Anda di halaman 1dari 43

VenSer

Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
eqsm
desenvolvimento humano

9 8 7 6 5 4 3 1 2

Ao alcance de suas mos


Braslia/DF 2012

Eneagrama

9 8 7 6 5 4 3 1 2

Facilitadora

Ao alcance de suas mos

Simone Cursina Arruda de Medeiros cuiabana, graduada em Psicologia e possui duas ps graduaes, uma em Gesto de Pessoas e outra em Dinmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinmica dos Grupos. Se especializou em Programao Neurolingustica. Possui a Certificao Internacional em Eneagrama pelo Enneagram Profissional Training Program - EPTP, e Coaching especializada em Eneagrama - Eneacoaching. Atuou na rea de Desenvolvimento e Recursos Humanos em rede de ensino, hospitalar e de segurana. Atualmente trabalha com desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas empresas em que exerce atividade na formao de equipes e de liderana so EMBRAPA/MS, Flora/Friboi em GO, Mabel/GO, Universidade Catlica/DF.

simone@eqsm.com.br simone@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

Treinamento comportamental de desenvolvimento pessoal e profissional! Com a utilizao do Eneagrama. Carga horria de 35 horas ! Resultados imediatos e permanentes.dias 29, 30 de junho e 1 julho

Eneagrama

Como tudo comeou

9 8 7 6 5 4 3 1 2

Ao alcance de suas mos

A histria do Eneagrama mesmo obscura, tem-se a impresso que fez parte do seu desenvolvimento uma esfera de esoterismo, porm este sistema simplifica de tal maneira a compreenso da psique humana que chega a assustar aqueles que necessitam de muita complexidade para compreender o simples. Trouxemos uma breve histria sobre a abordagem do Eneagrama em diversos momentos de nossa histria, o que foi excepcionalmente descrito por Mary Horley em seu livro O Eneagrama do Esprito Editora Pensamento. Apesar de ser uma espiritualista, Mary, foi objetiva e profunda. Pitgoras No h registro do smbolo do Eneagrama na antiguidade, mas acredita-se que quando ensinou o autodesenvolvimento na Grcia antiga, mostrando como dominar o corpo, as emoes e a mente por meio do silncio, do ascetismo e da disciplina, Pitgoras tenha usado esse smbolo. Na poca, era comum usar figuras geomtricas para o ensino e acreditava-se que os nmeros possuam um significado mstico. Acredita-se que o Eneagrama seja o nono dos dez selos de Pitgoras e represente o mais alto nvel de desenvolvimento que a humanidade pode alcanar ( o dcimo representaria Deus). Pitgoras ensinava no Templo das Musas, um templo circular cercado de nove esttuas de mrmore que representava as musas. No centro, envolta em vus, estava a esttua de Hstia, a guardi da divindade onipresente. As musas representavam nove energias universais, ou facetas dos seres humanos, que estavam simbolicamente presentes nos nove nmeros. Por muitos sculos, a filosofia de Pitgoras foi um ponto referncia: no sculo XVII, Kepler usou sua teoria do harmnico para descrever a estrutura do sistema solar. Recentemente, sugeriu-se que o smbolo do Eneagrama pode estar relacionado ao posicionamento dos planetas no cu, o que explicaria o buraco na sua parte inferior. J que no se vem planetas no cu setentrional, isso bem poderia ser possvel. Os Pais do Deserto Em 350 d.C., Anthony, um egpcio abastado, renunciou a tudo e foi viver sozinho no deserto, na esperana de encontrar a si mesmo e poder compreender o Divino- do mesmo modo que Buda, quando era um prncipe, deixou tudo de lado para buscar a iluminao. Usando o silncio e a meditao, Anthony enfrentou o espao hostil e as condies adversas do deserto para vencer a personalidade. Logo em seguida, centenas de pessoas interessadas na busca da verdade interior resolveram viver como Anthony, de forma solitria e asctica. Posteriormente, os mais velhos e experientes comearam a encarregarse dos recm-chegados e criaram-se grupos em torno dos Abbas, ou pais espirituais. As prticas desses pais do deserto eram semelhantes s pitagricas, ateno vida interior, anlise de pensamentos e sentimentos, combate s paixes, ao silncio e meditao.Eles acreditavam na possibilidade de uma relao com Deus.
treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Treinamento comportamental com utilizao de tcnicas da Programao Neurolingustica, que traz resultados permanentes e imediatos.Dias 29, 30 junho e 1 julho

