Anda di halaman 1dari 10

Sendo abenoados por Deus para abenoar Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assemblia

de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira Meus amados e queridos irmos em cristo Jesus, a PAZ DO SENHOR!

Nesta oportunidade estaremos meditando na Palavra de Deus no Livro de Gnesis 12; 1-3

1. Ora, o Senhor disse a Abro: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2. Eu farei de ti uma grande nao; abenoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, s uma bno. 3. Abenoarei aos que te abenoarem, e amaldioarei quele que te amaldioar; e em ti sero benditas todas as famlias da terra. Na atualidade existem em nossas Igrejas que procuram receber as bnos de Deus a todo custo no importando o tipo de sacrifcio que elas venha

fazer; no entanto, em geral tais pessoas no se preocupam em serem bnos.

Antes de algum abenoar a outrem precisar ser abenoado pelo Senhor! Conforme o modelo bblico que se segue.

Quando Deus instruiu Abro a deixar sua terra, Ele fez uma das mais belas promessas que um ser humano jamais ouviu. Deus prometeu fazer de Abro uma grande nao, e abeno-lo para que pudesse se tornar bno para todos os povos. A nao era o povo de Israel, e a promessa foi cumprida com a vinda de Cristo. Por causa disso, todas as pessoas do mundo inteiro so convidadas a desfrutar da salvao do Deus verdadeiro. A promessa feita a Abrao, de que ele seria abenoado para abenoar, vai sendo transmitida a todas as geraes, e encontra sua plenitude em Cristo Jesus, e por meio do seu povo, a igreja. Deus nos tem abenoado, permitindo-nos conviver com pessoas que possuem dons e recursos ilimitados. Em muitos lugares, Ele abenoa outros com a liberdade de ador-lo. Alm disso, podemos, hoje, usar a boa tecnologia para pregar o evangelho. Deus nos concede o privilgio de compartilhar as boas novas de Jesus Cristo ao mundo. Ele nos concede, tambm, a oportunidade de trabalhar com outros cristos, em diferentes ministrios, para plantar igrejas, publicar literatura crist, e ministrar a misericrdia nos lugares mais remotos do planeta. E tudo isso comeou porque Abro foi obediente.

Ef 1.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abenoou com todas as bnos espirituais nas regies celestes em Cristo;

1. A QUEM ABENOAR?

SL 41.1 Bem-aventurado aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrar no dia do mal.

At 20.35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, necessrio auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bemaventurada coisa dar do que receber.

Pv 25.21-22 Se o teu inimigo tiver fome, d-lhe po para comer; e se tiver sede, d-lhe gua para beber; Porque assim lhe amontoars brasas sobre a cabea; e o SENHOR to retribuir.

Pv 28.27 O que d ao pobre no ter necessidade, mas o que esconde os seus olhos ter muitas maldies.

Tg 1.27 A religio pura e imaculada para com Deus, o Pai, esta: Visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes, e guardar-se da corrupo do mundo.

Sl 82.3 Fazei justia ao pobre e ao rfo; justificai o aflito e o necessitado.

Dt 14.29 Ento vir o levita (pois nem parte nem herana tem contigo), e o estrangeiro, e o rfo, e a viva, que esto dentro das tuas portas, e comero, e fartar-se-o; para que o SENHOR teu Deus te abenoe em toda a obra que as tuas mos fizerem.

2. COMO ABENOAR?

ABENOANDO ESPIRITUALMENTE

ORANDO (At 28.8) E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Pblio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, ps as mos sobre ele, e o curou. SUPORTANDO E PERDOANDO (Cl 3.13) Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vs tambm. ACONSELHANDO -(II Tm 2.25) Instruindo com mansido os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dar arrependimento para conhecerem a verdade. LEVANDO AS CARGAS (Gl 6.2) Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

ABENOANDO MATERIALMENTE

PERDOANDO DVIDAS (Mt 18.27) Ento o senhor daquele servo, movido de ntima compaixo, soltou-o e perdoou-lhe a dvida.

COMPARTILHANDO ALIMENTOS (Jo 6.9) Est aqui um rapaz que tem cinco pes de cevada e dois peixinhos; mas que isto para tantos? OFERTANDO E DIZIMANDO (II Co 9; 6-10) E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e o que semeia em abundncia, em abundncia ceifar. Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que d com alegria. E Deus poderoso para fazer abundar em vs toda a graa, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficincia, abundeis em toda a boa obra; Conforme est escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justia permanece para sempre. Ora, aquele que d a semente ao que semeia tambm vos d po para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justia;

3. QUANDO A BENO VIRA MALDIO

Pv 10.22 A bno do SENHOR que enriquece; e no traz consigo dores.

DEUS JAMAIS ORDENAR QUE VOC FAA ALGO QUE ESTEJA FORA DO SEU ALCANCE.O MAIOR DESGOSTO QUE TEMOS OUVIDO NAS IGREJAS NO SENTIDO FINANCEIRO, QUANTO A EMPRSTIMOS, QUANTO A SER FIADOR.VEJAMOS ALGUNS CONSELHOS BBLICOS:

Dt 28.12

O SENHOR te abrir o seu bom tesouro, o cu, para dar chuva tua terra no seu tempo, e para abenoar toda a obra das tuas mos; e emprestars a muitas naes, porm tu no tomars emprestado.

