Anda di halaman 1dari 13

O Beb e o meio aqutico

De acordo com as experiencias que os especialistas tm verificado ao longo dos tempos, todos eles concordam o quanto importante para o beb o contacto com o meio aqutico. O beb j est adaptado ao meio lquido desde a gestao, onde comeam a realizar movimentos natatrios demonstrando assim uma serie de reflexos comuns na primeira infncia. O meio aqutico tem benefcios: psquicos, fsicos, orgnicos,

teraputicos e recreativos que iro ser desenvolvidos nos pargrafos seguintes:

Benefcios psquico-social

Prova-se que o equilbrio emocional favorece a socializao e favorece a autoestima da criana. A gua oferece libertao de energia atravs de movimentos assim como de descarga motora, relaxamento muscular e psquico.

Benefcios Fsicos
a atividade motora em que a criana experimenta desde a sua tenra idade de forma mais natural e espontnea, uma motricidade aqutica dinmica essencial ao seu processo de desenvolvimento.

Benefcios Orgnicos
O controlo da temperatura da gua deve ser rgido, pelo facto de haver um aumento da temperatura corporal da criana quando faz movimentos na gua. H uma mudana no sistema cardiovascular e respiratrio do beb, dai que os exerccios aquticos aumentam a sua capacidade cardiopulmonar e vascular tal como o apetite, proporcionando-lhe assim, um sono mais tranquilo.

Benefcios Teraputicos
H a preveno de doenas do aparelho respiratrio, aumentando a resistncia com a inalao de ar num ambiente hmido e quente como o da piscina. Previne transtornos para os pulmes, isto , h uma acumulao de secreo ou irritao da parede brnquica provocada pelo ar frio. Melhora os problemas posturais, ajudando a corrigir deficincias do sistema circulatrio, alm de melhorar as funes psicomotoras como no caso de crianas com asma ou bronquite

Benefcio recreativo e ldico

As aulas ldicas e recreativas quer sejam de jogos cantados ou jogos relacionados com o batimento de pernas e braos ou mergulho, permitem que os bebs tenham uma melhor assimilao dos exerccios e que associem a atividade fsica com o prazer fortalecendo a sua autoestima e autoconfiana. A msica um elemento fundamental na aula de natao porque assim, estimula a memria e aumenta o vocabulrio do beb, tal como melhora a sua coordenao motora, as noes de ritmo e aprendizagem de fundamentos assim como o mergulho, a flutuao, o batimento de pernas e braos.

Com tudo isto, observamos que a natao extremamente importante para o beb, porque permite-lhe o seu desenvolvimento fsico, a sua formao cognitiva e afetivo social bem como o desenvolvimento da sua personalidade e inteligncia. Os estudos tm comprovado que as crianas tm um melhor desenvolvimento escolar quando so iniciados precocemente na natao.

O medo da gua

A primeira experincia com a gua por vezes negativa, porque a criana no primeiro impacto sente medo de no ter p ou medo de um possvel afogamento. O papel do monitor fundamental para transmitir segurana emocional criana e demonstrar-lhe que a gua no um bicho, assim como mantla motivada para que realize todas as tarefas propostas dentro de gua. O monitor apercebe-se que a criana por vezes demonstra medo quando chora, porque no quer executar uma determinada tarefa ou quando manifesta cansao fsico ou sono. Para que tudo isto no seja um pesadelo, importante cativ-la de maneira a que se sinta em segurana dentro de gua. Quando a criana passa por situaes traumatizantes, tais como: o afogamento, temos sempre de adaptar o tipo de aula criana em questo, porque se assim no for, esta sentir-se- insegura, com medo e nunca ir perder o receio de estar numa zona dentro de gua onde no sinta p ou total segurana. Por vezes, temos casos em que a criana demonstra medo, fica plida, com tremores, com suores frios e batimentos cardacos. Nestas situaes, temos de a reconfortar dando-lhe carinho e dedicao, para que ela se sinta vontade e pouco e pouco ir entrando dentro de gua. Este processo demorado, mas muito reconfortante e benfico, porque permite criana que aos poucos se v adaptando ao meio aqutico. fundamental a presena dos pais, porque transmite-lhe estabilidade emocional e f-la sentir valorizada, pelo facto de estar a ser ajudada pelos pais e o sentimento de medo desaparece facilmente. Em suma, podemos dizer que a gua um bem primordial para o desenvolvimento emocional e fsico da criana, sendo por isso fundamental, a motivao e a segurana dentro de gua.

