Anda di halaman 1dari 10

No.

do documento:

Pg:

CONTROLE DE REVISO DE DOCUMENTOS

PR-05/CM-042
Aprovao:

1 / 10
Rev.:

6 TTULO:

Procedimento para Calibrao de Manmetros/Vacumetros Analgicos/digitais utilizando como referencia Balana de Presso (Principio de Peso Morto)
ESTE PROCEDIMENTO DEVER SER IMPRESSO EM SUA TOTALIDADE REV. 0 1 2 3 4 DATA 05/10/95 30/09/99 06/12/00 18/09/01 19/09/03 DESCRIO DA ALTERAO Emisso. Este procedimento substitui o procedimento PR-05/CM-09 rev.0 Reviso geral atendendo s no conformidades da auditoria. Reviso geral atendendo s no conformidades da auditoria. Conforme RAL 176 Reviso geral atendendo s no conformidades da auditoria. Conforme RAV 249/01 Reviso geral atendendo s no conformidades da auditoria e adequao a nova marca do IFM. Reviso atendendo as observaes da auditoria RAV 343/05. Reviso atendendo as observaes da auditoria RAV 777/06.

5 6

16/09/05 13/03/07

REV. 0

ELABORAO Adilson M. C. Costa Sup. Tcnico

VERIFICAO Lus Cludio Moura Gerente da Qualidade

APROVAO Nilson Tutumi Gerente

Adilson M. C. Costa Sup. Tcnico Adilson M. C. Costa Sup. Tcnico Adilson M. C. Costa Sup. Tcnico Adilson M. C. Costa Supervisor Tcnico Adilson M. C. Costa Supervisor Tcnico Adilson M. C. Costa Gerente Tcnico

Mrio A. F. Silva Gerente da Qualidade Ocimar M. pinheiro Coord. Sist. Qualidade Joo Manoel S. Bruno Coord. Sist. Qualidade Joo Manoel S. Bruno Gerente da Qualidade Joo Manoel S. Bruno Gerente da Qualidade Joo Manoel S. Bruno Gerente da Qualidade

Nilson Tutumi Gerente Tcnico Nilson Tutumi Gerente Tcnico Nilson Tutumi Gerente Tcnico Nilson Tutumi Gerente Tcnico Nilson Tutumi Gerente Tcnico Nilson Tutumi Gerente Tcnico

ANLISE CRTICA DO PROCEDIMENTO DATA / / VISTO DATA / / VISTO DATA / / VISTO DATA / / VISTO

Anexo: AN-006 / Rev.: 03 / Data: 15/08/05

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)
1 - OBJETIVO

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

2 / 10
Rev.:

