Anda di halaman 1dari 5

6/3/2012

Ecologia de microrganismos
Ecossistema Os

Populao e comunidades microbianas


Populao: o conjunto de indivduos de uma mesma espcie. Comunidade: a biodiversidade do local; o conjunto de todas as populaes que vivem em um local, que o seu hbitat.

componentes biticos, a comunidade e os componentes fsico-qumicos abiticos compem o ecossistema O componente abitico do ecossistema freqentemente referido como ambiente. Habitat: Localizao fsica da espcie

Uma espcie depende da outra Interaes: Simbioses

Populao microbiana
Cada

Nicho ecolgico

ecossistema apresenta uma diversidade de microrganismos distribudos em duas categorias: Autctones ou indgenas (residentes) Aloctones ou no-indgenas (transitrios) O ecossistema pode ser ocupado por organismos especializados metabolicamente que so restritos a um ambiente distinto.

A funo que o organismo apresenta no ecossistema

Cada

espcie/linhagem de um microrganismo apresenta requerimentos nutricionais particulares, potenciais bioqumicos e particularidades estruturais, graus distintos de tolerncia a estresses ambientais.

Determinante da habilidade ou inabilidade de realizar uma funo particular em um ambiente distinto.

Biofilme
Podem

Biofilme
Aparecem em ambientes aquosos, nas interfaces slido-lquido (superfcies imersas), lquido-lquido (petrleo-gua), lquido-ar (superfcie da gua), slido-ar (expostas ao ar). 90% das bactrias, na natureza, encontramse em BIOFILMES Ambientes aquticos, superfcies diversas, corpo humano e ambientes terrestres

modificar o ambiente

Biofilme:

Comunidades microbianas complexas, e dinmicas, envoltas por uma matriz polimrica extracelular, geralmente polissacardica, que se formam seqencialmente e sofrem alteraes ao longo do tempo.
Constituda

por microrganismos, SPE, gua, partculas slidas retidas (argilas, areia, produtos de corroso e partculas orgnicas) provenientes do meio aquoso e substncias dissolvidas e adsorvidas.

6/3/2012

Etapas no desenvolvimento de um biofilme


Etapas no desenvolvimento de um biofilme


Maturao Formao e estruturao de microcolnias : Sntese de exopolissacardeos e Interaes metablicas e genticas
Energia de superfcie do substrato Mudanas fenotpicas Fluxo Fatores fsicos, qumicos e nutricionais

Iniciao

Formao de filme condicionado: adsoro de substncias orgnicas a uma superfcie slida; Associao transiente do organismo com superfcies ou outros organismos EPS (protenas, carboidratos, polissacardeos) Apndices externos filamentosos: Flagelos, Pilus tipo IV, adesinas Associao estvel: adeso firme dos microrganismos superfcie Reduo da motilidade (inibio do gene de flagelina) Sntese de exopolissacardeos

Adeso

Colonizao

Acumulao

Clmax da comunidade

Disperso

Etapas no desenvolvimento de um biofilme

Porque formar biofilmes?

Disperso

1- Expansiva liberao de clulas do interior das microcolnias Morte celular: limitao nutricional, espcies reativas de oxignio, apoptose, lise por fagos Degradao da matriz por liases Restaurao da motilidade 2 Fragmentao foras mecnicas (coliso com partculas suspensas) 3 Superficial migrao do biofilme

Melhores condies de sobrevivncia nos ambientes naturais Proteo contra: flutuaes de pH, concentrao de sais, radiaes UV, fagocitose, desidratao, predadores, biocidas e antimicrobianos; Troca de material gentico

Porque formar biofilmes?

Fatores que afetam a formao do biofilme


Superfcie slida: rugosidade, hidrofobicidade (Teflon, plsticos, ltex, silicone, pedra, argamassa, reboco); Bactria: hidrofobicidade, flagelo, fimbrias, polmero extracelular; Fluido: velocidade de fluxo, pH, fora inica do meio; Presena de materiais particulados Qualidade e concentrao de nutrientes do meio lquido circundante.

Aumento de nutrientes nas interfaces, deposio facilitada pela presena da matriz polimrica; Aproveitamento de nutrientes; Facilidade de desenvolvimento de microconsrcios que permitem o estabelecimento de relaes de simbiose (lquens) bem como a utilizao de substratos de difcil degradao; Capacidade para estabelecer e colonizar nichos ecolgicos.

6/3/2012

Influncia das condies ambientais na formao do biofilme

Influncia da biorreceptividade na colonizao do biofilme


Reboco Pedra

Luz, umidade, temperatura Paredes internas com biofilme verde extensos Parede externa com remendos cobertos com patina escura

Argamassa

Propriedades do material da construo (porosidade, rugosidade da superfcie, qumica). Pedra: maior rugosidade facilita a adeso. Reboco: mais frivel e destaca com o tempo. Superfcies heterogneas resulta em colonizao altamente heterognea.

Biofilmes sub-areos -SAB


Material ptreo e rochas, solos nus : baixa concentrao de

matria orgnica: ambiente oligotrfico.


