Anda di halaman 1dari 5

DEUS, O HOMEM E O PECADO NO ANTIGO TESTAMENTO Teologia do Antigo Testamento

Eliane Cssia Zachi Nascimento Fogaa Prof Pastor Jos Rodrigues Machado Instituto Teolgico Quadrangular Sorocaba Curso Livre (EAD) em Teologia (ITQ) - 2013

RESUMO

No Antigo Testamento pela sua infinita misericrdia e amor sinceros, o Senhor Deus providenciou pela instituio do sacrifcio mediatrio de animais ministrado pelo sacerdote a remoo desta restrio e por graa conceder um acesso, mesmo que provisrio e momentneo, mas eficaz pela f, permitindo ao homem, desfrutar do seu amor e cuidado paterno, e assim poder perceber a ao e direo divinos na sua vida, individual e coletiva seguindo as orientaes da Lei revelada por Deus a Moiss. Deus bom, justo e compassivo e deseja que a vida do seu povo receba as bnos advindas da sua soberana vontade, e isto, levou homens como No, Abrao, Jos, Moiss, Davi e outros a se envolverem de tal forma nesta oportunidade de serem teis e relevantes ao Reino de Deus, que os chamou; que suas histrias nos trazem ainda hoje grandes lies. De que adianta oraes levantadas a Deus se os pecados fazem separao entre quem orava e quem deveria receber as oraes? INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO

Deus, o Homem e o Pecado O Antigo Testamento composto de 39 livros. So revelaes inspiradas por Deus, comeando com a histria da Criao do universo e terminando aproximadamente

400 anos antes do nascimento de Jesus. Estes livros servem para nos ensinar muitas coisas importantes, especialmente sobre Deus, o homem, e o nosso maior problema, o pecado.

No Princpio ...Deus Deus a primeira personagem no relato bblico (Gnesis 1:1). Ele se apresenta em relao criao. Deus a origem de todas as coisas (Gnesis 1:1,31; 2:4). Porque, em seis dias, fez o Senhor os cus e a terra, o mar e tudo o que neles h (xodo 20:11a). Obviamente, nenhum homem estava presente para observar o processo da criao. Muitos tropeam neste ponto inicial da palavra de Deus, procurando maneiras de reconciliar a f nas suas interpretaes de evidncias cientficas com o relato bblico. Nenhuma explicao das origens do universo pode ser testada num laboratrio cientfico. Pela f, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visvel veio a existir das coisas que no aparecem (Hebreus 11:3). Cada pessoa precisa a valiar honestamente a evidncia do Criador, porque a existncia dele serve de base para nossa responsabilidade. Deus se manifestou na criao, e ns, diante destas evidncias, somos indesculpveis (Romanos 1:19-20). O Criador o Senhor da sua criao (Atos 17:24).

Criou Deus o Homem Sua Imagem O homem foi feito diferente das outras criaturas terrestres (Gnesis 1:27-28). Ele foi criado semelhante a Deus, com a capacidade de raciocinar, amar e tomar decises morais. Deus colocou o homem numa posio especial, acima das outras criaturas terrestres (Gnesis 1:28-30), abaixo dos anjos (Hebreus 2:7) e sujeito a Deus (Gnesis 2:15-17).

Deus Queria um Relacionamento Especial com os Homens Desde o princpio, um fato fundamental tem governado a relao do homem com Deus: o homem que faz bem ser aceito por Deus (Gnesis 4:7). Alguns homens faziam bem, e andavam em comunho com Deus. Enoque andou com Deus e foi poupado do sofrimento da morte (Gnesis 5:22-24). No andou com Deus e foi poupado do dilvio que destruiu os homens maus (Gnesis 6:9). Abrao se mostrou fiel, e foi escolhido por Deus para ser o pai de uma nao especial (Gnesis 12:1-3).

Deus separou os descendentes de Abrao e lhes deu instrues especiais para que fossem um povo santo (Levtico 11:44-45). Esta relao especial dependia da obedincia do povo. O Senhor te constituir para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos (Deuteronmio 28:9). Davi bem expressou a base da comunho entre Deus e o homem: A intimidade do Senhor para os que o temem, aos quais ele dar a conhecer a sua aliana (Salmo 25:14).

O Pecado Criou uma Barreira O pecado do homem o separa de Deus. Quando o primeiro casal pecou, foi expulso do jardim, onde Deus andava (Gnesis 3:23; 2:17; 3:8). Isaas viu este problema em relao ao povo de Israel: Eis que a mo do Senhor no est encolhida, para que no possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para no poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua (Isaas 59:1 -2).

