Anda di halaman 1dari 21

ENCONTRO I Jovem: nas trilhas de Emas, evangelizando a Juventude e toda Igreja

Objetivo do encontro: Despertar nos jovens do grupo de base a conscincia de que so chamados a serem discpulos e missionrios de Cristo para a evangelizao integral da Juventude e de toda Igreja. Tema central: Jovem evangelizando Juventude. Eixos de reflexo: o Jovem, discpulo e missionrio de Jesus Cristo; o Grupo de Base, tenda da comunho e participao; Evangelizao Integral como desafio para um novo caminhar; Juventude, comunidade e Igreja. Iluminao Bblica: No nos abrasava o corao, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras (Lc 24, 32). Frase referencial: Considerar o jovem como lugar teolgico acolher a voz de Deus que fala por ele. A novidade que a cultura juvenil nos apresenta nesse momento, portanto, sua teologia (...). De fato, Deus nos fala pelo jovem. (Evangelizao da Juventude, n. 81).

AMBIENTAO
Preparar o espao com smbolos que falem da cultura juvenil (mochila, celular, CDs, tnis, bola...) e smbolos prprios da religio (cruz, velas, livro de catequese, tero). Bblia no centro do ambiente. Colocar em pontos estratgicos da sala de encontros um cartaz contendo a iluminao bblica e outro com a frase referencial. Msica de fundo que fale sobre juventude (sugestes: Corao Livre; Nossa Linda Juventude 14Bis).

ACOLHIDA
Duas pessoas podem ficar na entrada da sala, acolhendo os jovens com um beijo na palma da mo e com a frase: Cristo precisa de suas mos para a construo do Reino. Aproveitar esse momento para acolher os novos e, j em crculo, fazer as apresentaes.

ORAO

Pedir para que cada jovem partilhe com o grupo qual foi o motivo pelo qual ele entrou no grupo de jovens e o que o anima hoje a continuar na caminhada do grupo. Aps todos falarem, conduzir para uma reflexo silenciosa a partir da seguinte pergunta: Eu creio na Juventude?. Tempo para cada um refletir. Leitura do texto Creio na Juventude. Terminar com a invocao ao Esprito: Vinde Esprito Santo... (Tempo estimado: 15min)

ANLISE DA REALIDADE - VER


Organizar o grupo em quatro subgrupos menores para a reflexo de cada tema. O grupo deve ler os textos de apoio de seu tema (no esquecer de providenciar as cpias), confront-lo com as perguntas ao final de cada texto e fazer um levantamento, em folha simples, das principais idias levantadas pelo grupo no debate. Escolher um/a secretrio/a por grupo, para fazer esse levantamento e apresentar no grupo geral. (Tempo estimado: 30min)

Grupo 1 - O Jovem, discpulo e missionrio de Jesus Cristo.


Texto A: Realidade da Juventude Mais de 33 milhes de brasileiros compem, hoje, o segmento juvenil de 15 a 24 anos, dos quais 80% vivem na rea urbana (IBGE, 2000). Os jovens representam cerca de 20% da populao brasileira. No entanto, na conjuntura atual de baixos nveis de atividade econmica e aprofundamento das desigualdades, que resultam na existncia de imensas zonas de excluso, no tarefa fcil realizar o processo de insero social das novas geraes. (...) Na dcada de 80, de cada dez jovens entre 15 a 24 anos oito estavam no mercado de trabalho e dois no trabalhavam e nem procuravam emprego. Dos oito que passavam a integrar a PEA [populao economicamente ativa], sete encontravam ocupao e apenas um encontrava-se desempregado. J nos anos 90, de cada dez jovens em idade ativa, cinco encontravam-se no mercado de trabalho e, destes, apenas um estava ocupado. Ou seja, os outros quatro estavam desempregados. Segundo dados da PNAD 2001, cerca de 3,7 milhes de jovens encontravam-se sem trabalho, representando 47% do total de desempregados no Brasil. A taxa de desemprego aberto para os jovens situava-se em torno de 18%, contra 9,4% da mdia brasileira. Ao mesmo tempo, 17 milhes, isto , mais da metade do total dos 33 milhes de jovens brasileiros entre 15 a 24 anos, no estudavam. A presena dos que no estudavam mostra-se maior justamente no conjunto dos jovens ocupados: 10,6 milhes trabalhavam, mas no estudavam. Por outro lado, 35,3% dos jovens inativos no estudavam. Isso significava que 4,5 milhes de brasileiros de 15 a 24 anos no trabalhavam, no estudavam nem procuravam emprego, o que equivalente a 13,6% de todos os jovens no pas. Do total dos jovens que estudam, 43,2% possuem at o ensino fundamental completo, 43,5% esto cursando ou completaram o ensino mdio e apenas 13,3% conseguiram alcanar o ensino superior. Os "jovens de hoje" so brasileiros nascidos h 14 ou 25 anos. Esta faixa etria sempre discutida. Por um lado, para os que no tm direito infncia, a juventude comea mais cedo. Por outro lado, o aumento de expectativas de vida e as mudanas no mercado de trabalho alimentam hoje uma tendncia mundial em alargar o tempo da juventude. Entretanto, qualquer que seja a "faixa etria" estabelecida, jovens da mesma idade vo sempre viver juventudes diferentes: h diferenas e desigualdades sociais entre eles.

(FUNDAO PERSEU ABRAMO, Perfil da Juventude Brasileira. Disponvel no stio www.projetojuventude.org.br) a. Esse retrato da juventude corresponde ao que eu percebo na minha parquia, comunidade, escola ou bairro? Quais so as principais semelhanas e as principais diferenas? b. Nosso grupo de jovens consegue atingir esse jovem que est fora da comunidade eclesial, procurando ir ao encontro dele a partir de sua prpria cultura juvenil? Estamos indo ao encontro dos jovens da comunidade ou apenas pescamos no aqurio? c. Como eu me vejo nesse retrato da juventude? Consigo me perceber dentro dessa nova realidade juvenil? Texto B: A evangelizao da Igreja e a Juventude Um grande desafio reconhecermos que tambm no segmento da sociedade chamado juventude se encontram as sementes ocultas do Verbo, como fala o Decreto Ad Gentes, do Vaticano II1. Entrar em contato com o divino da juventude entender sua psicologia, sua biologia, sua sociologia e sua antropologia com o olhar da cincia de Deus. O jovem necessita que falemos para ele no somente de um Deus que vem de fora mas tambm de um Deus que real dentro dele em seu modo juvenil de ser alegre, dinmico, criativo e ousado. A evangelizao da Igreja precisa mostrar aos jovens a beleza e a sacralidade da sua juventude, o dinamismo que ela comporta, o compromisso que daqui emana, assim como a ameaa do pecado, da tentao do egosmo, do ter e do poder e, com isto, auxiliar tambm na conscientizao de tudo aquilo que procura danificar esta obra de Deus. Uma verdadeira espiritualidade possibilita ao jovem encontrar-se com a realidade sublime que h dentro dele, manter um dilogo constante com aquele que o criou. Considerar o jovem como lugar teolgico acolher a voz de Deus que fala por ele. A novidade que a cultura juvenil nos apresenta neste momento, portanto, sua teologia, isto , o discurso que Deus nos fala atravs da juventude. De fato, Deus nos fala pelo jovem. O jovem, nesta perspectiva, uma realidade teolgica, que precisamos aprender a ler e a desvelar (...). (CNBB, Evangelizao da Juventude, n. 80-81) a. Qual a imagem que a Igreja no Brasil, por meio deste texto, quer nos apresentar da juventude? Quais so os aspectos que mais nos chama a ateno na misso da Igreja em relao aos jovens, descrita nesse texto? b. Como o meu grupo de jovens tem encarnado essa misso de falar ao jovem a partir de suas prprias experincias de vida? Conseguimos auxiliar o jovem da comunidade a encontrar e experimentar Deus em seu prprio cotidiano? c. Como eu tenho assumido a misso de evangelizador da juventude?

