Anda di halaman 1dari 10

Livro e priso:

o caso Em cmara lenta, de Renato Tapajs


Sandra Reimo

RESUMO Esse artigo aborda a priso do escritor Renato Tapajs, em 1977, motivada pela publicao de seu livro Em cmara lenta. Trata-se do nico caso de um escritor preso durante a Ditadura Militar devido ao contedo de um livro. Trata-se mesmo de um caso nico na histria recente do Pas da priso de um autor devido a um romance. Busca-se entender a especificidade desse processo e seu lugar na histria do livro no Brasil. Defende-se a idia de que a priso de Renato Tapajs deu-se como uma tentativa de ao preventiva das foras da represso publicao de livros de memrias de militantes de esquerda. PALAVRAS-CHAVE: Renato Tapajs. Censura. Ditadura militar. Dcada de 1970.

99

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

O livro Em cmara lenta, de Renato Tapajs, foi publicado em maio de 1977 pela editora Alfa-mega. O livro, autobiogrfico, relata a participao do autor na guerrilha urbana durante a dcada de 1960 e discute essa opo poltica. O autor, preso entre agosto de 1969 e setembro de 1974, redigiu o livro em 1973, depois de saber da morte, na priso, da ativista de esquerda Aurora Maria Nascimento Furtado. (RIDENTE, 2000, p.154). Em 27 julho de 1977, ao sair do trabalho, na Editora Abril, Renato Tapajs foi preso novamente, pela segunda vez, por agentes do DEOPS (Polcia Civil do Departamento de Ordem Poltica e Social), pois o livro, segundo ofcio do delegado Sergio Fernando P. Fleury, violava a Lei de Segurana Nacional por ser uma apologia do terrorismo, da subverso e da guerrilha em todos os seus aspectos. (SILVA, 2008, p.14) O impacto da notcia da priso caso nico de autor preso durante a Ditadura Militar por causa do contedo de um livro e o espanto do fato dar-se no momento do incio de um processo de abertura poltica lenta, gradual e segura gerou uma grande mobilizao da imprensa e da sociedade. Quase todos os dias, jornais, tanto da grande imprensa quanto da imprensa alternativa, publicaram matrias protestando contra o caso. No dia 09 de agosto, o jornal O Estado de S. Paulo noticiou e a Folha de S. Paulo publicou o texto (no as assinaturas) de um abaixo-assinado (com 800 signatrios) protestando publicamente contra a priso. Alm disso, a Secretaria de Segurana Pblica do Estado de So Paulo recebeu um grande nmero de cartas (13 em portugus, 2 em espanhol e 25 em ingls) especialmente de membros da organizao Anistia Internacional, protestando contra a priso de Tapajs. (SILVA, 2008) O autor foi solto em 23 de agosto de 1977.

Memrias de lutas
Cronologicamente, Em cmara lenta, publicado em 1977,

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

o primeiro texto de memrias de ex-militantes polticos da dcada de 1960. A partir do fim da vigncia do Ato Institucional nmero 5, AI-5, em 31 de dezembro de 1978, e da Lei da Anistia, em 28 de agosto de 1979, comea a surgir uma srie de livros-depoimentos sobre o tema. Em cmara lenta o primeiro livro de memrias, um romance, fruto de um militante ativo do perodo de desenvolvimento e fim das aes armadas e da guerrilha urbana, especifica Mrio Augusto Medeiros da Silva, no livro Os escritores da guerrilha urbana. Literatura de testemunho, ambivalncia e transio poltica (1977-1984).

