Anda di halaman 1dari 10

1

Introduo rede As redes sem fio de banda larga so uma etapa a mais em direo ao destino mximo da Internet de interconectar tudo no universo conhecido.
Uma rede sem fio combina dois tipos de tecnologia da comunicao: redes de dados que tornam possvel compartilhar informaes entre dois ou mais computadores e comunicao de rdio (ou sem fio) que usa a radiao eletromagntica para mover informaes de um lugar para outro. Os primeiros sistemas Wi-Fi forneciam um modo conveniente para conectar um laptop a uma rede do escritrio e conectar computadores a uma rede pessoal sem esticar fios entre os cmodos. Hoje, o Wi-Fi e outros servios de banda larga permitem que milhes de usurios se conectem Internet quando esto longe de suas casas ou escritrios, pois sinais sem fio cobrem reas metropolitanas inteiras. Uma variedade de produtos e servios usa diferentes mtodos para conseguir basicamente o mesmo objetivo: trocar, sem fio, dados da rede usando sinais de rdio. Cada servio tem um conjunto um pouco diferente de recursos e cada um usa uma tecnologia ligeiramente diferente. Os trs sistemas mais usados so Wi-Fi, WiMAX e o servio de celular 3G. O prximo captulo explicar como funcionam essas trs redes de banda larga sem fio. Mas antes de entrarmos nos detalhes sobre os servios especficos da rede de dados sem fio, ser til entender as redes em termos mais gerais.

Movendo dados
Para comear, iremos revisar a estrutura geral dos dados do computador e os mtodos que as redes usam para mover os dados de um lugar para outro. Isso muito bsico, tanto que j pode ser familiar para voc, mas fique comigo por algumas pginas. Isso realmente ir ajud-lo a compreender como opera uma rede sem fio.

Bits e bytes
Como provavelmente voc sabe, a unidade de processamento de um computador pode reconhecer apenas dois estados de informao: um sinal est presente ou no est na entrada para o processador. Essas duas condies geralmente so descritas como 1 e 0, ativado e desativado, marca e espao. Cada instncia de 1 ou 0 um bit. A forma que cada 1 ou 0 assume varia nos diferentes tipos de canais de comunicao. Pode ser uma luz, som, carga eltrica ativada ou desativada, uma srie de sons longos e curtos ou luz que pisca, dois tons de udio diferentes ou duas frequncias de rdio diferentes. Bits individuais no so particularmente teis, mas quando voc enfileira 8 deles em um byte, pode ter 256 combinaes diferentes. suficiente para atribuir sequncias diferentes a todas as letras no alfabeto (letras maisculas e minsculas), 10 dgitos de 0 a 9, espaos entre as palavras e outros smbolos tais como marcas de pontuao e letras usadas em alfabetos estrangeiros. Um computador moderno reconhece e processa vrios bytes com 8 bits ao mesmo tempo. Quando o processamento est completo, o computador transmite o mesmo fluxo de bits como sua sada. A sada pode estar conectada a uma impressora, uma tela de vdeo ou canal de comunicao de dados. Ou pode ser algo mais, como, por exemplo, uma srie de luzes piscando. A Figura 1-1 um exemplo de sequncia de bits. 0 1 0 0 0 0 0 1 0 1 1 0 1 1 1 0

Figura 1-1: Estes bits formam a sequncia de A (01000001) e n (01101110).

As entradas e as sadas com as quais estamos preocupados aqui so as que formam um circuito de comunicao. Como o processador do computador, um canal de dados pode reconhecer apenas um bit de cada vez. H um sinal na linha ou no h. Contudo, em distncias curtas, possvel enviar dados atravs de um cabo que carrega 8 (ou alguns mltiplos de oito) sinais paralelos atravs de oito fios separados. Obviamente, uma conexo paralela pode ser oito vezes mais rpida do que enviar um bit atravs de um fio, mas esses oito fios custam oito vezes tanto quanto um nico fio. Esse custo adicionado insignificante quando os fios tm apenas um p ou dois de comprimento, mas quando voc est tentando enviar dados em uma longa distncia, esse custo adicional pode ser proibitivo. E quando voc est usando circuitos existentes, tais como linhas de telefone, no tem escolha; tem que encontrar um modo de enviar todos os oito bits

