Anda di halaman 1dari 14

SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS COM ELETRICIDADE N R 10

MDULO III - PREVENO E COMBATE A INCNDIOS

1. APRESENTAO Este trabalho tem por objetivo auxiliar as empresas a organizarem sua proteo contra incndio, treinando seus funcionrios para uma ao pronta e correta. E dedicado queles que se enterneam pelo digno trabalho de preveno e combate a incndios, cuja finalidade a proteo do patrimnio e, principalmente, de vidas, evitando-se catstrofes, perdas, muitas irreparveis. Sua forma de apresentao, prtica e objetiva, recomenda a sua utilizao nos treinamentos em combate a incndios, almejando o bom rendimento desejvel aos participantes.

2. FOGO

Desde a antiguidade, o fogo vem sendo um auxiliar inestimvel ao homem. Quando o homem primitivo conseguiu o controle sobre as chamas, iniciou-se um processo de desenvolvimento que se prolonga e se moderniza em nossos dias. O calor produzido pelo fogo quer para conforto na lareira ou como fora violenta de um alto forno, capaz de fundir o mais duro dos metais, sempre est presente na vida do homem, principalmente nos nossos dias. O fogo, que tanto tem contribudo para o desenvolvimento da humanidade, quando fora de controle, transforma-se no mais cruel dos inimigos, ceifando vidas e causando prejuzos incalculveis. Quando isso acontece - o que chamamos de incndio devemos estar preparados para combat-lo de modo rpido e eficiente. FOGO: Embora nos seja to familiar, definir o fogo no to simples como parece. Chamamos fogo, materiais combustveis que se transformam e combinam-se com oxignio contido no ar, produzindo calor e chamas. TRINGULO DO FOGO Trs fatores so necessrios para que se inicie ou haja fogo. So eles: 1 - COMBUSTVEL: tudo que se queima. Ex: Madeira, tecidos, gasolina. 2 - OXIGNIO: Presente no ar que respiramos. 3 - CALOR: O suficiente para levar um material a sua temperatura de combusto.

OXIGNIO

COMBUSTVEL

CALOR

O fsforo ilustra bem o processo: o fsforo contido na ponta do palito o combustvel envolvido pelo oxignio do ar. Junta se o calor ao mesmo, quando esfregamos o fsforo na lixa da caixa, A frico lev-o a sua temperatura de combusto, dai surgindo o fogo. 3. FULGOR - COMBUSTO IGNIO Ponto de fulgor: a temperatura mnima em que um corpo desprende gases que se queimam em contato com uma fonte externa de calor, no havendo durao prolongada na sua queima, por no serem os gases em quantidades suficientes.

