Anda di halaman 1dari 7

1

Curso de Extenso: Breve Histria da Trplice Fronteira Aula 2 - A explorao dos recursos naturais: erva-mate e madeira

Micael A. Silva

De nosso nem uma chalana (escalecer tosco de madeira). A nossa incria tem chegado ao ponto de entregarmos toda a explorao das nossas matas e dos nossos ervais, toda a vida comercial desta zona aos argentinos cuja bandeira desfraldada no topo dos seus navios percorre a fronteira brasileira, livre de competidoras, isenta por muitos anos ainda de ver-se obrigada pelos cdigos maritimos a descer pela dria para cumprimentar um navio me mercante brasileiro naqueas guas. Domingos Nascimento, escritor, poeta e jornalista ao descrever a regio no livro Pela Fronteira (1905).

Relatos como este encontrado no livro de Domingos Nascimento so comuns para descrever toda a regio oeste do Paran ao longo do sculo XIX e incio do sculo XX. Tambm no faltam outros relatos semelhantes acrescidos de acusaes apaixonadas, denunciando o fato de que empresrios argentinos dominavam economicamente a regio. Como consequncia de acordos de navegao, as embarcaes argentinas subiam o rio Paran com dois objetivos: levar mercadorias de origem argentina queles que moravam na parte brasileira e trazer erva-mate destinada ao promissor mercado daquele pas. Alm do domnio econmico, no campo cultural tambm no faltaram acusaes. Denunciou-se sobretudo a ausncia de elementos nacionais brasileiros, como por exemplo o idioma. Relatou-se que os moradores da regio falavam espanhol e chegam a ignorar o fato de estarem no Brasil, como podemos ver nessa passagem citada por Wachowicz, em seu livro Obrageiros, mensus e colonos: Histria do oeste paranaense (1982), e originalmente publicada no jornal Gazeta do Povo em dezembro de 1928: Uma professora curitibana, que havia sido destacada em 1928 para Guaira, relatou que um pequeno aluno, brasileiro, perguntou-lhe em legtimo castelhano: Seora, s lindo el Brasil? desnecessrio fazermos uma lista de citaes semelhantes. Trata-se de uma preocuo presente principalmente nos relatos de viajantes da poca e na imprensa curitibana. Com maior frequncia aps os anos 1920, circulou na imprensa curitibana, sobretudo no j citado jornal Gazeta do Povo e no jornal O Dia, uma srie de relatos que denunciavam uma situao que deveria ser revertida. Em 1 de novembro de 1924, uma narrativa sobre o encontro de um viajante com uma brasileira, publicada no jornal O Dia, terminava com a seguinte frase: Soy Brasilea, Senhor, gracias a Dis, pero como me cri entre paraguayos...

A ausncia de estudos especficos nos permite levantar a hiptese de que no fundo, havia a preocupao de setores da intelectualidade curitibana com a perda do territrio. Se fisicamente pertencia ao Brasil, e consequentemente ao Paran, simbolicamente ainda no o pertencia. Da as denncias tanto contra os exploradores argentinos quanto com o descaso do governo brasileiro para com a regio. Sem um mnimo de relativismo, os relatos da poca pode induzir o leitor a imaginar que esta situao ocorria apenas nesta regio do Brasil. No entanto, a regio oeste do Paran, como vrios outros oestes do Brasil ainda teve de esperar at a ascenso de Getlio Vargas ao poder para introduzir, literalmente por decreto, elementos nacionais como a obrigatoriedade do uso do idioma portugus. O debate que anunciamos uma parte importante dos reflexos do modo de vida que se processava na regio oeste do Paran. Se no perodo colonial os recursos naturais da regio no foram objeto de explorao predatria, o mesmo no ocorreu no sculo XIX. Desde ento, a partir da demanda do mercado argentino para erva mate e madeira, pe-se em marcha um processo de explorao destes produtos. Este processo, vai permanecer at meados do sculo XX e vai moldar a forma pela qual as pessoas viviam na regio. No mapa a seguir, do estado do Paran em 1924, percebe-se que a maior concentrao de cidades e vilas no oeste do estado s margens do Rio Paran. Trata-se dos locais de concentrao dos produtos extrados para exportao (contrabando) de erva-mate e madeira.

