Anda di halaman 1dari 22

Verso preliminar para estudo Proibida a divulgao

O social sob o ponto de vista autopoitico


Maria Cndida Moraes PUC/SP setembro/2002
A scienza nuova, ou cincia geral da physis, dever estabelecer a articulao entre fsica e a vida, quer dizer, entre entropia e neguentropia, entre a complexidade microfsica (ambigidade corpuscular-ondulatria, princpio da incerteza) e a complexidade macrofsica ( autoorganizao). Ela dever estabelecer a articulao entre o vivo e o humano. Morin (1990:208)

Comment [mcmoraes1]: FILENAME Documento1

Introduo At que ponto podemos transferir a viso sistmica autopoitica para outros mbitos fora do domnio molecular? Em especial, possvel transferir para o domnio social? Qual a vantagem de se tentar trabalhar o carter auto-organizador das sociedades? Por qu enraizar o antropolgico-social no interior do fsico-biolgico? As respostas estas questes dependem do autor e da poca em que os seus livros foram escritos, como o caso de Maturana e Varela. Mas, preciso analisar estas questes por partes. Primeiramente, antes de descrever a trajetria da evoluo do pensamento cientfico de Maturana e Varela, importante destacar que um dos pesquisadores mais relevantes que trabalhou intensamente o social, sob o ponto de vista autopoitico, foi o socilogo alemo Niklas Luhmann. Para Luhmann (1998), o processo de humanizao foi possvel graas uma forma emergente e fechada de comunicao autopoitica. Esse cientista concebe o sistema social como uma rede autopoitica fechada, onde os processos sociais so processos comunicacionais. Em linguagem mais simples, so redes de conversaes fechadas e auto-referentes. A comunicao seria, ento, o elemento central constitutivo das redes sociais e no propriamente o ser humano. O problema que, para Luhmann, o social seria constitudo pelas comunicaes e no por pessoas, homens e mulheres. Assim, no seriam os humanos os criadores de comunicaes. Para ele, o ser humano parte do entorno e no constitui o sistema social, propriamente dito, embora reconhea que, para falar do sistema social preciso falar das pessoas que integram o entorno, j que no existe sistema sem entorno e vice-versa. Uma das crticas que Maturana (1997) faz a Luhmann que, alm do fato dele ter generalizado o conceito de Autopoiese e aplicado outras realidades, o problema que ele concebeu o social colocando o humano em seu entorno, ao reconhecer que o social seria constitudo pelas comunicaes e no por seres humanos. Isto significa que a comunicao no resultaria da ao humana, mas

sim como uma operao possvel por si mesma a partir da sociedade. Isto pode ser comprovado nesta citao de Luhmann ao dizer que no o homem que pode comunicar-se, somente a comunicao pode comunicar-se (...) somente a sociedade pode comunicar-se, (...) trata-se de operaes prprias de um sistema operacional fechado, determinado pela estrutura (Maturana, 1997, xxvii) . Para Maturana, sua discrepncia com Luhmann no trivial, embora reconhea que possvel conceber o sistema social como um sistema fechado e autopoitico no espao onde as comunicaes acontecem. Todavia, ele reconhece que .... a noo do social est mal aplicada ao tipo de sistemas que Luhmann chama de sistemas sociais... O social no pertence sociologia, pertence vida cotidiana e a sociologia somente faz sentido como tentativa de explicar a vida cotidiana, caso contrrio, s literatura. Tudo o que Luhmann tenta explicar com sua teoria dos sistemas sociais (separando o humano e deixando como parte do entorno) e muito mais do que ele no pode explicar, como a origem da linguagem, se pode explicar com esse argumento (Maturana, 1997, xxvii. Para Capra (2002), Luhmann concebe os sistemas sociais, que embora sendo autopoiticos, no so sistemas vivos, o que, em nossa opinio, difcil de aceitar, razo pela qual estamos optando em conceber a autopoiese como uma das caractersticas importantes da vida, assim como pensam Maturana e Morin. Consideramos Edgar Morin um dos autores mais importantes que defende o enraizamento do antropossocial no seio do fsico-biolgico. Em seus cinco tomos sobre O Mtodo, ele debate extensamente este assunto em vrias oportunidades. No livro Sociologia, afirma que a primeira definio do sujeito deveria ser bio-lgica, ou seja, uma lgica do individuo como sistema vivo como condio para que ele possa situar-se no centro do mundo para poder conhecer e agir. Em seu livro Mtodo V (2002), Morin refora ainda mais a trindade humana indivduo/sociedade/espcie, destacando que o ser humano define-se, antes de tudo, a partir desta trindade, onde cada um desses elementos contm o outro e so inseparveis. Argumenta que no s os indivduos esto contidos na espcie biolgica, mas tambm a espcie est contida no indivduo e este na sociedade que est representada no indivduo atravs da cultura, dos arqutipos etc, desde o seu nascimento. A sociedade vive para o indivduo que vive para a sociedade; sociedade e indivduo vivem para a espcie que vive para o individuo e para a sociedade,reconhece Morin (2002:52), para quem as interaes entre os indivduos permitem a perpetuao da cultura e a auto-organizao da sociedade. esta trindade que nos mostra que individuo/sociedade/espcie so complementares e, ao mesmo tempo, antagnicos. So elementos que esto imbricados, mas no atados e esta trindade que constitui a base da espcie humana, reconhecendo que somos, ao mesmo tempo, 100% biolgicos e 100% culturais (Morin, 2002).

Morin ainda nos mostra que a relao individuo/sociedade/espcie hologramtica, recursiva e dialgica. Hologramtica, ao reconhecer que o individuo est na sociedade que est no individuo e na espcie. Recursiva porque a sociedade constantemente regula as intenes de quem a produz e estas retroagem sobre os indivduos e a espcie e, tudo isto, tendo o dilogo como elemento fundamental entre todos. Esclarece que a emergncia social depende da organizao mental dos indivduos que depende da organizao social e esta depende dos diferentes processos organizacionais que ocorrem nos sistema biolgicos do ser da espcie. Essas relaes so recursivas, dialgicas e indissolveis. Destaca ainda que a grande questo tentar conceber o anel recursivo existente entre o biolgico e o cultural que o pensamento tradicional reducionista nos impede de ver. Ele nos avisa de que no existe comunicao entre o biolgico e o social privada do conceito de auto-organizao, reconhecendo que foi a fragmentao das disciplinas que desintegrou o Homem. Morin tambm nos adverte que essa conexo seria fcil se as cincias biolgicas e as humanas voltassem a se aproximar, reconhecessem a complexidade de cada uma e concebessem a auto-organizao. Em seu livro Sociologia (1998), Morin nos ensina que vida e sociedade apresentam um fundamento organizacional comum, destaca a importncia de no dissociarmos radicalmente estas duas noes, lembrando que a sociedade se esboa no prprio cerne da noo de vida. Ao mesmo tempo, ele nos adverte de que seria um grande erro uma simples reduo do biolgico ao sociolgico e viceversa, e que preciso elaborar uma teoria onde a vida seja concebida como autoeco-organizao. Foi o que ele fez em seu terceiro tomo de O Mtodo, ao discutir o tema Vida. Esse autor nos ensina que a melhor maneira de se articular a noo de vida na physis e no fenmeno social mediante a concepo do fenmeno vivo como um sistema auto-eco-reorganizador para que se possa inscrever a vida entre os sistemas do universo fsico e, ao mesmo tempo, conceber a lgica organizacional comum ao ser vivo e ao ser social. Para ele (1998), sistema social seria um sistema fenomenal generativo e a sociedade complexa seria uma unidade aberta, auto-produtora, reprodutora dos seus constituintes e de suas formas auto-eco-organizadoras. O sistema social seria um todo auto-organizado. Assim, apoiados em to fortes argumentos que nos fortalecem e nos impulsionam a dar continuidade a este ensaio, estaremos, no decorrer deste trabalho, estendendo o nosso olhar em direo aos argumentos tericos de Maturana e Varela, mais precisamente para os de Maturana, j que ambos se separaram depois de um bom tempo de produo conjunta, optando por trajetrias e vida em pases diferentes. No cabe agora discutir as razes dessa separao, mas fazer a opo necessria, mantendo coerncia, congruncia e consistncia terica, tendo em vista as opes anteriormente feitas.

