Anda di halaman 1dari 7

Exercicios/Grcia

1) O nome perieco, em grego [perioikos], significava morador em torno da casa e servia para designar uma classe com vrias obrigaes de Estado, entre elas a do servio militar. Com base nestas obrigaes estatais dos periecos em Esparta antiga, correto afirmar que estes homens socialmente eram reconhecidos como: a) cidados espartanos que cumpriam o dever cvico desde o nascimento, servindo como guerreiros e sustentando a ordem dentro e fora da militarizada cidade-Estado de Esaprta. b) homens livres, mas com direitos limitados, estando politicamente submetidos aos esparciatas, os cidados espartanos, os quais definiam o lugar dos periecos na guerra c) trabalhadores servos, presos terra e sem direitos polticos, estando sob a autoridade direta dos hilotas, os cidados espartanos, que os levavam para a guerra como escravos. d) escravos de uma categoria superior a dos hilotas. Os periecos recebiam alforria com mais facilidade e no podiam ser maltratados por seus senhores, pois serviam na guerra e) pequenos proprietrios rurais que ganharam cidadania espartana depois da guerra do Peloponeso, quando Esparta teve que convocar mais homens alm dos seus cidados. 2) Temos um regime que nada tem a invejar das leis estrangeiras. Somos, antes, exemplos que imitadores. Nominalmente, como as coisas no dependem de uma minoria, mas, ao contrrio, da maioria, o regime se denomina democracia. No entanto, se, em matria de divergncias particulares, a igualdade de todos diante da lei assegurada, cada um, em virtude das honras devidas posio ocupada, julgado naquilo que pode ocasionar sua distino: no que se refere vida pblica, as origens sociais contam menos que o mrito, sem que a pobreza dificulte a algum servir cidade por causa da humildade de sua posio (...) Uma pessoa pode, ao mesmo tempo, ocupar-se de seus assuntos e dos do Estado e a multiplicidade das ocupaes no impede o julgamento dos assuntos pblicos. Somos os nicos a taxar, efetivamente, aqueles que no fazem parte dos ativos, mas dos inteis. Tucdides, Histria da Guerra do Peloponeso. Tratando da democracia ateniense, o autor destaca, nesse texto: a)a influncia que outros modelos polticos exerceram sobre Atenas; b) a importncia do princpio da isonomia entre os cidados. c) seu desprezo por aqueles que se dedicavam vida pblica; d) o critrio censitrio que determinava a participao poltica; e) a influncia que outros modelos polticos exerceram sobre Atenas;

3) Ao povo dei tantos privilgios quantos lhe bastam sua honra; nada tirei nem acrescente; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, tambm neles pensei que nada tivessem de infamantes... Entre uma e outra faco, a nenhuma permitiu vencer injustamente. (Slon, sculo VI a.C.) No governo de Atenas, o autor procurou: a) Restringir a participao poltica de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza b) Impedir que o equilbrio poltico existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia. c) Permitir a participao dos cidados pobres na poltica para derrubar o monoplio dos grandes proprietrios de terras. d) Abolir a escravido dos cidados que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua excluso da vida poltica. e) Disfarar seu poder tirnico com concesses e encenaes que davam aos cidados a iluso de que participavam da poltica. 4) Atravs da cultura, a sociedade humana constri seu conhecimento sobre a natureza e procura decifrar os mistrios do universo. A produo cultural foi um dos Destaques da Grcia na Antiguidade. Na poca, o teatro grego: a) conseguiu sintetizar as preocupaes religiosas da sociedade, criticando as concepes mitolgicas dominantes b) teve suas encenaes ao ar livre bastante admiradas, com atores do sexo masculino, usando mscaras nas representaes. c) divertiu o povo com suas comdias cheias de ironia filosfica, evitando a representao de temas sobre as angstias humanas. d) representou a vida confusa dos deuses gregos, contribuindo para esvaziar o poder dos mitos e da aristocracia. e) foi expresso das preocupaes filosficas do seu povo, divulgando uma tica democrtica sem ligaes com a religio. 5) No perodo clssico grego (Sc. VIV a.C) Atenas com sua ordem democrtica, seu desenvolvimento econmico e sua expanso pelo mar Egeu, destacou-se como a mais importante entre as cidades-estados da Grcia antiga. O fortalecimento grego-ateniense apoiado numa forte poltica expansionista deflagrou inmeros conflitos com o Imprio Persa, outra potncia que disputava com os Gregos o controle da Jnia (regio costeira da sia Menor). Posteriormente, deflagraram-se as guerras entre as polis gregas contra a hegemonia ateniense, fortalecida ainda mais aps as guerras com os Persas. Dessas lutas entre cidadesestados, a derrota de Atenas significou o declnio da sociedade grega clssica. A quais acontecimentos, respectivamente, se refere o texto acima? Assinale a alternativa correta. a) Guerras Mdicas e Batalha de Pelusa. b) Guerra do Peloponeso e Batalha de Pelusa. c) Guerras Pnicas e Guerra do Peloponeso d) Guerras Mdicas e Guerra do Peloponeso. e) Guerras Mdicas e Guerra do Peloponeso.