Grupo 2 O Grupo de Base, tenda da comunho e participao.


Texto A: A mquina de escrever

Vaticano II: conclio realizado na dcada de 60 do sculo passado, em que a Igreja Catlica abordou as graves transformaes pelas quais o mundo todo passava e refletiu acerca de novos mtodos e modelos pastorais para responder satisfatoriamente a essas mudanas.

Apxsar dx minha mquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxo dx uma txcla. H 42 txclas qux funcionam bxm, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxna. s vxzxs, mx parxcx qux mxu grupo x como a minha mquina dx xscrxvxr, qux nxm todos os mxmbros xsto dxsxmpxnhando suas funxs como dxviam, qux txm um mxmbro achando qux sua ausxncia no far falta... Vocx dir: "Afinal, sou apxnas uma pxa sxm xxprxsso x, por isso, no farxi difxrxna x falta comunidadx." Xntrxtanto, para uma organizao podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participao ativa x consxcutiva dx todos os sxus intxgrantxs. Na prxima vxz qux vocx pxnsar qux no prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha mquina dx xscrxvxr x diga a si mxsmo: "Xu sou uma pxa importantx do grupo x os mxus amigos prxcisam dx mxus sxrvios!" Pronto, agora consertei a minha mquina de escrever. Voc entendeu o que eu queria te dizer? (Autor Desconhecido) a) Qual a relao que podemos fazer entre esse texto e o nosso grupo de jovens? O grupo de jovens est sendo um local de realizao e de crescimento pessoal? Todos tem espaos iguais nos encontros do grupo para se expressar e partilhar seus sonhos, anseios e projetos de vida? b) Em que aspectos nosso grupo de jovens precisa avanar? Quais os sonhos e projetos que temos em relao ao grupo e participao de cada um dentro dele? c) No que o grupo de jovens contribuiu para o meu crescimento pessoal e afetivo? No que contribuiu para o desenvolvimento da minha f? Texto B: Os grupos de base de jovens O grupo de jovens a experincia central da proposta pedaggica e evangelizadora da PJ do Brasil. O grupo de jovens o conjunto de jovens que se renem, de um modo mais ou menos estvel, na comunidade paroquial ou em outros ambientes, passando pelas vrias etapas, num processo de formao que os leva a um certo grau de discernimento e amadurecimento de sua vivncia pessoal, grupal e comunitria. A opo pelo pequeno grupo se inspira na prpria deciso de Jesus de formar seu grupo dos doze discpulos. Jesus tambm trabalhou com a massa e outros grupos de discpulos que enviava em misso, de dois em dois. Foi a partir dos pequenos grupos, de modo especial o grupo dos doze, que surgiu quase toda a liderana da igreja primitiva. (...) O grupo de jovens constitui um lugar de crescimento, amadurecimento, formao e realizao pessoal e comunitria, porque cria laos profundos de fraternidade, onde cada um reconhecido como pessoa e valorizado como tal. Permite partilhar critrios, valores, vises e pontos de vista. Ajuda a enfrentar os desafios desta etapa da vida, decisiva para o amadurecimento na f e a integrao social. Educa para olhar e descobrir, junto com os outros, a realidade, partilhar experincias e desenvolver os valores da vida em comunidade. Possibilita encontrarse com Jesus de Nazar, aderir a Ele e a seu projeto de vida, alimentar-se da Palavra e rezar em comum. Impulsiona a renovao permanente do compromisso de servio e de colaborao com a Igreja e com a sociedade na construo de um presente e futuro digno e solidrio para todos. D solidez projeo missionria, expressada no testemunho pessoal, no amadurecimento da opo vocacional por um estado de vida e de ministerialidade eclesial no compromisso com a promoo humana e a transformao da sociedade. (CNBB, Marco referencial da Pastoral da Juventude do Brasil, cap. 4, n. 1).

a) Como est a organizao do nosso grupo de jovens? Ela privilegia a participao ampla e efetiva do jovem no processo de evangelizao? b) Como o grupo se coloca a servio da Juventude em geral? Assumimos a misso de evangelizar a juventude que est ao nosso redor? O que falta ao grupo para que ele seja plenamente missionrio? c) Qual o meu projeto pessoal em relao ao grupo, hoje e para os prximos dois anos?

Grupo 3 - Evangelizao Integral: desafio para um novo caminhar.


