Anda di halaman 1dari 21

1 FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA

A PROPOSTA EDUCACIONAL BILNGUE: Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa

Candida Amaral Vieira

APARECIDA DE GOINIA 2010

2 CANDIDA AMARAL VIEIRA

A PROPOSTA EDUCACIONAL BILNGUE: Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa

Artigo apresentado ao Instituto Superior de Educao da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao da Prof. Ms. Edna Misseno Pires, como parte dos requisitos para a concluso do curso de Pedagogia.

APARECIDA DE GOINIA 2010

FOLHA DE AVALIAO DA PRODUO DO TRABALHO

A PROPOSTA EDUCACIONAL BILNGUE: Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa

Aparecida de Goinia, 15 de dezembro de 2010.

EXAMINADORES Orientador Prof Ms. Edna Misseno Pires- Nota:____/70 Primeiro Examinador Prof Esp. Lucirene Ferreira S. Gualberto- Nota:____/70 Segundo Examinador Prof Esp. Maria Aparecida Rodrigues- Nota:____/70 _______________________________________________________________ Mdia Parcial Avaliao da Produo do Trabalho: ____/70

A PROPOSTA EDUCACIONAL BILNGUE: Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa*


Candida Amaral Vieira**
RESUMO: O objetivo deste artigo analisar como a proposta educacional bilngue pode contribuir para o desenvolvimento integral do educando surdo. Para tanto, necessrio tecer algumas consideraes sobre as vrias concepes filosficas educacionais no decorrer do processo histrico, do oralismo ao bilinguismo. Apontar a eficcia do bilinguismo como recurso metodolgico adaptado, capaz de contribuir com a escolarizao dos surdos. Pretende demonstrar a experincia bilngue que vem sendo implantada na Rede Municipal de Educao de Aparecida de Goinia, como um caminho de educao possvel para os alunos surdos. Este estudo tem a finalidade tambm, de compreender a importncia do intrprete educacional, e do instrutor surdo na prtica bilngue. Para o desenvolvimento dessa investigao, utilizou-se a pesquisa bibliogrfica, seguindo as etapas definidas por Medeiros (2008). A vivncia prtica no contexto escolar como intrprete educacional, contribuiu satisfatoriamente para a compreenso e a associao das obras estudadas. Buscou-se analisar a abordagem mais atual no que se refere educao de surdos: a proposta bilnge, que no caso do Brasil, caracterizada pelo uso de duas lnguas, a Libras como 1 lngua e o portugus como 2 lngua, sob a perspectiva de autores como, Goldfeld (2002), Lodi e Lacerda (2009), e Quadros (2006) entre outros. Analisou-se tambm a legislao vigente sobre as polticas pblicas de incluso do educando surdo. PALAVRAS-CHAVE: Educao. Bilinguismo. Lngua de Sinais. Surdez.

INTRODUO A incluso do aluno surdo no ensino regular uma das diretrizes fundamentais da poltica nacional de educao. Entretanto, no Brasil ainda so escassos os estudos preocupados com a realidade escolar dos mesmos. So restritas as pesquisas que procuram identificar os problemas envolvidos nesta educao e apontar caminhos possveis para uma prtica pedaggica eficaz, uma vez que a escolarizao dos surdos tem produzido resultados pouco efetivos, quando se pensa no nmero restrito de surdos que chegam ao ensino superior no pas. Percebe-se, a partir de ento, a criao de mecanismos que fomentem pesquisas direcionadas para a qualidade da educao proposta a esses educandos e ao mesmo tempo, desmistifiquem alguns mitos perpetuados ao longo dos anos. Para o desenvolvimento deste estudo adotou-se a pesquisa bibliogrfica seguindo as etapas definidas por Medeiros (2008). Ao associar a vivncia prtica do
*

Artigo elaborado para fins de concluso do curso de Pedagogia do Instituto de Superior de Educao da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao da prof Ms. Edna Misseno Pires. ** Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser.

profissional Intrprete de Libras no Ensino Fundamental, a este artigo, pretende-se demonstrar a eficcia da proposta bilngue na escolarizao do educando surdo, assim como compreender o papel importante exercido pelo professor, instrutor e intrprete de Libras dentro dessa proposta. Entretanto vale ressaltar que no desafio dirio do processo educacional de alunos surdos preciso somar foras. E na busca de caminhos, no contexto do bilinguismo, a Lngua de Sinais e a Lngua Portuguesa so aliadas e no oponentes. O surdo respeitado por sua especificidade lingstica, e seu direito apropriar-se do Portugus na modalidade grfica e opcional na modalidade oral, como segunda lngua. Dessa forma, as duas lnguas somam foras, aliam metodologias, compartilham culturas, enfim, aproximam pessoas.