Ponto de combusto: a temperatura atravs da qual um corpo emite gases em quantidade suficiente, para que haja chama permanente, quando houver contato com uma fonte externa de calor. Ponto de ignio: a temperatura atravs da qual os gases desprendidos por um corpo entram em combusto sem auxilio de fonte de calor. Somente a presena de oxignio e suficiente. 4. TRANSMISSO DE CALOR til conhecer os processos de transmisso de calor porque so esses que propagam os incndios ou so responsveis pelos mesmos. CONDUO - a transmisso de calor feita por aquecimentos progressivos, principalmente nos corpos slidos. Os lquidos so em geral maus condutores. CONVECO - a transmisso de calor por meio de correntes circulatrias originadas da fonte. IRRADIAO - a transmisso de calor por raios, sem o auxilio de substncia material. A sensao de calor produzida por uma lmpada eltrica acesa um caso tpico de propagao de calor por irradiao. 5. MEIOS PARA EXTINO DO FOGO Conhecido o tringulo do fogo, possvel concluir que, para extingui-lo, basta eliminar um dos elementos essenciais a sua existncia. Os processos para extino do fogo, com a eliminao de um de seus componentes, so: 1. RESFRIAMENTO: Consiste na retirada de calor do material incendiado, at que fique abaixo de seu ponto de ignio. O agente mais usado a gua, fcil de encontrar, sendo tambm o mais econmico, alm de ser o elemento com maior capacidade de absorver o calor. Ex: Apagar uma fogueira com gua. 2. ABAFAMENTO: Consiste em diminuir ou isolar o oxignio interrompendo o tringulo do fogo. Ex: Colocar um copo sobre uma vela acesa. 3. CORTE OU REMOO DO SUPRIMENTO COMBUSTVEL: Como exemplo, temos o fechamento da vlvula de um tambor de gs. 6. CLASSIFICAO DE INCNDIOS Em princpio de incndio, temos que observar e determinar a sua classe. Os incndios so classificados em A, B, C e D. CLASSE A: So considerados classe A os incndios em papis, madeira, tecidos e outros materiais que deixam cinzas depois de queimados. A extino se d por resfriamento: eliminao ou reduo do calor normalmente com gua ou espuma. CLASSE B: Fogo em lquidos inflamveis como gasolina, leos, tintas, graxas, etc. A extino se d por abafamento: isolamento entre o combustvel e o oxignio. O agente extintor cobre a superfcie inflamada com uma camada que isola o oxignio do ar, abafando o fogo. CLASSE C: o fogo em aparelhos eltricos ou em instalaes com passagem de corrente eltrica. A extino se d por abafamento como na classe B. Retirada ou isolada a corrente eltrica, os incndios de classe C passam a ser incndios semelhantes aos da classe A.

CLASSE D: o fogo em metais pirofricos tais como: magnsio, alumnio em p, zinco, zircnio, sdio, potssio e outros. A extino se d por abafamento ou ao qumica. 7. AGENTES EXTINTORES Por agentes extintores entendem-se certas substncias (slidas, lquidas ou gasosas), que so utilizadas na extino de um incndio, quer abafando-o, resfriando-o ou ainda, utilizando conjuntamente esses dois processos. Os agentes extintores devem ser classificados conforme a classe do incndio, pois, em alguns casos, srias conseqncias podem ocorrer, quando empregados inadequadamente. Principais agentes extintores: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. gua: jato pleno (compacto: chuveiro; neblina; vapor). Areia: (sea). Gases inertes: C. nitrognio, etc. Lquidos volteis: tetracloreto de carbono, clorobromometrano, brometo de metila. Espuma: qumica e mecnica. Ps-qumicos: talco, sulfato de alumnio, grafite, bicarbonato de sdio. Lquidos umectantes

APARELHOS EXTINTORES Os aparelhos extintores so de variados tipos, tamanhos, modelos e processos de funcionamento. Quando ao tipo, os aparelhos extintores mais usados so: gua pressurizada (gs); carga lquida (Cl); espuma (Es); gs carbnico (CO2); p qumico seco (Pqs). Quanto ao tamanho, os extintores podem ser: portteis (at 10 litros para: espuma, carga lquida e gua pressurizada), (at seis kilos para CO2; at 10 kilos para p qumico); e rebocveis (carretas), para tamanhos maiores. Quanto ao modelo, o extintor varia muito, conforme a procedncia (nacional ou importado) e conforme o fabricante. Quanto ao processo de funcionamento, os extintores so geralmente de duas espcies: inverso e de vlvula. 1. Inverso: Os extintores de inverso so os de espuma e carga lquida. 2. Vlvula: Os extintores de vlvulas so os de gs carbnico, p qumico seco e gua pressurizada. As vlvulas so encontradas nos mais vrios tipos e modelos. Os extintores ainda diferem em: pressurizados e no pressurizados. O pressurizado tem, no seu interior, a presso necessria ao seu funcionamento. Os no pressurizados so aqueles que tm necessidade de serem dotados de um recipiente anexo, contendo um gs inerte, a fim de promover a expulso de sua carga liquida, os quais tm presso desenvolvida pela prpria reao qumica das substncias que integram suas cargas. O aparelho tem seu uso aplicado s classes de incndio, de acordo com os agentes extintores de suas cargas. EXTINTORES DE ESPUMA

