Anda di halaman 1dari 22

Inteligncia Emocional

Eu vejo a LUZ! 2009

Prof. Rosana Spinelli dos Santos


rjcursos@uol.com.br

Inteligncia Emocional Vivemos uma era de conflitos e de insegurana, com aumento da violncia e do desemprego em todos os nveis e setores sociais, do uso e abuso de drogas lcitas e ilcitas, da desintegrao da famlia, dos transtornos emocionais como a depresso e a delinquncia que refletem uma cultura que s apostou no intelecto. Avanamos muito tecnologicamente, no entanto, descuidamos muito do lado emocional... A formao acadmica no oferece praticamente nenhum preparo para as tempestades ou oportunidades que a vida impe, mas tanto as nossas escolas como a nossa cultura ignoraram o desenvolvimento da inteligncia emocional. As emoes so decisivas para a compreenso do por que um indivduo prospera na vida, enquanto outro, de igual ou maior capacidade intelectual, no passa da estaca zero. O termo inteligncia emocional parece ter-se originado com Wayne Payne (1985), mas foi popularizado por Daniel Goleman em 1995, autor do livro Inteligncia Emocional. Segundo Goleman, a inteligncia emocional refere-se capacidade de identificar nossos prprios sentimentos e os dos outros, de nos motivar e de gerenciar bem as emoes dentro de ns e em nossos relacionamentos. Os indivduos emocionalmente inteligentes so os que usam a razo para compreender e lidar com as emoes, para interpretar o meio envolvente e tomar as melhores decises. As emoes podem tornar o pensamento mais inteligente, e a inteligncia pode permitir pensar e usar de modo mais apurado as emoes. Ela essencial para a criao de carreiras profissionais prsperas e relacionamentos (conjugais, afetivos, sociais e profissionais) equilibrados e felizes. Quem lida com os prprios sentimentos e com os dos outros tem maior possibilidade de se sentir satisfeito e eficiente. Os que no conseguem exercer controle sobre a sua vida emocional travam batalhas internas, no se concentram no trabalho, perdem a capacidade de pensar com clareza.

A importncia das emoes Nossas emoes foram desenvolvidas naturalmente atravs de milhes de anos de evoluo. Como resultado, possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientao. Se confiarmos nas emoes e sensaes, ajustaremos nossos limites e protegeremos a sade fsica e mental. Compreendendo as emoes, percebemos a grandeza de informaes com que podemos lidar, enxergamos o melhor caminho ou a soluo para os

problemas. Os estudos mostram que quando as conexes emocionais esto danificadas no crebro, a pessoa no pode tomar nem mesmo as decises mais simples, porque no sentir nada sobre suas escolhas; deixar de sentir deixar de ser. As emoes nos ajudam a nos comunicar. Esto presentes nas expresses faciais e na habilidade verbal. Precisamos ser eficazes no escutar e no entender os problemas alheios. As emoes permitem sonhar, ter mais afeto e generosidade. Elas so classificadas como positivas ou negativas. O primeiro grupo referese s emoes que despertam experincias agradveis e prazerosas, como o amor e a alegria. No outro, esto as que despertam sensaes desagradveis e que podem atrapalhar a comunicao e o entendimento entre as pessoas se no forem compreendidas, como a tristeza, o medo, a raiva. As emoes negativas pem em risco nossa sade fsica e mental, com queda da produtividade e diversos desajustes. fundamental sabermos lidar com a tristeza, a alegria e a raiva, os sentimentos mais fortes do ser humano. Todas as emoes (sentimentos) brotam dos pensamentos, assim: penso em coisas alegres, sinto alegria; penso em coisas tristes, sinto tristeza; penso em coisas irritantes, sinto raiva. Quando deixamos de pensar, as emoes desaparecem. Se soubermos conduzir os pensamentos, poderemos direcionar as emoes. As emoes precisam ser aliviadas de alguma forma. No se trata de adestrar o comportamento ou suprimir os impulsos, mas de identificar e aceitar a manifestao delas. Quando no reconheo um sentimento ruim em mim mesmo, por medo da crtica ou por perfeccionismo, logo explodirei em aes negativas e no momento do "estouro" emocional no h mais controle racional ou limitado. Se algum se sente abusado emocionalmente em seu trabalho e no consegue manifestar sua raiva ou insatisfao devido ao medo de perder o emprego, mais tarde discutir com o cnjuge, filhos, amigos por qualquer razo e inconscientemente aliviar seus sentimentos negativos. Outras vezes, erroneamente, buscamos esse alvio em vcios perniciosos sade (cigarro, lcool e drogas), excesso de alimentos, televiso, internet e exerccios fsicos exagerados. O descontrole emocional bloqueia o raciocnio, compromete o funcionamento do crebro e de outras funes do organismo. Quando voc est nervoso, olha sem ver e escuta sem ouvir. Dicas para o Autocontrole: 1) Contar at dez = uma forma de voc parar 2) Afastar temporariamente da situao = para oxigenar o crebro 3) Prever o que far = conhecer o meu controle e o meu descontrole