Texto A: Formao integral do discpulo No fostes vs que me escolhestes; fui eu que vos escolhi (Jo 15, 16). Do encontro pessoal com Jesus Cristo nasce o discpulo, e do discipulado nasce o missionrio. O encontro pessoal a primeira etapa. Em seguida, nasce um itinerrio, em cujas etapas vai amadurecendo pouco a pouco o compromisso com a pessoa e o projeto de Jesus Cristo, luz do mistrio pascal. Cada etapa abre horizontes ao jovem para definir seu projeto de vida. O jovem aprende a escutar o chamado de Cristo; a buscar uma vida interior de valores evanglicos; a sair do individualismo para pensar e trabalhar com os outros; a participar de uma comunidade eclesial concreta; a se sensibilizar, como o bom samaritano, com o sofrimento alheio; a participar de uma pastoral orgnica com os outros; a entender que a luta pela justia um elemento constitutivo da evangelizao; e a se comprometer de maneira decisiva com a misso. Estas etapas devem levar a uma opo vocacional, entendida como vocao de leigo ou vocao de especial consagrao, como presbtero ou religioso(a). O que sustenta a caminhada a graa de Deus. Desafia-nos, de modo especial, a promoo de um processo de evangelizao que leve em conta as diferentes dimenses da formao integral num caminho que desperte e cultive os jovens e a comunidade eclesial para a irrenuncivel dimenso vocacional do grupo. O conceito de formao integral importante para considerar o jovem como um todo, evitando assim reducionismos que distoram a proposta de educao na f, reduzindo-a a uma proposta psicologizante, espiritualista ou politizante. (CNBB, Evangelizao da Juventude, n. 94 e 96). a) O que compreendemos por Evangelizao? O grupo de jovens esfora-se por abordar todas essas faces da evangelizao: espiritualidade, relacionamento consigo mesmo e com os outros, engajamento na construo da nova sociedade? b) O grupo auxilia o jovem a fazer um verdadeiro processo de opo vocacional? Ajuda o jovem a refletir sobre seu sentido de vida e optar por um projeto de vida especfico? c) Como est sendo minha experincia de educao na f, no grupo de jovens? Ele me d apoio para pensar meu projeto de vida, luz da mensagem de Cristo? Texto B: As dimenses da formao integral No processo de educao na f por etapas, a PJB opta por diferentes dimenses na vida do jovem que precisam ser cultivadas. A viso de dimenses da formao integral ajuda os lderes da pastoral a no cair na tentao de promover um tipo de formao que seja reducionista: apenas psicolgico, apenas espiritualista ou apenas poltico. Estas cinco dimenses devem receber ateno em cada etapa da caminhada

do grupo; porm, dependendo da etapa em que se encontram os jovens a maneira de tratar cada dimenso e a acentuao sero diferentes. Dimenso Psicoafetiva Processo de personalizao: a dimenso da relao do jovem consigo mesmo. Responde s necessidades de amadurecimento afetivo e formao positiva da personalidade. a busca constante de uma resposta, no especulativa mas existencial, pergunta: Quem sou eu? Nesta dimenso o jovem precisa acolher a prpria vida. Procura conhecer-se, aceitar-se, assumir-se a si prprio, como tambm procura desenvolver suas aptides e qualidades, seus sentimentos e interesses com relao aos outros. A educao e a vivncia da f so concebidas como auto-aceitao, humanizao, busca de sentido da vida e opes de valores. Dimenso psicossocial Processo de integrao: Corresponde dimenso social, da descoberta do outro como ser diferente e do grupo como lugar de encontro. O grupo oferece um espao para ir descobrindo, de modo concreto e vivencial, a necessidade de realizar-se como pessoa na relao com o outro. Esta relao gera crescimento, exercita a crtica e a autocrtica como meio de superar-se pessoalmente e colaborar no crescimento dos demais. Este processo de amadurecimento leva o jovem a uma progressiva abertura para as relaes interpessoais, reconhecendo nos outros, valores, diversidades e limites. O jovem comea a fazer a experincia de um relacionamento mais consciente com a famlia, com o grupo e com a sociedade, at a experincia comunitria como referncia permanente para sua vida. Na comunidade, o jovem se torna participante ativo e criativo de sua prpria histria. A educao na f concebida, aqui, como caminho a ser percorrido comunitariamente. Dimenso sociopoltico-ecolgica Processo de participao e conscientizao: Corresponde dimenso da socializao ou da insero do jovem na sociedade e no meio ambiente que o acolhe. Trata da convivncia social com relaes de justia e solidariedade, com igualdade de direitos e deveres. Capacita o jovem para ser cidado consciente, sujeito da histria nova, com participao crtica em favor da justia e da vida digna para todos. Forma o jovem para ser capaz de projetar-se em sua comunidade local, nacional e internacional. importante formar o jovem para a cidadania. Esta experincia comunitria leva o jovem a confrontar-se com problemas cuja soluo exige convergncia de esforos e vontade poltica. A promoo do bem comum e a construo de uma ordem social, poltica e econmica humana, justa, solidria e ecolgica, torna-se um compromisso de f. Dimenso mstica Processo teolgico-espiritual: Esta dimenso trata da vivncia e fundamentao da f do jovem, do encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, sua prtica, seu Projeto e seguimento em comunidade. a presena de Deus agindo nos acontecimentos de sua vida, da vocao mais profunda de ser filho e irmo, do descobrimento de Jesus e da opo por segui-Lo, do discernimento da ao do Esprito nos sinais dos tempos da histria pessoal, grupal, eclesial e social e do compromisso radical de viver os valores do evangelho. E o jovem descobre a Comunidade eclesial como lugar de alimentar e celebrar a vida na F. Neste encontro com Jesus Cristo o jovem descobre Nele o sentido de sua existncia humana pessoal e social. Nasce a experincia de f que o faz viver como cristo autntico. Passo fundamental nessa dimenso transformar a experincia de vida pela fora da f em experincia evanglica. Integra-se a f na vida. A educao da f concebida como interpelao constante entre experincia de vida e formulaes da f. necessrio formar o jovem para ter uma experincia de Deus (espiritualidade ou mstica) e ao mesmo tempo ajud-lo a adquirir uma compreenso terica da sua f (teologia). Dimenso de capacitao - Processo metodolgico: Corresponde capacitao tcnica/metodolgica para o planejamento, desenvolvimento e avaliao da ao transformadora, para o exerccio da liderana e coordenao democrtica nos grupos, organizaes e tambm junto s massas. Trata-se de ser profissional, realizando a misso com eficcia. No processo de amadurecimento da f o jovem sente necessidade de testemunhar a prpria f, empenhando sua vida no servio aos outros. Para que sua ao seja eficaz, precisa entrar num processo de formao permanente,

que lhe garanta a aquisio de tcnicas e de competncia educativa profissional para assumir tarefas de coordenador de grupos jovens, de comunicador da mensagem de Jesus Cristo e de formador de lideranas. (CNBB, Marco referencial da Pastoral da Juventude do Brasil, cap. 4, n. 3; texto adaptado). a) O grupo tem buscado trabalhar todas essas dimenses? Tem deixado de lado alguma delas? O que o grupo necessita para poder trabalhar todas essas dimenses em seu espao de reflexo? b) O planejamento para o prximo ano abarca essas dimenses? Privilegia alguma delas? O que podemos fazer para que a formao para o discipulado seja o mais integral possvel? c) Como eu me sinto pessoalmente frente a cada uma dessas dimenses? Estou conseguindo me desenvolver em todas elas no meu processo de educao na f?

Grupo 4 Juventude, comunidade e Igreja.


