Anda di halaman 1dari 11

A moda nos anos 60

Histria A
[Escreva o nome do autor]

Introduo

- Os anos 60
O mundo na dcada de 60 foi testemunha de grandes revolues, quer a nvel poltico quer a nvel cultural. Os hbitos massificam-se, os costumes degeneram-se, as pessoas saem rua para contestarem governos, o Homem vai lua, luta-se pelos direitos igualitrios, deseja-se o fim da guerra, a msica exprime realidades poltico-sociais, a arte centra-se no quotidiano, proliferam novas estrelas. E mesmo assim, Portugal continua isolado de tudo e de todos. O Estado Novo s teria o seu fim em 1974, at l, a populao continuava num clima de opresso e medo.

A moda nos anos 60


Os anos 60 sem dvida revolucionaram o mundo da moda. Esta, influenciada pelo cinema, pela msica, pelas it girls e at pelo street style, imortalizou vedetas, cones e estrelas at aos dias de hoje. Os principais palcos das grandes criaes da moda passaram-se nos EUA, em Frana, e, claro, no Reino Unido. A moda londrina ditava as tendncias a seguir. Estas eram logo copiadas tornando-se um sucesso por todo o mundo. Os anos 50, chegaram ao fim com um elevado nmero de jovens (baby boom) que viviam no auge da prosperidade econmica, num clima de euforia consumista gerada nos anos do ps-guerra nos EUA. A partir dos anos 60, novos comportamentos envolveram a comunidade juvenil. For a partir do sucesso do rock and roll, com Elvis Presley, e das vedetas de cinema, nomeadamente James Dean e Marlon Brando, que a imagem de bad boy ficou eternizada, com o uso de casacos de couro e de jeans. Tambm as raparigas comeavam a abandonar as saias rodadas da Dior e, como um ato de ousadia e de liberdade, desafiavam os costumes com o uso das calas cigarette.

1- James Dean

2- Audrey Hepburn

Na moda a grande vedeta foi sem dvida a minissaia! Mary Quant divide com o francs Andr Courrges a criao e nas suas prprias palavras, A ideia da minissaia no minha, nem de Courrges. Foi a rua que a inventou. Apesar do choque inicial por parte de algumas mentes mais conformistas, os jovens cedo se renderam minissaia.

3- Assim como os bluses de couro, as minissaias tambm representavam a ousadia. As mulheres tambm usavam as maxissaias, os chapus de abas largas, as botas de cano alto, os sapatos rasos, os casacos quase a roar o cho e os vestidos em linhas geomtricas.

4- As linhas geomtricas com o decorrer da dcada de 60 foram perdendo a sua notoriedade.

Pierre Cardin mostrava a influncia espacial atravs das suas moon girls, Paco Rabbane chegou a utilizar alumnio numa das suas criaes e Yves Saint Laurent marcou uma tendncia que ficaria conhecida como see-through.

5- Pierre Cardin Moon Girls

6- Modelo Danielle numa criao Yves Saint Laurent.

It Girls
A moda deixou de ser nica, passou a ter vrias propostas e a forma de se vestir tornava-se cada vez mais ligada ao comportamento individual. Algumas personalidades, como as atrizes Jean Seberg, Natalie Wood, Audrey Hepburn, modelos como Twiggy, Jean Shrimpton, Veruschka ou cantoras como Joan Baez, Marianne Faithfull e Franoise Hardy, partilhavam esta nova atitude. No entanto, aquilo que vestiam era logo desejado por outras mulheres. Estas individualidades femininas, simbolizavam a elegncia, a originalidade e o estilo do mundo nos anos 60.

1- Twiggy. Com os seus cabelos curtos, relembrava a elegncia dos anos 20. Os olhos, sua imagem de marca, destacavam-se pelo uso carregado de eye-liner, que, no fundo, caracterizava a maquilhagem dos anos 60 - olhos bastante pintados e batons claros ou mesmo brancos.

2- Brigitte Bardot. Sem dvida um sex symbol da dcada de 60.

3- Audrey Hepburn. A atriz simbolizava a graciosidade e a elegncia que uma mulher deveria ter.

4- Ursula Andress. A atriz chamava a ateno pela sua beleza fsica. No cinema foi a primeira Bond girl e encarnava sempre personagens sensuais.

5- Jacqueline Kennedy. Pra alm de primeira-dama, esposa e me, era no fundo, uma feminina.

A moda nos 60 em Portugal


Portugal via em 1968 Marcelo Caetano substituir Antnio de Oliveira Salazar na direco do regime. Contudo isto no significou numa maior abertura para o mundo exterior e para os seus hbitos. O mesmo se passou com a moda. A mulher portuguesa em nada se fazia parecer com as mulheres dos grandes centros capitalistas, Em Portugal, O Estado Novo elogiava a modstia e enaltecia a pobreza honrada, condenando a ostentao de riqueza. No se tinha vergonha de ser pobre, mas sim de ser rico. No entanto, o regime no conseguia conter a invaso de informao inspiradora que jorrava na televiso, no cinema, nas capas de discos, nas revistas de moda, nos figurinos e at nos turistas. E apesar da modstia, as mulheres portuguesas de uma forma em geral cuidavam da sua imagem. Nas cidades (com especial destaque para Lisboa) e at mesmo nas aldeias, as mulheres para ocasies festivas usavam a sua melhor roupa e nunca, principalmente noite, saiam de casa sem ter o cabelo arranjado. Nas drogarias de bairro vendia-se maquilhagem e perfumes ao litro ()que se diziam declinados de grandes fragrncias Apesar de Portugal no possuir nenhuma estrela reconhecida internacionalmente pelo seu estilo, conseguiu ter uma portuguesa entre as mais bem vestidas do mundo, Maria da Conceio Diniz, mais conhecida como So Schlumberger (viva de Pierre Schlumberger). Detentora de uma grande fortuna, destacava-se pelas suas roupas e pelo seu estio de vida. Foi mecenas das artes e "madrinha" do artista pop Andy Warhol, do designer de moda John Galliano e do encenador Bob Wilson.

1- So Schlumberger com Yves Saint Laurent.

Concluso
Ao realizar este trabalho, verifiquei que a moda feita pelo Homem, mas tambm pelas aces deste. Os acontecimentos mundiais, a concepo do belo e do horrendo que condicionam as criaes dos designers, tornando algo in ou out. Por mais que no olhemos a bens materiais a verdade que aquilo que nos define, so os nossos gostos pessoais. Logo, a roupa, no fundo uma expresso daquilo que somos, estando esta sempre condicionada a diferentes perodos da nossa vida.

Bibliografia
http://www.maisestilosa.com/2012/07/moda-anos60.html#.UaIMFmZdZjo http://almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm http://www.comunidademoda.com.br/moda-anos-60-historia-da-moda Revista Vogue Portugal- Junho 2013

10

Anda mungkin juga menyukai