Regulamentar e padronizar o mtodo de calibrao de indicadores de presso utilizando como referncia Balana de Presso (princpio de peso morto), no mbito do IFM. 2 - NDICE 1- OBJETIVO 2- NDICE 3- REFERNCIAS 4- DEFINIES 5- CUIDADOS ESPECIAIS ANTES DA CALIBRAO 6- EXECUO DA CALIBRAO 7- PROCESSAMENTO DOS CLCULOS 8- DETERMINAO DAS INCERTEZAS DE MEDICO 9- VALIDAO DOS RESULTADOS 10EXPRESSO DOS RESULTADOS NO CERTIFICADO DE CALIBRAO 3 - REFERNCIAS MA-10/CM-01 PR-09/CM-65 VIM Res. CONMETRO N 12 /1988 ABNT- NBR 14105 4 - DEFINIES Presso: definida pela relao fora por unidade de rea, exercida por um fluido sobre a superfcie da parede que o contm em relao a uma referncia. Presso Absoluta: Fora por unidade de rea exercida por um fluido sobre a superfcie da parede que o contm em relao presso zero absoluto. Presso Ambiente: Fora por unidade de rea exercida pela atmosfera em um local (presso baromtrica local) Presso Diferencial: Diferena entre quaisquer duas presses. Presso Relativa Positiva/ Negativa (Vcuo): Fora por unidade de rea exercida por um fluido sobre a superfcie da parede que o contm em relao presso ambiente. Classe de Exatido : Classe de instrumentos de medio que satisfazem a certas exigncias metrolgicas destinadas a conservar os erros dentro de limites especificados. Erro de um Instrumento de Medio: Indicao de um instrumento de medio menos um valor verdadeiro da grandeza de entrada correspondente. Valor de uma diviso: Diferena entre os valores da escala correspondentes a duas marcas sucessivas. Amplitude da faixa nominal: Diferena entre mdulo, entre os dois limites de uma faixa nominal. Exatido: Aptido do instrumento em dar respostas prximas ao valor verdadeiro convencional. Faixa de indicao: Conjunto de valores limitados pelas indicaes extremas. 1) Para um mostrador analgico pode ser chamado de faixa de escala; 2) A faixa de indicao expressa nas unidades marcadas no mostrador, independente da unidade do mensurando e normalmente estabelecida em termos dos seus limites inferior e superior, por exemplo -10 PSI a 30 PSI; Manual da Qualidade Procedimento para clculos de incertezas de medio Vocabulrio Internacional de Metrologia Quadro Geral de Unidade de Medidas Manmetros c/ sensor de elemento elstico recomendao de fab. e uso.

5 - CUIDADOS ESPECIAIS ANTES DA CALIBRAO 5.1 - Verificao do estado do instrumento a ser calibrado Verificar o estado de conservao do instrumento se o mesmo se encontra em condies de ser calibrado como por exemplo: Se o vidro no est quebrado;
No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

3 / 10
Rev.:

Se as roscas das conexes, marcao da escala e ponteiro esto em perfeitas condies de uso; Nos casos de equipamentos que dependem de outros acessrios, ou componentes tais como fios, tubos, conexes, esquema de ligao, manual de operao, etc. Verificar se os mesmos foram enviados pelo cliente; 5.2 - PADRO 5.2.1 - Seleo do Padro: Selecionar a balana de presso de referencia adequada capacidade e tipo de fluido do manmetro/vacumetro a ser calibrado. 5.2.2 - Validade do Padro Verificar se a balana a ser utilizada est calibrada e dentro da validade de calibrao. 5.3 - Limpeza Antes da calibrao deve-se: Realizar a limpeza e descontaminao do Instrumento a ser calibrado e retirando todo leo ou qualquer espcie de impurezas e lav-lo com um desengordurante apropriado, (Por exemplo lcool isoproplico). No caso de balana de presso operada a leo, Avaliar o estado de conservao do fludo hidrulico da mesma e se constatado alto nvel de contaminao, extrair o leo, descontaminar a balana e colocar um novo fludo. A caracterstica do fluido a ser utilizado dever ser conforme recomendao do fabricante da balana. No caso de balanas de presso pneumticas, dever ser utilizado como fonte de presso, um gs seco e puro preferencialmente nitrognio. Antes de iniciar a calibrao, realizar limpeza do conjunto pisto/cilindro com papel toalha ou uma flanela seca e limpa e se necessrio lavar o mesmo com gua e sabo neutro. Nos casos de instrumento a ser calibrado que no pode ser contaminado com leo os mesmo deve ser calibrado em balana que possam utilizar gs como fludo. 5.4 - Aclimatizao O instrumento a ser calibrado e balana de presso de referncia a ser utilizada devem ser mantidos no local climatizado onde ser executada a calibrao para aclimatizao por um perodo de tempo mnimo de 4 horas antes do inicio da calibrao. 5.5 - Conexes p/ calibrao de Manmetros 5.5.1- Conectar o instrumento a ser calibrado na balana de presso a observando os cuidados necessrios para no danificar as conexes. 5.5.2 - Pressurizar o sistema ate o ponto mximo da faixa de indicao do instrumento a ser calibrado e verificar se o sistema est isento de vazamentos. Caso ocorram vazamentos, elimin-los e repetir a verificao. 5.5.3 - aliviar a presso do sistema e iniciar a calibrao. 5.6 - Conexes p/ calibrao de Vacumetros 5.6.1 - Conectar o instrumento a ser calibrado na balana de presso de referncia conforme orientao do manual de operao da mesma utilizando bomba de vcuo.

