvolvimento tecnolgico e nas exigncias do mundo do trabalho. A educao profissional e tecnolgica, na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, colocada como integrada s diferentes formas de educao ao trabalho, cincia e tecnologia. Quer dizer, essencialmente um trabalho educativo, superando uma orientao antiga de educao profissional voltada para o treinamento operacional para postos de trabalho. Quer dizer, a educao profissional essencialmente educao integral do cidado trabalhador, voltada s exigncias do mundo do trabalho em constante mutao, portanto, atento ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico que interfere decisivamente no mundo do trabalho. A mesma coisa que Paulo Wollinger j enfatizou para a educao superior vale para a educao profissional: aps a Lei de Diretrizes e Bases da Educao

37

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Nacional de 1996, no temos mais currculos mnimos pr-definidos pelo Conselho Nacional de Educao. Ns temos diretrizes curriculares nacionais que orientam as escolas e os sistemas de ensino para a oferta de cursos tcnicos de nvel mdio, cursos de educao profissional tecnolgica, e tambm cursos destinados formao inicial e continuada de trabalhadores. Quer dizer, a partir dessas diretrizes curriculares nacionais, cabe escola, ao estabelecimento de ensino, pesquisando os itinerrios de profissionalizao das pessoas, construir os seus itinerrios formativos e, a partir da, estruturar seus cursos e programas, ofertas de educao profissional. O objetivo conduzir ao permanente desenvolvimento de aptides para a vida produtiva, quer dizer, desenvolver competncias profissionais para que tenha condies de responder aos desafios de um mundo do trabalho em constante mutao. Deve ser desenvolvida de forma articulada com o ensino regular, inclusive por diferentes estratgias de educao continuada. Agora, todo conhecimento adquirido, inclusive no trabalho, poder ser objeto de avaliao, reconhecimento e certificao, para fins de prosseguimento de estudos e de promoo. Se o que interessa efetivamente em um curso de educao profissional o desenvolvimento de competncias profissionais para o exerccio profissional competente, essa competncia profissional adquirida em outros cursos, inclusive em cursos de livre oferta, como de formao inicial de trabalhadores, cursos de qualificao profissional ou de aperfeioamento, especializao, no prprio mundo do trabalho, essas competncias desenvolvidas na educao, em cursos, formais ou informalmente desenvolvidas no mundo do trabalho podem ser avaliadas, reconhecidas e certificadas para fins de continuidade. A responsabilidade pela avaliao, reconhecimento e certificao da escola que oferece o seu curso profissional. Essa avaliao, esse reconhecimento e essa certificao valem tanto para cursos desenvolvidos em todo o territrio nacional, como tambm em outros pases em que so desenvolvidas, por exemplo, como os Pases do MERCOSUL e outros. As instituies de educao profissional e tecnolgica, alm dos seus cursos regulares, oferecem tambm cursos especiais, de formao inicial continuada,

38

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

inclusive de maneira articulada com educao de jovens e adultos. Existe um programa especial chamado PROEJA, aberto comunidade, condicionando a matrcula muito mais ao aproveitamento de competncias, prontido para o desenvolvimento de competncias profissionais, do que ao nvel de escolaridade. Para o tcnico de nvel mdio, claro, exigncia para obteno do diploma a concluso do ensino mdio. E o curso de educao tecnolgica curso de educao superior, de graduao. A educao profissional, desde a nossa Constituio de 1988, em seu art. 227, colocada na confluncia de 2 direitos fundamentais do cidado: o direito educao e o direito ao trabalho. O compromisso da nova educao profissional, de acordo com a nossa Constituio e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, para o desenvolvimento da capacidade de aprender. E, ao aprender, aprender a aprender, para continuar aprendendo, com crescentes graus de autonomia intelectual em relao aos objetos do saber. Na educao profissional, isso essencial porque ns estamos vivendo um momento de grande mudana no mundo do trabalho. Ocupaes novas esto surgindo, ocupaes antigas esto sendo transformadas, principalmente por conta do desenvolvimento de novas formas de organizao do trabalho orientado especialmente pelo desenvolvimento da cincia e da tecnologia. Permanente desenvolvimento do pensamento critico e da capacidade de adaptar-se com flexibilidade s novas condies de ocupao, por conta dessa alterao, desse cmbio contnuo no mundo do trabalho, e s exigncias posteriores de aperfeioamento e de especializao, aquilo que a Organizao Internacional do Trabalho, especialmente na sua ltima recomendao, a Recomendao n 195 de 2004, coloca como aprendizagem permanente. Para se manter vivo e atuante no mundo do trabalho hoje no basta uma educao bsica de boa qualidade ela um requisito essencial , como tambm no basta a formao inicial de boa qualidade, embora tambm seja um requisito essencial em termos de formao profissional. Mas preciso ter desenvolvido essa capacidade de aprendizagem permanente e contnua, para se manter

39

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

permanentemente atualizado em condies de se adaptar s exigncias do mundo do trabalho em desenvolvimento. Por isso, as atividades de ensino devem ser continuamente avaliadas pelos resultados em termos de desenvolvimento e da capacidade de aprendizagem e Constituio de competncias profissionais. Nessa perspectiva, o perfil profissional de concluso que serve de base para a organizao das matrizes curriculares, para organizao do prprio curso, representa o compromisso tico da escola para com seus alunos, para com os empregadores dos seus ex-alunos e para com toda a sociedade que se beneficia do trabalho desses novos profissionais. Educao profissional na atual LDB, inclusive em relao educao profissional. A LDB de 1996 foi alterada em 2008 em termos de mudana de objetivos previstos na LDB anterior, acompanhando a Constituio nacional, mas em termos de explicitao de alternativas efetivas, de oferta da educao profissional e tecnolgica, que j estava presente no Decreto n 5.154, de 2004, e que foi incorporado na LDB, pela Lei n 11.741, de 2008. H 3 alternativas importantes e que representam 3 grandes desafios em termos de organizao da educao profissional no Brasil: primeiro, formao inicial e continuada ou qualificao profissional. Quer dizer, quase 70% da nossa populao trabalhadora no concluiu o ensino mdio no Brasil. Essa ainda uma dificuldade muito grande que temos em termos de democratizao da educao profissional, por conta da dificuldade que temos de democratizao da educao bsica. claro que agora j estamos garantindo o acesso ao ensino fundamental a cerca de 97% da populao em idade escolar. Mas essa expanso ainda insuficiente em relao ao jovens e adultos. Ns ainda estamos longe de universalizar o ensino mdio como etapa de concluso da educao bsica, e mais ainda em termos de universalizao da educao superior, como muito bem demonstrou aqui na sua exposio o Professor Paulo Wollinger. Agora, esse imenso contingente de profissionais trabalhadores que no concluram o ensino fundamental ou no concluram o ensino bsico, a educao bsica, tanto no ensino fundamental quanto no ensino mdio, a eles deveremos oferecer alternativas de formao inicial de qualificao para o mundo do trabalho. E

40

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

o mundo do trabalho demanda cada vez mais profissionais qualificados, que tenham desenvolvido competncias profissionais para responder aos desafios desse mundo do trabalho em constante mutao. A formao inicial deve ser organizada por itinerrios formativos. A escola deve pesquisar, no mundo do trabalho, os itinerrios de profissionalizao das pessoas, para, a partir da, organizar seus itinerrios formativos que possibilitem contnuo e articulado aproveitamento de estudos at concluso do tcnico de nvel mdio ou eventual continuidade de estudos em cursos de graduao e psgraduao tecnolgica. O ProJovem e o PROEJA so 2 exemplos de projetos coordenados pelo Governo Federal para atender a essa realidade. A educao profissional tcnica de nvel mdio, tanto em termos de educao integrada com o nvel mdio, que uma alternativa... Essa educao integrada no a mesma da Lei n 5692, dos Governo militares. No aquela educao metade ensino mdio, metade educao profissional. uma educao profissional que complementa o ensino mdio. O ensino mdio a etapa de consolidao da educao bsica; ainda que desenvolvida no mesmo estabelecimento de ensino, uma educao complementar ao ensino mdio como etapa de consolidao da educao bsica e objetiva a formao especfica para uma habilitao profissional. O MEC organizou, no ano passado, e foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educao, um Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos de Nvel Mdio semelhana do que j havia sido organizado no ano anterior, um Catlogo Nacional de Cursos Tecnolgicos e Cursos Superiores de Graduao para organizar essa oferta. Tal oferta centrada no desenvolvimento de perfis profissionais de educao que atendem realidade de um mundo do trabalho em constante mutao. Essa educao profissional tcnica de nvel mdio, alm de integrada com ensino mdio, pode ser desenvolvida de forma concomitante com o ensino mdio, ou no mesmo estabelecimento ou em outro, inclusive mediante convnios de intercomplementaridade e subsequente ao ensino mdio, quer dizer, de forma complementar ao ensino mdio. A educao profissional tecnolgica de graduao e de ps-graduao, inclusive com ofertas de mestrados profissionais.

41

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Agora, para garantir a qualidade dessa educao profissional e sua efetiva possibilidade de atendimento s exigncias do mercado e do mundo do trabalho, quais so os critrios para planejamento, estruturao e organizao de cursos e currculos da educao profissional? O primeiro critrio o atendimento s demandas dos cidados do mundo do trabalho e da sociedade; a conciliao dessas demandas identificadas com a vocao da instituio de ensino e suas reais condies de viabilizao dessa oferta. Quer dizer, a escola descobriu que h uma grande oferta, uma grande demanda para cursos de enfermagem. Mas, se ela est preparada para oferta de cursos de mecnica, no vai oferecer curso de enfermagem ou vice-versa. Portanto, a conciliao dessas demandas identificadas com a vocao da instituio e com as reais condies para viabilizao dessa oferta. Segundo, a identificao de perfis profissionais prprios para cada curso, em funo das demandas identificadas, em sintonia com as polticas de promoo do desenvolvimento sustentvel do Pas. E, por ltimo, a organizao curricular de cursos e programas, currculos, segundo itinerrios formativos que possibilitem contnuo e articulado aproveitamento de estudos at a concluso do curso tcnico de nvel mdio, de acordo com eixos tecnolgicos em funo da estrutura socio-ocupacional e tecnolgica, a fim de que faa sentido no mundo do trabalho para o profissional que procura o desenvolvimento de competncias profissionais para um desempenho profissional competente. Julgo importante definir com clareza o que significa para o Conselho Nacional de Educao, que definiu as diretrizes curriculares nacionais para a educao profissional tcnica de nvel mdio e a educao profissional tecnolgica, competncia profissional, porque o termo competncia um termo meio polissmico, ainda no entendido claramente por todos com o mesmo significado. O significado dado expresso competncia profissional pelo Conselho Nacional de Educao essa capacidade de mobilizar, articular e colocar em ao a capacidade individual do trabalhador que deve ser desenvolvida em equipe socialmente. Hoje, nenhum trabalhador desenvolve suas atividades de maneira isolada, tanto que a UNESCO, ao falar dos pilares do conhecimento e da educao nessa sociedade do

42

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

conhecimento, coloca a dimenso de aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, quer dizer, a trabalhar, ou seja, capacidade de mobilizar, articular e colocar em ao conhecimentos e habilidades conhecimento em termos de aprender a conhecer. Portanto, so essenciais conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Quem sabe fazer deve saber por que est fazendo dessa maneira e no de outra. Articular, mobilizar e colocar em ao conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoes. O objetivo o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. Quer dizer, criar condies para responder aos novos desafios profissionais e aos novos desafios da vida pessoal e comunitria de maneira original, criativa, atendendo aos requerimentos da vida profissional e da vida cidad. Competncias profissionais definidas com clareza a partir da identificao dos perfis profissionais e concluso so essenciais para oferta de um bom curso de educao profissional com qualidade que responda s exigncias do mundo do trabalho. Vrias dessas competncias profissionais so competncias bsicas, garantidas essencialmente pela educao bsica em termos de, por exemplo, aprender a ler, a escrever e a contar, fazer-se entendido numa comunicao ou se comunicar adequadamente; ler um texto e entender a sua mensagem; transmitir uma ordem de servio de forma que todos possam entender, etc; conhecimento dos fundamentos cientficos e tecnolgicos que informam a produo moderna e a organizao no mundo do trabalho. Competncias gerais comuns a diversos profissionais que utilizam conhecimentos do mesmo eixo tecnolgico, que atuam na mesma rea profissional. Um tcnico de enfermagem, antes de tudo, um profissional da rea de sade que integra o Servio nico de Sade e competncias especficas prprias da habilitao profissional tcnica de nvel mdio ou da graduao tecnolgica. Competncia tcnica exige conhecimentos tecnolgicos e permanente cultivo dos valores inerentes cultura do trabalho. importante esse trip: conhecimento tcnico, conhecimento tecnolgico e cultivo dos valores da cultura do trabalho. A noo de competncia, assim definida pelo Conselho Nacional de Educao nas diretrizes curriculares nacionais para a educao profissional, implica

