Anda di halaman 1dari 17

EFT Um Passo frente

Um estudo pratico sobre as primas da E.F.T


Brasil PNL Adquira j o curso em Vdeo e udio de EFT do Brasil PNL. (Apostila gratuita no site)

Conhea outros cursos gratuitos da Brasil PNL:

Iniciao PNL

Jimmy L.Mello
Practitioner em PNL

Formao em EFT

www.brasilpnl.com.br
Inicia o ao Mtodo Sedona E muito mais.... Lei da Atrao Programa de Emagrecimento

www.brasilpnl.com.br

EFT Um Passo frente Vamos dar continuidade a nosso aprendizado de EFT, indo um pouco alem das tcnicas tradicionais, de Gary Graig. .

Alerta e introduo
O Objetivo desta apostila no fazer acrscimos ou modificaes nos pontos de EFT, e sim comprovar empiricamente que muitos dos pontos da EFT so universais, embora possamos eventualmente acrescentar um ou outro ponto, o que voc notar que Gary Craig, fez as escolhas certas em nossa receita bsica, e ver que toda e qualquer modificao ser mera redundncia. Sinta-se a vontade em experimentar os pontos de TAT, e Do in, Three- in- one e tcnica de Segurar os dedos para aliviar emoes, alem de algumas sugestes de aplicao em crianas, bebs e animais.Mas esteja atendo que as tcnicas aqui usadas no tem qualquer ligao com a EFT tradicional , e ningum esta autorizado nem recomendado usar tais tcnicas e afirmar que aplique EFT, embora o prprio criador da EFT, reconhea algumas das tcnicas descritas aqui e faa meno a elas em uma seo chamada Primos da EFT no link: http://www.emofree.com/eftcous.htm Para mais informaes sobre a EFT, acesse o site de seu criador, www.emofree.com , ou nossa pgina em portugus, www.brasilpnl.com.br ,
Jimmy L. Mello Master Trainer Practitioner PNL Trainer Practitioner EFT

Indo um pouco alm da EFT Eu gostaria de neste momento apresentar- lhes o TAT, pois como sabemos a tcnica de toques de meridianos no privilgio da Terapia Emocional, outros especialistas j divulgaram e testaram outros pontos, eu particularmente acredito e venho experimentado resultados incrveis com a receita bsica de EFT, mas outros terapeutas, e praticantes relatam- nos que h momentos onde preciso outros pontos. Acalmando suas emoes em um minuto antes de iniciar a receita bsica. 1

TAT um processo fcil para terminar com o estresse traumtico, reduzir as reaes alrgicas e liberar-se de crenas negativas. una tcnica nova, simples e efetiva que lhe trar paz interior, relaxamento e una sade mais vibrante assim como ganho de nova energia em minutos. Esta tcnica se baseia na combinaes do toque suave dos pontos de presso, em certos pontos de sua cabea com a ateno voltada ao problema que queira resolver.Esta tcnica no substitui a terapia ou o cuidado mdico profissional.

Postura para iniciar:


1)

Com uma mo, ligeiramente leve, com a ponta do dedo toque e avance lentamente acima do canto interno canto de seu olho. Com o quarto dedo (o

dedo anular) da mesma mo, toque ligeiramente a ponta do dedo de rea sobre o canto interno do outro olho. coloque a ponta do dedo mediano num ponto a meio caminho entre, e sobrancelha nvel.

2)Agora coloque sua outra mo na parte de trs de sua cabea, com a palma tocando a cabea de forma que o dedo polegar esteja descansando base do crnio um pouco antes do contorno do couro cabeludo. A palma embala a base de seu crnio. Ambas as mos devem estar descansadas suavemente. Nenhuma presso necessria. Esta a postura de TAT.

3) Para crianas ou pessoas que possam eventualmente reclamar da presso exercida sobre a rea anteriormente ensinada, voc pode simplesmente repousar sua mo em sua testa, tampando seus olhos, embora o ideal seja a postura oficial.

Voc pode descansar seus braos a qualquer momento que voc queira, durante os passos ou entre os passos (que eu lhes ensinarei em seguida). Os olhos podem estar abertos ou fechados, e qualquer mo pode estar na frente, isto no importa se a direita ou a esquerda. Se voc se sentir mais confortveis deitando, isso tambm possvel. Seguindo estas instrues, seus sentimentos normalmente ficam calmos dentro aproximadamente um minuto. Se voc no sentir que a emoo esteja diminuindo pea ajuda de um Profissional certificado, ou entre em contato conosco para agendar uma seo, ou para ver um vdeo prtico. Mantenha sua postura por um mximo de 20 minutos por dia. Beba 6- 8 copos de gua nos dias voc fizer est tcnica. Se voc nunca fez esta tcnica antes, faa a postura ensinada e coloque sua ateno em cada destas declaraes, durante alguns segundos:

Est tcnica muito fcil de se usar e tem muito valor. Eu mereo uma vida plena e eu aceito amor e a cura.

