Anda di halaman 1dari 5

O sistema reprodutor e genital engloba os rgos que produzem, transportam e armazenam as clulas germinativas, que so as responsveis por dar

origem aos gametas.

E so os gametas que, ao se unirem, formam um novo indivduo, que ser abrigado em um rgo durante seu desenvolvimento. Esse rgo, chamado tero, faz com que o sistema reprodutor feminino seja considerado mais complexo que o masculino em razo da funo de abrigar e propiciar o desenvolvimento de um novo indivduo.

Ovrios, tubas uterinas, tero, vagina, hmen, grandes lbios, pequenos lbios e clitris so as estruturas encontradas no sistema de reproduo feminino. Alm disso, as mamas tambm so de grande importncia na manuteno da vida. Os rgos externos desse sistema permitem a entrada do esperma no organismo, alm de protegerem os rgos genitais internos contra micro-organismos infecciosos.

Estruturas do sistema reprodutor feminino

Os grandes lbios e os pequenos lbios so dobras de pele e mucosa que protegem a abertura vaginal. Os pequenos lbios, durante o processo de excitao, ficam intumescidos e aumentam sensivelmente seu tamanho durante a penetrao nas relaes sexuais. Os grandes lbios ficam entre

o monte pbico (ou monte de Vnus) e se estendem at o perneo, espao entre nus e vulva, e so cobertos por pelos pubianos aps a puberdade.

A vagina um canal com cerca de 7,5 a 10 centmetros que se estende do tero, rgo interno, vulva, estrutura genital externa. Suas paredes normalmente se tocam e no exame clnico o mdico utiliza um aparelho para afast-las. Esse canal responsvel por receber o pnis durante a relao sexual e serve de canal de sada tanto para o fluxo menstrual quanto para o beb no momento de parto normal. um rgo musculoso cujo orifcio denominado introito. Prximos ao introito existem pequenas glndulas chamadas glndulas de Bartholin, que secretam muco para lubrificar a vagina sob a ao de estmulos sexuais.

O hmen uma membrana de tecido conjuntivo forrada por mucosa tanto interna como externamente. Ele pode variar de tamanho e forma. No primeiro ato sexual sofre ruptura, permanecendo apenas pequenos fragmentos no local, chamados carnculas himenais. O clitris uma pequena salincia, bastante sensvel ao tato, situada na juno anterior aos pequenos lbios. Tem funo muito importante na excitao sexual feminina e pode ser considerado similar ao pnis no homem.

O tero o rgo responsvel por alojar o embrio e mant-lo durante todo o seu desenvolvimento at o nascimento. Tem a forma de uma pera invertida, mas pode variar de forma, tamanho, posio e estrutura. formado por tecido muscular que se estende amplamente durante a gravidez e apresenta camadas, sendo o endomtrio aquele que sofre modificaes com o ciclo menstrual, preparando-se mensalmente para receber o ovo j fecundado e, caso isso no ocorra, apresenta descamao e eliminado pela menstruao.

Os ovrios so duas glndulas situadas uma em cada lado do tero, abaixo das trompas. So responsveis por produzir gametas ou vulos e

tambm por produzir hormnios sexuais femininos, estrgeno e progesterona. Esses hormnios vo controlar o ciclo menstrual, provocar o crescimento do endomtrio e estimular o desenvolvimento dos vasos sanguneos e glndulas do endomtrio, tornando-o espesso, vascularizado e cheio de secrees nutritivas.

As tubas uterinas so aquelas que transportam os vulos que romperam a superfcie do ovrio para a cavidade do tero. So dois canais finos que saem de cada lado do fundo do tero e terminam com as extremidades prximas aos ovrios. Nas tubas, os espermatozoides unem-se aos vulos quando h fecundao para ento se fixar no tero. Pode ocorrer tambm do vulo j fecundado fixar-se na tuba uterina e iniciar o desenvolvimento do embrio, o que se denomina gravidez tubria.

Ciclo Menstrual
Fase Folicular/ Ovulao/ Fase Ltea

Menopausa
Fim da idade reprodutiva. A partir: um ano sem ciclo menstrual.

Menor [ ] de estradiol: menor n de folculos aptos a responder ao GnRH e h. hipofisrios (mais altos). Mudanas do sistema genital e caracteres sexuais secundrios: muco, epitlio vaginal e urinrio, epiderme, mamas etc. Diminuio da razo estrgeno/androgno.

Hormnios do Sist. Reprodutor Feminino


Agentes da capacitao reprodutiva: Prepao do corpo da mulher,para atividade reprodutiva. Gerar ovulao, Possibilitar, manter e dar continuidade gestao. Promover parto e lactao.

Principais: estrgenos (17-beta-estradiol, estrona,estriol) e progesterona. Demais: andrgenos (androstenediona, testosterona e DHT) e Estrgenos derivados do colesterol.

Eixo hipotlamo- hipfise-gnada Sistema hormonal que controla o SRF.

Hipotlamo: (pulstil- 90 min)

GNRH

Adeno-hipfise: FSH e LH Ovrios: Estrgenos progesterona Citoplasmacolesterol- LH steres e de

mobiliza enzimasmitocndriapregnenolona (precursor comum). Estrgeno: cls da granulosa e Progesterona: corpo lteo

SNC e gnada Hormnios

Anda mungkin juga menyukai