4) Fazer outras coisas = fazer atividades que me do prazer 5) Ter motivos para continuar = voltar para casa, nada como o dia seguinte... O aprendizado est na prtica diria A inteligncia emocional no gentica: estas habilidades so aprendidas, ampliadas e aprimoradas ao longo de nossas vidas. Os padres emocionais aprendidos podem ser mudados, porque temperamento no destino. A capacidade de se entender (inteligncia intrapessoal) e entender o outro (inteligncia interpessoal) um aprendizado que tem incio nas relaes primrias, e a famlia tem uma enorme responsabilidade nessa aprendizagem. As lies aprendidas na infncia modelam os circuitos emocionais, que comandam a ira, o medo, a paixo, a alegria. Na infncia, as palavras comeam a aparecer e assumem um contedo emocional e intelectual que vo estruturar o ambiente em que viveremos, que nos aprisionaro ou nos libertaro. As crianas que no tiveram uma boa abordagem emocional em casa, que no entenderam as origens e as consequncias de uma emoo, tendem a se tornarem adultos de pouca sensibilidade. Pessoas que adquirem conflitos emocionais na infncia podem passar a vida toda presas a um problema infantil no resolvido, o que as impede de amadurecer. Se for dito a uma criana que ela est dando trabalho demais para os pais, isso pode faz-la sentir-se rejeitada para sempre ou como a grande culpada pela infelicidade deles. Entender o passado implica voltar nossa ateno para a infncia; perodo em que a personalidade comea a se definir. Dizem os psiclogos, que h mais diferenas entre um recm nascido e uma criana de 5 anos do que entre um homem de 20 e um de 70. Goleman conclui que a melhor maneira de tornar os indivduos mais inteligentes emocionalmente comear a educ-los quando ainda so crianas. Ajud-los a aperfeioar sua autoconscincia e confiana, controlar suas emoes e impulsos perturbadores, aumentar sua empatia resulta no s em um melhor comportamento, mas tambm numa melhoria considervel de seu desempenho escolar. As escolas no devem se preocupar apenas com as inteligncias de cada aluno, mas tambm com o desenvolvimento de sua capacidade de se relacionar bem com os outros atravs dos projetos de cooperao, e consigo mesmo. Para um adulto melhorar a inteligncia emocional ou mesmo modificar seus hbitos aprendidos na infncia, a primeira tarefa desaprender e reaprender, mas isso requer persistncia, pacincia e autocontrole de sua parte.

