Anda di halaman 1dari 14

Direito Penal

Prof. Ronaldo Marinho PREPARATRIO OAB 2013

TEORIA GERAL DO CRIME


I. Desistncia voluntria e arrependimento eficaz (art. 15 CP) (tentativa abandonada); II. Arrependimento posterior (art. 16 CP) III. Crime Impossvel (art. 17 do CP) (Tentativa inidnea, tentativa inacabada ou quasecrime);

TEORIA GERAL DO CRIME


IV. Delito putativo por erro de tipo (Criminoso incompetente) V. Delito putativo por obra do agente provocador (Flagrante preparado, delito de ensaio ou de experincia) VI. Agravao pelo resultado (art. 19 CP)

ERRO DE TIPO
Erro de Tipo Essencial ou acidental 1. Erro essencial a) inevitvel ou invencvel ou escusvel: exclui dolo ou culpa b) Evitvel ou vencvel ou inescusvel: Exclui o dolo

ERRO DE TIPO
2. Erro acidental, pode ser::

a) erro sobre o objeto (error in objecto); b) erro sobre a pessoa (error in persona art. 20, 3 CP); c) erro na execuo (aberratio ictus art. 73 CP); d) resultado diverso do pretendido (aberratio criminis art. 74); e) erro sobre o nexo causal (aberratio causae) ATT: ERRO DE TIPO PERMISSIVO

CRIME TENTADO E CONSUMADO


O ITERT CRIMINIS : FASE INTERNA (COGITATIO) E FASE EXTERNA 1. cogitatio ou cogitao. 2. preparao: (art. 31 CP) 3. execuo; 4. consumao; e, em alguns casos, 5. exaurimento. (art. 14 do CPB)

CRIME TENTADO E CONSUMADO


Formas de Tentativa: a) Imperfeita: Aqui o agente no exaure sua potencialidade lesiva; b) Perfeita ou crime falho: exaure toda a sua potencialidade lesiva, mas no se consuma, por circunstncia alheia. ATT: Smula 610 STF (latrocnio)

NO ADMITEM TENTATIVA:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Crime culposo; Crime preterdoloso; Contravenes penais (art. 4 LCP); Crimes omissivos prprios; Crimes habituais; Crimes unissubsistentes (art. 140 CP); Crimes de empreendimentos ou atentados (art. 352 CP)

QUESTES

QUESTO 3 cabvel o arrependimento posterior no crime de: A) leso corporal dolosa. B ) homicdio. C ) roubo. D ) furto.

V EXAME DA ORDEM
59) Apolo foi ameaado de morte por Hades, conhecido matador de aluguel. Tendo tido cincia, por fontes seguras, que Hades o mataria naquela noite e, com o intuito de defender-se, Apolo saiu de casa com uma faca no bolso de seu casaco. Naquela noite, ao encontrar Hades em uma rua vazia e escura e, vendo que este colocava a mo no bolso, Apolo precipita-se e, objetivando impedir o ataque que imaginava iminente, esfaqueia Hades, provocando-lhe as leses corporais que desejava. Todavia, aps o ocorrido, o prprio Hades contou a Apolo que no ia mat-lo, pois havia desistido de seu intento e, naquela noite, foi ao seu encontro justamente para dar-lhe a notcia. Nesse sentido, correto afirmar que (A) mesmo sendo o erro escusvel, Apolo no isento de pena. (B) havia dolo na conduta de Apolo. (C) mesmo sendo o erro inescusvel, Apolo responde a ttulo de dolo. (D) Apolo no agiu em legtima defesa putativa.

VI EXAME DA ORDEM
60) Jos dispara cinco tiros de revlver contra Joaquim, jovem de 26 (vinte e seis) anos que acabara de estuprar sua filha. Contudo, em decorrncia de um problema na mira da arma, Jos erra seu alvo, vindo a atingir Rubem, senhor de 80 (oitenta) anos, ceifando-lhe a vida. A esse respeito, correto afirmar que Jos responder (A) pelo homicdio de Rubem, agravado por ser a vtima maior de 60 (sessenta) anos. (B) por tentativa de homicdio privilegiado de Joaquim e homicdio culposo de Rubem, agravado por ser a vtima maior de 60 (sessenta) anos. (C) apenas por tentativa de homicdio privilegiado, uma vez que ocorreu erro quanto pessoa. (D) apenas por homicdio privilegiado consumado, uma vez que ocorreu erro na execuo.

OAB NACIONAL 2008.1


Acerca do dolo e da culpa, assinale a opo correta: a) Quando o agente deixa de prever o resultado que lhe era previsvel, fica caracterizada a culpa imprpria e o agente responder pelo delito preterdoloso; b) Quando o agente, embora prevendo o resultado, no deixa de praticar a conduta porque acredita, sinceramente, que esse resultado no venha a ocorrer, caracteriza-se a culpa inconsciente; c) Quando o agente comete o erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime, exclui-se o dolo, embora seja permitida a punio por crime culposo, se previsto em lei; d) Quando o agente, embora no querendo diretamente praticar a infrao penal, no se abastem de agir e, com isso, assume o risco de produzir o resultado que por ele j havia sido previsto e aceito, h culpa consciente.

OAB NACIONAL 2009.1


Acerca do instituto da desistncia voluntria, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, assinale a opo correta: a) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros; b) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia do prprio agente; c) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado; d) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados.

Direito Penal
Prof. Ronaldo Marinho PREPARATRIO OAB 2013

Anda mungkin juga menyukai