43

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

poder decidir sabendo julgar, analisar, avaliar, observar, interpretar, correr risco, corrigir fazeres, antecipar, escolher, resolver e responder a desafios, conviver com o incerto e o inusitado. No apenas estar preparado para o planejado, mas ter condies de responder alm daquilo que planejado ao no planejado, ao incerto, ao inusitado. Resumindo, a atual LDB 9.394, de 1996, modificada pela Lei n 11.741, de 2008, coloca a educao profissional na confluncia de 2 direitos fundamentais do cidado: direito educao e direito ao trabalho. As diretrizes curriculares nacionais para a educao profissional a orientam para o compromisso com o desenvolvimento de competncias profissionais. Ela no concorre com o ensino mdio e complementa a educao bsica do cidado trabalhador propiciando-lhe habilitaes profissionais especficas para o mundo do trabalho. A educao profissional ocorre de maneira articulada com todos os nveis de escolaridade do cidado trabalhador, desde a formao inicial at os nveis mais elevados da educao continuada, incluindo o tcnico de nvel mdio e a educao tecnolgica de graduao e de ps-graduao. A educao profissional tcnica de nvel mdio organizada por eixos tecnolgicos pode ser desenvolvida de forma integrada com o ensino mdio na forma concomitante ou subsequente ao ensino mdio. A educao profissional tecnolgica, organizada tambm conforme catlogo nacional de cursos superiores de tecnologia por eixos tecnolgicos, dar-se- em cursos de graduao e, inclusive, de ps-graduao profissional. A educao profissional, em termos de certificao de competncias profissionais, quer dizer, todas as escolas para fins de continuidade de estudos na prpria instituio de ensino, nos termos do art. 41 da LDB, podem avaliar, reconhecer e certificar competncias profissionais anteriormente desenvolvidas, quer em outros cursos, quer em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, inclusive no prprio trabalho, tomando como referncia para essa anlise, reconhecimento e certificao o perfil profissional de concluso do curso que ela oferece. Os estabelecimentos de ensino da rede federal esto autorizados a fazer essa avaliao, esse reconhecimento e essa certificao devidamente autorizados

44

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

pelos respectivos Conselhos de Educao. Os estabelecimentos de ensino estaduais e privados que oferecem cursos tcnicos de nvel mdio tambm podem avaliar, reconhecer e certificar competncias profissionais nas mesmas habilitaes por eles oferecidos, e, igualmente, as instituies de ensino devem avaliar competncias profissionais, no sentido do que j foi apresentado neste Seminrio em termos de avaliao de competncias isso foi tratado no perodo da manh para fins de revalidao de diplomas de tcnicos de nvel mdio obtidos no exterior. Ento, a revalidao de diplomas de tcnicos de nvel mdio, no Brasil, deve ser trabalhada luz desse preceito de avaliao, reconhecimento e certificao de competncias profissionais, tanto para a continuidade de estudos como para a concluso e o reconhecimento de diplomas de tcnicos de nvel mdio. Muito obrigado. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Obrigado, Prof. Francisco Cordo. Vamos iniciar os debates. Antes de passar ao Plenrio, fui orientado a saber se alguns dos palestrantes desejam fazer perguntas um ao outro. (Pausa.) Pela manifestao de silncio, considero negativa a resposta. Como a Mesa tem a prerrogativa de fazer a primeira pergunta, eu a farei. Os Professores Adolfo e o Srgio fizeram 2 afirmaes. A afirmao do Adolfo a de que no cabe ao sistema educacional estabelecer as decises entre os sistemas, mas, sim, aos Governos, a relao de migrao de pases. A afirmao do Srgio, se no me engano, a de que quanto menos regulamentada mais fcil a concepo final dessas relaes. Embora multilateralidades tenham um grande potencial e a bilateralidade seja menos complexa porque tem menos agentes, menos atores envolvidos, h um fato no qual se insere a minha pergunta: Quando os Governos fazem seus acordos bilaterais pela via das autoridades presidenciais, sem uma interface com o sistema legal e educacional vigente de cada pas, no momento de fazer o encontro de contas no aprovo legislativo exemplo, Cuba, acordo Protocolo Cuba-Brasil , no encontramos a conformidade. Como samos de uma sinuca de bico dessas, quando colocamos a autoridade presidencial em xeque, pois foi feito um acordo internacional, e, ao mesmo tempo, o sistema no

45

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

compatibiliza localmente? Como tratar esse conflito que, no fundo, motivo deste Seminrio? Acho importante essa pergunta objetiva porque vamos sair com aes e consequncias deste Seminrio e, at por estar envolvido num dos movimentos em relao a esse assunto, gostaria de apresentar essa problematizao a ambos. Com a palavra o Sr. Adolfo. (Pausa.) O SR. ADOLFO STUBRIN (Exposio em espanhol. Traduo simultnea.) Bom, vou reafirmar minha convico, que muito o que podemos avanar em matria tcnica para desenhar procedimentos teis com relao integrao regional. muito o que os sistemas educacionais podem fazer para aproximar-se com relao cooperao, mas seria um pouco ilusrio pensar que essas atividades no combinam com a deciso nacional em matrias estratgicas muito mais decisivas e que possam fazer o seu caminho por si s. Portanto, muito importante que as polticas educacionais nas atividades internacionais no sejam concebidas como um final por si mesma; que sejam como ferramentas das aes que representam as naes. Sobre a possibilidade de que as decises de cooperao internacional possam ser adotadas pelas principais autoridades dos pases se no estiveram coordenadas com os sistemas educacionais, tambm lembro um exemplo do meu pas que poderia responder a essa inquietao. Numa ocasio, um Presidente argentino fez com a Itlia um acordo no qual autorizava radicar-se na Argentina de uma clebre universidade italiana. Talvez por razes diplomticas era muito importante fazer essa concesso, mas no tnhamos um regime adequado para regular universidades estrangeiras na Argentina. Com isso, foi produzida uma descoordenao, que conseguimos solucionar atravs de uma legislao algum tempo aps, adaptando a legislao existente atravs de um decreto regulamentar. Mas, por certo, no seria desejvel, pelo menos no meu pas, que houvesse esse tipo de descoordenao entre as diversas esferas de deciso. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Srgio. O SR. SRGIO ROBERTO KIELING FRANCO - Quanto regulamentao, o Deputado me perguntou: foi voc mesmo que colocou ou foi o Wollinger? Acho que ns dois falamos algo parecido, mas gostaria de deixar claro que no aquele

46

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

discurso liberal, de quanto menos regulamentado, melhor; portanto, quanto mais livre qualquer coisa fica muito mais fcil. No isso. Discutimos bastante na Mesa o fato de que o processo de acreditao no um processo de regulamentao. So processos distintos, pois tm de andar em paralelo, tm que se comunicar, mas no so realmente a mesma coisa. No se pode confundir uma coisa com a outra. Com o problema dos acordos internacionais d para fazer... No tenho a vivncia do Legislativo, mas sentimos que precisam ser aprimorados os mecanismos de comunicao, de articulao entre o Executivo e Legislativo nessa rea. Por exemplo, o acordo internacional do MERCOSUL, em funo do Sistema MERCOSUL, ainda no foi ratificado pelo Brasil, porque esse processo tem de passar pelo Congresso Nacional tambm. Ento, acho que s vezes falta realmente um dilogo mais profundo com relao a esses processos entre os vrios Poderes, de maneira que um saiba o que o outro est gestionando e produzindo. Acho que temos de dar mais transparncia para os processos de discusso internacional. s vezes sabemos que, no Executivo, h pressa para se executar determinadas coisas. O Parlamento, diz o prprio nome, o espao da discusso, da conversa, do parlar, o que exige realmente todo um processo de amadurecimento, que extremamente rico e importante, pois nos d uma possibilidade de mais clareza e mais amadurecimento na tomada de deciso. Ento, acho que temos de trabalhar exatamente esse balano entre processos que vo para alm do processo meramente regulatrio, processos que so no somente bilaterais, mas internacionais, e precisam ter respaldo dos vrios atores polticos internos do Pas para que possamos realmente aperfeioar isso e no ficar nessa situao desconfortvel de criar conflitos em processos que, se fossem mais tranquilo, esse debate, esse trnsito de informaes e o acompanhamento dos processos, poderiam seguir com muito mais tranquilidade. importante colocar nesta Casa que o prprio sistema Arco-Sul se encontra numa situao um pouco complicada quanto possibilidade de execut-lo como na sua profundidade total, uma vez que no existe uma legislao nacional que d suporte a ele; a legislao nacional fala s do processo nacional. Enquanto no houver o processo de acordo internacional ratificado, ns no conseguimos sequer

47

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

mexer na interpretao do que a legislao nacional ou ter uma clareza, mais ainda, que eu acho que extremamente importante, de que modificaes precisam ser feitas na legislao nacional para dar efetividade em processos internacionais como esse. Quando se conseguir aprimorar esses processos de comunicao e de articulao entre os Poderes, esses conflitos vo se tornar muito menos graves e vo se encontrar as solues com muito mais facilidade. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - A prxima pergunta de Elma Machado, dirigida ao Paulo, representante do MEC: Muitas faculdades foram abertas nesses ltimos anos no Brasil oferecendo cursos de mestrado, mas no garantem o diploma aos alunos pelo fato de estarem sendo oferecidos em parcerias com faculdades do Mxico, Holanda e outros. Gostaria de saber como esta questo est sendo vista pelo Brasil, uma vez que a oferta pequena nas universidades pblicas e cara nas universidades privadas. O SR. PAULO ROBERTO WOLLINGER - A ps-graduao, os cursos de mestrado e doutorado em geral so regulados pela prpria Fundao CAPES, que tem um processo de avaliao e acreditao j bastante tradicional e respeitado mundo afora. Em princpio, o Brasil, no seu sistema educacional e no seu sistema tambm do setor produtivo, reconhece o profissional com mestrado e doutorado para programas que tenham sido devidamente credenciados pela CAPES, isto , com a chancela do Governo brasileiro. Os programas que no tm esse processo de acreditao, em princpio, no tm validade nacional. Essa questo tambm acontece com programas de mestrado ofertados em pases da Amrica Latina para brasileiros. Se esse programa no acreditado no seu prprio pas, o Brasil tambm no concorda com a certificao. claro que hoje a demanda por mestres e doutores no Brasil tem aumentado, a oferta de vagas tem aumentado substancialmente nos ltimos anos, mas a demanda ainda cresce um pouco mais rpido, sem dvida. H uma preocupao grande do Ministrio da Educao em ampliao da oferta de programas de mestrado e doutorado, sim, mas como no Brasil os programas de mestrado e doutorado tm um processo de avaliao de qualidade bastante reconhecido e consolidado, preciso um cuidado

48

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

para que no percamos aquilo que j foi conquistado pela sociedade brasileira, que o respeito aos mestres e doutores do Brasil. Dessa forma, ainda vai haver algum tempo em que a oferta de vagas no seja suficiente em relao demanda, mas esse no um problema grave no Brasil. Hoje ns temos um problema maior em relao distribuio, onde so ofertadas essas vagas mas, na mdia nacional, acompanhamos o crescimento da educao superior com a formao de novos mestres e doutores. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - A prxima pergunta dirigida ao professor Francisco Cordo, assinada pela Denise: A Pesquisa Nacional de Amostra de Domiclios PNAD de 2007, realizada pelo IBGE, detectou do suplemento de educao profissional e educao de jovens e adultos que cerca de 70% das pessoas que no fizeram educao profissional no possuem interesse algum em faz-la. Somos um pas de bacharis, e o Prof. Wollinger, em todas as palestras que realiza, no se cansa de enfatizar o crescimento da educao superior e de como isso bom para o Pas. Contudo, estamos tambm em franca expanso das instituies federais de educao tcnica e tecnolgica sem que necessariamente haja convergncia de vagas nos cursos e a demanda para o emprego. Como compatibilizar demanda e oferta por educao profissional luz das necessidades do mercado de trabalho? E como tornar a educao profissional tcnica de nvel mdio mais atrativa, a fim de fazer com que nossos jovens se sintam mais atrados a seguir um caminho tcnico do que simplesmente realizar um curso superior qualquer para depois ficar atrs do balco da padaria? O SR. FRANCISCO APARECIDO CORDO - Na realidade, inclusive o Paulo Wollinger, a umas tantas, disse que alguns cursos superiores oferecidos hoje tm perfil de cursos tcnicos de nvel mdio. Quando ns estvamos e eu participei assessorando o MEC na organizao do catlogo de cursos superiores de tecnologia, ns descobrimos 3 tipos de cursos de tecnologia. Ns tnhamos cursos de tecnologia que, efetivamente, pelo perfil profissional de concluso apresentado, se caracterizavam como tais. Eram cursos superiores de graduao em tecnologia.

