Anda di halaman 1dari 21

2 VESTIBULAR/2012

SUPERIOR TURNO: TARDE 15/07/2012


CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA E CINCIAS HUMANAS

S ABRA QUANDO AUTORIZADO


1) Esta prova composta de 35 questes, todas de mltipla escolha, com 4 opes de escolha. 2) O incio da prova s 14 horas com durao de 4 horas. Voc ser avisado quando restarem 30 minutos para o final. 3) Tenha em mos apenas o material necessrio para a resoluo da prova. No permitido o uso de calculadoras nem o emprstimo de qualquer tipo de material. 4) Resolva as questes neste caderno de provas. Logo aps solicite ao fiscal o seu carto de resposta para preenchimento das respostas. Transcreva-as a lpis, confira com ateno e ento cubra a opo escolhida com caneta azul ou preta. Ateno: s existe uma alternativa correta.
01 02

A A A

B C B B C C B C

D D D D D

OBSERVE COMO SE DEVE PREENCHER O CARTO DE RESPOSTA

03 04 05

A A

5) Assine o carto de resposta no local indicado.

06

6) A apurao do resultado ser feita por leitora tica, no havendo processamento manual dos cartes de resposta. 7) NO dispomos de outros cartes de resposta para substituir os errados, portanto, ateno. 8) Observe, no final da prova, a tabela peridica. 9) Caso voc perceba alguma irregularidade, comunique-a imediatamente aos fiscais. 10) Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala para entrega simultnea do carto de resposta e assinar na folha de ocorrncia.

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA QUESTES DE 01 A 25 Questo 01: Observe o quadro abaixo: Zn2+ Cl a SO4 2b PO4 3c NO3 d

Os compostos a, b, c, d formados entre o zinco e os ons representados no quadro acima so, respectivamente: A) ZnCl2; Zn2SO4; Zn3(PO4)2; Zn(NO3)2. B) ZnCl; ZnSO4; Zn3(PO4)2; Zn(NO3)2. C) ZnCl2; ZnSO4; Zn3(PO4)2; Zn(NO3)2. D) ZnCl2; ZnSO4; ZnPO4; Zn(NO3)2.

Questo 02: Considerando os seguintes materiais: um fio de cobre, uma soluo aquosa de cloreto de sdio e um pedao de grafite de lpis de escrever, CORRETO afirmar que: A) os trs materiais so condutores eltricos. B) apenas o primeiro e o terceiro so condutores eltricos. C) apenas o primeiro condutor eltrico. D) apenas o primeiro e o segundo so condutores eltricos.

Questo 03: No ar poludo de uma cidade, detectou-se uma concentrao de dixido de enxofre de 640 mg/L. Supondo que uma pessoa inale 5 litros de ar, o nmero de molculas de SO2 inalado por ela , aproximadamente: A) 6,0 x 1022. B) 3,0 x 1022. C) 6,0 x 1023. D) 3,0 x 1023.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 04: Considere a equao qumica hipottica: 2A(g) + B(g) A2B(g) H < 0

Alterando o equilbrio com a inteno de favorecer a produo de A2B(g), escolheria como hiptese: I. aumentar a temperatura do sistema. II. aumentar a presso do sistema. III. aumentar a concentrao dos reagentes. IV. aumentar a concentrao dos produtos. Sobre as hipteses escolhidas, a opo CORRETA : A) Hiptese I. B) Hiptese II. C) Hipteses I e IV. D) Hipteses II e III.

Questo 05: Em uma aula prtica de Qumica, um grupo de estudantes colocou pequenos pedaos de magnsio metlico em trs tubos de ensaio. No primeiro tubo acrescentou 1mL de soluo de cido sulfrico 0,01mol/L; no segundo, 1mL de soluo de cido sulfrico 0,50mol/L e, no terceiro tubo, 1mL de cido sulfrico puro. Assim sendo, a ordem das velocidades das reaes nos trs tubos pode ser escrita CORRETAMENTE como: A) terceiro < primeiro < segundo. B) primeiro < terceiro < segundo. C) segundo < primeiro < terceiro. D) primeiro < terceiro = segundo.