2 Captulo 1

atravs do par existente de fios (ou outra mdia). A soluo transmitir um bit de cada vez com alguns bits e pausas adicionais que identificam o incio de cada novo byte. Este um canal de comunicao de dados serial, significando que voc est enviando bits um aps o outro. Neste estgio, no importa qual mdia voc usa para transmitir esses bits poderiam ser impulsos eltricos em um fio, dois tons de udio diferentes, uma srie de luzes piscando ou at muitas notas anexadas s pernas de pombos-correios voc deve ter um mtodo para converter a sada do computador em sinais usados pela mdia de transmisso e convert-la de volta na outra extremidade.

Verificao de erros
Em um circuito de transmisso perfeito, o sinal que entra em uma extremidade ser absolutamente idntico ao que sai na outra extremidade. Mas no mundo real, quase sempre h algum tipo de interferncia que pode entrar em nosso sinal puro original. A interferncia definida como qualquer coisa que adicionada ao sinal original; pode ser causada por um relmpago, interferncia de outro canal de comunicao ou sujeira em um contato eltrico em algum lugar no circuito (ou no caso dos pombos-correios, um ataque de um falco saqueador). Seja qual for a origem, a interferncia em um canal pode interromper o fluxo dos dados. Em um sistema de comunicao moderno, esses bits esto fluindo em um circuito extremamente rpido milhes deles por segundo portanto, uma interferncia at por uma frao de segundo pode destruir bastante bits, transformando seus dados em lixo digital. Portanto, voc deve incluir um processo chamado de verificao de erros em seu fluxo de dados. A verificao de erros feita adicionando algum tipo de informao padro a cada byte. Em uma rede de dados simples do computador, a informao de handshake (descrita na prxima seo) chamada de bit de paridade, que informa ao dispositivo que recebe cada byte se a soma dos uns e zeros dentro do byte mpar ou par. Se o dispositivo receptor descobrir que o bit de paridade no o esperado, ele instrui o transmissor para enviar o mesmo byte novamente. Este valor chamado de soma de verificao. As redes mais complexas, inclusive os sistemas sem fio, incluem dados adicionais de handshake para a verificao de erros com cada string de dados.

Handshake
Naturalmente, o computador que origina a mensagem ou um fluxo de dados no pode simplesmente ficar on-line e comear a enviar bytes. Primeiro, ele tem que avisar ao dispositivo na outra extremidade que ele est pronto para enviar os dados e assegurar que o recipiente pretendido esteja pronto para aceitar os dados. Para tanto, uma srie de solicitaes e respostas de handshake deve envolver os dados reais. A w algo assim: Origem: Ei, destino! Tenho alguns dados para voc. Destino: Tudo bem, origem, v em frente. Estou pronto.

Introduo Rede 3

Origem: Eis os dados. Origem: Dados dados dados dados... soma de verificao Origem: Essa a mensagem. Pegou? Destino: Peguei algo, mas parece estar danificado. Origem: Aqui vo eles de novo. Origem: Dados dados dados dados... soma de verificao Origem: Conseguiu desta vez? Destino: Opa, consegui. Estou pronto para mais dados. Voc pode deixar o contedo especfico das informaes de handshake para os designers e os engenheiros de rede, mas importante entender que cada bit que passa por uma rede de dados do computador no faz parte das informaes originais que chegaram ao computador de entrada. Em uma rede complexa, como por exemplo, um canal de dados sem fio, at 40 por cento ou mais dos dados transmitidos passam por um handshake e outro overhead. Todos so essenciais, mas cada um desses bits aumenta a quantidade de tempo que a mensagem precisa para passar pela rede.