No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

4 / 10
Rev.:

OBS.: No caso de calibrao de instrumento eletrnico, este deve ser ligado no mnimo 30 minutos antes do inicio da calibrao p/ pr-aquecimento. 5.6.2 - Aplicar vcuo no sistema ate o ponto mais prximo possvel do final da faixa de indicao do instrumento a ser calibrado e verificar se o sistema est isento de vazamentos. Caso ocorram vazamentos, aliviar o sistema , eliminar o vazamento e repetir o procedimento aplicando vcuo novamente. 5.6.3 - Aliviar o vcuo do sistema e iniciar a calibrao. 6 - EXECUO DA CALIBRAO 6.1 - Verificar os cuidados descritos no item 5 6.2 - Determinar os pontos de calibrao observando que dever ser calibrado pelo menos dois ciclos de medio nos sentidos crescente e decrescente da presso, sendo que cada ciclo dever contemplar um mnimo de oito pontos distribudos ao longo da faixa de calibrao do instrumento. 6.3 - Preencher a folha de Memorial de Calibrao com a identificao e caractersticas do instrumento a ser calibrado e do padro de referncia utilizado. 6.4 - Fazer uma verificao antes da calibrao nos pontos a serem calibrados do instrumento no sentido crescente, utilizando o procedimento normal de calibrao , calcular o erro fiducial em cada um desses pontos e verificar se estes esto dentro dos limites estabelecidos pelo cliente, normas e/ou dentro de limites mnimos prestabelecidos pelo IFM, afim de que seja avaliada a necessidade de ajuste e/ou se o mesmo rene condies para ser calibrado. 6.5 - Ajuste 6.5.1 - O cliente deve ser consultado se deseja ou no que seja realizado o ajuste no seu instrumento e este deve autorizar o ajuste; a menos que j exista uma autorizao antecipada pelo cliente. 6.5.2 - Quando for realizado ajuste, os valores lidos na verificao antes do ajuste, devero ser documentados, com a finalidade de preservar os valores da curva de erro do instrumento antes do ajuste. 6.5.3 - Caso no haja necessidade de ajuste, os valores lidos na verificao podem ser aproveitados para o primeiro ciclo de calibrao crescente da calibrao. 6.5.4 - Caso o instrumento no rena as condies mnimas para ser calibrado, o cliente ser informado atravs de um relatrio de insuficincia de desempenho e processo de calibrao ser encerrado. 6.6 - Calibrao pratica de Manmetros/vacumetros digitais Estando tudo preparado iniciar a calibrao da seguinte forma: O ponto a ser calibrado ser setados no padro de referncia e as leituras sero feitas no instrumento em calibrao. Adicionar na balana, massas equivalentes ao valor de presso nominal do ponto em calibrao. Aplicar presso na balana at que o pisto flutue em uma altura de aproximada mente 50% do seu curso total. aconselhvel que seja marcada uma altura de referncia para garantir que todas as leituras sero feitas com o pisto em uma mesma altura. Registrar nos campos especficos do memorial de calibrao a identificao das massas ou o valor do somatrio das massas utilizadas no equilbrio e os respectivos valores de presso lidos no instrumento que est sendo calibrado.

