Anda di halaman 1dari 4

DICAS PARA ELABORAR PROJETO DE LABORATRIO

QUMICO: - Qumica Orgnica Qumica Inorgnica Bioqumica Fsico-qumica Plsticos Farmacutico Alimentcio Radioqumico FSICO: - Metrologia BIOLGICO: - Biologia Microbiologia Pesquisa Estudos

*Para auxiliar no desenvolvimento do estudo importante descrever as definies das atividades e objetivos a serem realizadas no laboratrio.

CONCEITO DE LAY-OUT
No existe uma soluo universal para o projeto do laboratrio, cada um ter sua pecurialidade e aplicabilidade. Fundamental no planejamento considerar o numero de pessoas, a segurana individual e coletiva, fluxo de pessoal, equipamentos e materiais, via de acesso e escape, conforto, ergonomia (espao, prtica e funcionalidade), tipo e forma de analises, local para armazenamento de produtos qumicos considerando sua compatibilidade, localizao e possveis adequaes e ampliao futura.
Equipamentos e analises que sero utilizados sobre a superfcies das bancadas, sob coifas, nas capelas e aqueles de cho, com suas caractersticas tais como: dimenses, instalao sobre bancadas ou no cho. Utilidades a serem previstas para instalaes (inclusive localizao dos cilindros de gases) fluidos e gases, ponto eltrico (potncia e tenso), ponto de alimentao hidrulica e drenagem. Lista detalhada com previso dos agentes qumicos e quantidade que sero utilizados e armazenados no local do Laboratrio. Quantidades de ambientes (salas), tais como: Laboratrio Fsico/qumico necessrio sala de pesagem, lavagem, sala quente (estufas, muflas e fornos), sala de instrumentos, sala de armazenagem de produtos qumicos, sala de contra-provas. Na rea microbiologica, sala de preparo de amostra, sala limpa. E ainda, considerar quando solicitado a sala de superviso, gerncia, sanitrios, etc. Localizao e dimenses das portas, janelas (preferencialmente o direcionamento da luz natural). Nmero de usurios por ambientes (salas) e por turnos. Fluxo das operaes no laboratrio, descrever do recebimento ao armazenamento de provas. Localizao do laboratrio na planta da edificao, com as dimenses (comprimento, largura, p-direito), pavimento e reas contguas. Acessos ao Laboratrio: corredores, escadas, portas, rotas de fuga, sadas de emergncia. Laboratrio em rea de fbrica importante informar o grau de risco na sua localizao em relao a Planta de Fbrica . Sistemas de ventilao e climatizao, necessrios e/ou existentes (sempre ficar atento vazo de exausto das capelas prever o dimencionamento ao sistema de condicionamento de ar). Sistemas de Comunicao: definir rede de computadores e telefonia. INSLAB Comrcio e Instalao Laboratrio Ltda
CNPJ: 02.682.346/0001-42
Rua Constantino suriani, 807 13043-510 - Campinas/SP Brasil Central fone: 55 (19) 3269-5503 infolab@designslab.com.br

ASPECTOS DE SEGURANA A CONSIDERAR


As portas devero ser amplas, com abertura externas ao laboratrio e possurem visores de vidros na parte superior. 2. recomendvel que se tenha mais de uma sada e sempre distantes entre si. 3. Evitar bancadas centrais com comprimento superior a 5,00 metros. 4. A projeto do mobilirio deve considerar o acesso rapido s rotas de fuga. 5. A localizao do setor de armazenagem deve ser distinta da rea operacional do laboratrio. 6. Os armrios para armazenamento de inflamveis devem possuir paredes resistente a exploso, sistema de exausto e bandeja de reteno de lquidos. 7. As reas quentes (estufas e muflas) devem ser separadas das demais salas. 8. Instalar o chuveiros e lava-olhos, nas reas do laboratrio com capelas qumicas e de armazenagem de produtos qumicos perigosos, preferencialmente prximo a rota de fuga. 9. Recomenda-se a instalao do chuveiro e lava-olhos a uma distncia mxima de 15 m, do ponto mais afastado do laboratrio; a localizao dos chuveiros e lava-olhos deve ser claramente sinalizada, bem iluminada e livre de obstculos. 10. Prever e utilizar as capelas com exausto quando houver risco de exploso, liberao de gases e vapores txicos e na manipulao de quaisquer produtos qumicos; Caso o objetivo seja a dissipao do calor, dever ser utilizado coifas com exausto. 11. As capelas devem ser localizadas em reas que no sofram influncia de corrente de ar provenientes de trfego de pessoas, proximidade de grelha de ar condicionado, estar na direo de duas portas ou de janela e porta, etc. 1.

RECOMENDAES PARA A CONSTRUO OU REFORMA DO LABORATRIO


Paredes todas elas devem ter as seguintes caractersticas: o o o o o o No refletir raios luminosos, ocasionando ofuscamento nos laboratoristas (usurios). Planas e lisas (no colocar azulejos) Impermeveis Fceis de limpar

Paredes: Alvenaria revestida com reboco, massa corrida e pintura acrlica semi-fosca, em cores claras. Divisrias: tipo painel ou painel e vidros lisos, sustentados com perfis metlicos ou aluminio(tipo Divilux da Eucatex). OBS.: As paredes de alvenaria para salas limpas (que so classificadas), devero ser pintadas com tinta epxi ou impermeavel, sobre argamassa de cimento e areia (sem adio de cal) e as paredes do tipo divisrias devero ser especiais e fabricadas por empresas especializadas.

