Anda di halaman 1dari 12

Captulo IIIV A recepo alem do Labeling Approach. Negao do princpio de igualdade.

1. A criminalidade de colarinho branco, a cifra negra criminalidade e a crtica das estatsticas criminais oficiais da

As propores da criminalidade de colarinho branco, ilustradas por Sutherland e que remontavam aos decnios precedentes, provavelmente aumentaram desde que Sutherland escreveu seu artigo. Elas correspondem a um fenmeno criminoso caracterstico no s dos Estados Unidos da Amrica, mas de todas as sociedades de capitalismo avanado. Consideraes do professor: Igualdade: uma lei aplicada para todos. Baseado em uma estrutura capitalista sabe-se que o princpio da igualdade, na prtica, no se aplica a todos. A teoria do Labeling Approach marca dois itens importantes: Crime do colarinho branco: "um crime cometido por uma pessoa respeitvel, e de alta posio (status) social, no exerccio de suas ocupaes". Sutherland foi o proponente do Interacionismo simblico e acreditava que o comportamento criminoso aprendido atravs de relaes interpessoais com outros criminosos. Portanto os crimes de colarinho branco se sobrepem aos crimes corporativos graas s oportunidades encontradas, no mundo corporativo, para se cometer fraudes, suborno, uso de informaes privilegiadas , peculato, crimes informticos e contrafao, crimes esses que podem ser mais facilmente perpetrados por funcionrios ou empresrios engravatados, que usam colarinho branco. Exemplos de crimes de Colarinho Branco: Corrupo; Lavagem de dinheiro (Iniciou-se com Al Capone), que , transformar algo ilcito em lucro lcito. FICA DISPERA NA SOCIEDADE.

Cifra negra da criminalidade: Constitui a relao de crimes ocorridos, mas no registrados pelos rgos oficiais, ou seja, forma a diferena entre o nmero de crimes praticados e o nmero de crimes conhecidos pelas autoridades competentes. Logo, a criminalidade real maior que aquela registrada oficialmente. Os dados mais relevantes sobre a cifra negra podem ser assim resumidos: A Criminalidade real muito maior que aquela registrada oficialmente; No mbito da criminalidade menos grave a cifra negra maior que no mbito da criminalidade mais grave; A magnitude da cifra negra varia consideravelmente segundo o tipo de delito; Na delinquncia juvenil ocorre a maior porcentagem de crimes com a menor quantidade de

pena; A possibilidade de ser enquadrado na cifra negra depende da classe social a que pertence o delinquente. Exemplos de crimes de Cifra Negra na Classe Baixa: Homicdio; Estupro; Latrocnio. MEXE COM O QUE PARTICULAR. Um dos primeiros crimes criados no Brasil, ocorreu em 1537, foi chamado de Crime de Contrabando de Pau Brasil (pena de 1 a 4 anos de priso) e os portugueses que praticavam esse crime, eram exilados.

Dentro do Capitalismo existem dois grupos: Burgueses (comerciantes) Proletrios (vende a mo de obra)

A Monarquia tinha uma forma de capitalismo dentro de si, e no era um sistema propriamente dito, era um capitalismo primrio e de explorao. A monarquia possua trs grupos: Clero Nobre Plebe

Porque difcil conhecer o crime econmico? A anlise das causas do fenmeno e de sua ligao funcional com a estrutura social, feita por Sutherland, trata-se, como se sabe, de fatores que so ou de natureza social (o prestgio dos autores das infraes, o escasso efeito estigmatizante das sanes aplicadas, a ausncia de um esteretipo que oriente as agncias oficiais na perseguio das infraes, como existe, ao contrrio, para as infraes tpicas dos estratos mais desfavorecidos), ou de natureza jurdico-formal (a competncia de comisses especiais, ao lado da competncia de rgos ordinrios, para certas formas de infraes, em certas sociedades), ou, ainda, de natureza econmica (a possibilidade de recorrer a advogados de renomado prestgio, ou de exercer presses sobre os denunciantes, etc.). Sutherland comprova que no apenas pobre que comete crime. A criminalidade no um comportamento de uma restrita minoria, como quer uma difundida concepo (e a ideologia da defesa social a ela vinculada), mas, ao contrrio, o comportamento de largos estratos ou mesmo da maioria dos membros da nossa sociedade.