O extintor de espuma prprio para incndios de classe A e classe B, no podendo ser usado nos da classe C. O mais comum extintor de espuma, usualmente com capacidade para 10 litros, contm uma soluo de bicarbonato de sdio em gua, um agente estabilizador de espuma, dentro do reservatrio interno menor. Quando o extintor invertido, os lquidos misturam-se e formam uma soluo espumosa com dixido de carbono (CO2), encerrando em bolhas resistentes e durveis. Um extintor de espuma de 10 litros, convenientemente carregado, descarregara 70 a 75 litros de espuma. O alcance de aproximadamente 9 a 12 m, com o tempo de descarga de cerca de 1 minuto. Os tipos mais usuais de extintor de espuma so os de 10 litros, 75 litros e 150 litros. Os modelos existentes so mais ou menos padronizados. A carga do extintor de espuma de 10 litros dividida em duas cmaras. A cmara metlica externa tem capacidade para 8 litros de gua, 600g de bicarbonato de sdio e mais 70g de alcauz ou outro agente estabilizador. A cmara interna tem capacidade para 1 litro e meio de gua, mais 800g de sulfato de alumnio. Invertendo-se o aparelho, esses componentes reagem entre si, resultando gs carbnico que, ao formar, d origem s bolhas, sendo que o sulfato de sdio, que nenhuma ao tem sobre o fogo. A espuma recomendada para incndios em combustveis comuns (classe A), onde a ao de cobertura e resfriamento importante, e para incndios em lquidos inflamveis (classe B), onde as labaredas so acessveis. Uma cobertura de espuma abafou deve ser colocada sobre a superfcie em chamas. A espuma no tem ao sobre fogos em lcool, thiner, acetona e teres. Esse extintor de espuma, recarregado anualmente, testado por pessoas habilitadas, a cada cinco anos, e sempre que apresentar deformao. Deve ser colocado na parede, a uma altura de, no mximo, 1.80m do solo (a tampa), em local de fcil acesso e protegido contra avarias.

CUIDADO A SER OBSERVADOS COM EXTINTORES TIPO ESPUMA 1. No deixar o bico entupido. Ao retirar a tampa, manter o rosto afastado, protegido, procurando certificar-se de que o bico est desimpedido. 2. No invert-lo, a no ser para uso. 3. No us-lo em eletricidade. 4. No jogar espuma diretamente sobre o lquido em chamas, pois poder ainda espalhar mais fogo.

5. Ao aplicar o extintor, se possvel, d as costas ao vento. A espuma deixa resduos que devem ser limpos aps o incndio, pois contaminaria solues qumicas. A rea de extino de um extintor de espuma de 10 litros (E), de 2m2 (dois metros quadrados). MODO DE USAR O EXTINTOR DE ESPUMA 1. 2. 3. 4. Retirar o aparelho com cuidado e lev-lo at as proximidades do fogo. Inverter o aparelho. Dirigir o jato contra a base do fogo, em caso de materiais slidos. Dirigir o jato contra as bordas ou peas salientes, em caso de lquidos.

EXTINTOR DE P QUMICO SECO Extintor de P ou PQS, para maior facilidade de estudo e reconhecimento. A carga desse extintor constitui-se, quase que exclusivamente de bicarbonato de sdio, o qual tratado, a fim de circular livremente mo interior do aparelho. A principal ao do p, no fogo, fazer, sobre a superfcie em chamas, uma nuvem de p para isolar o oxignio. Alm desta ao de p no estado normal, ainda h a produo do CO2 e vapor dgua em conseqncia da queima do bicarbonato, que auxiliam no abafamento. A ao do extintor de p demonstra mais eficincia que o CO2, pois sendo slida, a nuvem cai e tem ao de permanncia, pois o fogo, antes de tornar a avivar, tem de queimar o bicarbonato. TIPOS DE EXTINTORES DE P QUIMICO SECO a) Presso injetada: Constitui-se de duas camadas: 1 - para o p, testada a presso de 500 libras por polegada quadrada e outra menor, CO2 ou nitrognio, com vlvula de abrir e fechar. O CO2 ou nitrognio, comprime o p a cerca de 250 libras por polegada quadrada. Consta ainda de um tubo flexvel da sada com esguicho, com vlvula gatilho, que permite descargas intermitentes. b) Pressurizado: Consta de uma nica pea, onde o p pressurizado com CO2 ou nitrognio, tendo um manmetro para controle da presso interna. O extintor de p empregado para incndios em lquidos inflamveis e para incndios em equipamentos eltricos. Tambm para fogos superficiais, desde que haja disposio um extintor que atue por resfriamento que auxilie a extino do material, em combusto lenta e braseiros. Os extintores de p so recomendados para incndios em metais, assim como: magnsio, p de alumnio, zinco, zircnio, sdio ou potssio. Neste caso, o p deve ser especial.