Os primeiros colonizadores de materiais ptreos: organismos

Representao esquemtica de SAB e suas interaes. A. Os microrganismos esto embebidos no EPS e formam um ecossistema em miniatura incluindo heterotrficos e fototrficos. B. SAB ligao entre a litosfera e a atmosfera. Efeitos observados na interface incluem: 1, interaes entre os organismos; 2- interaes biofilme-atmosfera, 3- interaes substratoatmosfera. - Environmental Microbiology (2007) 9(7), 1613 1631 Funes do EPS: reteno de gua por longos perodos de tempo mantm a viabilidade das clulas.

autotrficos, como as microalgas e as cianobactrias ou liquens Biomassa fototrfica do biofilme: a principal fonte de matria orgnica. Outras fontes de Matria orgnica nesses ambientes: excreta de morcegos e pssaros.
-Depsitos calcrios em algumas clulas cocides (cianobactrias e algas) - Produzem metabolitos cidos -Suportam o crescimento de bactrias heterotrficas produtoras de cidos orgnicos que dissolvem o material ptreo.

Micro-organismos poikilo-tolerantes

Principais microrganismos responsveis por biodeteriorao da pedra: alguns dos seus produtos metabolismo e dos seus efeitos
Microrganismo Bactrias autotrficas Bactrias heterotrficas Produtos de metabolismo cidos inorgnicos cidos orgnicos Efeitos na pedra Dissoluo

Ambientes com condies variveis impe habitantes a longos perodos de estresse - dormncia induzida, que so subitamente interrompidos pela eventual retorno das condies de crescimento permissiva. Organismos com ampla tolerncia a vrios e flutuantes estresses podem estabelecer-se nestas condies: poikilo-tolerantes (resistente a estresses variveis). As caractersticas relevantes dos MCF poikilo-tolerante, incluem: - a capacidade de sobreviver por longos perodos (suspenso do metabolismo - micro-colnias). - a capacidade de formar hifas filamentosas (melanizadas) para penetrar em rochas (mm a cm) - proteger-se dos estresses ambientais. - a capacidade de criar uma camada, semelhante a verniz, formada a partir da impregnao de camadas de matriz extracelular e melanina com minerais.

Fungos

Algas e cianobactrias

Lquens

Dissoluo Formao de patinas, esfoliaes, crostas negras e pulverizao. Alteraes cromticas cidos orgnicos Deteriorao mecnica e qumica Ctrico, oxlico e glucnico Solubilizao de Al, Fe e Mg de granito e de K, Ca, Na e Mg de rochas calcrias. Formao de cristais de sais que precipitam na superficie e nos poros do material: Oxalato pigmentos ou presena do monohidratado de Ca, citrato de Mg, oxalato de miclio Mg Formao de manchas, mais ou menos superficiais, cidos orgnicos ou Reteno de gua favorecendo o crescimento de compostos quelantes seres heterotrficos Dissoluo de minerais (formao de sais solveis com os cidos) Formao de patinas e pelculas de cores diversas cidos orgnicos, sobretudo Deteriorao fsica e qumica cido oxlico Aumento da porosidade alteraes cromticas

6/3/2012

Relevncia dos biofilmes


Benficos: biotecnologia ambiental resulta na deteriorao das superfcies e/ou do meio circundante. Placas dentrias, lentes de contato, prteses e implantes no corpo, sistemas de distribuio de gua potvel, materiais de construo de edifcios e monumentos, membranas de osmose reversa e ultrafiltrao, cascos de navio.
Prejudiciais:

Placas dentrias

Overman, P.R. (2000) Biofilm: a new view of plaque. J. Contemp. Dent. Pract., 1:1-8.

Biofilme em cano de gua metlico

Caractersticas dos biofilmes - Fungos

Estratgias de controle do biofilme

Estratgias de controle do biofilme


Mtodos fsicos Limpeza manual, Choque trmico gua sob presso Limpeza apoiada em produtos qumicos (EDTA, NaOH) Circulao de gua a temperatura elevada e/ou vapor; Radiao UV, raios gama.

Preveno: evitar ou retardar a formao de biofilmes; remover total ou parcialmente os biofilmes estabelecidos bem como suas conseqncias.

Remediao:

Envolve

mtodos fsico, qumico e processual (limpeza mecnica freqente e monitoramento por meio de inspeo visual de sua presena, planejamento).

6/3/2012

Estratgias de controle do biofilme


Mtodos qumicos Substncias qumicas com propriedades: antimicrobianas (mata a clula ou inibe crescimento) tensoativas, quelantes e ou dispersantes: fragilizao da matriz polimrica do biofilme (interaes) dispersando as populaes microbianas e/ou as EPS. Alvos dos biocidas: parede celular, membrana citoplasmtica, DNA, sntese de enzimas.

Exemplos de biocidas oxidantes


Ao primria: oxida constituintes das clulas

Biocidas no-oxidantes
Ao primria: interferem com o metabolismo, desintegra parede celular.

Novas abordagens de controle


Riscos

ambientais dos biocidas Uso de enzimas especficas para hidrlise dos biopolmeros extracelulares (polissacardeos) Bacterifagos (vrus que infectam bactrias, produzem enzimas hidrolticas) Biodispersantes Organismos competidores

Anda mungkin juga menyukai