49

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Alguns outros que ficaram fora do catlogo, claro eram cursos de tcnicos de nvel mdio que receberam up grade para cursos de graduao, de educao superior, porque no Brasil ainda h um pouco aquela mentalidade de que a pergunta coloca o mundo dos bacharis curso superior , necessariamente, curso de melhor nvel e curso que promove melhores alternativas de ingresso no mundo do trabalho. Acontece que nem sempre assim na realidade do mundo do trabalho. Ns ainda temos uma demanda muito grande, sim, por cursos tcnicos de nvel mdio. E muitos formandos em nvel superior acabam depois desenvolvendo trabalhos no nvel do ensino mdio por falta de demanda efetiva de profissionais no nvel do curso que fizeram. H ainda certo preconceito, que est sendo superado eu registrei isso no parecer das diretrizes curriculares nacionais para o tcnico de nvel mdio , em relao educao profissional, um pouco da nossa herana colonial e escravista o Brasil foi o ltimo pas a abolir a escravido , e assim por diante. Era uma mentalidade em termos de valorizao do trabalho, mas no do trabalhador, o que repercute nesse, entre aspas, certo preconceito contra o curso tcnico de nvel mdio. Mas o fim da pergunta : como tornar mais atraente o curso tcnico de nvel mdio? Eu insisti, na minha apresentao, na importncia de a escola, ao planejar o curso tcnico de nvel mdio, pesquisar a maneira como as pessoas se profissionalizam no mundo do trabalho; definir com clareza o perfil profissional de concluso do curso que vai oferecer. Quer dizer, importante que a escola que vai oferecer um curso de tcnico de contabilidade, por exemplo, pesquise qual a situao atual do tcnico de contabilidade; qual o perfil profissional de concluso desse tcnico de contabilidade no o mesmo de 20, 30 anos atrs, ele mudou radicalmente em relao ao antigo curso de tcnico ; qual o seu papel no mundo do trabalho; quais so as suas relaes no mundo do trabalho; que competncias profissionais ele deve desenvolver para dar conta daquele perfil profissional de concluso. a partir da que ela vai organizar o seu currculo em termos de conhecimentos, habilidades e valores que devem ser trabalhados pela escola para

50

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

desenvolver motivao.

aquelas

competncias

profissionais,

dar

conta

daquele

perfil

profissional de concluso. A, sim, faz sentido para o aluno; a ele ter maior O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Ns temos 8 perguntas para a Mesa. Estamos dentro do nosso tempo. Se algum quiser fazer mais alguma, que o faa durante a resposta do prximo, porque a estaro interrompidas as perguntas seguintes. Pergunta feita ao Sr. Paulo Roberto no est assinada a origem : Qual o caminho a ser tomado para saber a garantia de regularizao de instituio de curso superior? Qual o risco profissional que se corre ingressando em instituio no regularizada? No obter certificado que garanta ingresso no meio profissional? Qual outro risco? O SR. PAULO ROBERTO WOLLINGER - Todo curso de graduao no Brasil dentro do SINAES precisa passar por autorizao e reconhecimento para que o diploma tenha validade nacional, e esse diploma tem que ser registrado em uma universidade pblica devidamente credenciada para isso. No site do INEP, h uma lista, no Sistema Integrado de Informaes da Educao Superior SIEDSUP, que mostra qual o ato autorizativo de cada curso no Brasil. Ento, todo brasileiro pode saber se o seu curso est autorizado e reconhecido e se a instituio credenciada. A informao est disponvel l. Se no estiver no site, pode haver um problema, sim. Temos alguns problemas no Brasil nesse sentido. Mas, em geral, as instituies do Brasil esto credenciadas e tm portaria de ato autorizativo, que renovado dentro do ciclo avaliativo do SINAES. Ele se repete permanentemente. Essa consulta Internet muito fcil. Todo cidado tem acesso a essa consulta. Aproveito para fazer um rpido comentrio. Incentivo, sim, a expanso da educao superior do Brasil. Mas preciso dizer que sou tcnico em eletrotcnica e trabalhei muitos anos como tcnico. Tenho certeza de que os meus colegas que no fizeram curso tcnico, da mesma gerao e do mesmo bairro, no tiveram as mesmas chances que eu tive. Incentivo a educao superior porque o Brasil tem um dficit grande de alunos de ensino superior, mas ele monstruoso no ensino tcnico. Se hoje temos 6

51

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

milhes de alunos no ensino superior, deveramos ter 12 milhes no ensino tcnico. Essa a considerao que se faz. Mas o nosso assunto foi ensino superior. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - H mais duas perguntas para o senhor. As outras so dirigidas a todos, e algumas, especficas. Vou adiantar as suas para aproveitar o seu pique. Visandra Feitosa pergunta: O Brasil est buscando igualdade diante de parmetros internacionais. Existem critrios diferenciados para a aceitao de profissionais estrangeiros em nosso Pas? A outra de Ana Cristina: Trabalho na rea de educao e o parabenizo pela excelente explanao. Durante este seminrio, destacou-se a graduao. Contudo, a questo dos cursos de ps-graduao, mestrados e doutorados realizados nos pases do MERCOSUL um problema latente para os brasileiros que aguardam a validao dos mesmos. Referente a esse assunto, existe alguma ao do MEC para agilizar o processo? O SR. PAULO ROBERTO WOLLINGER - Sobre a questo de revalidao de diplomas do exterior, o procedimento padro no Brasil hoje tem sido o de que uma universidade pblica brasileira revalide esse diploma de acordo com o seu portflio de cursos e com a anlise do currculo do aluno que vem do exterior, a critrio do seu conselho superior, para a aprovao. Esse padro no tem sido suficiente para muitos casos alguns comentados aqui. Ento, novos procedimentos e mtodos tm sido desenvolvidos para isso. Por qu? Porque recentemente o Brasil tem tido problemas serssimos com validao de diplomas estrangeiros. Primeiro, por problemas com categorias profissionais regulamentadas. H critrios, normas e procedimentos que s vezes divergem. Isso tem criado problemas srios. No basta reconhecer um diploma. Esse aluno deve ter laboralidade. Para isso, preciso ter reconhecimento profissional. Ento, como surgiram muitos problemas nessa rea, o Ministrio da Educao, junto com outros Ministrios, tem feito aes para criar procedimentos mais geis e consolidados para essas revalidaes. No algo muito simples de se fazer, no. Como falei, a diversidade de oferta no Brasil j grande. Imaginem no mundo. Quantos pases tm, por exemplo, curso de Direito e qual o perfil profissional de cada bacharel em Direito mundo afora? Como revalidar um diploma

52

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

desse no Brasil para que o indivduo se torne, por exemplo, um advogado? Ento, o procedimento no to simples como se gostaria que fosse. E no se trata apenas de qualidade da escola onde o aluno se formou. Trata-se de sintonia com os princpios da educao nacional, o que algo mais complexo. A ps-graduao, nesse sentido, um problema menor. Em geral, os programas de mestrado e doutorado passam por revalidao em instituies brasileiras que tm oferta semelhante. Os problemas dos mestrados e doutorados tm sido menores porque o Brasil h muito tempo tem acordos de ps-graduao com vrios pases do mundo. [ Muitos dos senhores fizeram cursos de ps-graduao no exterior e sabem como funciona isso. No tem sido algo to complexo proporcionalmente aos cursos de graduao. Em geral, as universidades revalidam os diplomas da maioria das universidades do mundo, aquelas com que temos contato. O problema tem acontecido quando recebemos alunos com diplomas de mestrado e doutorado cujos cursos no so avaliados e reconhecidos pelo prprio pas de origem. A temos problemas. E tem aparecido frequentemente essa questo no Brasil. O Brasil, em geral, tem mais facilidade em reconhecer esses diplomas de mestrado ou doutorado quando o curso acreditado ou reconhecido no prprio pas de origem. Quando no o , enfrentamos alguns problemas srios. Vm acontecendo inclusive casos judiciais a esse respeito. A uma questo da legislao pertinente, de poder ter abordagem para isso. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Pergunta ao Prof. Cordo: Como o senhor enxerga os cenrios para a educao profissional no Brasil? Por exemplo, abordar como deveria ser dividido o seu contedo curricular, isto , iminentemente tcnico ou tcnico mesclado com contedos mais humanistas e generalistas. Que contedos mais humanistas e generalistas seriam necessrios a um bom tcnico em mecatrnica, por exemplo? De quantas horas seria essa formao mais generalista? Assinado: Cristina. O SR. FRANCISCO APARECIDO CORDO - Quanto a essa questo do mais generalista ou do mais especializado, ele deve ser trabalhado na escola a partir

53

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

da definio do perfil profissional de concluso exigido pelo mundo do trabalho, em constante mutao, como eu j afirmei. claro que o tcnico de nvel mdio precisa ter uma boa base de educao fundamental e mdia. Se no tem conhecimento dos fundamentos cientficos e tecnolgicos que informam a produo moderna, o indivduo precisa ter. Se no tem conhecimentos bsicos essenciais, aquelas competncias bsicas essenciais em termos de comunicao e expresso, raciocnio matemtico, etc., ele precisa ter, porque so requisitos fundamentais para o desenvolvimento das competncias profissionais. Ento, a organizao de um curso com contedo mais generalista ou contedo mais especializado depende muito do perfil do aluno que ele recebe e com o qual ele est trabalhando. Como competncia profissional, da maneira que o Conselho Nacional de Educao definiu, capacidade de articular, mobilizar e colocar em ao conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoes, essencial que ele desenvolva, tenha conhecimentos e que, ao adquirir esses conhecimentos, ao aprender, aprenda a aprender, para ter condies de continuar aprendendo, porque a cada momento ns somos bombardeados por novas informaes que exigem novos conhecimentos, para se manter atualizado no mundo do trabalho. O indivduo que, ao concluir um curso tcnico, no tem condies de continuar desenvolvendo suas competncias profissionais, em termos dessa capacidade de articular, mobilizar e colocar em ao conhecimentos, habilidades e valores, estar transformando a sua formatura no fatdico dia da sua desatualizao profissional ele estar fora do mundo do trabalho muito rapidamente. Ento, essencial que esse ensino tcnico seja atualizado e promotor de atualizaes. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Passo s perguntas de Raquel Bentes, da Faculdade SENAC: a primeira para o Srgio e a segunda para o Paulo. Pergunta para o Srgio: Quais instituies de ensino superior no Brasil j possuem seus cursos acreditados?