BREVE HISTRICO DA EDUCAO DOS SURDOS: DO ORALISMO AO BILINGUISMO A histria da educao dos surdos foi marcada por conflitos de filosofias educacionais, sendo de fundamental importncia analisar a viso da surdez no decorrer da histria. Na antiguidade os chineses lanavam as pessoas com deficincia ao mar. Nessa poca as mesmas eram vistas como pessoas castigadas pelos deuses ou como pessoas enfeitiadas e, por isso eram abandonadas e at sacrificadas. Na Idade Mdia, no Egito, os surdos eram adorados como se fossem deuses, sendo temidos e respeitados pela populao. At o fim do sculo XV, no havia escolas para surdos, porque os mesmos eram considerados incapazes de serem ensinados. Conforme Felipe (2001) muitos surdos eram excludos somente porque no falavam, o que mostra que para os ouvintes, o problema maior no era a surdez, mas sim a ausncia da fala. Muitas pessoas ainda confundem a habilidade de oralizar, com a inteligncia, o cognitivo do indivduo. Talvez porque a fala esteja etmologicamente ligada ao verbo/pensamento/ao e no ao simples ato de emitir sons articulados. A partir do sculo XVI que surgem os primeiros educadores de surdos. O italiano Girolamo Cardano (1501-1576) foi o primeiro a afirmar que o surdo deveria ser educado e instrudo. Ele utilizava sinais e linguagem escrita para ensinar a lngua oral de seu pas. Outro precurssor foi o Monge Beneditino Pedro Ponce de Leon

(1520-1584), que utilizava alm de sinais, treinamento de voz e leitura de lbios. Entre os primeiros educadores de surdos alguns acreditavam que a primeira etapa da educao consistia no ensino da lngua oral, que ficou conhecido como o Mtodo Oralista Puro. Goldfeld (2002, p.34) afirma que:
O Oralismo percebe a surdez como uma deficincia que deve ser minimizada pela estimulao auditiva. Essa estimulao possibilitaria a aprendizagem da lngua portuguesa e levaria a criana surda a integrar-se na comunidade ouvinte e desenvolver uma personalidade como a de um ouvinte. Ou seja, o objetivo do Oralismo fazer uma realibilitao da criana surda em dirao normalidade, no-surdez.

O Oralismo um mtodo de ensino para surdos, no qual se defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo atravs da lngua oral. Percebe-se que nessa corrente o conceito de surdez se apresenta como perda, como incapacidade fsica de ouvir, ou seja, como deficiente auditivo. O conceito do ser surdo impregnado de inferioridade, onde o objetivo de sua educao de adequao realidade do mundo ouvinte, no sendo, portanto, permitido o uso de qualquer tipo de sinais, uma vez que acreditavasse antigamente que, a lngua de sinais inibiria o processo de aquisio da fala. O mtodo Oralista dominou em todo mundo at a dcada de 1970 e seu mais importante defensor foi Alexander Graham Bell (19471922). Segundo Goldfeld (2002), Alexander exerceu forte influncia no resultado da votao do Congresso Internacional de Educadores Surdos, realizado em Milo (1880). Um fato decisivo para o predomnio da filosofia Oralista foi exatamente esse Congresso, onde um grupo de ouvintes decidiu excluir a lngua gestual do ensino dos surdos. De certa forma, o Congresso de Milo representou um retrocesso e garantiu a permanncia do Oralismo durante o final do sculo XIX e grande parte do sculo XX. A mesma autora categrica ao afirmar que a prpria histria da educao de surdos nos mostra que a lngua oral no conseguiu suprir todas as necessidades da comunidade surda. Na Frana, outros educadores como Abade Charles Michel de L'pe (17121789) conhecido como o Pai dos surdos utilizavam a lngua de sinais como meio para o ensino da fala, chamado de Mtodo Combinado. Esse francs foi de extrema importncia no histrico da educao dos surdos, justamente por ser o primeiro a considerar o canal visual, baseando-se no princpio de que deveria ser ensinado ao surdo atravs da viso aquilo que s outras pessoas aprendiam por

meio da audio. Do ponto de vista do desenvolvimento da lngua de sinais brasileira sua contribuio tambm foi marcante. Por que foi de seu instituto, que veio para o Brasil o padre Ernest Huet, um professor surdo a convite de D. Pedro II, trazendo o Mtodo Combinado, e fundando o INES (Instituto Nacional de Educao de Surdos) no Rio de Janeiro em 26/09/1857. Foi a partir desse Instituto que surgiu da mistura da lngua de sinais francesa trazida por Huet, com a lngua de sinais brasileira antiga, j usada pelos surdos de vrias regies do Brasil, a LIBRAS- Lngua Brasileira de Sinais (Felipe, 2001). Como o objetivo do Oralismo era permitir o desenvolvimento da linguagem oral e esse objetivo no chegou a se desenvolver satisfatoriamente devido a mesma no ser plenamente acessvel ao surdo, em 1968 surgiu no Brasil a filosofia da Comunicao Total que combinava a lngua de sinais, a lngua oral, leitura labial, treino auditivo e alfabeto manual. Esta filosofia preconizava que a comunicao deveria ser privilegiada, utilizando todos os canais possveis. Goldfeld (2002, p.38) revela que:
Esta filosofia tambm se preocupa com a aprendizagem da lngua oral pela criana surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais no devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da lngua oral. Por este motivo, essa filosofia defende a utilizao de recursos espao-viso-manuais como facilitadores da comunicao.