Desvelando o caminho No livro, A rvore do conhecimento, publicado no incio da dcada de 70, Maturana e Varela deixaram estas questes em aberto, afirmando que, na poca, os conhecimentos disponveis sobre os caminhos metablicos em organismos e ecossistemas no eram suficientes para dar uma resposta clara esta questo. No livro Mquinas e Seres Vivos (1997), eles foram, ambos, contrrios transposio do conceito de autopoiese aos sistemas sociais e familiares, alegando que no haviam estudos suficientes que pudessem garantir a utilizao dessas teorias fora do domnio biolgico. Em estudos mais recentes, apresentados em seus livros La Realidad: objectiva o construda? (1997), Da Biologia Psicologia (1998) e A Ontologia da Realidade (1999), o prprio Maturana reconhece a no existncia de contradies entre o individual e o social. Em termos gerais, Maturana reconhece que o pensamento autopoitico vlido para outros sistemas alm do biolgico, j que em qualquer um deles, o sistema vivo interage com as circunstncias e, a partir dessas interaes ou ele se conserva contingente com as circunstncias, em termos de sua organizao, ou o sistema se desintegra. Biologicamente falando, para ele, no existiria contradio entre o social e o individual. Em um dos seus livros mais recentes - Trasformacin en la convivencia, publicado em 1999, no Chile, ele no somente ratifica a validade da transferncia de conceitos biolgicos para a rea social, como tambm analisa detalhadamente os fenmenos sociais a partir do ponto de vista autopoitico. Mas, qual foi a trajetria percorrida por Maturana? Em seu livro Mquinas e Seres Vivos, escrito com Varela, ele diz que realmente possvel distinguir, entre os seres vivos, sistemas autopoiticos de diferentes ordens, segundo o domnio no qual estes se efetuam (1997:20). Para Maturana, as clulas seriam sistemas autopoiticos de 1 ordem; os organismos vivos de 2 ordem e o agregado de organismos vivos constituiria um sistema de 3 ordem. Para ele, no haveria dvida em caracterizar colmeias, colnias de formigas, famlias ou qualquer outro sistema social como sistema autopoitico de 3 ordem, embora, o agregado fosse sempre algo circunstancial em relao constituio dos seus componentes. Para ele (1997), no existe dvida que um sistema social seja um sistema autopoitico de 3 ordem, embora o que o define como sistema auto-organizador no seja propriamente a autopoiese que ocorre na organizao viva de cada sujeito componente do sistema, mas, sim, as relaes entre os organismos que o constitui. Assim, para Maturana (ibid.) sistemas de 1, 2 e 3 ordem so diferentes, pois num sistema de 1 ordem, a autopoiese ocorre no nvel de seus componentes. Isto significa que a clula, como sistema autopoitico de 1 ordem, capaz de auto-organizar-se, de auto-produzir-se a partir das reaes qumicas que acontecem no seu interior, como produto da assimilao de nutrientes do mundo exterior. esta rede de reaes qumicas que ocorre dentro dos seus limites que produz os componentes que mantm viva a organizao.

No caso do sistema social, o que define a organizao do vivo seriam as relaes de conduta entre os componentes vivos, ou seja, as relaes que um sistema vivo mantm com um outro. No livro Mquinas e Seres Vivos (1997), embora reconhecesse o social como sistema autopoitico de 3 ordem, Maturana, discordou de Luhmann ao afirmar que tampouco os sistemas sociais so sistemas autopoiticos em outro domnio que no seja o molecular (Maturana,1997:20). Para ele, o que define o social como sistema autopoitico de 3 ordem seriam as relaes de conduta entre os seus elementos constituintes e os componentes de qualquer sistema social seriam comunicaes e no os seres vivos(1997:20). De acordo com Maturana (ibid.), o que nos confunde a intercesso estrutural dos dois sistemas, o sistema fsico-biolgico com o sistema socialsimblico, ou seja, a realizao de dois ou mais sistemas atravs de uma mesma estrutura constituda pelo ser humano. Isto, de certa forma, provoca uma intercesso entre os sistemas em termos de organizao, j que a prpria distino entre eles implica a definio dos tipos de organizaes envolvidas. Desta forma, existe interatividade estrutural entre os dois sistemas, embora as organizaes sejam diferentes. No caso dos sistemas sociais humanos existiria um domnio fsico-biolgico com o qual os indivduos interagem e tambm um domnio social-simblico que surge com o pensamento, a conscincia e a linguagem humana (Maturana, 1997). Entretanto, com a prpria evoluo de sua produo cientfica, Maturana, em seus livros mais recentes La realidad: objetiva o construida?, Da Biologia Psicologia (1998?), A Ontologia da Realidade (1999) e Transformacin en la convivencia (1999), reconhece a no existncia de contradio essencial entre o social e o individual, indicando, assim, a no existncia de oposio ou de negao entre o social e o individual. Nesses livros, ele explica como funciona o sistema social a partir de sua teoria autopoitica. Em suas explicaes, esse autor desenvolve sua argumentao biolgica, tentando esclarecer, inicialmente, alguns fundamentos que caracterizam o ser vivo e que podem ser ampliados fenomenologia social, os quais passaremos a expor. Como explicar o fenmeno social a partir dos fundamentos biolgicos? At que ponto uma escola ou uma comunidade virtual de aprendizagem poderia ser vista como sistema autopoitico? Em outras palavras, at que ponto podermos reconhecer a escola como uma organizao viva sujeita mecanismos de autoorganizao? O que que caracteriza a vida nos ambientes sociais, sob o olhar de Maturana? Existe alguma vantagem em continuar concebendo o sistema social como algo to abstrato? Na tentativa de explicar o fenmeno social, Maturana desenvolveu um conjunto de argumentos importantes que passaremos a expor. Primeiramente, ele parte da constatao de que todo ser vivo determinado estruturalmente, indicando que tudo que ocorre em ns determinado por nossa estrutura, seja 5