Evagrius Ponticus (345-399) Do ponto de vista do Eneagrama, foi importante o fato de haver entre esses Pais do Deserto um grego com formao em teologia que se tornou o primeiro a registrar suas idias na forma escrita. Ele logo se destacou ao definir um smbolo parecido com o atual Eneagrama e oito pensamentos maus desconcentradores, que depois viriam a ser os sete pecados capitais. Evagrius tambm registrou informaes sobre a dinmica entre os tipos: Primeiro, eu tenho que reconhecer meu tipo para poder atrair meu vcio. [...] Tenho que observar onde brilha minha energia, o que me bloqueia e o que me cega. A fonte da minha maior fraqueza tambm a fonte de meu dom mais importante. Por meio de minha paixo, posso descobrir meu maior talento, e ento minha paixo ser transformada e serei capaz de florescer o fruto divino que trago dentro de mim. Um de seus textos menciona nove descaminhos: a raiva, o orgulho, a busca da glria ou vaidade, a tristeza, a inveja, a avareza, a gula, a luxria e a indolncia. Aparentemente, com isso nos aproximamos do Eneagrama que conhecemos hoje em dia.

Sufismo Dois sculos depois, na mesma rea onde surgiram os Pais do Deserto, nasceu o sufismo, a tradio mstica do Isl. Para os sufistas, jihad representava a guerra santa contra o ego. Eles seguiram os mesmos princpios pregados por Pitgoras: autoconhecimento e observao, viver o presente, deixar que cada ao fosse guiada por Deus, harmonia com o universo, busca de atividades fsicas e artsticas, simbolismo dos nmeros e meditao. Entretanto, os sufistas usaram o diagrama e a teoria das paixes de forma diferente da viso cristo do pecado e da paixo. Naquele momento, o Eneagrama ligou as culturas: crist e sufista, hoje to distantes, de uma maneira bastante criativa.

Dante e Chaucer (Sculo XIV) Em A Divina Comdia* e nos Contos de Canterbury, Dante e Chaucer fazem meno transformao das paixes. O primeiro diz que o homem tem nove meios para transformar suas paixes e chegar ao cu: evitando o caminho fcil e a queda nos nove crculos do inferno. Chaucer relaciona cada pecado sua correspondente virtude: a gula moderao, a avareza compaixo e assim por diante, do mesmo modo que pregam os modernos ensinamentos sobre o Eneagrama.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Um treinamento que traz mudanas profundas e o encontro da verdadeira indentidade. Equilbrio emocional um dos grandes resultados adquiridos. Dias 29, 30 de junho e 1 julho

Gurdjieff (1877-1949) Gurdjieff poderia ser considerado o pai do moderno Eneagrama. Nascido em Alexandropol, s margens do Mar Negro, George Ivanovich Gurdjieff teve contato com muitas religies e culturas diferentes. Foi um grande viajante e afirmou ter trazido o Eneagrama da sia menor. Uma figura exuberante, um mstico e um mestre de imenso carisma, Gurdjieff usou o Eneagrama- que chamava de ferramenta de ensino oral dos sufistas- para promover a transformao entre seus seguidores. Contam-se muitssimas histrias de como ele incentivava os convidados a beber bastante, a fim de por para fora o trao que mais o caracterizava. Embora no tenha sido quem definiu os nove tipos, se intusse que o medo era o principal trao de um de seus convidados, ele o aconselharia a meditar sozinho num cemitrio meia-noite, por exemplo. Como os sufistas, Gurdjieff tambm usou o movimento para vivenciar o Eneagrama: arrumava os alunos em nove estaes em torno de um crculo e os levava a executar cuidadosamente movimentos cujos padres indicavam a dinmica entre os pontos, s vezes seguindo os caminhos das setas dentro de um crculo, de 1-4-2-8-5-7. Esse modo de aprender o Eneagrama por meio da prtica s vezes gerava reaes profundas entre os alunos. A igreja ortodoxa e a tradio tibetana tambm influenciaram Gurdjieff. Reconheo no meu estudo e prtica do budismo tibetano, seus mtodos de incentivar as pessoas a despertar o observador que tm dentro de si, a meditar e identificar sua paixo.

Oscar Ichazo (1931) Filho de um funcionrio pblico boliviano do alto escalo, Ichazo tambm viajou durante muitos anos pelo Oriente Mdio. Ele alega ter conhecido o Eneagrama com mestres sufistas em Pamir, no Afeganisto, antes de ler os escritos de Gurdjieff. Ichazo, que ensinou no Instituto de Psicologia Aplicada Santiago do Chile, coordenou em 1970 um curso de 11 meses de desenvolvimento espiritual que congregou cinqenta das figuras mais importantes da rea do mundo, entre as quais Claudio Naranjo e Alexandro Jodorowski. Foi Ichazo quem associou as nove paixes ao diagrama do Eneagrama e quem primeiro ensinou o Eneagrama dessa forma no Ocidente.