MODO DE USAR O APARELHO EXTINTOR DE P QUMICO Aparelho pressurizado No caso de aparelhos que j forem providos de pressurizao, proceder da seguinte forma: 1. 2. 3. 4. Retirar o pino de segurana. Retirar a mangueira do suporte, segurando o difusor. Aponte Para o fogo. Apertar o gatilho da vlvula.

Aparelho Pressurizvel 1. 2. 3. 4. 5. Retirar o aparelho do suporte. Lev-lo o mais prximo possvel do fogo. Retirar a mangueira do suporte, segurando pela pistola. Abrir o pressurizador lateral. Apertar o gatilho, dirigindo o jato para o fogo.

EXTINTOR DE GS CARBNICO O CO2 atua como agente extintor por abafamento. A rpida expanso do CO2 comprimido, baixa a temperatura, parte do gs solidificado em partculas (gelo seco). O efeito do gs o abafamento pela excluso do oxignio. O CO2 e gs incolor e no venenoso, quando inalado em grande quantidade, pode sufocar. O CO2 no condutor de eletricidade. contra-indicado para o fogo de classe A, age somente, sobre a chama e quase nulo seu poder de penetrao. No eficiente em fogo de madeira, tecido, etc. Bom para o combate ao fogo de classe B, abafa a superfcie inflamada e exerce ao mesmo tempo o poder de resfriamento, contribuindo para a extino das chamas.

Deve ser evitado o jato em qualquer parte do corpo, pois poder provocar queimaduras. E indicado para combate ao fogo de classe C, pois alem de abafar o fogo e no ser condutor de eletricidade, no danifica os equipamentos com os quais no tem contato. Principais partes do extintor de CO2: 1. Cilindro de ao. 2. Gatilho de ao rpida (jato intermitente). 3. Esguicho difusor de forma cnica, que nos modelos pequenos ligado diretamente vlvula.

4. Mangueira flexvel de alta presso, que nos modelos grandes liga a vlvula ao difusor. 5. Pino de segurana. 6. Vlvula de segurana.

Os extintores de CO2 no precisam ser recarregados periodicamente, porm, no mnimo a cada seis meses, dever ser verificado o peso do seu gs. Caso este peso tenha cado cerca de 10%, o aparelho dever ser recarregado imediatamente. Os extintores de CO2 devem ser recarregados por pessoal habilitado, que possua equipamento necessrio, o que evitar danos aos aparelhos, pelo uso de ferramentas no adequadas. Os cilindros devero ser submetidos a testes de segurana, no mnimo, a cada cinco anos. CUIDADOS A SEREM TOMADOS COM O EXTINTOR DE CO2 1. No conserv-lo em locais de elevada temperatura, acima de 40 C. 2. No us-lo em incndios de ps metlicos e metais alcalinos. 3. No us-lo em incndios de materiais comuns onde possa se verificar uma combusto lenta, com brasas. 4. No permanecer em local inundado de CO2, pois apesar de no ser txico, sufocante. 5. No usar o CO2 em superfcies frgeis e superaquecidas, pois a diferena brusca de temperatura provocar rupturas no material. MODO DE USAR O CO2 1. 2. 3. 4. 5. 6. Retir-lo do suporte da parede. Conduzi-lo pelo punho at a proximidade do fogo. Retirar o pino de segurana. Retirar o esguicho do suporte, pegando-se pelo punho. Acionar a vlvula ou gatilho. Dirigir o jato contra a base do fogo.

