Anda di halaman 1dari 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Civil
7 Srie Estruturas de Concreto I
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Joo Carlos dos Santos


Faculdade Anhanguera de Jundia

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Dimensionar vigas retangulares de concreto armado. Dimensionar lajes macias em concreto. Apresentar projeto das armaduras das vigas e lajes em concreto armado. Apresentar lista do volume de ao e concreto a serem consumidos para a execuo das vigas e lajes.

Produo Acadmica

Apresentar plantas das vigas e das lajes; Apresentar os carregamentos das lajes, das vigas e dos pilares; Dimensionar as lajes e vigas considerando concreto com fck de 18 MPa e ao CA50A; Apresentar Relatrio de Clculos; Apresentar projeto de armadura das e vigas em escala 1:50; Lista dos volumes de ao e concreto a serem utilizados na execuo do projeto.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 2 a 3 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Joo Carlos dos Santos

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 3 de 3

cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
Dada as plantas arquitetnicas de uma residncia de dois pavimentos, a seguir, os alunos devero dimensionar as vigas e lajes para a execuo das plantas abaixo. Ao final do desafio os alunos devero apresentar uma pasta contendo todos os itens mencionados na Produo Acadmica desta Atividade. O desafio permite aos alunos a vivncia de um projeto de dimensionamento de vigas e lajes para uma residncia de dois pavimentos. Permite tambm ao aluno aplicar a teoria e desenvolver tcnicas de projetos.

Objetivo do desafio
Dimensionar as vigas e lajes para execuo das plantas abaixo.

Joo Carlos dos Santos

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 4 de 4

Joo Carlos dos Santos

5 6 . 4

A H N I Z O C / A P O C
0 5 , 3

V R E S A E R
0 5 , 3 0 0 , 1 0 0 , 1 5 3 , 2

E B O S

0 0 , 2

O B A V A L
5 1 , 4

5 8 , 2 5 1 , 7

R A T N A J / R A T S E

0 5 , 3

O T N E M I V A P O E R R T

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 5 de 5

Joo Carlos dos Santos

5 6 , 4

5 3 , 2

E T U S O H B
0 5 , 3 5 8 , 2 0 5 , 3

O H B
E C S E D
0 0 , 2 0 5 , 3 5 1 , 1 0 5 , 3

M R O D
0 5 , 3

M R O D
0 5 , 3

O TR NI O ER ME I VP AU PS

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 6 de 6

ETAPA 1 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Elementos Estruturais: vigas, lajes, pilares entre outros. Esta atividade o inicio de um projeto estrutural em concreto armado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Desenhar as plantas do pavimento trreo e superior desconsiderando as portas e janelas, considerando somente as paredes. Colocar as cotas de eixo a eixo, ou seja, cotar as distncias dos centros da espessura de uma parede a outra. Passo 2 (Equipe) Decidir onde dever ter vigas e nome-las, conforme exemplo: Viga 1 indicar como VG1. Nomeando da esquerda para direita e de cima para baixo. Passo 3 (Equipe) Em funo das vigas indicadas, sero obtidas as lajes, que devero ser indicadas da mesma maneira que as vigas. Passo 4 (Equipe) Preparar um relatrio parcial sobre a execuo dos passos anteriores e entregar ao professor na data agendada previamente.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Aes e carregamentos segundo a NBR 6118/03: Aes permanentes, variveis, dinmicas e excepcionais. Esta atividade importante para que a equipe aprenda quais so as cargas atuantes nas lajes e, por consequncia, nas vigas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe)