54

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Pergunta para o Paulo Roberto: A dificuldade de harmonizao dos cursos dentro do nosso prprio Pas no depende, em quase sua totalidade, do MEC? O que preciso para comear? O SR. SRGIO ROBERTO KIELING FRANCO - A minha memria no muito boa para sair citando quais os cursos que passaram pelo MEXA e que foram acreditados, mas no um nmero expressivo, porque o Brasil tratou o MEXA como um mecanismo realmente experimental. Agora est em processo a acreditao para os cursos de agronomia e arquitetura. Cerca de 30, 32 cursos se candidataram ao processo de acreditao, esto passando pelo processo de autoavaliao e vo ser visitados mais para o final do ano. Est aberta ainda prorrogamos um pouco mais o prazo a inscrio dos cursos de enfermagem e veterinria. A expectativa que cerca de 20 cursos de cada uma das reas passem pelo processo de acreditao. Algum poderia dizer: Vinte cursos de enfermagem, num universo de 300 e tantos cursos, muito pouco! Sim, pouco, mas h 2 observaes importantes a fazer em relao a esse quantitativo. Em primeiro lugar, o Sistema ARCU-SUL se prope a acreditar somente cursos de carter universitrio, que significa cursos que tm, dentro da sua dinmica, ensino, pesquisa e extenso. Ento, a grande maioria dos cursos ofertados por faculdades esto fora desse processo. Em segundo lugar, somente desses cursos de carter universitrio aqueles que esto acima do mnimo exigido, dentro da legislao brasileira, que o conceito 3 do SINAES. H mais um elemento importante, que , no processo de implementao do ARCU-SUL, a capacidade operativa de se fazer. Houve um pedido de outros pases, que o Brasil acatou, para que, no total dos cursos a serem acreditados em cada uma das reas, nenhum pas leia-se o Brasil ultrapasse 40% do total. Por isso, essa limitao. Entendemos que, medida que o sistema se torne mais maduro, se possa vencer essa limitao e abrir mais esse processo. Mas j deu para ver, no processo de arquitetura e agronomia, que uma coisa a quantidade de cursos que h e outra coisa aqueles cursos que eles prprios julgam que tm capacidade de se submeter a um processo internacional. Como a nossa expanso muito recente e os cursos, para participar do processo, tm de ter no mnimo 10 anos de existncia ou 5 turmas j formadas, isso cria um limitador. Ou seja, daqui para a frente, a

55

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

tendncia haver uma presso maior para mais cursos. Essa uma negociao que tem de ser feita junto com os outros pases, porque tambm uma coisa importante de se entender toda tomada de deciso nos processos do MERCOSUL sempre so posies tomadas em consenso. Ento, no questo de presso aqui, presso ali, mas de acordo que se faz, no exerccio extremamente importante e gratificante de tomar decises conjuntas que sejam de interesse de todos os pases que esto participando. O SR. PAULO ROBERTO WOLLINGER - Quanto harmonizao das ofertas educativas, o que se discute neste seminrio apropriadamente, em relao Amrica Latina e a outros pases do mundo, internamente, no Brasil, o desafio semelhante. H cursos de graduao no Brasil que, nas vrias regies, nas vrias cidades em que so ofertados, tm perfis completamente distintos em alguns casos, at antagnicos , o que dificulta a migrao de profissionais egressos desses cursos, e de alunos, inclusive. Esse problema tambm real dentro do prprio Brasil. Ao mesmo tempo, preciso que cada regio acrescente as suas peculiaridades formao dos seus universitrios. Essa contradio pode ser vencida com a construo dos referenciais curriculares nacionais para os bacharelados e licenciaturas, que est em curso pela SESU agora. Estamos desenvolvendo esse projeto. J fizemos a primeira sistematizao com os cursos de engenharia, que colocamos em consulta pblica, como tambm os da sade recebemos quase 3 mil contribuies desses cursos, que vamos sistematizar antes de colocar em vigncia , e entra agora, dia 1 de setembro, mais uma consulta pblica, com outros 37 cursos de graduao j sistematizados para referenciais de consulta pblica. Esperamos ter, no fim do ano, os referenciais j sistematizados, com todas as contribuies e elaboraes, para que possamos mais ou menos convergir essa pulverizao de nomes, em quase 7 mil, para algo em torno de 200 nomes, 200 e poucos nomes, de curso de graduao no Brasil, em que os referenciais no so diretrizes curriculares, no engessam cursos, no impedem a criao de novos cursos e novas carreiras. bom que isso fique claro.

56

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Seria muito bom ter o apoio dessa platia a esse projeto importante, que alguns, pouco informados, esto criticando antes de conhecer. A idia que tenhamos para cada denominao um descritivo, que diga que curso esse, quais so os principais temas abordados na formao e onde esse profissional pode trabalhar. Esse um projeto simples, mas a construo bastante complexa, porque tivemos que estudar todas as ofertas de educao superior do Brasil para montar esse primeiro referencial e pr em consulta pblica. A partir dos resultados da consulta, esquematizaremos todas as contribuies, para agregar e gerar um documento final. Esperamos que at o fim do ano entrem em vigncia os referenciais curriculares nacionais para os cursos de bacharelado e licenciatura e possamos, ento, ter essa sistematizao mais harmonizada em termos de educao superior brasileira nesses 2 nveis. Nos cursos superiores de tecnologia, ns j temos o Catlogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, que convergiu de 1.280 para 96 denominaes. J consolidado nos 3 anos de aplicao, ele tem-se mostrado um material bastante eficiente para promoo e ampliao da oferta da educao tecnolgica de nvel superior. o que esperamos que acontea tambm com os referenciais dos cursos de bacharelado e licenciatura. Obrigado. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Uma intercorrncia quanto ao tempo: embora no programa esteja 17h30, h uma orientao para antecipao dessa Mesa para 17h. Vou fazer, ento, as perguntas existentes, de forma corrida, para cada um dar a sua resposta e fazer as consideraes finais. Por favor, anotem, principalmente Paulo e Srgio, que foram os mais demandados. Para os Profs. Srgio e Paulo, pergunta da Profa. Olga Freitas, da Universidade Catlica de Braslia: Dados do INEP demonstram nmero nfimo de matrculas de pessoas com deficincia nos cursos superiores, especialmente os pblicos. Isso se explica em funo das barreiras arquitetnicas, tecnolgicas, lingusticas, pedaggicas, dentre outras, encontradas nas instituies e cursos.

57

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Ento, no se poderia apresentar como indicador de qualidade dos cursos e instituies superiores os ndices de acessibilidade da pessoa com deficincia? Para o Prof. Francisco Cordo: Gostaria de saber se um sujeito formado em nvel superior numa determinada rea farmcia, por exemplo , mesmo lecionando em curso tcnico da mesma rea, tem direito a requerer uma avaliao e comprovao de competncia profissional e tcnica, caso ele necessite dessa certificao. Maria Lcia, SEE-DF. Para o Paulo Roberto: Existem cursos de graduao em arte e educao no Pas? Por que h poucos cursos de especializao, mestrado e doutorado nessa rea, comparado ao de outros pases? Para o Paulo: Os atuais IFETs criam cursos de licenciatura? Gostaria de saber se essa experincia acontece nos pases aqui presentes, e que avaliao fazem; como o Brasil planeja a qualidade desses cursos, se a licenciatura no parte da cultura desta instituio. Profa. Zuleide, da ANDES. Finalmente, pergunta de Maria Lcia para o Prof. Paulo. Estamos discutindo revalidao de diplomas entre pases latino-americanos, mas a validao de disciplinas cursadas com o mesmo contedo, apenas com nome diferente, tem sido dificultada por instituies de ensino superior, talvez com objetivos econmicos. O que fazer nesse caso? Podemos seguir a ordem da Mesa, porque a j fazemos a despedida. Prof. Paulo. O SR. PAULO ROBERTO WOLLINGER - Quanto questo de validao de disciplina, ela est no prprio regimento da instituio. Cada instituio que aceita um aluno, validando seus crditos, sua competncia, etc., tem autonomia para isso faz parte do princpio da autonomia didtico-pedaggica que as instituies tm. O Ministrio da Educao, sempre que consultado, tem-se manifestado em relao a essa questo de nome de disciplina e carga horria. Alguns processos judiciais j encaminharam. O Conselho Nacional de Educao j se manifestou vrias vezes sobre isso. Uma das questes para uma instituio que aceita pode ser problema econmico, sim, sem dvida, mas pode ser tambm a garantia de que aquelas

58

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

competncias no foram consolidadas, e vai colocar um aluno que pode ter prejuzo na sua avaliao na continuidade do curso. Ento, essa questo ainda polmica: primeiro, pela pulverizao de cursos de graduao e denominaes; segundo, pela pulverizao de projetos pedaggicos; e, terceiro, pela falta de viso de muitas instituies do Brasil que no conseguem enxergar educao um pouco para alm do contedo. Esse um problema da educao nacional. A maioria dos cursos de graduao no Brasil no pensa em educao, cujo conceito poderia ser resumido como o processo de mudana de comportamento atravs do conhecimento. Muitas instituies ainda tm uma viso muito arcaica de achar que educao completar alguns contedos. Esse conceito de educao conteudista ainda muito permeado na Academia Brasileira e ainda um problema de qualidade da educao nacional. A meu ver, os experimentos novos, com o surgimento de novos cursos e novas instituies, tm demonstrado muita eficincia formativa com outras alternativas pedaggicas. Espero que, num futuro breve, ns no precisemos discutir validao de disciplina, mas simplesmente validao de competncias adquiridas em outras formaes. Provavelmente esse processo ficaria muito mais facilitado. Os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia foram criados por este Governo e surgiram a partir das Escolas Tcnicas Federais CEFETs. A tradio dessa rede de 100 anos est completando 100 anos este ano. As primeiras escolas tcnicas foram criadas em 1909, e, ao longo desses 100 anos, foram construdas 142 escolas pelo Brasil. Este Governo construiu mais 212. Portanto, teremos 364 escolas tcnicas distribudas por todo o territrio nacional que devero oferecer curso de formao inicial continuada, cursos tcnicos de nvel mdio, cursos de licenciatura, cursos de graduao tecnolgica e outros cursos bacharelado, mestrado e doutorado. Qual o desafio? Que sejam institutos de educao, cincia e tecnologia. Trata-se de um novo conceito e uma nova funo social que se est atribuindo a essas instituies que j demonstraram historicamente sua presena marcante na educao no Brasil. As licenciaturas j so presentes na maioria desses institutos h muitos anos. Eu mesmo fiz um curso de licenciatura numa

59

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

escola tcnica federal. Ns j temos essa experincia h muito tempo na formao de professores, educao profissional e tecnolgica e outras carreiras. Os institutos j tm alguma experincia. O que se espera desses institutos um projeto de lei implantou esses cursos que eles sejam mais um laboratrio social de criao de um novo modelo educativo do Pas. O Brasil tem o modelo das grandes universidades que so fundamentais para o desenvolvimento do Pas e vm desempenhando muito bem o seu papel. Todavia, alguns outros papis educativos nacionais so prementes tambm, mas no tem quem os cumpra. Os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia vm justamente assumir esse papel, que a formao docente como formao profissional, a construo de itinerrios formativos completos e complexos inclusive para aquela pergunta que surgiu antes de como se incentiva a formao tcnica de nvel mdio no Brasil. A PNAD demonstrou e ns ajudamos a elaborar o questionrio que os cursos tcnicos no Brasil, os cursos de formao profissional, so desconhecidos em geral. A maioria dos brasileiros sabe o que um curso de graduao em Direito, Pedagogia, Cincias Contbeis, Administrao; mas no sabe o que um curso tcnico de eletrotcnica. A maioria no sabe. A comparao que ns fizemos foi simples. Ns temos 6 milhes de alunos no ensino superior e 750 mil no ensino tcnico. Portanto, uma raridade o ensino tcnico no Brasil. Os institutos tambm foram criados para promover esse maior conhecimento para a sociedade civil. Agora, no que diz respeito questo da arte e educao. Um aspecto fundamental no desenvolvimento social a arte, como manifestao do belo. E o Brasil tem muita criatividade, mas tem pouco curso na rea de arte. Vrios programas tm incentivado a criao do curso de graduao, inclusive, nos referenciais, mereceram destaque bastante particular os cursos de artes visuais e os demais cursos de artes. A ideia no falar mais em educao artstica, mas em artes; e formarmos educadores de arte. Muitos cursos de artes no Brasil no formam educadores para as artes. Esse um problema tambm de perfil, formao, diversidade, diretrizes, e assim por diante. Essa valorao vem sendo dada porque premente nos cursos de arte.

60

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Outra questo relacionada incluso social, um desafio imenso no Brasil, a questo das barreiras, no s barreiras fsicas, mas as diversas barreiras sociais e culturais para alunos com alguma deficincia que queiram estudar em escolas pblicas ou em escolas em geral. Decretos em vigor, leis, normas e avaliaes do Ministrio da Educao tm sido enfticos em no abrir mo de que a escola mantenha a acessibilidade. Essa falta de acessibilidade se manifesta no s com barreiras fsicas, mas tambm intelectuais, culturais, e assim por diante. um desafio muito grande. Temos incentivado a criao, por exemplo, de cursos de Letras com uma lngua estrangeira, uma lngua no nacional, que seja Libras. um aspecto premente hoje. Introduzir o curso de Libras nas escolas brasileiras algo difcil, pois no temos ingresso de alunos no curso de Libras suficiente. O Ministrio da Educao no abandona esse desafio. Ao invs de invalidar o decreto, pelo contrrio, estimulou a criao de novos cursos de Letras Libras para a formao de mais professores e a incluso dos surdos. E, assim tambm, projetos de incluso de cegos, cadeirantes e outros brasileiros com deficincia. um desafio que ter de ser feito passo a passo, rompendo-se inclusive barreiras. Muitas instituies e academias tm um discurso democrtico, integrador, participativo etc. Mas quando se discutem as barreiras, o pessoal diz assim: Ah! mas um prdio assim e assim, e no temos verbas para isso. O Ministrio da Educao tem disponibilizado verba para toda a rede federal no intuito de fazer as correes e avaliaes. Mas esse ainda um problema cultural que ns brasileiros temos de vencer. Mais do que educativo, um problema cultural. Em resumo, eu gostaria de dizer que agradeo a participao neste seminrio. Eu acho muito bom que haja espaos como este de discusso e de debate, em que se conheam as diversas nuanas do problema. Espero que os participantes desses seminrios, que ouviram os palestrantes da manh, compreendam que educao como processo de mudana de comportamento, atravs do conhecimento, um processo que tem muitas variveis, muitos parmetros e muitos atores; e que, em geral, a gente discute com superficialidade e pouca eficcia.