Resumo da tcnica:

" Quando voc muda suas idias sobre voc mesmo, voc muda a sua experincia de vida tambm" (Go rdon Stokes / Daniel Whiteside) Identificao dos dedos Viso Direita

Viso esquerda

Posio de trs

Aprendendo os passos:
Em cada Passo, segure a postura e ponha sua ateno no pensamento expresso por um minuto ou at que voc tenha terminado. Indicadores que voc terminou podem ser um suspiro, um sentimento de no estar mais envolvido com o problema, sua ateno vagando, uma liberao de energia, ou simplesmente um sentimento de haver terminado. Algumas pessoas no sentem qualquer mudana e simplesmente mantm a postura em cada um dos passos por um minuto. Crianas podem precisar de s uns poucos segundos em cada passo.

Primeiro Passo O Problema


Este Passo infinitamente varivel e pode ser formulado para se ajustar a qualquer tiop situao. Este por exemplo o que voc usa para curar um trauma de seu passado. importante saber que quando voc estiver trabalhando com esta tcnica em um incidente do passado,no necessrio nem era recomendado reviver ou re-experimentar eventos passados, pois este ato de reviver pode aumentar e at intensificar o que desejamos ver modificado ou desfeito. Na realidade, voc nem mesmo tem que especificamente descrever o evento. Eu freqentemente recomendo que meu cliente s se dirija ao evento como isto ou "aquilo". O teor neste caso seria ento:

Isto aconteceu. Aquilo aconteceu.


Se o ajudar a ser mais detalhado , voc pode ser. Naquele caso, voc poderia dizer : ______ aconteceu. Apenas preencha o espao em branco com sua descrio, como O tempo que eu _____________. Este Passo infinitamente varivel e pode ser formulado para ajustar qualquer nmero de situaes diferentes. E voc o usa para curar um trauma d e seu passado.

Segundo passo - O Oposto do Problema


O passo 2 um companheiro do passo 1, e, tambm, infinitamente varivel. Lembrese de que quando voc pe sua ateno no oposto do problema, no lhe estou pedindo que acredite na declarao que voc fez, apenas simplesmente estar com aquele pensamento ou possibilidade em sua mente. Quando voc usa esta tcnica para curar um incidente do passado, voc pode usar a declarao:

Isto aconteceu, terminou, e eu bem. Eu posso relaxar agora.


At mesmo se voc ainda no se sente muito confiante sobre a situao, voc ainda deve usar este passo. Para uma situao contnua, ou seja que voc ainda esta vivenciando, pode dizer voc:

Isto esta acontecendo e eu estou bem

Terceiro passo - Os Lugares


Traumas e pensamentos negativos podem estar hospedados em partes diferentes do corpo ou em um local externo como uma casa ou uma cidade ou pas onde o evento aconteceu, uma estao especfica ou at mesmo em um grupo ou raa de pessoas. Estas ressonncias ou espaos de armazenamento so diferentes para cada pessoa, e cada trauma pode ser armazenado diferentemente. Voc no precisa estar atento a todos os lugares onde o problema foi armazenado; mas voc precisa estar aberto a eles, e a se curar deles enqua nto realiza esta tcnica. Ao fazer este Passo, coloque sua ateno e afirme: Em todos os lugares em minha mente, corpo e vida onde isto foi armazenado esto se curando agora. E/ ou: Deus (qualquer nome que voc use para se dirigir a Ele), obrigado por curar todos os lugares dentro de minha a mente, corpo e vida, onde isto foi armazenado.

Quarto passo
Dissolvendo os traumas
Terapia Corporal Three-in-One

Abordagem corporal criada por Gordon Stokes e Daniel Whiteside para equilibrar o fluxo energtico no organismo O Sistema "Trs em Um" tem por objetivo principal trabalhar as pessoas tanto sobre o aspecto pessoal como profissional, atravs de uma combinao incomum de tcnicas e vivncias propiciadoras de biofeedback resultante de discernimentos sbitos. Os autores deste sistema desenvolveram realmente um programa de auto-desenvolvimento que no parece com nada que voc j tenha experimentado antes. Os cursos do "Three In One" so ministrados por todas as partes do mundo e trata- se de uma tcnica realmente revolucionria. A tcnica ajuda adultos e crianas a melhorarem os seus padres de desempenho nas suas respectivas reas de atividades . A retina (fundo do olho) um prolongamento do crebro e tem conexes com as partes mais variadas dos dois hemisfrios, uma parte do olho dos vertebrados responsvel pela formao de imagens, ou seja, pelo sentido da viso.