Questo 06: O gs metano um hidrocarboneto de frmula molecular CH4. Sobre o gs metano, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO: A) um combustvel utilizado, em usinas termeltricas, na gerao de eletricidade, a partir da energia trmica liberada na combusto. B) um hidrocarboneto saturado que tem importncia industrial pela sua converso em etileno. C) A queima de 1 mol de molcula do gs metano libera 44 gramas de CO2 e 36 gramas de H2O. D) O metano um gs incolor e sua molcula apolar, motivo pelo qual apresenta pouca solubilidade em gua.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 07: Um trator agrcola encontra-se em repouso em uma superfcie plana. Considerando que sua massa de 3000 kg est concentrada em seu centro de gravidade (CG) e que a reao do solo s rodas dianteiras e traseiras vertical, passa pelo centro das rodas e tem intensidades respectivamente iguais a R2 = 12000 N e R1 = 18000 N, conforme figura abaixo,

calcule a distncia (D) entre o centro da roda dianteira e o centro da roda traseira. Considere, se necessrio, a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2. A) 2,5m B) 2,6m C) 3,0m D) 3,2m

Questo 08: O grfico a seguir representa o mdulo da velocidade (v) de um automvel em funo do tempo (t) quando ele percorre um trecho circular de uma rodovia. V

Em relao a esse movimento, correto afirmar que: A) entre A e B, a acelerao tangencial nula. B) entre B e C, a acelerao tangencial nula. C) entre B e C, a acelerao centrpeta nula. D) entre C e D, a acelerao tangencial tem sentido oposto ao da velocidade.
DATA: 15 DE JULHO DE 2012 3 TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 09: Um corpo de massa 200g, inicialmente em estado slido, recebe calor de uma fonte trmica constante igual a 100cal/min. A temperatura do corpo varia de acordo com o grfico da figura abaixo. O calor especfico do corpo no estado slido e o calor latente de fuso valem, respectivamente: (Lembre-se de que o calor latente est relacionado com a mudana de estado fsico da matria.)

A) 0,02cal/g.C; 440cal/g. B) 0,1cal/g.C; 44cal/g. C) 0,2cal/g.C; 44cal/g. D) 0,2cal/g.C; 4400cal/g.

Questo 10: Um objeto colocado em frente de um espelho esfrico cncavo, conforme mostra a figura abaixo. correto afirmar que as caractersticas da imagem formada so:

A) real, menor e invertida. B) real, maior e invertida. C) real, menor e direita. D) virtual, menor e invertida.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 11: Uma pessoa mudou-se de uma regio em que a tenso eltrica era de 220V para outra em que a tenso eltrica era de 127V. Buscando aproveitar seus aparelhos eltricos, utilizou um transformador, conforme mostra a figura. Para fazer a instalao em seus aparelhos, ela deve conhecer os valores das correntes eltricas em cada aparelho.

O valor aproximado encontrado para cada uma das correntes eltricas ser de: A) i1 = 2,9 A; i2 = 4,0 A e i3 = 4,3 A. B) i1 = 3,5 A; i2 = 4,5 A e i3 = 5,5 A. C) i1 = 4,0 A; i2 = 5,5 A e i3 = 6,5 A. D) i1 = 5,0 A; i2 = 7,0 A e i3 = 7,5 A.

