Anda di halaman 1dari 4

EPIDEMIA DA BELEZA - Gilberto Dimenstein Movidos pela vaidade, pelo menos 130 mil crianas e adolescentes submeteram-se, no ano

passado, a operao plsticas. Essa a estimativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plstica, que, em pesquisa realizada entre seus 4000 associados, detecta o aumento a cada ano de crianas e adolescentes dispostos a entrar na faca para ficar mais bonitos. Qual a extenso desse servilismo esttica? A situao mais grave do que se imagina. Pesquisa quantitativa e qualitativa (conversas em grupo) feita pela MTV sobre o perfil dos jovens brasileiros de 15 a 30 anos de idade, divulgada na quinta-feira, revela uma epidemia de preocupao com a beleza fsica. Em parceria com a Datafolha, a MTV perguntou aos entrevistados, por exemplo, se trocariam 25% de inteligncia pela mesma proporo de beleza. Resultado: 15% foram francos o suficiente para admitir a troca. Nem se preocuparam com o fato bvio de que a beleza fsica passa rapidamente, mas a inteligncia fica. Fiquei me perguntando se os jovens dispostos troca j no teriam um QI no muito elevado. A julgar pela pesquisa, o problema no est no QI. Trata-se de um mal que afeta parta expressiva de uma gerao das classes A, B e C, ou seja, da fatia da sociedade em que se inclui a elite. O principal resultado desse perfil ter detectado at que ponto vai a reverncia exacerbada beleza fsica. Convidados a definir os traos que melhor definem a atual gerao, os entrevistados colocaram em primeiro lugar e bem na frente a vaidade. Depois, aparecem o consumismo, o individualismo e o comodismo.

Por que est ocorrendo essa epidemia da beleza? A resposta bvia e ns, da mdia, somos, em parte, responsveis por isso. H uma supervalorizao da aparncia. Seres anorxicos e fteis, quase inumanos, como Gisele Bndchen, so apresentados como padro de beleza e de sucesso. A mdia, por sua vez, no se limita e fotograf-los, mas frequentemente busca suas opinies sobre os mais diversos temas, de politica a transgnicos. Dissemina-se um culto celebridade, que h lugar ao surgimento de uma espcie de casta da sociedade, a casta dos famosos. E, para ser famoso, no preciso necessariamente fazer algo de relevante basta aparecer. o domnio da fugacidade. A Internet, na sua extraordinria velocidade em tempo real, e a sntese tecnolgica da voracidade do presente, do agora. A pesquisa mostra, de um lado, o narcisismo entre jovens e, de outro, um ceticismo. So as duas faces de uma mesma moeda. Polticos so sempre ruins, independentemente dos partidos. Logo, os governos so iguais. Na opinio de 64% dos entrevistados, o governo Lula est igual ou pior do que o de seu antecessor. O jeito, portanto, o salve-se-quem-puder. Se no existem utopias e toda utopia um pacto com o futuro nem se acredita na poltica, sobra apenas a sada individual. At porque a mensagem predominante a do consumismo como fonte de prazer e de realizao. Vale perguntar se esse imediatismo no um estmulo ao consumo de drogas. As prprias relaes pessoais acabam refletindo esse imediatismo individualista. Ficar significa namorar sem estabelecer nenhum lao emocional laos emocionais implicam compromisso. Vale a pena reproduzir uma considerao dos pesquisadores da empresa Wilma Rocca & Associados, responsvel pela anlise dos dados do levantamento, sobre o tpico fica: O prprio ficar j est derivando seu sentido para algo mais superficial, onde sentimentos, ainda que momentneos, j chegam a estar totalmente ausentes. Servis ao ideal da beleza fsica, pais abrem mo da condio de adultos, como se quisessem prolongar a adolescncia. No querem ser pais de seus filhos, mas amigos. No cobram, no do limites,