A filosofia da Comunicao Total privilegia a comunicao e no apenas as lnguas, pois o objetivo da comunicao a interao entre as pessoas, dessa forma valoriza tambm a famlia, por estar grande parte do tempo em contato com a criana e possibilitar um universo rico de construo de aprendizagens. Mas segundo a mesma autora o binmio Oralismo x Bilinguismo tende a padronizar uma lngua em detrimento de outra. De um lado o Oralismo tende a igualar a criana surda ao padro ouvinte e o bilingismo tende a igualar a famlia ouvinte ao padro surdo. Porm o aspecto positivo da Comunicao Total em relao s outras duas filosofias a aceitao das diferenas, da diversidade, pois a filosofia no tende a padronizar, e sim aproximar a comunicao entre a famlia e a criana. H tambm aspectos negativos que devem ser levados em considerao na filosofia da Comunicao Total como, por exemplo, o bimodalismo e o portugus sinalizado. O portugus sinalizado um exemplo da abordagem bimodalista onde a fala e a sinalizao so praticadas ao mesmo tempo. Santana (2007) afirma que o

portugus sinalizado, uma lngua artificial que utiliza o lxico da lngua de sinais com a estrutura sinttica do portugus e alguns sinais inventados para representar estruturas gramaticais que no existem na lngua de sinais. Portanto a lngua de sinais no utilizada de forma plena, por no se considerar o fato dela ser natural. A mesma autora ressalta que muitos profissionais que dizem utilizar uma abordagem bilnge na teoria ainda esto utilizando a Comunicao Total na prtica. importante ressaltar que a viso da surdez tambm diferente, pois na corrente oralista o conceito de surdez se apresenta como perda, como incapacidade fsica de ouvir, portanto enxerga o mesmo como deficiente auditivo. O surdo definido por suas caractersticas negativas e sua educao se converte em teraputica. Em contrapartida, na corrente gestualista o conceito da surdez tem haver com o respeito s diferenas, com a aceitao social da diversidade. O surdo passa a ser o indivduo com identidade formada a partir das experincias visuais. Com base nas abordagens feitas at o momento evidente que controvrsias entre as filosofias educacionais para surdos perpassaram todo o processo histrico educacional, mas atualmente inegvel que o bilinguismo a proposta educacional considerada mais adequada para os surdos, por ser a lngua de sinais a nica modalidade de linguagem plenamente acessvel ao surdo, capaz de contribuir para o seu desenvolvimento integral. Goldfeld (2002) defende essa abordagem, por privilegiar a aquisio da lngua de sinais como nica possibilidade de acesso ao surdo a uma lngua estruturada.

O PROCESSO DE AQUISIO DAS DUAS LNGUAS E A CRIANA SURDA Segundo a teoria scio-interacionista, o meio social e o momento histrico que determinam a lngua e ela, por sua vez, a conscincia do indivduo e no sua formao biolgica de modo estrito. Verifica-se, portanto, que a dificuldade na formao plena do surdo no sua surdez, e seus problemas biolgicos, mas o meio social em que se encontra inserido, o qual impede a apropriao de sua lngua materna e de sua cultura. importante lembrar que para Vygotsky (2007) terico scio-interacionista, a linguagem exerce outra funo alm da comunicativa; ela o meio ou forma de mediao que permite o individuo interagir, refletindo a ideologia de sua comunidade. A linguagem responsvel pela organizao do pensamento, sendo

assim, o surdo que no tiver livre acesso a sua lngua, muito provavelmente, ter dificuldades na constituio de seu pensamento. No havendo pensamento, no haver como adquirir nenhum tipo de lngua. Por meio da LIBRAS, poder constituir seu pensamento e sua conscincia, habilitando o individuo a adquirir a Lngua Portuguesa ou qualquer outra lngua. No que diz respeito ao uso da Libras como um instrumento no processo de incluso de surdos no ensino regular Aranha (2003, p.77) afirma que:
Por ser uma lngua viva, produto da interao de um grupo de pessoas que se identificam pela comunicao visual, a lngua de sinais, oferecendo as possibilidades de constituio de significado, cumpre um papel fundamental no desenvolvimento lingustico, cognitivo e emocional dos alunos surdos, no podendo ser ignorada pelo professor em qualquer ato de interao com eles.

De acordo com Vygostky (2007), a criana adquire a linguagem do exterior para o interior, h um movimento do meio social para o indivduo. Como isso pode acontecer com uma criana surda em um meio social oral, em que ele, mesmo querendo, no consegue participar plenamente? possvel perceber que o problema no est no indivduo, mas no que oferecido a ele, no canal de comunicao que utilizado. O fato das crianas surdas no desenvolverem a lngua de sinais se deve apenas ao fato de no estarem expostas a ela nas fases naturais sua maturao, ou seja, no perodo crtico para a aquisio da linguagem. Assim como no ir desenvolver naturalmente, a lngua ora-auditiva de qualquer pas, por causa da surdez. Do mesmo modo como uma criana brasileira no desenvolver a lngua inglesa estando exposta ao portugus. Muitos professores no conseguem compreender como difcil a aprendizagem do portugus para os indivduos surdos. Uma vez que a lngua portuguesa para eles outra lngua. Autores como Fernandes (2005) afirmam que atravs da aquisio de um sistema simblico, como a lngua, o ser humano descobre novas formas de pensamento, transforma sua concepo de mundo ento:

Propiciar pessoa surda a exposio a uma lngua o mais cedo possvel obedecendo as fases naturais de sua aquisio fundamental ao seu desenvolvimento. Priv-la desse direito, sob qualquer alegao, desrespeit-la em sua integridade. (FERNANDES, 2005, p. 18).