Localizando o destino
A comunicao em uma conexo fsica direta (por exemplo, conexo com fio) entre a origem e o destino no precisa incluir nenhum tipo de endereo ou informao de roteamento como parte da mensagem. Voc pode ter que configurar a conexo primeiro (colocando uma chamada telefnica ou conectando cabos em um painel de comando), mas depois de estar conectado, o link permanecer no lugar at voc instruir o sistema para desconectar. Esse tipo de conexo tima para links de voz e de dados simples, mas no eficiente para os dados digitais em uma rede complexa que atende muitas origens e destinos porque uma nica conexo liga-se ao circuito o tempo inteiro, mesmo quando nenhum dado est passando pelo canal. A alternativa enviar sua mensagem para um centro de distribuio que ir mant-la at um link com o destino ficar disponvel. Isso conhecido como sistema de armazenamento e envio. Se a rede tiver sido projetada devidamente para o tipo de dados e a quantidade de trfego no sistema, o tempo de espera ser insignificante. Se a rede de comunicao cobrir muito territrio, voc poder enviar a mensagem para um ou mais centros de distribuio intermedirios antes dela alcanar seu destino final. A grande vantagem desta abordagem que muitas mensagens podem compartilhar os mesmos circuitos segundo a disponibilidade. Para tornar a rede ainda mais eficiente, voc pode dividir as mensagens que so mais longas que algum limite arbitrrio em partes separadas chamadas pacotes. Os pacotes de mais de uma mensagem podem viajar juntos no mesmo circuito, reagrupar-se nas mensagens originais no destino e combinar com pacotes que contm outras mensagens quando viajam entre os centros de

4 Captulo 1

distribuio. Cada pacote de dados tambm deve conter outro conjunto de informao: o endereo do destino do pacote, a sequncia do pacote em relao aos outros pacotes na transmisso original e assim por diante. Algumas dessas informaes instruem os centros de distribuio sobre para onde enviar cada pacote e as outras informaes dizem ao dispositivo de destino como remontar os dados no pacote de volta na mensagem original. Esse mesmo padro repetido sempre que voc adiciona outra camada de atividade a um sistema de comunicao. Cada camada pode anexar informaes adicionais mensagem original e tirar essas informaes depois de ter feito qualquer coisa que tenha sido instruda a fazer. Quando uma mensagem viaja de um laptop em uma rede sem fio atravs de uma rede local (LAN) e um gateway da Internet at um computador distante que est conectado a outra LAN, uma dzia ou mais de anexos de informao podem ser adicionados e removidos antes do recipiente ler o texto original. Um pacote de dados que inclui endereo e informaes de controle frente dos bits que contm o contedo da mensagem, seguido de uma sequncia de verificao de erros, chamado de quadro. As redes com fio e sem fio dividem o fluxo de dados em quadros que contm vrias formas de informao de handshake com os dados originais. Pode ser til considerar esses bits, bytes, pacotes e quadros como a verso digital de uma carta que voc envia atravs de um sistema de envio de correspondncia complicado: 1. Voc escreve uma carta e coloca-a em um envelope. O nome e o endereo do recipiente esto no lado de fora do envelope. 2. Voc leva a carta para o correio, onde um funcionrio coloca seu envelope em um envelope Correspondncia Expressa maior. O envelope grande tem o nome e o endereo do escritrio onde o recipiente trabalha. 3. O funcionrio do correio leva o envelope grande para o Departamento de Correios, onde outro funcionrio coloca-o em um saco de correspondncia. O Departamento anexa uma etiqueta ao saco, marcado com o local do Departamento que atende o escritrio do recipiente. 4. O saco de correspondncia viaja em um caminho at o aeroporto, onde carregado em um continer de embarque junto com outros sacos indo para a mesma cidade de destino. O continer de embarque tem uma etiqueta que informa aos operadores do frete que h uma correspondncia dentro. 5. Os operadores do frete colocam o continer dentro de um avio. 6. Neste ponto, sua carta est dentro de seu envelope, que est dentro do envelope Correspondncia Expressa, que est dentro de um saco de correspondncia, dentro de um continer, dentro de um avio. O avio voa para outro aeroporto perto da cidade de destino. 7. No aeroporto de destino, o pessoal da terra descarrega o continer do avio.