PV 6; 1.5 Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mo ao estranho, E te deixaste enredar pelas prprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; Faze, pois isto agora, filho meu, e livra-te, j que caste nas mos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro. No ds sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas plpebras. Livra-te, como a gazela da mo do caador, e como a ave da mo do passarinheiro.

Pv 11.15 Decerto sofrer severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiana estar seguro.

Pv 20.16 Ficando algum por fiador de um estranho, tome-se-lhe a roupa; e por penhor quele que se obriga pela mulher estranha.

Pv 22; 26-27 No estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dvidas,

Pois se no tens com que pagar, deixarias que te tirassem at a tua cama de debaixo de ti?

4. QUANDO DEIXAMOS DE SER BENO

FALAMOS MAL Tg 4;11 Irmos, no faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmo, e julga a seu irmo, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, j no s observador da lei, mas juiz.

AMALDIOAMOS Tg 3; 9-12

Mas nenhum homem pode domar a lngua. um mal que no se pode refrear; est cheia de peonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldioamos os homens, feitos semelhana de Deus. De uma mesma boca procede bno e maldio. Meus irmos, no convm que isto se faa assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial gua doce e gua amargosa? Meus irmos, pode tambm a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar gua salgada e doce.

TOMAMOS EMPRESTADO E NO DEVOLVEMOS Sl 37.21

O mpio toma emprestado, e no paga; mas o justo se compadece e d.

COMPRAMOS E NO PAGAMOS II Re 4.7/Rm 13.7/Ef 4.28

Ento veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dvida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

Aquele que furtava, no furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mos o que bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

NO FAZEMOS O BEM Pv 3; 27-28

No deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mos a capacidade de faz-lo. No digas ao teu prximo: Vai, e volta amanh que to darei, se j o tens contigo.

Durante um ano recebemos muitas pessoas em nossos lares. Ali oferecemos almoos, lanches, e conversamos por horas com os amigos que nos visitam. Como maravilhoso viver esta comunho. O grande problema a qualidade do que oferecemos aos nossos amigos. Em muitas mesas o prato principal no a beno, e sim a vida dos outros, e de sobremesa a vida do pastor. Agindo desta forma, deixamos de ser canais de beno!

Deus abenoou a nossa famlia para que atravs dela outras famlias tambm sejam abenoadas. Observe o que Deus diz a Abrao no texto de Gnesis 12:3,"Por meio de ti sero benditos..." A Bblia registra sobre uma conversa de Deus com Abrao, quando lhe disse: Sai da sua cidade, deixe os seus parentes e venha conhecer uma nova terra. Farei de voc e Sara um grande povo e voc ser famoso. Aqueles que o abenoarem, Eu os abenoarei e por meio de vocs, trarei bnos a todas as famlias da Terra. Com esse fato maravilhoso e desafiador, aprendemos que: A iniciativa de abenoar algo que est no corao Divino, independente do casal. Ele nos criou para isso. Eles no foram merecedores, mas Deus fez esse pacto. Isso exemplo a ns do que Ele pode fazer nas nossas vidas. Ele disse ao homem: farei de voc uma beno. Ele pode restaurar algo quebrado e recomear um novo relacionamento. Eles falharam vrias vezes, mas buscaram acertar nos prximos passos. Deus fiel, apesar da nossa infidelidade. As bnos Divinas tambm so condicionais e nem sempre para t-las, ns a ganharemos facilmente. No caso desse casal foi necessrio perder para ganhar. Eles deixaram a segurana e a comodidade dos familiares, para um projeto novo, o qual seria para sempre. Desde o den, Deus j definiu que a beno viria ao deixar os pais, unir-se sua mulher e serem os dois uma nova unidade. No h casal que Deus deseja abenoar, sem que acontea a perda de outro relacionamento. S possvel ser abenoado, quando se assume o principio Divino. Ser abenoado e abenoador significar andar pelos caminhos de Deus. Isso nem sempre ser claro e fcil, mas teremos que confiar nas estratgias Divinas. S por um ato de F que O agradaremos. Como compreender as muitas lutas enfrentadas pelo casal e ainda pensarmos em bnos? Eles precisaram esperar muito tempo para ver concretizado o desejo de terem um filho. O projeto de Deus para eles foi longo e sem aposentadoria, pois o Senhor olhava para frente, inclusive para a eternidade. De fato, Abrao nunca viu todas as promessas concretizadas, mas confiou Naquele que planeja tudo perfeitamente.

Ser abenoado por Deus e se colocar como meio de bnos a outros, implicou em entregar o filho amado no altar sacrificial do prprio Deus. Ser abenoado significa ser testado. No h beno sem a cruz. O Prprio Deus entregou o Seu Filho em o nosso lugar. Mediante esses exemplos, possvel ter a mesma confiana que o Deus abenoador nos provar, nos tornando assim mais abenoa-dores na vida dos outros.

Quem tem sido bendito, abenoado por meio de sua famlia? Este o tempo oportuno para orarmos e buscarmos ser uma FAMLIA QUE ABENOA OUTRAS FAMLIAS. Primeiro recebo e sou abenoado, depois reparto e abeno. essa a lgica do Evangelho. Que Deus nos abenoe e nos guarde em nome de Jesus, amm!

Anda mungkin juga menyukai