100

Entre as memrias dos militantes de esquerda que apareceram em forma de livro no final da dcada de 1970 destacam-se, Os Carbonrios, de Alfredo Sirkis, e o grande impacto e sucesso editorial O que isso companheiro?, de Fernando Gabeira ttulos que se destacam entre aqueles que integram a vertente esquerda da memorialstica que foi, de algum modo, a primeira tentativa de construo de uma narrativa histrica sobre o perodo. (FICO, 2004, p.31) O que isso companheiro? que tem como sub-ttulo a denominao depoimento, a fala da memria modificada pelo tempo e pelo trabalho de elaborao do texto. Ziraldo, nas abas do livro salienta esse ltimo aspecto: Eu me pergunto se este livro um romance, se um livro de memrias, se um causo muito grande contado por uma testemunha ocular e atenta de sua prpria histria. Ziraldo conclui: Seja o que for, ele escrito com a maestria de um experimentado romancista, um escritor de palavras precisas e adjetivos exatos, enxuto. Mais adiante, reforando a tese, Ziraldo afirma: Fernando Gabeira um jornalista, foi um guerrilheiro, um poltico atuante e lcido, um possvel lder sereno e incisivo. Mas, ao final deste livro o leitor vai descobrir que, mais do que tudo isso, - aqui e agora Fernando Gabeira um escritor. Em Gavetas Vazias fico e poltica nos anos 70, Tnia Pellegrini defende a idia de que o carter referencial de memria vivida um atributo central para subsidiar explicaes do sucesso de vendas de O que isso companheiro? Pois, segundo Pellegrini, O ouvinte dessa fala (o leitor desse relato) a ela se prende desde o incio e, ouvindo-a, tem a impresso de enveredar por um caminho proibido, que leva verdade antes censurada. a aventura da transgresso. A transgresso narrada partilhada pelo leitor, que se torna cmplice da mesma, no ato de leitura: a aventura da transgresso, duplamente colocada: do autor, enquanto executor de aes contra o regime, e do leitor, co-participe, cmplice pelo (PELLEGRINI, 1996, p. 36-37) Em 1979, o livro O que isso companheiro?, publicado pela editora Codecri do Rio de Janeiro, vendeu 80 mil exemplares (HALLEWEL, 2005, p. 596). At o momento, segundo informaes da Companhia das Letras, atual editora do livro, em seu endereo eletrnico, j teve mais de 40 edies e j foram vendidos mais de 250 000 exemplares. Alfredo Sirkis, em Os Carbonrios, livro de no-fico, relata sua transformao, entre 1967 e 1971, em militante guerrilheiro urbano, aos 19 anos, sob o codinome Felipe. No prefcio da edio de 1998, republicado na edio de 2008 da Editora BestBolso, o autor afirma no me desconforta esse passado,
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

ato de leitura: Nessa simbiose, a explicao do sucesso do livro.

101

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

tambm no me enaltece e salienta que seu inventrio de cicatrizes relativamente brando, que se resume dor da perda de alguns queridos companheiros,pois, detaca: Nos anos de chumbo tive a trplice felicidade de sobreviver, no ter sido capturado e seviciado e no ter matado ningum. O que isso companheiro? e Os Carbonrios ganharam o Prmio Jabuti, da Cmara Brasileira do Livro, CBL, na categoria biografia em 1980 e 1981, respectivamente. Os Carbonrios, de Alfredo Sirkis, juntamente com 1968 o ano que no terminou, de Zuenir Ventura, serviram de base para a minissrie da TV Globo Anos Rebeldes, exibida de 14 de julho a 14 de agosto de 1992. Anos Rebeldes foi exibida no momento em que se iniciava no Pas a mobilizao pela instaurao do processo de impeachment do Presidente Collor de Mello, acusado de corrupo, e muitas pessoas estabeleceram de imediato uma relao de causa e efeito entre Anos Rebeldes e os fatos que resultaram na onda de manifestaes estudantis que redundaram no impeachment de Fernando Collor. (LOBO, 2000, p. 325) Sobre o fato de a Rede Globo, emissora tida, na dcada de 1970, como porta-voz da Ditadura Militar, com a minissrie Anos Rebeldes, tematizar, pela primeira vez, diretamente, fatos histricos dos anos 1960 e 1970, o jornalista Luis Antonio Girn, perguntou ter mudado a Globo ou o passado se adequou s suas necessidades? e respondeu: Ambas as opes no so incorretas. A Globo uma senhora que anda mais tolerante com a realidade. O perigo comunista acabou e no h motivos de sobressaltos com golpes. A senhora alivia a tenso ancestral no trabalho de marketing poltico na fico.(apud LOBO, 2000, p.296) O que isso companheiro?, de Fernando Gabeira, e Os Carbonrios, de Alfredo Sirkis, no tiveram problemas com o Departamento de Censura Federal nem com qualquer outra instncia dos rgos censrios. Renato Tapajs foi, pois, o nico caso de autor preso durante a Ditadura Militar devido ao contedo de um livro. Outros escritores foram presos no perodo devido a textos, mas eram textos publicados em jornais ou revistas. Lembremos, por exemplo, que quase todos os integrantes do peridico O Pasquim foram presos no final de 1969. Antonio Candido observou, em 1972, que durante a Ditadura Militar o controle sobre os meios de comunicao se dava em funo do pblico atingido:
O atual regime militar do Brasil de natureza a despertar o protesto incessante dos artistas [...] e seria impossvel que isto no aparecesse nas obras criativas [...]. Por outro lado, este tipo de manifestao extremamente dificultado pelo regime, que exerce um controle severo sobre os meios de comunicao. Controle total na televiso e no rdio, quase total nos jornais de maior circulao, muito grande no teatro e na cano; nos livros e nos peridicos de pouca circulao a represso mais branda, porque em razo direta do alcance dos meios de comunicao. (CANDIDO, 1979, p.25)

.
102

Anteriormente a Renato Tapajs, Monteiro Lobato foi preso, em 1941, por acusaes relativas ao contedo de um de seus livros: o livro em pauta era A questo do Petrleo.

