Anda di halaman 1dari 10

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

137

AS INVASES GERMNICAS E O IMPRIO ROMANO: CONFLITOS E IDENTIDADES NO BAIXO IMPRIO The Germans invasions and Roman Empire: conflict and identity in Late Antiquity
Claudio Umpierre Carlan*

RESUMO
O artigo comea com uma discusso das questes tericas relativas ao estudo das identidades no mundo antigo. Aps uma discusso da teoria social e de diferentes modelos interpretativos, enfatiza-se a importncia do uso de uma variedade de fontes: literrias, iconogrficas, arqueolgicas. Foi usado um importante material numismtico do acervo do Museu Histrico Nacional, referente ao contato tardio entre romanos e germanos. Palavras-chave: numismtica; romanos; germanos; Antigidade Tardia.

ABSTRACT
This papers stars with a discussion of the theoretical issues for the study of identity in ancient world. Then, after introducing a discussion of social theory and different interpretative standpoints, the papers emphasizes the importance of using a variety of sources: literary, iconography and archaeological. It also includes the analysis of an important numismatics material kept in the National Historical Museum, which refers to the contacts between Romans and Germans in the Late Antiquity. Key-words: numismatics; Romans; Germans; Late Antiquity.

* Doutor em Histria Cultural (Antiga) pela UNICAMP. Professor do Departamento de Histria e Biblioteconomia da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Pesquisadorassociado do Ncleo de Estudos Estratgicos (NEE / UNICAMP), do Ncleo de Estudos da Antigidade (NEA / UERJ) e do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antigidade (CEIA / UFF).

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

138

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

Introduo
Durante o sculo III1, o Imprio Romano mergulhado em uma crise sem precedncia. Politicamente, podemos dividir esse perodo em dois momentos distintos. Um primeiro momento, chamado de Anarquia Militar (235 268), em que os imperadores eram nomeados por seus soldados, sendo assassinados logo depois. Alguns chegaram a governar poucos dias. As legies nomeavam seus generais como imperadores, na esperana de receber uma recompensa. Na poca, no existia Exrcito Nacional, como hoje. Cada legio, cada exrcito era fiel ao seu comandante. Quando o comandante no fazia o prometido, era assassinado por seus soldados. Segundo relatos da poca, alguns imperadores eram nomeados pela manh e assassinados noite. A outra fase dos Imperadores Ilrios (268 284), sendo caracterizada por um grupo de governantes originrios da Ilria (atual Europa Oriental, perto da Albnia). Na tentativa de resolver os problemas socioeconmicos criados durante a Anarquia Militar, eles tentaram realizar uma srie de reformas. Entre os anos 238 e 285, 19 imperadores ocuparam a prpura. Nenhum deles conseguiu atuar de forma ativa com o Senado, colocando Roma em uma crise institucional. No meio desse caos, era necessria uma srie de reformas urgentes para salvar o Imprio. Com Diocleciano, tem incio um dos programas de reformas mais importantes da Histria Romana, com o advento da restaurao do Imprio. O Estado foi transformado em uma monarquia absoluta, na qual o imperador possua a autoridade mxima, baseada na escravido, na servido dos camponeses livres, na burocracia estatal e no exrcito. Como modelo, Diocleciano copiou as monarquias orientais, nas quais tudo o que cercava o rei era considerado sagrado2.
1 Todas as datas aqui citadas so referentes a depois de Cristo. 2 As monarquias orientais mais famosas so as do Egito (Fara), Mesopotmia (Patesi) e Prsia (X). Nesses reinos, o rei pode ser considerado um deus, ou a reencarnao do deus, no caso do Fara, ou simplesmente um representante do deus na Terra (sacerdote), como Patesi na regio da Mesopotmia ou o X da Prsia. Os imperadores romanos vo copiar o modelo persa. Mas, apesar disto, a maioria dos imperadores so coroados Fara do Egito (comum desde a conquista do Egito no sculo I a. C.). O ltimo Fara oficial do Egito foi Juliano II, imperador romano de 361 a 363.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

139

Desde a crise do sculo III, os povos germnicos comeam a invadir as fronteiras do Imprio, procurando novas terras. Os imperadores do perodo aceitaram pacificamente esses povos no incio, desde que atuassem como colonos, trabalhando na terra, exercendo a funo de vigilantes de fronteira, com uma fora militar prpria e praticamente independente, comandada por seus chefes. So aceitos em um sistema de federado3. Aos poucos, comeam a ser assimilados pelo exrcito romano. Seus chefes chegam a atingir as mais altas funes dentro do Imprio. Muitos chegam at a controlar o imperador, como Estilico, durante o governo de Honrio (395 423)4.