como resultado da dinmica estrutural interna ou a partir de trocas estruturais que ocorrem entre o ser vivo e o meio onde est inserido, embora este no o determine. Para que o ser vivo possua sua organizao operacionalmente fechada, isto requer que os seus componentes estruturais sejam produzidos e reproduzidos internamente, delimitados por uma rede fechada, a partir das substncias que retira do meio. Isto significa que estruturalmente o sistema vivo sempre aberto, embora tenha que manter sua organizao operacionalmente fechada. As operaes ocorrem dentro de uma espao delimitado por fronteiras, como o caso da membrana que envolve a clula ou da pele que cobre o corpo humano. Mas, atravs dessas estruturas entram e saem fluxos de energia e matria que permitem a entrada de nutrientes e a expulso dos dejetos ou de outras substncias txicas produzidas no seu metabolismo. Isto indica que um ser vivo, continuamente, produz a si mesmo atravs da autopoiese, tendo, portanto, condies de levantar-se e manter-se a partir de seus prprios cordes. Maturana afirma tambm que, nos sistemas em contnua mudana estrutural, a auto-organizao se realiza tanto como resultado de sua dinmica interna, como tambm em funo das interaes desencadeadas pelas circunstncias ambientais que se encontram em contnua transformao. Se pensarmos no ser humano, no comportamento de um jovem, por exemplo, este expressa o contexto em que vive na forma em que suas aes se apresentam e que, na verdade, traduzem uma coreografia de uma dana estrutural ininterrupta. Sua conduta adequada somente se as mudanas estruturais internas ocorrer de acordo com as mudanas estruturais do meio e isto somente acontece enquanto sua estrutura permanece congruente com a estrutura do meio, onde ambos esto em contnua mudana. Por exemplo, a linguagem utilizada por um adolescente reflete a comunidade a qual pertence. E para continuar fazendo parte dessa comunidade, ele necessita apresentar uma conduta lingstica congruente com ela. a linguagem que, em sua recursividade dialtica, reproduz e reconstri o mundo a qual ele pertence, uma linguagem gerada no fluir das interaes recorrentes que constituem as diferentes conversaes que se estabelecem no grupo. So as linguagens, verbais ou no verbais, que permitem ao adolescente, ou a qualquer outro ser humano, descrever-se a si mesmo e as circunstncias que o envolvem. Para Maturana, os seres vivos so verdadeiros redemoinhos de produo de componentes. Eles esto continuamente produzindo os seus componentes, auto-organizando-se at que morram. por esta razo que se diz que o sistemas vivos so sistemas autopoiticos e continuam vivos desde que conservem a sua organizao e adaptao em relao ao meio em que vive. O segundo argumento apresentado por Maturana refere-se mudana estrutural. Ele esclarece que os seres vivos continuam sendo como so somente porque a organizao que o define como ser vivo permanece invarivel. a organizao que revela a sua identidade, independente das mudanas estruturais internas que ocorrem. Desta maneira, a organizao confere ao ser vivo a sua identidade de classe. Embora as estruturas possam mudar, a organizao 6

permanece invarivel, indicando, assim, que um sistema vivo estruturalmente aberto e organizacionalmente fechado, como dissemos anteriormente. As mudanas estruturais ocorrem como resultado de sua dinmica interna e como respostas s suas interaes com o meio, que tambm est em contnua mudana estrutural. O importante a destacar que a estrutura de cada ser vivo, a cada instante, resulta do caminho de mudanas estruturais que surgem a partir de sua estrutura inicial e como conseqncia das interaes vividas. Para ele, todo sistema se desintegra quando suas mudanas estruturais no conservam a sua organizao (Maturana, 1998:68). Maturana tambm apresenta um terceiro argumento em que afirma que o organismo vai adaptando-se ao meio e enquanto conserva a sua adaptao, conserva a sua organizao. Isto resulta em uma outra afirmao de carter universal todo sistema existe somente na conservao de sua adaptao e de sua organizao, em circunstncias que a conservao de uma envolve a conservao da outra. (Maturana 1998:68). Se as mudanas estruturais no conservam a organizao, todo o sistema se desintegra. Para que ele se conserve adaptado ao meio, Maturana observa que o sistema necessita estar sempre imerso em um meio com o qual interaja o tempo todo e a partir do qual ele mantem a sua dinmica engatilhada com as interaes do meio. Assim, o ser vivo conserva a sua organizao somente se a sua estrutura estiver congruente com a estrutura do meio e esta congruncia se conserve no tempo e no espao desfrutados em comum. O autor chama esta congruncia de adaptao, que ajuda manter a organizao viva. Assim, o vir-a-ser de qualquer organismo vivo, com conservao de sua organizao, envolve sempre um processo de mudanas estruturais congruentes com as mudanas entre o ser vivo e o meio. Para Maturana, haveria ainda algo mais: este vir-a-ser do ser vivente, em continua mudana estrutural, um processo de deriva natural, onde o caminho ou curso determinado momento a momento de acordo com as circunstncias presentes, no transcorrer, a cada instante, dos processos que envolvem cada componente, tanto em sua dinmica interna como externa. Para Maturana (1999), ser vivo e meio constituem sempre uma unidade espontaneamente congruente, cujos componentes esto sempre em processos de co-deriva. Conseqentemente, a estrutura presente de um ser vivo resulta sempre de uma histria na qual as suas mudanas estruturais so congruentes com as do meio. Da mesma forma, todo o ser vivo est onde est em funo de sua histria vivida em contnua transformao em cada momento presente. Portanto, nada se encontra onde est por simples acaso. Existe sempre uma histria de interaes recorrentes, uma certa razo para se estar em um determinado lugar. importante tambm compreender que o vivo de um sistema vivo est determinado dentro dele e no fora dele. Isto indica que os processos de autoregulao do sistema vivo determinado por regras internas ao sistema e no externas. Estas podem apenas catalisar os processos internos, mas no determin-los.

Resumindo, podemos dizer que para que uma organizao ou um sistema seja considerado uma organizao viva, isto significa que: est em contnua mudana estrutural; possui capacidade de auto-organizar-se, a partir de seus fluxos nutridores; possui capacidade de renovao constante, com conservao de sua organizao e do seu padro; as mudanas que ocorrem nas estruturas geram novas estruturas em funo de sua relao com o entorno e como resultado de sua dinmica interna em congruncia com a dinmica externa do meio; o fato de estar relacionando-se com o meio que lhe garante a sua autonomia organizacional, razo pela qual esta ser sempre relativa ,pois pressupe processos de auto-organizao indissociveis de sua dependncia em relao ao meio; o meio externo no tem o poder de controlar o que acontece no interior do sistema vivo. Este pode apenas ser perturbado, sendo que o tipo de perturbao a ser aceita depender de sua estrutura. Assim, a relao organismo/meio que seleciona o caminho das mudanas estruturais que o organismo realiza durante a sua trajetria de vida. A aceitao de uma perturbao qualquer depende da estrutura interna da organizao viva. perturbaes implicam em reorganizaes, indicando a importncia dos dilogos, das interaes, da mediao e da qualidade das conversaes estabelecidas nos diversos nveis na relao do sistema vivo e meio;

Alm do horizonte biolgico De que modo estes argumentos podem ser transferidos para o sistema social? O que um sistema social sob o ponto de vista biolgico? O que que distingue uma sociedade da outra? Qual o mecanismo de interao que permite o operar dos sistemas sociais? O que que permite a ocorrncia do acoplamento estrutural entre os elementos de um sistema social? Por qu trabalhar o carter autopoitico das sociedades?