Claudio Naranjo (1932) Professor honorrio das universidades de Harvard e Berkeley, o mdico chileno Claudio Naranjo conheceu o Eneagrama por intermdio de Ichazo. Sua pesquisa uniu as paixes e a obra de Gurdjieff s patologias modernas, identificando os principais mecanismos de defesa inerentes aos tipos. Foi ele quem criou o mtodo de ensino do Eneagrama entrevistando pessoas do mesmo tipo em suas palestras.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Pense como seria se voc tivesse alta autoestima ? o que voc encontra quando participa do treinamento VenSer. Profundo e intenso. 35 horas de treinamento. Nos dias 29, 30 junho e 1 julho

Helen Palmer (1937) Professora de psicologia e intuio, Helen Palmer conheceu o Eneagrama em 1971 por intermdio de Claudio Naranjo. Entre os integrantes dessa turma estavam Cathleen Speeth, Hamina Lee Amas (que falava rabe fluentemente) e Bob Ochs, um padre jesuta. Helen Palmer autora de dois Best-sellers internacionais sobre o eneagrama, entre os quais The Enneagram, Undertanding Yourself and Others in Your Life. Helen divide com David Daniels a direo da Trifold School of Enneagram Studies. David Daniels (1934) Mdico e professor do Departamento de Psiquiatria e Cincias do Comportamento da Stanford Medical School, Califrnia, David co-fundador da Trifold School of Enneagram Studies. Com Michael Ray, ofereceu o concorrido curso Eneagrama e liderana na Stanford Graduate School of Business. Autor de The Essential Enneagram,* David criou com Helen um programa de formao profissional em 1988 e, desde ento, juntos vm formando centenas de pessoas no mundo inteiro. Bob Ochs O padre jesuta Bob Ochs foi um dos alunos de Naranjo na dcada de 70. Professor da Loyola University de Chicago, ele ensinou o Eneagrama a uma turma de 12 padres que desde ento vm disseminando esse conhecimento pelo mundo. O primeiro livro sobre Eneagrama Escrito por Trs alunos de Bob Ochs- padre O'Leary, Maria Beesing e Robert Nogoseck-, o Primero livro sobre o Eneagrama foi publicado em 1984. Assim, ele passou ao domnio pblico, apesar da reprovao daqueles que achavam que era perigoso popularizar um sistema de transformao pessoal to poderoso. O Eneagrama hoje, por Mary Horley : Eneagrama Muita gente deixou sua marca no Eneagrama, e parece que tem sido assim desde o tempo de Pitgoras. O que est claro que ele um poderoso instrumento de transformao e que gente do mundo inteiro reconhece isso. Tenho conhecido professoras da Finlndia frica do Sul e da China aos EUA; hoje em dia o Eneagrama verdadeiramente global. Ele usado no mundo dos negcios, em misses, igrejas e escolas para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Quase todos aqueles que entram em contato com o Eneagrama descobrem que sua magia ressoa de alguma forma, muitas Ao alcance de suas mos vezes transformando sua vida.
9 8 1 7 2 6 3 5 4

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Treinamento comportamental de desenvolvimento pessoal e profissional! Com a utilizao do Eneagrama. Carga horria de 35 horas ! Resultados imediatos e permanentes. 29, 30 de junho e 1 de julho

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

A tica no

Conhea a si prprio primeiro; Desenvolva a aceitao e compaixo pelas diferenas entre pessoas; Ajude os outros a descobrirem o Tipo deles. No diga que Tipo so; Quando outro Tipo disparar uma reao negativa, olhe para o seu prprio Tipo, tentando encontrar a chave (compulso). Assuma que a questo com voc; No estereotipe, no acredite que somente certos Tipos so adequados para certas posies no mundo do trabalho, ou que outros nunca poderiam fazer isso ou aquilo. Lembre-se que o Padro de Comportamento no tudo que somos e sim algo a ser amadurecido. Esteja pronto para abrir seu corao para cada Tipo...., no sua mente crtica. Eneagrama no um jogo de psicologia-pop. uma realidade sobre a natureza humana. Trate-o com respeito e cuidado. O melhor uso desse modelo de personalidade comear a se libertar das limitaes de seu padro de comportamento... ir alm dele, para sua natureza superior. Lembre-se, no existe Tipo 10.