61

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Acho que seminrios como este, em que se levantam problemas, trazem-se questes, experimentos e exemplos, devem ajudar a cada um de ns, educadores, gestores e Parlamentares a construir os caminhos difceis de consolidao do projeto educativo nacional. bom que se diga que o projeto de educao nacional consolidado com esse tamanho, essa amplitude e importncia nasce com a construo da Repblica e com a LDB. So projetos bastante novos. Estou dizendo que a lei que fala de qualidade de educao como ao de Estado de 2004. Ento, ainda que tenhamos caminhado muito, ao longo da nossa histria, a premncia social e democrtica recente ainda. um processo muito complexo que vem sendo construdo. Acho que bom acompanharmos pela pgina do Ministrio e na imprensa o que vem sendo feito em termos de educao nacional. Ainda temos imensos desafios, mas j demos grandes passos em direo s solues. Muito obrigado. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Concedo a palavra ao Sr. Srgio Roberto Kieling. O SR. SRGIO ROBERTO KIELING FRANCO - Complementando a colocao do Wollinger sobre a questo da acessibilidade, uma deciso que acho muito importante que a CONAES tomou quando revisou os instrumentos de avaliao a de que a acessibilidade no um item de avaliao da qualidade do curso, mas um requisito legal. Portanto, no algo que possamos compensar, dizendo: No tenho acessibilidade, mas tenho um a boa biblioteca. No. uma questo bsica que precisa ser respeitada. Finalmente, gostaria de tentar responder, na verdade, s 3 perguntas que esto aqui no folder do evento. So elas: possvel harmonizar os sistemas educacionais da Amrica-Latina sem nivelar o ensino por baixo? Como criar processo confivel de acreditao de cursos e revalidao de diplomas diante das desigualdades regionais? Quais os caminhos para a harmonizao e a cooperao educacional no continente?

62

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Eu diria que conseguimos nivelar no por baixo, quando se faz um processo de acreditao que no seja cartorial, quando realmente se faz um processo de avaliao, no s para cumprir um rito, mas para fazer a promoo da qualidade a nivelamos por cima. As desigualdades regionais enfrentadas exatamente ao construir um processo em conjunto, essa experincia do MEXA e agora do MERCOSUL, elas mostram quanto possvel esse processo conjunto, que no simples nem totalmente harmnico, como coloca a terceira questo, porque a harmonia no nunca o pressuposto do trabalho dialgico. A harmonia a consequncia do trabalho dialgico, um dilogo que se faz exatamente no confronto das diferenas. nesse confronto das diferenas que vamos construindo quais so os critrios comuns e aquilo que podemos aprender com as diferenas existentes em cada pas, e observar os critrios comuns de qualidade. No final das contas, quero tambm registrar aqui o meu agradecimento pelo convite. Quero parabenizar a iniciativa deste seminrio e dizer que sinto que aqui damos um passo importante para que se faa realmente o aperfeioamento operacional desses processos todos, que passam tambm pelo aperfeioamento legislativo, para dar suporte a todas essas aes. Temos que estreitar esses laos, e aqui eu me sinto com tranquilidade de falar em nome da CONAES, da qual fui presidente e ainda sou membro. Em nossas reunies da CONAES sempre se discute o aperfeioamento das normas que regem todo esse sistema de avaliao. Hoje podemos dizer com tranquilidade que o Sistema Nacional de Avaliao est bastante maduro. No est completo, nunca vai estar, mas ele j um processo, vamos dizer assim, uma lei que deu certo, em que se avanou bastante. Mas tem muito mais a se avanar. Esse avano se d tanto pelo aperfeioamento dos processos internos como tambm dos processos de dilogo com os pases vizinhos e com o mundo. Obrigado. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Obrigado, Srgio. Professor Francisco Cordo.

63

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

O SR. FRANCISCO APARECIDO CORDO - A pergunta que foi feita da maior importncia, porque possibilita explicitar um equvoco muito comum. Na lei anterior da educao nacional (Lei n 9.652), havia tambm a figura do aproveitamento de estudos, como lembrou o Paulo Wollinger, por disciplinas e no por competncias. radicalmente diferente. No se trata de aproveitar uma disciplina feita num curso tcnico para se obter um novo diploma de tcnico de nvel mdio. O tratamento, como lembrou o Srgio, no deve ser cartorial. Isso essencial. Se dermos a essa avaliao de competncias um tratamento cartorial para obteno de um novo diploma, estaremos diminuindo o nvel e ele no vai cumprir sua misso. O que possvel e o que enfatizado pela LDB e pelas diretrizes que as competncias profissionais desenvolvidas tanto em cursos quanto no prprio mundo do trabalho a qualquer momento podem ser avaliadas. A LDB usa 3 termos: podem ser avaliadas, podem ser reconhecidas e podem ser certificadas para fins de continuidade de estudos ou de concluso. Essa avaliao no feita pela antiga grade curricular, no por disciplinas; no uma avaliao cartorial. uma avaliao de competncias profissionais efetivamente desenvolvidas. Cada curso tem o seu perfil profissional de concluso. Ento, o aproveitamento de competncias desenvolvidas em um curso eventualmente pode ser aproveitado como competncia para outro curso ou para outra habilitao luz do perfil profissional de concluso da outra habilitao. No simples anlise de currculo. No simples anlise cartorial. No simples anlise por disciplinas. anlise pelo desenvolvimento de competncia profissional naquele sentido de capacidade de articular, de mobilizar e de colocar em ao conhecimentos, habilidades e valores definidos com clareza a partir do perfil profissional de concluso de cada curso planejado pela escola. A referncia para avaliao o curso planejado pela escola claramente definido a partir de perfil profissional de concluso. Ento, isso muito importante. Como considerao final, parabenizo os organizadores deste evento pela incluso da educao profissional no debate dos cursos de educao superior. O Conselho Nacional de Educao, em 1999, observou que, a rigor, aps o ensino

64

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

mdio, tudo educao profissional, tanto como tcnico de nvel mdio quanto como graduao tecnolgica, bacharelado ou licenciatura. Ento, muito importante esta deciso das 2 Comisses da Cmara dos Deputados de incluso da educao profissional neste debate sobre revalidao de diplomas e tratamento no cartorial, mas efetivamente educacional, voltado para as necessidades do mundo do trabalho em contnua mudana e contnuo cmbio. Obrigado. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Obrigado, Prof. Francisco Cordo. Com a palavra o Dr. Adolfo, para as suas consideraes finais. O SR. ADOLFO STUBRIN (Exposio em espanhol. Traduo simultnea.) Fiquei muito interessado, durante o seminrio, por todas as coisas que eu ouvi dos colegas e do pblico. Espero, com a ansiedade, as concluses do prximo o bloco, porque me parecem que podem ser muito construtivas. No passado, tambm fui Deputado Nacional no meu pas, e por isso me encontro muito confortvel e vontade nesta Cmara, que me muito familiar. Nesse carter, tambm j participei na redao das leis de educao, da educao superior, na minha poca. A nossa ltima lei de educao superior na Argentina de 1995. Uma caracterstica que devo destacar seja na educao, seja na educao superior, as leis na Amrica latina nunca tiveram um captulo relacionado com a questo internacional. E o que ns estamos vendo, nos ltimos anos, que a internacionalizao est gravitando sobre a educao superior de uma forma crescente, progressiva, como um vetor muito dinmico que gera problemas, mas tambm gera recursos para o desenvolvimento das aes de cada um dos pases. De maneira que estamos discutindo uma nova lei de ensino superior na Argentina, e estamos recomendando que seja includo um pequeno e breve captulo sobre a internacionalizao da educao. Temos aqui questes que j foram mencionadas pelo pblico que revelam que necessrio que a legislao trate de questes internacionais, relacionadas com crditos, com mobilidade, enfim, com muitos aspectos que tm de ser tratados pela legislao. E temos de reconhecer que existem iniciativas na Amrica Latina, tomadas de uma forma unnime, como a

65

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

iniciativa do enlace, da ligao do espao do Encontro Latino-americano para Educao do Ensino Superior. Ele tem eixos de trabalho muito importantes que transcendem os da cooperao voluntria, que fazem isso como poltica voluntria, e enriquecem tambm a poltica pblica dos nossos pases. Pelo menos, esse o meu critrio tambm Temos a considerar tambm o espao dado para a cincia e a tecnologia, como para o ensino superior, nas cpulas ibero-americanas, pelos Presidentes, por meio da secretaria-geral das cpulas. Esses so indicadores consistentes, pelo que j foi exposto sobre o MERCOSUL na rea educacional, de que h cooperao internacional, integrao e atuao do bloco regional, respeitadas as forma de participar de cada um dos nossos pases, nas correntes, nas tendncias de internacionalizao. Isso veio para ficar. E ns temos que registrar isso devidamente. Por isso, acredito que as concluses deste seminrio, Sr. Presidente, podem ser muito teis para dar apoio nesse sentido. O SR. PRESIDENTE (Deputado Lelo Coimbra) - Muito obrigado, Dr. Adolfo. Para concluir, o nico que no manteve o seu e-mail por no ter material em lmina foi o Paulo. O seu e-mail, para quem quiser contato, desup@mec.gov.br. Qualquer semelhana grave acidente! (Risos do orador.) O nmero desses exemplares foi limitado. Quem no tiver tido acesso ao exemplar, o meu site lelocoimbra@camara.gov.br tem a sua ntegra. E, por fim, a Rose Mariana Kaminsk perguntou o seguinte. s uma informao: Est em trmite na Cmara o PL n 4.872, de 2009, que modifica artigo da LDB, de modo a permitir o reconhecimento automtico de ttulos obtidos em pases do MERCOSUL. Essa proposta est inserida nesse processo que ora se constri. A nossa manifestao a de que, como este, h vrios PLs em trmite que tentam aprimorar a legislao nacional referente validao do diploma. O sistema educacional do MERCOSUL, que aqui se discutiu, na medida em que promove habilitao de curso, d o primeiro e importante passo para isso. No basta uma lei. Como vimos, preciso um grande processo de negociao; e aqui ele foi apresentado no seu conjunto.

66

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Qualquer dvida entrem em contato como meu gabinete ou com a Profa. Aparecida. Na Comisso de Educao estamos disposio. Muito obrigado aos palestrantes. Muito obrigado pela presena. Teremos uma outra Mesa a seguir. Por favor, permaneam sob a presidncia do Presidente da Comisso de Relaes Exteriores. Muito obrigado a todos! (Palmas.) O SR. APRESENTADOR (David Rayol) - Nossos agradecimentos aos integrantes da Mesa pela participao neste evento, presenas que certamente enriqueceram este seminrio pelo brilhantismo de suas intervenes. Estamos nos encaminhando para o final, amparado pela organizao do evento. E este Cerimonial cumpre o dever de informar que o intervalo para o caf que estava em nosso programa est cancelado. Portanto, daremos imediatamente incio prxima Mesa a de concluses. Gostaramos de recordar a todos que este evento sobre educao (Seminrio Internacional sobre Educao Superior e Tcnico-Profissional na Amrica Latina: Garantia de Qualidade, Revalidao de Diplomas e Mercado de Trabalho) um evento integrante do 3 Ciclo de Seminrios Internacionais: Educao no sculo XXI modelos de sucesso, uma iniciativa da Comisso de Relaes Exteriores e de Defesa Nacional da Cmara dos Deputados em parceria com o Sistema CNC/SESC/ SENAC. Passamos, senhoras e senhores, neste instante, quarta e ltima sesso tcnica do Seminrio Internacional sobre Educao Superior e Tcnico-Profissional na Amrica Latina: Garantia de Qualidade, Revalidao de Diplomas e Mercado de Trabalho. Para tomar assento mesa convidamos o Deputado Severiano Alves, Presidente da Comisso de Relaes Exteriores e de Defesa Nacional, para coordenar os trabalhos juntamente com as professoras Clarissa Baeta Neves e Elizabeth Balbachevsky. (Palmas.) A Profa. Clarissa Baeta Neves professora associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidades. Doutora em Sociologia da Educao pela

67

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Universidade de Menster, Alemanha, pesquisadora do CNPq. Foi membro do comit de avaliao da rea de Sociologia/CAPES. consultora de agncias de fomento como CNPq, CAPES. Tem produo cientfica destacada na rea de Sociologia da Educao e da Educao Superior, pesquisando sobre os temas acesso e equidade, polticas educacionais de incluso social em financiamento. Participou do programa Fulbright New Century Scholar Program: Access and Equity on Higher education, 2007/2008. Nossas boas-vindas Profa. Clarissa! A Profa. Elizabeth Balbachevsky associada do Departamento de Cincia Poltica da Universidade de So Paulo e pesquisadora snior do Ncleo de Pesquisas em Polticas Pblicas da mesma universidade. Sua rea de concentrao a anlise comparada de polticas de cincia, tecnologia e inovao e de polticas de ensino superior. Entre 2005 e 2006 foi Fulbright Scholar no Programa New Century Scholars, tendo realizado um estudo comparado sobre o impacto da globalizao nas polticas de ensino superior em pases emergentes. Em 2007 passou a integrar a rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession CAP Project que rene pesquisadores de 19 pases para estudar as transformaes recentes da profisso acadmica no contexto da globalizao. As ilustres convidadas estaro comentando os dilemas da garantia de qualidade e revalidao de diplomas numa perspectiva comparada e em seguida apresentaro as concluses do evento. Para saudao das ilustres palestrantes que iro coordenar os trabalhos a partir deste instante, est com a palavra o Coordenador da Mesa, Deputado Severiano Alves. O SR. PRESIDENTE (Deputado Severiano Alves) - Tem a palavra a Profa. Clarissa Neves. A SRA. CLARISSA BAETA NEVES - Boa tarde a todos. De incio gostaria de cumprimentar a Comisso de Relaes Exteriores e de Defesa Nacional e a Comisso de Educao e Cultura por esta importante iniciativa de discutir temas to relevantes como qualidade e revalidao de diplomas e mercado de trabalho, com a importante parceria do Sistema CNC-SESC-SENAC.