10

Quadros (2004) tambm concorda que a lngua de sinais uma expresso da capacidade natural para a linguagem. Se h um dispositivo de aquisio da linguagem em todos os seres humanos, que deve ser acionado mediante a experincia lingstica positiva, ento a criana surda deve ter acesso lngua de sinais o quanto antes, para ativ-lo de forma natural. O que no acontece com a lngua portuguesa. Por no ser capaz de acionar naturalmente esse dispositivo devido falta de audio da criana, a mesma nunca ir adquiri-la de forma natural e espontnea como acontece quando a mesma exposta lngua de sinais. A escola deve ento, ser o ambiente responsvel tambm, por proporcionar o desenvolvimento da linguagem da criana surda. A escola torna-se, portanto, um espao lingstico fundamental, pois normalmente o primeiro espao que a criana surda, principalmente aquela filha de ouvintes, que no convive com indivduos surdos, entra em contato com a lngua brasileira de sinais. Por meio desta, a criana vai adquirir a linguagem. Isso significa que ela estar concebendo um mundo novo usando uma lngua que percebida e significada ao longo do seu desenvolvimento. Todo esse processo possibilita a significao por meio da escrita que pode ser na prpria lngua de sinais, bem como, no portugus. Como diz a mesma autora as pessoas no constroem significados em vcuo. evidente ento a importncia da criana surda estar em contato com outros usurios de sua lngua natural, que no espao escolar, o instrutor surdo. Como afirma Vigotsky (2007, p.15):

A capacidade especificamente humana para a linguagem habilita as crianas a providenciar instrumentos auxiliares na soluo de tarefas difceis, a superar a ao impulsiva, a planejar uma soluo para um problema antes de sua execuo e a controlar seu prprio comportamento. Signos e palavras constituem para as crianas, primeiro e acima de tudo um meio de contato social com outras pessoas.

Por isso muitas vezes as crianas surdas, em processo inicial de escolarizao, so rotuladas como hiperativas ou agressivas, justamente por no terem desenvolvido um meio de comunicao eficaz, no so capazes de controlar seu prprio comportamento. No que se refere aquisio do portugus escrito por crianas surdas, atualmente, ainda baseado no ensino do portugus para crianas ouvintes que adquirem o portugus falado. A criana surda colocada em contato com a escrita

11

do portugus para ser alfabetizada em portugus seguindo os mesmos passos e materiais utilizados nas escolas com as crianas falantes de portugus. Vrias tentativas de alfabetizar a criana surda por meio do portugus j foram realizadas, desde a utilizao de mtodos artificiais de estruturao de linguagem at o uso do portugus sinalizado. Mas como o portugus no adquirido naturalmente por meio de dilogos espontneos, sua aprendizagem acontece formalmente na escola atravs de produes escritas. Salles (2005) ressalta que devido ausncia de trocas orais, os textos trabalhados com surdos precisam ser contextualizados, ou seja, ser autntico, conter temas relacionados experincia do educando e sempre estar associado a imagens. Portanto o ensino/aprendizagem do portugus escrito para surdos tambm perpassa por uma concepo scio-interacionista. A autora evidencia outro recurso que contribui para o aprendizado do portugus por surdos, a internet. Por possibilitar uma participao e interao ativa atravs de conversas por escrito, a rede mundial de computadores tambm possibilita a busca de textos e imagens conforme a necessidade e interesse do educando. O ensino do portugus pressupe a aquisio da lngua de sinais brasileira a lngua da criana surda. A lngua de sinais tambm apresenta um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem do portugus. A idia no simplesmente uma transferncia de conhecimentos da primeira lngua para a segunda lngua, mas sim um processo paralelo de aquisio e aprendizagem em que cada lngua apresenta seus papis e valores sociais representados.

A PROPOSTA EDUCACIONAL BILNGUE Foi a partir da dcada de 1970 na Sucia, que percebeu-se que a lngua de sinais deveria ser utilizada independentemente da lngua oral. Surgindo ento a filosofia bilnge em Paris no ano de 1979, quando Danielle Bouvet iniciou a sua primeira turma bilngue, em que a Lngua Gestual Francesa foi ensinada como lngua materna dos Surdos e a Lngua Francesa como segunda lngua. Mas o enfoque bilngue foi introduzido na educao de Surdos pesquisados e registrados pela professora francesa em 1981. (LACERDA E LODI, 2009). Atenta questo fundamental da necessidade de um desenvolvimento satisfatrio de linguagem para a constituio dos sujeitos surge a proposta bilnge, que enfatiza a necessidade de que o surdo adquira o mais precocemente possvel

12

uma lngua de forma plena, a lngua de sinais, considerada como primeira lngua, e, como segunda, aquela utilizada por seu pas (Lacerda e Lodi, 2009). Atualmente a proposta educacional bilnge considerada a mais adequada para os surdos por respeitar sua especificidade lingstica e proporcionar a criana surda, o contato com a lngua de sinais precocemente, uma vez que esta sua lngua natural e lhe possibilita a aquisio de significados. Dessa forma a criana capaz de estruturar sua linguagem interna, por meio de experincias visuais. O bilingismo tambm preconiza o aprendizado da lngua oficial do pas, no caso o Brasil, a Lngua Portuguesa na modalidade escrita como segunda lngua. Porm a Lngua Brasileira de Sinais no poder substituir a modalidade escrita da lngua portuguesa. Portanto, o surdo torna-se bilnge na medida em que lhe garantido o direito de acesso as duas lnguas, utilizando ambas conforme o contexto comunicativo exigir. A filosofia do Bilinguismo representa um grande avano na educao dos surdos visto que no passado os surdos eram considerados como seres que no podiam ser educveis, sendo que hoje eles garantem e conquistam espaos. Um grande passo para essa conquista foi o reconhecimento da Lngua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicao e expresso, instituda pela Lei Federal n 10.436 de 24 de abril de 2002, e s regulamentada pelo Decreto Federal n 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Segundo a legislao vigente, a Libras constitui um sistema lingustico de transmisso de idias e fatos, oriundos de comunidades surdas do Brasil, na qual h uma forma de comunicao e expresso, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria. Na estrutura gramatical da Libras os artigos, preposies e conjunes so ausentes e a conjugao verbal tambm diferente. O que denominado de palavra ou item lexical nas lnguas orais-auditivas so denominados sinais, nas lnguas de sinais. Na combinao de cinco parmetros respectivamente: a configurao da mo, o movimento, a direo, o ponto de articulao e a expresso facial, tem-se o sinal. Falar com as mos , portanto, combinar estes elementos que formam as palavras e estas formam as frases em um contexto. Para conversar, em qualquer lngua, no basta conhecer as palavras, preciso aprender as regras de combinao destas palavras em frases. A Lngua Brasileira de Sinais uma lngua utilizada nos espaos criados pelos prprios surdos nas associaes, nos pontos de encontros, nos lares, nas escolas. Durante muitos anos na educao, a corrente Oralista entendia-se que o