Questo 12: A figura abaixo mostra a trajetria de duas partculas numa cmara de bolhas imersa num campo magntico uniforme, orientado perpendicularmente para fora do plano da figura. As setas indicam o sentido do movimento.

correto afirmar que as partculas 1 e 2 so, respectivamente: A) prton e eltron. B) eltron e prton. C) nutron e eltron. D) prton e nutron.
DATA: 15 DE JULHO DE 2012 5 TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 13: Dietas da moda? As aparncias enganam... Em um tempo em que a obesidade cresce no mundo e as mulheres lutam bravamente para manter o corpo ideal, os regimes milagrosos pululam no mercado. Dietas da Sopa, da Lua, da Ervilha, de Beverly Hills, Lquida, de Frutas e Legumes, do Dr. Atkins e dezenas de outros, cada qual com sua frmula "mgica", buscam conquistar, pelo estmago, a legitimidade. Nutricionistas fazem srias restries a regimes que cortem quaisquer dos nutrientes bsicos: gordura, protena e carboidrato. (...)
Folha Online

Sobre esses nutrientes, pode-se afirmar que: A) os carboidratos so matria-prima para a biossntese de outras molculas. B) as gorduras apresentam alta solubilidade em solventes polares. C) as protenas podem sofrer desnaturao, onde ocorre a quebra da sua estrutura primria.??? D) as protenas so os compostos orgnicos mais abundantes nos vegetais.

Questo 14: Tecidos so formados pelo agrupamento de clulas especializadas no desempenho de alguma funo. Em vertebrados, identificam-se quatro tipos de tecidos, que so os tecidos epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Sobre esses tecidos e suas funes, identifique a afirmativa INCORRETA: A) O tecido epitelial que reveste o intestino delgado apresenta dobras chamadas microvilosidades, que garantem um aumento da superfcie celular e, assim, facilitam a absoro dos nutrientes. B) O tecido adiposo um tipo particular de tecido muscular, no qual as clulas so preenchidas por gotas de lipdios que deslocam o ncleo para sua periferia. C) As principais clulas encontradas no tecido nervoso so os neurnios, responsveis, entre outras coisas, pelas sensaes olfativas, visuais, auditivas, gustativas e tteis. D) o tecido sseo um tecido rgido e resistente, que tem como funo, dentre outras, a sustentao do organismo.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 15: O Brasil um dos lugares mais ricos em diversidade de aves em todo o planeta. Aqui so encontradas aves como o bicudo (Oryzoborusmaximiliani), o sabi-coleira (Turdusalbicollis), o curi (Oryzoborusangolensis), o pintassilgo (Carduelisyarellii) e o sabi-laranjeira (Turdusrufiventris). Considerando os critrios da classificao biolgica, no texto so citados: A) 2 gneros e 5 espcies. B) 3 gneros e 4 espcies. C) 3 gneros e 5 espcies. D) 5 gneros e 3 espcies.

Questo 16: As leishmanioses so causadas por protozorios do gnero Leishmania e apresentam diversas manifestaes clnicas, dependendo de fatores relacionados aos hospedeiros, tais como estado nutricional e imunolgico. Em ambientes urbanos, os principais reservatrios do parasito so os ces domsticos. A transmisso se d atravs da picada de insetos flebotomnios, conhecidos como mosquito-palha, existentes em nossa regio. Como medidas de controle das leishmanioses podem ser adotadas as seguintes estratgias, EXCETO: A) Combater o inseto vetor, atravs da eliminao de focos de gua parada, onde ele se reproduz. B) Utilizar coleiras repelentes de insetos em ces, para evitar sua infeco e, assim, minimizar a existncia de reservatrios. C) Sacrificar ces infectados, a fim de eliminar reservatrios conhecidos do parasito. D) Evitar a construo de casas de pau a pique, pois esses insetos se abrigam em suas frestas.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 17: A anemia falciforme caracterizada pela deformao das hemcias. Essas clulas, que normalmente so arredondadas, adquirem formato de meia-lua, o que explica diversos sintomas clnicos, como obstruo de pequenos vasos sanguneos. Sabe-se que a alterao no formato das hemcias decorre de uma mutao gentica, que leva troca de um aminocido da cadeia da hemoglobina. A anemia falciforme confere resistncia malria. Isso explica sua grande incidncia no continente africano, onde a malria relativamente comum. Com o trfico negreiro, o gene para anemia falciforme chegou ao interior de Minas Gerais e se disseminou pela populao, ao longo das geraes. Sobre anemia falciforme e malria, identifique a afirmativa INCORRETA: A) Um dos sintomas da anemia falciforme o cansao crnico, resultante da menor oxigenao dos tecidos. B) A malria provoca ataques de febre cclicos, cujo intervalo depende da espcie do parasito causador da doena. C) A anemia falciforme foi selecionada positivamente no continente africano, devido coexistncia da malria. D) Tanto a anemia falciforme quanto a malria podem ser geneticamente transmitidas aos descendentes.