Em cmara lenta censura ao livro, priso do autor


A primeira e a segunda edies de Em cmara lenta so providas de uma impactante capa criada por Moema Cavalcanti. Uma seqncia de trs fotogramas como se fizessem parte de um rolo de filme e em cada um deles, em extremo close-up, uma boca: lbios sorrindo; lbios entreabertos; lbios com um fio de sangue. Esses lbios esto desenhados com um trao preto simples e grosso. O fundo branco. O nome do autor e da editora e tambm esto impressos em preto, com letras retas. Quebrando a relao branco/preto, o ttulo e o sangue, em vermelho. O traado preto no fundo claro lembra capas em xilogravura de cordis nordestinos; a seqncia de trs bocas repetidas faz referncia ao universo do cinema, presente no ttulo, tambm faz ressoar os quadros da dcada de 1960 de Andy Warhol assim como cartazes cinematogrficos e publicitrios. O vermelho e o sangue do novos significados a essas referncias e introduzem o Brasil da Ditadura. A boca que sorria, saberemos depois, era de Aurora Maria Nascimento Furtado, morta em uma sesso de tortura. A narrativa se desenvolve em dois eixos presente e passado e em vrios blocos temporais distintos memrias de distncias variadas. Entre esses blocos e ao mesmo tempo completando-os a cena da priso e da tortura de Aurora Furtado vai se repetindo como uma imagem-refro e vai se completando. Enquanto estava preso, Renato Tapajs enviava os originais, clandestinamente, em pequenos retalhos de papel, pelas visitas que recebia. Quando saiu da priso procurou vrias editoras antes de acertar a publicao pela Alfa-mega. A publicao de Em cmara lenta d incio a uma seqncia de fatos surpreendentes. Nessa cronologia utilizamos como fonte os j citados livros de Marcelo Ridenti e Mrio Augusto Medeiros da Silva e entrevistas concedidas pelo editor Fernando Mangarielo autora em julho de 2008. Sinteticamente: a)maio de 1977: evento de lanamento de Em cmara lenta em So Paulo, Pinheiros, na Rua Lisboa em uma galeria de arte que tambm faz molduras. Venda de cerca de 800 exemplares no perodo do lanamento; b)13 de julho de 1977: resenha na revista Veja sobre Em cmara lenta;

103

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

c)junho e julho de 1977: artigos no Jornal da Tarde sobre o livro. Em entrevista a Marcelo Ridenti, Renato Tapajs afirma que acredita que foi atravs desses artigos que o Coronel Erasmo Dias atentou para Em cmara lenta. Agradeo a Marcelo Ridenti o envio da transcrio integral da entrevista. Mrio Medeiros atribui essa funo resenha publicada na Veja; d)18 de julho de 1977: delegado Sergio F. P. Fleury encaminha Secretaria do Estado dos Negcios da Segurana Pblica ofcio em que afirma que Em cmara lenta inflige a Lei de Segurana Nacional; e)21 de julho de 1977: Secretaria do Estado dos Negcios da Segurana Pblica emite documentao confidencial informando sobre o livro; f )27 de julho de 1977: priso de Renato Tapajs por ordem do Coronel Erasmo Dias; g)30 de julho a 30 de agosto de 1977: grande mobilizao da imprensa, dos intelectuais e de diversas organizaes com manifestaes de repdio pela priso de Renato Tapajs; h)03 de agosto de 1977: depoimento dos editores Fernando e Claudete Mangarielo, sendo que Fernando Mangarielo ficou preso dois dias; i)09 de agosto de 1977: manifesto abaixo-assinado de intelectuais em apoio a Renato Tapajs; j)08 de agosto de 1977: Ministrio da Justia probe a publicao e circulao do livro Em cmara lenta; k)23 de agosto de 1977: Renato Tapajs deixa a priso; l)30 de setembro de 1977: Procurador apresenta denncia ao Ministrio Pblico contra o escritor por incitao subverso; m)25 de outubro de 1977: incio do julgamento do autor; n)maro a abril de 1978: desenvolvimento do processo. O julgamento contou com parecer tcnico do Prof. Antonio
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

