Anda di halaman 1dari 2

ATIVIDADE PARA FIXAO DE CONTEDO

01) (VEST-RIO-92) Os seres vivos, exceto os vrus, apresentam estrutura celular. Entretanto, no h nada que corresponda a uma clula tpica, pois, tanto os organismos unicelulares como as clulas dos vrios tecidos dos pluricelulares so muito diferentes entre si. Apesar dessa enorme variedade, todas as clulas vivas apresentam o seguinte componente: a) retculo endoplasmtico. b) membrana plasmtica. c) aparelho de Golgi. d) mitocndria. e) cloroplasto. 02) (UFMG/2005) Observe esta figura: 05. Relacione as organelas celulares e suas funes: (1) ncleo (A) secreo celular (2) mitocndrias (B) transporte intracelular (3) lisossomos (C) respirao celular (4) Complexo de Golgi (D) digesto celular (5) retculo endoplasmtico (E) controle das atividades celulares a) 1A, 2B, 3C, 4D e 5E b) 1E, 2C, 3D, 4A e 5B c) 1C, 2E, 3D, 4B e 5A d) 1D, 2A, 3C, 4B e 5E e) 1E, 2C, 3A, 4D e 5B 06. Assinale a afirmao que no faz parte da teoria celular: a) Os seres vivos so formados por clulas. b) Os fenmenos fundamentais da vida ocorrem em nvel celular. c) Toda clula resulta da diviso ou fuso de clulas prexistentes. d) Em todos os seres vivos as clulas realizam o mesmo tipo de ciclo celular. e) As clulas-me transmitem suas caractersticas s clulas-filhas. 07 - So organismos procariontes: a) vrus e bactrias; b) vrus e cianofceas; c) bactrias e cianofceas; d) bactrias e fungos; e) todos os unicelulares 08 - "Todo ser vivo origina-se de outro preexistente." A frase acima se refere : a) hiptese da gerao espontnea. b) hiptese da panspermia. c) hiptese autotrfica. d) teoria da biognese. e) teoria dos coacervados. 09 - (UESPI/2009) Ponha-se uma poro de linho velho num vaso que contenha alguns gros de trigo ou um pedao de queijo durante cerca de trs semanas, e, ao cabo desse perodo, os ratos adultos, tanto machos como fmeas, surgiro no vaso. Sobre as idias p ara explicar a origem da vida, o princpio expresso no trecho destacado ilustra a teoria da: a) Gerao Espontnea. b) Clonagem. c) Seleo Natural. d) Biognese. e) Quimiossntese.

CORRETO afirmar que a presena de lagartas em espigas de milho se deve a) ao processo de gerao espontnea comum aos invertebrados. b) transformao dos gros em lagartas. c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas. d) ao apodrecimento do sabugo e dos gros. 03 - (UNAERP) Numa clula especializada na produo de energia espera-se encontrar grande nmero de: a) clios b) mitocndrias c) nuclolos d) ribossomos e) corpos de Golgi 04 - (PUCC) Nas clulas, a funo de secreo est reservada: a) ao aparelho de Golgi b) s mitocndrias c) ao retculo endoplasmtico d) aos ribossomos e) aos lisossomos

NOME:

ATIVIDADE PARA FIXAO DE CONTEDO


10-) Em relao s clulas animais, denominam-se glicoclix: a) os microvilos das clulas que revestem o intestino delgado; b) todas as clulas acinosas de glndulas secretoras; c) o colo do espermatozide; d) a estrutura lipoprotica das membranas celulares; e) uma camada com protenas e carboidratos que recobre a membrana plasmtica. 11-) Todas as clulas possuem uma membrana plasmtica, ou plasmalema, que separa o contedo protoplasmtico, ou meio intracelular, do meio ambiente. A existncia e integridade dessa estrutura so importantes, porque a membrana: a) regula as trocas entre a clula e o meio, s permitindo a passagem de molculas de fora para dentro da clula e impedindo a passagem em sentido inverso; b) possibilita clula manter a composio intracelular diversa do meio ambiente; c) impede a penetrao de substncias existentes em excesso no meio ambiente; d) torna desnecessrio o consumo energtico para captao de metablitos do meio externo; e) impede a sada de gua do citoplasma. 12-) (Pucpr 2009) As microvilosidades do epitlio do intestino apresentam como principal funo: a) Evitar perda de gua. b) Aumentar a superfcie de absoro. c) Realizar os movimentos peristlticos. d) Facilitar a reteno dos alimentos. e) Realizar processos de trocas energticas. 13-) Que processo, provavelmente, estaria ocorrendo em grande extenso, em clulas cuja membrana celular apresentasse microvilosidades? A) Detoxificao de drogas. B) Secreo de esterides. C) Sntese de protenas. D) Catabolismo. E) Absoro. 14) (PUC-SP) Sabe-se que clulas epiteliais acham-se fortemente unidas, sendo necessria uma fora considervel para separ-las. Isto se deve ao: a) do ATP, que se prende s membranas plasmticas das clulas vizinhas. b) da substncia intercelular. c) dos desmossomos. d) dos centrolos. e) da parede celular celulsica.

15) (UFES-ES) O modelo abaixo representa a configurao molecular da membrana celular, segundo Singer e Nicholson. Acerca do modelo proposto, assinale a alternativa incorreta.

a) O algarismo 1 assinala a extremidade polar (hidrfila) das molculas lipdicas. b) O algarismo 2 assinala a extremidade apolar (hidrfoba) das molculas lipdicas. c) O algarismo 3 assinala uma molcula de protena. d) O algarismo 4 assinala uma molcula de protena que faz parte do glicoclix. e) O algarismo 5 assinala uma protena extrnseca estrutura da membrana

Porque dizemos que a membrana possui um modelo mosaico fluido? R. Mosaico, pela forma como se apresenta: Uma dupla camada lipdica com grandes protenas associadas. Algumas dessas protenas atravessam a dupla camada de um lado para o outro e outras esto associadas apenas a uma das camadas lipdicas e livres para o meio extra celular ou para o meio interno, Fluida, porque cada uma das molculas dos lipdios apresenta um conjunto de movimentos que, em conjunto, fazem com essa membrana se movimente em seu plano lateral, levando consigo as protenas inseridas e os acares que muitas vezes se apresentam ligados s protenas e aos lipdios.

NOME:

Anda mungkin juga menyukai