Questo 18: Considere o heredograma abaixo, no qual as figuras em negro representam indivduos portadores de uma determinada caracterstica: 1 2

5 7

Julgue as afirmativas a seguir e identifique a INCORRETA: A) Um exemplo de caracterstica que segue esse padro de transmisso a polidactilia. B) Os indivduos 1 e 2 tm o mesmo gentipo. C) Pelos dados apresentados impossvel determinar precisamente o gentipo do indivduo 6. D) Se 3 se casar com um homem que tenha o mesmo gentipo que seu pai, todos os seus descendentes apresentaro essa caracterstica.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 19: Um dos campi do IFMG situa-se na cidade de So Joo Evangelista. Na tabela abaixo podemos ver o tamanho da populao dessa cidade em cinco momentos. 1991 Ano Populao 15.375 1996 15.130 2000 15.526 2007 15.686 2010 15.553

Fonte: www.ibge.gov.br. Acesso em: 16/11/2011.

O crescimento da populao de So Joo Evangelista de 1991 at 2010 foi de aproximadamente: A) 0,98%. B) 1,16%. C) 2,44%. D) 2,49%.

Questo 20:??? O 111 dia do calendrio, em anos no bissextos, 21 de abril, um dos feriados cvicos do Brasil que homenageia Tiradentes, mrtir da Inconfidncia Mineira. Hoje 18 de dezembro e esse o 352 dia do calendrio em anos no bissextos. Se hoje domingo, em que dia da semana ocorreu o feriado do dia de Tiradentes neste ano? A) domingo B) tera-feira C) quinta-feira D) sbado

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 21: Acerca da funo cosseno, podemos afirmar que: A) o cosseno do nmero real 7 negativo.

B) f ( x ) = 1 + 2cos 3 x + inteira se x = 0. 3
C) a funo f ( x ) =
5 3 5 estritamente positiva. + 3 cos x + 2 4 2

D) o perodo da funo f ( x ) = 2 + 2cos 2 x + 2. 2

Questo 22: No tringulo issceles ABC, de base BC, representado na figura a seguir, tem-se BC = 6cm e C = 30 . Nessas condies, a rea do tringulo ABC : AB

A)

3 3 cm 2

B) 3 3 cm C) 9 3 cm D) 6 3 cm

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

10

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 23: Os pontos da reta y = - x + 1 que esto a uma unidade de distncia do ponto (0, 0) do plano cartesiano so representados por (a, b) e (c, d). A soma a + b+ c + d vale: A) 0. B) 1. C) 2. D) 3.

Questo 24: 2 Na figura a seguir esto representados os grficos das funes reais f ( x ) = x 6 x + 5 e

g ( x) = 2 x 7 .

O comprimento do segmento AB : A) 2 5 . B) 6 . C) 4 5 . D) 12 .

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

11

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 25: A regio do plano cartesiano que corresponde soluo da inequao logx ( lx y + 1) > 0 , onde 1 < x < 2 e 1 < y < 2, : A) dado pelo segmento que une os pontos (1,1) e (2,2). B) dado pelo segmento que une os pontos (2,1) e (1,2). C) o quadrado de lados (1,1), (1,2), (2,1) e (2,2). D) um tringulo cuja rea igual a 0,5.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

12

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

CINCIAS HUMANAS QUESTES DE 26 A 35

Questo 26: Entre os sculos XIII e XIV, mudanas paulatinas vo propiciar novas formas de agir e pensar. Tais mudanas so visveis nos campos da literatura, filosofia, arquitetura, pintura e escultura, entre outras. So fatores que propiciaram o surgimento dessa nova mentalidade, especialmente na Itlia, EXCETO: A) revalorizao gradual da cultura greco-romana. B) surgimento de um pensamento essencialmente humanista. C) crescente viso antropocntrica do mundo. D) dissoluo gradual do catolicismo.