2. A Recepo alem do Labeling Approach. Deslocamento da anlise das meta-regras do plano metodolgico-jurdico para o sociolgico. Para Fritz Sack, uma premissa terica fundamental da sua reflexo, , antes de tudo, a distino entre regra e meta-regra, ou seja, entre as regras gerais e as regras sobre interpretao e aplicao das regras gerais. Na teoria do direito existe uma distino semelhante: ao lado do conjunto de regras gerais de comportamento, existe um conjunto de regras de interpretao e aplicao das regras gerais. Consideraes do professor: Regras Gerais = Langue Um conjunto de regras gerais. Termos abstratos, termos no coloquiais, termos culto. Gramaticalmente falando: termos corretos. Regras especficas = Parole Um conjunto de regras de interpretao. Regras tcnicas, de aplicao, especficas. Na colocao gramatical: termo do dia a dia. Parole no sistema anglo saxo significa Liberdade Condicional. Explique a diferena entre Langue e Parole na Teoria do Labeling Approach alem. R: A lingustica contempornea faz distino entre langue e parole no sentido de que a primeira objetiva e geral e pode ser encontrada em um livro gramatical ou no dicionrio. Porm, a parole a lngua falada nas ruas, de maneira prtica e concreta. De forma anloga, especialmente Fritz Sack desenvolveu o assunto voltado para a Criminologia, armando que ao lado das regras jurdicas que pretendem regular comportamentos, existe um conjunto de regras de interpretao e de aplicao das regras gerais ou meta-regras. Portanto, as meta-regras consistem em regras sociais objetivas da sociedade que esto ligadas a estruturas objetivas e baseadas sobre relaes de poder. As meta-regras apresentam um aspecto objetivo (pois so baseadas em estruturas comportamentais da sociedade) e um outro aspecto subjetivo (pois constituem mecanismos psquicos e atitudes subjetivas que atuam na mente do intrprete). Para Sack, o criminoso no existe antes da deciso, ou seja, o criminoso s existe depois da deciso (do juiz) que o condene como criminoso. E se o agente no for ru primrio, posso afirmar de acordo com Sack, que ainda assim o juiz quem criar o adjetivo de criminoso? R: Sim, pois trabalhamos com um direito penal de fato e no do autor. Direito penal de fato quando se processa o agente por aquilo que ele FEZ e no por aquilo que ele . Exemplo: se o agente cometeu 15 assassinatos e est sendo julgado pelo 16, no quer dizer que foi ele que cometeu o fato.

As meta-regras so regras objetivas do sistema social, que podem orientar-se para o que Sack chama a questo cientfica decisiva, que ele relaciona diferena intercorrente entre a criminalidade latente e a criminalidade perseguida: o problema de como devemos representar o processo de filtragem, ou seja, daqueles contra os quais, afinal, se pronuncia uma sentena em nome do povo. As regras sobre aplicao (meta-regras) esto ligadas a leis, mecanismos e estruturas objetivas da sociedade, baseadas sobre relaes de poder (e de propriedade) entre grupos e sobre as relaes sociais de produo. 3. A perspectiva macrossociolgica na anlise do processo de seleo da populao criminosa. Para Fritz Sack, criminalidade, no sentido jurdico, um comportamento que viola a norma penal. Ele ainda observa: sabemos pela criminologia e pela poltica criminal praticada, que uma semelhante definio de criminalidade e, correspondentemente, do criminoso, deve ser considerada, do ponto de vista cientfico, como uma mera fico. Portanto, a criminalidade, como realidade social, no uma entidade preconsituda em relao atividade dos juzes, mas uma qualidade atribuda por estes ltimos a determinados indivduos. A sentena cria uma nova qualidade para o imputado, coloca-o em um status que, sem a sentena, no possuiria. A estrutura social de uma sociedade, que distingue entre cidados fiis lei e cidados violadores da lei, no uma ordem dada, mas uma ordem produzida continuamente de novo. Consideraes do professor: A criminalidade um bem negativo. Ela no existe naturalmente, mas uma realidade construda socialmente atravs do processo de definio e interao. criminalidade a criminalidade de colarinho branco? Analisar as metas regras e regras de interpretao. R: So os valores sociais que criam os crimes. Para Durkheim o crime oriundo da sociedade. Para que exista crime preciso que tenha alteridade (relao com o outro). Socialmente, ns jogamos um valor no significativo no crime de colarinho branco. O comportamento desviante o que os outros definem como desviante. No uma qualidade ou uma caracterstica que pertence ao comportamento como tal, mas que atribuda ao comportamento.

