Anda di halaman 1dari 12

Qualidade

A DEMAPE oferece produtos e servios com excelente qualidade, contnuo processo de melhoria e certificaes de acordo com o INMETRO.

DO REATOR

MANUAL

Segredo da qualidade
Equipamentos, pesquisas, projetos inteligentes, matrias-primas selecionadas, componentes sempre testados, mtodos, disciplina, gerncia tcnica e pessoal bem treinado o que garante a qualidade dos produtos DEMAPE. Nossos produtos so fabricados com rgido controle de qualidade conforme as normas ABNT NBR.

Eletrnicos Convencionais

Garantia
5 anos para reatores de descarga a alta presso com selo PROCEL. 3 anos para reatores de descarga a alta presso com selo PROCEL / ENCE. 2 anos para reatores eletromagnticos padro ABNT. 1 ano para reatores eletrnicos.

Certificao
Voluntria: A DEMAPE faz parte do seleto grupo de empresas que fabricam produtos com a Certificao PROCEL / INMETRO de desempenho e segurana. Compulsria: A DEMAPE tambm possui certificao compulsria de reatores para lmpadas fluorescentes do INMETRO com Organismo Certificador BVQI.

Partida rpida Descarga

Ignitores
Conhea toda a nossa linha de produtos

DEMAPE Reatores para Iluminao


Tel.: 55 (11) 4894.8800 - Fax.: 55 (11) 4894.8811

Fabricamos produtos com certificao:

www.demape.com.br
BV
OCP 0018

ndice
Reator Eletrnico
PIS FPN Bivolt para Lmpada Tubular PIS AFP Monovolt para Lmpada Tubular PIS FPN / AFP Bivolt para Lmpada Compacta PIS FPN / AFP Bivolt para Lmpada Circular PIS DICROICA para Lmpada Dicroica PID FPN Bilvolt para Lmpada Tubular PID AFP Monovolt para Lmpada Tubular PID FPN / AFP Bivolt para Lmpada Compacta PID FPN / AFP Bivolt para Lmpada Circular 09 10 10 11 11 12 12 13 13

Reator de Descarga
Interno FPN para Lmpadas Vapor de Mercrio Interno AFP para Lmpadas Vapor de Mercrio Interno FPN com FC para Lmpada Vapor de Mercrio Interno AFP com FC para Lmpadas Vapor de Mercrio Interno FPN para Lmpadas Vapor Metlico Interno AFP para Lmpadas Vapor Metlico Interno FPN com FC para Lmpadas Vapor Metlico Interno AFP com FC para Lmpadas Vapor Metlico Interno FPN para Lmpadas Vapor de Sdio/Metlico Interno AFP para Lmpadas Vapor de Sdio/Metlico Interno FPN com FC para Lmpadas Vapor de Sdio/ Metlico Interno AFP com FC para Lmpadas Vapor de Sdio/ Metlico Externo FPN para Lmpadas Vapor de Mercrio Externo FPN com FC para Lmpadas Vapor de Mercrio Externo AFP ou FPN Externo AFP ou FPN com base FC incorporado Externo AFP com FC 15 16 16 17 17 18 18 19 19 20 20 21 21 22 22 23 23

Reator Convencional
PCS 9 / 13 / 18 / 20 / 26 / 40W x 220V e PCS 9 / 13 / 20W x 127V PCS 18 / 26 / 40W x 127V 14 14

Reator Eletromagntico Partida Rpida


PRD AFP 15

* FPN: Fator de Potncia Natural * AFP: Alto Fator de Potncia * FC: Fotoclula

Introduo

Definies bsicas
Reator
um equipamento utilizado para auxiliar a partida e estabilidade da lmpada, limitando a corrente eltrica, ajudando no acendimento e proporcionando uma boa luminosidade. Seu uso obrigatrio e indispensvel na iluminao com lmpadas fluorescentes, vapor de sdio, mercrio e metlico. Dependendo do tipo de lmpada, os reatores podem ser divididos em dois grandes grupos: reatores eletromagnticos, formados basicamente por uma indutncia e uma capacitncia e os reatores eletrnicos, formados por componentes eletrnicos.