Esquema do olho humano, mostrando a retina (H) e o nervo ptico (G), diretamente em contato com o crebro. A melhor maneira de recuperar uma grande parte de nossa autoridade e do nosso poder interior identificar e desativar os traumas do passado, que limitam a percepo do momento presente - dar s pessoas uma ESCOLHA onde elas sentem que elas NO TEM ESCOLHA, agora. "Three In One Concepts" significa a integrao do Corpo, da Mente e do Esprito. Quando ns integramos esses trs aspectos do Eu Interior, ns nos tornamos autoconfiantes o suficiente para mudar nossas vidas para melhor, autoconfiantes o suficiente para obter um resultado positivo nas vidas daqueles que ns amamos e, atravs do "melhorar" deles, ns temos o poder de fazer deste planeta um mundo do qual poderemos realmente orgulhar- nos! O teste muscular nos coloca em contato com outras partes do crebro alm da nossa rea de Integrao Comum (AIC - centro especfico no crebro) que nos d uma relao clara entre o momento presente e o que o nosso sistema de crenas agora. Para que voc se beneficie da tcnica, de imediato vou lhe guiar passo a passo. Passo a passo 1)Pense em um acontecimento difcil que voc viveu no passado, e que ate os dias de hoje lhe trazem um certo desconforto, pense nesta emoo, e tenha-a presente aqui e agora. D uma nota ao trauma de 0 a 10 (assim como fazemos em EFT).

2)Coloque a mo direita na testa

3) A esquerda na regio occipital

4) Voc deve ficar como na figura abaixo

5)Agora olhe para a figura abaixo fixamente, e movimento seus olhos 21 vezes no sentidos que indicam as setas (pregue -a na parede ou coloque este livro em sua frente, de modo que consiga ver bem os traos), mantenha -se na posio descrita no passo 4.

Com o rosto voltado para esta pgina comece a movimentar seus olhos no sentido indicado pelas setas, fazendo cada movimento por 21 vezes

1) A D A 2) B C B 3) A B A 4) C D C 5) A C B D - A 6) A D B C A
6) volte a dar uma nota ao sentimento ou lembrana, caso ainda reste alguma volte a fazer o procedimento. Como funciona ? Pense em uma molcula qualquer como H2O (gua), esta molcula formada de dois tomos de hidrognio e um tomo de Oxignio. Podemos separar estes elementos, e eles deixaram de formar a gua para ser meramente dois tomos de hidrognio e um tomo de Oxignio, ficando totalmente diferente da gua (dois gases e no um liquido). Podemos entender que nossas emoes funcionam de forma semelhante, nossa mente junta lembranas Visuais, Auditivas e Cinestsicas (VAC) para formar a molcula VAC emocional, quando realizamos o procedimento de Three- in- one co mo se 8

quebrssemos esta molcula emocional (VAC), e voltasse a ser simplesmente um acontecimento e no um trauma.

Do- In

O bloqueio desse fluxo energtico caracteriza- se por uma srie de sintomas sem causa aparente, sendo o primeiro estgio daquilo que denominamos doena, explica Jurcir Canado, que introduziu o Do- In no Brasil, nos anos 70. Do- in uma tcnica de origem japonesa que consiste numa srie de tcnicas que, tendo por base os meridianos do corpo, promove o tratamento das doenas atravs da massagem feita com os dedos em pontos determinados. Tem como referncia os princpios da Medicina Tradicional Chinesa. Sedao e estimulao O Do -in serve -se dos pontos tradicionais utilizados na acupuntura como referncia para tratar o fluxo energtico do organismo, recuperando o fluxo da energia onde esta esteja sofrendo bloqueios ou tenha se desequilibrado. uma espcie de tratamento de primeiro-socorro para certos males, pois que o prprio paciente pode aplicar a massagem, que consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque: Hoje o DO- IN no s auto- massagem como tambm diagnose e rpida cura do corpo praticada por aqueles que desejam operar grandes transformaes dentro de si e lutam para se manter em harmonia com a natureza. A prtica do DO- IN indispensvel a todos que desejam aprimorar suas funes orgnicas, e em especial aos que despedem muito talento ou energia em suas atividades. Vantagens do Do-in: Simplicidade: os nicos equipamentos necessrios so as agulhas (no caso da acupuntura), os cones de artemsia (no caso da moxa) ou os dedos no caso do Do -In. Facilidade : as tcnicas e as teorias so extremamente fceis, tanto para se aprender quanto para se aplicar. Eficcia : na maioria das afeces o efeito instantneo e dur adouro. Ausncia de efeitos colaterais. Economia: dispensa o uso de medicamentos e diminui a durao da convalescncia.

