Anda di halaman 1dari 3

Relatrio de Qumica Orgnica Experimental

Extrao de Soxhlet

Professora Fernanda Santos

Jlia Cruz Mariani Farmcia

1. Introduo
O processo de extrao com solventes usado em qumica orgnica para separar e isolar determinadas substncias encontradas em misturas complexas. A extrao baseia-se no principio da distribuio de um soluto entre dois solventes imiscveis. (1) Quando o composto a ser extrado mais solvel em gua do que em um solvente orgnico faz-se necessrio o uso de grandes quantidades de solvente para extrarem-se quantidades relativamente pequenas, o que pode se tornar invivel, sobretudo sob o ponto de vista financeiro; isto pode ser evitado quando se utiliza uma aparelhagem para extrao continua, dentre as quais se encontram o extrator de Soxhlet. O extrator de Soxhlet comumente usado para extraes de amostras slidas por um solvente quente. (2)

2.Objetivo
Extrair o leo de coco por Soxhlet

3.Resultados e discusses
Montou-se a aparelhagem necessria para realizar a extrao por Soxhlet

O slido colocado em um cartucho apropriado de celulose na camara do extrator. O solvente, colocado no balo, aquecido e os vapores condensam-se na camara do extrator, caindo sobre o material a extrair. Quando o nvel do destilado na camra de extrao atingir o nvel Maximo do sifo, a soluo retornar ao balo. Isto torna a operao automtica e menos laboriosa, alem de empregar uma quantidade bem menor de solvente. (1) Utilizou-se o coco como o solido para a extrao do cido paumitico, um acido graxo essencial. cidos graxos como o cido paumtico, possuem uma grande cadeia hidrofbica, e portanto so compostos apolares, que somente se solubilizam com compostos tambm apolares. Para ocorrer a extrao, foi necessria a utilizao do hexano como o solvente extrator.

4. Concluso
O processo de extrao contnua apresenta um rendimento maior quando comparado a outros processos de separao de misturas, porm uma tcnica demorada quando se deseja grandes quantidades do composto a ser extrado. Esse processo de extrao resulta em um composto no to puro quando comparado com o produto de uma destilao fracionada ou por arraste de vapor, j que vrias substncias presentes na amostra podem interagir com o solvente.

5. Experimental
A amostra colocada em um cilindro poroso, confeccionado de papel de filtro resistente, que por sua vez colocado no interior do aparelho de Soxlet; logo aps conecta-se um balo contendo o solvente de extrao e um condensador de refluxo. Depois da montagem do aparato inicia-se o aquecimento o balo com solvente de extrao, cujo vapor sobe pela conexo e ao entrar em contato com o condensador se liquefaz caindo no cilindro, no qual a amostra se encontra, e lentamente enche-o. Ao preencher totalmente o cilindro o solvente, j com a substncia a ser extrada, sifonado para o balo onde o solvente encontrava-se inicialmente, e o processo se reinicia at que a extrao seja completa. (2)

6. Bibliografia
(1) Bluma Guenter, Soares, NAS, Qumica orgnica experimental (2) http://www.ebah.com.br/extracao-continua

Anda mungkin juga menyukai