No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

5 / 10
Rev.:

Cada ponto ser calibrado deve ser submetido a presses continuamente at que o sistema atinja o ponto a ser setado tomando o cuidado de no ultrapass-lo e tomando o cuidados de nunca inverter o sentido de presso at varrer toda a faixa de indicao do instrumento para o respectivo ciclo crescente ou decrescente. No caso de instrumentos com mais de um sensor, Dever ser feita uma calibrao independente para cada sensor. No caso de Instrumento c/ varias escalas, dever ser observado no certificado que a calibrao refere-se somente s escalas calibradas. 6.7 - Calibrao pratica de Manmetros/Vacumetros Analgicos Estando tudo preparado iniciar a calibrao da seguinte forma: O ponto a ser calibrado ser no instrumento em calibrao e as leituras feitas no padro de referncia. Adicionar na balana, massas e aplicar presso at que o ponteiro do instrumento em calibrao atinja o ponto a ser indicado. Enquanto estiver aplicando presso, dar leves batidas no manmetro de modo a minimizar os atritos. Usar massas complementares se necessrio para atingir o ponto de indicao desejado. Aplicar presso na balana at que o pisto flutue em uma altura de aproximada mente 50% do seu curso total. recomendado que seja marcada uma altura de referncia para garantir que todas as leituras sero feitas com o pisto em uma mesma altura. Registrar nos campos especficos do memorial de calibrao a identificao das massas ou o valor do somatrio das massas utilizadas no equilbrio e os respectivos valores de presso lidos no instrumento que est sendo calibrado. Cada ponto ser calibrado deve ser submetido a presses continuamente at que o sistema atinja o ponto a ser setado tomando o cuidado de no ultrapass-lo e tomando o cuidados de nunca inverter o sentido de presso at varrer toda a faixa de indicao do instrumento para o respectivo ciclo crescente ou decrescente. Os instrumento com mais de uma escala de unidades, podero ser calibrados em apenas uma de suas escalas preferencialmente a escala mais externa do mostrador, porm dever ser observado que o certificado refere-se somente a escala calibrada. 7 - PROCESSAMENTO DOS CLCULOS 7.1 - Fatores de converso Os valores indicados devero ser expressos na unidade do instrumento calibrado e na unidade do SI , mltiplos ou submltiplos, utilizando-se para tal, os fatores da tabela de converso de unidades de presso (anexo AN-024). Quando as referncias tais como temperatura e densidades de referncia, utilizadas no so as originais da tabela de converso, devero ser feitas s devidas correes considerando as respectivas equaes abaixo. 7.1.1 - Equao para clculo da massa especfica do mercrio

Hg (t ) = Hg ( Po,C )[1 t ]
onde: t = temperatura

= Coeficiente de expanso volumtrica do mercrio (1,81 104 / C ) Hg ( Po,C ) = 13595,08 kg/m

No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)
7.1.2 - Referencias relaes de densidade da gua em funo da temperatura

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

6 / 10
Rev.:

H 2O 4C = 1000 kg / m3 H 2O 20C = 998,2 kg / m3


7.2 - Determinao dos valores de presso de referncia

gL + C m P= F A 0,20 [1 + ( c + p )] (t 20)(1 + Pn ) CONVERSO


onde: m = Somatrio dos valores de massa utilizadas na calibrao do ponto (kg) P = Presso medida pelo instrumento (Pa)

m 1

ar

m = Massa especifica do das massas do padro( kg/m )


g L = gravidade local ( m/s ) A 0,20 = rea do conjunto pisto/cilindro do padro em m na presso atmosfrica e temperatura de 20C (m) c , p = Coeficiente de dilatao trmica do conjunto cilindro/pisto ( C 1 )
= coeficiente de deformao elstica do conjunto pisto-cilindro ( Pa 1 ) Pn = Presso nominal medida ( Pa ) FCONVERSO = Fator de converso de Pa para unidade da escala de indicao do instrumento. ATENO: Nos casos de fatores de converso p/ mmHG ou mmH2O, atentar para utilizao do fator de converso de acordo com a respectiva temperatura de referncia do fluido (vide 6.1). Quando a balana de presso de referncia for operada a leo, deve ser feita a correo da presso rente a diferena da coluna entre a base do Pisto e a base do manmetro. Onde: t = temperatura do conjunto pisto-cilindro no momento da medio ( C)