A criminalidade no existe na natureza, mas uma realidade construda socialmente atravs de processos de definio e de interao. 4. O problema da definio da criminalidade. Labeling Approach uma revoluo cientfica em criminologia. O problema da definio se coloca sobre trs planos diferentes: 1. Metalingustico, concernente: a) validade das definies que a cincia jurdica ou as cincias sociais nos proporcionam de crime e de criminoso, para dar uma definio que possa servir de eventual suporte para uma teoria crtica do sistema penal; b) validade da definio de criminalidade, ou seja, a atribuio da qualidade de criminoso a determinados comportamentos e a determinados sujeitos, dentro do senso comum e por parte das instncias oficiais do sistema penal. 2. Terico, que concerne interpretao sociopoltica do fenmeno pelo qual, em uma dada sociedade, certos indivduos, pertencentes a certos grupos sociais e representantes de certas instituies, so dotados do poder de definio, ou seja, do poder de estabelecer: a) Quais crimes devem ser perseguidos (poder de estabelecer as normas penais) b) Quais pessoas devem ser perseguidas (poder de aplicar as normas) Este problema conduz s leis, aos mecanismos e s estruturas sociais objetivas que regulam o poder de definio, enquanto outros indivduos e grupos sociais so submetidos a este poder de definio. 3. Fenomenolgico, concernente aos efeitos que a aplicao de uma definio de criminoso a certos indivduos tem sobre o comportamento sucessivo desse indivduo. Ou seja, a atribuio a estes da qualificao de criminoso pode, eventualmente, desenvolver a este mesmo indivduo, uma carreira criminosa. 5. Irreversibilidade do Labeling Approach na teoria e no mtodo da sociologia criminal A legitimao tradicional do sistema penal como sistema necessrio tutela das condies essenciais de vida de toda sociedade civil, alm da proteo de bens jurdicos e de valores igualmente relevantes para todos os conscios, fortemente problematizada no momento em que se passa como lgico em uma perspectiva

baseada na reao social da pesquisa sobre a aplicao seletiva das leis penais pesquisa sobre a formao mesma das leis penais e das instituies penitencirias. Consideraes do professor: A funo do direito proteger bens jurdicos, que so os valores essenciais a preservao da sociedade e ao desenvolvimento do indivduo. A sociedade formada por bens culturais (que so bens importantes para a sociedade).