Versatilidade: devido ausncia de equipamentos sofisticados pode ser utilizada em quaisquer circunstncias ambientais. Vejamos alguns os pontos do Do- in

Pontos de Do In na planta e no dorso dos ps:

10

Tcnica de SEGURAR OS DEDOS PARA ADMINISTRAR EMOES A seguinte prtica uma forma simples de trabalhar com emoes, segurando cada dedo. Emoes e sentimentos so como ondas de energia que se movem atravs do corpo, da mente e do esprito. Atravs de cada dedo corre um canal ou meridiano de energia conectado com um sistema orgnico e sua emoo contida. Com sentimentos fortes em forma de ond as que nos vencem, as energias podem ficar bloqueadas ou represadas, resultando em dor ou congesto no corpo. Segurando cada dedo enquanto respirar profundamente pode trazer relaxamento fsico e emocional e cura. O segurar os dedos um instrumento de grande ajuda a ser utilizada na vida diria.Em situaes difceis ou desafiadoras quando lgrimas, raiva ou ansiedade surgem, os dedos devero ser segurados para trazer paz, foco e calma para que a resposta ou ao apropriada pode ser tomada. Esta prtica tambm pode ser feita com msica ou usada antes de ir dormir para relaxar os problemas do dia e para trazer um relaxamento profundo ao corpo, mente e ao esprito.Podemos praticar estes exerccios sozinhos ou com a ajuda de outra pessoa.

11

Significado provvel de cada dedo.

Segure cada dedo com a mo oposta, de dois a cinco minutos. Voc pode trabalhar com cada mo. Inspire o ar profundamente. Perceba as sensaes ou emoes fortes ou perturbadoras que voc est segurando em si mesmo. Expire lentamente e deixe sair. Imagine as energias negativas drenando de dentro de voc atravs de seus dedos para dentro da terra. Inspire uma sensao de harmonia, fora e cura.E expire lentamente, relaxando sentimentos do passado e problemas. Muitas vezes ao segurar cada dedo, voc poder perceber uma sensao de pulsao quando as energias e sentimentos se movem e se equilibram Voc pode tambm segurar os dedos de pessoas que esto incomodadas ou descontroladas. de importante ajuda, segurar os dedos das crianas que choram esto mal- humoradas. Pode tambm ser feito com pessoas muito temerosas, ansiosas, doentes ou morrendo.

12

Outras Aplicaes de EFT Aqui veremos outras idias de EFT para eliminar problemas. Quando as pessoas perguntam para que a EFT pode ser usada ? Eu respondo com a regra de ouro da EFT: Em Tudo.

Aplicando em Crianas Crianas realmente parecem gostar das terapias de energia, mas para ter efeito a criana deve entender e j dominar bem o idioma. Para os muito pequenos voc poder ia usar algo como:

"Embora eu esteja assustado, eu sou um menino bom e a mame e papai me amam". "Embora eu odeie minha irm, eu sou um garoto legal e eu realmente, realmente gosto de mim". Aplicando em Bebs, Animais, e as Pessoas Que no Podem fa lar H dois modos para que isto possa ser feito, dirija- se batendo na pessoa ou animal,dizendo algo como: "Embora voc esteja triste, Deus o ama e voc se aceita". Ou "embora voc tenha esta erupo cutnea terrvel, voc pode profundamente amar- se". Por que isto funciona? Afinal de contas, estas palavras no so claramente as palavras do paciente, mas as suas? Bem o sistema de energia estranho e maravilhoso. Parece que isso funciona a um nvel

13

enrgico no qual ns podemos ser conectados de tal um modo q ue ns podemos imprimir a energia sobre o outro e de fato ajuda- lo a curar- se. Claro que aplicadores de Reiki e outros mdicos curativos j sabiam disto a muito tempo O segundo modo a substituio de batidas: H uma regra dourada para a substituio das batidas: Sempre Pea Permisso ( educado e gera uma reao de gratido). Eu admito que vrios de ns j quebramos esta regra ao sentar prximo a um beb gritando em um avio, embora funcionasse no gerava uma gratido ou respeito. Uma sugesto para realizar a ao sem a permisso do cliente a seguinte frase. "Embora X tenha um problema com lcool, eu profundamente e completamente aceito X." Pontos em um cachorro

Este curso faz parte do acervo de cursos profissionais do site Brasil PNL www.brasilpnl.com.br para cursos presenciais em sua cidade, empresa, escola entre em contato:contato@brasilpnl.com.br Ou informe-se sobre treinamentos certificados em vdeo Adquira j o curso em Vdeo e udio de EFT, do Brasil PNL (apostila gratuita no site).

14

Serie: Cursos Profissionalizantes Brasil PNL Formao em "Emotional Freedom Techniques " Curso Gratuito

www.brasilpnl.com.br

Conhea a
www.brasilpnl.com.br

Continue seu curso


visite nosso site.
Autor desta serie: Jimmy Mello & Equipe Brasil PNL A PNL ao seu alcance http://www.brasilpnl.com.br

Anda mungkin juga menyukai