ar = Massa especifica do ar no ambiente (kg/m)

g h refe-

g h = coluna de presso proveniente do h entre o pisto da referncia e o manmetro padro ( Pa )

onde: = massa especfica do fluido da balana que o pisto estiver mais alto ( kg/m). g = gravidade local ( m/s ) h = diferena de altura entre a base do pisto da referncia e a base do manmetro objeto da calibrao ( m ) OBS.: Se o pisto da referncia estiver mais alto que o manmetro, o g h ser positivo e vice-versa 7.3 - Determinao dos valores de presso de referncia para classes piores que 1%

PRESSO DE REFERENCIA = (VPN )


Onde:

gL gN

(VPN ) = Somatrio dos valores nominal de presso de cada massa na gravidade normal.

gL = Gravidade Local gN= Gravidade normal


No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)
7.4 - Mdia das Leituras de cada ponto

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

7 / 10
Rev.:

Mdia das Leituras = Onde :

(leitura )
i =1 i

leiturai = Leitura no ponto incluindo as crescentes e decrescentes n = Nmero de leituras no ponto (crescentes + decrescentes)
7.5 - Erro Fiducial em Percentual

Erro Fiducial % = Onde : Vi VV C

Vi VVC 100 Ampl. FE

= Valor indicando no instrumento calibrado = Valor Verdadeiro Convencional

Ampl. FE = Amplitude da Faixa No min al da Escala


8 - DETERMINAO DAS INCERTEZAS DE MEDICO 8.1 - Incertezas tipo A A incerteza do tipo A (IA1) determinada pelo desvio padro experimental da mdia das leituras em um ponto mdio da faixa de indicao pela seguinte equao:

IA1 = Onde :

S n

n 1 2 S = Desvio Padro Amostral = (xi x ) n 1 i =1 n = Nmero de leituras no ponto (crescentes + decrescentes) x i = i sima leitura de x

x = Mdia das n Leituras no ponto (crescentes e decrescentes)

No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)
IA1 = Onde : S = Desvio Padro Amostral =
n 1 2 ( xi x ) n 1 i =1

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

8 / 10
Rev.:

S n

n = Nmero de leituras no ponto (crescentes + decrescentes) xi = i sima leitura de x x = Mdia das n Leituras no ponto (crescentes e decrescentes)
8.2- Incerteza Combinadas para instrumentos Analgicos COMPONENTES UTILIZADAS PARA CLCULO DA INCERTEZA COMBINADA TIPO DE DISTRIBUICO PROVENIENCIA DA ESTIMATIVA DISPERSO DAS LEITURAS ERRO DO AJUSTE INCERTEZA DO PADRO RESOLUO DO MENSURANDO HISTERESE (Amplitude) EFEITO DA TEMPERATURA PARALAXE DO MENSURANDO
2 2 2

COMPONENTE IA1 IB0 IB1 IB2 IB3 IB4 IB5 DETERMINAO DA INCERTEZA COMBINADA

DIVISOR 1

N R N T R R R
2

Normal Retangular Normal Triangular Retangular Retangular Retangular


2 2

3
Kp

6 2 3 3 3

IB0 IB1 IB 2 IB3 IB 4 IB5 IC = IA1 + + + + + + 3 Kp 6 3 3 3


2

8.3- Legenda das componentes utilizados nos clculos das Incertezas IA1 = DISPERSO DAS LEITURAS incerteza determinada pelo desvio padro experimental da mdia das leituras (em unidade de presso) Distribuio normal do tipo (a) Divisor =1 IB0 = AJUSTE Incerteza do ajuste da curva de correo dos erros do padro (em unidade de presso) Distribuio retangular Divisor =

IB1 = PADRO: Incerteza declarada no certificado de calibrao do padro Distribuio normal (em unidade de presso) (Divisor = Kp especificado no certificado e calibrao do padro)