Introduo Rede 5

8. Os operadores do frete removem o saco do continer de embarque e coloca-o em outro caminho. 9. O caminho leva o saco at o Departamento de Correios perto do escritrio do recipiente. 10. No Departamento, outro funcionrio tira o envelope grande do saco e entrega-o a um carteiro. 11. O carteiro entrega o envelope Correspondncia Expressa grande ao escritrio do recipiente. 12. A recepcionista no escritrio tira seu envelope do envelope de Correspondncia Expressa e entrega-o ao recipiente. 13. O recipiente abre seu envelope e l a carta. Em cada etapa, as informaes no lado de fora do pacote dizem para algum como lidar com ele, mas essa pessoa no se importa com o interior. Nem voc nem a pessoa que finalmente l sua carta veem o envelope Correspondncia Expressa grande, o saco de correspondncia, caminho, continer ou avio, mas cada um desses contineres desempenha uma parte importante ao mover sua carta daqui para l. Ao invs de envelopes, sacos, contineres e avies, uma mensagem eletrnica usa strings de dados no incio ou no final de cada pacote para informar ao sistema como e onde lidar com sua mensagem, mas o resultado final praticamente o mesmo. No modelo de rede OSI (descrito na prxima seo), cada modo de transporte uma camada separada. Felizmente, o software de rede adiciona e remove todos os prembulos, endereos, somas de verificao e outras informaes automaticamente para que voc e a pessoa que recebe sua mensagem nunca os vejam. Contudo, cada item adicionado aos dados originais aumenta o tamanho do pacote, quadro ou outro invlucro e, portanto, aumenta a quantidade de tempo necessria para transmitir os dados na rede. Como a velocidade de transferncia de dados nominal inclui todas as informaes de overhead junto com os dados em sua mensagem original, a velocidade real da transferncia de dados em uma rede sem fio muito mais lenta do que a velocidade nominal. Em outras palavras, mesmo que sua rede conecte-se com 11 Mbps, sua velocidade real da transferncia de arquivos poder ser de apenas 6 ou 7 Mbps, ou at menos. Isso parece muito lento, mas realmente no importa em uma rede Wi-Fi que est conectada Internet atravs de uma linha DSL com 1.5 Mbps ou at um modem a cabo de 5Mbps; seu link sem fio ainda ser capaz de lidar com a transferncia de dados mais rapidamente do que a DSL ou o modem a cabo pode fornecer. Por outro lado, se voc estiver usando o Wi-Fi com uma conexo de fibra tima ultrarrpida com a Internet ou se quiser mover arquivos de udio, vdeo ou CAD muito grandes em sua prpria rede local, desejar usar uma das verses Wi-Fi mais rpidas, 802.11g ou (quando ficar disponvel), 802.11n.

6 Captulo 1

Modelo OSI do ISO


Como o exemplo de envio do pacote demonstra, as informaes em si so apenas parte do processo. Quando as informaes se movem em uma rede, essencial que todas as partes envolvidas o criador, o recipiente final e tudo no meio concordem que usaro a mesma formatao, sincronizao, regras de roteamento e especificaes. Essas regras (tambm chamadas de protocolos) definem o emaranhado interno da rede e a forma das informaes que se movem por ele. Quando a comunicao da rede ficou mais complexa, a comunidade de designers da rede aceitou o modelo OSI (Open Systems Interconnection) do ISO (International Organization for Standardization) para identificar os elementos individuais de um link da rede. O modelo OSI aplica-se a praticamente todo tipo de sistema de comunicao de dados, inclusive a rede sem fio de banda larga que ser descrita no resto deste livro. Como todos na indstria da comunicao usa o modelo OSI, ele encoraja os designers de hardware e de software a criarem sistemas e servios que possam trocar informaes com produtos parecidos de outros fabricantes. Sem o modelo OSI ou algo assim, no seria possvel esperar que o equipamento de mais de uma fonte funcionasse junto. O modelo OSI tambm permite a um designer mudar apenas um elemento da rede sem a necessidade de projetar tudo mais a partir do zero. Por exemplo, uma rede sem fio usa sinais de rdio, ao invs de cabos na camada fsica e Camada do aplicativo adiciona informaes de roteamento na camada Camada de apresentao de link dos dados, mas mantm os protocolos existentes e as especificaes para tudo mais. Uma Camada da sesso rede complexa (tal como a Internet) pode usar Camada de transporte conexes com fio para uma parte do caminho do sinal e conexes sem fio para a outra. Camada da rede O modelo OSI geralmente representado Camada de link dos dados como uma pilha de sete camadas, com cada camada atuando como uma base para a camada diretamente Camada fsica acima dela, como mostrado na Figura 1-2. Comeando de baixo, as sete camadas do Figura 1-2: O modelo de rede OSI tem sete camadas. modelo OSI so descritas nas seguintes sees.