13

mais importante era ensinar o surdo a falar. E foi somente com o advento da Libras como lngua da comunidade surda e principalmente pelo reconhecimento desta, como lngua oficial que desenvolveu-se e difundiu-se no Brasil, uma proposta de educao bilngue. Para Santana (2007, p.166):
O bilinguismo inaugura um novo debate na rea da surdez, ele defende a primazia da lngua de sinais sobre a lngua portuguesa, antes aprendida simultaneamente na comunicao total, ou isoladamente no oralismo. Essa primazia, defendida por muitos autores tem por base dois argumentos. Primeiro, a presena de um perodo crucial para a aquisio da linguagem. Segundo, a existncia de uma competncia inata, na qual para aprender uma lngua, bastaria estar imerso em comunidade lingstica e receber dela inputs lingusticos cruciais.

Vale reforar, que na proposta bilngue, ainda existe uma falta de consenso quando a aquisio da 2 lngua. Existem autores que defendem o aprendizado da lngua de sinais antes do portugus, devido a diferena estrutural entre ambas. Outros autores, entre eles Quadros, acreditam que as duas lnguas devem ser aprendidas simultaneamente, principalmente pelo fato, de no Brasil muitas crianas chegarem s escolas sem o conhecimento da Libras e com um atraso cognitivo significativo, o que consequentemente ocasionaria um tempo prolongado no aprendizado das duas lnguas. Inserida no cotidiano da realidade da prtica escolar, proponho algumas reflexes sobre esta proposta bilngue que atualmente a Secretaria Municipal de Educao de Aparecida de Goinia tem implementado no municpio. Faz-se necessrio problematizar as dificuldades, as tenses, os desafios e os avanos da educao bilngue para surdos. Assim como preconiza a publicao Acesso de alunos com deficincia s escolas e classes comuns da rede regular- 2004, a Rede Municipal de Aparecida de Goinia tem viabilizado escolas bilngues e inclusivas desde 2006, onde a lngua de instruo a Libras e a Lngua Portuguesa. Silva (2004, p. 23) afirma que:
Caso exista um aluno surdo matriculado numa escola de ensino regular, esta deve promover as adequaes necessrias e contar com os servios de um intrprete de lngua de sinais, de professor de portugus como 2 lngua e de outros profissionais da rea da sade.

Quanto s adequaes necessrias a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional 9394/96 em seu artigo 58 e 59 prev o atendimento educacional

14

especializado em classes, escolas, ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua incluso nas classes comuns de ensino regular. Portanto o direito ao Atendimento Educacional Especializado previsto nos artigos da LDBN 9394/96 no substitui o direito educao oferecida em classe comum da rede regular de ensino. E para garantir esse atendimento a rede regular disponibiliza o intrprete educacional e o instrutor de Libras para os alunos que ainda no adquiriram a lngua de sinais. A recente promulgao da lei 12.319 de 01/09/2010 que regulamenta a profisso de Tradutor e Intrprete da Lngua Brasileira de Sinais um passo que com certeza ir contribuir de forma positiva para a ampliao e a qualificao deste profissional. Alm da proposta bilngue, no ano de 2010 teve incio, justamente para garantir a exigncia do Ministrio da Educao e Cultura do Brasil-MEC, prevista nos artigos citados, a implantao de quinze salas de recursos para o atendimento educacional especializado em quinze escolas plos do municpio de Aparecida de Goinia. Estas salas concretizam aes colaborativas junto as Unidades Educacionais com o objetivo de promover a incluso de alunos com necessidades educacionais especiais. O trabalho proposto otimiza a eficincia cooperativa entre educando, a famlia e a equipe escolar, no processo de ensino-aprendizagem, ao valorizar a diversidade como agente de transformao de conscincia social, viabilizando o exerccio da cidadania na construo de uma sociedade inclusiva. O objetivo geral a ser desenvolvido nas salas de recursos subsidiar os Educandos que apresentem necessidades educacionais especficas NEE, temporrias ou permanentes, (entre elas a surdez) matriculados e freqentes, nas Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educao de Aparecida de Goinia, encaminhados para a sala de recursos de uma das quinze escolas plos. Dessa forma, o aluno surdo poder ser atendido pelo intrprete, pelo instrutor surdo e pelo professor de portugus, na tentativa da efetivao de uma prtica bilngue. Entre as filosofias educacionais, h uma tendncia mundial pela proposta bilngue, exatamente por respeitar a especificidade lingustica dos surdos. Conforme Goldfeld (2002, p. 42):
O bilinguismo tem como pressuposto bsico que o surdo deve ser bilngue, ou seja, deve adquirir como lngua materna a lngua de sinais, que considerada a lngua natural dos surdos e como segunda lngua, a lngua oficial de seu pas.