Texto A: O homem novo e a mulher nova O homem novo e a mulher nova no aparecem por acaso. O homem novo e a mulher nova vo nascendo na prtica da reconstruo da sociedade. Mas, de qualquer maneira, podemos pensar em algumas qualidades que caracterizam o homem novo e a mulher nova. O compromisso com a causa da vida, com a defesa da vida uma destas qualidades. A responsabilidade no cumprimento do dever no importa a tarefa que nos caiba um sinal do homem novo e da mulher nova. Aprender a superar o individualismo, o egosmo, um sinal, tambm, do homem novo e da mulher nova. A defesa de nossa autonomia, de nosso protagonismo e da liberdade responsvel que conquistamos, marca igualmente o homem novo e a mulher nova. O sentido da solidariedade, no somente com o nosso povo, mas tambm com todos os povos que se esforam pela conquista de sua liberdade em todos os seus sentidos outra caracterstica do homem novo e da mulher nova. No deixar para fazer amanh o que se pode fazer hoje e fazer cada dia melhor o que devemos fazer prprio do homem novo e da mulher nova. Estudar, pensar o bem, desenvolver a curiosidade diante da realidade a ser melhor conhecida, criar e recriar, criticar com justeza e aceitar as crticas construtivas so caractersticas do homem novo e da mulher nova. Revesti-vos do homem novo, criado imagem de Deus, em verdadeira justia e santidade (Ef. 4, 24) (Autor desconhecido. Texto adaptado.) a) O que ser um homem novo e uma mulher nova? Qual a novidade sobre a qual esse texto se pronuncia? b) No que a Juventude retrata esse homem e mulher novos? Qual o nosso rosto? O que temos de novo para levar Igreja e ao mundo? c) Como o grupo vem me ajudando para gerar esse homem novo / essa mulher nova em minha histria de vida? Texto B: Concluses da V Conferncia do Episcopado Latino-Americano sobre juventude

Os jovens e adolescentes constituem a grande maioria da populao da Amrica Latina e do Caribe. Representam enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e de nossos povos, como discpulos e missionrios do Senhor Jesus. Os jovens so sensveis a descobrir sua vocao a ser amigos e discpulos de Cristo. So chamados a ser sentinelas da manh, comprometendo-se na renovao do mundo luz do Plano de Deus. No temem o sacrifcio nem a entrega da prpria vida, mas sim uma vida sem sentido. Por sua generosidade, so chamados a servir seus irmos, especialmente aos mais necessitados, com todo o seu tempo e vida. Tm capacidade para se opor s falsas iluses de felicidade e aos parasos enganosos das drogas, do prazer, do lcool e de todas as formas de violncia. Em sua procura pelo sentido da vida, so capazes e sensveis para descobrir o chamado particular que o Senhor Jesus lhes faz. Como discpulos missionrios, as novas geraes so chamadas a transmitir a seus irmos jovens, sem distino alguma, a corrente de vida que procede de Cristo e a compartilh-la em comunidade, construindo a Igreja e a sociedade. (CELAM, Documento de Aparecida, n. 443) a) Qual a contribuio que a juventude pode dar a Igreja e sociedade no mundo de hoje? b) Qual o papel que nosso grupo de jovens deve desempenhar na construo da nova sociedade, a partir da comunidade eclesial e social em que se insere? c) Que compromisso concreto eu quero assumir, enquanto jovem participante de um grupo da PJB, para que meu grupo possa desempenhar seu papel na transformao da realidade local?

ILUMINADOS PELA PALAVRA JULGAR


Terminada a reflexo nos subgrupos, os integrantes devem voltar ao grupo geral e cada secretrio/a dever falar sobre o tema de seu subgrupo e as idias levantadas e anotadas no debate (Tempo: 10min). Aps a apresentao dos/as secretrios/as, algum membro far a leitura do Evangelho. Sugesto de canto: Pela Palavra de Deus / saberemos por onde andar. / Ela luz e verdade, / precisamos acreditar! (ou outro, escolha). Lucas 24, 13-32: Os discpulos de Emas

Partilha da Palavra
Pistas para a reflexo: - Os discpulos estavam caminhando a dois. No estavam sozinhos quando o Cristo se manifestou. Assim na nossa vida: Cristo vai conosco quando a gente caminha em grupo/comunidade... - Ambos estavam confusos frente aos fatos ocorridos em Jerusalm, esquecendo-se da promessa de Jesus de que iria ressuscitar aps trs dias. o Mestre mesmo quem tem que relembr-los das promessas feitas desde o Antigo Testamento, animando-os a serem perseverantes na caminhada. Quantas vezes a gente desanima de caminhar no grupo de jovens, por falta de uma espiritualidade que nos leve a um compromisso radical e profundo com a causa do Reino de Deus, a Eco-civilizao do Amor! - Os discpulos sentem os coraes arderem na caminhada, quando o Mestre lhes explicava as escrituras, e reconheceram-No ao partir do po. E ns tambm somos chamados a re-conhecer o Cristo em nossa prpria caminhada, pessoal e comunitria, fazendo experincia de seu Amor por meio da partilha do po e da vida...

(Tempo para a leitura e partilha: 15min)

MOS OBRA! - AGIR


Iluminados pela Palavra, os jovens devero responder s seguintes perguntas, que o/a animador/a ou secretrio/a dever anotar, para trazer para o prximo encontro: a) Que caminho queremos percorrer enquanto grupo de jovens da PJB? Qual a misso que o nosso grupo deve desempenhar na Igreja e na comunidade local? b) Quais jovens estamos atingindo e quais jovens queremos atingir com nossa atuao pastoral? c) Quais so os anseios do nosso grupo de jovens? Do qu ele necessita para melhor desenvolver seu ministrio? d) O que nosso grupo espera da PJB arquidiocesana? (Tempo estimado: 15min)

ORAO
Aproveitar esse momento pra incentivar os jovens a reassumirem seu compromisso com o grupo e com a causa da Evangelizao da Juventude. De mos dadas, cantar o mantra: Deus vos salve, Deus! / Deus vos salve, Deus! / Deus salve a juventude onde mora Deus, / vos salve Deus! Terminar com o Pai-nosso.