Cndido de Mello e Souza que se encerra da seguinte maneira: Resumindo para concluir: em qualquer nvel que me coloque, sou levado a negar que Em cmara lenta constitua um inventivo ou sequer um mero exemplo de atividade subversiva. E se fosse necessrio extrair dele uma lio, como dos velhos romances alegricos, eu concluiria que , antes, o contrrio; o)26 de abril de 1978: O Conselho Permanente de Justia absolve Renato Tapajs; p)outubro de 1978: Supremo Tribunal Militar absolve Renato Tapajs;

.
104

q)17 de maro de 1979: Armando Falco, em seu ltimo ato como Ministro da Justia, libera a publicao e a circulao em todo territrio nacional do livro Em cmara lenta. Essa seqncia de fatos relativos ao escritor Renato Tapajs e ao livro Em cmara lenta constitui um dos casos mais extraordinrios de arbitrariedade, abuso de poder e, at mesmo, disputas de leituras e vises de mundo a partir de uma mesma obra, conhecidos nas histrias poltica e literria contemporneas, salienta Mrio Augusto Medeiros da Silva (2008, p.158). Marcelo Ridenti (2000, p.155) sintetiza foi uma operao inusitada da ditadura, j sob o governo Geisel: prendeu o autor e s veio a censurar o livro depois.

Na Editora Alfa-mega
A Editora Alfa-mega foi fundada em Pinheiros, So Paulo, em 1973, por Fernando e Claudete Mangarielo e est h 35 anos publicando o pensamento crtico brasileiro, como diz seu lema. Seu foco de ateno recai sob: histria, sociologia, poltica, filosofia, economia, clssicos do marxismo, pluralismo jurdico, literatura brasileira e literatura estrangeira. Nos seus primeiros trs anos de existncia, a Alfa-mega publicou 30 ttulos. A Editora j publicou 583 ttulos e atualmente (2008) conta com um catlogo de mais de 200 ttulos. Nos ltimos 12 anos, a editora Alfa-mega, que na dcada de 1990 conheceu um grande rebaixamento de vendas, investe fortemente na internet como grande ferramenta editorial e planeja se mudar para uma sede maior na cidade de Cotia. Antes de publicar Em cmara lenta, Fernando e Claudete Mangarielo tinham publicado A Ilha, de Fernando Moraes, texto sobre Cuba, fato que sublinha a direo dos editores em publicar livros politicamente engajados. Fernando Mangarielo comentando sua atuao como editor na dcada de 1970 atribui, em parte, sua coragem em criar uma editora de resistncia e independente sua juventude, ao seu apetite voraz de jovem que o fez atrelar-se aos valores de minha gerao e a tambm a uma resistncia em relao auto censura dos editores: Havia uma auto-censura dos editores, porque uma edio sendo pega desmontava financeiramente uma empresa. Nos primeiros anos, relata Mangarielo, preventivamente, o estoque de cada um dos ttulos j saia da grfica, estrategicamente, dividido em trs blocos: mil exemplares eram enviados para a sede da editora que s ficava com uns 100 exemplares e j enviava os outros para as livrarias; dois mil exemplares iam para outro lugar: era uma coisa importante na minha gerao a estratgia e a ttica do vietcong, eu dividia em trs partes, porque a ao quando pegava tudo...(gerava um grande prejuzo).

105

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

Durante todo o desenrolar da priso de Renato Tapajs, em 1977 e da discusso do caso de censura ao livro Em cmara lenta no houve nenhuma busca e apreenso de livros na sede da editara, confirma Fernando Mangarielo. Aconteceram algumas apreenses do livro de Tapajs em livrarias,
[...] alguns livros foram apreendido nas livrarias [...] o livreiro mandou uma cpia do auto de apreenso e deduzimos da duplicata que ele tinha a pagar [...] l de Salvador e outro de Recife [...] mais ou menos uns trezentos livros, dez por cento da primeira edio foi pega de forma fragmentria ao longo de todo territrio.

O editor Fernando Mangarielo em momento nenhum pensou em recolher o livro, pois eu no fazia parte daquele coro de caixa de ressonncia ao discurso oficial e quando a censura oficial chegou a primeira edio j estava esgotada. Houve uma segunda edio.