15

O grande problema enfrentado est na aquisio da Libras como primeira lngua. Visto que a maioria dos surdos brasileiros so filhos de pais ouvintes, os mesmos no tm a lngua de sinais como materna, e sim a lngua oral-auditiva. justamente esse o grande entrave que a proposta bilngue enfrenta, no s no municpio de Aparecida de Goinia, mas como em todo o Brasil, que a questo da lngua materna. Parte-se de uma condio ideal, para justificar a relevncia do bilinguismo, na prtica. Os educandos surdos chegam s escolas sem nenhuma comunicao eficaz. E o que deveria ter acontecido de forma natural e espontnea, a aquisio da primeira lngua, no momento que ingressa na escola, ele ainda necessita se apropriar de uma lngua, a qual deveria estar em contato desde o nascimento. Por isso, os educandos surdos, filhos de pais surdos no enfrentam tantas dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Pelo fato de terem desenvolvido a lngua de sinais como lngua materna e se comunicarem de forma eficiente, basta apenas a presena do intrprete de Libras para que ele se aproprie dos conhecimentos desenvolvidos na escola. O aprendizado da Libras tardiamente gera outro problema, relacionada a funo do intrprete educacional na escola, que justamente a sua no participao no processo ensino-aprendizagem.

A TRADE: PROFESSOR- INTPRETE DE LIBRAS - INSTRUTOR SURDO Pode-se dizer que para a efetivao da proposta bilnge indispensvel a presena do instrutor surdo e do tradutor-intrprete de Libras no mbito educacional exatamente para garantir o acesso a ambas as lnguas: Libras e Lngua Portuguesa, sendo a funo fundamental do intrprete educacional interpretar o contedo exposto pelo professor sem interferir diretamente no processo ensino-aprendizagem. Mas para exercer essa funo ele precisa entender a diversidade cultural e lingstica do surdo dando suporte ao professor. Deve tambm colaborar no processo de comunicao entre famlia e escola, assim como buscar junto ao instrutor surdo, o conhecimento do vocabulrio desconhecido pelo educando e atuar de forma neutra na relao professor-instrutor-aluno, sendo apenas um mediador. Mas na prtica, o intrprete educacional muitas vezes assumi uma tarefa que no lhe cabe enquanto profissional, que a de ensinar o aluno surdo. O instrutor de Libras o profissional responsvel pela aquisio da Lngua Brasileira de Sinais, dos educandos que na grande maioria chegam s escolas sem

16

nenhum contato com a Libras. ele quem vai oferecer oportunidade de interao na lngua de sinais, e contribui com momentos lingsticos significativos de usurios que partilham uma mesma lngua. Santana (2007) considera essa interao muito importante, mas ressalta que nunca poder ser comparada a uma interao me/beb. Portanto, torna-se claro o quanto o aluno surdo, filho de pais ouvintes perde de linguagem na fase inicial de sua aquisio, por no ter contato com usurios proficientes em lngua de sinais nesse perodo. O ensino, ministrar os contedos escolares, de responsabilidade do professor, com a intermediao do intrprete. Alguns professores, ou por desconhecimento, ou por falta de experincia prtica com educandos surdos, no sabem exatamente qual a funo ou atribuio do intrprete na sala de aula, que envolve tambm: esclarecer e informar sobre a educao do educando surdo, estabelecendo parcerias com outros profissionais. Quanto s atribuies do intrprete educacional, cabe ao mesmo realizar a interpretao da lngua falada para a lngua sinalizada e vice-versa observando alguns preceitos ticos: de confiabilidade, imparcialidade, discrio, distncia profissional e fidelidade. E como a identidade profissional do intrprete est em processo de construo, o seu papel e o do professor acabam sendo confundido no universo escolar. Dentro dos preceitos ticos o intrprete deve aceitar tarefas levando em considerao seu prprio nvel de competncia. No assumir, por exemplo, atividades de interpretao de contedos aos quais ele ainda no tenha domnio. A tica faz parte de todas as carreiras profissionais, mas est na essncia do profissional intrprete de lngua de sinais. O preceito da confiabilidade est relacionado ao sigilo profissional. Nenhum surdo ou palestrante ir contratar um intrprete que no seja confivel e que no transmita segurana. A imparcialidade significa que o profissional no deve emitir opinies prprias em relao assunto em questo. O mesmo tem que manter-se neutro, imparcial e focar em interpretar apenas o que est sendo falado ou sinalizado, sem qualquer interferncia pessoal sobre o assunto. O princpio da discrio estabelece os limites de envolvimento das partes durante a atuao. A palavra discreto, no dicionrio, quer dizer reservado nas palavras e nos atos, modesto, recatado, distinto. No s nas palavras, como tambm na apresentao de sua imagem. A imagem do profissional no deve chamar mais a