(Stanford University)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Deriva do grego, ennea (nove) e grammos(ponto). Sendo, um sistema preciso e profundo que representa os nove tipos essenciais de personalidade presentes na natureza humana e suas complexas inter-relaes. Objetivos Intra e InterPessoais - Mapa do desenvolvimento pessoal; - Compreenso do funcionamento dos outros tipos, suas necessidades e motivaes

O que

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Treinamento comportamental de desenvolvimento pessoal e profissional! Voltado para descoberta do perfil de liderana e trabalho em equipe. Utilizao do MBTI. Carga horria de 35 horas ! Dias 31 agosto, 1 e 2 de setembro

Dnamo

A fora em suas mos

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Objetivos Organizacionais - Melhoria nos relacionamentos, desenvolvimento de liderana, de equipes, comunicao entre outros. Objetivo Espiritual - tido como um caminho para estados mais elevados de conscincia, podendo ajudar a definir a misso;

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Crculo do

Diz respeito unidade, integridade e identidade e simboliza a idia de que Deus uno, compartilhado pelas trs maiores religies ocidentais: o judasmo, o cristianismo e o islamismo.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Treinamento de formao em Neurolingustica que confere a capacidade de lidar com medos, traumas, fobias, angustias, intolerncias e conhecer mais profundamente VOC MESMO. Carga horria de 96 horas! Prxima turma em julho.

Practitioner
O conhecimento em suas mos

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Tringulo do

A lei da Trindade, diz que tudo que existe resulta da interao de trs foras e no duas (dualidade).

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Hxade do

Simboliza o que Gurdjieff chamava de a Lei do Sete. Afirma que nada esttico, tudo est em movimento e no processo de tornar-se outra coisa. Tudo est em mudana, recicla-se e evolui ou involui embora de uma maneira previsvel e de acordo com uma lei, segunda sua natureza e as foras que

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Desenvolvemos treinamentos personalizados para empresas, de acordo com necessidades identificadas. Nosso processo vivencial e cientfico proporcionando resultados reais, observveis para indivduos, equipes e organizao.

Treinamentos empresariais personalizados

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Quando juntamos estes trs elementos temos o Eneagrama. Ele um smbolo que demonstra a integridade de algo (crculo), cuja identidade resulta da interao de trs coisas (tringulo) e evolui ou muda ao longo do tempo (hxade).

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Paz

Os tipos do

9 1
Perfeccionista

8
Poder

7
Prazer

2
Prestativo

6
Precauo Privacidade

3
Performance

Profundidade

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Treinamento voltado para profissionais de vendas. Desenvolvido a partir da Neurolingustica e abordando temas como Criando Vnculos de Confiana, Comunicao Eficaz e Fechamento. Carga horria de 9 horas !

Vendas

O resultado em suas mos

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 7 6 5 4
trade do instinto

1 2 3

trade do raciocnio

trade da emoo

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Centros de Inteligncia

CENTROS DE INTELIGNCIA So canais utilizados para se relacionar e compreender o mundo e que esto presentes em todos ns. Cada tipo est localizado em um dos trs centros. Centro Mental (Trade do Raciocnio) usado para pensar, ter idias, compreender e tomar decises. Os tipos 5,6,7 compartilham a preocupao com a anlise mental e o medo. Centro Emocional (Trade da Emoo) usado para se ter afeio e relacionar-se com compaixo. Os tipos 2,3 e 4 compartilham a preocupao com o como as outras pessoas respondem emocionalmente a eles e com a imagem que projetam. Centro Corporal (Trade do Instinto) usado para acessar o conhecimento instintivo e para iniciar opes. Os estilos 8, 9 e 1 compartilham a raiva como uma emoo comum e uma tendncia da negao de si mesmos, dos sentimentos etc

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Mapa da conscincia

Jamais teremos amigos se esperarmos que no tenham defeitos.


(Thomas Fuller)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Idia superior Instinto puro Essncia
conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude

Personalidade Fixao
auto preservao

Paixo

social

1a1

Criado sobre a matriz elaborada por Cludio Naranjo adaptado de Oscar Ichazo.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 1 Perfeccionista

Quando o ser humano no encontra a si mesmo, no capaz de encontrar coisa alguma.


(Goethe)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo um

Perfeccionista
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idia superior:
perfeio

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
serenidade

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
ressentimento
auto pres. ansiedade, preocupao

Formao reativa

Paixo:
ira

social: inadaptabilidade

1 a 1: cime

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Viso de mundo O mundo um lugar imperfeito. Trabalho em prol da perfeio. Crena Acredita que o mundo s valoriza quem correto Perfeccionista Exigente Um jeito certo Preciso Negao do prazer Crtico Interno

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 2 Prestativo

Amar admirar e valorizar as amveis qualidades da pessoa amada, com a condio de que seja voc o objeto de sua ao
(Samuel Taylor Coleridge )

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo dois

Prestativo
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idias superiores:
vontade liberdade

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
humildade

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
adulao
auto pres. privilgio eu primeiro

Represso

Paixo:
orgulho

social: ambio

1 a 1: seduo

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Viso de mundo As pessoas precisam da minha ajuda. Eu sou necessrio. Crena dando que se recebe Foco nas outras pessoas Relacionamentos Negao das prprias necessidades Orgulho

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 3 Performance

O mais difcil do sucesso mant-lo !