Fundada em junho de 1987, a DEMAPE surgiu da horizontalizao de atividades das grandes indstrias eletrnicas nacionais. A DEMAPE ocupa hoje posio de destaque entre os principais fornecedores de material eltrico do pas e prestgio entre seus clientes, atacadistas e distribuidores. Instalada em uma rea de 3500m, possui moderno conjunto de equipamentos operados por um quadro funcional bem treinado e produtivo, com atento apoio tcnico e administrativo. Um sistema computadorizado de informaes agiliza a produo e o controle, garantindo eficincia, preciso e rapidez no atendimento a seus clientes.

Ignitor
Dispositivo usado para iniciar a descarga em lmpadas vapor metlico e vapor de sdio. Sozinho, ou em combinao com o reator, fornece pulsos de tenso que ionizam o caminho da descarga (corrente) e provocam o acendimento da lmpada.

Lmpada
Fonte primria fabricada para emitir luz. Genericamente, as lmpadas podem ser divididas em dois grupos:

Lmpada incandescente
aquela que produz luz pelo aquecimento eltrico de um fio (filamento), obtido pela passagem de uma corrente eltrica por ele. Este aquecimento muito intenso e faz o filamento atingir uma elevada temperatura (incandescncia), emitindo radiao na parte visvel do espectro. Existem vrios tipos de lmpadas incandescentes, a saber: lmpada vcuo, lmpada halgena, lmpada dicroica, lmpada decorativa, lmpada espelhada ou refletora, lmpada para fotografia, lmpada projetora e outras lmpadas especiais.

Lmpada de descarga
aquela que produz luz por uma contnua descarga eltrica em um gs, vapor metlico ionizado, ou mistura de gases e vapores, s vezes em combinao com a luminescncia de fsforos que so excitados pela radiao da descarga. Tais lmpadas, em geral, no podem operar sem um dispositivo de limitao de corrente (reator) ligado em seu circuito eltrico. Dependendo da presso do gs ou vapor durante o funcionamento da lmpada, ela classificada em "de baixa presso", de alta presso" ou "de extra-alta-presso". Existem vrios tipos de lmpadas de descarga, a saber: lmpada fluorescente tubular, lmpada fluorescente compacta, lmpada vapor metlico, lmpada vapor de mercrio, lmpada vapor de sdio, lmpada de luz mista (lmpada vapor de mercrio com filamento incandescente) e outras lmpadas especiais.

Tipos de reatores
Reatores Eletrnicos
ABNT NBR 14417/14418 Os reatores eletrnicos DEMAPE oferecem acendimento instantneo, baixo aquecimento, elevado rendimento, alto fluxo luminoso e sem efeito estreboscpico. Alm disso, so leves, silenciosos e ainda reduzem o consumo de energia. Uma tima opo para a iluminao de escritrios, residncias, hospitais e outras reas internas.

Starter
Dispositivo destinado a iniciar a descarga, particularmente em uma lmpada fluorescente, fazendo o pr-aquecimento adequado dos eletrodos e/ou provocando, em combinao com um reator em srie, o pico de tenso necessrio para o acendimento da lmpada.

Rel fotoeltrico
O rel serve para o acionamento de lmpadas em funo do nvel de luminosidade ambiente.

ABNT NBR 5114 / 5172 De fcil instalao e com pequenas dimenses, os novos reatores convencionais da DEMAPE apresentam melhor aproveitamento da vida til da lmpada e baixo custo. Precisam ser utilizados em conjunto com starter para acionamento de lmpadas fluorescentes tubulares e compactas. Fcil instalao com conectores para ligao dos cabos. So ideais na iluminao residencial e comercial. So desenvolvidos de acordo com o padro europeu CE de qualidade.

Reatores Eletromagnticos Convencionais

Reatores Eletromagnticos Partida Rpida


ABNT NBR 5114 / 5172 Os reatores eletromagnticos de partida rpida da DEMAPE so utilizados para acendimento de lmpadas fluorescentes tubulares. So de fcil instalao e ideais para a iluminao de interiores residenciais e comerciais.

Ignitores
O ignitor utilizado em conjunto com o reator de descarga para fornecer uma tenso adequada para ignio da lmpada.