Maturana (1999) define sistema social como sendo constitudo por um conjunto de seres vivos que possui uma conduta articulada como rede de interaes, atravs da qual eles se realizam como seres vivos. E mais, a partir 8

da rede comunicacional que os constitui que eles conservam a sua organizao e adaptao e isto ocorre em processos de co-deriva contigente com a sua participao na rede. Isto significa que, a cada instante, em funo das circunstncias presentes, que o caminho definido. Os sistemas sociais usam as conversaes ou os processos comunicacionais que se estabelecem para a sua construo autopotica, ou seja, para que os processos de auto-organizao se estabeleam. Um sistema social resulta, portanto, das interaes recorrentes que ocorrem a partir da coordenao de aes consensuadas entre dois ou mais seres vivos. Coordenao de aes consensuadas entre dois ou mais elementos nada mais do que conversaes ou processos comunicacionais que do vida ao sistema social, onde um elemento comunica-se com outro atravs da linguagem, que pode ser verbal ou no verbal. Existindo recorrncia de interaes lingsticas, o sistema social se estabelece na opinio desse autor. A conservao da organizao viva, ou seja, a conservao da vida de seus componentes, seria a condio constitutiva de seu modo de operar na linguagem. Para Maturana (1997), um conjunto de seres humanos que no incorpore a conservao da vida de seus membros como parte da definio operatria do sistema, no pode ser considerado um sistema social. Assim, a existncia de sistemas sociais pressupem a existncia da vida. Portanto, para constituir-se como um sistema autopoitico, os componentes necessitam ser seres vivos, onde a vida a condio necessria para a continua produo de si mesmo atravs da mudana estrutural de seus componentes. O estar vivo a condio necessria para que possam estar linguajando, num fluir de interaes recorrentes como produto de um sistema de coordenao consensual de condutas. E a vida para os bilogos Maturana, Magulis e Sagan, nada mais do que processos de auto-organizao ou de auto-regulao nas palavras de Piaget, indicando-nos que o metabolismo, como qumica necessria auto-conservao, tambm uma caracterstica essencial vida. Na opinio de Magulis e Sagan (2001?), a vida pressupe metabolismo constante, a existncia de fluxos qumicos e energticos para que ela se produza e se perpetue. A existncia da vida pressupe tambm mecanismos em rede, como sinalizam Maturana e outros tericos sistmicos importantes. Olhar para vida olhar para redes (Maturana, ), redes metablicas que tm como caracterstica importante a dinmica da autogerao, da auto-criao ou da autopoiese. Assim, cada sociedade distingue-se pela rede de operaes que realiza, ou seja, pelas caractersticas apresentadas pela rede de interaes presentes nas relaes que a constitui como tal. Por exemplo, uma comunidade religiosa diferente de uma comunidade mdica, que diferente de uma comunidade de engenheiros em funo das condutas operacionais diferentes de seus membros. Cada membro, para pertencer uma determinada sociedade, apresenta uma determinada conduta que mais ou menos comum a todos. E para que acontea o acoplamento estrutural, para que ocorra a liga entre os componentes de uma mesma comunidade para que as relaes aconteam, preciso que exista algo em

comum, ou seja, um mecanismo interagente que permita o operar dos componentes no mbito do sistema social a qual pertence. No caso de sistemas sociais, o mecanismo fundamental de interao no operar dos sistemas sociais humanos a linguagem (Maturana, 1997:11). E para que ela exista, preciso que haja recursividade lingstica e esta acontece no mbito das conversaes que se estabelecem. Para Maturana, comunicar-se no apenas uma transmisso de informaes, mas uma coordenao de comportamentos entre dois ou mais organismos vivos que acontece a partir de acoplamento estrutural mtuo. Para tanto, so necessrias palavras, a existncia de conversaes consensuais mtuas entre os elementos, a coordenao de comportamentos atravs de smbolos, gestos, palavras, sons e etc. So atravs desses smbolos que fluem as aes coordenadas que ocorrem entre eles, a partir das quais os sujeitos criam objetos em suas mentes. Portanto, para Maturana (1999), a linguagem no ocorre no crebro, mas existem no fluxo contnuo da coordenao de coordenao de comportamentos, ou seja, no fluxo contnuo das conversaes estabelecidas. Ocorre, portanto, nas interaes, nas relaes de convivncia. necessrio a existncia de palavras, de conversaes consensuais que resultem da interao cooperativa entre os seus membros. Seria atravs dessa recorrncia de aes cooperativas entre dois ou mais seres vivos constituintes de um sistema social, que este realiza os seus processos autopoiticos, de acordo com esse autor. Um outro aspecto interessante destacado por Maturana que em uma comunidade no existe um componente que seja suprfluo, pois cada um dos elementos integrantes participa, com o operar de suas propriedades, com o seu linguajar, do conjunto de interaes que define aquele sistema social. Se, por acaso um elemento se perde, muda ou morre, todo o sistema est sujeito sofrer alguma mudana. A entrada ou sada de algum numa rede de conversaes interfere em toda a rede e esta, a partir deste fato, necessita reconfigurar-se. Por outro lado, caso a estrutura de um ser vivo mude, a partir das mudanas estruturais que ocorrem no interior de um de seus membros, a estrutura dos outros sistemas vivos integrantes desse mesmo sistema social tambm muda, a partir da mudana de conduta de seus componentes. O sistema social gerado tambm muda, indicando que a fluidez e o vivo encontram-se na rede de relaes existente entre as pessoas e no na estrutura formal da organizao caracterizada pelos estatutos, organogramas e regimentos. Isto acontece porque os processos auto-organizacionais so sempre sistmicos, envolvendo toda a organizao viva. Isto tambm est de acordo com a viso autopoitica que requer que o fenmeno da vida seja compreendido como uma propriedade do sistema como um todo e no afeto apenas uma de suas partes. Assim, como a vida no pode ser atribuda apenas um componente isolado do sistema, a vida de um sistema social no pode existir somente vinculada presena deste ou daquele componente do sistema. A vida, em qualquer sistema autopoitico, existe ou no existe. Ela no existe pela metade da mesma forma que no existe um individuo meio morto. Ou se est vivo ou morto. 10

