Anda di halaman 1dari 42

Pronunciamento tcnico CPC 08 (R1) Custos de Transao e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios

Objetivo 1. O objetivo do presente Pronunciamento Tcnico estabelecer o tratamento contbil aplicvel ao reconhecimento, mensurao e divulgao dos custos de transao incorridos e dos prmios recebidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais e/ou de dvida. Alcance 2. O presente Pronunciamento regula a contabilizao e evidenciao dos custos de transao incorridos na distribuio primria de aes ou bnus de subscrio, na aquisio e alienao de aes prprias, na captao de recursos por meio da contratao de emprstimos ou financiamentos ou pela emisso de ttulos de dvida, bem como dos prmios na emisso de debntures e outros instrumentos de dvida ou de patrimnio lquido (frequentemente referidos como ttulos e valores mobilirios TVM).

Definies 3. Para fins deste Pronunciamento, consideram-se os termos abaixo com os seguintes significados: Custos de transao so somente aqueles incorridos e diretamente atribuveis s atividades necessrias exclusivamente consecuo das transaes citadas no item 2. So, por natureza, gastos incrementais, j que no existiriam ou teriam sido evitados se essas transaes no ocorressem. Exemplos de custos de transao so: i) gastos com elaborao de prospectos e relatrios; ii) remunerao de servios profissionais de terceiros (advogados, contadores, auditores, consultores, profissionais de bancos de investimento, corretores etc.); iii) gastos com publicidade (inclusive os incorridos nos processos de road-shows); iv) taxas e comisses; v) custos de transferncia; vi) custos de registro etc. Custos de transao no incluem gios ou desgios na emisso dos ttulos e valores mobilirios, despesas financeiras, custos internos administrativos ou custos de carregamento.

Despesas financeiras so os custos ou as despesas que representam o nus pago ou a pagar como remunerao direta do recurso tomado emprestado do financiador derivado dos fatores tempo, risco, inflao, cmbio, ndice especfico de variao de preos e assemelhados; incluem, portanto, os juros, a atualizao monetria, a variao cambial etc., mas no incluem taxas, descontos, prmios, despesas administrativas, honorrios etc. Encargos financeiros so a soma das despesas financeiras, dos custos de transao, prmios, descontos, gios, desgios e assemelhados, a qual representa a diferena entre os valores recebidos e os valores pagos (ou a pagar) a terceiros. Prmio na emisso de debntures ou de outros ttulos e valores mobilirios o valor recebido que supera o de resgate desses ttulos na data do prprio recebimento ou o valor formalmente atribudo aos valores mobilirios.

Taxa interna de retorno (TIR) a taxa efetiva de juros que iguala o valor presente dos fluxos de entrada de recursos ao valor presente dos fluxos de sada. Em outros termos, a taxa efetiva de juros que faz com que, por exemplo, o valor presente lquido dos fluxos de caixa de determinado ttulo de dvida ou emprstimo seja igual a zero, considerando-se, necessariamente, a captao inicial lquida dos custos de transao. Mtodo de juros efetivos o mtodo de calcular o custo amortizado de ativo financeiro ou de passivo financeiro (ou grupo de ativos ou de passivos financeiros) e de alocar a receita ou a despesa de juros no perodo. A taxa efetiva de juros a taxa que desconta exatamente os pagamentos ou recebimentos de caixa futuros estimados durante a vida esperada do instrumento ou, quando apropriado, o perodo mais curto na quantia escriturada lquida do ativo financeiro ou do passivo financeiro. Ao calcular a taxa efetiva de juros, a entidade deve estimar os fluxos de caixa considerando todos os termos contratuais do instrumento financeiro (por exemplo, pagamento antecipado, opes de compra e semelhantes), mas no deve considerar perdas de crdito futuras. O clculo deve incluir todas as comisses e parcelas pagas ou recebidas entre as partes do contrato, as quais so parte integrante da taxa efetiva de juros (ver o Pronunciamento Tcnico CPC 30 - Receitas), dos custos de transao e de todos os outros prmios ou descontos.

Existe um pressuposto de que os fluxos de caixa e a vida esperada de grupo de instrumentos financeiros semelhantes possam ser estimados confiavelmente. Contudo, naqueles casos raros em que no seja possvel estimar confiavelmente os fluxos de caixa ou a vida esperada de instrumento financeiro (ou grupo de instrumentos financeiros), a entidade deve usar os fluxos de caixa contratuais durante todo o prazo contratual do instrumento financeiro (ou grupo de instrumentos financeiros). Ttulo patrimonial qualquer contrato (ou ttulo ou valor mobilirio) que evidencie um interesse residual nos ativos da entidade aps a deduo de todos os seus passivos. Como exemplos citam-se aes, bnus de subscrio etc. Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negcio e independentes entre si, com a ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria.