Brbaros invasores ou aliados?


O termo brbaros, nome utilizado pelos gregos e que significava apenas estrangeiro, foi usado pelos romanos para designar os povos que no partilhavam dos seus costumes, cultura e organizao poltica. Os prprios gregos chamavam os romanos de brbaros, pois tambm eram considerados estrangeiros. Em um primeiro momento, essas migraes foram pacficas; esses povos, de origem germnica em sua maioria, foram aceitos nos limites do Imprio. Os romanos necessitavam de um contingente de soldados prximo as suas fronteiras. Durante o sculo IV, o imprio j se encontrava dividido em duas metades, Ocidente e Oriente, e faziam fronteira com vrias culturas no

3 Federado, do latim foederati, utilizado desde os tempos da Repblica Romana, designa qualquer tribo, sujeitando-a a um tratado; no sendo uma colnia, nem possuam a cidadania romana. Mas em caso de necessidade, deviam enviar soldados para as legies, num gesto de lealdade ao Imprio. Essa palavra a raiz do termo moderno de Federalismo. Entre os sculos IV e V, os federados em territrio romano foram adquirindo vrias propriedades rurais, em troca de servios militares, formando os futuros feudos, governados pelos senhores feudais (nobreza medieval). Com o enfraquecimento do poder imperial e a fragmentao do Imprio, essas propriedades iam ficando cada vez mais sozinhas e independentes. 4 NELI-CLMENT, Jocelyne. Les beneficiarii: militares et administrateurs au service de lEmpire (I a.C VI p.C). Maison de l Archeologie / Universit Michel de Montaigne Bourdeaux III. Bordeaux: Ausonius Publications, 2000.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

140

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

romanizadas: na frica, os Berberes e as tribos do Sudo, a norte, desde a pennsula escandinava em direo ao mar Negro; na regio alm do Reno e o Danbio, os Germanos. Em sua grande maioria, eram populaes tipicamente nmades. Vrias tribos germanas se instalaram pacificamente no interior do Imprio, chegando mesmo a integrar o exrcito romano. Isso foi muito comum aps a crise do terceiro sculo. Por volta do ano 400, 30 ou 50 por cento do exrcito romano era composto de mercenrios germnicos. Sem outra sada, alguns grupos brbaros foram alistados no exrcito de Roma como unidades inteiras para ajudar na defesa contra outros grupos. Isso foi muito popular durante as guerras civis do sculo IV, quando aspirantes ao trono romano precisavam levantar exrcitos rapidamente. Essas unidades brbaras mantinham seus prprios lderes e no tinham a lealdade e a disciplina das legies5. As relaes entre brbaros e romanos no se limitavam, contudo, s esferas comercial e cultural. O prprio exrcito romano, um dos grandes responsveis pela romanizao nas provncias, estava se transformando num corpo profissional incorporado por mercenrios que, sucessivamente, substituam as legies e a aristocracia, chegando mesmo a ingressar na famlia imperial um filho de Teodsio II desposou a filha do vndalo Estilico. A promoo dentro dessas foras comea a ser realizada pela competncia militar e no pelo sangue. Vegcio, historiador militar do final do sculo IV, defendia o retorno aos antigos mtodos de organizao e treinamento das legies, criticando a utilizao de mercenrios no exrcito. O soldado mercenrio, ao contrrio do cidado, no lutaria pela ptria e sim pelo ouro. Acabando o ouro, ou o outro lado pagando mais, o mercenrio fugiria ou mudaria de lado6. A sucessiva falta de mo-de-obra no campo obrigava o Imprio a permitir a entrada destes povos, formando assim assentamentos caracterizados distintamente: os federados, ligados a Roma por um contrato, aos quais era permitida a preservao dos costumes, organizao social e pol-

5 OFLYNN, John Michael. Generalissimos of the Western Roman Empire. Edmonton / Canada: The University of Alberta Press, 1983. 6 VEGCIO. A arte militar. Introduo de Paulo Matos Peixoto. Traduo brasileira de Gilson Csar Cardoso de Souza. 1. ed. So Paulo: Editora Paumape S.A., 1995.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

141

tica, em troca da prestao de servio militar. No decorrer do sculo IV, estes tratados de federao aumentavam substancialmente, na tentativa de vencer a crise que se aproximava.