(Irving Berlin)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo trs

Performance
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idias superiores:
harmonia esperana lei

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
veracidade

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
vaidade
auto pres. segurana material

Identificao

Paixo:
auto-engano

social: prestgio

1 a 1: imagem mascul. femin.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Viso de mundo O mundo valoriza os campees. Tenho de evitar o fracasso. Crena O mundo valoriza mais o ter do que o ser. Imagem Orientao para as metas Sucesso Evitar fracasso

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 4 Profundidade

Antes beber do clice dos pesares profundos que provar dos prazeres superficiais
(William Hazlitt)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo quatro

Profundidade
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idia superior:
Origem

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
Equanimidade

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
melancolia
auto pres. intrepidez imprudncia

Introjeo

Paixo:
inveja

social: vergonha social

1 a 1: competio dio

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Viso de mundo Algo est faltando. Os outros tm esse algo. Eu fui abandonado Crena Perdeu algo especial que o faz nico Extremos da vida emocional Sentimento de falta e perda Autenticidade Inveja

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 5 Privacidade

Para dominar uma rea do conhecimento, voc precisa dominar aquelas que lhe so adjacentes e, assim, para saber uma coisa, precisa saber todas.
(Oliver Wendell Holmes)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo cinco

Privacidade
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idias superiores:
transparncia oniscincia

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
Desapego (no apego)

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
mesquinhez
social: totem 1 a 1: confidncias auto pres. castelo

Isolamento de afeio

Paixo:
avareza

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Viso de mundo O mundo invasivo. Preciso de privacidade para pensar e recarregar as minhas energias. Crena O mundo cobra mais do que d Sede por conhecimento Privacidade Desconexo Emocional Compartimentalizao

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 6 Precauo

Nenhum homem cr de fato em outro. Pode-se acreditar de forma absoluta numa idia, mas no num homem.
(H.L. Mencken)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo seis

Precauo
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idias superiores:
fora e f

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
coragem

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
covardia
auto pres. calidez afeio

Projeo

Paixo:
medo

social: obrigao dever

1 a 1: fora beleza

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
Viso de mundo O mundo um lugar ameaador. Eu questiono a autoridade. Crena O mundo perigoso e indigno de confiana. Cenrios de pior hiptese Procrastinao Lealdade Autoridade

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 7 Prazer

O prazer o objeto, o dever e a meta de todas as criaturas racionais (Voltaire)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo sete

Prazer
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idias superiores:
sabedoria trabalho plano

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
sobriedade

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
planejamento
auto pres. defensores famlia

Racionalizao

Paixo:
gula

social: sacrifcio mrtir

1 a 1:
sugestionvel facisnao

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Viso de mundo O mundo cheio de oportunidades e opes. Eu espero ansiosamente pelo futuro. Crena O mundo traz frustrao, limita e causa dor. Opes Otimismo Evitar a dor Mente que sintetiza

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 8 Poder

Entrar numa guerra sem o desejo de vencer fatal


(Douglas Macarthur)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo oito

Poder
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idia superior:
verdade

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
inocncia

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
vingana
auto pres.
sobrevivncia satisfatria

Negao

Paixo:
luxria

social: amizade

1 a 1:
possessividade vigor

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Viso de mundo O mundo um lugar injusto. Eu defendo os inocentes. Crena O mundo duro e injusto onde somente os fortes sobrevivem. Controle Justia Vulnerabilidade Vingana

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Tipo 9 Paz

Ontem eu era inteligente e queria mudar o mundo. Hoje sou sbio e mudo a mim mesmo.
RUMI

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

tipo nove

Paz
2 3

7 6 5

trade do raciocnio

trade do sentimento

Idia superior:
amor

Instinto puro Essncia


conscincia desperta conscincia diminuda

Virtude:
ao certa

Mecanismo de defesa:

Personalidade Fixao:
indolncia
social: participao 1 a 1:
unio

Narcotizao

auto pres.
apetite

Paixo:
preguia

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama

Viso de mundo O mundo no saber valorizar os meus reforos. Fique confortvel. Conserve a sua paz. Crena O mundo exige harmonia. Harmonia Evitar o conflito Tomar uma posio Disperso da Ateno

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Talentos

Ningum sai ileso de um verdadeiro encontro com outra pessoa

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 1

Talentos

Identificar erros; Aprimoramento contnuo; Promover consistncia em relao aos valores; Pontualidade; Organizao; Disciplina; Responsabilidade; Gerar credibilidade; Passar rapidamente para a implementao; Ateno aos detalhes.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 2

Talentos
Gerar bons sentimentos nos outros; Dedicar ateno s pessoas; Identificar insatisfaes e procurar corrig-las; Identificar expectativas das pessoas; Leitura emocional do outro; Vontade de sentir e ajudar; Simpatia; Positividade; Adequar-se padro vibratrio do outro; Valorizar as pessoas.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Talentos