Contabilizao das captaes de recursos para o capital prprio 4. O registro do montante inicial dos recursos captados por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais deve corresponder aos valores lquidos disponibilizados para a entidade pela transao, pois essas transaes so efetuadas com scios j existentes e/ou novos, no devendo seus custos influenciar o saldo lquido das transaes geradoras de resultado da entidade. 5. Os custos de transao incorridos na captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta redutora de patrimnio lquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prmios recebidos devem ser reconhecidos em conta de reserva de capital.

6. Nas operaes de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais em que exista prmio (excedente de capital) originado da subscrio de aes aos quais os custos de transao se referem, deve o prmio, at o limite do seu saldo, ser utilizado para absorver os custos de transao registrados na conta de que trata o item 5. Nos demais casos, a conta de que trata o item anterior ser apresentada aps o capital social e somente pode ser utilizada para reduo do capital social ou absoro por reservas de capital. 7. Quando a operao de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais no for concluda, inexistindo aumento de capital ou emisso de bnus de subscrio, os custos de transao devem ser reconhecidos como despesa destacada no resultado do perodo em que se frustrar a transao.

Negociao com as Prprias Aes Lei 6.404/76 Art. 30. A companhia no poder negociar com as prprias aes. 1 Nessa proibio no se compreendem: a) as operaes de resgate, reembolso ou amortizao previstas em lei; b) a aquisio, para permanncia em tesouraria ou cancelamento, desde que at o valor do saldo de lucros ou reservas, exceto a legal, e sem diminuio do capital social, ou por doao; c) a alienao das aes adquiridas nos termos da alnea b e mantidas em tesouraria; d) a compra quando, resolvida a reduo do capital mediante restituio, em dinheiro, de parte do valor das aes, o preo destas em bolsa for inferior ou igual importncia que deve ser restituda.

2 A aquisio das prprias aes pela companhia aberta obedecer, sob pena de nulidade, s normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios, que poder subordin-la prvia autorizao em cada caso. 3 A companhia no poder receber em garantia as prprias aes, salvo para assegurar a gesto dos seus administradores. 4 As aes adquiridas nos termos da alnea b do 1, enquanto mantidas em tesouraria, no tero direito a dividendo nem a voto. 5 No caso da alnea d do 1, as aes adquiridas sero retiradas definitivamente de circulao.

Contabilizao da aquisio de aes de emisso prpria (Aes em tesouraria) 8. A aquisio de aes de emisso prpria e sua alienao so tambm transaes de capital da entidade com seus scios e igualmente no devem afetar o resultado da entidade. 9. Os custos de transao incorridos na aquisio de aes de emisso da prpria entidade devem ser tratados como acrscimo do custo de aquisio de tais aes. 10. Os custos de transao incorridos na alienao de aes em tesouraria devem ser tratados como reduo do lucro ou acrscimo do prejuzo dessa transao, resultados esses contabilizados diretamente no patrimnio lquido, na conta que houver sido utilizada como suporte aquisio de tais aes, no afetando o resultado da entidade.

Contabilizao da captao de recursos de terceiros 11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificveis no passivo exigvel, deve corresponder ao seu valor justo lquido dos custos de transao diretamente atribuveis emisso do passivo financeiro. 12. Os encargos financeiros incorridos na captao de recursos junto a terceiros devem ser apropriados ao resultado em funo da fluncia do prazo, pelo custo amortizado usando o mtodo dos juros efetivos. Esse mtodo considera a taxa interna de retorno (TIR) da operao para a apropriao dos encargos financeiros durante a vigncia da operao. A utilizao do custo amortizado faz com que os encargos financeiros reflitam o efetivo custo do instrumento financeiro e no somente a taxa de juros contratual do instrumento, ou seja, incluem-se neles os juros e os custos de transao da captao, bem como prmios recebidos, gios, desgios, descontos, atualizao monetria e outros. Assim, a taxa interna de retorno deve considerar todos os fluxos de caixa, desde o valor lquido recebido pela concretizao da transao at todos os pagamentos feitos ou a serem efetuados at a liquidao da transao.