ENCONTRO II Eu creio na fora da Juventude!: PJB e Protagonismo Juvenil


Objetivo do encontro: Conduzir os jovens reflexo sobre qual o seu papel na Igreja e na sociedade, e de como promover uma PJB que fomente, alimente e favorea o protagonismo juvenil, a partir dos grupos de base. Tema central: Protagonismo Juvenil. Eixos de reflexo: Juventude na comunidade local; Juventude na Igreja; Juventude na transformao das estruturas; Juventude e participao popular. Iluminao Bblica: Brilhe a vossa luz diante dos homens (Mt 5, 16). Frase iluminadora: Nesta gestao de sonhos e utopias os jovens foram e continuaro sendo a vanguarda, porque, olhando para o futuro, so eles os que tm mais razes e motivos para sonhar, para fazer planos, para imaginar utopias, para fixar um norte que supere um presente de insatisfaes. (Juan Carlos Rodriguez Ibarra)

AMBIENTAO
Fotos e imagens de jovens espalhados pelo cenrio; vela, prato com sal, cruz e bblia. Trs cartazes em cartolina: um com a iluminao bblica, outro com a frase iluminadora e um terceiro com a expresso Protagonismo Juvenil. Msica de fundo que fale sobre transformao da realidade (sugestes: Quando o dia da paz renascer Pe. Zezinho; A paz que eu no quero - Rappa; Amanh Guilherme Arantes).

ACOLHIDA
Dois jovens devero acolher os membros que chegam lavando-lhes as mos, com jarro e bacia, sem nenhuma fala, e orient-los para que se sentem em crculo, em torno da ambientao.

ORAO
O/a animador/a do encontro pede para que os jovens olhem suas mos, contemplem-nas, acariciem-nas. Depois pede que faam isso com as mos da pessoa que est ao lado: olhar suas mos, contempl-las... Depois pede para que todos se dem as mos e recita o texto:

Certa vez duas mos encontraram-se num pedao de carvalho velho. Duas mos que nunca antes tinham se tocado, Duas mos que no conheciam a ternura uma da outra, E que, por poucos segundos, sentiram-se, trmulas, uma apoiando a outra, Uma segurando a outra, uma socorrendo a outra... As mos de um pobre Galileu, suadas, sangrando, sofrendo as dores do mundo, Suportando a cruz por amor; As mos de um humilde Cirineu, suadas, sofridas, calejadas de tanto trabalho, Suportando a cruz com vigor. No sangue e no suor, as mos se confundiram: Carregavam a mesma cruz, Mas eram mos de ressurreio. Aps a declamao, podem cantar o mantra: Vem, sente as minhas mos (2x) / O amor a essncia (2x) / que toca o meu ser / e acalma o corao! No conhecendo o mantra, podero rezar o Pai-Nosso de mos dadas, reforando o sentido do dar as mos (encontro, suporte, apoio, carinho, compromisso...).

ANLISE DA REALIDADE - VER


Iniciar este momento de reflexo com o canto Corao Livre (segue arquivo anexo com a msica em Mp3). (Tempo estimado, 20min):
Corao Livre
A A F#m D Jorge Trevisol

Eu vejo que a juventude tem muito amor Carrega a esperana viva no seu cantar
A

Conhece caminhos novos no tem segredos


D E A

Anseia pela justia e deseja a paz


E A A

F#m D

Mas vejo tambm a dor da insegurana Que di quando hora certa de decidir
A

Tem medo de deixar tudo ento se cansa


Bm7 E A

Diz no ao caminho certo e no feliz


C#7 C#m7 F#7 F#m Bm7

Hei juventude, rosto do mundo

Teu dinamismo logo encanta quem te v


Dm7 A

A liberdade aposta tudo


E

No perde nada na certeza de vencer


A A F#m D

Vai, vende tudo que tens D a quem precisa mais


A

Vem e segue-me depois


D E A

Vem comigo espalhar a paz


C#7 C#m7 F#7 F#m Bm7

Jesus convida, conta contigo

Mas preciso ter coragem de morrer


Dm7 E A

Corao livre, comprometido

Partilha tudo sem ter medo de perder

Convidar o grupo a conversar sobre algumas expresses que aparecem na letra desta msica, perguntando aos participantes o que entendem por: a) b) c) d) e) f) g) Juventude conhecer caminhos novos Dor da insegurana da juventude que di quando hora de decidir Juventude como rosto do mundo Dinamismo dos jovens que encanta quem os v No perder nada na certeza de vencer Vender tudo o que se tem para seguir o Cristo Corao livre e comprometido
(Se os jovens forem tmidos e houver pouca participao, pea para conversarem em duplas ou trios e depois partilhar o que conversaram. Essa uma boa dica pra grupos que esto iniciando!!!)

A partir das participaes do grupo, quando as reflexes estiverem encerrando, apresentar o questionamento final, sobre o tema do encontro de hoje Protagonismo Juvenil: Nos diversos ambientes em que voc est (exemplos abaixo) os jovens participam ATIVAMENTE nas decises, organizaes e trabalhos efetuados? Sim? No? Por qu? a) seu grupo de jovens, b) em sua comunidade (parquia), c) em sua associao de moradores, d) em sua escola / colgio / faculdade, e) nas organizaes pastorais da juventude (parquia, setor pastoral, arquidiocese), f) na Igreja, g) em nossa sociedade (Curitiba, Paran, Brasil), h) outros... O seguinte texto pode auxiliar o animador da reunio a iluminar o debate acerca do Protagonismo Juvenil.
NO FAA SIMPLES LEITURA DO TEXTO PARA O GRUPO!!! O texto serve para ajudar a quem est na animao do encontro. A simples leitura pode tornar o encontro montono e pode levar os jovens a no querer participar das discusses! Lembre-se: mais importante ouvir a todos e construir juntos! O texto uma ajuda!!!

O QUE O PROTAGONISMO JUVENIL? Protagonismo a atuao dos jovens atravs de uma participao construtiva. Envolvendo-se com as questes da prpria adolescncia/juventude, assim como, com as questes sociais do mundo, da comunidade... Pensando global (O planeta) e atuando localmente (em casa, na escola, na comunidade...) o adolescente pode contribuir para assegurar os seus direitos, para a resoluo de problemas da sua comunidade, da sua escola... Protagonista ... Aquele ou aquela que protagoniza. A palavra protagonista vem do grego Protagonists .O principal lutador. A personagem principal de uma pea dramtica,

pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar em um acontecimento. (Novo Dicionrio Aurlio). Por que protagonizar? A maioria dos jovens tem muitas questes, desejos, sonhos... e buscam respostas. Algumas questes vm da prpria fase que esto vivendo, mudanas corporais, primeiro amor, primeiras descobertas, experincias religiosas... Outras questes so impostas pela desigualdade social e pelas injustias. A estes e estas falta escola pblica de qualidade, o atendimento sade, a segurana, o lazer. Os jovens tambm podem encontra respostas para seus problemas e questes e podem ajudar nas solues, mas para isso precisam da referncia dos adultos, de escuta e parceria... Como diz o Professor Antonio Carlos Gomes da Costa: Reconhecer o adolescente e o jovem, no como problema, mas como parte da soluo meio caminho andado..... Por isso necessrio e urgente abrir espaos e facilitar processos que permitam a participao efetiva de crianas, adolescentes e jovens na construo do modelo e da dinmica social da sua comunidade, da Igreja, do seu pas, do planeta. direito de todos os jovens e adolescentes, enquanto cidads e cidados participar da definio dos modelos de atendimento aos seus direitos como a escola, a sade, o lazer... E dever do Estado, da famlia, do adulto, abrir espaos para a escuta, a expresso o aprendizado. S assim podem desenvolver-se, agregar valores e atuar em prol de uma coletividade. Como e onde protagonizar? Na escola, no centro de sade, em grupos organizados da comunidade, nas Igrejas... Trocando aprendizados, construindo novos saberes, democratizando informaes, construindo estratgias, desenvolvendo aes em parceria. Texto adaptado. Autora: Maria Eleonora D. Lemos Rabllo