IX. A sociologia do conflito e a sua aplicao criminolgica. Negao do princpio do interesse social e do delito natural
1. A concepo naturalista e universalista da criminalidade. Os limites da crtica interacionista (microssociolgica) e as teorias macrossiolgicas Princpio do interesse social e do delito natural: o ncleo central dos delitos contidos nos cdigos penais das naes civilizadas representa ofensa de interesses fundamentais, de condies essenciais existncia de toda sociedade. Os interesses protegidos pelo direito penal so interesses comuns a todos os cidados. Consideraes do professor: Criminalidade Cultural: O problema da criminalidade no mbito cultural a excluso social plena. Para esta corrente o que define a conduta criminosa so as relaes de dominao e poder. A pena um conceito poltico e no jurdico. Exemplo: Lei 8137 No crime tributrio, se pagar o que deve at a sentena, deixa de existir o crime. No furto, isso no acontece, ou seja, mesmo que a pessoa devolva o que roubou, ela ser julgada e provavelmente condenada pelo ato ilcito. Os pressupostos lgicos do princpio do interesse social e do delito natural so: a) A concepo da criminalidade como qualidade ontolgica de certos comportamentos ou indivduos; b) A homogeneidade dos valores e dos interesses protegidos pelo direito penal. Se a criminalidade um bem negativo que, como os outros bens positivos ou negativos de cujo processo dependem os diversos status sociais, atribudo a determinados indivduos, o acento das teorias criminolgicas se desloca da criminalidade para os processos de criminalizao.

O problema das definies de senso comum, das definies legislativas e da aplicao do direito penal por arte das instncias oficiais , desse modo, atrado para a perspectiva de uma anlise das diferenas de poder e dos contrastes de interesses entre os grupos sociais. 2. A negao do princpio do interesse social e do delito natural. A sociologia do conflito e a polmica antifuncionalista. As teorias conflituais da criminalidade negam o princpio do interesse social e do delito natural, afirmando que: a) Os interesses (que no so os interesses de todos) que esto na base da formao e da aplicao do direito penal so os interesses daqueles grupos que tm o poder de influir sobre os processos de criminalizao os interesses protegidos atravs do direito penal no so, pois, interesses comuns a todos os cidados; b) A criminalidade, no seu conjunto, uma realidade social criada atravs do processo de criminalizao. Portanto, a criminalidade e todo o direito penal tm, sempre, natureza poltica. A exploso das lutas raciais e do dissenso sobre o Vietnam, na sociedade americana, assim como no mundo socialista os fatos de Budapest e de Berlim (e, depois, de Praga), so os sinais dramticos de uma realidade em movimento, que no mais possvel mistificar com os modelos da estabilidade, do equilbrio, da homogeneidade dos interesses e do consenso, com os quais as teorias estrutural-funcionalistas descrevem e explicam os sistemas sociais. As mudanas sociais desencadeiam a criminalizao poltica. 3. Ralf Dahrendorf e o modelo sociolgico do conflito: mudana social, conflito social e domnio poltico MUDANA, CONFLITO E DOMNIO so os trs elementos que convergem (que fundamentam a teoria do conflito) para formar o modelo sociolgico do conflito, que se contrape ao do equilbrio da integrao. O objeto do conflito, na sociedade tardo-capitalista, no so as relaes materiais de propriedade, de produo e de distribuio, mas sim a relao poltica de domnio de alguns indivduos sobre outros. Quem domina o sistema goza de benefcios.