O Pecado, a Morte e o Sangue O pecado traz a morte: porque o salrio do pecado a morte (Romanos 6:23). Junto com este fato, devemos compreender o papel do sangue na remisso dos pecados. Quando Deus deu permisso para os homens comerem a carne de animais, ele no lhes deu o sangue como alimento. Ele disse: Carne, porm, com sua vida, isto , com seu sangue, no comereis (Gnesis 9:4). O sangue est ligado vida, e o derramamento de sangue est ligado morte e, por isso, ao pecado. O pecado traz o derramamento de sangue. Quando Ado e Eva pecaram, Deus matou animais para cobrir a vergonha do casal culpado (Gnesis 3:21). Na poca dos patriarcas, os servos de Deus faziam sacrifcios de animais pelo pecado (J 1:5; 42:8). Sob a lei dada ao povo no monte Sinai, os israelitas faziam sacrifcios que incluam o derramamento de sangue (Levtico 6:30; etc.). Os sacrifcios do Antigo Testamento foram necessrios, porm ineficazes (Hebreus 10:3-4). O sangue de animais no foi suficiente para perdoar os pecados dos homens. O Antigo Testamento diagnosticou o problema o pecado mas no trouxe o remdio. Qualquer pessoa doente que procura a ajuda de um mdico quer duas

coisas: - o diagnstico e - o remdio. O Velho Testamento s responde primeira necessidade, mostrando claramente o problema do pecado. Paulo disse: Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpvel perante Deus.... pela lei vem o pleno conhecimento do pecado (Romanos 3:19-20). A segunda necessidade, o remdio, encontra-se na Nova Aliana que nos fala sobre o sangue de Jesus Cristo. Mas a Escritura ence rrou tudo sob o pecado, para que, mediante a f em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem (Glatas 3:22; cf. Hebreus 9:28).

A Importncia da Obedincia Um tema importante no Novo Testamento o valor dos exemplos do Velho Testamento para o desenvolvimento da nossa f. Abrao demonstrou a f pelas obras de obedincia (Tiago 2:21-24). Por outro lado, Paulo avisou do perigo de seguir os maus exemplos de desobedincia no Antigo Testamento (1 Corntios 10:612). Estes exemplos so de grande valor para ns, porque a obedincia no Novo Testamento se torna at mais importante do que naquela poca (Hebreus 2:1-3; 10:28-29).

Pelo estudo do Antigo Testamento, aprendemos lies importantes sobre a obedincia. Entre elas:

- Fazer o que Deus no ordenou traz a morte. Quando Nadabe e Abi entraram no tabernculo com fogo que Deus no autorizou, ele matou os dois (Levtico 10:1-2). Quando Uz estendeu a mo para segurar a arca da aliana, um ato que Deus no autorizou, ele foi morto na hora (1 Crnicas 13:9-10). Davi e os outros s compreenderam o erro quando fizeram o que deveriam ter feito antes buscar a vontade de Deus na Palavra (1 Crnicas 15:13).

- Precisamos da permisso de Deus para ns, no somente para outras pessoas em outras situaes. Duas vezes, Deus autorizou que levantassem censo para contar o povo dele (Nmeros 1:2; 26:2). Em outra ocasio, Davi decidiu fazer um censo (2 Samuel 24; 1 Crnicas 21). Mas Deus no autorizou que Davi levantasse o censo. A consequncia foi desastrosa. 70.000 homens morreram por causa deste ato no

autorizado (1 Crnicas 21:14). Hoje, muitas pessoas buscam, na palavra revelada aos israelitas no Antigo Testamento, uma base para suas doutrinas e obras. Tentar se justificar com instrues dadas a outros povos em outras pocas pode ser desastroso!

- Obedecer, mesmo quando as ordens de Deus no fazem sentido, traz as bnos prometidas. Josu olhava para Jeric quando Deus falou para ele da ttica para conquistar esta cidade fortificada (Josu 5:13 - 6:5). A estratgia rodear a cidade 13 vezes, tocar trombetas e gritar no faz nenhum sentido em termos de ttica militar. Mas Josu e o povo obedeceram, e Deus foi fiel. Entregou a cidade nas mos deles (Josu 6:20).

- Pecados, mesmo escondidos, trazem o castigo. Durante a conquista de Jeric, Ac tomou algumas coisas proibidas e as escondeu debaixo da sua tenda. O pecado dele levou derrota do povo na batalha contra a pequena cidade de Ai (Josu 7). Devemos ter cuidado. Os nossos pecados, at os ocultos, podem trazer consequncias para ns e podem prejudicar outros na famlia ou na igreja. Enquanto consideramos lies importantes sobre a obedincia, no devemos esquecer de um dos fatos fundamentais da Bblia. Deus merece a adorao porque ele nos criou. Louvem o nome do Senhor, pois mandou ele, e foram criados (Salmo 148:5).

CONCLUSO Entre as mensagens do Antigo Testamento, destacamos estas: - Deus existe. - Ele criou o homem e o colocou numa posio especial. - O pecado nos afasta do Criador. - Precisamos de uma soluo para os pecados. - O Antigo Testamento no resolve este problema principal do homem. As pessoas que viviam debaixo da lei ainda aguardavam o Salvador.

BIBLIOGRAFIA: http://www.estudosdabiblia.net/d163.htm

Anda mungkin juga menyukai