Para desenvolver a sua inteligncia emocional Para Goleman, estas so as competncias emocionais e sociais bsicas para a sua vida profissional: 1) Autopercepo saber como e o que sente em determinado momento, fazer uma avaliao realista de suas prprias capacidades e possuir autoconfiana. H quatro tipos emocionais: Os autoconscientes: tm clareza quanto s emoes e sabem nome-las. Os mergulhados: inundados pelas emoes, pouco conscientes dos prprios sentimentos, tendem ao descontrole. Os resignados: mesmo tendo clareza, aceitam o seu estado emocional e tm pouca motivao para mudar. Os somatizadores: com srias dificuldades em nomear as emoes, expressam-se afirmando sinto-me pssimo.... 2) Autorregulamentao lidar com seus prprios sentimentos, adequandoos s situaes. Quem sabe controlar seus prprios sentimentos se d bem em qualquer lugar que esteja ou em qualquer ato que realize, pois desenvolve a capacidade de confortar-se, livrar-se facilmente da ansiedade, da tristeza ou da irritabilidade. 3) Motivao utilizar suas preferncias mais profundas para impulsionar e guiar na direo de suas metas, a fim de ter iniciativa e ser altamente eficaz diante de reveses e frustraes. A pessoa motivada mais corajosa e determinada, consegue realizar tudo que planeja, transpe todos os obstculos, pois tem conscincia que todos os problemas so contornveis e resolvveis. 4) Empatia entrar no sentimento do outro, pressentir o que as pessoas esto sentindo; ser capaz de assumir sua perspectiva e cultivar o rapport com uma ampla diversidade de pessoas. Os problemas devem ser resolvidos por meio de conversas claras e sem exploses. 5) Habilidades sociais lidar bem com as emoes nos relacionamentos e interagir com facilidade. Utilizar essas habilidades para liderar, negociar e solucionar divergncias, resolver problemas, bem como para cooperar e trabalhar em equipe. Tipos de emoo AMOR a afeio profunda. Exprime-se atravs de sentimentos de relaxamento e satisfao, facilitando especialmente a cooperao.

A presena do ser amado ativa o sistema de recompensa, trazendo sensaes de prazer, felicidade e bem-estar como um todo, que nos faz continuar em sua presena ou at ansiar por ela. Precisamos ser amados, sentidos, tocados, enfim precisamos de alguma manifestao de amor. Quando a pessoa faz o que gosta, sente-se energizada, empenhada e alinhada com a tarefa, concentra-se. Aceitao concordar em receber, acolher. Amizade o afeto que une as pessoas. Confiana acreditar em algum. Afinidade a identidade ou semelhana de tendncias ou sentimentos. Dedicao oferecer, pr-se ao servio de.

Adorao amar em extremo, venerar. Paixo o afeto ou entusiasmo muito intenso por algum. Isso no amor... Se voc precisa de algum para ser feliz, isso no amor... carncia. Se voc faz qualquer coisa para conservar algum ao seu lado, mesmo sabendo que no amado, isso no amor... falta de amor prprio. Se voc acredita que ruim com ele e pior sem ele, e s existe em funo dele, isso no amor... dependncia. Se voc sente-se dono e senhor do ser amado e no lhe d o direito de ter escolhas, isso no amor... egosmo. Se voc no sente desejo, porm sente algum prazer em estar ao lado dele, isso no amor... amizade. Se vocs morrem de cimes, no gostam das mesmas coisas, sempre brigam, mas combinam sexualmente, isso no amor... desejo. Seu corao palpita mais forte, sua temperatura sobe vertiginosamente s em pensar no outro, isso no amor... paixo. Voc realmente ama? e desce

ALEGRIA o estado de satisfao e prazer. Inibe os sentimentos negativos e silencia os pensamentos de preocupao. A pessoa experimenta a tranquilidade, o repouso e o entusiasmo. Mostra disposio para tarefas imediatas, para marchar rumo s suas metas. O humor ajuda a pensar grande e a tomar decises enquanto o otimismo protege da apatia, permitindo aprender com o fracasso. A alegria um sentimento que em grande quantidade gera empolgao e inquietao. Contentamento o estado de quem est alegre e satisfeito. Alvio tornar mais leve, sereno, calmo. Tranquilidade o estado de paz, de sossego, de segurana. Entusiasmo a animao, a exaltao, a alegria ruidosa. Euforia a alegria intensa e repentina. Deleite a sensao agradvel de grande prazer.

SURPRESA o acontecimento que sobrevm de repente, inesperadamente, que surpreende ou espanta. Devemos ficar sempre atentos e preparados para ela, tanto pode ser agradvel como embaraoso. Aumenta a quantidade de luz na retina e o ritmo cardaco, impulsionando alguma reao corporal. Choque abalo emocional, comoo. Espanto susto, sobressalto, admirao. Susto o medo repentino.