Teoria negativa da pena: comprova que o direito penal o maior instrumento de dominao. Aqueles que no forem dominados sero excludos por meio da pena. 4. Lewis A. Coser e Georg Simmel: A funcionalidade do conflito Conflito uma luta que incide sobre valores e sobre pretenses a status sociais escassos, sobre poder e sobre recursos, uma luta na qual os objetivos das partes em conflito so os de neutralizar-se, ferir-se ou eliminar-se reciprocamente (Coser). A diferena entre as duas definies de conflito, de Coser e de Dahrendorf, resulta clara. Para Coser o poder um dos possveis objetos de conflito, ao lado de outros bens materiais ou imateriais. Para Dahrendorf o conflito , como se viu, sempre redutvel ao PODER ou s bases de domnio. Enquanto os conflitos compreendidos no primeiro tipo (realsticos), observava Simmel, so potencialmente substituveis por outros meios, aqueles compreendidos no segundo tipo (no-realsticos) no esto sujeitos a serem limitados, canalizados ou substitudos por outros meios. Assim, como os conflitos fins em si mesmos, que Simmel fazia derivar do mero desejo do conflito, os no realistas derivavam, na formulao de Coser, inspirada na psicologia profunda, da necessidade de descarregar uma tenso agressiva. Portanto, eles so ligados a uma atitude no realista, irracionalista e tm a sua raiz na esfera emocional. Ao contrrio, os conflitos realsticos so plenamente compatveis com uma atitude realista e racional, porque a sua caracterstica , de fato, a presena de alternativas funcionais nos meios para alcanar um determinado fim. Tambm no que se refere s formas de luta, os conflitos realsticos permitem alternativas cuja escolha depende de um clculo racional. [O crime] parte de um processo de conflito, de que o direito e a pena so as outras partes. Este processo comea na comunidade, antes que o direito tenha existncia, e continua na comunidade e no comportamento dos delinquentes particulares, depois que a pena foi infligida. Este processo parece que se desenvolve mais ou menos do seguinte modo: um certo grupo de pessoas percebe que um de seus prprios valores vida, propriedade, beleza da paisagem, doutrina teolgica colocado em perigo pelo comportamento de outros. Se o grupo politicamente influente, o valor importante e o perigo srio, os membros do grupo promovem a emanao de uma lei e, desse modo, ganham a cooperao do Estado no esforo de proteger o prprio valor. O direito o instrumento de uma das partes em causa, em conflito com outra das partes em causa, pelo menos nos tempos modernos. Aqueles que fazem parte do grupo no consideram to altamente o valor que o direito foi chamado a proteger, e fazem algo que anteriormente no era crime, mas que se tornou um crime com a

colaborao do Estado. Este a continuao do conflito que o direito tinha sido chamado a eliminar, mas o conflito se tornou maior no sentido de que agora envolve o Estado. A pena um novo grau no mesmo conflito. Tambm ela, por sua vez, um instrumento usado pelo primeiro grupo no conflito com o segundo grupo, por meio do Estado. Este conflito tem sido descrito em termos de grupos pela razo de que quase todos os crimes implicam ou na participao ativa ou passiva de mais de uma pessoa, ou um favorecimento passivo ou ativo, de modo que o indivduo singular que est diante da corte pode ser considerado como um mero representante do grupo.

X. As teorias conflituais da criminalidade e do direito penal. Elementos para sua crtica


1. Austin T. Turk: A criminalidade como status social atribudo mediante o exerccio do poder de definio A criminalidade um status social atribudo a uma pessoa por quem tem poder de definio. Esta premissa segue firme em toda a obra de Turk. A atribuio deste status mediante o exerccio do poder de definio, no mbito de um conflito entre grupos , como temos observado, o trao caracterstico que o enfoque da reao social afirma, na perspectiva da sociologia do conflito. O problema da delinquncia, compreendido deste modo, se transforma, portanto, em Turk, no problema da ilegitimao. Com tal termo Turk designa precisamente a atribuio a um indivduo do status violador de normas. E, por isso, a teoria da qual ele traa o programa no texto ao qual nos referimos uma teoria sociolgica limitada da delinquncia como um fenmeno jurdico-social. As teorias conflituais so amplas, abstratas e se vinculam a uma ideia de criminalidade patrimonial. Art. 16, CP Arrependimento posterior Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Teoria do Conflito Social

Para o pobre, a pena diminui. Para o rico, a pena isenta.

XI. Os limites ideolgicos da criminologia liberal contempornea. Sua superao em um novo modelo integrado de cincia jurdica.
1. As teorias criminolgicas contemporneas Consideraes do professor: O que significa a expresso liberal? R: Liberalismo um modelo de atividade estatal. Comeou no final do sculo IXX, incio do sculo XX. O Estado tem que interferir o mnimo no mercado. Estado e Bem Estar Social: onde as relaes entre Estado e Sociedade em que o Estado d tudo para a sociedade (intervm ao mximo). Aps o fracasso surge o Neoliberalismo (onde o Estado intervm o mnimo na sociedade). O Dano Social um conceito usado at hoje em decises judiciais. um conceito vazio e questionvel. Exemplo de onde se aplica a danosidade social: Priso preventiva em casos de interesse pblico. Leso dos direito e garantias fundamentais. Porm, h casos em que h necessidade da priso preventiva (somente enquanto estiver juntando provas). Negao do princpio da insignificncia. Das coisas mnimas o Juiz no deve se incomodar. 2. A criminologia liberal contempornea como conjunto de teorias heterogneas e no integrveis em sistema A crtica da nova criminologia se dirige, principalmente, para a tese da universalidade do delito. De fato, melhor que qualquer outra implicao das teorias liberais, ela ilustra a sua efetiva colocao em face da ideologia penal. Enquanto as teorias liberais, por um lado, representam uma decisiva contraposio em face das teses particulares que fazem parte da ideologia da defesa social, por outro lado, precisamente atravs da tese da universalidade do delito, elas oferecem a nova legitimao de um sistema penal atualizado.

