Anda di halaman 1dari 4

CRIMES CONTRA A HONRA 1. CONCEITOS: CALNIA - falsa imputao de FATO CRIMINOSO a outrem.

DIFAMAO - imputao a algum de FATO OFENSIVO a sua reputao. INJRIA - ofensa dignidade, decoro ou qualidade de outrem. Manifestao de desrespeito e desprezo. . MACETES: "C" ALNIA - comea com "C" de CRIME DI "FA" MAO - a segunda slaba "FA" de FATO "IN" JRIA - essa eu no sei porque quem me ensinou muito "IN"GUINORANTE. Pronto, sem querer eu injuriei o meu professor. 2. a) b) c) CALNIA Imputao de um fato concreto a algum determinado; Essa fato deve ser falso ou quando o fato em si for verdadeiro, mas o agente imputa aquele fato vitima falsamente; Esse falso deve ser definido como crime (se for contraveno o crime ser de difamao) Consideraes: A calnia atinge a honra objetiva, ou seja, o status que a pessoa goza no meio social. Assim, o crime s se consuma quando terceiro toma conhecimento das alegaes caluniosas; a vtima pode estar ausente. PESSOA JURDICA- no pode ser vtima de calunia (apesar da Lei 9605). No caso, as pessoas responsveis pela pessoa jurdica que podem ser o caluniadores. O 1 do art. 138 pune a conduta de quem, sabendo falsa a imputao, a propala e divulga; A calnia contra os mortos punvel, mas os sujeitos passivos sero os familiares. A lei de imprensa (l. 5.250/67) pune a calnia, difamao e injria contra a memria dos mortos A lei de imprensa tem sua validade suspensa pelo STF (Pleno - ADPF 130 MC/DF "O Tribunal, por maioria, referendou liminar deferida em argio de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Democrtico Trabalhista - PDT para o efeito de suspender a vigncia da expresso "a espetculos de diverses pblicas, que ficaro sujeitos censura, na forma da lei, nem", contida na parte inicial do 2 do art. 1; do 2 do art. 2; da ntegra dos artigos 3, 4, 5, 6 e 65; da expresso "e sob pena de decadncia dever ser proposta dentro de 3 meses da data da publicao ou transmisso que lhe der 6)

causa", constante da parte final do art. 56; dos 3 e 6 do art. 57; dos 1 e 2 do art. 60; da ntegra dos artigos 61, 62, 63 e 64; dos artigos 20, 21, 22 e 23; e dos artigos 51 e 52, todos da Lei 5.250/67 (Lei de Imprensa). Preliminarmente, tendo em conta o princpio da subsidiariedade, o Tribunal, tambm por maioria, conheceu da ao. Vencido, no ponto, o Min. Marco Aurlio, que no a conhecia por reputar inadequada a argio. No mrito, entendeu-se configurada a plausibilidade jurdica do pedido, haja vista que o diploma normativo impugnado no pareceria serviente do padro de democracia e de imprensa vigente na Constituio de 1988 (CF, artigos 1; 5, IV, V, IX e XXXIII e 220, caput e 1). Considerouse, ademais, presente o perigo na demora da prestao jurisdicional, afirmando-se no ser possvel perder oportunidade de evitar que eventual incidncia da referida lei, de ntido vis autoritrio, colidisse com aqueles valores constitucionais da democracia e da liberdade de imprensa. Vencidos, em parte, os Ministros Menezes Direito, Eros Grau e Celso de Mello, que, desde logo, suspendiam a vigncia de toda a Lei 5.250/67, autorizando a aplicao da legislao ordinria de direito civil e de direito penal, e o Min. Marco Aurlio, que negava referendo liminar. O Tribunal, empregando por analogia o art. 21 da Lei 9.868/99, estabeleceu o prazo de 180 dias, a contar da data da sesso, para retorno do feito para o julgamento de mrito. ADPF 130 MC/DF, rel. Min. Carlos Britto, 27.2.2008". O Caluniador pode apresentar, no momento da defesa previa (art. 395 CPP), a denominada EXCEO DA VERDADE. Isso significa que pode provar que os fatos imputados so verdadeiros, salvo: I se, constituindo o fato imputado crime de ao penal privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; II se o fato imputado a qualquer das pessoas indicadas no n I do art. 141 (Presidente da Repblica ou Chefe de Governo estrangeiro); III se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel. Denunciao caluniosa - Art. 339. Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente:

1)

2)

3) 4) 5)

7) 8)

(Redao dada pela Lei n 10.028, de 2000)


Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. 1 - A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto.

