Anda di halaman 1dari 20

APOSTILA DE RUGBY

ORUGBYBRASILEIRO

Histria do Rugby no Brasil


-O RUGBY chegou ao BRASIL no sculo retrasado. -Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time
de rugby brasileiro, em So Paulo . -O primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Rugby (Rio de Janeiro), teria sido fundado em 1891.

Charles Miller

ConfederaoBrasileiradeRugby
-Em 1963, foi fundada, a Unio de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o rugby brasileiro. -Em 1972, foi fundada da Associao Brasileira de Rugby, em substituio Unio de Rugby do Brasil. -Em 2010 Confederao Brasileira de Rugby sucessora da Associao Brasileira de Rugby, membro do Comit Olmpico Brasileiro.

PrincipaisCaractersticas
-Tanto as mos quanto os ps podem ser utilizados. -O jogador pode correr com a bola sem qualquer impedimento, observando o jogo limpo. -Os pontos so marcados carregando a bola atravs da linha de pontuao e atravs de chutes ao "H". -A bola s pode ser passada para trs; -Um jogador atacante somente deve participar de uma jogada caso entre em jogo a partir de uma posio anterior ao carregador da bola. -As traves no final do campo (o "H"), so utilizadas somente para marcar a linha do gol (melhor chamada de linha de try), e utilizadas para efetuar os chutes de converso e drop goals. -A maior pontuao do Rugby, o try, feito apoiando a bola em qualquer lugar aps a linha de try e no necessariamente embaixo das traves.

Bolas de Rugby

Campo de Rugby

Pontuao
A-Try - a maior pontuao no jogo de Rugby feita atravessando a linha de try (ou gol) adversria e apoiando a bola na grama. Entenda-se que deve existir um contato entre o cho, a bola e o jogador. Atirar a bola no vale como try. Vale 5 pontos. B-Chute de converso - um direito do time que tiver feito o try, na marcao da linha de 22 metros ou atrs da mesma em relao perpendicular do ponto onde foi feito o try (A). Vale 2 pontos. C-Drop Goal - um chute a qualquer momento durante o jogo onde o jogador quica a bola no cho e chuta em direo s traves (drop kick). Vale 3 pontos. D-Chute de Penalidade - o "penalty kick" efetuado aps uma penalidade observada pelo juiz a critrio do time que fora lesado. Vale 3 pontos.

Defesa no RUGBY
a defesa bsica do jogo. O tackle a ao pela qual o jogador portando a bola derrubado pelo oponente. Quando efetuado devidamente o tackle no oferece perigos de nenhum tipo. proibido e extremamente perigoso efetuar um tackle segurando o oponente na altura do pescoo ou na cabea. Efetuar um tackle s desestabilizando o oponente na altura do tornozelo com a mo ou o p (bando) tambm proibido e penalizado. Tacklear um jogador que no est em posse da bola falta grave. Considera-se jogador tackleado aquele que tiver pelo menos um dos joelhos em contato com o cho. Aps o tackle o jogador deve largar a bola para que outro jogador, da sua ou da equipe adversria, possa continuar com o jogo.

Tackle

Passar a bola para frente


A bsica do jogo correr para frente e passar a bola para trs. Embora chutar seja uma opo do jogo, no importando a direo do chute, a bola oval no se compromete a efetuar o trajeto desejado pelo chutador, graas ao seu formato imprevisvel. Portanto lembre-se: o Rugby joga-se principalmente com as mos. Sendo assim, uma falta passar a bola para frente. Nestes casos a sano costumeiramente a formao de um scrum no local da infrao.

Faltas

Passar a bola de RUGBY

El pase tiene que ir siempre dirigido a la cintura.

Derrubar a bola ao cho Um grande problema do jogo segurar a bola com firmeza, tarefa um tanto difcil aps alguns minutos de jogo, mos suadas e pior ainda se tiver chuva na hora do jogo. Se ao receber a bola o jogador deixar cair ela pra frente, isto considera-se como falta, ocasionando a cobrana de penalidade em favor do time contrrio.