VERGONHA o sentimento de ultraje, humilhao, desgosto. Excita a ideia ou o receio da desonra. Tambm se relaciona sensao de culpa por algo errado (autopunio), provocando um desconforto emocional por ser malvisto pelos outros. A vergonha protege contra a violao da intimidade e sinaliza aos demais uma necessidade de privacidade. Timidez o receio, acanhamento, fraqueza, o ficar sem jeito em determinada situao, o se omitir, esconder ou mesmo fugir e que pode levar a perturbar-se e a relutar na explorao de novos territrios. A dificuldade em colocar para fora os seus sentimentos ou pensamentos torna-o mais ansioso mesmo em situaes simples e seguras, ficando mais suscetvel ao estresse. Culpa a responsabilidade por ao ou omisso, delito, falta.

O lado positivo da culpa que a pessoa reconhece seu erro, induzindo-a ao desejo de reparao. Sua postura de submisso a protege de ataques externos. Remorso a angstia, o tormento, o sentimento de culpa. Arrependimento o pesar por faltas ou erros cometidos, o mudar de parecer, corrigindo o erro. Mortificao atormentar-se, sofrer, sacrificar. Contrio o arrependimento dos pecados cometidos e pela ofensa a Deus, penitncia.

TRISTEZA a falta de alegria; de satisfao pessoal, melancolia. Essa emoo negativa esmaga a ateno, afeta a capacidade cognitiva, reduzindo a energia e o entusiasmo para iniciar coisas novas, bloqueia a vida. A tristeza s saudvel quando for passageira porque nos leva a reflexo. Mas para que no se torne um estado mrbido de melancolia, voc deve express-la por meio da fala e/ou do choro. O luto til porque contribui para que a pessoa se ajuste diante de uma perda significativa, no como dor, mas como amadurecimento interior, fora. Depresso uma combinao de sintomas em que prevalece o desnimo, a descrena pela vida, uma profunda sensao de abandono, solido e ausncia de perspectivas futuras. O abatimento (fsico ou moral) gera um senso de inutilidade, de confuso, perda de memria, insnia, apatia por qualquer atividade. Pode vir acompanhada ou no do sentimento de tristeza e prejudica o funcionamento psicolgico, social e profissional do indivduo. O deprimido tem incapacidade de reavaliar positivamente o que acontece de negativo. Neste estado no precisa de consolo, e sim de ajuda para encarar o sofrimento como ele . importante o acompanhamento mdico, a diverso, os exerccios aerbicos e o empenho em atividades comunitrias que buscam a incluso social do depressivo. Sofrimento tolerar, padecer. Mgoa o pesar, o desgosto recolhido, a amargura, o ressentimento. Desnimo a falta de motivao, de entusiasmo. Melancolia a tristeza profunda e persistente. Desamparo se sentir abandonado. Desespero a irritao profunda, aflio, descontrole.

NOJO uma situao de repulsa por algum ou alguma coisa, a incompatibilidade, a excluso social. Tambm o ato de tristeza profunda, pesar. Antipatia a averso no premeditada, instintiva. Repugnncia no aceitar, repelir. Desprezo a desconsiderao, indiferena. O desprezo reafirma a superioridade hierrquica de uma pessoa com relao outra, assinalando a prpria posio social e a dos outros. Desdm a arrogncia, o descaso. Averso a antipatia forte, repulsa, excluso. MEDO a perturbao resultante de um perigo real ou imaginrio, da presena de alguma coisa estranha ou arriscada. ele que permite decidir se devemos enfrentar ou fugir de uma situao. Os centros emocionais disparam hormnios, o sangue vai para os msculos do corpo, impulsionando-o a correr ou a imobilizar-se. Evita-se um ataque ao deixar claro para o outro que no atacar. Ter medo desperta cautela, indica o que no deve ser feito. preciso preparar-se melhor ou buscar outro caminho. Ansiedade a angstia, a preocupao, a excitao extrema. Este processo gera esperana ou medo, alegria ou dor. A pessoa ansiosa aumenta a significao de um perigo, ignora seus recursos ou "encurta" o horizonte de tempo necessrio para lidar com a situao. A alta ansiedade leva ao baixo desempenho familiar, profissional e social. Como sair da ansiedade a) real o que sinto? b) O que de pior pode me acontecer no que sinto? c) Evite as generalizaes, o raciocnio distorcido. d) Pense de forma positiva. Preocupao a ideia fixa que causa intranquilidade, apreenso. Cautela prudncia, cuidado. Inquietao agitao, desassossego. Pavor medo ou susto muito grande. Terror a ameaa que causa grande medo, espanto. Pnico susto ou medo sem fundamento.