As teorias so, portanto, portadoras de uma ideologia negativa substitutiva da ideologia tradicional da defesa social, sobre a qual o pensamento dos juristas aparece ainda solidamente ancorado.

XII. Do Labeling Approach a uma criminologia crtica


1. O movimento da Criminologia crtica A criminologia crtica trata conflito como luta de classes, do modo de produo e infra estrutura scio econmico da sociedade capitalista. Tratase de um grupo de ideias no homogneas (que no comum), mas que em comum tem o rompimento como paradigma criminolgico dominante. Ela afasta por completo a patologia da criminologia (o crime deixa de ser uma doena social e torna-se um problema). A criminologia crtica se insurge contra os fatos incriminados em razo dos valores dominantes da sociedade. A criminologia das drogas a que melhor fundamenta a criminologia crtica O uso de drogas no pode ser crime porque ele no lesa outra pessoa alm do usurio. O objeto da criminologia o conjunto de relaes sociais, compreendendo a estrutura econmica e as supra estruturas jurdico polticas do controle social. Assim, o Direito Penal no proteger valores unnimes na sociedade mas somente valores do grupo dominante, isto , o Direito Penal desigual por excelncia. E contra isto que a Criminologia Crtica se levanta. 2. Da criminologia crtica crtica do direito penal como direito igual por excelncia Fases da criminalizao: Criminalizao primria: produo das normas a escolha do legislador sobre o que ser crime. Criminalizao secundria: aplicao das normas o juiz determina a pena. (Obs: o Direito uma cincia extremamente humana). Criminalizao terciria: execuo da pena.

O mito da igualdade pode ser resumido nas seguintes proposies: a) O direito penal protege igualmente todos os cidados contra ofensas aos bens essenciais, nos quais esto igualmente interessados todos os cidados (princpio do interesse social e do delito natural); b) A lei penal igual para todos, ou seja, todos os autores de comportamentos antissociais e violadores das normas

penalmente sancionadas tm iguais chances de tornar-se sujeitos, e com as mesmas consequncias, do processo de criminalizao (processo de igualdade). Exatamente opostas so as proposies em que se resumem os resultados da crtica: a) O direito penal no defende todos e somente os bens essenciais, nos quais esto igualmente interessados todos os cidados, e quando pune as ofensas aos bens essenciais o faz com intensidade desigual e de modo fragmentrio; b) A lei penal no igual para todos, o status de criminoso distribudo de modo desigual entre os indivduos; c) O grau efetivo de tutela e a distribuio do status de criminoso independente da danosidade social das aes e da gravidade das infraes lei, no sentido de que estas no constituem a varivel principal da reao criminalizante e da sua intensidade. Consequncias da Criminologia Crtica: 1. Falsidade do discurso penal desmascara 2. Comprova a agresso dos direitos humanos em um sistema penal ilegtimo. Simbolismo do Direito Penal: quando so criados crimes por presso poltica o que gera uma falsa sensao de segurana. Exemplo: Lei Carolina Dieckman (12.732); Lei dos Crimes Hediondos (de acordo com a criminologia crtica, esta lei um absurdo); Lei de Crimes Ambientais...

Anda mungkin juga menyukai