2 - A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno. 7) Calnia contra os Presidentes dos Poderes Lei de Segurana Nacional (art. 26) -Art. 26 - Caluniar ou difamar o Presidente da Repblica, o do Senado Federal, o da Cmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo reputao. Pena: recluso, de 1 a 4 anos. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre quem, conhecendo o carter ilcito da imputao, a propala ou divulga. 3. a) b) c) Difamao imputar fato concreto; imputando FALSAMENTE OU NO; fato ofensivo reputao Consideraes 1.)O crime atinge a honra objetiva (reputao). Assim, s estar consumado aps terceiro tomar conhecimento. 2)Exceo da verdade em regra no admitida, salvo, se o ofendido funcionrio pblico e se a ofensa relativa ao exerccio das funes. 4. Injria Tipos : a) Injria Simples b) Injria Real (art. 140, 2) por violncia ou vias de fato. c) Injria Racial (art. 140, 3) ATENO: PRETO SAFADO, NDIO FEDORENTO e BRANCO INTIL !
Injria Preconceituosa e Legitimidade do Ministrio Pblico - 1 A Turma, por maioria, indeferiu habeas corpus impetrado em favor de dois cidados norte-americanos que pleiteavam o trancamento de ao penal contra eles instaurada pela suposta prtica do ato de preconceito de procedncia nacional (Lei 7.716/89, art. 20: "Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional."). No caso, durante vo internacional, um dos pacientes, com o incentivo de seu colega, tambm comissrio de bordo, teria supostamente ofendido um passageiro brasileiro. Alegava a impetrao: a) ilegitimidade do Ministrio Pblico Federal para propor a ao penal, porque os fatos

narrados na inicial configurariam, em tese, o crime previsto no art. 140, 3, do CP, de iniciativa do ofendido, e no o delito de injria preconceituosa; e b) falta de justa causa para a ao penal, pois no haveria, nos autos, prova material suficiente para embasar a imputao.

HC 90187/RJ, rel. Min. Menezes Direito, 4.3.2008. (HC-90187)

Injria Preconceituosa e Legitimidade do Ministrio Pblico - 2

Entendeu-se que, na espcie, a questo relativa legitimidade ad causam do MPF se confundiria com a prpria necessidade de se instruir a ao penal, haja vista que seria no momento da prolao da sentena que o juiz poderia confirmar o tipo penal indicado na inicial acusatria ou, se reputar conveniente, desclassificar a conduta descrita, nos termos previstos no art. 383 (emendatio libelli) ou no art. 384 (mutatio libelli) do CPP. Dessa forma, concluiu-se que qualquer capitulao jurdica feita sobre um fato na denncia sempre provisria at a sentena, tornandose definitiva apenas no instante decisrio final. Logo, no caberia ao STF, em habeas corpus, antecipar-se ao magistrado de primeiro grau e, antes de iniciada a instruo criminal, firmar juzo de valor sobre as provas indicirias trazidas aos autos para tipificar a conduta criminosa descrita. Rejeitou-se, de igual modo, o argumento de ausncia de justa causa para a ao penal, porquanto existiriam elementos concretos suficientes com relao aos pacientes para amparar a denncia, nos moldes em que fora proposta, e ensejar a continuidade da persecuo penal. Ademais, salientou-se a jurisprudncia consolidada da Corte no sentido de que o trancamento da ao penal por tal motivo, em sede de habeas corpus, constitui medida excepcional que, em princpio, no tem lugar quando os fatos narrados na denncia caracterizam crime em tese. Enfatizou-se, por fim, que o contraditrio se desenvolveria na ao penal, na qual produzidos os elementos de convico do julgador e garantidos aos pacientes todos os meios de defesa constitucionalmente previstos. Vencido o Min. Marco Aurlio que, por considerar que a definio sobre tratar-se de ao penal pblica ou privada no dependeria de prova posterior, mas da descrio do fato narrado, deferia o writ para assentar que a presente ao necessitaria da iniciativa da vtima (CP, art. 141, 3) e que, no tocante ao segundo paciente, no se teria pea hbil a chegar-se a persecuo criminal, j que deficiente quanto exposio do verbo "incitar".

HC 90187/RJ, rel. Min. Menezes Direito, 4.3.2008. (HC-90187)


Consideraes

1) 2)

a Injuria atinge a honra subjetiva, ou seja, o conceito que o agente tem de si mesmo. Pessoa jurdica no pode ser sujeito passivo, pois falta-lhe honra subjetiva.