RAIVA uma das emoes mais danosas e de difcil controle. uma reao de defesa diante de uma percepo de ataque e ameaa dignidade e autoestima. a corroso de dentro para fora, os batimentos cardacos aceleram, elevase a presso arterial, o sangue vai para as mos, estimulando a pessoa a bater, atirar. Neste estado podemos cometer atos que jamais faramos em condies normais. Provoca vrios prejuzos fsicos, mentais e espirituais, para si e para os que esto prximos. A raiva possui seu lado positivo, pois fortalece a pessoa pela mobilizao da energia e cria um impulso para a ao com o objetivo de tomar atitude e provocar mudana, superando o obstculo. Quando sentir raiva, dilua-a com empatia, comece a pensar por que o outro disse ou agiu assim, reflita sobre o acontecimento e no se deixe dominar. No alimente a raiva, ela s faz mal para voc! Indignao a revolta diante de injustia ou afronta. Irritabilidade a qualidade de se irritar com facilidade. Ira o desejo de vingana. Fria a manifestao da grande raiva, a pessoa fica fora de si. Ressentimento sentir de novo ou intensamente a ofensa. Hostilidade revelar agressividade contra algum. dio a averso, a raiva, o rancor profundo e duradouro que se sente por algum. Deseja-se evitar, limitar ou destruir o seu alvo.

Necessrio do desnecessrio 1. A sua irritao no solucionar problema algum. 2. As suas contrariedades no alteram a natureza das coisas. 3. Os seus desapontamentos no fazem o trabalho que s o tempo conseguir realizar. 4. O seu mau humor no modifica a vida. 5. A sua dor no impedir que o sol brilhe amanh sobre os bons e os maus. 6. A sua tristeza no iluminar os caminhos. 7. O seu desnimo no edificar ningum. 8. As suas lgrimas no substituem o suor que voc deve verter em benefcio de sua prpria felicidade. 9. As suas reclamaes, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentaro um s grama de simpatia por voc. 10. No estrague seu dia. Aprenda com a sabedoria divina a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre, para o infinito Bem. Doenas emocionais O homem adoece por desconhecer que responsvel pelo seu destino. A maioria das doenas causada por situaes e conflitos (internos e

10

externos) que criamos com nosso comportamento. Todo sentimento de culpa, crticas que fazemos ou sofremos, indignao, mgoa e raiva que guardamos, alm de causarem doenas, ocasionam inmeros problemas pessoais e sociais. Sabe-se que a doena se origina na mente e no no fsico. Quando uma dor psquica se manifesta fisicamente chamamos de somatizao, por isso a cura precisa ser encontrada na mente para materializar-se no corpo. Algumas doenas emocionais Artrite traz srios problemas aos ossos da pessoa muito crtica, insistente, persistente em algo muito complicado. Cncer uma doena da mente, do corpo e do esprito. Vem da mgoa profunda, da falta de perdo, da depresso e das tristezas mantidas por muito tempo. Colesterol vem do medo de aceitar a alegria, da ansiedade, da falta de movimentar o corpo, da preguia. Dor de cabea vem da autocrtica, da falta de autovalorizao. Das pessoas que bebem pouca gua. Dor nos joelhos vem do medo de recomear, de seguir em frente, de perder o ser amado. o medo do futuro. Gastrite vem de incertezas profundas, da sensao de condenao nas pessoas muito emotivas, de ser o penico dos amigos. Hemorridas vm do medo de prazos determinados e da raiva do passado. Insnia vem do medo, da culpa. Labirintite vem do medo de no estar no controle, de ficar sem dinheiro e de perder o emprego. agredido por pessoas que s falam gritando. Pescoo parte do corpo afetada nas pessoas muito teimosas e inflexveis. Pulmes vm do medo de absorver a vida e as responsabilidades nas pessoas fechadas para o mundo. Reumatismo vem da falta de amor, da amargura, do sentir-se vtima da vida e das cobranas. Rins vm do medo das crticas, do fracasso, de errar e de desapontar a si mesmo e a famlia. Varizes vm do desencorajamento, do sentir-se sobrecarregado. A doena uma forma primria de expresso do que o indivduo sente e pensa. uma forma de comunicao para aqueles que no sabem o poder da autoestima e do perdo. O verdadeiro perdo (aquele que vem de dentro do corao, sincero) cura o corpo e o destino como se fosse um passe de mgica. Perdoe-se por no ser perfeito. Perdoe o seu passado e aceite a responsabilidade de sua prpria vida. Quando se compreende o motivo alheio, o perdo inevitvel. Perdoe as pessoas que te magoaram, mesmo as j falecidas!