Faltas

scrum Reinicio de jogo


Acontece na disputa pela bola em casos de faltas. normalmente formado por 3 linhas de jogadores, sendo 3 na primeira, 4 na segunda e 1 na terceira, totalizando 8 jogadores. A bola jogada no meio do "tnel" do scrum pelo Scrumhalf do time lesado pela penalidade pela esquerda do seu time. Neste momento um time tenta empurrar o outro at a bola sair entre as pernas dos jogadores e continuar o jogo. A bola no pode sair pelo tnel e a formao no pode cair nem girar mais de 90 sob pena de ter de repetir o scrum ou inclusive inverter a posse da bola a critrio do juiz.

Scrum

Disputa da bola no alto


Acontece em jogo quando um jogador entra em contato com o opositor e segurado, sem largar a bola e sem cair no cho. Nestes casos outros jogadores entram em contato de ambos lados, uns para proteger a posse da bola e os outros para tentar obter a bola. Quando o jogador, ou jogadores no maul caem no cho, o mesmo transforma-se em outra formao chamada de ruck.

Maul

Disputa da bola no cho

Ruck

Acontece para disputar a bola que est parada no cho (possivelmente deixada pelo jogador que foi tackleado) sem que o jogo precise parar. Neste caso, a bola tem de sair sem ser tocada pelas mos como no scrum, com o auxlio dos ps dos jogadores. Aps a bola ter passado pelo ltimo jogador na formao, ela retirada (limpa) por um jogador que coloca a mesma em jogo novamente.

Lateral
A sada de lateral (lineout) ocorre, obviamente, quando a bola sai pela lateral, havendo ainda diversas formaes do lineout dependendo de onde a bola saiu e de onde e por qual motivo ela foi chutada para fora. Nesta formao, o time que coloca a bola dentro do lineout indica quantos jogadores, no mximo, o lineout dever ter de cada lado. A bola tem de ser lanada entre os dois times, em uma formao a no mnimo 5 metros da lateral do campo. Quem no estiver participando do lineout tem de se manter a 10 metros do centro do mesmo. Uma bola lanada que possa privilegiar um dos lados faz o lineout ser formado novamente. Nesta formao ocorre por vezes o chamado "elevador" onde um dos jogadores sustentado no ar por outros dois para conseguir alcanar uma bola que tiver sido lanada mais alta.

Pnalti
decorrncia de uma falta grave. O time beneficiado com a marcao pode cobr-lo de trs maneiras: 1-reiniciando o jogo 2-chutando a bola para fora do campo (com a vantagem da cobrana do lateral) 3-optar por um chute em direo ao "H" que, se convertido rende trs pontos equipe
Deve-se chutar abaicho da bola O chute deve ser na trave H

Impedimento
No jogo de Rugby a bola passada para trs. Portanto bom ficar sempre atrs da bola para estar sempre em posio de recebe-la. Sendo assim, considera-se a bola como sendo a linha de impedimento. Mesmo nas formaes em que a bola estiver sendo disputada, o jogador no poder entrar pelo lado do time contrrio, mas ter de dar a volta pelo lado do seu time para poder continuar jogando.

Posies
N. Nome da posio
1-Pilar esquerdo 2-Hooker 3-Pilar direito 4-Segunda linha (esquerdo) 5-Segunda linha (direito) 6-Asa esquerda 7-Asa direita 8-Nmero 8 9-Scrumhalf 10-Abertura 11-Ponta esquerda 12-Centro interno 13-Centro externo 14-Ponta direita 15-Fullback

Competies
-IRB World Cup Copa do Mundo -Hemisfrio Sul Quatro Naes -Europa Seis Naes -ASIA Cinco Naes -Amrica do Sul Sulamericano -Campeonato Brasileiro -Campeonato Paranaense -Campeonato Paulista -Campeonato Mineiro -Campeonato Gacho -Campeonato Carioca -Copa Centro-Oeste -Copa do Brasil -Nordesto -Liga Sul

Nmeros do Rugby
-Rugby 2 esporte mais praticado no MUNDO. -Jogadores registrados no Brasil: 10.160. -Nmero de pases onde o rugby praticado: 180. -Salrio mdio de um jogador profissional na Austrlia: U$ 138 mil. -A Copa do Mundo de Rugby o 3 maior evento esportivo do planeta. -A Copa de 2007 teve 2,24 milhes de espectadores e 4,2 bilhes de telespectadores. -A Copa 2007 foi transmitida por 250 redes de televiso.

Anda mungkin juga menyukai