HC. ADVOGADO. IMUNIDADE. Trata-se de habeas corpus substitutivo de recurso ordinrio impetrado pela OAB em favor de advogada, ora paciente, inscrita em seus quadros que fora denunciada pela prtica, em tese, das condutas tipificadas nos arts. 138 (duas vezes) e 140, ambos c/c 141, II, e 331, todos do CP, em virtude de ter adentrado a sala de audincia, presidida por magistrado, com trabalhos ainda em curso referentes a outro processo do qual a paciente no era advogada regularmente constituda. Interrompeu a referida audincia, jogou petio sobre a mesa do juiz e lhe exigiu despacho imediato. Diante da recusa do magistrado, atribuiu a ele a prtica do crime de prevaricao e abuso de autoridade. Alega a impetrante, em sntese, carncia de justa causa para a ao penal, aduzindo, para tanto, que as condutas imputadas paciente so atpicas, pois se deram no exerccio legal da advocacia e, ainda, por estarem acobertadas pela imunidade constitucional assegurada aos advogados no propsito de defesa de seus constituintes. Nesse contexto, a Turma concedeu, parcialmente, a ordem para trancar a ao penal tosomente quanto ao crime de calnia (por suposta imputao falsa do delito de prevaricao), sob argumento de no ter havido, in casu, imputao concreta da prtica de prevaricao pelo magistrado, visto que a paciente, ao descrever os fatos, no declinou, como determina o tipo do art. 319 do CP, quais seriam os interesses ou sentimentos pessoais que o magistrado buscaria satisfazer com sua ao. Ex officio, reconheceu a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva estatal quanto s imputaes de injria e desacato, em razo de a pena prevista em abstrato para ambas as condutas no ultrapassar o

patamar de dois anos. Tendo em vista que o ltimo marco interruptivo da prescrio (o recebimento da denncia) ocorreu em 19/2/2004, verifica-se o lapso temporal superior a quatro anos, nos termos do art. 107, IV, c/c o art. 109, V, ambos do CP. Ressaltou-se que, quanto ao crime de calnia com substrato em abuso de autoridade, o fato imputado ao magistrado no consiste to-somente em ter recusado despacho petio, mas sim t-lo feito abusando de sua autoridade, constituindo, assim, a elementar da falsidade, imputao descrita na denncia, no merecendo acolhimento a alegao de atipicidade objetiva e subjetiva da conduta. Precedentes citados do STF: HC 81.517-SP, DJ 14/6/2002; HC 69.085-RJ, DJ 26/3/1993; do STJ: HC 20.648-AM, DJ 24/3/2003; RHC 9.847-BA, DJ 27/8/2001; RHC 9.778RJ, DJ 5/2/2001, e RHC 9.277-PB, DJ 4/9/2000. HC 71.407-SP, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 2/10/2008.

CALNIA. DIFAMAO. MAGISTRADO. ADVOGADO. IMUNIDADE PROFISSIONAL. O paciente, advogado, contratado para ajuizar ao de reparao de danos materiais e morais contra empresa de administrao de crdito que foi julgada parcialmente procedente. J em fase de execuo, o magistrado proferiu sentena para reduzir o crdito executado, decorrente de multa diria pelo nocumprimento de obrigao de fazer. Para o Min. Relator, no obstante a dureza das palavras consignadas pelo paciente em seu apelo, elas no denotam o dolo especfico exigido para tipificao do delito de calnia, no caso, de imputar o crime de tentativa de coao ilegal no curso do processo (art. 344, c.c. art. 18, II, do CP), uma vez que foram expostas com o claro propsito de corroborar a

tese de que a sentena proferida est eivada de ressentimento do magistrado pela recusa proposta de conciliao por ele apresentada, afetando, inclusive, a sua imparcialidade. Alm disso, no caso concreto, o termo "coagir", utilizado pelo paciente, no foi empregado em sentido tcnico, uma vez que no foi esclarecido qual o risco penalmente relevante que o magistrado teria imposto parte exeqente para fins de configurao da grave ameaa exigida pelo art. 344 do CP. No mais, as expresses utilizadas pelos advogados no exerccio do seu mister no constituem injria ou difamao, pois, nos termos do art. 7, 2, da Lei n. 8.906/1994, esto amparadas pelo plio da imunidade. Vale ressaltar que eventuais excessos no exerccio da citada prerrogativa profissional esto, de acordo com o mesmo dispositivo legal, sujeitos s sanes disciplinares impostas pela OAB. Dessa forma, as palavras que embasaram a propositura da ao penal foram proferidas por advogado no exerccio do seu mister, com o objetivo de fundamentar a tese de imparcialidade do magistrado reduo do crdito exeqendo, inexistindo justa causa para o recebimento da denncia. Precedentes citados: HC 41.576-RS, DJ 25/6/2007; HC 25.705-SP, DJ 2/8/2004, e RHC 12.458-SP, DJ 29/9/2003. HC 76.099-PE, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 7/8/2008.

Anda mungkin juga menyukai