Anda di halaman 1dari 5

L I T E R AT U R A

Outros significados
Na lngua portuguesa, o termo drama tambm faz referncia a situaes problemticas, comoventes, de conflito (Vivemos um drama quando papai perdeu o emprego.). Pode, ainda, ser de uso mais coloquial para indicar o comportamento exagerado de algum (Ela adora fazer drama!).

O gnero dramtico
Aristteles observa, na Potica, que o termo drama (do grego drn: agir) faz referncia ao fato de, nesses textos, as pessoas serem representadas em ao. Ao identificar o drama como um dos gneros literrios, Aristteles considerou uma caracterstica importante desses textos: eram feitos para ser representados, dramatizados.

Tome nota
Textos dramticos so aqueles em que a voz narrativa est entregue s personagens, que contam a histria por meio de dilogos e monlogos.

Origens do gnero dramtico


Em diversas sociedades primitivas era comum a realizao de danas ritualsticas. Acreditava-se que a dana teria o poder de alterar algumas condies necessrias sobrevivncia e ao bem-estar das pessoas. Como os participantes representavam diferentes papis, h quem reconhea nessa atividade o germe da encenao teatral que define o gnero dramtico. Outra explicao para a origem do drama seriam os festivais anuais realizados, na Grcia Antiga, em honra ao deus Dionsio (ou Baco, para os romanos). Nesses festivais, bebia-se e cantava-se para louvar o deus. A embriaguez era vista como um estado que facilitava a entrada dos participantes em outra dimenso. No incio, havia apenas um coro que entoava os hinos, chamados ditirambos, que narravam passagens da vida de Dionsio. Depois, esse coro foi dividido em perguntas e respostas coordenadas por um corifeu (o regente ou diretor do coro). Mais tarde, surgiu o hypokrits, o ator protagonista, simbolizado por Tspis, um poeta grego. Nascia, assim, a tragdia. A representao do ator protagonista provocava sentimentos no coro, que, nesse momento, transformava-se em platia, porque avaliava o comportamento do protagonista. Cantando, o coro respondia a ele, para concordar ou discordar de suas aes. Essa explicao para a origem do gnero dramtico destaca dois elementos que, at hoje, so essenciais para esse tipo de texto: a importncia do pblico e a possibilidade de desencadear emoes por meio da representao.
ROSA GAUDITANO/STUDIO R Editora Moderna - Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Ritual xavante Wanaridob, aldeia Pimentel Barbosa, municpio de Canarana, MT, 1992.

Mudana de sentido
Em grego, o termo hypokrits fazia referncia ao intrprete de um sonho, de uma viso, e designava tambm um adivinho, um profeta, um ator. Hoje, por uma expanso do sentido original, o adjetivo hipcrita caracteriza o comportamento falso, dissimulado de uma pessoa.

O gnero dramtico na Grcia Antiga


O gnero dramtico, na Grcia Antiga, desenvolveu-se por meio de duas modalidades: a tragdia e a comdia.

52

CAPTULO 4

L I T E R AT U R A

Tragdia
transgresso da ordem social ou familiar personagens nobres (deuses ou semideuses) movidas pelas paixes temas srios

A tragdia

Se achar conveniente, comentar com os alunos que tragdias modernas, como Gota dgua e Orfeu no pas do carnaval, retomaram os temas das tragdias clssicas, mas sem a pompa que as caracterizava. Um exemplo disso est na presena de personagens do povo, em vez de personagens nobres.

No incio, drama e tragdia eram praticamente sinnimos e faziam referncia a uma encenao que apresentava aes humanas que simbolizavam a transgresso da ordem no contexto familiar ou social. O elemento trgico por definio era a paixo (pathos), que levava os seres humanos a portarem-se de modo violento e irracional e, dessa forma, ignorarem as leis humanas ou divinas que organizavam a vida. Aristteles estabelece, na Potica, que as tragdias desenvolvem certos temas, como as paixes humanas e os conflitos por elas desencadeados, e apresentam personagens nobres e hericas (deuses, semideuses ou membros da aristocracia). Tambm esclarece que o objetivo da encenao de uma tragdia desencadear, no pblico, terror ou piedade. A purificao de sentimentos da platia, provocada por essa experincia esttica, recebeu o nome de catarse.

S. L. MATTON BILD/CID

Tome nota
A tragdia, portanto, pode ser definida como uma pea teatral na qual figuram personagens nobres e que procura, por meio da ao dramtica, levar a platia a um estado de grande tenso emocional. Geralmente, as peas trgicas terminam com um acontecimento funesto.