Questo 27: Nos sculos XV e XVI, os debates entre juristas e telogos dominicanos e jesutas concentraramse em saber em quais casos e sob que condies a liberdade de algum podia ser retirada ou negociada. Em 1609 e 1680, alvars rgios chegaram a afirmar o princpio da liberdade incondicional para todos os gentios do Brasil, especialmente para os que haviam se tornado vassalos do soberano portugus, determinando o modo como eles deviam viver e trabalhar. promulgao de cada uma dessas leis, confrontos sobre quem deveria cuidar das aldeias ou tutelar os ndios davam origem a novas polmicas que envolviam administradores metropolitanos e coloniais, jesutas, franciscanos e outros moradores das capitanias, e tocavam novamente na questo da legitimidade da sua escravizao.
LARA, Silvia Hunold. Fragmentos setecentistas: escravido, cultura e poder na Amrica portuguesa. So Paulo: Cia das Letras, 2007, p.148.

Apesar do debate a respeito da legitimidade na escravizao dos negros da terra, o cativo indgena foi a base da fora de trabalho nas primeiras dcadas de montagem do complexo aucareiro na Amrica Portuguesa. Qual opo abaixo apresenta adequadamente as formas usadas pelos colonos para escravizao dos ndios nos sculos XVI e XVII na colnia portuguesa? A) Hacienda, guerra justa, descimentos, resgate B) Mita, encomienda, guerra justa, resgate C) Guerra justa, descimento, resgate, assaltos D) Mita, hacienda, resgate, descimentos

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

13

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 28: As polticas de terras e de mo de obra esto sempre relacionadas, e ambas dependem, por sua vez, das fases do desenvolvimento econmico. No sculo XIX, a expanso dos mercados e o desenvolvimento do capitalismo causaram uma reavaliao das polticas de terras e do trabalho em pases direta ou indiretamente atingidos por esse processo.
(Emlia Viotti da Costa. Da Monarquia Repblica).

Aponte o acontecimento histrico do sculo XIX que NO exemplo da afirmao da autora: A) Corrida farwest que teve lugar nos Estados Unidos. B) Assinatura da Lei de terras pelo governo de D. Pedro II, no Brasil. C) Partilha da frica pelas potncias imperialistas ocorrida no Congresso de Berlim. D) Construo do Canal do Panam pelos Estados Unidos.

Questo 29: A industrializao trouxe benefcios para a sociedade, mas trouxe tambm sofrimento para os trabalhadores. Para a imensa maioria da classe operria europeia, entre a segunda metade do sculo XVII e incio do XIX, no havia leis regulando as relaes entre patres e empregados no incio da era industrial: trabalho infantil e feminino com remunerao menor que de homens, baixos salrios, umidade ou frio excessivo, jornadas de at 16h, ar poludo, sujeira, humilhaes sofridas pelos trabalhadores, acidentes com mquinas que provocavam mutilaes e at mortes. Os operrios eram vigiados e obedeciam a horrios rigorosos, numa verdadeira disciplina militar que no exclua a violncia fsica dos capatazes. Eram regras impostas pelos patres. O fantasma do desemprego se fazia presente, obrigando o trabalhador a suportar esse regime disciplinar. Fora das fbricas as condies eram igualmente pssimas: alcoolismo; habitaes urbanas muito ruins; falta de saneamento bsico propiciava a propagao de epidemias que vitimavam milhares de pessoas, sobretudo os mais pobres. Foram movimentos de repdio, protesto e busca de solues para resolver o problema das pssimas condies de trabalho e de vida dos operrios europeus citadas acima, EXCETO: A) Ludismo. B) Liberalismo. C) Socialismo. D) Cartismo.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

14

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 30: O Governo de Jorge Rafael Videla (1976-1981), na Argentina, e de Augusto Pinochet (19731990), no Chile, representaram: A) o retorno normalidade democrtica em ambos os pases, aps cruis regimes civil-militares ditatoriais. B) o retorno normalidade democrtica na Argentina e a instalao de um regime civil-militar constitucional e ameno no Chile. C) a instaurao de regimes civil-militares em ambos os pases, caracterizados por desrespeito aos direitos humanos de forma generalizada. D) o retorno normalidade democrtica no Chile e a instalao de um regime civil-militar constitucional e ameno na Argentina.