"Um punhado de pacincia vale mais do que um barril de talento. "


provrbio holands.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 3

Talentos

Fazer acontecer; Foco no negcio e em resultados; Agilidade e ir adiante, seguir em frente; Persistncia e fora de vontade; Preocupao com a imagem de pessoas, produtos e marcas; Vendas, marketing e negociao; Envolvimento, comprometimento e dedicao; Faro para o sucesso; Maximizao da produtividade; Vestir a camisa.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 4

Talentos

Inovao; Criatividade; No se contentar nunca; Autenticidade; Identificao de falhas a serem superadas; Senso esttico refinado; Busca de melhorias de si mesmo; Criao de diferenciais para pessoas, equipe, produtos e empresas (condio de ser nico); Compreensivo e humano; Expressivo.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Talentos

"Para realizar grandes conquistas, devemos no apenas agir, mas tambm sonhar; no apenas planejar, mas tambm acreditar.
(Anatole France)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 5

Talentos

Anlise objetiva; Viso clara das coisas e de solues para os problemas; Calma durante crises; Foco em aprendizado contnuo; Curiosidade; Pesquisa e busca de informao; Dar espao para os outros (no invasivo); Gerar credibilidade; Planejamento; Estratgia.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 6

Talentos

Identificar riscos; Cautela e prudncia; Busca de informaes; Descobrir intenes ocultas e ameaas potenciais; Reponsabilidade; Coeso do grupo; Fidelidade; Confivel; Planejamento; Atento.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Talentos

O ridculo no existe; os que ousaram desafi-lo de frente conquistaram o mundo.


(Octave Mirbeau)

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 7

Talentos
Positividade; Bom Humor; Capacidade de descontrair o clima de trabalho; Charme e encantamento; Persuaso; Identificar alternativas positiva; Inovao; Sntese; Networking; Unio de pessoas, reas e teorias diferentes; Fazer vrios coisas ao mesmo tempo.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 8

Talentos
Identificar injustias; Autenticidade e verdade; Defender os mais fracos; Ser assertivo; Ter corao para enfrentar adversidades; No esmorecer nunca; Comandar; Implementar, sem delongas; Vai direto ao ponto; Transformar.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Talentos

"O amor nada mais do que a conquista de ns prprios no outro.


( Friedrich Hebbel )

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 9

Talentos
Harmonizao; Acalmar o outro; Coeso do grupo; Fazer todos se sentirem includos; Pacincia e calma; Ateno e ajuda ao outro; Identificar o que o outro pensa e sente; Regularidade; Solucionar conflitos; Adaptabilidade; Assumir trabalhos pesados e rotineiros..

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 1 - Perfeccionista
Involuo - flecha no 4
2 3 5 4 7 6

trade do raciocnio

trade do sentimento

Se torna depressivo, critico e trgico.

Se estressa quando o seu senso prtico inadequado como no mbito dos relacionamentos, e quando seu esforo no ajuda. Tanto que me esforo, e os outros me atrapalham...

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1

Tipo 1 - Perfeccionista
Evoluo - flecha no 7
7 6 5 4
trade do instinto

2 3

trade do raciocnio

trade do sentimento

Se torna relaxado e flexvel.

Deve neutralizar seu padro obsessivo e deixar de se levar to srio e ganhar a serenidade necessria para perceber que os esquemas dos outros tambm so vlidos.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 2 - Prestativo
Involuo - flecha no 8
2 3 5 4 7 6

trade do raciocnio

trade do sentimento

Se torna agressivo, vingativo e intolerante.

Se estressa quando tem o sentimento de no valorizao, rejeio, indiferena, recebe tratamento impessoal ou tem a sensao de humilhao ou injustia.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 2 - Prestativo
Evoluo - flecha no 4
2 3 5 4 7 6

trade do raciocnio

trade do sentimento

Olhar para si.

Deve tomar conscincia dos seus prprios sentimentos e do seu valor. Com isso, deixa de viver em funo dos outros, tornando - se mais voltado para si mesmo.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1

Tipo 3 - Performance
Involuo - flecha no 9
7 6 5 4
trade do instinto

2 3

trade do raciocnio

trade do sentimento

Procrastina, se torna inseguro e com pouco senso de direo.

O fracasso, a no identificao de sada, sentir-se impotente diante das situaes o que o leva ao estresse.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1

Tipo 3 - Performance
Evoluo - flecha no 6
7 6 5 4
trade do instinto

2 3

trade do raciocnio

trade do sentimento

Dar ateno aos prprios sentimentos.