ILUMINADOS PELA PALAVRA JULGAR


(Tempo estimado: 15min). Terminada a reflexo, um jovem com boa capacidade de leitura pega a Bblia. Acompanham-no lado a lado dois jovens: um com a vela, outro com o prato de sal. Cantar um canto de aclamao ao Evangelho ou de acolhida da Palavra de Deus que seja bem conhecido de todos. Enquanto se canta, passar de mo em mo a vela e depois o sal. Se algum desejar, poder colocar um pouco de sal na lngua para experimentar seu sabor enquanto canta. Aps todos participarem do gesto e encerrado o canto, o jovem com a bblia proclama a leitura pausadamente: Mateus 5, 13-16: Sal da terra e luz do mundo

Partilha da Palavra
Convidar os jovens a partilhar o que experimentaram neste texto bblico. Cada um poderia partilhar uma palavra ou versculo que chamou a ateno. Pistas para a Reflexo

- Este texto segue imediatamente o anncio das Bem-Aventuranas. Jesus se apresenta como o novo Moiss que sobre o monte apresenta a Nova Lei aos seus discpulos. - Diferentemente da lei antiga, a Lei de Cristo da liberdade. Por isso est escrita no corao humano. Jesus acredita nas pessoas, acredita que o ser humano tem potencial para fazer o bem sempre e sempre amar. Por isso seus discpulos so os anunciadores de uma vida nova. - Os jovens discpulos de Cristo so a luz que anuncia a bondade e a bemaventurana humana. Ser verdadeiramente humano saber amar sempre, procurando identificar-se especialmente com aqueles que mais sofrem. - Os jovens discpulos de Cristo so tambm os responsveis por dar sabor vida humana, anunciando a boa-nova do Reino presente j no meio do mundo. - Os jovens tem em si a capacidade j a capacidade de produzir o novo. Devemos confiar no potencial da juventude e abrir espaos para que ela se sinta livre para ser de fato a mola propulsora da descoberta de novos meios de transformao do mundo.

MOS OBRA! - AGIR


(Tempo estimado: 25min) A PJB acredita no jovem e nos seu potencial! Aproveitamos este encontro para escutar o que os jovens desejam para seu grupo e para as estruturas das pastorais da juventude de nossa Arquidiocese. Por isso propomos a seguinte dinmica: Formar dois subgrupos (1 e 2), que devero sentar-se em pontos diferentes da sala. Dar a cada subgrupo trs pedaos grandes de papel bobina (aproximadamente um metro cada) ou trs cartolinas, distribuindo igualmente entre eles o material restante. Solicitar que construam trs painis que representem, respectivamente: GRUPO 1: a) A situao atual do nosso grupo de jovens b) A situao atual da PJB em nosso Setor Pastoral (Grupos de jovens das parquias vizinhas, conforme arquivo em anexo) c) A situao atual da PJB a nvel diocesano (Organizao, eventos, auxlio aos grupos de base) GRUPO 2: a) O grupo de Jovens que gostariam de ter b) A PJB setorial que gostariam de ter em seu Setor Pastoral (Como gostaramos que a integrao dos grupos no Setor ajudassem nosso grupo, e vice e versa) c) A PJB a nvel diocesano que gostariam de ter (que organizao arquidiocesana poderia ajudar melhor nossa ao evangelizadora enquanto jovens) Cada subgrupo apresenta o seu painel. O animador prende os painis na parede, pedindo aos subgrupos que se sentem em semicrculo, de frente para os cartazes. Solicitar que todos os participantes comentem os trabalhos apresentados em relao aos seguintes pontos: a) Quais as semelhanas e as diferenas mais significativas entre os painis?

b) O que falta ser dito ou colocado? c) O que acha que no corresponde sua opinio? Plenrio: discutir com o grupo como a PJB que se tem pode se transformar na PJB que gostaramos de ter e como cada um pode participar nessa transformao nos diversos nveis (Grupo, Setor, Arquidiocese). O Secretrio anota o contedo dos painis e as falas dos participantes, entregando este material a um dos delegados que estar presente na Assemblia Arquidiocesana da PJB.

ORAO DE ENCERRAMENTO
Todos do-se as mos ao redor dos smbolos do encontro, somando a eles os painis produzidos pelos grupos. Olhar os smbolos num instante de silncio ao mesmo tempo em que apertam firme (sem machucar...) as mos dos que esto ao lado. Canto (est em mp3 nos anexos) Aproveitar para cantar de mos dadas e, se for possvel, girar em roda dos smbolos. MOMENTO NOVO (Ernesto B. Cardoso - Trcio Janker e outros) Em Am Em D G 1. Deus chama a gente pra um momento novo / De caminhar junto com seu povo. F# Em C B hora de transformar o que no d mais, sozinho, isolado, ningum capaz. E C#m7 F#m B7 (Em) /: Por isso vem, entra na roda com a gente tambm, voc muito importante :/ (vem) 2. No possvel crer que tudo fcil, h muita fora que produz a morte. Gerando a dor, tristeza, e desolao, necessrio unir o cordo. 3. A fora que hoje faz brotar a vida, atua em ns pela sua graa. Deus quem nos convida para trabalhar, o amor repartir e as foras juntar. Aps o canto, convidar todos para a orao Pai-Nosso e do Esprito Santo, pedindo as luzes para a Assemblia Arquidiocesana.