Editora Moderna - Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Os conflitos encenados nas tragdias quase sempre tratavam de questes acerca da honra e do poder. Leia, como exemplo, um trecho da Media, de Eurpides. Escrita em 431 a.C., Media apresenta o drama vivido por uma mulher que comete as maiores loucuras por amor. A cena que voc vai ler nos mostra o momento em que, depois de abandonada, Media se d conta do quanto errou ao depositar sua confiana no corao traioeiro de Jaso.

Paixo e dio
Media, apaixonada por Jaso, lder dos argonautas, usa seus poderes de feiticeira para ajudlo a conquistar o velocino de ouro, que pertencia a seu pai, o rei de Clquida. Aps trair sua famlia e sua ptria, Media foge com Jaso, com quem tem dois filhos. Anos depois, em troca de poder, Jaso decide abandon-la para se casar com a filha de Creonte, rei de Corinto. A vingana de Media terrvel: alm de fazer com que Creonte e a filha morram queimados, ela mata os prprios filhos e amaldioa Jaso, para em seguida fugir. Vrios dramaturgos escreveram peas sobre a histria trgica dessa personagem, dentre eles, squilo, Ovdio, Sneca e Corneille.
Representao de Jaso com o velocino de ouro num vaso grego, sem data.
METROPOLITAN, NOVA IORQUE

[...] Idos so os tempos de respeito aos juramentos. A honra desapareceu da nobre Hlade. No se encontra mais em toda a vastido da nossa terra; voou alm dos cus. No tens mais espao na casa de teus pais, pobre de ti; era teu porto, o teu abrigo seguro para as tempestades da existncia. E aqui teu leito foi ocupado por outra mais ditosa, teu lar tem outra rainha. (Entra Jaso)

Jos Mayer contracenando com Renata Sorrah na pea Media. Direo de Bia Lessa, Rio de Janeiro, abr. 2005.

JASO No a primeira vez que noto, muitas vezes notei, a desgraa que um temperamento exacerbado. Por exemplo, agora, bem poderias permanecer neste pas e nesta casa, se soubesses obedecer vontade dos que te so superiores. Quem te expulsa de Corinto no somos ns, at condescendentes. So tuas palavras insensatas. A mim essas palavras no me dizem nada. Pode continuar apregoando ao mundo que Jaso o mais vil dos homens. Mas, depois do que gritas contra o soberano, o banimento at uma punio bastante generosa. [...]
Literatura gnero (II): o dramtico 53

CAMILA MAIA/AG. O GLOBO

CORO

L I T E R AT U R A Hlade: Grcia.
Exacerbado: exagerado. Magnanimidade: generosidade, bondade.

A influncia do teatro na educao grega


A importncia do teatro na educao de um grego era to grande, que, em Atenas, o comrcio chegava a ser suspenso durante os festivais dramticos. As mulheres, geralmente excludas de muitos acontecimentos pblicos, eram bem recebidas no teatro. Essa importncia explicada pela funo pedaggica que as peas deveriam cumprir: fazer com que, atravs das fortes emoes experimentadas, o pblico refletisse sobre as paixes e os vcios humanos. Assim, alm de sair do teatro purificada pela catarse, a platia tambm aprenderia algo sobre o comportamento humano ao observar a ao das personagens.
AGE FOTOSTOCK - KEYSTONE

EURPEDES. Media. Traduo: Millr Fernandes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. p. 32-35. (Fragmentos).

A cena introduzida pelo coro que anuncia: Idos so os tempos de respeito aos juramentos. A honra desapareceu da nobre Hlade. Com essa fala, aponta a transgresso da ordem familiar e social, caracterstica que faz parte da definio de tragdia. Sem poder retornar para a casa dos pais, Media no tem para onde ir. Resta a essa mulher, consumida pelo dio, apenas o desejo de vingar-se. Mais uma vez, o pblico advertido sobre a insensatez de se deixar levar pelas paixes (H algo terrvel e incurvel, acima de qualquer compreenso mortal, no dio que nasce entre prximos e amados.).

A comdia
A origem da comdia a mesma da tragdia: os festivais realizados em honra a Dionsio. Alguns dos festejos ocorriam durante a primavera e costumavam apresentar um cortejo de mascarados. Esses cortejos recebiam o nome de komos e deles deriva o nome comdia (komoida: komos, procisso jocosa + oid, canto). A p ou em carros, eles percorriam os campos danando, cantando e recitando poemas jocosos em que satirizavam personalidades e acontecimentos da vida pblica.