Tecendo os fios
Em 02 de agosto de 1977 o advogado Raimundo Faoro manifestou sua indignao com o arbitrrio da priso de Renato Tapajs: espantoso que havendo Censura Federal, com poderes draconianos, poderes de verificao prvia segundo uma lei que reputamos inconstitucional mas que est em pleno vigor a polcia estadual interfira e repute subversivo um livro que Censura Federal no causou nenhuma impresso negativa. (SILVA, 2008, p.149) O inusitado do fato da priso de um autor por causa do contedo de um livro, um ms e tanto antes da censura do prprio livro, tambm foi salientado no j citado abaixo-assinado de apoio e de solicitao de soltura de Renato Tapajs, publicado em 9 de agosto: Pela primeira vez no Brasil, um autor preso porque o contedo de seu romance, editado e vendido legalmente, foi considerado subversivo pela autoridade policial. Lembremos que o livro de Monteiro Lobato que gerou sua priso, A questo do Petrleo, no era um romance. Uma frase do parecer do delegado Alcides Singillo, do DEOPS de So Paulo, sobre o livro talvez possa dar alguma racionalidade ao arbtrio dessa priso. Citando: outro aspecto a ser abordado que o livro EM CMARA LENTA seja nada menos que o embrio de uma nova modalidade de ataque e calnias aos Governos, disfarada por uma casca literria. (SILVA, 2008, p.152). Essa frase do parecer reflete o temor das foras da represso frente ao incio do processo de abertura - eles temiam uma onda de memrias recentes dos militantes da esquerda, o que realmente veio a acontecer. A publicao de Em Cmara lenta, em 1977, antecede cronologicamente a outras memrias da guerrilha. Se destacarmos o trecho do parecer do delegado Singillo acima citado, ento no podemos deixar de concluir que as manifestaes de repdio priso do autor e sua absolvio tornaram politicamente possvel que as demais publicaes do gnero vicejassem sem problemas maiores.

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

.
106

Book and prison: the case of Em cmara lenta, by Renato Tapajs


ABSTRACT This paper aims to examine the arrest of Renato Tapajs in 1977 motivated by the publication of his book Em cmara lenta (In Slow Motion). It is the only case of a writer being arrested during the military dictatorship because of the content of a book. Besides, it is the only case in the recent history of Brazil of an apprehension because of a novel. We try to understand the peculiarity of this process and its place in the book history in Brazil. We argue for the idea that Tapajss arrest occurred as and attempt by the repression powers to prevent the publication of Left militants memory books. KEYWORDS: Renato Tapajs. Censorship. Military dictatorship. The 1970s.

Libro y prisin: el caso Em cmara lenta, de Renato Tapajs


RESUMEN Este artculo aborda la prisin del escritor Renato Tapajs, en 1977, en razn de la publicacin de su libro Em cmara lenta (En cmara lenta). Se trata del nico escritor brasileo preso durante la dictadura militar por el contenido de un libro. Se trata mismo del nico caso, en la historia reciente de Brasil, de la prisin de un autor en razn de una novela suya. En este articulo, se busca entender la especificidad de ese proceso y su lugar en la historia del libro en Brasil. Se defiende la idea de que la prisin de Renato Tapajs se dio como un intento de accin preventiva de las fuerzas de represin a la publicacin de libros de memorias de militantes de izquierda. PALABRAS CLAVE: Renato Tapajs. Censura. Dictadura militar. Dcada de1970.

Referncias

CANDIDO, Antonio. A literatura brasileira em 1972. Arte em Revista, So Paulo, ano 1, n. 1, CEAC Centro de Estudos de Arte Contempornea, jan./mar. 1979. FICO, Carlos. Verses e controvrsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 4, n. 47, 2004. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. 2. ed. So Paulo: Edusp, 2005. LOBO, Narciso. Fico e poltica: o Brasil nas minissries. Manaus, Valer, 2000.
Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

PELLEGRINI, Tnia. Gavetas vazias: fico e poltica nos anos 70. So Carlos, SP: EDUFSCar, Mercado de Letras, 1996. RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000. SILVA, Mrio Augusto Medeiros da. Os Escritores da guerrilha urbana. Literatura de testemunho, ambivalncia e transio poltica (1977-1984).So Paulo: Fapesp/Annablume, 2008.
Sandra Reimo

Professora na Faculdade de Comunicao / UMESP Pesquisadora / CNPq E-mail: sandrareimao@uol.com.br


Recebido: 24/06/2009 Recebido e avaliado pela Comisso Editorial

107

Em Questo, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 99 - 108, jan./jun. 2009

108

Anda mungkin juga menyukai