Por outro lado, cada sociedade distingue-se a partir da rede de interaes que realiza, em funo, portanto, da conduta de seus membros. E como cada membro estruturalmente determinado, podemos tambm inferir, segundo esse autor, que ocorrendo mudanas na estrutura de um ser vivo integrante de um sistema social, ocorrero tambm mudanas no sistema social, a partir da mudana de conduta gerada em funo das transformaes estruturais de cada componente. Para Maturana (ibid.), o sistema social o meio onde o ser vivo se realiza como tal e onde ele conserva a sua organizao e adaptao. E como um sistema social seleciona a mudana estrutural de seus componentes, ele tende tambm a conservar aquilo que lhe interessa, o que, de certa forma, explica porque toda sociedade conservadora de sua organizao como tal e das caractersticas dos componentes que a geram (Maturana 1998:70). Ao mesmo tempo em que reconhece que o social conservador, Maturana nos alerta que ele tambm um veculo de contnua mudana estrutural a partir da perda de seus membros, da incorporao de novos membros, lembrando que estes possuem propriedades adicionais diferentes. O sistema tambm pode transformar-se a partir de mudanas internas em cada um de seus componentes provocadas pelas relaes com outros ambientes. Assim, para ele (1999:28), o vir-a-ser histrico de qualquer sociedade sempre resulta dos processos de conservao e variao. Para esse autor, todas essas consideraes tem aplicao universal em qualquer sistema social Mesmo assim, apesar de sua tendncia conservadora, os componentes de um sistema social participam de outras comunidades, alm daquelas a que necessariamente pertencem. Por exemplo, um mdico pode em uma comunidade atuar como mdico e em outra, operar como professor, o que faz com que ele tambm pertena comunidade de professores alm da sociedade de mdicos. Assim, esses elementos participam externamente, ao interagirem com outros processos interativos fora do sistema social que caracterizam o domnio de sua existncia. Se isto ocorre e provoca mudanas nas estruturas dos componentes sem destruir a sua organizao, ento a estrutura do indivduo muda, apresentando, assim, conduta diferente. Esta conduta diferente influi na rede social. O mesmo ocorre se novos membros passarem a integrar o sistema social. Por esta e outras razes, apesar de ser conservador em sua organizao, o sistema social est sempre em contnua mudana estrutural. E isto ocorre com qualquer sistema social. Uma das diferenas que, para Maturana, um sistema social resulta de interaes que ocorrem entre dois ou mais seres vivos e atravs desse mecanismo que eles realizam sua autopoiese. Existiria, desta forma, um acoplamento estrutural recproco entre os seres vivos. No caso de qualquer ser vivo, o acoplamento estrutural ocorre nas mais diversas circunstncias, como expresso do modo de ser biolgico e surge, para quem observa, como uma adesividade biolgica ao meio. No caso do ser humano essa adesividade gerada pelos diferentes tipos de relaes com o outro que seria responsvel pela socializao humana. a conservao dessa adesividade que garante o fundamento do social, bem como a identidade de cada sistema social que, por sua vez, depende da identidade de classe dos seres vivos que o 11

integra (Maturana 1998). Assim, se os seres humanos que compem um determinado sistema social so professores, a identidade conservada durante sua dinmica estrutural a de professores. Isto, para Maturana, faz com que a nossa individualidade como seres humanos envolva a conservao de nossas vidas na conservao de tantas identidades quantas forem as sociedades as quais pertencemos. De certa forma, isto nos leva a concluir que, de fato, podemos deixar de pertencer classe de professores ou qualquer outra classe do sistema social, sem perder a nossa identidade humana. Podemos tambm deixar de ser professor, sem nos desintegrarmos, sem perder as caractersticas humanas que definem a nossa identidade. Por outro lado, isto tambm indicaria que a identidade de um sistema social no uma caracterstica intrnseca em si mesma. Ela se conserva ou no a partir de interaes recursivas que acontecem entre o sistema e o meio. portanto, uma identidade dinmica que se conserva a partir da interao dinmica que acontece na rede de conversaes que ocorre no interior de uma comunidade. E quais seriam os limites ou fronteiras de um sistema social autopoitico? Os limites so estabelecidos pela rede de operaes que caracteriza a prpria rede, ou seja, pelo espao onde as operaes em rede acontecem. Sob este ponto de vista, uma sociedade seria uma rede autopoitica de comunicao onde as conversaes ou as relaes acontecem para manuteno da prpria rede. O domnio ou espao onde as operaes em rede acontecem caracterizaria o seu domnio existencial. Todos esses aspectos nos levam a concordar com Maturana ao explicar que biologicamente falando, no existe contradio entre o social e o individual. Pelo contrrio, o social e o individual so, de fato, inseparveis (1998:76). Para ele, a contradio existente na humanidade mais de origem cultural, gerada pela nossa cegueira ideolgica, por uma viso deturpada da natureza, pela negao do outro, pelo desejo de posse e pela negao de nossa prpria humanidade. Por uma organizao social viva Qual a vantagem de se tentar trabalhar o carter autoorganizador das sociedades e, mais especificadamente, conceber a escola ou as comunidades virtuais de aprendizagem como organizaes autopoiticas? Qual a vantagem de se enraizar o antropolgico-social no interior do domnio fsico-biolgico? Analisando com cuidado, podemos perceber que existem vrias possibilidades de aplicao dos princpios que regem a organizao do vivo para a caracterizao dos sistemas sociais, em especial, a educao e a escola. Na realidade, essas teorias oferecem elementos ricos para uma melhor compreenso da realidade dos sistemas educacionais, da escola, ou mesmo, de uma empresa 12

como organizaes aprendentes. E por qu razo estamos preocupados em compreend-las como organizaes que aprendem? Por qu devemos examinlas como sistemas autopoiticos, como organizaes vivas? Primeiramente, porque reconhecemos, amparados em Morin, Maturana, Prigogine e outros importantes cientistas, que os princpios de organizao, autoorganizao, autonomia e emergncia que caracterizam os sistemas vivos tambm esto presentes na criao de novas formas e estruturas do domnio antropossocial. So princpios ou macro-conceitos bsicos presentes na organizao do vivo que tambm podem ser teis na caracterizao dos sistemas sociais como sistemas vivos, bem como para uma melhor compreenso de como funciona tais sistemas, em especial, a escola, os sistemas educacionais, em geral. Acreditamos que possvel conhecer melhor os processos envolvidos nos sistemas de gesto dessas organizaes, no sentido de favorecer a criao de ambientes de aprendizagem que favoream os processos de construo do conhecimento potencializados por processos onde se resgate a alegria e o prazer em aprender. Vimos anteriormente que, na viso autopoitica e sistmica da vida, os sistemas vivos criam-se e recriam-se mediante a ocorrncia de uma dinmica interna congruente com a dinmica externa do meio onde est inserido, mediante as quais ele conserva viva a sua organizao. Se no existe congruncia entre os dois, o ser vivo desintegra-se e morre. Para continuar vivo, qualquer que seja o sistema vivo, necessita estar constantemente interagindo com as circunstncias que o envolvem, com o campo energtico e vibracional que o entorna. Na tentativa de preservar essa congruncia com o meio, o ser vivo vai mudando de acordo com as circunstncias que atuam sobre ele e que o perturba, sem contudo determinar o curso das mudanas que ocorrem em seu interior. As mudanas exteriores perturbam, catalisam processos, mas no determinam a direo ou as seqncias das mudanas estruturais internas. isto que a biologia nos ensina, ou seja, que o ser vivo e o meio esto estruturalmente acoplados mediante fluxos de energia, matria, informaes e linguagens. Tentando transferir para a rea social, podemos compreender melhor que uma escola ou uma comunidade virtual de aprendizagem pode ser entendida como organizao autopoitica em funo das relaes que ocorrem entre os diversos elementos constituintes do sistema. Entretanto, sob olhar complexo de Maturana, j que um olhar autopoitico acima de tudo um olhar complexo, as organizaes sociais, para que sejam compreendidas como sistemas autopoiticos, exigem como condio fundamental a existncia da vida, o que pode ser uma simples obviedade para alguns, mas, na realidade, esta compreenso no muito clara para todos. Em uma organizao autopoitica, o vivo no estaria ligado existncia ou no de estrutura formais, mas existncia de processos relacionais que emergem das relaes informais, de conversaes que propiciam a autoorganizao, a auto-criao e a auto-conservao no mbito daquela organizao. Vida implica a existncia de metabolismo constante, de fluxos energticos, 13