Questo 31: H vrios meses atuando no mercado automotivo brasileiro, uma importante empresa chinesa fabricante de automveis confirmou recentemente a inteno de se instalar no estado da Bahia. O investimento ser de R$900 milhes e a expectativa de que a unidade fique pronta em 2014. O projeto prev a construo da unidade numa rea de 5 milhes de metros quadrados. Ela ter capacidade para produzir 100 mil veculos anuais, em dois turnos, e vai criar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.
(http://migre.me/5VLgj. Acesso: 15/10/2011. Adaptado.)

A busca por novos espaos para investimento, realizada pelas empresas transnacionais, pode ser considerada uma caracterstica marcante da globalizao contempornea. Sobre as motivaes que levam tais empresas a proceder dessa maneira, correto afirmar que: A) h uma grande procura por pases emergentes, haja vista que estes se tornaram, nas ltimas dcadas, os novos polos de inovao cientfica e tecnolgica, com oferta abundante de mo de obra qualificada. B) com a forte competio global, as empresas vm buscando locais mais vantajosos em termos de incentivos governamentais, de modo a garantir maior rentabilidade para os investimentos. C) devido necessidade de abrirem novos mercados consumidores para seus produtos, essas empresas tm buscado se instalar em pases pouco industrializados e economicamente pobres. D) pases como o Brasil formam atualmente um pequeno grupo em que as empresas transnacionais tm totais incentivos para se instalarem, ao contrrio da Unio Europeia ou dos Estados Unidos.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

15

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 32:

No era s impresso: uma anlise quantitativa mostra que o Twitter e outras redes sociais foram o piv das revoltas populares que derrubaram governantes da Tunsia e do Egito no incio do ano. A pesquisa do Projeto sobre a Tecnologia da Informao e o Isl Poltico, da Universidade de Washington, analisou mais de 3 milhes de tutes relacionados Primavera rabe. Esta conclui que, embora no tenham provocado a revoluo em si, Twitter, Facebook, YouTube e blogs, nessa ordem, deram aos protestos velocidade suficiente para culminar na queda dos ditadores Zine Ben Ali, na Tunsia, em janeiro, e Hosni Mubarak, no Egito, em fevereiro de 2011.
(http://migre.me/5RC0z. Acesso: 03/10/2011. Adaptado.)

Com base na anlise do trecho e relacionando-o aos episdios da Primavera rabe, correto afirmar que: A) a instantaneidade das informaes na internet sobre as revoltas permitiu que os ditadores do mundo rabe acabassem rapidamente com os focos de tenso. B) a Primavera rabe foi o primeiro exemplo de revoluo virtual, na qual os conflitos e manifestaes nas ruas passaram a ter um papel secundrio. C) as ideias propagadas pela Primavera rabe, mesmo utilizando um instrumento de alcance mundial, ficaram restritas ao Egito e Tunsia. D) as redes sociais possibilitam articular ideias entre pessoas de diversas localidades, logo foi um instrumento importante para os ativistas da Primavera rabe.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

16

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 33: O nmero de estabelecimentos comerciais que priorizam a venda dos produtos agrcolas de origem orgnica cresce a cada dia, e o motivo bvio: eles so cultivados sem a adoo de nenhum agroqumico, ou seja, so produtos naturais e 100% saudveis. Um estudo do projeto Organics Brasil mostrou que a rea aderida cultura orgnica no Brasil chega a 331,6 mil hectares. So cerca de 8 mil produtores no pas que, juntos, produzem um pouco mais de cinco toneladas de alimentos. Na Amrica Latina, o Brasil perde apenas para a Argentina; em nvel mundial o Brasil ocupa a terceira posio, atrs da Austrlia e Argentina.
(http://migre.me/5RMTd. Acesso: 04/10/2011. Adaptado.)