Produtos: Erva mate e madeira

A erva-mate no Paran histrica. Pelo menos este o entendimento dos idealizadores do projeto Parque Histrico do Mate, do Museu Paranaense, de onde tiramos a seguinte afirmao:

A erva-mate manteve-se como principal produto paranaense durante o perodo entre a Emancipao Poltica do Paran (1853) e a Grande Crise de 1929, chegando a representar 85% da economia paranaense.

(Para fazer uma visita virtual ao Parque Histrico do Mate do Museu Paranaense, clique aqui.) Embora haja uma breve referncia erva-mate do oeste, as informaes acerca do produto normalmente esto relacionadas com sua circulao via porto de Paranagu. O principal motivo que os exploradores paranaenses no tinham acesso aos ervais do oeste. Deste fato decorre o rescentimento contra os exploradores argentidos, que alm de ter acesso dominavam economica e culturalmente a regio. Na esteira da erva mate ocorreu paralelamente a extrao de madeira de lei, com o principal objetivo de chegar ao porto de Buenos Aires e de l seguir rumo Europa. Como em outros espaos de extrao de madeira na poca, as nicas rvores poupadas (incluindo aquelas que hoje formam o Parque Nacional do Iguau), foram aquelas que no tinham valor de mercado capaz de gerar grandes lucros para os exploradores. Mas, como ocorria este processo de extrao e transporte da erva-mate e madeira, via Rio Paran, at a Argentina? O Ecomuseu de Itaipu nos d uma ideia em um dos seus espaos, registrado na foto ao lado. Ao contar a histria da regio antes da formao do reservatrio da usina, um dos temas de destaque o transporte destes produtos nas barrancas do rio Paran. Para alm da mera representao, contudo, cabe fazermos uma reflexo sobre as condies dos trabalhadores da regio na poca.

Pessoas: obrages, obrageiros e mensus

O quadro Erva-Mate de Cndido Portinari, 1938. O trabalho na regio era centrado na extrao e transporte dos dois produtos que movimentavam a economia local. Alguns termos utilizados neste subttulo so empregados na tentiva de explicar as relaes de trabalho da poca. Um obrageiro era um argentino dono de uma obrage, que era uma empresa privada responsvel pela extrao e transporte da erva-mate e da madeira. Como um obrageiro conseguia ter uma obrage? De alguma maneira, ele obtinha uma concesso de terras junto ao governo do estado do Paran. Como contrapartida, deveria se comprometer em abrir estradas, construir linhas frreas e outras obras de infraestrutura visando a integrao do territrio paranaense. Na prtica nada disso ocorria. Apenas retirava-se a erva-mate e madeira, de uma rea maior que a concedida e as transportava para a Argentina. Colocado desta maneira, parece que a regio estava minada de maus argentinos, que usurpavam o que havia de melhor a oeste da terra dos bons paranaenses. Minha hiptese que, de alguma maneira a prtica do sistema obragero era bom para ambos os lados. Ademais, os paranaenses no tinham como chegar regio em menos de 45 dias partindo de Curitiba at meados do sculo XX.

Havia pelo menos uma dzia de obrages, dentre as quais as mais conhecidas eram: Jlio Allica, Domingos Barthe, Nues y Gibaja, Maderas del Alto Paran, Mate Laranjeiras (esta com capital brasileiro e atuante sobretudo no Mato Grosso). Estas empresas no tinham como objetivos a colonizao ou povoamento do territrio. Isso poderia atrapalhar os

negcios. A obrage Mate Laranjeiras foi a que mais resistiu ao tempo. Possua uma ferrovia para transpor o obstculo das Sete Quedas, o que permitia a ligao da sua filial paranaense com a parte mais importante da empresa estabelecida no ento estado de Mato Grosso. Deu origem atual cidade de Guara e foi alvo de investigaes por parte da Delegacia de Ordem Poltica e Social do Paran (DOPS), entre os anos 1930 e 1940. possvel ter acesso aos relatrios completos das investigaes no Dossi Companhia do Mate Laranjeira, no Arquivo Pblico do Paran. Os mensus eram os trabalhadores braais. Eram recrutados pelos comissionistas tanto no Paraguai quanto na Argentina. Formavam o que o antroplogo brasileiro Darcy Ribeiro chamou de guaranis modernos, em seu livro Os ndios e a civilizao (1970): "Aps a destruio das misses jesuticas, uma parte das tribos guarani que as povoaram fundiu-se com a populao rural do Paraguai: so os Guarani modernos. Outra parte fugiu para as matas, indo juntar-se aos grupos que se tinham mantido independentes, voltando a viver a antiga vida de lavradores e caadores."