APARELHO EXTINTOR DE GUA PRESSURIZADA

A gua atua como agente extintor por resfriamento. Sua ao especifica est nos incndios classe A, com inmeras vantagens sobre a espuma, dado o seu poder de penetrao em combustveis slidos com combusto neutra. Totalmente contra-indicado em fogos de classe B e C. No primeiro caso, por poder aumentar o volume do liquido em combusto, alm de, com a fora do jato, espalhar mais fogo. No caso do fogo em eletricidade, contra-indicado pelo fato de conduzir corrente e por em risco a vida do operador. Podemos encontrar extintores de gua acionados por dois sistemas: pressurizados e pressurizveis. a)Pressurizado: A gua contida em seu cilindro de ao mantida sob presso durante o tempo todo. Essa presso, que pode ser ar comprimido ou CO2, controlada atravs de manmetros. O aparelho operado mediante a retirada do pino de proteo e acionamento da vlvula, sendo o jato guiado por mangueira nele contida.

b)Pressurizveis: So aparelhos formados por um cilindro metlico contendo gua e outro cilindro de ao anexo, contendo CO2, provido de vlvula que, em caso de uso, aberta, liberando o CO 2 para o cilindro que contm gua, possibilitando a expulso da mesma sob presso. Como no caso anterior esse aparelho possui tambm mangueira para dirigir e orientar o jato.

8. EQUIPAMENTOS HIDRULICOS Denominao dos equipamentos que tornam possvel transportar a gua dos locais de abastecimento at as imediaes do fogo, para efeito de preveno e combate a incndios. a) Mangueiras: As mangueiras para incndio so geralmente de lona ou fibras sintticas, forradas com borracha. As mangueiras no trabalho contra incndio so chamadas linhas. So linhas adutoras, quando empregadas unicamente para transporte de gua at as imediaes do incndio e linhas de ataque, quando empregadas para o ataque direto ao fogo.

Os danos causados s mangueiras, normalmente, so ocasionados pelo arrastamento, calor, mofo, ferrugem, cidos, gasolina, leos, etc. O arrastamento das mangueiras em superfcies abrasivas desgasta-lhes o tecido, enfraquecendo-as. Pregos, farpas, vidros, podem ocasionar estragos srios s mangueiras. Deve-se evitar: arrast-las desnecessariamente, passagem de veculos por sobre elas, guard-las molhadas. Para conservao das mangueiras devem ser observadas as seguintes normas: 1. 2. 3. 4. Conserv-las seca e em local ventilado. Mant-las desligada dos hidrantes. Examin-las visualmente quanto a rupturas ou abrases. Submet-las a teste de presso hidrulica, apos 10 anos de servio, e, posteriormente, cada dois anos. 5. Sec-las completamente apos uso. b) Manobra com mangueiras 1 Enrolar: O transporte e a guarda das mangueiras so geralmente feitos com os lances enrolados. Para se enrolar um lance de mangueira deve-se coloc-lo estendido, o mais reto possvel e iniciar-se o enrolamento por uma das extremidades. 2 Dobrar: Quando se acondicionam mangueiras nas caixas de incndio, carretas ou carros de bombeiros, prevendo-se uma utilizao imediata, estas devem primeiramente ser dobradas ao meio e depois enroladas, de maneira que as duas extremidades fiquem do lado externo do rolo. Na dobra central convm que seja colocado um tarugo de madeira, para evitar uma dobra viva na mangueira. 3 Engate: O engate de uma mangueira a um hidrante, a outra mangueira, ou a um esguicho, se faz adaptando os dentes da junta de engate rpido da mangueira abertura da outra junta, girando-a em seguida, para direita. Para desengatar, suficiente segurar uma das juntas e girar a outra at liberar os dentes, que passam pelas respectivas aberturas. Se necessrio, usa-se chaves de mangueiras para facilitar o desengate.