Teatro de Dionsio em Atenas, Grcia.

54

CAPTULO 4

Editora Moderna - Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

MEDIA (Soberba) A nica expresso que minha lngua encontra para definir teu carter, tua falta de virilidade, o mais baixo dos canalhas. Vieste a mim, ests aqui, para qu, tu, ser odiado pelos deuses, odiado por mim e por toda a humanidade? No prova de coragem nem de magnanimidade olhar na cara os ex-amigos, na esperana de que esqueam todo o mal que lhes fizeste. A isso se chama cinismo, e vem com as piores doenas do carter humano a falta de pudor, a ausncia de vergonha. [...] Abandonei pai e ptria e vim contigo para Iolco; meu amor era maior que a minha prudncia. Depois provoquei a morte de Plias do modo mais terrvel: nas mos das prprias filhas. E assim te livrei de todos os temores. Tudo isso eu fiz por ti, e, vil traidor, procuraste uma nova esposa, embora j tivssemos procriado dois filhos. Se eu no houvesse te dado descendncia, teria perdoado tua busca de um novo leito. J morreu em mim h muito tempo toda e qualquer confiana em tuas juras. [...] Cus, a que corao traioeiro confiei minha esperana. [...] CORIFEU H algo terrvel e incurvel, acima de qualquer compreenso mortal, no dio que nasce entre prximos e amados.

L I T E R AT U R A
Quando Esparta derrotou Atenas na Guerra do Peloponeso, a democracia chegou ao fim, comprometendo a liberdade de expresso dos autores de textos cmicos. As comdias, ento, abandonaram a crtica poltica e passaram a satirizar comportamentos e costumes das pessoas comuns. Assim, enquanto a tragdia desenvolve temas srios, apoiados na ao mitolgica, e as personagens so deuses e semideuses, a comdia se caracteriza por sua leveza e alegria, aborda episdios cotidianos e as personagens so seres humanos e reais.

Comdia
aborda fatos do cotidiano temas alegres, leves personagens humanos, reais

O gnero dramtico na Idade Mdia


Devido forte influncia da religio catlica, as peas de teatro medieval passaram a enfocar cenas bblicas e episdios da vida de santos. Duas modalidades dramticas tornaram-se bastante populares nesse perodo: o auto e a farsa. O auto uma pea curta, em geral de cunho religioso. As personagens representavam conceitos abstratos, como a bondade, a virtude, a hipocrisia, o pecado, a gula, a luxria. Isso fazia com que os autos tivessem um contedo fortemente simblico e, muitas vezes, moralizante. A farsa era tambm uma pequena pea, s que seu contedo envolvia situaes ridculas ou grotescas. Tinha como objetivo a crtica aos costumes. O fim da Idade Mdia traz, para o teatro, um perodo de intensa atividade. A Itlia v nascer, no sculo XVI, a commedia dellarte, gnero que procurava resgatar as tradies da comdia clssica. Na Inglaterra, nesse mesmo perodo, o dramaturgo William Shakespeare escreve inmeras peas, entre tragdias e comdias, que se transformam em clssicos do teatro universal. De l para c, o gnero dramtico continua oferecendo elementos para a representao da ampla gama de emoes do ser humano.

Editora Moderna - Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

BIBLIOTECA NACIONAL DA ESPANHA, MADRI/CID

Um trabalho em equipe
Figurino do personagem Arlequim, da Commedia dellarte, gravura da obra de Alfredo Marquerie, com mesmo ttulo, de 1577.

A atualidade de Shakespeare
A vitalidade dramtica das peas de Shakespeare continua presente nas muitas encenaes e adaptaes que so feitas nos palcos do mundo todo e nas verses para o cinema. Tanto tragdias como Hamlet, Otelo, Romeu e Julieta, quanto comdias, como Sonho de uma noite de vero, A megera domada, ainda desafiam diretores e encantam as mais diferentes platias.