no exigem assim como, quando eram adolescentes, no queriam cobranas paternas. O pai muito amigo , porm, um candidato a futuro inimigo do filho. Os filhos j evidenciaram certo desconforto com a ausncia da poro pai e o excesso do lado amigo, observam os pesquisadores. O culot futilidade no s um transtorno individual em que a pessoa passa a viver apenas em funo do superficial e do fugaz mas tambm um transtorno coletivo. Em comparao com o levantamento realizado em 1999, houve uma reduo do nmero de jovens dispostos a realizar trabalhos comunitrios. Explicvel: na lgica do narcisismo, o outro s serve de espelho. Ser que essa onda vai diminuir? Talvez. Registram-se, nas conversas da fase qualitativa da pesquisa, sinais de esgotamento decorrentes dessa multiplicidade de estmulos fugazes, sem laos. Comea-se a perceber que tudo, intenso e imediato, resulta em nada. PS Em meio a essa cultura da futilidade, tendo visto um movimento de resistncia de jovens que, atentos ao que ocorre ao seu redor, esto querendo fazer a diferena. Tenho visto tambm escolas e educadores colocarem na prtica escolar o estmulo colaborao. Esse deveria ser o padro de comportamento, no a exceo, numa comunidade civilizada. Podem me chamar de nostlgico, mas, se ser jovem ficar obcecado pela beleza e vivem em regime alimentar ou achar que se comunicar ficar na frente de um computador, preciso ser velho. Sou dos que acham que um dos bons prazeres da vida ouvir, pessoalmente, sem tela nem terminais, conversa de gente falando das dores, delcias e encantamentos das experincias. Folha de S.Paulo, 8/5/2005. 1) OS SEIS PRIMEIROS PARGRAFOS APRESENTAM AS INFORMAES QUE MOTIVARAM A COMPOSIO DO ARTIGO. a) O 1 pargrafo apresenta as pessoas de quem se fala no texto: crianas e adolescentes. Observe que o artigo tratar desse grupo e, para confirmar essa informao, basta buscar nos 5 pargrafos seguintes as outras expresses usadas para referir-se a ele. Indique-as: b) Para sintetizar o contedo dos seis primeiros pargrafos, vamos buscar informaes relevantes que se referem a esse grupo. Complete o esquema a seguir, com dados do texto. Jovens: crianas e adolescentes 130 mil Dados da Sociedade Pesquisa MTV submeteram-se a Brasileira de Cirurgia operaes plsticas. Plstica O que define essa gerao

Segundo o articulista, qual o problema que esses dados revelam? c) Os pargrafos 8, 9 e 10 apresentam as possveis causas desse problema. Complete o quadro de acordo com as informaes do texto. Causas do problema 2) Valoriza-se apenas o presente. A fim de continuar o desenvolvimento de seu texto, no pargrafo 11 o articulista volta ao resultado da pesquisa feita pela MTV e destaca, alm do narcisismo, o ceticismo do jovem, afirmando serem esses dois elementos faces de uma mesma moeda. Assinale a alternativa correta: Segundo o texto, a atitude ctica dos jovens est relacionada: ( ) ao narcisismo ( ) descrena em todos os polticos ( )ao consumo de drogas ( ) busca por relaes sem compromisso Uma das consequncias desse ceticismo que: ( ) o jovem consome cada vez mais drogas. ( ) o jovem busca ficar cada vez mas bonito, atendendo a um padro irreal de beleza. ( ) o jovem busca se tornar famoso a qualquer preo. ( ) o jovem torna-se individualista. Os pargrafos 11 e 12 permitem perceber uma crtica do articulista a qual comportamento do jovem? ( ) Desccrena na transformao da sociedade por meio da participao poltica. ( ) Crena na transformao social por meio de atitudes individualistas e consumistas. ( ) Busca de realizao no consumo de drogas.

a)

b)

c)

3)

( ) imediatismo, revelado na falta de pacincia com os polticos e com os governos. Complete o esquema a seguir, preenchendo com as informaes relacionadas ao emprego do termo imediatismo e das expresses ligadas a ele:

A ausncia de laos emocionais revela a preocupao apenas com o prazer pessoal e imediato:

1)

REESCREVA AS FRASES ABAIXO, SUBSTITUINDO OS TERMOS DESTACADOS POR PRONOMES ADEQUADOS. FAA AS ALTERAES NECESSRIAS: a) Em parceria com a Datafolha, a MTV perguntou aos entrevistados, por exemplo, se trocariam 25% de inteligncia pela mesma proporo de beleza. b) c) d) Resultado: 15% foram francos o suficiente para admitir a troca. As prprias relaes pessoais acabam refletindo esse imediatismo individualista. Vale a pena reproduzir uma considerao dos pesquisadores da empresa Wilma Rocca & Associados.

e) f)

[...] como se quisessem prolongar a adolescncia. Em comparao com o levantamento realizado em 1999, houve uma reduo do nmero de jovens dispostos a realizar trabalhos comunitrios. A QUE

2)

OS PRONOME S DESTACADOS NAS FRASE S ABAIXO, REFEREM-SE PALAVRAS OU EXPRESSES DO TEXTO? a) A mdia, por sua vez, no se limita e fotograf-los,[...] (8 pargrafo) b) Esse deveria ser o padro de comportamento [...] (17 pargrafo)

3) a) b) c) 4) a) b) c) d)

DESTAQUE OS PRONOMES RELATIVOS DAS FRASES ABAIXO, INDICANDO O TERMO AO QUAL SE REFEREM: Trata-se de um mal que afeta parte excessiva de uma gerao das classes A, B e C [...] Convidados a definir os traos que melhor definem a atual gerao [...] O prprio ficar j est derivando seu sentido para algo mais superficial, onde sentimentos, ainda que momentneos, j chegam a estar totalmente ausentes. UNA OS PERODOS A SEGUIR EM UMA NICA ORAO, UTILIZANDO O PRONOME RELATIVO ADEQUADO. Eu vi o rapaz. O rapaz era seu amigo. Ns assistimos ao filme. Vocs perderam o filme. O gerente precisa dos documentos. O assessor encontrou os documentos. Antipatizei com o rapaz. Voc conhece a namorada do rapaz.

Anda mungkin juga menyukai