No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)
IB2=RESOLUO DO MENSURANDO: (valor de uma diviso / por um fator de interpolao) (em unidade de presso) Distribuio triangular Divisor = 6 IB3=HISTERESE: Mximo Valor de Histerese entre os pontos Calibrados (em unidade de presso) Distribuio retangular Divisor =

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

9 / 10
Rev.:

2 3

IB4=EFEITO DA TEMPERATURA: Valor estimado percentual de variao de presso do afastamento da temperatura de 20 C (em unidade de presso) Distribuio retangular Divisor = 3 IB5=PARALAXE DO MENSURANDO: Valor de resoluo do Mensurando (em unidade de presso) Distribuio retangular Divisor = 3 8.4 - Incerteza Combinada Expandida (ICExp) A incerteza combinada expandida ser determinada pela equao:

ICExp = Kp IC Onde : Kp = Fator K Correspondente ao Grau de liberdade (Vef ) Grau de liberdade = Vef = IC 4 IA1 n 1
4

Onde : IC = Incerteza Combinada IA1 = Incerteza tipo A (disperso das leituras ) n = nmero de leituras
9 - ACEITAO/VALIDAO DOS RESULTADOS 9.1 - Aps terminar a calibrao fazer uma anlise dos valores registrados para verificar a coerncia com resultados desejados e caso seja detectado alguma incoerncia nos valores registrados, proceder verificao e correo do mesmo, e caso no seja possvel resgatar o valor correto, invalidar os resultados fazer uma nova calibrao parcial ou total do instrumento dependendo da necessidade. 9.2 - A aceitao dos Erros e incertezas de medio apresentados pelo Objeto da calibrao, ser facultada ao cliente, salvo quando for formalmente estabelecido outro critrio pelo cliente. Os erros e incertezas sero declarados em certificado para julgamento. 9.3 - Aps calibrao construir o grfico de erros de calibrao do instrumento para facilitar avaliao de possveis erros no processo tais como anotao de valores de leituras errados, erros de digitao, e etc.
No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

CALIBRAO DE MANMETROS/VACUMETROS ANALGICOS/DIGITAIS UTILIZANDO COMO REFERENCIA BALANA DE PRESSO (PRINCIPIO DE PESO MORTO)
10 - EXPRESSO DOS RESULTADOS NO CERTIFICADO DE CALIBRAO 10.1 - Folha de Capa:

No. do documento:

Pg.:

PR-05/CM-042
Aprovao:

10 / 10
Rev.:

A folha de capa do certificado dever ser elaborado em conformidade com documento RBC para elaborao de certificados em vigncia e c/ reviso atualizada devendo conter no mnimo: - Logotipo / endereo completo do IFM - Ttulo Certificado de Calibrao - Etiqueta RBC e nmero do credenciamento no caso de servios credenciados - Nmero do Certificado - Data da Emisso - Identificao/endereo do Cliente - Caractersticas do instrumento - Descrio sucinta do procedimento de calibrao - Identificao do padro utilizado, sua rastreabilidade e validade - Observaes e restries do Instrumento ou da calibrao quando aplicvel - P da pagina conforme exigncias RBC em vigncia - Nome/Assinatura do Gerente Tcnico ou do Gerente Tcnico Substituto do Laboratrio 10.2 - Declarao dos resultados Os resultados da calibrao sero expressos no certificado de forma tabular composto no mnimo as seguintes informaes para cada ponto calibrado: Valor indicado no instrumento calibrado Converso do valor indicado para unidade do SI Valores das leituras dos ciclos crescente e decrescente Mdia das leituras Erro Fiducial (percentual) Incerteza Combinada Expandida expressas em forma de percentual, PPM, ou na unidade de presso indicada no instrumento calibrado. Intervalo de confiana dotado para clculo da incerteza, valor de K.

No pode ser reproduzida sem autorizao expressa do IFM.

Anda mungkin juga menyukai