6) Atenas viveu, aps as reformas implementadas por Clstenes em 508 a.C., sob um regime democrtico. As reformas na distribuio dos cidados por tribos, ampliadas de 4 para 10 e a repartio de cada tribo em trs demos, um na cidade, um no litoral e outro na rea rural, foram as bases para as reformas posteriores. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta: a) O ostracismo, aplicado pela primeira vez no perodo 488 487 a.C., estabelecia a expulso do cidado denunciado como politicamente perigoso e a cassao de seus direitos polticos por um prazo de dez anos. b) Entre as reformas implementadas por Pricles, a criao da mistoforia remunerao ao exerccio de cargos e participao nas assemblias permitiu que os cidados mais pobres pudessem participar da poltica sem colocar em risco a sua subsistncia material. c) Todos os habitantes de Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer gnero, de qualquer procedncia, ou de qualquer classe de riqueza podiam votar na assemblia popular Eclsia. d) Na Atenas do sculo IV a.C., a Eclsia era o centro de vida poltica, englobando entre suas funes as dimenses legislativa, executiva, judiciria e eleitoral. e) Ao longo do sculo IV a.C., a democracia ateniense enfrentou dificuldades para manter suas instituies, dentre elas as advindas do volume de recursos para sustentar as remuneraes dos cidados, como a mistoforia. 7) Na sociedade espartana, o hilotismo era elemento constitutivo de sua organizao social. Sobre os hilotas, assinale o que for correto: 1 Eram responsveis pelo comrcio e artesanato locais. 2 Eram respeitados pela classe dominante espartana, tendo a possibilidade de acumular pequenas fortunas com as quais comprovam ttulos de cidadania. 4 Eram submetidos aos kriptios, forma de represso e extermnio, para impedir o crescimento demogrfico e rebelies. 8 Constituam a camada So Corretas:

8) O conjunto das reformas polticas que se encontravam na origem da polis dos lacedemnios estava reunido em um documento proveniente do orculo de Delfos denominado Grande Retra, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao sculo VI a.C., sobre o governo espartano. De acordo com esse documento: A respeito da organizao poltica de Esparta no perodo clssico (sculos V e IV a.C.), no correto afirmar que: a) o corpo cvico era constitudo por indivduos de sexo masculino, nascidos de pai e me espartanos, os assim denominados homoioi ou iguais. b) a polis era uma oligarquia que, de modo atpico, conservava a instituio da realeza, representada por dois reis escolhidos entre as famlias mais importantes, os quais eram obrigados a jurar lealdade constituio espartana. C) o Estado espartano regulava estritamente o sistema educacional dos cidados, razo pela qual as crianas do sexo masculino eram, aos 7 anos de idade, retiradas do convvio familiar para receberem uma formao militar coletiva. d) o conselho espartano (gersia) era formado por trinta membros, cabendo-lhe a tarefa de elaborar os projetos de lei a serem submetidos assemblia, e atuava como a mais alta instncia da justia criminal. e) a assemblia espartana (ecclesia), da qual fazia parte o conjunto da populao da Lacedemnia (espartanos, periecos e hilotas), era soberana sobrepondo-se capacidade decisria da gersia. 9) Denominamos de civilizao helenstica civilizao que resultou: a) da unificao cultural do Oriente, aps as conquistas de Ciro. b) da fuso de elementos culturais gregos e persas, ao fim das Guerras Mdicas; c) da fuso de elementos culturais atenienses e espartanos ao fim da Guerra do Peloponeso. d) fuso dos elementos culturais gregos e romanos nas reas conquistadas por Roma. e) da fuso de elementos culturais gregos e orientais nas regies conquistadas por Alexandre Magno.

10) A conseqncia mais aparente das invases foi a destruio quase integral da civilizao micnica. No espao de um sculo, as criaes orgulhosas dos arquitetos aqueus, palcios e cidadelas, no so mais do que runas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrtica, a escrita, que no passava de uma tcnica de administrao, e todas as criaes artsticas... (Pierre Lvque, A aventura grega.) O texto refere-se s invases: a) Persas b)germnicas. c)macednicas. d)dricas e)cretenses.

Gabarito: 1)B Comentrio: Os periecos dedicavam-se principalmente ao comrcio e ao artesanato. Descendiam dos povos conquistados pelos esparciatas e no tinham direitos polticos nem participavam dos rgos do governo, mas pagavam impostos ao governo. 2)B Comentrio: Todos os cidados tm o mesmo direito perante as leis. Essa igualdade de direito era chamada pelos atenienses de isonomia. 3)B Comentrio: Slon dividiu a sociedade de forma censitria, ou seja, de acordo com a renda de cada indivduo, possibilitando a ascenso dos demiurgos que eram os homens enriquecidos pelo comrcio. 4)B Comentrio: A encenao das peas era feita exclusivamente por atores masculinos que usavam mscaras e representavam tambm personagens femininos, que deram origem s grandes obras do teatro ateniense. 5) E Comentrio: A guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas e razo da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que o espartanos). As Guerras Mdicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, medos-persas, pela disputa sobre a Jnia na sia Menor, quando as principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domnio persa. Esparta. (431 a 404 a.C.). A mesmo despertava entre os jnios, drios e elios) e os colnias gregas da regio,

6)C Comentrio: Apenas pequena parte da populao masculina adulta constitua o grupo dos cidados. Os estrangeiros, os escravos, as mulheres e os jovens menores de 21 anos no tinham direitos polticos, excludos da vida democrtica. S uma minoria tinha direitos. 7) Soma:12 Comentrio: Para controlar as revoltas, os esparciatas organizavam expedies anuais de extermnio (criptias), que consistiam socialmente, na perseguio promoviam e morte dos contra hilotas os considerados grupos perigosos. dominantes. Desprezados 8)E Comentrio: A assemblia ou pela era formada por todos os cidados drios. O poder era controlado por um grupo restrito e fechado, que se fazia representar pela gersia e pelos foros 9) E 10) D Comentrio: Os drios destruram a civilizao Creto- Micnica provocando o fenmeno denominado Primeira Dispora Grega. revoltas

Os hilotas viviam presos terra dos esparciatas e com seu trabalho sustentavam os cidados.

Anda mungkin juga menyukai