Anda di halaman 1dari 2

Resumo de Slidos C

Modelos de falha
Falhas que dependem do tempo: Estes modos de falha so caracterizados por algum tipo de envelhecimento ou desgaste do material. Perda gradativa das propriedades que tornam o material adequado ao uso. Existem vrios modos de falha dependentes do tempo, tambm chamados de modos de falha por envelhecimento ou ainda desgaste. Fadiga: ruptura por esforo cclico, caracterizado pela reduo da capacidade de carga de componentes estruturais pela ruptura lenta do material, atravs do avano quase infinitesimal da trinca a cada ciclo. A fadiga ocorre pela presena de tenses que variam com o tempo, provocam deformaes plsticas cclicas localizadas. Corroso: Destruio de um corpo slido por uma ao qumica ou eletroqumica no intencional. Corroso sob tenso: A combinao de um esforo mecnico com um meio ambiente agressivo ao material pode levar a chamada corroso sob tenso. Fluncia: Mecanismo de falha se torna atuante a temperaturas da ordem 0,35 a 0,70 da temperatura absoluta de fuso do material. Nestas temperaturas deformaes irreversveis que crescem de forma constante com o tempo, mesmo se o carregamento for mantido constante. Desgaste: Pode ocorrer desgaste adesivo, atravs do processo de aderncia e remoo de partculas do material de um dos elementos do par de atrito. Depende muito das condies de lubrificao e da compatibilidade dos dois metais em contato. Ou por desgaste abrasivo, atravs do arrancamento de metal por partculas mais duras que colidem com este. Neste caso a principal varivel a dureza do material que pode ocorrer por partculas duras entre as superfcies de atrito ou pelo contato de uma superfcie dura e spera sobre outra mole.

Comportamento mecnico dos materiais


possvel se ter uma ideia do comportamento do material por meio de ensaios, como o de trao ou tambm o de impacto. Uma das primeiras aproximaes a se utilizar comparar a tenso de escoamento (materiais dcteis) ou tenso de ruptura (materiais frgeis) com a tenso que ser solicitada ao material. Atravs do ensaio esttico de trao possvel obter informaes que permitam prever tanto a falha esttica como a falha devido a cargas dinmicas (fadiga). Generalidades do ensaio de trao: Ensaio simples, normalmente sob trao, que fornece uma boa repetitividade de resultados. Usado para levantar dados caractersticos do material para anlise do comportamento mecnico. Consiste em aplicar uma fora coincidente com o eixo do corpo de prova. Mede-se simultaneamente a fora aplicada e a deformao.

necessrio, para a realizao de uma anlise de tenses, adotar um modelo para a curva tenso-deformao que deve ser adequada ao tipo de anlise a ser realizada.

Modelo para a transio dctil|frgil


Duas tenses oferecem as caractersticas de fratura do material: a tenso de clivagem e a tenso que provoca falha por deformao plstica. A temperatura, velocidade do carregamento, o tamanho do gro e do corpo e o efeito do gradiente de tenses influem na transio dctil/frgil. Com a diminuio da temperatura, at chegar numa temperatura critica, o material ter uma fratura frgil, no importando se normalmente ele possui fratura dctil. Fatores que aumentam a temperatura critica do material: Aumento da velocidade de carregamento; a resistncia ao escoamento aumenta, deslocando a curva pra direita. Efeito do tamanho de gro; com o aumento do tamanho dos gros, a resistncia clivagem diminui. * Diminuir o tamanho do gro aumenta a resistncia clivagem, diminudo a temperatura critica. Efeito do tamanho do corpo; temperatura critica aumenta com o tamanho do corpo. Efeito do gradiente de tenses; sob flexo a tenso de escoamento superior quando comparada com a trao, aumenta a temperatura critica. Consideraes finais desejado materiais com baixa temperatura crtica que pode ser reduzida pela alterao na composio qumica e refino de gro. A temperatura de transio aumenta com o aumento nas tenses nas reentrncias e nas soldas mal feitas e com o aumento da estrutura.

Concentrao de tenses
Pontos de material que possuem uma resistncia menor em relao ao resto do material, onde a mxima tenso que atua no material pode ser muitas vezes maior que a tenso nominal. Nestes pontos as tenses que atuam podem ser muito maiores que as tenses nominais, calculadas usando as expresses habituais, tipo fora sobre rea ou momento fletor sobre mdulo de rigidez. As concentraes de tenso surgem com o acrscimo de detalhes nas peas. Em muitas peas a resistncia mecnica fica comprometida pela existncia de pontos de concentrao de tenso, e assim interessante suavizar o seu efeito. Existem duas maneiras fundamentais de reduzir o fator de concentrao de tenses: Aumentar o raio de concordncia no ponto crtico, Desviar o fluxo de tenses do ponto crtico.

Anda mungkin juga menyukai