Como instalar um reator


Reatores de descarga
ABNT NBR 5125 / 5170 ( Vapor de Mercrio)ABNT NBR 13593 ( Vapor de Sdio)ABNT NBR 14305 ( Vapor Metlico) Os reatores de descarga DEMAPE so amplamente utilizados na iluminao pblica, instalaes industriais e de grandes reas. So produzidos para lmpadas vapor de sdio, vapor metlico e mercrio a alta presso. Podem ser utilizados para uso externo ou interno/integrado. Possuem fator de potncia natural ou alto fator de potncia, e podem ser pintados ou galvanizados a fogo.
Reator Eletrnico PIS FPN Bivolt para 1 lmpada tubular
Lmpada

Reator

Rede 127V Rede 220V

Reator Eletrnico PIS AFP Monovolt para 1 lmpada tubular

Reator Eletrnico PIS FPN / AFP Bivolt para 1 lmpada circular

Lmpada Lmpada
Rede 127V Rede 220V

Reator

~REDE

Reator

Reator Eletrnico PIS FPN / AFP Bivolt para 1 lmpada compacta


Rede 220V Rede 127V

Reator Eletrnico PIS DICROICA para 1 lmpada dicroica

~REDE Lmpada Reator Lmpada Reator

10

11

Reator Eletrnico PID FPN Bivolt para 2 lmpadas tubulares

Reator Eletrnico PID FPN / AFP Bivolt para 2 lmpadas compactas


Lmpada Lmpada

Lmpada
Rede 127V

Rede 220V

Rede 220V

Rede 127V

Reator

Lmpada

Reator

Reator Eletrnico PID AFP Monovolt para 2 lmpadas tubulares


Lmpada

Reator Eletrnico PID FPN / AFP Bivolt Rede 220V para 2 lmpadas circulares

Rede 127V

Reator ~REDE
Lmpada

Reator

Lmpada

Obs. Para lmpadas 22 / 32W utilizar este mesmo esquema.


Lmpada

12

13

Reator Convencional PCS 9 / 13 / 18 / 20 / 26 / 40W x 220V e PCS 9 / 13 / 20W x 127V para 1 lmpada tubular

Reator Eletromagntico Partida Rpida PRD AFP para 2 lmpadas tubulares

Lmpada
Lmpadas

Starter

Reator ~REDE Reator

~REDE

Reator Convencional PCS 18 / 26 / 40W x 127V para 1 lmpada tubular


Lmpada

Reator de Descarga Interno/Integrado FPN para Lmpada Vapor de Mercrio Baixo Fator de potncia (FPN): vapor de mercrio - 80W a 1000W
Reator

Starter

Lmpada Ovoide

Rede 127V
Reator

~REDE

14

15

Reator de Descarga Interno/Integrado AFP para Lmpada Vapor de Mercrio Alto Fator de potncia (AFP): vapor de mercrio 80W a 1000W
Lmpada Ovoide

Reator de Descarga Interno/Integrado AFP com FC com Lmpada Vapor de Mercrio Alto Fator de potncia (AFP): vapor de mercrio 80W a 1000W Com rel fotoclula
Reator

Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.


Conexo

Reator

Fotoclula Conexo

Lmpada Ovoide

~REDE
Conexo

~ REDE

Conexo
Capacitor

Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Reator de Descarga Interno/Integrado FPN com FC para Lmpada Vapor de Mercrio Baixo Fator de potncia (FPN) vapor de mercrio - 80W a 1000W Com rel fotoclula
Lmpada Ovoide Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.
Conexo Reator

Reator de Descarga Interno/Integrado FPN para Lmpada Vapor Metlico Baixo Fator de potncia (FPN): vapor metlico 250W / 400W / 1000W (padro HPI)
Reator

Lmpada Ovoide ou Tubular

Conexo ~ REDE

~ REDE

Fotoclula

Conexo

Ignitor

Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

16

17

Reator de Descarga Interno/Integrado AFP para Lmpada Vapor Metlico Alto Fator de potncia (AFP): vapor metlico 250W / 400W / 1000W (padro HPI)
Reator