materiais e informacionais, pressupondo a presena de mecanismos em rede para que os processos se realizem e se perpetuem. Implica em dinmica autogeradora, ou seja, em dinmica autopoitica. Temos a esperana que esta concepo das organizaes sociais como sistemas vivos possa ajudar a melhor compreender a natureza complexa da escola e o funcionamento dos sistemas educacionais. Assim, transferindo este pensamento para o domnio das organizaes sociais, percebemos que a configurao das relaes informais que ocorrem entre os sujeitos componentes do sistema que determina, em grande parte, as caractersticas essenciais do prprio sistema (Capra, 2002). Neste tipo de organizao, a estrutura formal apenas retrataria a incorporao ou viabilizao material do padro das relaes que caracteriza a organizao informal e o processo vital acontece a partir dos fluxos que permitem o processo contnuo de incorporao. Todos esses aspectos convergem para a construo de redes autogeradoras de processos comunicacionais, para a existncia de redes menores dentro de redes maiores. Entretanto, sabemos que estrutura e organizao em cincias sociais apresentam sentidos diferentes do domnio biolgico. O que pretendemos destacar que o padro de organizao, que caracteriza uma estrutura informal no seio de uma organizao formal, o que possibilita a realizao de processos autopoiticos nos sistemas sociais e estes esto relacionados aos seres vivos que constituem essas organizaes sociais e que do vida elas. na organizao informal que acontece entre os indivduos que estaria a origem da rede autogeradora que provoca reflexos na organizao social formal, e que garante a dinmica dos processos que envolvem as diversas relaes que ocorrem. Assim como Capra (2002), tambm reconhecemos que a simples existncia de uma rede social no suficiente para que uma rede seja considerada VIVA. Para ter vida, preciso que a vida acontea no nvel dos componentes humanos. O vivo no estaria nas estruturas formais constitudas pelos estatutos, regimentos, normas e demais documentos garantidores do funcionamento ordenado de uma organizao social. Para ser considerada viva, a rede precisa ter capacidade de auto-organizao, de auto-produo, de auto-criao. Mas autoproduo de que? De pensamentos, de novos conhecimentos, de novas idias, de novas regras de conduta, de novas conversaes enriquecedoras dos processos e que podem ou no materializar-se na construo e renovao das estruturas sociais formais. Uma coisa a existncia de estruturas formais com os seus regimentos, organogramas, oramentos e regras definindo relaes entre as pessoas e tarefas a serem cumpridas. Outra coisa a existncia de uma outra estrutura relacional ou de uma rede informal de conversaes que acontece a partir das relaes entre os sujeitos componentes do sistema. Baseados em nossa experincia pessoal, acreditamos que quanto mais prximas as duas estiverem, quanto maior o fluxo de interaes entre elas, mais vida existir dentro da organizao. Para Capra (2002), quanto maior a interao entre as estruturas formais e informais mais viva ser a organizao.

14

Redes informais so constitudas por diferentes tipos de conversaes que acontecem no mbito de uma empresa, de uma escola, de um sistema social qualquer. So tambm constitudas por comunicaes no verbais, enfim, por uma variada gama de relaes possveis entre os seres linguajantes em seu operar no mbito organizacional. Essas relaes caracterizam a natureza viva das organizaes sociais. Redes informais materializam-se nas pessoas, nas organizaes, podendo de uma maneira ou de outra, influenciar na mudana das regras, dos estatutos, das normas, dos oramentos vigentes, ou seja, nos elementos formais da organizao (Capra, 2002). Isto nos esclarece que os indivduos so inseparveis dos seus sistemas sociais. O mundo interior dos conceitos, princpios, idias, imagens e smbolos dos indivduos refletem na sociedade e, ao mesmo tempo, a sociedade e a cultura influenciam o que acontece no indivduo. Indivduo e sociedade esto intimamente acoplados, co-determinados em sua existncia. A partir de Maturana, possvel perceber que a fluidez, o metabolismo do vivo, est no fluxo das relaes entre as pessoas e no na estrutura formal materializada e impressa no papel e que pode demorar anos para ser alterada, podendo ou no facilitar a potencialidade e emergncia desses fluxos. O que se percebe que as mudanas estruturais que acontecem, ligadas ao padro autopoitico em uma organizao social, ocorrem, primeiro, no nvel das pessoas e depois que se refletem nas estruturas organizacionais dos sistemas sociais. Assim, este enfoque autopoitico e sistmico da vida nos possibilita uma melhor compreenso das mudanas nas organizaes sociais; facilita uma melhor compreenso das razes que prevalecem na resistncia mudanas e a necessidade do envolvimento das pessoas desde o incio de qualquer processo de mudana organizacional. Esclarece tambm que uma das razes de possvel resistncia processos de mudana est muito mais relacionada ao fato destes no serem significativos pessoa envolvida, do que propriamente uma resistncia pura e simples no ser humano com sua natureza conservadora. Esclarece ainda a importncia de assegurar a participao do maior nmero possvel de pessoas em processos de mudanas organizacionais, a necessidade de processos dialgicos que alimentem os fluxos nutridores desses movimentos, bem como a importncia de ser criar e circunstncias favorveis, ambientes criativos para que a inovao floresa e a mudana acontea. Por outro lado, esses pensamentos tambm nos iluminam de que os processos coercitivos, as relaes de poder, de domnio e de controle devem ser substitudas por relaes cooperativas e solidrias, como tambm nos sinalizam a teoria autopoitica de Maturana e Varela. Por uma escola viva Nas escolas, por exemplo, sabemos que preciso contar tanto com as estruturas formais como informais. As formais colaboram para o planejamento, a distribuio de tarefas, a alocao de recursos e de responsabilidades. O problema que, na verdade, prestamos muito mais ateno estruturas formais do que s informais, deixando de reconhecer s relaes informais importantes 15

que acontecem entre professores, alunos e comunidade em geral. a partir do que acontece nas redes informais que podemos criar um contexto comum de significados para que, cooperativamente, possamos alcanar os objetivos institucionais e vivenciais que pretendemos, e criar condies para que as mudanas necessrias aconteam. Em uma escola, o olhar atento e cuidadoso s redes informais pode desvelar um conjunto de conhecimentos presentes na cultura escolar, de regras de condutas nem sempre muito claras, bem como desvelar um corpo comum de significados a partir do qual se pode construir uma identidade coletiva. o reconhecimento de aspectos comuns, de significados coletivos, que determinados compromissos mtuos podem ser gerados, esforos podem ser potencializados na consecuo dos objetivos comuns. Nessa rede informal de conversaes esto, no apenas os limites operacionais da rede, mas tambm o sentido de sua existncia ou da existncia daqueles que a constituem. A descoberta dessa potencialidade e o seu direcionamento o que poder fazer com que cada um possa sentir-se comprometido e feliz com a organizao a qual pertence. Assim, acreditamos que a vida de uma organizao social qualquer est na sua capacidade de auto-organizao ou de auto-regulao dessas redes, nas possibilidades de assimilar perturbaes e de acomoda-las ou reorganiza-las em suas estruturas, na capacidade de auto-organizar-se novamente, de adaptar-se aos novos tempos a partir das mudanas estruturais internas que permitem a conservao e melhoria de sua organizao. E tudo isto implica em flexibilidade, criatividade, autonomia, aprendizagem contnua e novas estruturas emergentes como caractersticas fundamentas do sistemas vivos. Isto porque toda rede viva responde s perturbaes do exterior com mudanas estruturais internas, mudanas estas que afetam toda a organizao e no apenas uma de suas partes, como vimos anteriormente. Isto certamente nos sinaliza que as mudanas estruturais no deveriam acontecer somente no nvel das relaes informais, mas serem internalizadas atravs das estruturas formais da organizao para que possa perdurar um pouco mais no tempo. Embora tambm saibamos que novos estatutos, regimentos e organogramas no garantem a flexibilidade e criatividade para que as redes informais continuem vivas, entretanto sabemos que elas podem facilitar ou dificultar um pouco mais a ocorrncia desses processos. A existncia da vida est muito mais ligada s possibilidades de abertura s perturbaes provocadas pelo meio e capacidade de negociao constante com as estruturas presentes no entorno. Abertura facilita o fluxo de idias, de informaes, a construo e reconstruo de novos conceitos, bem como a renovao de energia e matria atravs da presena de novos artefatos, de novas tecnologias existentes nos ambientes sociais. a abertura, a flexibilidade, a criatividade e a capacidade de auto-organizao constante que caracteriza a existncia da vida. Por outro lado, estar aberto ao novo no implica em copiar modelos e transplantar estruturas formais de um lado para outro, de uma organizao social para outra. Auto-organizao pressupe reorganizao do todo, pois o que 16