4 Descarga de gua: Terminado o trabalho, os lances de mangueira so desengatados e colocados estendidos ao solo da maneira mais reta possvel. Uma pecha levanta uma das extremidades da mangueira e caminha sob ela, levantando-a sucessivamente por partes, at provocar a total sada da gua de seu interior. Depois a achata bem ao solo, procedendo, a seguir, seu enrolamento. c) Mangotinho: So mangueiras de borracha de dimetro menor do que o das mangueiras comuns (3/4 ou 1). So utilizados em instalaes leves ou em carros de bombeiros. Especialmente indicados para trabalhos em princpios de incndio, pois possuem boa capacidade extintora, sem provocar grandes danos ao material como acontece, com freqncia, nos trabalhos realizados com mangueira de 2 . d) Acessrios:

Entre os equipamentos complementares do material hidrulico, alguns so indispensveis ao trabalho. Far-se- a referncia aos mais comumente empregados: 1. Junta de Unio Para facilidade de transporte e manuseio, as mangueiras so utilizadas em sees de 15 a 30 metros. Para interlig-las e para junt-las aos hidrantes, carros de bombeiros ou esguichos, s suas extremidades so adaptadas peas metlicas, dotadas de encaixes, que tornam possveis estas ligaes. Essas pecas so chamadas juntas de unio. Antes de o operador providenciar qualquer ligao, deve, preliminarmente, verificar a existncia de gua e de presso, o que poder comprometer todo o trabalho da linha. 2. Esguichos Esguichos so peas retalias adaptadas extremidade da linha de mangueira, destinadas a dar forma, dirigir e controlar o jato de gua. So vrios os tipos de esguichos: 3. Esguichos agulheta E o tipo mais comum. Constitudo de um cone oco. A parte posterior ligada mangueira e a parte anterior, mais fina, dispe de boca removvel chamada requinte. O requinte, cujo dimetro regula a formao do jato, pode ser substitudo por outros de diversos tamanhos, conforme se deseje jato, de maior ou menor volume de gua ou menor alcance. Esguichos com regulagem: So os tipos de esguichos com dispositivo especial capazes de produzir jatos slidos ou neblina, controlados pelo prprio operador. 4. Derivantes e coletores: Derivantes so aparelhos destinados a permitir desdobrar uma linha em duas ou mais linhas de ataque. Coletores se destinam a reunir em uma s linha, duas ou mais linhas adutoras. Os coletores so usados muito raramente, pois somente nos casos de se ter mais de uma fonte de abastecimento com presso, tenta-se reuni-las em uma s linha, para se conseguir a presso mnima indispensvel para o trabalho. Chave de mangueira: Destina-se a complementar o engate ou desengate das juntas de unio. Alguns tipos servem tambm, como alavanca para pequenos arrombamentos. 8. RESUMO DE EXTINTORES

CLASSES DE FOGO A B C D

GUA timo No No No

AGENTES EXTINTORES ESPUMA P QUMICO Bom Regular Bom timo No Bom No timo *

CO 2 No Bom timo No

* Para os Incndios de Classe D usa-se P Qumico especial.