11

Geralmente, os que no perdoam esto mais suscetveis s doenas do corao, aos problemas nas artrias, presso alta do que aqueles que tm bom relacionamento com outras pessoas e que no so to rgidos em suas opinies. Para comear a mudar e ficar de bem com a vida, necessrio analisar seus prprios atos, palavras e pensamentos perante os familiares, superiores e amigos. No se faa de vtima! Elimine os exageros, tanto os de tristeza quanto os de alegria, enfrentando a vida o mais naturalmente possvel, sem agressividade e sem mgoas. Aprenda a enxergar seus semelhantes como o reflexo de si mesmo. Evite o hbito de fazer acusaes contra quem quer que seja. Sorria mais para as pessoas. Nunca imponha a sua verdade. Tudo isso far com que voc descubra a alegria de viver e de amar. Inteligncia emocional no trabalho Conviver significa viver com pluralidade de ideias, opinies, aes e so essas diferenas que nos enriquecem e nos permitem crescer. Em um clima harmnico os indivduos se relacionam bem, criam mais, valorizam e se respeitam e, consequentemente, so mais motivados. Se o ambiente de trabalho marcado por tenses e conflitos, provocar sentimentos de ansiedade, depresso, estresse, nervosismo, irritao e infelicidade, que interferem no nosso humor. Para Goleman, a funo bsica dos lderes consiste em imprimir em seus liderados o sentimento positivo que liberta o melhor que h em cada um. Nada mais revolucionrio do que o feedback. Far a diferena no sucesso ou no fracasso de uma empresa, pois, por meio dele, os colaboradores sabero que seus respectivos trabalhos esto sendo bem executados ou que precisam de aprimoramento. A crtica ser feita sempre cara a cara e em particular, para que o colaborador tenha a possibilidade de responder, e apontar uma forma de resolver o problema. fundamental que o crtico procure sintonizar com o impacto daquilo que diz, pois as crticas construtivas deixam aberto o caminho para atitudes corretivas. Se for voc quem receber as crticas, use-as como uma informao valiosa para aprimorar seu prprio trabalho e no como um ataque pessoal. Evite cair na defensiva, assuma a responsabilidade. Caso a crtica seja muito perturbadora, pea para continuar a conversa mais tarde. Faa do crtico seu aliado e divida o trabalho com ele.