17

ateno do que a prpria mensagem a ser transmitida. Desse modo o intrprete no deve usar adereos e roupas que no condizem com essa confiabilidade durante seu trabalho. O preceito da distncia profissional est relacionado com a separao do trabalho e da vida pessoal das partes envolvidas. Quanto a fidelidade, constante o problema que esbarra neste preceito, no caso das instituies escolares. Muitas vezes o professor est ensinando sobre determinado assunto e o intrprete percebe que a informao no est correta, mas mesmo assim ele deve reproduzir na lngua alvo fielmente a fala do professor, baseado exatamente neste preceito que orienta a no alterao da informao, a ser fiel aquilo que foi falado ou sinalizado, e no emitir opinies pessoais referente ao contedo da interpretao. Quadros afirma que:
A participao de surdos nas discusses sociais representou a chave para a profissionalizao dos tradutores e intrpretes de lngua de sinais. Outro elemento fundamental neste processo o reconhecimento da lngua de sinais em cada pas. medida em que a lngua de sinais do pas, passou a ser reconhecida enquanto lngua de fato, os surdos passaram a ter garantias de acesso a ela enquanto direito lngustico. Assim, consequentemente, as instituies se viram obrigadas a garantir acessibilidade atravs do profissional intrprete de lngua de sinais. (QUADROS, 2004, p. 13)

Alm da lei 10.436 de 24/04/02 que reconhece a Libras como lngua oficial da comunidade surda, outro passo importante foi dado no ano de 2010, quanto profissionalizao do intrprete de lngua de sinais, que foi a promulgao da Lei 12.319 de 01/09/10, que regulamenta a profisso do tradudor e intrprete de Libras. Esta lei representa um avano no processo de valorizao, de formao e reconhecimento deste profissional, to importante para a sociedade. No seu artigo 6 so definidas as atribuies do intrprete, entre elas temos:
Estabelecer a comunicao entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Lbras para a lngua oral e vice-versa. Outra atribuio interpretar as atividades didticopedaggicas e culturais desenvolvidas nas insituies de ensino nos nveis fundamental, mdio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos contedos curriculares.

Quadros (2004) relata que o resultado de uma pesquisa revelou que quanto mais os surdos ampliavam suas atividades culturais e polticas da sociedade, era justamente onde os intrpretes de lngua de sinais eram mais qualificados e

18

reconhecidos. Esse dado mostra a importncia da atuao do intrprete educacional no contexto da sociedade inclusiva. Sua responsabilidade e a complexidade que envolve o ato de interpretao, e como consequncia desse trabalho, o indivduo surdo ter mais chances de conseguir o sucesso acadmico e profissional. Entretanto, vale ressaltar que no basta apenas ampliar o nmero de profissionais necessrio garantir a sua formao e especializao, visto que intrpretes desqualificados tambm contribuem para o insucesso educacional dos surdos. Em contrapartida, no basta apenas a legislao, a formao, a qualificao, necessrio tambm, que o professor ouvinte, que atua diretamente com educandos surdos, busque o conhecimento para que ele tambm se comunique com seus alunos de forma eficiente. Trabalhando diretamente com o professor, possvel observar que alguns mostram resistncia e se negam a pesquisar, a estudar sobre novos assuntos, principalmente relacionados surdez. O que de certa forma, acaba interferindo de forma negativa na parceria estabelecida entre os profissionais envolvidos na educao do surdo. A legislao vigente exige que todos os sistemas educacionais devem garantir a incluso nos cursos de formao de educao especial, de fonoaudiologia e de licenciaturas, a Libras como parte integrante dos Parmetros Curriculares Nacionais, mas como a lei recente, o mercado comea a demonstrar a carncia do profissional intrprete habilitado para exercer tanto a interpretao, quanto de professores para exercer o ensino da lngua de sinais nas instituies. A incluso da Libras, nas matrizes curriculares dos cursos de formao da rea educacional contribuiro de forma positiva para que os futuros professores tenham pelo menos um conhecimento bsico da lngua de sinais e no enfrentem tantas dificuldades quanto se depararem com educandos surdos em sala de aula. possvel que com a regulamentao do profissional intrprete, pela lei 12.319, o mesmo possa avanar na construo de sua identidade profissional como aquele que intermedia a relao entre o surdo e o professor ou o aluno ouvinte, que possa contribuir para a efetivao de papis definidos no contexto educacional em prol do desenvolvimento de todos os alunos.

19

CONSIDERAES FINAIS Para que o bilinguismo avance, seria importante uma reflexo no sentido de garantir inicialmente ao surdo uma alfabetizao em Libras, com usurios fluentes em lngua de sinais, que possibilitasse a criana surda constituir sua identidade a partir das experincias visuais. Alm das concepes tericas que corroboram esta afirmao, o convvio dirio com educandos surdos no 1 ano do ensino fundamental, demonstram que ao alfabetizar os educandos ouvintes, o professor utiliza basicamente o canal auditivo, mesmo porque o alfabeto portugus fnico. Portanto manter o aluno surdo em uma sala de alfabetizao essencialmente sonora, no faz sentido, e no tem significado para o educando surdo. Ressignificar, dar sentido a sua aprendizagem um dos desafios do bilinguismo. Refletir sobre as questes que envolvem a proposta bilnge significa ir alm de simplesmente garantir ao surdo a presena do instrutor e do intrprete de Libras. necessrio pensar sob um prisma muito mais abrangente que vai alm do mbito educacional, que envolve sade preventiva associada a polticas pblicas, que garantam a maioria de surdos filhos de pais ouvintes a aquisio da lngua de sinais como lngua materna. Mas para isso, seria necessrio pensar em diagnstico