68

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Bem. Eu e a Profa. Elizabeth dividimos os comentrios. Comentarei uma parte das apresentaes e das conferncia, e a Prof. Elizabeth discutir a outra parte. Tinha algumas coisas inclusive j preparadas, mas est tudo completamente revirado. Espero no me perder nas minhas anotaes. Gostaria de comear minha fala comentando algumas convergncias apresentadas nas conferncias e, inclusive, na mesa redonda de hoje, tarde. Portanto, rapidamente, as convergncias. Primeira, os tempos so outros. O mundo est passando por transformaes extraordinrias. E aqui me refiro questo da globalizao e da sociedade do conhecimento que vem produzindo mudanas fundamentais em todos os sentidos. Segunda, a educao superior precisa responder a esses novos desafios. E ela o est fazendo de modo mais intenso ou no, mais rpido ou no, mais cedo ou no. O que fundamental, apresentado nas vrias conferncias, que esse no um processo automtico, mas um processo que precisa de ser preparado e enfrentado com muito trabalho e muitos desafios. Terceira, esse processo de transformao traz nova questo. Neste ponto, entendo fundamental destacar essa convergncia que diz respeito qualidade. Para mim esse foi o eixo fundamental, o fio condutor de todo o seminrio no sentido de assegurar a qualidade, ou melhor, a garantia da qualidade. Especialmente, quero destacar a construo de uma cultura de qualidade institucional. Por fim, a formao de redes de cooperao. Aps a colocao da questo da qualidade que foi trazida outra convergncia. A qualidade orienta outro processo. Essa qualidade, primeiro, expressa em standard diretrizes, estruturas. Isso j est muito avanado na Europa, mas est ainda em forma mais inicial na Amrica Latina. Esse processo orienta, ento, os processos de avaliao, acreditao, revalidao de diplomas, e assim por diante, com o objetivo de promover mobilidade estudantil, romper barreiras entre pases e fronteiras disciplinares, beneficiando estudantes e profissionais de diferentes pases. Outra convergncia apresentada que considero importante mencionar que isso tudo ocorre com o tempo. O fator tempo foi mencionado vrias vezes. Esses

69

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

no so processos rpidos, no so processos que podem ser resolvidos da noite para o dia e de forma irresponsvel; so processos demorados, difceis, polmicos. Por isso, preciso tempo. Contudo, o tempo tem de ter certo limite. Em algum momento, preciso bater o martelo. E, a partir de dado momento, seguem-se determinadas orientaes standard, que esto em processo constante de discusso. Esse processo j mais bem definido e consolidado na Europa. A chamo a ateno de todos para algumas instncias de acordos que ocorrem entre Estados membros. Por exemplo, as diretrizes europeias e a Conveno de Lisboa so acordadas entre os Estados membros. Os comunicados do Processo de Bolonha so acordados entre os participantes do Processo de Bolonha. Ento, so instncias distintas de acordos, mas os pases participantes se sujeitam ao cumprimento desses acordos. Bom. Apresentadas essas convergncias, queria detalhar alguns elementos de forma um pouquinho mais especfica. Em primeiro lugar, a questo da globalizao e transio para uma sociedade do conhecimento. Isso, a meu ver, vem criando novas demandas e exigncias para a educao superior dos centros de produo de conhecimento. O que h de novo a? O conhecimento passa a ter valor estratgico tanto no que se refere tanto gerao de novos processos de produo quanto gerao de riquezas. Entendo sociedade do conhecimento como aquele estdio de desenvolvimento socioeconmico em que as atividades produtivas, a concorrncia e a gesto dos assuntos pblicos e privados dependem cada vez mais do domnio da cincia e da tecnologia avanada. Nesse sentido, ela reporta a uma realidade inquestionvel e se apresenta como um desafio e como uma possibilidade tanto para os pases desenvolvidos quanto para os emergentes ou ainda subdesenvolvidos. Toda estratgia de desenvolvimento deve alicerar-se na escolarizao crescente da populao, na ampliao da capacidade da pesquisa cientfica e tecnolgica e na inovao tecnolgica. Isso traz consequncias especialmente para as polticas pblicas. Por isso, so imperiosas as estruturas curriculares das carreiras de ensino superior convencionais, bem como a prospeco de novas alternativas e tendncias mais de acordo com as exigncias do mercado e as expectativas das populaes jovens.

70

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Neste ponto, quero lembrar o pronunciamento da Profa. Maria Jos, hoje, pela manh. Reiteradas vezes, ela apontou para a importncia fundamental nesse processo novo que vivemos do surgimento de novos modelos institucionais de educao superior. Outro exemplo, a reforma instituda com o chamado Processo de Bolonha, como nos foi mostrado em palestra pela manh. imprescindvel, nesse sentido, o reforo do contedo de formao referente ao domnio de novas tecnologias de comunicao e informao. Com isso, a busca de conhecimento torna-se elemento fundamental para a insero nesse novo mundo globalizado, com novas instituies, novas reformas, novos modelos; como elemento essencial para se atingir esse novo patamar de desafios educao superior. Em segundo lugar, gostaria de destacar o que foi mencionado nas vrias conferncias. Pretende-se que as polticas pblicas e privadas para o ensino superior, sejam governamentais, sejam institucionais, considerem estruturalmente a idia da educao continuada. O velho ditado educao para toda a vida vem sendo progressivamente substitudo por outro: educao por toda a vida. Confrontado, portanto, com a complexidade dos desafios globais atuais e futuros a educao superior tem a responsabilidade de avanar e de contribuir com a compreenso de questes multifacetadas que envolvem inmeras dimenses sejam sociais, econmicas, cientficas e culturais. Essas novas dinmicas esto transformando o cenrio da educao superior. Ento, de um lado, temos a sociedade do conhecimento requerendo crescente diferenciao de papis do prprio ensino superior e das instituies, o desafio do conhecimento que precisa de ser permanentemente revisado e avaliado de acordo com normas comparveis de qualidade reconhecidas a partir de parmetros internacionais. Por outro lado, surgem novas formas de ao, as multiplicaes de redes de cooperao e de mobilidade, com a formao de polos de rede e excelncia de pesquisa, inovao no ensino e na aprendizagem, novas formas para o servio de extenso.

71

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

nesse processo de transformao no cenrio da educao superior, com esses novos desafios, que surgem um desafio fundamental: a questo da qualidade. Mecanismos para assegurar a qualidade devem acompanhar a educao superior o tempo todo; ou seja, essa uma questo vital para a educao contempornea e que deve envolver todos os que esto de alguma forma participando desse processo de formao da educao superior. A prpria globalizao tem acentuado a necessidade de estabelecimento de sistemas nacionais e internacionais de garantias de qualidade, bem como de sistemas nacionais de acreditao; ou seja, a qualidade requer o estabelecimento de sistemas para assegurar padres de qualidade, como tambm promover a cultura da qualidade no interior das instituies. O que nos foi relatado hoje ao longo do dia que esto em andamento inmeras parcerias, aes, em diferentes nveis nacionais, regionais e internacionais, e como eles so fundamentais para assegurar, garantir a qualidade e a prpria sustentabilidade do sistema de educao superior mundo afora. Essas parcerias, mobilidade estudantil, que promovem a cooperao internacional e a colaborao multilateral e multicultural so absolutamente necessrias; no s desejveis, mas necessrias. E no mbito desse debate de qualificao eu percebi dessa maneira que ns tambm discutimos e ouvimos a discusso sobre, agora sim, sobre avaliao e acreditao. Eu acho isso muito importante; quer dizer, no a questo de primeiro avaliar para depois discutir que qualidade queremos. No. Discute-se e define-se a qualidade, discute-se standards, guias, estruturas etc. Uma vez isso definido isso, e servindo isso como referncia, as instituies se pautam por isso. A partir da, elas so avaliadas, acreditadas e seus diplomas, devidamente reconhecidos. Quero fazer um pequeno comentrio, aproveitando o que o Prof. Srgio falou, que acho fundamental. Eu quis fazer um quadro inclusive em PowerPoint, mas estou meio insegura ainda. Eu prefiro fazer agora de uma forma mais simples. Tentarei comentar que os termos so distintos; que os usos das prticas, ou seja, dos processos de avaliao e acreditao podem ser diferentes, nos diversos pases. Mas ns precisamos de alguma forma confrontar com isso.

72

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

S para dar um exemplo para vocs: eu trabalho, pesquiso sobre o Processo de Bolonha, especialmente o caso da Alemanha. Ento, usarei um pouco o caso da Alemanha, que eu conheo melhor, como comparao. H uma questo chamada avaliao. A avaliao no a mesma coisa nos diferentes pases. Na Alemanha, a avaliao, com em outros pases, especialmente da Europa, um processo de autorreferencial; uma autoavaliao; as instituies se avaliam no sentido de monitoramento da qualidade. As instituies so convidadas, estimuladas a que se autoavaliem. Os resultados podem ser publicados, e importante que o sejam. Mas parou por a. No Brasil, h outra experincia: a avaliao um instrumento de controle e eu no gosto da palavra controle; eu diria acompanhamento do desenvolvimento das instituies de ensino superior. Pois bem. A avaliao no Brasil um processo nacional, em que se avaliam estudantes; lembrem-se dos exames nacionais, como o Provo. Depois, com os sinais; o processo de avaliao era feito por amostras, por disciplinas, pegando-se estudantes de incio e de final de cursos. De uma forma ou de outra, o processo de avaliao no Brasil institudo, atualmente, como o Paulo Roberto falou, como questo de Estado. um sistema nacional; e se avaliam, por esse sistema, via estudantes, via cursos, via PDI Plano de Desenvolvimento Institucional, instituies, infraestrutura etc., etc. interessante chamar ateno para 2 coisas: os sinais no envolvem a ps-graduao; ela tem uma outra estrutura. avaliada pelo Sistema CAPES, tem uma estrutura distinta, os pares participam dessa avaliao das comisses. E no fazem parte dos sinais os sistemas estaduais, por fora da Constituio, porque so autnomos. Percebe-se at que Estados que no tm um sistema bem consolidado participam do sistema, gostam de participar da avaliao como uma forma de se tornarem mais conhecidos. Estados mais fortes, s vezes, reagem e no querem participar desse Sistema Nacional de Avaliao, por fora da sua autonomia. A avaliao pode ser do estudante, da instituio, do curso, feita de forma interna, ou seja, autorreferida, ou de modo nacional. Isso uma coisa. Outra coisa o processo de acreditao. De modo geral, na Europa, a acreditao o Sr. Srgio mencionou muito bem, e tambm acho que a experincia do MEXA e do ARCU-SUL isso hoje um selo de qualidade a partir daquilo que a instituio demonstra

73

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

que ela tem a oferecer, atravs dos seus cursos, para seus alunos, a fim de, digamos, formarem um perfil adequado de egresso. Poderamos dizer que essas diferenas entre avaliao e acreditao so processos distintos, mas complementares. Ento, possvel haver avaliao e acreditao ou s avaliao. A tendncia hoje, na Europa, de que haja acreditao de cursos e instituies no por agncias no governamentais, mas por agncias independentes que usam pairs, ou seja, os pares que participam do processo de anlise, de todo o desempenho da instituio, de como a instituio mostra sua qualidade, todos esses elementos. E, depois, d-se um selo de qualidade. No h ranking; e no mais ou menos, ou um pouco, acreditado. Ou ou no acreditado. A instituio que no acreditada pode encaminhar novamente, tempos depois, um outro processo. H, a, diferenas entre avaliao e acreditao. Mas acredito que o ARCU-SUL caminha na direo da acreditao, como est sendo feito na Europa. Volto questo das conferncias. Queria chamar a ateno especialmente para a conferncia da Profa. Marjolein, da Holanda, e para a conferncia da Profa. Maria Jos. A Beth, depois, discutir outras questes. Postas essas questes amplas, coo as convergncias, gostaria de chamar a ateno para a conferncia da Profa. Marjolein. Ela, de novo, traz como ponto fundamental que se promova expanso, mobilidade. Diz que fundamental que os programas sejam comparveis, ou seja, que os alunos possam escolher a partir da comparao: o que um bom programa, o que ele me oferece etc. Ela diz: Para que isso seja vivel preciso dispor de informaes e transparncia. O que comparado? Qualidade. Novamente, gostaria de chamar a ateno para essa questo fundamental. s vezes, acho que ns, no Brasil, invertemos um pouco as discusses. Sou da Universidade Federal. E s para abrir um parntese, o Coordenador da Ps-Graduao de Sociologia nos disse que temos de apresentar, at final do ano, um planejamento do programa. Eu perguntei: planejar o qu? Nmero de alunos? Nmero de produes? Por que no discutimos qualidade? Ele respondeu: No. Ns temos que ter um plano.