13. Os custos de transao incorridos na captao de recursos por meio da contratao de instrumento de dvida (emprstimos, financiamentos ou ttulos de dvida tais como debntures, notas comerciais ou outros valores mobilirios) devem ser contabilizados como reduo do valor justo inicialmente reconhecido do instrumento financeiro emitido, para evidenciao do valor lquido recebido. 14. Os prmios na emisso de debntures devem ser acrescidos ao valor justo inicialmente reconhecido na emisso desse instrumento financeiro para o mesmo fim a que se refere o item anterior, apropriando-se ao resultado conforme dispe o item 12. 15. No caso de capitalizao de encargos financeiros durante o perodo de formao ou construo de ativos qualificveis, os mesmos procedimentos devem ser utilizados para definio dos valores a serem ativados. O valor a ser capitalizado deve corresponder aos encargos financeiros totais e no apenas s despesas financeiras.

16. Os instrumentos de dvida devem ser reconhecidos inicialmente pelo seu valor justo, lquidos do seu custo da transao, exceto nos casos em que devem ser classificados como instrumentos ao valor justo com contrapartida no resultado. Nesse caso, os custos da transao devem ser reconhecidos no resultado no momento inicial. Quando os custos de transao so incorporados ao valor do instrumento de dvida, eles devem ser apropriados ao resultado nos termos do item 12. No caso dos instrumentos de dvida avaliados ao mercado contra o patrimnio lquido, em cada data de avaliao ao valor justo a diferena entre o custo amortizado (conforme dispe o item 12) e o valor justo deve ser registrada na conta de ajuste de avaliao patrimonial, no patrimnio lquido. 17. Os custos de transao de captao no efetivada devem ser reconhecidos como despesa no resultado do perodo em que se frustrar essa captao. 18. Caso os prmios na emisso de debntures e de outros instrumentos financeiros no sejam tributveis e caso essa no tributao tenha como condio a sua no distribuio aos scios, a eventual destinao de tais prmios conta especfica do patrimnio lquido deve ser feita dentro do exerccio social em que tiverem sido apropriados ao resultado, a partir da conta de lucros acumulados.

Contabilizao temporria dos custos de transao 19. Os custos de transao de que trata este Pronunciamento Tcnico, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. O saldo dessa conta transitria deve ser reclassificado para a conta especfica, conforme a natureza da operao, to logo seja concludo o processo de captao, ou baixado conforme determinado nos itens 7 e 17 se a operao no se concretizar. Divulgao 20. A entidade deve divulgar as seguintes informaes para cada natureza de captao de recursos (ttulos patrimoniais ou de dvida): (a) a identificao de cada processo de captao de recursos, agrupando-os conforme sua natureza; (b) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao;

(c) o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; (d) a taxa efetiva de juros (TIR) de cada operao; e (e) o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada perodo subsequente.

QUESTES DE CUSTOS DE TRANSAES 1. (EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) do CFC 2009) De acordo com a Resoluo n. 1.142/08, que aprovou a norma NBC T 19.14, quando a operao de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais no for concluda, inexistindo aumento de capital ou emisso de bnus de subscrio, os custos de transao devem ser: a) baixados como perda contra lucros/prejuzos acumulados. b) baixados como perda em conta do resultado do exerccio. c) mantidos em conta de ativo para apropriao ao custo de futura operao. d) apropriados ao recuperabilidade. ativo intangvel, sujeitos ao teste de

2. (EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) do CFC 2009) Os custos de transao na emisso de ttulos e valores mobilirios de que trata a Resoluo CFC n. 1.142, que aprovou a NBC T 19.14, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser: a) apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. b) apropriados de imediato ao resultado do perodo, pois so despesas a partir do momento de sua ocorrncia. c) transferidos para o ativo intangvel to logo concludo o processo de captao. d) apropriados a conta de lucros ou prejuzos acumulados

3. Nos itens abaixo, assinale o nico que se classifica como Despesa Financeira, nos temos no Pronunciamento CPC 08: A) Descontos B) Prmios C) Variao cambial D) Taxas E) Honorrios

4. Uma empresa incorreu em despesas com honorrios de advogados e com consultoria especializada, ao realizar o lanamento de novas aes. Tais despesas devero ser contabilizadas: A) No resultado do exerccio em que ocorrerem B) No Patrimnio Lquido C) No Ativo Circulante D) No Passivo Circulante E) No Ativo Intangvel