Camada fsica
Como o nome sugere, a camada fsica define a mdia fsica ou o hardware que carrega os sinais entre as extremidades de uma conexo de rede. A camada fsica pode ser um cabo coaxial, um par de fios de telefone, luzes piscando ou ondas de rdio. As especificaes da camada fsica de uma rede podem incluir a forma do shell e os nmeros de pinos em um conector a cabo, as voltagens que definem os valores 0 e 1 (ativado e desativado), as duraes dos bits de dados individuais, as frequncias de rdio e mtodos de modulao usados por um transmissor e receptor de rdio.

Introduo Rede 7

Camada de link dos dados


A camada de link dos dados lida com a transmisso dos dados no link definido pela camada fsica. Especifica o formato de cada pacote de dados que se move na rede, inclusive o destino de cada pacote, a estrutura fsica da rede, a sequncia de pacotes (para assegurar que os pacotes cheguem na ordem correta) e o tipo de controle do fluxo (para assegurar que o transmissor no envie os dados mais rapidamente do que o receptor pode lidar). Cada pacote tambm inclui uma soma de verificao que o receptor usa para confirmar se os dados no foram danificados durante a transmisso, assim como a string de bits e bytes que contm os dados reais dentro do pacote. Portanto, contm o software que cria e interpreta os sinais que se movem atravs da camada fsica. Na Ethernet com e sem fio, todo dispositivo fsico que conectado rede tem um endereo de controle de acesso da mdia (MAC) nico de 48 bits que o identifica na rede. O cabealho (a primeira parte da string de dados dentro de um pacote) inclui os endereos MAC da origem e do destino desse pacote.

Camada da rede
A camada da rede especifica a rota que um sinal usa para ir da origem para o destino, independentemente da mdia fsica. No nvel da rede, no importa se os dados se movem em um cabo, ondas de rdio ou se usam alguma combinao dos dois, pois tudo lidado em um nvel inferior. Na Internet, a troca dos dados entre as LANs, redes remotas (WANs) e circuitos de ligao da Internet centrais ocorre na camada da rede.

Camada de transporte
Comeando na camada de transporte, o modelo OSI est preocupado com a comunicao entre os programas em dois computadores diferentes, ao invs do processo de mover os dados do ponto A para o ponto B. Por exemplo, quando voc exibe uma pgina Web na Internet, a conexo entre o navegador em seu computador (como, por exemplo, Internet Explorer ou Firefox) e o servidor Web que contm essa pgina ocorre na camada de transporte (mas os comandos enviados para o servidor ocorrem na camada do aplicativo).

Camada da sesso
A camada da sesso define o formato que os programas conectados atravs da camada de transporte usam para trocar os dados. Se os programas usarem senhas ou outra autenticao para assegurar que o programa na extremidade distante da conexo tenha permisso de usar um programa local, essa autenticao ocorrer na camada da sesso.

Camada de apresentao
A camada de apresentao controla como cada computador lida com o texto, udio, vdeo e outros formatos de dados. Por exemplo, se um computador distante enviar uma imagem no formato JPEG, o software que converte a

8 Captulo 1

string de dados em uma imagem em um monitor ou impressora ir operar na camada de apresentao.

Camada do aplicativo
A camada do aplicativo lida com os comandos e dados que se movem na rede. Por exemplo, quando voc envia uma mensagem de e-mail, o contedo de sua mensagem (mas no o endereo ou as informaes da formatao) est na camada do aplicativo. Grande parte das palavras, imagens, sons e outras formas de informao que voc envia em uma rede entra no sistema atravs da camada do aplicativo.

Resumo
Em geral, as redes de dados evoluram nos ltimos 100 anos desde os servios telegrficos muito simples (e relativamente lentos) at os sistemas de comunicao com alta velocidade de hoje. Uma das melhorias mais importantes na rede tem sido para substituir muitos dos fios e cabos que conectam os usurios individuais grade da rede mundial (tambm conhecida como Internet) com sinais de rdio. O Captulo 2 explica como combinar os servios de rede tradicionais com sinais sem fio.

Introduo Rede 9

Anda mungkin juga menyukai