10. NORMAS GERAIS DE SEGURANCA NA PREVENO E COMBATE A INCNDIOS

1. No permita o acmulo de lixo fora dos locais apropriados ou recipientes prprios. 2. No guarde estopa nem trapos impregnados de leo, cera, ou combustvel, porque podem inflamar espontaneamente. 3. No fume em locais proibidos. 4. No jogue pontas de cigarros acesos e apague os fsforos antes de jog-los fora; use sempre cinzeiros nos locais onde permitido fumar. 5. Mantenha em seu poder as quantidades mnimas de inflamveis, estritamente necessrias a seu trabalho. 6. Conserve os combustveis e inflamveis em recipientes prprios, fechados, em ordem e devidamente rotulados, longe do alcance dos curiosos. 7. Os lquidos inflamveis emitem vapor constantemente; aquec-los, acender fogo em sua extremidade ou produzir fascas nas imediaes arriscar-se a MORRER por EXPLOSO e INCNDIO. 8. No permita a formao de poas de combustveis, nem que os mesmo sejam jogados no esgoto, pois que se inflamam facilmente e produziro exploses. Lave os derramamentos com gua. 9. O uso de combustvel para limpeza requer ventilao do ambiente e especial ateno s fontes de calor prximas, que devem ser eliminadas. 10. No use fogareiros a lcool ou outros combustveis, em locais no apropriados. No aquea o almoo em locais inadequados como vestirios, quartinhos, depsitos, etc. 11. A fumaa e asfixiante , s vezes, tambm txica. Evite respir-la e no desa por escadas interiores que estejam tomadas pelo gs quente ou pela fumaa. Voc ser fatalmente ASFIXIADO. 12. As lmpadas eltricas produzem calor; no s abandone em contato com substancias combustveis. 13. Mostre ao novo funcionrio os riscos de acidentes e incndio existentes no seu local de trabalho e apresente-o aos meios de preveno e combate ali localizados. 14. No faca instalaes eltricas de emergncia porque elas sobrecarregam os circuitos, provocando aquecimentos e fogo. 15. No substitua fusveis queimados por moedas, chapinhas, etc. Os fusveis so nica segurana da instalao contra a sobrecarga o incndio. 16. Em caso de incndio, no deixe o pnico fazer vtimas; faa com que as pessoas saiam em ordem, devagar, sem atropelos e que fechem as janelas, gavetas e portas. 17. No obstrua, nem mude de lugar, os aparelhos de combate a incndio (extintores, hidrantes, mangueiras, etc.). 18. Se voc usar um extintor ou descarreg-lo acidentalmente, comunique o fato imediatamente ao responsvel, por escrito, para que se providencie a sua recarga. 19. No rompa o lacre dos extintores, a no ser para us-los. 20. No exera atividades diversas das previstas para cada local ou recinto. 11. PROCEDIMENTOS EM CASO DE INCNDIO Certificado o fogo, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros, agindo da seguinte forma e fornecendo as seguintes informaes: a) H um incndio. b) Local. c) Um ponto de referncia se o endereo for pouco conhecido. d) Tipo de prdio. e) O que est queimando e, em que andar. f) Extenso do incndio (sala, conjunto, quarto, todo o pavimento ou prdio todo, etc.). g) O nome de quem estiver avisando e o respectivo nmero do telefone. Dadas as informaes: Aguarde o pedido de confirmao, que ser feito logo em seguida pelo Corpo de Bombeiros. 12. EXERCCIOS DE PREVENO E COMBATE A INCNDIOS

NOME__________________________________________________ Assinale a alternativa correta: 1) Conduo a forma de propagao do calor por meio de: a) raios b) matrias slidas c) fumaa 2) O aparelho extintor de espuma no deve ser usado em: a) papelo b) madeira c) eletricidade 3) Os meios de extino so: a)Abafamento Cancelamento - Retardamento b)Desmoronamento Desligamento Retirada do material 4) Classe B o fogo em: a) lquidos b) gelatinas c) papelo

5) O gs carbnico muito eficiente em fogo da classe: a) A b) B c) C 6) O aparelho de espuma, depois de posto para funcionar: a) pode parar b) descarrega totalmente c) pode ter sua carga guardada 7) O P Qumico atua por: a) abafamento b) retirada do material 8) A gua atua como agente extintor por: a) desligamento b) resfriamento c) congelamento

c) equiparao

9) Gs Carbnico tambm conhecido por: a) H2) b) SO2H4 c) CO2 10) O esguicho regulvel apresenta a seguinte vantagem sobre o tipo de agulheta: a) vrias formas de sada de gua b) isolante da eletricidade c)menor desgaste das peas

Anda mungkin juga menyukai