12

Dicas emocionais Saber que cada um um e tem seu prprio modo de ser, de interpretar os fatos e de armazenar suas experincias de vida. Aquilo que bom para mim, pode no ser bom para o outro e, mesmo assim, podemos perfeitamente manter um bom relacionamento. Compreender que nosso poder est no momento presente, aquilo que fizermos agora influenciar nos acontecimentos futuros, quer nos levando para onde queremos chegar, quer nos afastando de nossos objetivos. Aproveitar todas as experincias passadas tirando delas um aprendizado. Com isso, poderemos reformular as estratgias de ao, para atingir nossas metas de maneira eficiente e compensadora. Treinar nossa percepo e acuidade sensorial, para detectarmos qual o estado interno da pessoa com quem estamos nos relacionando. Colocar-se no lugar do outro. Assumir a responsabilidade sobre aquilo que no deu certo ou mesmo que me incomodou. Devo descobrir o que estou fazendo ou deixando de fazer, para que o outro continue com esse mesmo comportamento que me aborrece. Fazendo isso, estou crescendo como ser humano e investindo em minha maturidade. Considerar que pais, professores ou mesmo parentes no tm o intuito de traumatizar ou magoar, esto educando ou corrigindo um comportamento nosso, que para eles inadequado. No existe um curso que ensine a criar filhos, da maneira menos traumtica possvel. Os pais fazem o melhor que podem ou que sabiam fazer, com os recursos de que dispem e com o aprendizado que receberam. Guardar mgoa abrir um caminho para a doena fsica e bloquear o crescimento pessoal.

Para sua reflexo O dia mais belo? HOJE A coisa mais fcil? ERRAR

13

O maior obstculo? O MEDO O maior erro? O ABANDONO A raiz de todos os males? O EGOSMO A distrao mais bela? O TRABALHO A pior derrota? O DESNIMO Os melhores professores? AS CRIANAS A primeira necessidade? COMUNICAR-SE O que mais lhe faz feliz? SER TIL AOS OUTROS O maior mistrio? A MORTE O pior defeito? O MAU HUMOR A pessoa mais perigosa? A MENTIROSA O pior sentimento? O RANCOR O presente mais belo? O PERDO O mais imprescindvel? O LAR A rota mais rpida? O CAMINHO CERTO A sensao mais agradvel? A PAZ INTERIOR

14

A proteo efetiva? O SORRISO O melhor remdio? O OTIMISMO A fora mais potente do mundo? A F As pessoas mais necessrias? OS PAIS A mais bela de todas as coisas? O AMOR A inteligncia sem amor, te faz perverso. A justia sem amor, te faz implacvel. A diplomacia sem amor, te faz hipcrita. O xito sem amor, te faz arrogante. A riqueza sem amor, te faz avaro. A docilidade sem amor, te faz servil. A pobreza sem amor, te faz orgulhoso. A beleza sem amor, te faz ridculo. A autoridade sem amor, te faz tirano. O trabalho sem amor, te faz escravo. A simplicidade sem amor, te deprecia. A orao sem amor, te faz introvertido. A lei sem amor, te escraviza. A poltica sem amor, te deixa egosta. A f sem amor te deixa fantico. A cruz sem amor se converte em tortura.

A vida sem amor... no tem sentido...


Madre Tereza de Calcut

15

Bibliografia Amar e ser amado por Suzana Herculano-Houzel Depresso e terapia por Contardo Calligaris Inteligncia Emocional Daniel Goleman Editora Objetiva Inteligncia emocional no trabalho por Cssia Silva e Sousa Inteligncia Emocional no Trabalho Hendrie Weisinger Editora Objetiva Lidando com a ansiedade por Virglio Vasconcelos Linguagem do corpo Cristina Cairo Editora Mercuryo O poder da Inteligncia Emocional Annie Mckee, Daniel Goleman e Richard Boyatzis Editora Campus Quando o corpo fala por Martha Medeiros Solte suas emoes por Carina Rabelo Trabalhando com a Inteligncia Emocional Daniel Goleman Editora Objetiva Vivendo, amando e aprendendo Leo Buscaglia Nova Era

Sugestes de leitura A carcia essencial Roberto Shinyashiki Editora Gente Adolescentes: quem ama, educa! Iami Tiba Editora Integrare Inteligncia Emocional no Trabalho Hendrie Weisinger Editora Objetiva Linguagem do corpo Cristina Cairo Editora Mercuryo O poder da pacincia M.J.Ryan Editora Sextante O sucesso est no equilbrio Robert Wong Editora Campus Quem ama educa Iami Tiba Editora Gente Tudo ou nada Roberto Shinyashiki Editora Gente Voc insubstituvel Augusto Jorge Cury Editora Sextante

Contato rjcursos@uol.com.br

16

Anda mungkin juga menyukai