5.(FCC/SABESP/Analista de Contabilidade/2012) O capital social da Cia. A, em 31/12/2010, era composto por 5.000 aes ordinrias. Em 02/01/2011, ela adquiriu no mercado 500 aes de sua prpria emisso por R$ 15.000, permanecendo em tesouraria at fevereiro de 2012. Sabendo que, em 2011, a Cia. A obteve um lucro atribuvel aos titulares das aes de R$ 225.000, o resultado por ao apresentado por ela, em 31/12/2011, foi, em reais, (A) 50 (B) 48 (C) 46,67 (D) 45 (E) 42

6. (FCC/ARCE/Analista seguintes assertivas:

Regulao

Contador/2012)

Considere

as

I. As Aes em Tesouraria no possuem direito a voto e nem a dividendos e devem ser registradas em conta redutora, no Patrimnio Lquido. II. A Reserva de Contingncia deve ser constituda em funo dos processos trabalhistas e ambientais que so interpostos contra a companhia. III. A Reteno de Lucros, desde que aprovada em Assembleia-geral, pode ser realizada, mesmo em detrimento da distribuio de dividendos mnimos obrigatrios.
Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

7. (FCC/ARCE/Analista Regulao Contador/2012) Para expanso de sua capacidade produtiva, a Cia. Aberta aumentou o seu capital social mediante emisso de 1.000 novas aes, cujo valor nominal foi R$ 2,00. No entanto, devido s condies de mercado, as aes foram vendidas a R$ 2,10, vista. Para a emisso das aes, a Cia. Aberta incorreu em custos de R$ 200,00. Com base nessas informaes, a Cia. Aberta reconheceu um aumento (A) lquido de capital social no valor de R$ 1.800,00. (B) de capital social no valor de R$ 2.100,00. (C) lquido de capital social no valor de R$ 1.900,00. (D) nas Reservas de Capital no valor de R$ 100,00. (E) nas Despesas Financeiras no valor de R$ 200,00.

8. (FCC/TRF 2/Analista Contabilidade/2012) A partir de 1o de janeiro de 2008, de acordo com as novas normas brasileiras de contabilidade, o prmio recebido na emisso de debntures passou a ser contabilizado, na data do fato contbil, como (A) receita diferida a apropriar. (B) reserva de capital. (C) receita de aplicaes financeiras. (D) resultado positivo da equivalncia patrimonial. (E) receita de juros no prprio exerccio da emisso da debnture.

9.(FCC/TER-PR/Analista - Contabilidade/2012) Um item que afeta a apurao do resultado do exerccio (A)a distribuio de dividendos por controladas. (B) a compra financiada de um terreno em 36 meses. (C) o prmio na emisso de debntures. (D) os custos de transao na emisso de aes subscritas e integralizadas. (E) a reverso de perda por impairment.

10.(FCC/MPE-AMAPA/Analista Cincias Contbeis/2012) Os custos de capitao de recursos (aumento de capital com emisso de aes) efetivamente realizada, como gastos com advogados, contratao de agente financeiro e outros, realizados para a captao de recursos por meio de emisso de ttulos e valores mobilirios devem ser registrados na conta (A) de despesa do exerccio em que ocorrer a capitalizao. (B) redutora do capital social no patrimnio lquido. (C) de reserva de capital no patrimnio lquido. (D) redutora de investimento para o qual o recurso for capitado. (E) de despesa do ano em que o gasto for realizado

11. (FCC/INFRAERO/AUDITOR/2011) De acordo com as novas normas contbeis brasileiras de contabilidade aplicveis s demonstraes financeiras, (A) o Ativo Permanente permanece na estrutura do Balano Patrimonial, mas como subgrupo do Ativo No Circulante. (B) o recebimento de prmio na emisso de debntures, bem como de doaes e subvenes para investimento, devem ser contabilizados como reservas de capital. (C) o Ativo Diferido foi extinto e, em consequncia, todos os valores nele classificados foram baixados tendo como contrapartida uma conta de resultado. (D) o grupo de Resultado de Exerccios Futuros foi extinto e o saldo de suas contas foi transferido para o grupo do Patrimnio Lquido.
(E) com a proibio da constituio de Reservas de Reavaliao pela Lei no 11.638/2007, as entidades que tivessem saldo dessas reservas puderam optar entre mant-las at sua total realizao ou estorn-las at o final do exerccio de 2008.