funciona em determinado contexto social pode no funcionar em outro. Nem sempre as boas solues que emergem num contexto so vlidas em outro, pois estas dependem das circunstncias que emergiram, das pessoas envolvidas, das emoes que circularam, e tudo isto cria um campo energtico e vibracional que se altera a cada instante. importante reconhecer que os modelos surgem em funo de um conjunto de componentes congruentes e articulados entre si e que no pode ser simplesmente reproduzido de um lugar para outro. Um modelo pode ser muito significativo em um determinado contexto e no funcionar em outro. Assim, um modelo de escola viva somente vlido dentro do contexto onde emergiu, pois a sua validade surge da relao sujeito e contexto, a partir dos quais o significado emerge dos conceitos, idias, valores, crenas que circulam e das circunstncias criadas. Isolado do contexto nenhum modelo faz sentido. E mais, qualquer mudana para ser vlida necessita passar por processos auto-organizacionais envolvendo o todo do sistema, a partir dos quais algo novo pode surgir. Tudo isto implica em dilogos, cooperaes, parcerias, alianas, enfim, em processos dinmicos e dialgicos de onde emergem significados que podem ser negociados e renegociados a partir dos quais novas re-significaes acontecem. Para que novas estruturas sociais emirjam e funcionem adequadamente, preciso criar circunstncias adequadas para que os fluxos nutridores se faam presentes. Ns somos o que so os nossos fluxos, da mesma forma que cada organizao se apresenta como tal em funo de seus fluxos nutridores. Em organizaes sociais como a escola, por exemplo, a otimizao dos processos de produo de conhecimento pode ser facilitada pela manuteno de um dilogo constante entre as estruturas formais e informais, entre a escola e a comunidade. No caso de uma comunidade virtual de aprendizagem, por exemplo, um sistema social constitudo por um conjunto de componentes internautas que, mediante conversaes recorrentes, se articulam, interagem de diversas maneiras, a partir de processos de produo, de transformaes que ocorrem mediante diferentes tipos de conversaes que utilizam uma infra-estrutura telemtica. Esta uma base que permite o fluir das conversaes, atravs das quais a comunidade virtual se realiza como organizao autopoitica, como uma unidade no espao operacional que a constitui. Assim, mediante operaes desenvolvidas nesse ciberespao, que constitui o domnio topolgico de sua realizao como rede autopoitica, a organizao virtual se realiza e se conserva como tal, atravs de grupos de discusso, do chat, do correio eletrnico, da troca de materiais e arquivos. A comunidade virtual seria ento o produto do entrelaamento das conversaes que acontecem entre os diversos componentes vivos do sistema. E quais so os componentes de uma comunidade virtual capazes de garantir sua natureza autopoitica? So os componentes humanos que garantem as condies fundamentais para a sua existncia. Mais precisamente, so as relaes entre esses componentes que garantem a realizao de sua natureza e, no caso de uma comunidade virtual de aprendizagem, so as relaes cooperativas que emergem na rede.

17

A clausura operacional garantida pelos limites da comunidade que so delimitados pelo operar de seus componentes. Assim, suas fronteiras so estabelecidas pelo domnio das operaes em rede. Se essas operaes acontecem, por exemplo, dentro de um determinado ambiente virtual, as fronteiras esto no espao delimitado pela ferramenta virtual disponibilizada. Os componentes fsicos das comunidades virtuais, como computadores, linhas telefnicas, cabos etc, que possibilitam o acesso rede so elementos da infra-estrutura que garantem a integrao que permite a ocorrncia de conversaes entre os elementos participantes, Computador, cabos e modem no so os elementos de natureza autopoitica, como algum possa vir a supor. Da mesma forma, os componentes lgicos do sistema, com os tipos de software que definem as estruturas do ambiente e sua maneira de operar e que do a base local onde o virtual acontece, so tambm elementos importantes, mas tambm no respondem pela organizao do vivo nesta comunidade. O vivo de uma comunidade virtual de aprendizagem, ou seja, a flexibilidade, a diversidade, a auto-organizao, os arranjos, as negociaes e renegociaes, as interpretaes que ocorrem nos ambientes em rede, est nas relaes entre os componentes humanos, no fluxo das conversaes que emergem e no nas estruturas formais da rede. Isto significa que o vivo est na emdiao pedaggica que est presente. Por outro lado, os componentes ideolgicos de uma comunidade virtual, caracterizados pela intencionalidade, finalidade, pelos objetivos e valores so elementos importantes que colaboram para que a clausura operacional acontea e que ajudam a definir os limites operacionais do sistema, que, como sabemos, so definidos pelo domnio das operaes em rede. Assim, os sistemas lgicos, ideolgicos e de infra-estrutura de uma comunidade virtual funcionam como estruturas formais planejadas que garantem o espao para a existncia da rede e a sua clausura operacional, funcionando como base para que as estruturas novas, que emergem da rede de conversaes, possam se estabelecer. Sem esta base operacional, o vivo que est presente nas conversaes, no acontece. Desta forma, uma comunidade virtual necessita, para a sua existncia, dos dois tipos de estruturas, mas so as conversaes, as estruturas emergentes que funcionam como estruturas versteis, adaptveis e vivas, capazes de mudar e evoluir de maneira congruente com o fluxo das conversaes. O importante que ambas facilitem a existncia uma da outra, que sejam amigveis para que os processos auto-organizacionais realmente estejam presente nas conversaes. O que pretendemos com esta viso autopoitica da vida fazer com que os nossos sistemas educacionais, as nossas organizaes escolares, as comunidades virtuais de aprendizagem promovam e reconheam a VIDA no seio de sua organizao. E reconhecer e valorizar a vida capacitar e fortalecer cada indivduo, destacar a importncia de cada aluno e de cada professor que dela faz parte. criar circunstncias e ambientes de aprendizagem, emocional e mentalmente, sadios, capazes de produzirem seres humanos mais criativos, alegres, equilibrados e amorosos.