74

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Ento, o que me chama a ateno no processo da Europa que eles esto enfrentando a discusso sobre qualidade. Se acessarem, por exemplo, no processo de Bolonha, o Quality Framework, acharo toda essa documentao. So reports enormes onde se discute o que qualidade, o que so indicadores de qualidade, o que so tenders de qualidade etc. Para eles esses so os pontos essenciais. E isso independentemente da estrutura curricular, porque a Europa no discute a padronizao da estrutura curricular. Diferentes estruturas podem alcanar uma boa qualidade. a que reside o grande esforo europeu para tornar as IES comparveis, construir estruturas, referncias, garantias de qualidade como diretrizes. O que muito interessante tambm o sentido de harmonizao de estruturas. Agora, a oferta curricular distinta. Aqui no Brasil temos a tendncia de comparar estrutura curricular. Se um doutorado no tem uma estrutura igual a do outro, no h reconhecimento. E um grande problema o reconhecimento do diploma de doutorado na Alemanha. Fiz meu doutorado na Alemanha, e ela no tem estrutura curricular, ou no tinha at agora pr-Bolonha. O orientador indica se faremos ou no um seminrio. Ento, quando voltamos ao Brasil para revalidar o diploma de doutorado feito na Alemanha realmente, um doutorado difcil de se conseguir , a tendncia, s vezes, no revalidar, porque l no h estrutura curricular. Isso desconhecer como se d o doutorado na Alemanha. Nessa questo, chamo a ateno para a harmonizao de estruturas e no para a padronizao de programas, de currculos. Outra coisa muito interessante, no caso da Europa a Marjolein tocou isso de leve, e poderamos explorar isso mais a expectativa de learning outcomes. Traduzo isso como resultados de aprendizagem. Pelo Quality Framework e pelo standard diz-se de qual a expectativa que se tem no Processo de Bolonha. Learning outcomes, ou seja, resultados de aprendizagem do primeiro ciclo, do bachelor; do segundo ciclo, do master, e do terceiro ciclo, do doutorado. Diz-se que o aluno tem competncia para isso, tem condies de fazer isso e aquilo etc., mas no enfatiza contedo, habilidades e competncias. Dado o meu curto tempo, no vou me aprofundar nisso.

75

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Ento, nesse cenrio de qualidades, de harmonizao e de estruturas que se discute a questo de acreditao, avaliao e revalidao de diplomas. Isso deve ter sido um esforo muito grande, deve ter demandado muito tempo em reunies, em acordos e, talvez, em concesses. E o que se percebe nesses documentos? Quando a profisso no regulamentada, no se exige revalidao; ou quando ela regulamentada no caso, exemplificou-se, hoje de manh, a Medicina, a Odontologia, a Farmcia, a Arquitetura , h um acordo entre os Estados membros no sentido de que essas profisses tenham revalidao automtica. Mas h especificidades: se um pas s tem a Medicina Clnica e no a Especializada, um diploma de Medicina Especializada precisar de uma regulamentao especfica. H uma terceira situao: profisses regulamentadas, mas sem estarem firmadas no acordo. Por exemplo, com relao a essas profisses, no caso do advogado h uma legislao especfica dizendo que o advogado pode trabalhar em Estados membros, desde que sob a superviso de advogados locais, at 3 anos. Passado isso, ele pode reivindicar o reconhecimento do seu diploma. A Marjolein nos disse que a avaliao feita caso a caso, e que as regras e os participantes envolvidos so claros: Ministrio da Educao, autoridades competentes, centros nacionais de formao, coordenadorias nacionais. Isso tambm no padronizado. Na Holanda, a revalidao de diplomas feita pela agncia para a qual a Marjolein trabalha, enquanto a acreditao feita por uma outra agncia. A Holanda e a Blgica fizeram um acordo: tm uma agncia para acreditar os cursos. A Alemanha tem, no mnimo, 6 agncias de acreditao, um conselho de acreditao, fundaes de acreditao, fundaes que acreditam agncias de acreditao. H acreditaes por Estado (ininteligvel), por exemplo, Bavaria. H centros de acreditao por disciplinas business ou (ininteligvel). E assim vai. Ento, h vrios tipos de agncias. As universidades podem escolher por qual agncia querem ser acreditadas. A acreditao acadmica de revalidao de diploma, como foi mostrado, segue mais ou menos as mesmas regras, diretrizes gerais no caso, a Conveno de Lisboa.

76

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Chamo a ateno para uma coisa muito interessante, porque, talvez, precisemos aprender a us-la mais. Refiro-me confiana mtua nos sistemas educacionais e ao respeito s diferenas. Acredito que muitos dos problemas de revalidao de diploma tm a ver com isso. No temos uma confiana mtua na outra instituio que concede diploma. Ento, o que preciso para que cresa essa confiana mtua? Que as instituies tenham qualidade. Esse o pressuposto fundamental. A Profa. Maria Jos tambm enfatizou muito que a questo da qualidade fundamental para a educao superior, fomentando diversidade, flexibilidade, inovao, capacidade de aprendizagem. J podemos falar de um espao europeu de educao superior. A Profa. Maria Jos mostrou que na Amrica Latina ns ainda estamos em um processo de construo desse espao. Os sistemas e a oferta educacional so muito diferentes. Pergunta-se: como harmonizar, sem padronizar, sistemas to distintos? Tivemos algumas respostas: buscando cooperao, discutindo, trocando ideias. Acho que esse esforo est sendo feito, seja pelo (ininteligvel), por essa rede, seja pela experincia do MEXA e do ARCU-SUL. Como ela mostrou pela manh, a Amrica Latina tem, no caso do Brasil, avaliao nacional e por aprendizagem. Tem acreditao de profisses, tem acreditao de cursos. Quer dizer, ns temos uma variedade de modelos, seja de avaliao, seja de acreditao, que diferem por pases. O Prof. Adolfo mostrou muito bem a dificuldade, s vezes, de se fazerem acordos maiores de cooperao. Muitas vezes so acordos bilaterais, que funcionam por um lado e no funcionam por outro. Ainda precisamos de mais tempo para amadurecer todos esses processos. Para finalizar, quero ressaltar novamente que o desenvolvimento dos sistemas de educao superior, cada vez mais completos e multifuncionais, dependem da qualidade. A garantia da qualidade dos cursos e das IES que garante a qualidade da formao das carreiras. A operacionalizao desse processo facilitada pela formao de redes, buscando maior intercmbio e cooperao, favorecendo a, sim a construo

77

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

de processos comuns, de harmonizao de estruturas, de reconhecimento, de diplomas, sejam profissionais, sejam acadmicos. Os desafios esto colocados: buscar e aperfeioar novas formas de identificar e definir qualidades, como foi mostrado nas conferncias de hoje; estar aberto para a inovao, o que implica, mantendo o respeito s diferenas, comear a confiar mais nas instituies; manter a autonomia das instituies, o que fundamental. Vejam que em nenhum momento, em todo o processo de Bolonha, foi dito que as instituies perdem autonomia quando participam de redes de cooperao ou de acordos internacionais de acreditao ou de revalidao de diploma. H um respeito autonomia das instituies, liberdade acadmica, soberania das naes. Mas isso num contexto de ampla cooperao e solidariedade. Obrigada. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Severiano Alves) - Obrigada, Profa. Clarissa. Passo a palavra imediatamente Profa. Elizabeth. A SRA. ELIZABETH BALBACHEVSKY - Inicialmente, gostaria de me juntar Profa. Clarissa, parabenizando a Comisso de Relaes Internacionais e de Defesa Nacional e a Comisso de Educao da Cmara dos Deputados pela iniciativa de organizao deste seminrio. Registro o apoio inestimvel que a Confederao Nacional do Comrcio d a todos os seminrios que vm sendo feitos aqui. Os temas abordados so no s relevantes, mas cruciais, e por vrios motivos tm um espao pequeno de debate na imprensa e no dia a dia para um pblico mais amplo. Evidentemente, eles so discutidos em espaos institucionais mais especializados. A grande contribuio desses seminrios trazer a discusso para um pblico mais amplo, para a sociedade como um todo. Na nossa diviso de trabalho, fiquei de discutir a questo especfica do reconhecimento de ttulos, de validao de diplomas e os problemas que se apresentam nessa trajetria. Esse problema muito srio. Quando um estudante embarca na aventura de uma formao no exterior, no tem noo dos problemas futuros para reconhecimento dessa formao no Brasil.

78

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Evidentemente, esse problema muito forte na graduao. H sistemas de ensino superior que tm lgicas completamente diferentes daquela que prevalece no Brasil. No Pas, a lgica do ensino superior na graduao a de formao profissional. Muitos sistemas de ensino superior no tm essa lgica to arraigada. Ou seja, o aluno sai com uma concentrao em determinada rea, mas isso no significa que ele sai com um ttulo profissional. Isso muito comum nos Estados Unidos, que so o bero da chamada educao liberal, ou seja, da formao humanstica mais ampla e generalizada. Essa tradio tem mais de 200 anos. Ento, muito comum vermos estudantes indo para os Estados Unidos, para o Canad. Isso tem-se tornado um problema crescente. H um nmero grande de famlias brasileiras que investem toda sua poupana nisso, apostando na garantia de um futuro diferenciado para seus filhos. Quando o jovem volta, encontra uma barreira quase que intransponvel, porque no h possibilidade de adequao dessa formao, que pode passar por biologia, religies africanas, educao fsica, fisiologia etc., com uma concentrao mais ou menos frouxa em 1 ou 2 reas de conhecimento. Quando ele chega aqui, perguntamos: Voc o qu? Ele responde: Eu tenho um diploma da Universidade de Stanford. Dizemos: Sinto muito, mas no bate com nenhum dos nossos parmetros curriculares. Nem falo de grades curriculares, mas de parmetros curriculares. Ento, esse um problema premente. Este seminrio mostrou, de uma maneira bastante dramtica, que a soluo que prevalece no Brasil entregar universidade pblica a palavra final sobre o reconhecimento ou no desses diplomas mostra-se, institucionalmente, cada vez mais insatisfatria. No porque a universidade faz alguma coisa errada, mas porque ela no tem parmetros para tomar essa deciso. Ento, ela toma essa deciso de forma errtica, como a Profa. Maria Jos lembrou muito bem. Um aluno meu tinha mestrado pela Universidade de Jerusalm. Podemos ter todos os preconceitos e opinies que queiramos em relao a Israel, mas a Universidade de Jerusalm uma das melhores do mundo. E esse aluno teve o diploma recusado. O argumento apresentado foi que ele no havia feito curso de mestrado em Relaes Internacionais nem em Cincia Poltica era alguma coisa