12.(APOF/SEFAZSP/FCC/2010) A empresa Gama S.A. emitiu 1.000 debntures a R$ 10,00 cada, com taxa de juros compostos de 6% ao ano, com prazo de 5 anos e pagamentos anuais de R$ 2.374,00. Os custos de transao incorridos e pagos foram de R$ 100,00 e houve prmio na emisso desses ttulos, no valor de R$ 278,00. Na data de emisso das debntures, a empresa (A) creditou no Passivo o valor de R$ 10.178,00. (B) creditou na conta Receita Financeira o valor de R$ 278,00. (C) creditou no Passivo o valor de R$ 10.000,00. (D) debitou na conta Despesa Financeira o valor de R$ 100,00. (E) debitou na conta Disponvel o valor de R$ 10.000,00.

13(ICMS RJ FGV2009) A Cia. Trs Coraes abriu seu capital em 2008, por meio de emisso de ttulos patrimoniais, autorizada pela Comisso de Valores Mobilirios. A empresa incorreu em 2.000.000,00 de custos de transao diretamente atribuveis emisso efetuada. De acordo com o CPC 08, aprovado pelo CFC, esse valor deve ser reconhecido como: a) Despesa Financeira b) Ativo Intangvel c) Ativo Diferido d) Redutor do Patrimnio Lquido e) Despesa Antecipada

14. (FCC/ISS-SP/Auditor/2012) Em 30/12/X1, a empresa Beta, sociedade annima de capital aberto, fez uma captao de recursos, via debntures, cujo valor de emisso foi R$ 2,2 milhes com taxa de juros anual contratada de 5,0% e com prazo de 10 anos. Para isso, incorreu em custos de transao no montante de R$ 100 mil pagos em 30/12/X1. Todavia, dadas as condies vantajosas em relao ao mercado, houve prmio na emisso das debntures de R$ 200 mil. Com base nessas informaes, a empresa Beta reconheceu, em 30/12/X1, (A) ativo de R$ 2,1 milhes. (B) despesa financeira de R$ 100 mil. (C) passivo de R$ 2,3 milhes. (D) receita financeira de R$ 200 mil. (E) reserva de capital de R$ 200 mil.

14. (FCC/ISS-SP/Auditor/2012) Em 30/12/X1, a empresa Beta, sociedade annima de capital aberto, fez uma captao de recursos, via debntures, cujo valor de emisso foi R$ 2,2 milhes com taxa de juros anual contratada de 5,0% e com prazo de 10 anos. Para isso, incorreu em custos de transao no montante de R$ 100 mil pagos em 30/12/X1. Todavia, dadas as condies vantajosas em relao ao mercado, houve prmio na emisso das debntures de R$ 200 mil. Com base nessas informaes, a empresa Beta reconheceu, em 30/12/X1, (A) ativo de R$ 2,1 milhes. (B) despesa financeira de R$ 100 mil. (C) passivo de R$ 2,3 milhes. (D) receita financeira de R$ 200 mil. (E) reserva de capital de R$ 200 mil.

15 (ESAF/RFB/Auditor/2012) A empresa Valorizao S.A. tem como estratgia a compra de suas prprias aes para aumentar a liquidez de seus papis no mercado e aproveitar a vantagem da diferena entre o valor patrimonial e o valor de mercado. O resultado obtido, quando da venda dessas aes em tesouraria, pela empresa Valorizao S.A., deve ser contabilizado como a) reserva de capital, quando gerarem um ganho. b) outras receitas operacionais, quando gerarem um ganho. c) gio na venda de aes, quando gerarem uma perda. d) aes em tesouraria, quando gerarem uma perda. e) despesas no operacionais, quando gerarem uma perda.

16- (ESAF/RFB/Auditor/2012) A empresa Captao S.A. emitiu debntures para financiamento de uma nova usina de acar. Foram realizados gastos com advogados, consultores e bancos de investimento, no processo de estruturao da emisso e colocao no mercado dos papis. Fundamentado nas novas normas contbeis brasileiras, referidos gastos devem ser registrados como a) Conta redutora do passivo no circulante (debntures) longo prazo. b) Despesas com Emisso de Debntures, no resultado, em outras despesas. c) Dbito de conta redutora do Capital Social Gastos com Captao. d) Despesa financeira para compor o custo financeiro total da operao de captao de recursos, durante a vigncia do ttulo. e) Despesa antecipada, no Ativo Circulante e No Circulante, de acordo com o perodo que sero geradas as receitas decorrentes do projeto.

QUESTO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

GABARITO B A C B A A C A E B E A D C A E

Anda mungkin juga menyukai