Deixar de se preocupar apenas com seu prprio xito (imagem) e dar vazo aos seus sentimentos. Desse modo, encontrar tempo para relacionamentos pessoais e passar a no esconder mais seus sentimentos e suas emoes.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 4 - Profundidade
Involuo - flecha no 2
2 3 5 4 7 6

trade do raciocnio

trade do sentimento

Compra o amor se fazendo de vtima. Incriminador e apegado.

Entra em estresse por sentir dificuldades em se expressar, por se sentir ordinrio, comum ou inautntico.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1

Tipo 4 - Profundidade
Evoluo - flecha no 1
7 6 5 4
trade do instinto

2 3

trade do raciocnio

trade do sentimento

Foco no que se tem !

Deve se tornar mais realizador, reconhecendo o valor do que possvel. E procurar perceber o que se tem, ao invs do que se falta.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
8

Tipo 5 - Privacidade
7
trade do instinto

Involuo - flecha no 7 Torna-se alienado e fantasioso.

trade do raciocnio

trade do sentimento

Entra em estresse ao sentir-se invadido, quando h exigncia de contato e ao se sentir no compreendido.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
8

Tipo 5 - Privacidade
Evoluo - flecha no 8
trade do instinto trade do raciocnio trade do sentimento

Foco no expressar-se !

Comear a expressar seus anseios e interesses, se interagindo com a realidade de forma mais espontnea, libertando-se da postura contida.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 6 - Precauo
7 6 5 4 2 3

trade do raciocnio

trade do sentimento

Involuo - flecha no 3 Torna-se frentico, argumentador, manipulador , utiliza-se da estratgia do advogado do diabo e entra em baixa auto estima.

Entra em estresse ao sentir-se ameaado, sob mudanas inesperadas, quando no est no controle, quando perde a segurana, e quando tem que se submeter.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1

Tipo 6 - Precauo
Evoluo - flecha no 9
trade do instinto

7 6 5

2 3 4

trade do raciocnio

trade do sentimento

Foco no auto-confiana !

Deve trocar seu medo pela coragem de estar em paz consigo mesmo, consciente do seu prprio poder. Assim, passa a confiar nos seus talentos, nos seus pensamentos e opinies e descobre que a fonte de maior segurana sempre esteve no seu interior.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 7 - Prazer
Involuo - flecha no 1 Torna-se reativo, excessivamente crtico, defensivo e, quando criticado, tende a desqualificar as pessoas.

7 6 5

2 3 4

trade do raciocnio

trade do sentimento

Entra em estresse quando em rotinas metdicas, perda de liberdade, ou ao ter que se adequar uma determinada situao.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 7 - Prazer
Evoluo - flecha no 5
2 3 5 4 7 6

trade do raciocnio

trade do sentimento

Foco na ponderao !

Deve dar valor a ponderao. Pode perceber que prazer a curto prazo pode gerar dor a longo prazo e pode usar a sua criatividade em busca de construir objetivos a longo prazo.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 8 - Poder
2 3 5 4

7 6

trade do raciocnio

trade do sentimento

Involuo - flecha no 5 Torna-se analtico e estrategista. Se recuar para criar o contra ataque.

Entra em estresse quando tem que se submeter, tem que baixar a guarda, e ao se sentir trado.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9 8 1
trade do instinto

Tipo 8 - Poder
Evoluo - flecha no 2
2 3 5 4 7 6

trade do raciocnio

trade do sentimento

Foco na doura !

Deve buscar a delicadeza e a compaixo, reconhecendo como legtimos os anseios e dificuldades dos outros, ficando numa posio de generosidade.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9

Tipo 9 - Paz
trade do instinto

trade do raciocnio

trade do sentimento

Involuo - flecha no 6 Tem a sensao de pnico, frio na barriga, parece que o tempo ilimitado, fica completamente paralisado, externamente pode no transparecer .

Entra em estresse quando est sob presso, exigncia de posicionamento e em conflito.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
9

Tipo 9 - Paz
Evoluo - flecha no 3
trade do instinto trade do raciocnio trade do sentimento

Foco na realizao !
3

Aprender a lidar com as presses exteriores, a definir e a alcanar objetivos. Com isso, refora sua auto-estima e se torna capaz de amar.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Ajuda para caminhar !

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 1

Ajuda para caminhar

Aceitar os outros como so e aceitar seus valores; No tentar consertar o mundo; No trabalhar compulsivamente; Deixar aflorar a raiva; No tentar controlar tudo e todos; Para de fazer comparaes certo/errado; Abrir-se para os prazeres da vida; Tomar conscincia de seus desejos reais; Ser mais flexvel nos padres ticos e morais; No assumir responsabilidades consecutivas que possam impedir de pensar nas usas prioridades reais; No transformar descobertas pessoais em ataques contra si mesmo; Perceber e aceitar que no existe apenas um nico caminho correto.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 2

Ajuda para caminhar

No tentar manipular; Reconhecer seu valor pessoal; No supervalorizar os outros; No adular os bajular os outros com inteno de cativ-los; Para de buscar proteo nos outros; Lutar pelo podem em vez de se apoiar nele; Tentar ser amado pelo que e no pelo que oferece; Procurar tirar apenas do mundo aquilo de que necessita.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Ajuda para caminhar !

