Anda di halaman 1dari 5

I.E.D.

PAULO NADER
Cap. 32 24/04/2013

Fato Jurdico: Conceito e Classificao: Na origem dos fatos jurdicos, acontecimento da vida social a que o Direito objetivo determina efeitos jurdicos, manifestam-se duas foras: a liberdade e a necessidade. Em vez de fato jurdico, alguns autores preferem outras denominaes: fato jurgeno, fatos submetidos ao Direito. Fato Jurdico, em sentido amplo, qualquer acontecimento que gera, modifica ou extingue uma relao jurdica. Como toda relao jurdica envolve direito e dever, esses, automaticamente, so atingidos de igual modo pelo fato jurdico. Suposto Jurdico Simples e Complexo: simples quando apenas um requisito o compe. Ex: toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil. complexo quando pressupe mais de um requisito. Ex: direito de votar, que condicionado hiptese de a) Idade, b) nacionalidade ou naturalizao e c) gozo de direito polticos.

Conceito de Fato Jurdico acontecimento do mundo ftico a que o Direito determina efeitos jurdicos: nascimento, roubo, testamento, emancipao etc. necessariamente rene dois elementos: suporte ftico e regra de Direito. o fato que, ocorrido, provoca a aplicao da disposio ou consequncia da regra jurdica. Para ser jurdico indispensvel que o fato seja regulado pelo ordenamento jurdico, isto , que sofra a incidncia de normas de Direito. O mundo dos direitos constitudo pelas relaes jurdicas. Compe-se dos acontecimentos do mundo ftico, relevantes para a sociedade, pois exercem influencia quanto segurana e justia. Chamam-se fatos jurdicos os acontecimentos do mundo ftico selecionados por normas jurdicas que os regulamentam. Quando sucede o fato definido no suposto da norma jurdica ele ingressa, simultaneamente, no mundo ftico e no mundo dos direitos.

P R O V A

Caracteres e Classificao do Fato Jurdico Entre os caracteres a doutrina apresenta os seguintes: a) o acontecimento a que se refere o fato jurdico sempre relevante para o bem-estar da coletividade; b) os fatos jurdicos podem ser produzidos por ato de vontade do homem; c) possuem alteridade, pois dizem respeito sempre a um vnculo entre duas ou mais pessoas; d) possuem exterioridade, de vez que so acontecimentos que produzem de constatao objetiva.

Enquanto em sentido amplo, fato jurdico todo e qualquer fato que, na vida social, venha a corresponder ao modelo de comportamento ou organizao configurado por uma ou mais normas de direito, fato jurdico stricto sensu apenas o acontecimento provocado por agentes da natureza, independentemente da vontade humana e que, repercutindo na vida jurdica, cria, modifica ou extingue relao jurdica. Os fatos jurdicos em sentido estrito se dividem em duas espcies: acontecimentos naturais ordinrios e acontecimentos naturais extraordinrios. Os primeiros so fenmenos previsveis, normais, regulares como o nascimento e morte. Os acontecimentos naturais extraordinrios, so fatos que no se apresentam com regularidade, configuram esta espcie: o caso fortuito, a fora maior (esses acontecimentos caracterizam-se pela imprevisibilidade ou inevitabilidade e pela ausncia de culpa), o factum principis (da-se o fato do prncipe quando, em decorrncia de normas emanadas de rgos do Estado, as partes ficam impedidas, juridicamente, de cumprir as clusulas do contrato que firmaram). Ato jurdico lato sensu todo e qualquer acontecimento decorrente da vontade humana, com repercusso no mundo dos direitos. Dividi-se em Ato licito e ilcito.

CAP. 33

08/05/2013

Dos Negcios Jurdicos. __ uma elaborao inicialmente voltada apenas para as relaes de natureza contratual.

Ato Jurdico

Sentido Determinao Atos Lcitos Amplo da vontade (Sentido Amplo) Atos Ilcitos

Provm do fato Jurdico (Gnero).

Stricto Sensu: Configura-se pela realizao da vontade. Ex: Composio da obra literrio. Negcio Jurdico: declarao da vontade.

Relao entre os Negcios Jurdicos e o Ordenamento Jurdico. a) Proibio da Prtica de negcio jurdico, tendo em vista a natureza do seu objeto; b) Limitaes legais de algumas clusulas; c) Efeitos fixados pelo ordenamento jurdico; d) Alguns so disciplinados integralmente pelas partes; e) Em havendo normas jurdicas. I O negcio jurdico regula inteiramente a matria; II Efeitos jurdicos definidos em lei; III Definio parcial dos efeitos. *O contrato faz o direito entre as partes. CLASSIFICAO DOS NEGCIOS JURDICOS a) Negcio Jurdico UNILATERAL e BILATERAL b) Negcio Jurdico ONEROSO e GRATUITO c) Negcio Jurdico INTERVIVOS e MORTIS CAUSA

d) Negcio Jurdico SOLENE ou FORMAL e NO SOLENE e) Negcio Jurdico TPICO e ATPICO f) Ex: EXISTNCIA, VALIDADE e EFICCIA. CAP. 33 Elementos dos Negcios Jurdicos 1 Essenciais O negcio jurdico depende da declarao da vontade e da existncia de um fim protegido pelo ordenamento jurdico. Quanto declarao da vontade, dois aspectos se revelam importantes: a) A sua efetiva manifestao b) Concordncia entre a vontade declarada e a vontade real. Critrio para a interpretao. TEORIA SUBJETIVA OU DA VONTADE: Deve-se distribuir prioridade a ateno do declarante em relao linguagem do texto. Exigncias para Validade a) agente capaz b) objeto lcito c) forma geral 22/05/2013