O Trabalho com os pais

A presena dos pais no meio aqutico fundamental para preservar toda a estabilidade emocional da criana. Todo o processo de aprendizagem entre os pais e a criana deve ser feito com dedicao, isto , os pais devem transmitir criana calma e confiana para que ela possa realizar com empenho e sucesso todas as atividades motoras. Sabe-se que nem todas as crianas aceitam a gua da mesma forma, ou seja, h as que tm reao tensa, ansiosa, ou mesmo angustiante, e por isso essencial, transmitir-lhe estabilidade emocional para combater esses comportamentos que possam atrapalhar o seu desenvolvimento das atividades dentro de gua. O sentimento de segurana emocional por isso crucial para que ela se sinta vontade dentro de gua tanto psicologicamente como fisicamente, porque a falta de confiana que a criana possa ter diante dos seus pais pode fazer com que ela tenha atitudes negativas e de recusa em estar dentro de gua. Os pais tm de ter a capacidade de os incentivar para que o ambiente dentro de gua se torne agradvel e divertido. por isso fundamental que os pais saibam dar espao criana, isto , fazer com que o ritmo de aprendizagem seja levado com toda a dedicao para que no haja atitudes violentas no decorrer das atividades. Um dos aspetos a ter em conta que a criana dentro de gua comunique atravs do olhar, da voz, da postura, dos gestos e do seu sorriso. Os pais tm de sentir total confiana e segurana para que possam transmitir esse sentimento, ou seja, quando o pai mergulha a criana este no pode ter medo nem insegurana, se tal acontecer, a criana sente-se insegura e no quer executar a tarefa com medo de se afogar, dai ter de ser efetuado o mergulho em 2/3, outras reaes comportamentais que so visveis entra pais/criana o agarrar com toda a fora com receio de que os pais no os agarrem, esse receio tem de ser ultrapassado lentamente sem obrigaes, e por isso, os pais tem de lhes transmitir afeto e carinho para que se sintam suficientemente preparados. Quando a criana comea a no agarrar os pais com todo o corpo mas s com as pernas porque j sentem liberdade suficiente, ou seja, os pais

souberam brincar com ela com total disponibilidade e dedicao e respeitaram as suas capacidades criativas e no colocaram obstculos. Quando os pais se apercebem que a criana se sente frustrada por qualquer motivo, importante que lhes transmitam calma e segurana assim como sensaes de prazer, e dar-lhe a comunicar que brincar na gua uma sensao agradvel e divertida. Observamos que h fases em que a criana se sente estagnada porque sente que as aulas esto a ser repetitivas e da comea a ter comportamentos negativos como por exemplo choro e retrao aos exerccios propostos. O dever do professor ou do monitor de tentar pr a criana vontade no meio aqutico para que ela no se sinta retrada em relao aos exerccios que lhe so propostos. Transmitir-lhe uma autonomia e conforto para que ela possa desempenhar todas as atividades ldicas dentro de gua sem receios, de facto, a melhor experincia que o professor e os pais lhe podem dar para uma melhor aprendizagem e beneficiar do seu desenvolvimento tanto fsico como psicolgico.

As aulas

As aulas de natao para bebs tm regras como todas as outras modalidades desportivas. Existem regras de funcionamento e de segurana dentro da aula. Nas regras de funcionamento, o beb dever ser sempre acompanhado pelos pais, e por isso indispensvel que os pais e o beb estejam devidamente equipados com fato de banho, touca, chinelos, robe ou toalha. Antes de entrar na gua, o par (pai/beb) dever sempre esperar sentado no banco pelo professor/ monitor. No decorrer da atividade, os pais tem de ter presente uma atitude ldica para que a aula decorra com fluidez com base no jogo e na brincadeira. Nas regras de segurana, o papel crucial que cabe aos pais no meio aqutico, de transmitir descontrao, confiana e segurana afetiva. fundamental que os pais interpretem o espao da aula com brincadeira e lazer. Tem que haver sobretudo uma total compreenso quando acontecem perodos de regresso por parte do beb, que so vistos como regresses normais ao longo do processo de aprendizagem, pois numa aprendizagem no existe apenas evolues mas tambm regresses. Nas aulas, fundamental a interao entre pai/filho pois nestes momentos que se verifica a grande ligao entre ambos. Embora o acompanhamento tenha de ser feito pelos pais, existe sempre presente um monitor/professor para um melhor mtodo de aprendizagem no meio aqutico. Esta interao compreende duas reas de interveno que so a psicomotora e a socio afetiva. A psicomotora subdivide-se em quatro pontos fulcrais: A locomoo; O equilbrio; A manipulao; A respirao; E a socio- afetiva compreende: A relao do par na gua; A relao do tringulo familiar; A integrao social no grupo; O desenvolvimento da confiana no meio.

No existe apenas a relao entre pai/filho, mas tambm a relao pai/filho/ professor. O papel dos pais no meio aqutico tem como prioridade serem agentes na formao e adaptao ao meio aqutico do seu beb como tambm serem os orientadores no processo de adaptao. Cabe ao monitor/professor, o papel de orientador e de condutor do processo, pois os pais tm uma relao mais intima que permite uma ao pedaggica mais eficiente com o seu beb. Nestas idades, apenas temos a presena de dois domnios da natao. Na Adaptao ao meio aqutico (AMA), os principais domnios da natao so: O Equilbrio (saltos); A respirao (imerso). Existe, para alm destes dois domnios, a propulso (somente a partir dos 3 anos de idade). A respirao compreendida como sendo a base da natao, porque determinante para uma boa adaptao e um bom desempenho no meio aqutico. nesta fase que o beb inicia a adaptao ao meio aqutico, pois comea a ter necessidade de eliminar o bloqueio respiratrio no ato da imerso, em que mais tarde vai iniciar o processo de inspirao (feita pela boca, de forma breve e profunda) e expirao (feita pela boca/nariz de forma ativa e lenta). O beb comea a ter noo do ritmo e coordenao com o movimento das pernas e dos braos. O equilbrio um domnio que apresenta uma variao do espao terrestre para o espao aqutico devido fora da impulso da gua. O beb demonstra dificuldades na adaptao e locomoo no meio aqutico, pois sendo assim, o papel dos pais de orient-lo nas diferentes posies, dorsal e ventral.