79

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

que estava no meio das duas. Ento, no dava para reconhec-lo nem como diploma de mestrado em Relaes Internacionais, nem como diploma de mestrado em Cincia Poltica. A famlia gastou um imenso volume de recursos para que ele fizesse esse mestrado, e o diploma dele no foi reconhecido. H outro exemplo de uma menina que fez curso de mestrado na London School of Economics e tambm teve seu diploma recusado, porque ela tinha feito um curso de Economia do Desenvolvimento. As pessoas disseram: Isso no um mestrado em Economia, no um mestrado de Desenvolvimento. Ento, no um mestrado. Sinto muito, mas no d para reconhec-lo. claro que ns sempre encontramos caminhos: Voc vai, ento, fazer o doutorado direto. Mas o fato que fica o sentimento amargo de que o esforo feito por essas pessoas por suas famlias para sustentar esse processo de formao no reconhecido pelas grandes instituies. Eu estou falando da Universidade de So Paulo. No reconhecem diploma da Universidade de Jerusalm, da London School of Economics. H alguma coisa de errado nesse processo. Por qu? Porque ele errtico. Depende da boa vontade do professor que dar o parecer, depende da interpretao mais ou menos generosa de um conselho de professores. E tudo sem nenhum tipo de orientao, sem nenhum tipo de sinalizao mais clara, mais transparente, por parte de outros organismos, como o MEC, que poderiam orientar esse processo. Eu acho que o problema do reconhecimento dos profissionais de Medicina formados em Cuba, lamentavelmente, um mal que vem para o bem. Ele de difcil soluo, mas abre oportunidade para que se faa um debate profundo dessa questo. Estou convicta de que o formato institucional, a partir do qual se d o reconhecimento dessa titulaes, insuficiente. A experincia brasileira tem um formato muito insuficiente. Tambm porque e a um problema do nosso sistema de ensino superior esse processo mistura 3 coisas completamente diferentes, que foram mencionadas em diversas ocasies. Uma coisa o reconhecimento do ttulo profissional, que d ao portador a possibilidade de se inserir em mercados de trabalho regulamentados e protegidos por lei. A outra coisa o reconhecimento profissional, provisrio, que d ao

80

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

estrangeiro a possibilidade de atuar intermitentemente no mbito do mercado de trabalho brasileiro. Finalmente, uma terceira coisa, que deveria ser mais claramente diferenciada, o reconhecimento acadmico do valor acadmico do ttulo. Nesse reconhecimento, no faz sentido dizer que a universidade no tem o programa de mestrado que a pessoa fez. No tem mesmo, porque a produo do conhecimento vive e hoje, em todos os momentos, ns nos referimos a essa questo um processo de crescimento vertiginoso, numa escala quase que inescapvel. Nenhum sistema de ensino superior nacional, muito menos uma instituio, qualquer que seja ela, ainda que tenha, como a Universidade de So Paulo, um bilho e meio de dlares por ano de oramento, de dinheiro pblico, consegue dar conta de todas as diferentes matrizes, formatos, convergncias e transvergncias de produo de conhecimento que ocorrem no mundo todo. evidente que h milhares de formatos de formao ps-graduada no de formatos em termos de desenho, mas de temtica, de abordagens, de desenvolvimento metodolgico etc. que no esto presentes na grade de curso de nenhuma universidade brasileira. Ento, no faz sentido dizer: Eu s reconheo se houver alguma coisa compatvel com essa formao. Isso uma forma de cercear essa riqueza, a importao dessa riqueza de formao. Qualquer pas se sente feliz em aproveitar a oferta de outros pases. O Prof. Cordo, ao discutir a questo da formao tecnolgica no Brasil, aponta para um fator muito importante: a questo da transformao radical por que passa o mercado de trabalho, em todas as instncias. O Prof. Cordo, evidentemente, estava pensando nisso em termos tecnolgicos, mas eu acho que serve para todas as reas e para todas as instncias de formao. Na verdade, o que percebemos hoje em dia eu no estou falando de nenhuma novidade, estou simplesmente repetindo aquilo que todas as pessoas sempre dizem, quando comeam a discutir o processo de fragmentao do perfil profissional, diversificao e fecundao cruzada dessa formao profissional. Isso muito importante. Temos, hoje em dia, exemplos, experincias de formao profissional que cruzam no entre reas prximas, mas por cima de grandes reas do conhecimento. Quando o Prof. Cordo comentava sobre isso, eu me lembrei de que a Finlndia est embarcando agora numa experincia indita,

81

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

que a construo de uma universidade de inovao, que junta uma faculdade de artes com uma faculdade de business, de administrao. Por que eles chamam isso de universidade da inovao e esto investindo uma fortuna para dar origem a essa instituio inovadora? Porque eles dizem que essa aproximao fecunda entre a arte e a administrao que d origem grande parte da competitividade da indstria finlandesa no mercado internacional. O que ns estamos vendo? Processos de fragmentao, de disperso, de recombinao de perfis profissionais de forma intensa. Por exemplo, h alguns anos, a empresa do Estado de So Paulo que cuida das estradas pediu Universidade de So Paulo que montasse um curso de especializao em Direito Tributrio e Direito Pblico para engenheiros. Percebiam a necessidade da formao de um profissional com um perfil hbrido, que fosse capaz de dominar o lado jurdico e o lado tcnico para fazer bons editais. Era impossvel fazer um bom edital s com a participao de engenheiros. Havia necessidade da participao desse profissional hbrido. H 1 ano houve discusso no Instituto de Qumica da USP sobre a possibilidade de se criar um curso de especializao que juntasse Direito e Qumica. Direito para a questo da propriedade intelectual, e o perfil tcnico do qumico. Esses so apenas pequenos exemplos, mas eles mostram at que ponto se caminha no sentido de haver recombinaes de perfis de profissionais. Se isso verdade, eu tenho dvida sobre questo da regulamentao profissional. No sei se o Brasil no sai ganhando, quando a profisso de jornalista desregulamentada e aberta a competio de profissionais formados em outras reas. Isso no significa que o curso de Jornalismo no seja importante. Significa, sim, que as fbricas de diploma de Jornalismo, que fornecem diploma a profissionais de outras reas que querem entrar nesse mercado, esto fadadas ao fracasso. Essas vo fechar as portas. Quem no vai fechar as portas o curso de Jornalismo que, de fato, forma o profissional com qualidade. Esse no vai fech-las, porque esse tipo de curso existe em todos os lugares do mundo. Que eu saiba, menos de meia dzia de pases regulamentam a profisso de jornalista. Pergunto: ser que isso tambm no se repete em outras reas? Ser que realmente necessrio regulamentar a profisso da rea de turismo? Ou ser

82

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

necessrio criar parmetros de competncia profissional e deixar que, por exemplo, um profissional da rea da ecologia trabalhe na rea de turismo, de turismo ecolgico; que um profissional formado em Turismo perceba uma insero diferenciada em outras reas profissionais; e assim por diante? Devemos levar isso em considerao. Finalmente, voltemos mais especificamente questo do reconhecimento do diploma. Todo esse processo de reconhecimento de diploma passa pela resposta seguinte questo: qual o objetivo da nossa sociedade em relao aos diplomas de outros pases? Qual o nosso objetivo? O que queremos? Queremos preservar o mercado interno da concorrncia internacional? Queremos preservar o mercado da formao universitria para as nossas instituies de ensino superior? Ou ns queremos ampliar as oportunidades, aproveitar as competncias formadas dentro e fora do Brasil? Se o que ns procuramos est na primeira resposta, ento essa desculpem-me o neologismo erraticidade do processo de reconhecimento do diploma funcional, porque ela aumenta os riscos de o estudante ir para fora do Brasil e procurar sua formao em outros pases. Ela torna esse processo extremamente arriscado. Portanto, aumentam-se os ganhos do estudante em permanecer no Brasil. Fecha-se o mercado do Pas para as instituies de ensino superior brasileiro. Qual o preo que a sociedade brasileira paga? Ela paga o preo de no se beneficiar das competncias das alternativas que se formam fora do Brasil, no MERCOSUL, em outros pases, na Europa, nos Estados Unidos, na sia, na China, no Japo, em Singapura, e assim por diante. Perderemos um mundo de oportunidades, se continuarmos nessa estratgia que torna o estudo, a mobilidade estudantil uma coisa extremamente arriscada. Agora, se ns queremos usar esse processo, primeiro, para garantir a qualidade e, em segundo lugar, para ampliar as oportunidades de internacionalizao eficiente dos nossos profissionais, ento eu acho que temos uma receita (entre aspas) difcil de seguir, evidentemente. Conforme a Profa. Clarissa lembrou muito bem, esse processo lento, difcil, negociado etc. Mas h alguns elementos que precisam ser valorizados. Primeiro, esse processo precisa ser

83

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

transparente. O estudante, a famlia, a escola, a universidade, o empregador precisam ter certeza de que esse processo tem regras claras e transparentes para toda a sociedade. Esse processo precisa ter maior previsibilidade. Um empregador que traz um profissional da Argentina, do Uruguai, da Bolvia, do Chile, da Inglaterra, dos Estados Unidos precisa ter previsibilidade, precisa saber se aquele ttulo, aquele diploma vai ser reconhecido ou no. A Profa. Marjolein lembrou muito bem a questo do prazos. Hoje em dia a pessoa d entrada numa revalidao de diploma e esquece. Passa l depois de 6 meses, 1 ano, 2 anos. No h um prazo estabelecido. No sabe quanto tempo esse processo vai demorar, quais so as instncias a que pode recorrer. No tem o menor controle sobre isso. Esse processo precisa priorizar o foco no resultado do processo de aprendizagem e no em aspectos formais ou cartoriais, como foi lembrado aqui, na ltima mesa deste Seminrio. Com isso, eu encerro, porque acho que j esto todos muito cansados. (Palmas.) O SR. PRESIDENTE (Deputado Severiano Alves) - Eu quero agradecer aos conferencistas internacionais, aos conferencistas nacionais, particularmente Profa. Clarissa Baeta, que eu chamei de Larissa lembrei-me da minha neta , e Profa. Elizabeth Balbachevsky, que falou por ltimo. Fao um agradecimento especial Profa. Irilene Fernandes, que nos ajudou muito nas sugestes do programa. Agradeo, mais uma vez, o apoio CNC e aos sistemas SESC/SENAC; Comisso de Educao, que tambm nos ajudou; assessoria parlamentar no s da Casa, como tambm da CNC; a toda equipe da Comisso de Relaes Exteriores, no comando da secretria institucional Iracema; e, de forma bem especial, ao Vice-Presidente da CNC, Dr. Gilson Luf; ao Dr. Roberto Veloso; ao Dr. Arthur Bosisio; Renata Vinzim; Ana Paula Siqueira; ao Nivaldo Nobre; e tambm ao coordenador dos trabalhos, o cerimonialista Davi, que j saiu.

84

CMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ Nome: Outros Eventos - Seminrio Nmero: 1252/09

COM REDAO FINAL Data: 24/08/2009

Quando eu fui eleito Presidente da Comisso de Relaes Exteriores, pensei em fazer alguma coisa diferente alm das atividades normais da Comisso, uma outra que deixasse marcas. A primeira pessoa com quem conversei foi o Prof. Ablio Baeta, da Universidade do Rio Grande do Sul, de quem recebi um apoio muito grande. Conversei com o Ministro da Educao, com o Ministro das Relaes Exteriores e com vrios Embaixadores. Muitos me deram estmulos; outros me desestimularam. Conversei tambm com a Dra. Aparecida Andrs, que me deu inclusive um trabalho; com o Dr. Ricardo, da Consultoria Legislativa da Casa. Acho que o que eu ouvi aqui valeu a pena. Mostramos que tnhamos razo em provocar a discusso desse tema. Nossa contribuio ser codificada, organizada e entregue ao Ministro da Educao. Vamos encaminh-la tambm a outros pases da Amrica Latina. Se houver interesse em rever esse problema que j aconteceu, que est afligindo a todos, est na hora. No momento, ns no podemos esquecer isso. Para mim foi gratificante saber que o mundo tambm est preocupado com o que eu apontei humildemente. Agradeo a todos que ficaram aqui, apesar de no ter havido cafezinho. Mas houve um lanche razovel. Espero os senhores na prxima oportunidade. Meu agradecimento ao Joo Vicente, que tambm foi um grande idealizador deste seminrio. Peo perdo queles que no mencionei. Mas vou levar sempre comigo o carinho e a estima de todos. O nosso mandato no ter valor nenhum se no houver assessoria. Temos de reconhecer isso. Sabemos um pouquinho de alguma coisa, mas quem nos ajuda so os assessores da Casa e aqueles que so de fora, mas que participam ativamente dos trabalhos do Congresso Nacional. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

85

Anda mungkin juga menyukai