Romanos e brbaros: o confronto esperado


Entre os povos germanos invasores, podemos destacar os godos (divididos em visigodos no ocidente e ostrogodos no oriente), os francos, os suevos, os borgndios, os anglos, os saxes, os alamanos, entre outros7. Os vndalos arrasaram as Glias, atacaram a Espanha e se dirigiram ao norte da frica, conquistando Cartago. Deste porto, se dedicaram pirataria, assolando todo o Mediterrneo Ocidental. Os visigodos retiraram-se da Itlia e foram para o oeste. Estabeleceram o seu governo no sul da regio, em quase toda a Hispania (Pennsula Ibrica). Os francos se deslocaram para o norte das Glias. Durante o governo de Clvis (dinasta merovngia), adotaram o cristianismo tradicional8. Os saxes, aliados dos anglos e dos jutos, se instalaram na Bretanha, com costumes diferentes dos romanos. Como podemos notar, em sua maioria, os germnicos foram respeitosos com a cultura romana, fundindo costumes romanos com seus prprios costumes. A aristocracia germnica comeou a utilizar o latim que, ao longo dos sculos, vai se modificando, dando lugar s lnguas romnicas ou neolatinas. Estes numerosos cativos e grupos tnicos pedem asilo e so instalados em territrio romano, a fim de repovoar e recultivar regies em que a mo-de-obra rara. Trata-se dos chamados letos ou gentios, que a adminis-

7 Existiam mais dois grupos distintos: os eslavos, formados pelos poloneses, russos, bsnios, srvios, croatas, dlmatas, etc. E o grupo dos trtaros-mongis, compreendendo os hunos, os alanos, os avaros, os hngaros, os blgaros e os turcos. Referncia: FUNARI, Pedro Paulo A. e CARLAN, Claudio Umpierre. Romanos e germnicos: lutas, guerras, rivalidades na Antigidade Tardia. Revista eletrnica Brathair / UFRJ. n. 13, agosto de 2007. 8 Nesse perodo, a maioria dos povos germnicos eram cristos arianos (heresia do sculo IV defendida pelo bispo rio). Clvis realizou uma aliana com o Papa, prometendo defender a ortodoxia de Santo Atanzio contra o arianismo.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

142

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

trao deve manter sob vigilncia, e cujos filhos so agora obrigados, como filhos de soldados, a entrar no exrcito. Outros gozam do regime de federados e fornecem contingentes organizados sua maneira, comandados pelos seus chefes. Sofrendo vrios abusos por parte das autoridades romanas, em nome do Imperador, esses grupos se revoltam contra o Estado. Vrios textos, no perodo de Valente (Imperador do Oriente entre 364 378), descrevem os altos impostos e o estado de misria dessas populaes. Muito eram obrigados a vender seus filhos como escravos. A batalha de Andrinopla, em 378, onde a cavalaria goda aniquila o exrcito romano, no foi por acaso. Valente deu combate aos godos, seguindo o conselho do seu comandante-em-chefe, Sebastiano, diante de Andrinpolis, sem esperar a chegada dos reforos de Valentiniano, seu irmo e imperador do Ocidente Durante esse perodo, os imperadores empenham-se em anular o privilgio de sangue, ou seja, os antigos lderes senatoriais so afastados dos comandos das legies o que Constantino I, o grande (imperador de 307 337) consegue durante o seu governo, separando as funes civis das militares. A principal conquista social do sculo III mantm-se no sculo IV, isto , a atribuio dos postos e a prpria promoo baseadas apenas no mrito. Essa mudana foi influenciada principalmente pela necessidade de ser mantida a ordem poltica, pois temia-se que a ambio da classe senatorial incentivasse a tropa contra o governante. Isso leva Constncio II (imperador de 337 a 361), filho e principal sucessor de Constantino, a nomear apenas um nico oficial para o comando da infantaria e da cavalaria no Oriente, o magister equitum et preditum per Orientum. Constncio II utilizou vrias vezes essa manobra. No ano de 350, quando Magnncio aclamado imperador, Constncio leva um rei alamano a atravessar o Reno, numa manobra para despistar as tropas do usurpador, que iria tentar a sorte na Pannia (atual Hungria ocidental) e na Itlia. Magnncio derrotado e morto em batalha.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

143

Identidades e representaes na Antigidade Tardia9


A palavra brbaro, por si s, considerada por muitos como eurocntrica e etnocntrica. As representaes desses povos no Baixo Imprio seguem o mesmo padro. Como modelo, usaremos alguns anversos e reversos monetrios, cunhados nos sculos IV e V.