O crescimento dos produtos de origem orgnica e sua relao com o cenrio agrcola mundial evidenciam que: A) devido aos custos de produo muito baixos, principalmente por no usarem agrotxicos, os orgnicos podem levar melhoria das condies de alimentao nos pases com crises de fome. B) o crescimento da produo dos orgnicos levar, nos prximos anos, ao fim da produo de produtos com agrotxicos, melhorando as condies de sade em todo o mundo. C) os orgnicos, por serem produzidos com tcnicas de cultivo que ajudam a preservar o meio ambiente e apresentar maior valor nutricional, tm atrado uma parcela cada vez maior do mercado consumidor. D) pelo fato de serem produzidos com alta tecnologia, como mquinas e assistncia tcnica, os orgnicos vm apresentando uma lucratividade maior do que o agronegcio de gros.

Questo 34: Trocar o interior da Bolvia por uma ilha no Mediterrneo foi um desafio para Mariluz Carballo. Mas a crise acabou com os sonhos dela. Aps quatro meses desempregada em Palma de Mallorca, ela est fechando as malas para rumar a So Paulo em busca de trabalho.
(http://goo.gl/dNIux. Acesso em: 06/09/2011.)

A situao descrita no trecho a troca da Espanha pelo Brasil, feita pela trabalhadora boliviana revela aspectos de uma nova configurao das diferenas regionais no que se refere s preferncias nas migraes feitas pelos povos sul-americanos, principalmente bolivianos, paraguaios e peruanos. Sobre essas diferenas regionais e suas repercusses nas preferncias desses povos sulamericanos na hora de migrar, correto afirmar que: A) decorrem dos recentes acordos entre a Unio Europeia e o Brasil para que este pas receba migrantes sem trabalho, principalmente bolivianos, vindos daquele bloco. B) o crescimento econmico brasileiro tem obrigado o pas a incentivar a vinda de trabalhadores estrangeiros de diversas profisses para suprir nossas carncias de mo de obra. C) podem ser relacionadas ao bom momento econmico vivido pelo Brasil, tornando-o, nos ltimos anos, mais atrativo do que a Unio Europeia em termos de oportunidades de trabalho. D) relaciona-se histrica disposio do Brasil em receber e tratar com respeito os imigrantes estrangeiros que so vtimas de preconceitos em pases da Unio Europeia.
DATA: 15 DE JULHO DE 2012 17 TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

Questo 35: Leia o texto a seguir: Durante as trs ltimas dcadas, algumas regies do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organizao humana, dos espaos herdados da natureza, incorporando padres modernos que abafaram, por substituio parcial, velhas e arcaicas estruturas sociais e econmicas. Essas mudanas ocorreram, principalmente, devido implantao de novas infraestruturas virias e energticas, alm da descoberta de impensadas vocaes dos solos regionais para atividades agrrias rentveis.
(AbSaber, A. Os domnios de natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas. Ateli Editorial. 2003.)

Baseado no texto e em seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta: A) O texto trata do avano da pecuria extensiva em reas de domnio amaznico. B) O texto faz referncia ao avano da cultura da cana-de-acar na Zona da Mata nordestina. C) O texto trata da implantao de usinas hidreltricas e projetos de agricultura irrigada no domnio das caatingas. D) O texto faz referncia ao avano da fronteira agrcola no domnio dos cerrados.

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

18

TURNO: VESPERTINO

2 VESTIBULAR DE 2012 DO IFMG

MODALIDADE: SUPERIOR

DATA: 15 DE JULHO DE 2012

19

TURNO: VESPERTINO

Anda mungkin juga menyukai