ENCONTRO III H que se cuidar do broto para que d flor e fruto: Construo coletiva na PJB
Objetivo do encontro: Trazer propostas concretas para a organizao da PJB na Arquidiocese, Setores, Parquias e Comunidades, que partam dos prprios jovens, tendo em vista suas necessidades, anseios e expectativas em relao s Pastorais da Juventude. Tema central: Construo Coletiva na PJB. Eixos de reflexo: Pastorais DA Juventude X Pastorais PARA a Juventude; Comunho e Participao; Protagonismo na PJB; Encaminhamentos para a XVI AAPJB. Iluminao Bblica: Foi para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que a Virgem conceber e dar luz um filho, que se chamar Deus conosco (Mt. 1, 22s) Frase iluminadora: J podaram seus momentos, desviaram seu destino, seu sorriso de menino quantas vezes se escondeu... Mas renova-se a esperana: nova aurora, cada dia! E h que se cuidar do broto, pra que a vida nos d flor e fruto... (Milton Nascimento, Corao de Estudante)

AMBIENTAO
Tijolos e instrumentos de construo (se o grupo no conseguir esses objetos, trazer imagens de construo). Cruz, Bblia e uma imagem de Maria, de preferncia grvida. Pedras pequenas para distribuir aos participantes (pode ser pedras de construo ou de aqurio). Cartazes em cartolina, com a iluminao bblica e com a frase iluminadora. Msica de fundo que fale sobre novos horizontes (sugestes: Amanh Guilherme Arantes; Corao Civil Milton Nascimento; Horizonte distante Los Hemanos).

ACOLHIDA
Dar uma pedrinha pra cada participante, enquanto o cumprimenta.

ORAO
O/a animador/a do encontro pede para que os jovens olhem que receberam. Declama o texto: A PEDRA

O distrado nela tropeou O bruto a usou como projtil. O empreendedor, usando-a, construiu. O campons, cansado da labuta, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. J Davi derrotou Golias, e Michelngelo extraiu-lhe a mais bela escultura E em todos esses casos, a diferena no esteve na pedra, mas no homem! No existe pedra no seu caminho que voc no possa aproveit-la para o seu prprio crescimento. (Autor desconhecido)

Aps a declamao, motivar os jovens para partilharem suas opinies sobre a seguinte pergunta: Que pedra eu quero ser na construo das Pastorais da Juventude do Brasil? (Os jovens permanecem com as pedrinhas at o fim do encontro. ) Aps a ltima fala, rezar o Glria ao Pai.

ANLISE DA REALIDADE - VER


TEXTO: PROTAGONISMO JUVENIL E CONSTRUO COLETIVA O Protagonismo Juvenil um tipo de interveno no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem sempre o ator principal. uma forma de educao para a cidadania no pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posio de centralidade. Quando o jovem assume o seu papel de protagonista da histria, torna-se ator principal em aes que dizem respeito no apenas sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. A partir desse momento, percebe que seu protagonismo deve enlaar-se com o protagonismo de muitos outros jovens, formando uma rede de cooperao nas intervenes sobre a sua realidade. a Construo Coletiva, fundamentada na concepo do jovem como fonte de iniciativa, que ao; como fonte de liberdade, que opo; e como fonte de compromissos, que responsabilidade. Na raiz do protagonismo e da construo coletiva, tem que haver uma opo livre do jovem, ele tem que participar na deciso se vai ou no fazer a ao. O jovem tem que participar do planejamento da ao. Depois tem que participar na execuo da ao, na sua avaliao e na apropriao dos resultados. Mas a consolidao de uma construo coletiva no requer apenas a fora de vontade, como tambm o senso de que o jovem no constri sozinho: ele constri junto e com outros jovens; e essa

forma de pensar demanda uma grande preparao pessoal e comunitria. Aprender com os prprios erros, deixar-se corrigir, ouvir o que o outro tem a contribuir, relevar as diferenas e assumir a pluralidade de opinies, abrir mo do prprio ponto de vista para acolher o ponto de vista do outro pelo bem comum... tudo isso so prticas que devem iluminar uma rede ou grupo de jovens que parte da convico de que sua misso s ser completa quando todos se conscientizarem do seu papel nessa mesma construo.

Construir coletivamente aprender com a metfora do nascer-do-sol: de muitos raios de luz que se faz um alvorecer! Assim se d na nossa caminhada de jovens na construo de um novo caminhar, pois preciso de muitas mo para se tecer sonhos de um mundo melhor... Se as coisas so inatingveis ... ora! No motivo para no quer-las. Que tristes os caminhos, se no fora a mgica presena das estrelas! (Mrio Quintana). DINMICA: O ROSTO
Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam a importncia da participao e contribuio de cada um. Aplicao: Orientar os participantes para sentarem em crculo; O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera; Em seguida orienta para desenhar o seguinte: uma sombrancelha somente; passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda; passar novamente; desenhar um olho; passar novamente; desenhar o outro olho; passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos). Quando terminar o rosto pedir pessoa para contemplar o desenho; Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traos pessoais; Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.
Cada contribuio nica. Portanto, necessrio incentivar os jovens para que partilhem suas percepes sobre essa dinmica e as reflexes que seguem.

APRESENTAO DOS PAINIS


Vamos agora retomar os painis do encontro anterior. Eles devem ser colocados de forma que todos possam visualiz-los, a fim de responder as perguntas no grupo geral. Se os jovens tiverem dificuldade em se expressar, fazer a dinmica do pingapinga (uma bola jogada para os membros do grupo; a pessoa que pegar a bola deve responder em poucas palavras e passar a bola adiante ). Foram levantados questionamentos para a confeco desses painis. Quais foram estes questionamentos? Identificar os anseios que cada jovem traz, individualmente, para a construo de uma proposta de Evangelizao da Juventude eficaz e comprometedora: no que posso

contribuir para a construo de uma PJB cada vez mais engajada na realidade do jovem e em sua evangelizao integral? Escrever todas as contribuies em uma cartolina.

ILUMINADOS PELA PALAVRA JULGAR


(Tempo estimado: 15min). Cantar um canto de aclamao ao Evangelho de inspirao mariana (sugesto: Aleluia! Algum do povo exclama!). Durante o canto, uma jovem vestindo-se de grvida pega a Bblia no centro do ambiente e faz a proclamao. Mateus 1, 18-25: A Anunciao