Um futuro mensu era um sujeito sem trabalho, sem moradia que era convidado a trabalhar em uma terra distante. Se admitido, recebia o antecipo, ou seja dois ou trs salrios adiantados. Gastava tudo em festas propositalmente montadas e regadas bebida e mulheres. O senhor Clemente Silva, um dos mensus recrutados, em entrevista em 1980, declarou a Ruy Wachowicz: Foi um conhecido que me falou: tem antecipo a na Mate (Laranjeiras), esto querendo gente pra trabalhar no erval e no Porto Mendes Gonalvez. A viemos. Aps receber (e gastar), o recrutado embarcava com direo ao oeste do Paran. Ao se estabelecer, era informado de que no poderia plantar, pois, tudo o que precisasse deveria comprar no armazm onde possua uma conta corrente. Como permitia-se levar mulheres e filhos (embora as mulheres no pudessem trabalhar), e os preos praticados no armazm da obrage eram inflacionados propositalmente, o trabalhador ficava cada vez mais com dvidas ao adquirir itens para sua sobrevivncia. A conta corrente atingia um patamar to alto que jamais poderia ser paga. Em sntese, o sistema obrageiro assemelhava-se a uma variao de trabalho servil ou de semi-escravido.

Suposta foto de trabalhadores na obrage de Domingos Barthe.

Embora apontamos anteriormente alguns aspectos prprios de uma obrage, no podemos esquecer que ela um produto de seu tempo. Se hoje h um arcabouo legal que protege o trabalhador de ser um semi-escravo, na poca no havia. Na mesma poca, a situao do trabalhador pobre, branco ou negro, na Amrica do sul, na Europa ou nos Estados Unidos, ou seja, de modo geral era precarssima. Fiquemos apenas com um exemplo do que ocorria nos Estados Unidos (do livro Histria dos Estados Unidos, 2010): Durante a dcada de 1870 [no sul dos Estados Unidos], entretanto, esses contratos [de trabalho no campo] se transformaram em uma nova forma de servido, visto que os trabalhadores tinham que contrair dbitos at que o algodo fosse vendido e os fazendeiros e comerciantes aproveitaram a oportunidade para vender produtos de primeira necessidade a preos altos e juros exorbitantes. Resultado: as dvidas dos trabalhadores se multiplicavam mais rpido do que os lucros. Considerando, ainda, que formalmente a escravido foi abolida no Brasil somente em 1888, a denncia de que as autoridades brasileiras no faziam nada para proteger os trabalhadores no oeste do Paran soa um tanto anacrnica. Todo este modelo explorador e exportador que durou quase um sculo deixou marcas na populao local. Quando acabam as obrages, boa parte dos mensus no tem pra onde ir. E no vo. Ficam. Onde? s margens do Rio Paran, numa regio que mais tarde ser alagada pelo reservatrio de Itaipu. Sem ter a posse da terra, sero obrigadas a abandonarem seus locais de residncia sem direito indenizao. Mas esta outra parte da histria que veremos oportunamente. Diante do exposto, chego concluso de que no oeste do Paran havia duas sociedades no incio do sculo XX. A primeira com origens nas obrages, que estavam presentes na regio desde o incio do sculo XIX, mas que no incio do sculo XX perde importncia at sua total extino por volta da dcada de 1940. A segunda, comeou a emergir em torno da Colnia Militar. Nossa prxima aula.

*** Em tempo 1- Quando estava por finalizar este contedo, me deparei com uma matria que em pleno sculo XXI ainda h escravido em fazendas de erva-mate no Paran. Para ver a matria publicada no portal UOL, clique aqui. 2- Os links indicados tem a funo nica de auxiliar na compreenso do tema tratado. Em nenhuma hiptese representam minha opinio. Sugesto de leitura WACHOWICZ, Ruy Christovam. Obrageros, mensus e colonos: Histria do oeste paranaense. Curitiba: Vicentina, 1982. 206 p. Multimdia 1- Parque Histrico do Mate do Museu Paranaense. Link. 2- O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro. Link. 3- Documentrio sobre Guaira. Link. Credito das imagens 1- Mapa do Paran em 1924. Link 2- Logomarca do Parque Histrico do Mate. Link 3- Histria regional no Ecomuseu. Link 4- Quadro Erva-Mate, de Candido Portinari, 1938. Link 5- Suposta foto de trabalhadores na Obrage de Domingos Barthe. Link

Anda mungkin juga menyukai