18

O que se percebe, hoje, que os ambientes educacionais em geral no trabalham a favor da vida. Muito pelo contrrio, conspiram contra ela mediante o engessamento de suas estruturas, estratgias, prticas e de seus processos educacionais. uma escola que, em sua estrutura formal, divide horrios, fragmenta disciplinas e vivncias, reparte contedos e fragmenta e desconhece outros saberes. aquela organizao que tenta convencer a todos que vida fragmentao, competio, separao de saberes e de grupos sociais. De um modo geral, a escola, hoje, funciona de maneira contrria dinmica da vida, muito mais de acordo com a metfora do relgio do velho paradigma do que prxima da metfora da vida. De certa forma, percebemos tambm que apesar de sofrerem mudanas estruturais contnuas, muitas delas continuam mortas, defasadas de sua realidade, dissociadas do mundo e da vida. Uma escola morta uma escola engessada, paralisada, inibidora dos dilogos e das conversaes nutridoras. Escola morta aquela que possui uma estrutura pedaggica que discrimina, que classifica aluno, papis, documentos, planos, que trabalha favor da excluso e no da incluso, favor da homogeneidade e no da diferenciao e descoberta dos diversos talentos. Escola morta aquela que segue rigorosamente um nico caminho, que persegue os parmetros curriculares sem estar aberta ao inesperado, ao imprevisto e ao novo, controladora do tempo e das relaes entre todos. Uma escola morta aquela que valoriza a estrutura formal e tenta desvalorizar a estrutura informal, que decreta funes, estabelece hierarquias e competncias de cima para baixo, que ignora o dilogo e desconhece o prazer e a beleza de uma negociao justa e bem feita. Escola morta aquela que reconhece a diversidade no discurso e no aplica em sua prtica, que no percebe que uma educao viva necessariamente provocadora de mudanas e que no reconhece que aprendizagem e formao certamente implicam em mudanas nos mais diferentes nveis, pressupondo construo, desconstruo e reconstruo de conhecimento. Escola viva aquela que est sempre disposta a conversar com o cotidiano, a dialogar com a vida, a cultivar a criatividade e a deixar emergir os diferentes talentos e competncias. aquela que inclui o diferente e no o exclui, que incentiva a cooperao, a parceria, a dialogia e a tica e no fomenta a competio, a violncia e os velhos padres. Escola viva aquela Escola da Ponte, de Portugal, descrita por Rubem Alves, onde as crianas que sabem ensinam as que no sabem e a solidariedade uma expresso viva dos processos de ensinoaprendizagem, sinalizando-nos que mais do que aprender saberes preciso tambm cultivar valores. Na escola viva a tica perpassa silenciosamente sem necessidade de explicao e os alunos tm direitos e deveres elaborados e assumidos pelas prprias crianas, como ocorre na bela Escola da Ponte. Escola viva aquela que compartilhada e amada por todos, onde todos esto unidos pela solidariedade, pela perturbao, pela tolerncia e, sobretudo,

19

pelo amor. Se vida solidariedade, integrao, congruncia, participao, o que que estamos fazendo com a educao?

dilogo

viva quando facilita o estabelecimento de interaes mtuas, de relaes de interdependncia e valoriza processos de negociao, quando est em permanente estado de fluxo, onde cada um dos componentes do sistema ajuda a transformar o outro e se constitui em um elemento importante para a realizao da autopoiese do outro. Tudo isto mantm viva a circularidade, a recursividade global da rede autopoitica que caracteriza qualquer organizao viva. uma rede plenamente viva em sua inteireza e no apenas em uma de suas partes. Concluso Para concluir, podemos observar que o social, sob o ponto de vista autopoitico, depende das relaes que ocorrem entre os seres vivos, ou seja, dos processos comunicacionais, das diferentes conversaes que acontecem. O acoplamento estrutural que permite o operar no sistema social dado pela linguagem, quer seja ela verbal ou no verbal. So as linguagens utilizadas ou os diferentes tipos de comunicaes recorrentes que propiciam a existncia do vivo na organizao social. So as redes de comunicaes, com os seus fluxos de informaes e significados, que garantem o carter autopoitico e autoregenerador dos sistemas sociais. Assim, as comunicaes refletem as conversaes, os sistemas de crenas, pensamentos, idias e valores de cada comunidade, gerando assim um contexto de significados comuns que sustentado por novas comunicaes. Este contexto de significados que define a identidade da comunidade e fundamenta as relaes entre os diversos componentes da rede, que, para continuarem pertencendo a ela, necessitam apresentar um certo tipo de conduta, um operar congruente com a identidade estabelecida e que constantemente negociada em funo das perturbaes do meio. Desta forma, uma escola VIVA necessita ser compreendida no nvel das relaes tecidas entre alunos, professores, comunidade de pais e todos aqueles que dela participam. Est viva quando capaz de dialogar, de criar redes comuns de significados e de responder de maneira adequada e competente s diversas perturbaes presentes no seu entorno. este vivo que se reflete na melhoria da qualidade dos processos de mediao pedaggica voltados para a construo do conhecimento e para a criao de ambientes de aprendizagem onde a alegria e o prazer em aprender estejam tambm presentes. Bibliografia Alves, R. (2002). A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas/SP: Papirus. 4 ed. Capra, F. (2002). Conexes ocultas. So Paulo: Cultrix/Aman.

20

Luhmann, N. (1992). Teoria de la sociedad y pedagogia. Barcelona: Paids. Luhmann, N. (1998). Sistema sociales:Lineamentos para uma teoria general. Barcelona/Es. Anthropos Editorial Magulis, L. e Sagan, D. (2002). O que vida? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Maturana, H. e Varela, F. (1995). A rvore do conhecimento. Campinas (SP): Editorial Psy. Maturana, H. e Varela, F. (1997). De mquinas e seres vivos. Porto Alegre: Artes Mdicas. Maturana, H. (1997). La realidad: objetiva o construda?: fundamentos biolgicos da realidad. Barcelona: Antropos. Maturana, H. (1997). La objetividad: Un argumento para obligar. Santiago: Dolmen Ediciones. Maturana, H. (1998). Da biologia psicologia. Porto Alegre: Artes Mdicas. Maturana,H. (1999). A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG. Maturana, H. (2000). Transformacon en la convivencia. Santiago: Dolmen Ediciones Maturana, H. (2000) O que se observa depende do observador. In W. I. Thompson (org.). Gaia: Uma teoria do conhecimento. So Paulo: Editora Gaia. Morin, E. (1990). O Paradigma perdido: a natureza humana. Sintra/Portugal: Publicaes Europa Amrica Morin, E. (1995). Introduo ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget. Morin, E. (1998) El Mtodo: la vida de la vida. Madri: Ediciones Ctedra. Morin, E. et al. (1996). O problema epistemolgico Sintra/Portugal: Publicaes Europa-Amrica. da Complexidade.

Morin, E. (1996). Cincia com Conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Morin, E. (1998). Sociologia: a sociologia do microssocial ao macroplanetrio. Sintra/Portugal: Publicaes Europa- Amrica. Morin, E. (2000). Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo:Cortez. Brasilia,DF: UNESCO.

21

Morin, E. (2002). O mtodo V: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Editora Sulina. Prigogine, I e Stengers, I. (1984). A nova aliana. Braslia: Editora da UNB.

22

Anda mungkin juga menyukai