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 3

Ajuda para caminhar

No tentar manipular; Reconhecer seu valor pessoal; No supervalorizar os outros; No adular ou bajular os outros com inteno de cativ-los; Parar de buscar proteo nos outros; Lutar pelo poder em vez de se apoiar nele; Tentar ser amado pelo que e no pelo que oferece; Procurar tirar apenas do mundo aquilo de que necessita.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 4

Ajuda para caminhar

Substituir suas projees, sejam elas passadas ou futuras; Trabalhar com o presente; Aceitar a perda como uma condio da vida; Evitar comparaes com o que os outros tm; Conscientizar-se das dramatizaes; No rejeitar a simplicidade; Conscientizar-se da atrao pelo que est ausente, fora de seu alcance; No tentar preencher sua vida atravs dos outros; Refletir sobre a ideia de que s o amor ser capaz de resgatar sua felicidade.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Ajuda para caminhar !

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 5

Ajuda para caminhar

Aceitar os outros como so e aceitar seus valores; No tentar consertar o mundo; No trabalhar compulsivamente; Deixar aflorar a raiva; No tentar controlar tudo e todos; Para de fazer comparaes certo/errado; Abrir-se para os prazeres da vida; Tomar conscincia de seus desejos reais; Ser mais flexvel nos padres ticos e morais; No assumir responsabilidades consecutivas que possam impedir de pensar nas usas prioridades reais; No transformar descobertas pessoais em ataques contra si mesmo; Perceber e aceitar que no existe apenas um nico caminho correto.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 6

Ajuda para caminhar

Acreditar mais nos outros e no ficar todo tempo procurando segundas intenes; Arriscar mais nas posies assumidas; Parar de querer confirmar suas previses; Agir primeiro e pensar depois; Procurar reas de acordo com as pessoas; Tentar se lembrar dos bons momentos; Confiar mais nos parceiros; Dispensar aprovao para agir; Aceitar o sucesso.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Ajuda para caminhar !

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 7

Ajuda para caminhar

Deixar de manter mltiplas opes; Procurar se aprofundar no relacionamento e nas tarefas; No fugir da dor ou das situaes desagradveis; No fugir dos compromissos permanentes; Parar de fantasiar e viver a realidade.

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 8

Ajuda para caminhar

Reconhecer que tem a necessidade de quebrar as regras estabelecidas; Deixar de polarizar; No querer parecer sempre forte; Parar de evitar as emoes; Deixar de agir abruptamente sem refletir; Brigar contra a tendncia de querer controlar tudo e todos; No se exceder tanto em tudo o que faz.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Ajuda para caminhar !

VenSer
Treinamentos A arte de Ser e Vencer

Eneagrama
tipo 9

Ajuda para caminhar

Deixar de lado a necessidade de estar de acordo; Reconhecer quando desliga para evitar conflito; No fugir dos assuntos essenciais; Admitir seu receio de dar opinio; No interiorizar a raiva; No substituir as coisas essenciais; Praticar o desacordo, avaliando os sentimentos que o geram.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Dons da Liderana !

Incluso e consenso

Fazer coisas importantes acontecerem

9 1

busca da excelncia

8
Inovao e flexibilidade

Motivao e prestao de servios

7
Insight e planejamento

2 3 5 4
Obtendo resultados

A importncia da objetividade

Busca da paixo de cada um

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Flexas e contra-flexas

Daniels, D.-V. Price, A essncia do Eneagrama. So Paulo, Pensamento, 2003. Maitri S., A Dimenso Espiritual do Eneagrama So Paulo, Cultrix, 2000. Palmer, Helen,O Eneagrama. So Paulo, Ed. Paulinas, 1993 Riso, R. - H. Hudson, A Sabedoria do Eneagrama. So Paulo, Cultrix, 1999.

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br (061) 9648 0744

eqsm
desenvolvimento humano

Equipe multidisciplinar Treinadores ps graduados SBDG Certificao Internacional ENEAGRAMA - EPTP Trainners/Masters/Practitioners - NEUROLINGUSTICA

Practitioner
Seja voc tambm um VenSedor Faa um de nossos treinamentos
O conhecimento em suas mos

Dnamo

Treinamentos empresariais personalizados

Eneagrama
9 8 1 2 3 5 4

A fora em suas mos

7 6

Ao alcance de suas mos

treinamentobsb@vensertreinamentos.com.br
(061) 9648 0744

Anda mungkin juga menyukai