FIGURA 1 - Primeiro Exemplo10

Descrio da Iconografia Anverso: DN CONSTANTIVS PF AVG Busto de Constncio II, face voltada a direita do observador, com o diadema de trs pontas, o manto imperial preso aos ombros. Reverso: FEL TEMP REPARATIO / ALEA G A imagem representa um soldado ou legionrio romano (ou o prprio imperador) derrotando um inimigo brbaro, este pedindo misericrdia. Em outros exemplares, notamos tratar-se de uma representao de um persa, pois o uniforme estava mais destacado. A riqueza dos detalhes, como o escudo, a lana, a espada do vencido caindo ao solo, o escudo sendo

9 As moedas aqui analisadas pertencem ao acervo do Museu Histrico Nacional, localizado no Rio de Janeiro. O MHN possui a maior coleo de moedas da Amrica Latina, desde as primeiras, cunhagens na Lgia, at o euro. 10 FUNARI, Pedro Paulo Abreu e CARLAN, Claudio Umpierre. Arqueologia Clssica e Numismtica. Textos didticos n. 62. Campinas: IFCH / UNICAMP, 2007.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

144

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

pisoteado pelo vencedor demonstra a importncia em destacar o fato: o vencedor romano est humilhando o derrotado brbaro. Na legenda FEL TEMP (REPA) RATIO, que significa retorno aos tempos felizes, fica clara a tentativa de salvar o Imprio das diversas crises, retornando ao passado glorioso do principado de Augusto. Observaes: Pea de bronze, estado de conservao: bem conservada (BC), de dimetro de 1,3 mm, peso de 2.77g, alto reverso 10 horas. Trata-se de um AE centenionalis cunhado entre os anos de 345 e 347, em Alexandria.

FIGURA 2 - Segundo exemplo

Descrio da Iconografia Anverso: D N AVITVS PERP AVG Tremissis, moeda de ouro cujo o valor era inferior aos aureus e solidus. Representa o imperador Avitus, de origem galoromana, que governou entre 455 e 456. Diademado, encouraado direita. Reverso: No existem legendas. Notamos a unio de dois smbolos freqentes no Imprio Romano dos sculo IV e V: a cruz crist, comum desde o perodo constantiniano, e a coroa de louros, homenagem a Jpiter, presente desde a tetrarquia. Avito foi assassinado por Ricimero, general visigodo, que assumiu o controle sobre o Imprio. Os visigodos, durante os sculos VI e VII, cunharam exemplares semelhantes a esses.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

145

Observaes: pea bem conservada (BC), de 1,40 mm de dimetro e 2,2 g de peso. Alto reverso ou eixo 12 horas. Cunhada no ano de 455, em Milo.

Concluso
Durante o sculo IV, o exrcito tem uma funo essencial no mundo romano. Alm do perigo sassnida no Oriente e das invases germnicas no Ocidente, havia o medo das sublevaes (as quais haviam sido to freqentes durante a Anarquia Militar). No podemos esquecer tambm que o prprio imperador provm, antes de mais nada, das tropas: no Baixo Imprio, antes de ser um administrador, o Csar ou o Augustus precisa ser um chefe guerreiro. No incio, os povos germnicos foram aceitos dentro das fronteiras. Trabalhavam nas terras esquecidas pelos cidados romanos e completavam o efetivo militar. Mas os altos impostos, as constantes exploraes sofridas pelos agentes imperiais e a fraqueza do Imprio levam esses povos a atacar e dividir o mundo romano entre si. Nas moedas do perodo fica bem claro como os brbaros so retratados. Essas representaes so comumente alegricas ou simblicas e a mensagem que transmitem vai, quase sempre, alm dos traos visveis. Encontram-se com freqncia, nessas moedas, nomes de cidades, pases, festivais, monumentos famosos, divindades, membros de uma famlia, que auxiliam na interpretao do seu significado e sentido. Tratava-se de uma exposio de idias, uma composio de emblemas, como o barrete frgio, que tem o significado de liberdade; a cornucpia, que remete abundncia; a concrdia representa a unio dos esforos; o vu, que pode indicar modstia ou viuvez. Barretes e elmos, indicando campanhas militares, a ornamentao com a coroa de louros (laureada), que tendem a assimilar aqueles que as levam divindade, tambm so comuns nas representaes monetrias. Devemos deixar claro que qualquer sistema de smbolos uma inveno do homem. Os sistemas simblicos que chamamos de linguagens so invenes ou refinamentos do que foram, em outros tempos, percep-

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

146

CARLAN, C. U. As invases germnicas e o Imprio Romano:...

es do objeto dentro de uma mentalidade despojada de imagens, tornando a linguagem visual universal.

Agradecimentos
Aos colegas da Universidade Federal do Paran, e em especial professora Renata Garraffoni pela oportunidade de trocarmos idias, a Pedro Paulo Funari, Maria Beatriz Florenzano, Ciro Flamarion Cardoso, Vera Tostes, Rejane Vieira, Eliane Nery e Edina Carlan. As idias so de responsabilidade do autor.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. Editora UFPR

Anda mungkin juga menyukai