Reator de Descarga Interno/Integrado AFP com FC para Lmpada Vapor Metlico Alto Fator de potncia (AFP): vapor metlico 250W / 400W / 1000W (padro HPI) Com rel fotoclula
Reator Lmpada Ovoide ou Tubular. Conexo

Lmpada Ovoide ou Tubular

Conexo Capacitor ~ REDE Conexo

Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Conexo Ignitor

Conexo

Ignitor

Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Fotoclula

~ REDE
Capacitor

Reator de Descarga Interno/Integrado FPN com FC para Lmpada Vapor Metlico Baixo Fator de potncia (FPN): vapor metlico 250W / 400W / 1000W (padro HPI) Com rel fotoclula Reator
Fotoclula Lmpada Ovoide ou Tubular

Reator de Descarga Interno/Integrado FPN para Lmpadas Vapor de Sdio/Metlico Baixo Fator de potncia (FPN): vapor de sdio - 70W a 1000W vapor metlico - 70W a 1000W (padro acendimento sdio) vapor metlico - 250W a 400W (padro TUNG / PULSE)
Reator
Lmpada Ovoide ou Tubular

~ REDE

Conexo

Conexo

Conexo

~ REDE
Ignitor Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada. Conexo Ignitor

Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

18

19

Reator de Descarga Interno/Integrado AFP para Lmpada Vapor de Sdio/Metlico Alto Fator de potncia (AFP): vapor de sdio - 70W a 1000W vapor metlico - 70W a 1000W (padro acendimento sdio) vapor metlico - 250W a 400W (padro TUNG / PULSE)
Reator Lmpada Ovoide ou Tubular

Reator de Descarga Interno/Integrado AFP com FC para Lmpada Vapor de Sdio/Metlico Alto Fator de potncia (AFP): vapor de sdio - 70W a 1000W vapor metlico - 70W a 1000W (padro acendimento sdio) vapor metlico - 250W a 400W (padro TUNG / PULSE) Com rel fotoclula Reator
Fotoclula Conexo Lmpada Ovoide ou Tubular

Conexo ~ REDE

Conexo

Conexo ~ REDE Capacitor

Capacitor Conexo

Conectar cabo branco Ignitor do reator no contato central da lmpada.

Ignitor Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Conexo

Reator de Descarga Interno/Integrado FPN com FC para Lmpada Vapor de Sdio/Metlico Baixo Fator de potncia (FPN): vapor de sdio - 70W a 1000W vapor metlico - 70W a 1000W (padro acendimento sdio) vapor metlico - 250W a 400W (padro TUNG / PULSE ) Com rel fotoclula Reator
Fotoclula

Reator de Descarga Externo FPN para Lmpada Vapor de Mercrio Baixo Fator de potncia (FPN): vapor de mercrio - 80W a 1000W
Reator

Lmpada Ovoide ou Tubular

Lmpada Ovoide

Conexo ~ REDE Ignitor Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.
~ REDE Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Conexo

20

21

Reator de Descarga Externo FPN com FC para Lmpada Vapor de Mercrio Baixo Fator de potncia (FPN): vapor de mercrio - 80W a 1000W Com rel fotoclula
Reator

Reator de Descarga Externo AFP ou FPN com base para FC incorporada Alto e Baixo Fator de potncia (FPN e AFP): vapor de sdio - 70W a 400W vapor metlico - 70W a 400W vapor de mercrio - 80W a 400W Com base para rel fotoclula incorporada.
Lmpada Ovoide ou Tubular
Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Fotoclula

Lmpada Ovoide Conexo ~ REDE Conexo Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Fotoclula

~ REDE

Reator de Descarga Externo AFP ou FPN Alto e Baixo Fator de potncia (FPN e AFP): vapor de sdio AFP e FPN - 70W a 1000W vapor metlico AFP e FPN - 70W a 2000W
Reator

Reator de Descarga Externo AFP com FC Alto Fator de potncia (AFP): vapor de sdio - 70W a 1000W vapor metlico - 70W a 2000W vapor de mercrio - 80W a 1000W Com rel fotoclula
Reator Lmpada Ovoide ou Tubular

Lmpada Ovoide ou Tubular

Fotoclula

~ REDE

~ REDE
Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

Conexo
Conectar cabo branco do reator no contato central da lmpada.

22

23

Anda mungkin juga menyukai