Uma apresentao teatral o produto de um esforo coletivo. Os atores so responsveis pela representao de um papel construdo por um dramaturgo. Em sua interpretao, fazem uso de diferentes recursos: o figurino, que caracteriza a personagem; gestos, expresses corporais, expresses faciais (ajudadas pelo uso da maquiagem) e mmica, que do sua fisionomia a aparncia adequada ao papel a ser representado. Alm disso, o tom de voz, as pausas, gritos e onomatopias tambm so recursos utilizados na interpretao do texto. Tudo transformado em linguagem. O diretor o responsvel por orientar o trabalho dos atores: detalhes da interpretao do texto, gestos e expresses que melhor caracterizaro as personagens, posicionamento de cena. O diretor tambm coordena o trabalho dos tcnicos, que cuidam da preparao dos cenrios, da iluminao, dos figurinos, da msica, etc. Assim, sob a orientao do diretor, os vrios elementos de uma encenao ganham unidade. O interessante que essa funo, to importante para as encenaes teatrais, s surgiu no final do sculo XVIII.
O diretor Felipe Hirsch (silhueta de costas) orienta atores durante ensaio para a pea Avenida Dropsie, texto de Will Eisner, So Paulo, 23 fev. 2005.

Literatura gnero (II): o dramtico

55

JOO CALDAS

L I T E R AT U R A

Um retrato da aristocracia francesa


PHILIP DE BAY/CORBIS - STOCK PHOTOS

As limitaes dos gneros literrios


Os textos apresentados, neste captulo e no anterior, ilustram bem a definio dos gneros pico/narrativo, lrico e dramtico, por apresentarem caractersticas tpicas dos gneros que representam. Mas ser que todos os textos literrios j escritos cabem em um desses trs gneros? Leia um trecho de As ligaes perigosas, do francs Choderlos de Laclos, publicado em 1782, pouco antes de eclodir a Revoluo Francesa.

Carta IV
Editora Moderna - Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Nobre casal francs representado em gravura do sculo XVIII.

Do visconde De Valmont marquesa De Merteuil, em Paris


[...] Depositria de todos os segredos de meu corao, quero confiar-vos o maior projeto que um conquistador haja podido conceber. [...] Conheceis a presidenta De Tourvel, sua devoo, seu amor conjugal, seus princpios austeros. Eis o que ataco, eis o inimigo digno de mim, eis a meta que pretendo atingir [...]. [...] O presidente, cumpre que o saibais, est na Borgonha por motivo de uma grande causa (espero faz-lo perder outra mais importante). Sua inconsolvel metade dever permanecer aqui durante todo o tempo dessa aflitiva viuvez. [...] [...] S tenho uma idia; penso nela durante o dia, sonho com ela noite. Tenho necessidade de possuir essa mulher para redimir-me do ridculo de estar enamorado dela. [...] Do Castelo de . . ., neste 5 de agosto de 17**.

As ligaes perigosas so, nas palavras do seu autor, uma coletnea que contm as cartas de toda uma camada social. A obra apresenta um retrato dos membros da aristocracia que, em poucos anos, ser destituda do poder pela Revoluo Francesa. Nesse romance epistolar, Laclos simbolizou o mundo que morria atravs das personagens da marquesa De Merteuil e do visconde De Valmont, ao mesmo tempo que anunciou, atravs da personagem Danceny e da presidenta de Tourvel, os novos ideais romnticos sinceridade, honestidade de carter e de sentimentos que chegavam ao poder juntamente com a burguesia.

Carta V
Da marquesa De Merteuil ao visconde De Valmont
Sabeis, visconde, que vossa carta de uma insolncia rara e que eu bem poderia ter-me zangado? Mas ela provou-me claramente que tnheis perdido a cabea, e somente isso vos salvou de minha indignao. Amiga generosa e sensvel, esqueo a injria para me ocupar to-somente de vosso perigo, e, por aborrecido que seja chamar algum razo, cedo necessidade que tendes disso neste momento. Vs, possuirdes a presidenta De Tourvel! Mas que capricho ridculo! Reconheo nisso vossa teimosia, que s sabe desejar o que acredita no poder obter. Que , afinal, essa mulher? Traos regulares, concordo, mas nenhuma expresso; passavelmente bem-feita, mas sem graa; sempre ridiculamente vestida, com seus punhados de fichus sobre o colo e um busto que sobe at o queixo! Digo-vos como amiga: no seria preciso duas mulheres como essa para perderdes toda a vossa reputao. [...] Vamos, visconde, envergonhaivos e recobrai a razo. Prometo-vos guardar segredo. [...] Paris, neste 7 de agosto de 17**.

Fichus: tecidos leves, de formato

triangular, com o qual as mulheres cobriam os ombros.

56

CAPTULO 4

Anda mungkin juga menyukai