precoce de surdez, para que diagnosticada a mesma, o beb pudesse ser encaminhado a programas de estimulao de linguagem. Um projeto que possibilitasse grupos de bebs surdos em contato constante com usurios da lngua de sinais desde os primeiros meses de vida, perodo crucial para o processo de aquisio da lngua materna. O teste da orelhinha, atualmente obrigatrio, embora no so todos os hospitais e maternidades pblicas que o disponibilizam gratuitamente, deveria ser a primeira ao preventiva de sade pblica para garantir ao surdo uma educao de qualidade no futuro. Outro aspecto que deve ser considerado proporcionar apoio tambm para os familiares, uma vez que para a criana bilnge imprescindvel que a famlia se comunique em lngua de sinais. No se pretende esgotar os limites desse estudo. Muito j foi conquistado, o caminho percorrido j reflete avanos, principalmente se observamos todo o processo histrico educacional dos surdos em comparao com a proposta bilngue da Rede Municipal de Educao de Aparecida de Goinia. Alm de garantir a presena do intrprete e instrutor de Libras, disponibiliza tambm o professor de

20

portugus, na sala de recurso do atendimento educacional especializado para assegurar o aprendizado do portugus como segunda lngua ao educando surdo. Diante de tais consideraes, vale ressaltar que o contexto bilngue da criana surda configura-se diante da co-existncia da lngua brasileira de sinais e da lngua portuguesa. No cenrio nacional, no basta simplesmente decidir se uma ou outra lngua passar a fazer ou no parte do programa escolar, mas sim tornar possvel a existncia e o uso dessas duas lnguas reconhecendo-as de fato, atentando-se para as diferentes funes que apresentam no cotidiano da pessoa surda.

BILINGUAL EDUCATION PROPOSAL: Brazilian Sign Language and Portuguese


ABSTRACT: The objective of this article is to analyze the proposed bilingual education can contribute to the integral development of the deaf student. Therefore, it is necessary to make a few observations about the various philosophical conceptions of education during the historical process of oralism to bilingualism. Pointing the effectiveness of bilingualism as a methodology adapted, capable of contributing to the education of the deaf. Intended to demonstrate the bilingual experience that has been deployed in the Municipal Education Aparecida de Goinia, as a possible way of education for deaf students. This study is intended also to understand the importance of the educational interpreter and the deaf teacher in a bilingual practice. To develop this research, we used a literature search, following the steps outlined by Medeiros (2008). The practical experience in the school environment as an educational interpreter, satisfactorily contributed to the understanding and involvement of the works studied. We attempted to analyze the approach more current in relation to deaf education: a proposed bilingual, which in the case of Brazil, is characterized by the use of two languages, Pounds as a second language and Portuguese as 2nd language, from the perspective of authors, Goldfeld (2002), Lodi and Lacerda (2009) and Quadros (2006) among others. Consideration was also the legislation on public policies for inclusion of the deaf student. KEYWORDS: Education. Bilingualism. Sign Language. Deafness.

REFERNCIAS ARANHA, Maria Lcia de Arruda & MARTINS, M.H.P. Filosofando: Introduo Filosofia, 3ed. Revista So Paulo: Moderna, 2003. BRASIL. Decreto n 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Disponvel em: < http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em: 09 set. 2010. _______. Lei n 10.436 de 24 de abril de 2002. Disponvel <http://www.leidireto.com.br/lei-10436.html>. Acesso em: 09 set. 2010. em:

21

_______. Lei n 12.319 de 01 de setembro de 2010. Disponvel em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1025011/lei-12319-10>. Acesso em: 03 out. 2010. FELIPE, Tanya A. Libras em contexto: curso bsico do estudante cursista. Braslia: Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos, MEC; SEESP, 2001. FERNANDES, Eulalia. Surdez e Bilinguismo. Porto Alegre: Mediao, 2005. GOLDFELD, Marcia. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva scio interacionista. So Paulo: Plexus, 2002. LODI, Ana Cludia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa (organizadores). Uma escola duas lnguas letramento em lngua portuguesa e lngua de sinais nas etapas iniciais de escolarizao. Porto Alegre: Mediao, 2009. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2008. MOURA, Maria Ceclia. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: REVINTER, 2000. QUADROS, Ronice Mller de; Magali L. P. Schmiedt. Idias para ensinar portugus para alunos surdos. Braslia: MEC, SEESP, 2006. _______. O Tradutor e Intrprete de Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa. Braslia: Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos, MEC; SEESP, 2004. SALLES, Helosa Maria Moreira Lima... [et al.]. Ensino de Lngua Portuguesa para surdos: caminhos para a prtica pedaggica. Braslia: MEC, SEESP, 2005. 2, 1 v, (Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos). SANTANA, Ana Paula. Surdez e Linguagem: neurolingusticas. So Paulo: Plexus, 2007. aspectos e implicaes

SILVA, Pedro Jorge de Melo e. O Acesso de alunos com deficincia s Escolas e Classes Comuns da Rede Regular/ Ministrio Pblico Federal. 2 ed. Rev. E atualiz. - Braslia: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidado, 2004. VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formao Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores; organizadores Michael Cole...[et al.]; traduo Jos Cipolla Netto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. - 7 ed.So Paulo: Martins Fontes, 2007.

Anda mungkin juga menyukai