Anda di halaman 1dari 5

CARDOSO, C. F. S.. Sociedades do Antigo Oriente Prximo. So Paulo: tica, 1986. v. 47.

Palcios , templos e aldeias : O modo de produo asitico

O conceito de modo de produo asitico, enriquecido de contribuies derivadas da Antropologia, da Sociologia e da Histria entre muitas outras, constitui um modelo terico muito pertinente para a compreenso dos processos de espacializao ocorridos no Terceiro Mundo. Caracterizado por um conjunto de formaes sociais diferentes das existentes na Europa, coube, no Terceiro Mundo, relevante papel para a formao social asitica ,(LACOSTE , 1980). Antes de mais nada , Cardoso ,1986, inaugura sua proposta textual com uma singela abordagem aos antecedentes , ou melhor , estruturas/posturas sociais produtoras que antecedem o modo de produo asitico, quando em torno de 700.000 a.C. se inicia a histria evolutiva da humanidade, marcada por um longo perodo de igualdade atravs da distribuio da caa e da coleta (ou da distribuio da agricultura e pecuria . A desigualdade aparece quando os primeiros homens se fixam em torno dos rios (civilizao hidrulica) fugindo de um processo de desertificao, resultando numa grande produo proveniente do hmus (Terra frtil as margens do rio, rica em material orgnico gerado pelo processo de cheia e vazante) determinando uma diferenciao com a produo do homem das terras mais secas. Este poder produtivo maior dos privilegiados acarreta na formao de uma sociedade desigual (mudana infra estrutural), consolidada com medidas de efetivao das injustias sociais, convencendo atravs da lei, do exrcito e da religio que as diferenas so naturais e divinas (mudana superestrutural).O autor utiliza uma linha temporal afim de contextualizar a formao pr e ps modos de produo

Aspectos relevantes Sculo XVI ao XVIII :

Escritores europeus referiam se ao Oriente (sia) , priorizando como linha de estudo os aspectos polticos , a poltica at ento ,no era compreendida como parte geral da conjuntura social , o que s foi retomado aps o sculo XIX. Concebe se conceito despotismo oriental , que resumidamente eram formaes de grandes comunidades agrcolas e apropriao do excedente de produo, tornando estas civilizaes as primeiras sociedades estratificadas, ou sociedades de classe. O ser humano completava assim, um ciclo, de indivduo nmade, coletor a membro de uma sociedade de classes.

Sculo XVII. Embaixadores e comerciantes europeus especulam as origens e bases do poder desptico . Adam Smith, afirma que na ndia e na China a agricultura, e no a manufatura ( subsistncia, sem excedentes ), era altamente considerada e favorecida.

Sculo XIX Hegel concebe um contraste entre Oriente e Ocidente ,aparado por acervos de filsofos franceses e do prprio Smith Ocidente conhecera um progresso a se desenrolar da autoconscincia , enquanto no Oriente se dera um progresso abstrato , articulado por uma conscincia moral externa ao individuo . Multiplicaram se os estudos das sociedades orientais , no mais a partir de individualidades , mas de , unidades aldes e as suas instituies .

Da elaborao do seu conceito ao seu abandono Segundo Marx , por modo de produo , devemos entender a maneira como se organiza o processo pelo qual o homem age sobre a natureza material para satisfazer suas necessidades. Produzir trabalhar , pondo em movimento foras que ajam sobre a natureza . Essas foras variam com a histria e com a sociedade .O trabalho assim no s um processo entre o homem e a natureza , mas , supe uma forma de sociedade , realizando se em certas condies sociais , as relaes sociais de produo. Marx faz referncias forma social asitica desde seus primeiros trabalhos. Refere-se, por exemplo, forma desptica de governo, ao carter "patriarcal" da escravido e, principalmente, ao rgido sistema de castas que mantinha imutveis as relaes sociais na sia. Formulou, assim, a categoria de modo de produo asitico que, de modo geral, est na origem de todas as