A Piscina

No meu local de estgio Sporting Clube de Portugal, a temperatura mdia da piscina varia entre os 30 e 31, mas geralmente a temperatura da gua no se deve encontrar abaixo dos 32. A variao da temperatura exterior dever estar sempre dois graus acima da temperatura da gua para que no exista choque de temperaturas entrada e sada do beb. A piscina tem as seguintes dimenses: 25m x 12,5m e profundidade de 1.20m ou 1.30m,para ser mais fcil e confortvel para segurar o beb superfcie da gua, mas na realidade as piscinas com dimenses ideais tem de ter dimenses reduzidas (8m x 12m ou 6m x 10m), para que seja mais fcil a adaptao do beb ao meio aqutico, porque as grandes superfcies de gua podem assust-lo. A piscina deve ter uma boa luminosidade, de preferncia natural, mas no pode incidir totalmente no plano da gua e a luminosidade artificial deve ser indireta visto que o aspeto geral deve ser agradvel vista e o ambiente tem de inspirar tranquilidade e conforto. A gua da piscina deve ser lmpida e translucidada e ter um valor em cloro livre ativo superior ou igual a 0,4 e inferior ou igual a 1,4 miligramas por litro, com um PH (Potencial Hidrognio) superior ou igual a 6,9 e inferior ou igual a 7,7. Existem dois balnerios, ou seja um masculino e outro feminino, estes esto devidamente equipados de forma a pensar no conforto da me/pai e do beb. Todo o material usado nas aulas tem caractersticas ldicas/tcnicas e a sua adoo respeita os objetivos das etapas de adaptao de cada aula. Os materiais usados vo desde brinquedos (bolas de diferentes

Apoios e Pegas
Quando se realiza uma pega ou apoio tem de haver a mxima segurana, pois se essa no existir, o beb sentir-se- inseguro, desconfortvel e no querer executar a tarefa proposta.

Se agarrarmos o beb com firmeza, calma e segurana transmitimos tudo isto e ele sentir confiana e relaxar tornando-se menos contrado e mais cooperante e espontneo. Se pelo contrrio, o beb sentir insegurana, ele estar sempre contrado como que em desequilbrio, numa sensao de grande desconforto. Todo o contacto de pele entre beb pai/me essencial para a transmisso de sensaes, tanto positivas (gargalhadas), ou tambm negativas (choros, rejeies). Existem seis tipos de pegas ou apoios:

Apoio dorsal no ombro

Apoio usado no incio da adaptao do beb, a sentir gua nos ouvidos. Este apoio vantajoso porque a cabea do beb encaixa entre o ombro e a cabea, deixando assim as mos livres para o entretermos com movimentos com os dedos com o objetivo de o acalmar.

Pega ventral com um apoio

Este apoio o preferido do beb, porque sente uma grande alegria pela liberdade de movimentos que lhe proporcionado. A presena da me/pai permite que o beb se movimente com energia e alegria com o objetivo de os alcanar.

Este tipo de pega feito com uma mo sobre a barriga.

Pega ventral com dois apoios

Este apoio tem como objetivo que o par do beb o agarre cara a cara, controlando assim o nvel de contacto da gua na boca ou na cara. Tem tambm a vantagem de procurar que o beb imite o que se estiver a fazer, como por exemplo: assoprar na gua. Esta tcnica efetuada com as mos nas axilas do beb de forma a mant-lo ao nvel da gua.

Pega dorsal com um apoio

Este apoio muito utilizado para permitir a grande liberdade de movimentos do beb. Chama-se a pega dorsal, porque ao apoiar o beb na nuca com a mo, os braos e as pernas tm total liberdade para se movimentarem.

Pega dorsal com dois apoios

Esta pega complementa a anterior, porque alm da mo que agarra a cabea, a outra equilibra os membros inferiores segurando no rabinho do beb. uma alternativa para as mes/pais que ainda no conseguem fazer a pega anterior.

Pega dorsal com dois apoios retaguarda

Este apoio utilizado quando pretendemos que o beb execute a tarefa sem que esteja em contacto visual com o seu acompanhante. Esta pega executa-se com as duas palmas das mos viradas para cima, agarrando os ombros do beb.

http://tudosobrenatacao.blogspot.pt/2011/03/as-aulas-de-natacao-para-criancasmuito.html

Video Youtube https://www.youtube.com/watch?v=BlwcqHtDubw&noredirect=1

Anda mungkin juga menyukai