Partilha da Palavra
Convidar os jovens a partilhar o que experimentaram neste texto bblico, seguindo a proposta do encontro anterior (tornar esse momento bem dinmico, partilhando frases que chamaram a ateno, fazendo paralelos com nossa realidade etc.) Pistas para a Reflexo - O texto da anunciao de Mateus bem diferente daquele apresentado em Lc. 1, 26-38. O evangelista Lucas est preocupado em apresentar a boa nova do nascimento de Cristo que no compartilhavam da f e das leis judaicas; por isso, seu texto centrado na figura de Maria e em sua adeso de f: faa-se em mim. J Mateus dirige-se s comunidades crists que ainda permaneciam ligadas ao judasmo; portanto, seu texto centra-se na acolhida de Jos novidade que Maria traz em seu tero. Jos o modelo daquele que se despoja de suas prprias convices para dar acolhida ao novo que nasce na histria humana. - Muitas vezes nossas convices de f nos levam a olhar apenas para as leis, e no para o ser humano ao qual elas deveriam proteger. Jos, como era um homem de bem, iria rejeit-la discretamente. Mas Deus intervm na histria humana e mostra que a fragilidade de Maria portadora da presena dEle mesmo. Isso nos leva a refletir sobre se estamos mais preocupados com as leis do que com a defesa da vida, na qual Cristo se manifesta a ns. - Maria a portadora da grande novidade da histria humana: ela dar a luz ao prprio Deus que quis caminhar entre os homens. Seu sim tambm constri a histria. Maria exemplo de que o sim de cada um de ns algo nico e irrepetvel, e que do nosso sim depende a gestao do novo no meio das pessoas. - Podemos gerar uma nova PJB no seio dos nossos grupos de jovens. Iluminados por Maria, a Virgem predita pelos profetas e imagem da Igreja-Povo de Deus, somos levados a pensar nas conseqncias de nosso sim, tanto pessoal quanto comunitariamente. Somos ns quem devemos hoje gerar Cristo ao mundo, por meio de nossa vida e testemunho...

JRI SIMULADO
(Preparar antecipadamente papelinhos para entregar aos participantes. Trs dos papelinhos devem conter a palavra Jri, enquanto os outros devem estar divididos entre Promotoria e Defesa garantir, na distribuio dos papis, que haver equilbrio de participao entre esses dois ltimos). Iremos realizar agora um Jri Simulado com promotoria, defesa e jurados. Tudo conforme manda o Cdigo Civil! O ru a ser julgado ser os anseios sobre a

Evangelizao da Juventude, levantados na retomada dos painis e escritos na cartolina. Para realizar esse julgamento, seguiremos os passos abaixo: O coordenador ou animador principal do encontro fica designado como Juiz, devendo dar a sentena ao final do julgamento; O ru, ou seja, a cartolina onde esto escritos os anseios, ser colocada numa cadeira, vista de todos; O jri, composto pelos trs jurados, no poder participar da conversa de nenhuma das duas equipes (promotoria e defesa). Ambas, promotoria e defesa, tero 15 min para preparar seus argumentos, de acordo com a seguinte orientao: Promotoria dever levantar os argumentos contrrios aos anseios levantados isto , apontar por que esses anseios so impossveis de se por em prtica; Defesa dever levantar os argumentos favorveis aos anseios levantados portanto, apontar como esses anseios podem ser postos em prtica. Promotoria e Defesa tero de escolher uma pessoa de cada grupo para serem, respectivamente, os advogados representantes. S os advogados tero o direito argumentao junto ao juiz. Os outros participantes podem ser utilizados como testemunhas durante o julgamento. Ao final do julgamento, o jri dever elencar os prs e os contras levantados para cada anseio, bem como o parecer dos jurados sobre os mesmos. O juiz far a leitura das concluses dos jurados. No existe sentena final... a idia construir a partir de ambas as perspectivas. Por isso, o trabalho de cada uma das equipes deve ser srio e bem fundamentado.

MOS OBRA! - AGIR


(Tempo estimado: 25min) O grupo de base a instncia primeira onde a PJB acontece. Portanto, queremos ouvir a opinio dos grupos sobre os temas levantados nesses trs encontros. Sero os mesmos temas que conduziro a Assemblia Arquidiocesana. Para que o grupo esteja plenamente representado por meio do delegado de sua parquia ou colgio, importante encaminhar as propostas do grupo, seguindo o esquema abaixo: A partir das concluses levantadas no Jri Simulado, o grupo deve levantar propostas prticas e realizveis para a PJB arquidiocesana. Sugerimos trs eixos de propostas de atividades para os prximos anos: formao, animao e espiritualidade. Levante propostas com seu grupo a partir destes trs eixos. Propostas para que a PJB Arquidiocesana ajude seu setor, parquia, colgio e seu grupo de jovens a estar preparados pela formao integral a realizar o trabalho pastoral de evangelizao dos jovens. Sugestes de aes promovidas em nvel arquidiocesano que auxiliem os jovens de seu setor, parquia, colgio e grupo de base a vivenciar a dimenso ldica e artstica da vida crist ( eixo da animao), proporcionando maior entrosamento, comunho e fraternidade entre os jovens. Propostas para que a PJB Arquidiocesana ajude seu setor, colgio, parquia e seu grupo de jovens vivenciar a espiritualidade crist como mstica que impulsiona a viver a proposta de Jesus Cristo em todas as suas dimenses. Entregar essa sntese junto com os apontamentos do segundo encontro para o delegado da parquia ou colgio.
As contribuies devem ser apresentadas em folha A4, e entregues para o delegado de sua parquia ou colgio. O mesmo as encaminhar para a equipe

de preparao da assemblia, para a organizao das diretivas e preparao do mural. Os apontamentos do segundo encontro (verso completa) dever ser de conhecimento e estar mo do delegado paroquial/colegial durante a Assemblia.

ORAO
Providenciar uma cpia para cada jovem da Orao da XVI AAPJB. Esta orao tambm pode ser usada nas liturgias preparadas pelos jovens e para os jovens nas comunidades.

ORAO DA XVI ASSEMBLIA ARQUIDIOCESANA DAS PASTORAIS DA JUVENTUDE DO BRASIL Deus-Pai, Fonte e Origem de toda a Criao, estamos aqui reunidos, nesse encontro de Fraternura, para dar testemunho de teu amor criador junto a todos os jovens de nossa Arquidiocese de Curitiba, e em comunho com tantos outros jovens do nosso pas, da Amrica Latina e Caribe, e com os jovens do mundo inteiro. Seguindo os passos do teu Filho muito amado, Jesus Cristo, nosso Libertador, que, feito Homem no seio da Virgem Maria, quis caminhar entre os homens e ensin-los um novo caminhar, queremos tambm ns percorrer essa trilha ao ouvir seu chamado, de uma forma renovada, transformada pelo seu Amor e iluminada pela ao do Esprito Santo, que nos ensina, nos anima e nos envia para a misso. Queremos ser presena junto aos jovens, discpulos e missionrios do Cristo em meio Juventude, sobretudo com os que vivem em situaes de risco e excluso social, para que, nEle, nossa Juventude tenha vida! Maria me, mestra, discpula e missionria do Divino Mestre , nos ajude nesse novo caminhar e nos aponte, no Advento do Salvador, o Cristo que nasce no meio da Juventude. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor! Amm! Canto: Mestre, bom estarmos aqui! Pe. Joozinho. Terminar com o grito de guerra: Caminhar, construir, amar: PJB!

Anda mungkin juga menyukai