sociedades. Esta categoria permeou as teorias de Marx sobre a histria da humanidade at sua morte. Na anlise de Marx, na fundao material do "despotismo oriental", por trs das aparncias poder desptico, ausncia de propriedade - se perfila a base real constituda pela propriedade comunal, em que se combinam agricultura e artesanato, nas comunidades autrquicas que contm em seu interior todas as condies para sua reproduo e para a produo de excedentes. do trabalho pode dar-se tanto pelas famlias, em lotes individuais, quanto pelo cultivo em comum do solo. Marx , concede aqui concepes de coletividade , uso multifuncional e grupal do solo , produo no manufaturada , j a centralizao de poder e comando fica sob a figura individual ou familiar . Segundo Cardoso , 1986 , as comunidades adotaram um sistema produtor fechado , o excedente da produo atende o comrcio exterior , a manuteno e realizao de obras pblicas , bem como honorrios mo de obra qualificada , podendo haver , casualmente , trocas entre comunidades . Karl Marx , em sua obra Contribuio crtica da economia poltica , coloca os modos de produo asitico , antigo , feudal e burgus moderno como marcos histricos progressivos no desenvolvimento social em suas respectivas pocas . Em O capital , Marx coloca os modos de produo asitico como ponto de referncia contraditrios aos modos de produo capitalista, nas sociedades asiticas , enfatiza se a troca entre aldeias e em parte a tributao ao Estado , com o qual paga os arteses e investe na infraestrutura e aes sociais coletivas , porm nas comunidades de cunho asitico , aquelas que o produtor controla a produo e seus meios ,a extorso do trabalho excedente ocorre mediante o recurso da coao extra econmica , pela represso militar , aes jurdicas e ideolgicas. Segundo Cardoso , 1986 , Engels no enfatizou o modo de produo asitico como fez Marx , porm , reafirma as importncia das obras de irrigao no Oriente como elemento que responde o surgimento dos Estados despticos , sua obra tambm realava as comunidades aldes indianas em sua evoluo proprietria comunal tribal , ao parcelamento da terra e o surgimento de uma pirmide social , devido ao acmulo desigual dos produtos de troca intercomunitrias .Engels indicaria dois processos histricos para a formao do Estado : o que conduz ao despotismo oriental , no qual as comunidades aldes permanecem intactas e o que passa pela dissoluo das comunidades tribais e pela evoluo das foras produtivas, levando o movimento do escravismo. At 1929 as obras de Marx , no foram contestadas , pelo contrrio , foram utilizadas em muitas obras de carter marxista , aps essa data a linha marxista foi discutida pelo populismo russo , estes se acreditavam na efetivao dos modos de produo asitico por meio do determinismo geogrfico de Ratzel .

Wittfogel , ex- partidrio comunista alemo , em 1957 ,reabre a discusso a respeito das sociedades hidrulicas , mesclando uma concepo ecologista e tecnicista , utilizando conceitos da linha difusionista, para este autor , a economia hidrulica se d primeiramente em reas ridas , difundindo se para as semi-ridas e midas , sendo esta optativa por parte dos grupos humanos , at mesmo em reas sem necessidade de criao de obras hidrulicas fizeram necessrias tais construes , e o que o autor chama de sociedade hidrulica marginal , nas dotadas de despotismo oriental , concebe se a idia de sociedades sub-marginais . As obras de Wittfogel foram muito bem aceitas principalmente as que entoavam as posturas bsicas dos trabalhos da manuteno de um sistema complexo de irrigao ocasionando a centralidade do Estado desptico , mais tarde chamado de hiptese causal hidrulica . Fatores que retomaram a concepo de modo de produo asitico Insatisfao e indignao com o marxismo apresentado por Wittfogel. Ataque ao unilinearismo evolutivo das sociedades humanas , tendo em frente os comunistas soviticos . Progresso dos movimentos de libertao nacional, sobretudo em 1950, com a admisso sucessiva de diversos grupos afro-siaticos , s Naes Unidas , cujos problemas de cunho social e econmico exigiam respostas de tipo histrico.

A partir dos anos 70 , o termo asitico passou a ser contestado , pois , esse modo de produo tinha caracteristas em quase todas a partes do continente , levantaram alguns questionamentos a respeito da organizao interna , origem, contradio e desenvolvimento .As respostas foram hetergenas , cada qual , de acordo com autores , suas linhas de raciocnio e tendncias . Modo de produo domstico e modo de produo palatino Cardoso , 1986 , aborda duas civilizaes que protagonizaram ao longo do tempo uma postura produtiva amplamente definida , O Egito e os povos da Baixa Mesopotmia . O modo de produo domstico seria nada mais que uma estruturao social cuja origem remonta a revoluo neoltica , caracterizando se pela economia de subsistncia , ausncia de diviso e espacializao do trabalho ,ausncia de pirmide social e de propriedade comunitria da terra , em contraposio , o modo palatino , mantinha caratersticas da revoluo urbana , com o surgimento dos complexos palaciais e templrios centralizando uma

nova postura social , concentrao , acumulao , dos excedentes esses redistribudos aos produtores diretos ligados as aldeias- com a coao fiscal por meio dos impostos , diviso e espacializao do trabalho , surgimento da pirmide hierrquica social , Para Cardoso , 1986, o palcio e o templo so impensveis sem a aldeia , mas esta, ao ter contato com o sistema palatino sofre alteraes , j no uma aldeia autnoma como no perodo Neoltico , os nveis bsico da integrao social so interdependentes , no entanto , suas relaes so de iniciativa exclusiva do nvel superior , manifestando se na taxao , represso militar , ao recrutamento , Cardoso , 1986 , ironiza , por mais que tentem ocultar desde o mais simples campons at o mais exaltado funcionrio , estes , so servos do monarca , e por poder divino , o senhor da sua vida e dispensor da abundncia.

Anda mungkin juga menyukai