2 Acidentais: Tambm dito MODALIDADES DOS NEGCIOS JURDICOS, so de natureza contingente, podem ou no ser includos na declarao de vontade. Esses elementos podem limitar ou at mesmo suprimir a eficcia do negocio jurdico.

a) CONDIO Elementos Acidentais b) TERMO Inicial (dies ad quo) Final (dies ad quem) c) MODO OU ENCARGO

Defeitos Dos Negcios Jurdicos (Artigos 138 at 165 do Cdigo Civil)

a) ERRO ou IGNORNCIA b) DOLO c) COAO d) ESTADO DE PERIGO e) LESO f) FRAUDE CONTRA CREDORES e) SIMULAO (art. 167 do Cd. Civil).

Quanto abrangncia: Direito comum: Visam toda a coletividade e envolvem quaisquer relaes jurdicas, como as leis trabalhistas. Direito Especial: mais centrado, e destinado no toda coletividade, mas to somente a uma parcela do todo, como no caso do menor, que possui no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), as disposies sobre os menores.

29/05/2013 Ramos do Direito Quanto situao a que se encontra a ordem jurdica. Direito Regular: exercido de acordo com seus princpios e regras, no estado normal. Direito Singular: ocorre diante de uma situao excepcional, onde o que h a quebra da estrutura lgica, e dos preceitos fundamentais pelas autoridades competentes. Um exemplo seria os perodos de guerras e, estado de sitio. A Dicotomia: Direito Pblico X Direito Privado Direito Pblico: pode ser explicado como um grande ramo de normas que possuem natureza pblica, na qual o Estado atua com seu poder, por ser um tema de relevante carter social organizacional da sociedade. Ramos do Direito Pblico: O Direito Constitucional, Administrativo, Financeiro, Penal, Internacional Pblico, Internacional Privado e Processual. Atravs de Tratado Direito Privado: possui outro enfoque, pois visa disciplinar as relaes interindividuais, e os interesses privados. Ramos do Direito Privado: Direito Civil, Direito Empresarial e Direito do Trabalho. Direito Constitucional: as normas de Direito Constitucional so normas internas e estruturais de cada Estado. Elas disciplinam as instituies polticas, a estrutura de governo, organizao dos poderes do Estado, limites de funcionamento, a sociedade, e as garantias fundamentais de cada individuo. Seriam normas que fornecem um modelo para as demais leis que surgirem. So normas que montam toda a estrutura da sociedade e ditam os parmetros econmicos, polticos e sociais. 05/06/2013 Direito Constitucional (PROVA) Conjunto de normas que regem a organizao poltica de um pas. O Direito Constitucional o conjunto de regras que instituem a organizao do Estado, regulam a diviso e a atuao dos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, os rgos e funes do governo, fixando os limites e as relaes e garantias individuais entre outros direitos relacionados ao Estado e o cidado. Tambm, o estatuto bsico do Direito Constitucional a Constituio, tambm, chamada de CARTA MAGNA, LEI MXIMA, LEX FUNDAMENTALIS, e LEI MAIOR; porque todas as demais leis e ordenamentos do Pas no podem contradizer os direitos, deveres e garantias explicitados na Constituio Federal.

Toda e qualquer lei que, total ou parcialmente, contrarie ou transgrida um preceito da Constituio, diz-se lei inconstitucional, que tem um vcio que a anula e deve ser declarada inconstitucional pelo poder competente, que o Poder Judicirio. Alguns autores denominam o Direito Constitucional de super direito, porque estabelece por meio da Constituio, os princpios e normas gerais que informam os demais Direitos; tendo com outros ramos do Direito uma posio de superioridade. Clusulas Ptrias: DIREITOS e GARANTIAS INDIVIDUAIS. (no podem ser objeto de emenda, com fim de abolir). CLUSULAS PTRIAS: forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao dos poderes. Ramo do direito que disciplina as condutas humanas que podem por em risco a coexistncia dos indivduos na sociedade. O Direito Penal vai regular essas condutas com base na proteo dos princpios relacionados vida, intimidade, propriedade, liberdade; enfim, princpios que devem ser respeitados no convvio social. Dessa forma, o Direito Penal vai descrever as condutas consideradas crimes (condutas mais graves) e contravenes (condutas menos graves) e as respectivas penas cominadas. Vale dizer que o Estado o responsvel pelo direito de punir, e o faz mediante critrios pr-estabelecidos, com o intuito de desestimular os indivduos a transgredirem as normas, e tambm, de readaptar o individuo ao convvio social. Conceito: CONJUNTO DE NORMAS QUE DEFINEM OS FATOS DE NATURAZA CRIMINAL E DISCIPLINAM A SUA APLICAO Principal Lei: Cdigo Penal.

Anda mungkin juga menyukai