Joo Carlos dos Santos

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 7 de 7

Utilizar a NBR 6118 para executar os prximos passos. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B1iq01lQfvIZTE4OTFmZGItYzA2OS00MDdiLTgxNzEtNGViYTRiMjQxNjU2&hl=pt_BR&authk ey=CP_rzpoO>. Acesso em 22 nov. de 2010. Passo 2 (Equipe) Verificar o tamanho da laje, sua utilizao e se h paredes apoiadas diretamente sobre essa laje, assim possvel saber se as cargas atuantes e como as mesmas sero transmitidas para as vigas. Passo 3 (Equipe) Apresentar as cargas atuantes sobre as vigas. Esboar os diagramas de Foras Cortantes e de Momentos. Passo 4 (Equipe) Preparar um relatrio parcial sobre a execuo dos passos anteriores e entregar ao professor na data agendada previamente.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Roteiro para clculo e detalhamento da armadura transversal com estribos verticais. Ao trmino desta aula a equipe poder colocar em prtica o conhecimento obtido e poder dimensionar as armaduras das vigas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Seguir os roteiros de clculos apresentados em aula. Sites sugeridos para pesquisa Cisalhamento em Vigas. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B1iq01lQfvIOTRlZDJlYjEtZjYwNC00NGFjLWIzYTItN2I3YzVkZThmOGVm&hl=pt_BR&authke y=CO2eltIF>. Acesso em 22 nov. 2010.

Passo 2 (Equipe) Preparar um relatrio parcial contendo todos os clculos executados e entregar ao professor na data agendada previamente.

Joo Carlos dos Santos

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 8 de 8

ETAPA 4 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Clculo das armaduras de flexo e de cisalhamento. Ao trmino desta aula a equipe ter condies de dimensionar as lajes definidas inicialmente. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1(Equipe) Seguir os roteiros de clculos apresentados em aula. Passo 2 (Equipe) Preparar um relatrio parcial, contendo todos os clculos executados, e entregar ao professor na data agendada previamente. Sites sugeridos para pesquisa Flexo simples. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B1iq01lQfvIMGQ2NWQ3ODktNjExZS00YjQ2LWEzMmEtZTNjYTAxNGJiZTAy&hl=pt_BR &authkey=CLmYnLoE>. Acesso em 22 nov. 2010.

Cisalhamento. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B1iq01lQfvIYWZjZDU4OTctZGEzMC00NzA3LThhNDktZmY4NDRmZjQ3MThl&hl=pt_BR &authkey=CMH03cEC>. Acesso em 22 nov. 2010.

ETAPA 5 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Finalizao do projeto.

Esta atividade a apresentao do projeto que dever ser levado obra para a sua execuo. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1. Apresentar o projeto dos dois pavimentos, um em cada folha, com planta baixa das vigas nomeadas e com os detalhamentos das armaduras das vigas em escala 1:50. Tambm devero ser apresentados os volumes de concreto e de ao a serem utilizados.

Joo Carlos dos Santos

Engenharia Civil - 7 Srie - Estruturas de Concreto I

Pg. 9 de 9

1.1. O projeto dever ser realizado em um software de domnio da equipe ou proposto pelo professor. Passo 2 (Equipe) O mesmo realizado no Passo 1 dever ser realizado para as lajes. Passo 3 (Equipe) Reunir todo material produzido nas Etapas 1 a 4, mais o projeto de pavimentos das vigas e das lajes (passos anteriores desta etapa) e entregar em uma pasta segundo a padronizao mostrada no incio da atividade. Passo 4 (Equipe) Entregar a pasta contendo todas as etapas e o projeto na data agendada previamente pelo professor da disciplina. Bibliografia complementar

NBR 6118, ABTN. Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado. 2003 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Concreto Armado eu te Amo. 2 ed. So Paulo: Edgard Blcher Ltda, 2007, v.2. LEET, Kenneth M.; UANG, Chia-Ming; GILBERT, Anne M.. Fundamentos da Anlise Estrutural. 3 ed. So Paulo: McGraw Hill, 2009. BEER, F. P.; DEWOLF, John T.. Resistncia dos Materiais. 4 ed. So Paulo: McGrawHill,, 2006.

Livro Texto da disciplina:


MOREIRA DA ROCHA, Aderson. Concreto Armado. 1 ed. So Paulo: Nobel, 1986, v.1.

Joo Carlos dos Santos

Anda mungkin juga menyukai