INSLAB Comrcio e Instalao Laboratrio Ltda


CNPJ: 02.682.346/0001-42

Rua Constantino suriani, 807 13043-510 - Campinas/SP Brasil Central fone: 55 (19) 3269-5503 infolab@designslab.com.br

Pisos recomendaveis: o o o o o o o Planos e lisos (sem salincias ou depresses) Impermeveis Resistentes a produtos qumicos utilizados nos laboratrios. De resistncia mecnica e estrutural adequada ao uso no laboratrio. Ser antiderrapante Fcil de limpar Compatvel com a natureza do laboratrio e conforto dos usurios.

a)- Piso em resina epxi autonivelante ou manta vinlica (quando houver necessidade de assepsia como em reas microbiologicas, onde o proprio rejunte um provavel foco contaminante). b)- Piso cermico retificado, com juntas bem preenchidas com massa de rejuntamento (cimento), resistncia abraso no mnimo PEI V, antiderrapante. NOTA: Piso Granilite e Vinlico (paviflex), Ambos no possuem resistncia qumica a cidos e/ou solventes que porventura possam vir a respingar o cho. Obs.: Para salas limpas, recomendamos os cantos de paredes e nos rodaps do piso arredondados para facilitar a limpeza e no gerar foco de contaminantes. Forro Lisos na face inferior. No propagantes de chamas. Fabricados com materiais no absorventes. Recomendamos: Forros em placas de Fibra Mineral e alguns casos PVC. Janelas: Devero ter o peitoril acima de 120 cm e ser providas de sistemas de controle de raios solares como persianas em lminas verticais ou pelcula protetora do tipo "insulfilme". Portas: Sempre que possvel, devero ser em duas folhas, com sentindo de abertura para fora do laboratrio, ter visor na parte superior, vo livre mnimo de 80 cm (no caso de uma folha de porta, somente). Devero haver no mnimo duas por laboratrio e estarem distantes entre si. Iluminao: As luminrias devem, sempre que possvel, ser embutidas no forro, ter lmpadas fluorescentes e proporcionarem nvel de iluminamento de no mnimo 500 lux, sobre as reas de trabalho. Nas reas que se manipulam produtos explosivos ou inflamveis, as luminrias e interruptores devero ser a prova de exploso. Nota: Para os laboratrios que possuem equipamentos e/ou produtos qumicos sensveis luz solar, deve-se projetar a construo (ou reforma) excluindo-se a luz solar direta sobre o laboratrio, Instalao Eltrica o o o Preferencialmente devero ser externas s paredes (facilitando qualquer manuteno) e embutidas no forro (desde que se tenha facilidade de acesso s mesmas). Os pontos que alimentaro as bancadas devero ser deixadas a 60 cm do piso, isto , sempre abaixo dos tampos das bancadas. Para a elaborao de um projeto eltrico necessrio que o responsvel pelo laboratrio, fornea ao projetista os equipamentos que sero instalados, com a potncia, tenso e localizao dos aparelhos sobre as bancadas ou sobre o cho.
Rua Constantino suriani, 807 13043-510 - Campinas/SP Brasil Central fone: 55 (19) 3269-5503 infolab@designslab.com.br

INSLAB Comrcio e Instalao Laboratrio Ltda


CNPJ: 02.682.346/0001-42

o o o

As tomadas sobre as bancadas, devem estar a mais ou menos 1,0 m distantes entre si, sendo que em cada ponto (cada caixa do tipo pedestal) dever ter uma tomada 110V e uma 220V (onde houver tais tenses). Deve-se considerar que as tomadas de uso geral nas bancadas (onde no tiver um equipamento especfico instalado) tm potncia de 200W para tomada 110V e 200W para a 220V. Nas reas onde se manipulam produtos explosivos ou inflamveis, toda instalao eltrica (eletrodutos, caixas de passagem, tomadas, interruptores e luminrias) dever ser prova de exploso. Os eletrodutos e conduletes devero ser identificados com a cor padronizada pela norma da ABNT e as tomadas 110V e 220V devero ter plaquetas de identificao.

Instalao Hidrulica e de Gases o o Tal como nas instalaes eltricas, as instalaes de gua e gases devero, sempre que possvel, ser externas, facilitando assim a manuteno. Ateno, procure evitar a instalao de gs GLP embutida no forro, (o que s permitido com tubo luva), pois se houver vazamento, haver acmulo de gs dentro do forro, e quando as luminrias forem acesas, haver a ocorrncia de fasca, que por sua vez provocar a combusto do gs GLP. Tambm, tal como nas instalaes eltricas, os pontos de alimentao das utilidades nas bancadas (vlvulas de gases, gua, ar comprimido, vcuo, etc...) devero estar entre 15 cm e 50 cm do cho, isto , sempre abaixo do tampo das bancadas. Todas as redes de gua ou gases devem ter uma vlvula de bloqueio, do tipo fechamento rpido, de fcil acesso para se ter agilidade quando houver necessidade de fechar o suprimento de gua ou gases. Sempre deve-se construir o abrigo de gases (GLP, nitrognio, hlio, etc...) no lado externo do laboratrio. Todas as linhas devero ser identificadas com cores padronizadas pela norma ABNT.

o o

Instalao de Esgoto o o Os ralos devero ter grelhas de ao inoxidvel do tipo abre-fecha. A tubulao deve ser de material com resistncia qumica aos produtos comumente usados nos laboratrios, tal como o polipropileno (deve-se evitar o uso do PVC branco para esgoto, bem como o ferro fundido).

INSLAB Comrcio e Instalao Laboratrio Ltda


CNPJ: 02.682.346/0001-42

Rua Constantino suriani, 807 13043-510 - Campinas/SP Brasil Central fone: 55 (19) 3269-5503 infolab@designslab.com.br

Anda mungkin juga menyukai