Anda di halaman 1dari 18

Direito - tica Profissional Prof. Dra.

Eliane Iunes Vieira

MDULO II
4 parte

MDULO II tica Profissional Vamos continuar a interpretao da Lei 8906/94. Mas, antes, conveniente esclarecer algumas questes importantes: Os advogados podem atuar: autarquia) 1. 2. da OAB); 3. Subsees (so subdivises das seccionais da OAB, correspondendo a regies dos estados - ou do DF - que podem ser compostas por determinada cidade ou grupo de cidades). individualmente como autnomos; como scio de uma Pessoa Jurdica(sociedade de advogados) como empregado de uma Pessoa Jurdica (sociedade de advogados, empresa pblica ou

A OAB est dividida em: Conselho Federal (com sede em Braslia); Conselhos Seccionais (com sede em cada estado e no DF so as seccionais

Obs: Ateno, daqui em diante passaremos a adotar a seguinte conveno: Quando aparecer a letra i junto ao artigo significa que se trata de artigo interpretado (no literal).

Da Sociedade de Advogados (Art. 15.)i Os advogados podem se associar para prestar servios de advocacia. A sociedade de advogados deve ser na forma de sociedade simples1.

Com o Novo Cdigo Civil (Lei 10.406/2002), as sociedades simples correspondem s antigas sociedades civis (que tm seus Contratos Sociais registrados em Cartrios de Registro Civil das Pessoas Jurdicas) e as sociedades empresrias correspondem s antigas sociedades comerciais (que tm seu Contratos Sociais registrados nas Juntas Comerciais dos Estados). As sociedades simples esto reguladas pelo Cdigo Civil nos arts. 997 a 1.038). Segundo a Lei 8906/94, as sociedades de advogados no podem ser registradas em Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas nem em Juntas Comerciais. Devem ser registradas na OAB na seccional onde tiver sua sede (ou seja no estado onde tiver sede).

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

MDULO II
4 parte

As sociedades de advogados devem observar os preceitos contidos nesta lei e no Regulamento Geral da OAB. ( 1)i A sociedade de advogados s se torna uma pessoa jurdica regular perante a lei depois de registrar seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB no estado (DF) em que tiver sede. Aplica-se sociedade de advogados o Cdigo de tica e Disciplina, no que couber. Os clientes devem outorgar procuraes diretamente aos advogados e indicar a sociedade de que faam parte (no podem dar procurao diretamente sociedade de advogados). Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados que tenha sede ou filial no mesmo estado. [Comentrio: o advogado no pode pertencer a mais de uma sociedade de advogados que atue no mesmo estado.] ( 5)i O ato de constituio de filial deve ser averbado no registro da sociedade e arquivado junto ao Conselho Seccional onde se instalar, ficando os scios obrigados inscrio suplementar. [Comentando - se a sociedade de advogados desejar abrir uma filial, a alterao do contrato da sociedade que constitui a filial deve ser: averbado2 na Seccional (no estado/DF) onde tiver a sua sede; e registrado na Seccional onde for instalar a filial Os scios advogados, individualmente, devem fazer uma inscrio suplementar na Seccional da OAB onde tiverem filial, porque esta lei exige inscrio suplementar onde o advogado atue em mais de 5 processos por ano. 6 Os advogados scios de uma mesma sociedade profissional no podem representar em juzo clientes de interesses opostos. [Comentrio: No permitido que um advogado da sociedade defenda o autor da ao e outra advogado da mesma sociedade defenda o ru]. (Art. 16.)i

2

2 ( 3)i

( 4 )i

No podem ser registradas sociedades de advogados que:

sejam empresas comerciais, sociedade por aes, ou que tenham no nome a expresso Limitada; tenham nome de fantasia (por exemplo: Sociedade de Advogados Alvorada); Averbao uma anotao que modifica ou complementa um registro. Ou seja, no caso j existe um registro da sociedade de advogados, a averbao complementa o registro com a anotao de que a sociedade tem uma filial. O registro sempre o ato principal, a averbao secundria.

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira


MDULO II
4 parte

atuem em outro ramo que no a advocacia (conjuntamente ou no); tenham como scios advogados no registrados na OAB; ou impedidos de atuar. A razo social deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, um advogado responsvel pela sociedade, podendo permanecer o de scio falecido, desde que prevista tal possibilidade no ato constitutivo. [Comentrio: por exemplo: Fulano de Tal e Advogados Associados ou Fulano, Beltrano e Sicrano Advogados. Se o advogado que d nome sociedade falecer o nome da sociedade no precisa ser mudado se os scios deram permisso, por escrito, no estatuto da sociedade, para continuar usando seus nomes na sociedade aps a sua morte.]

O licenciamento do scio para exercer atividade incompatvel com a advocacia em carter temporrio deve ser averbado no registro da sociedade, no alterando sua constituio. [Comentrio: caso o scio advogado passe a exercer uma atividade incompatvel com a advocacia (por exemplo: prefeito de um municpio veremos mais detalhes adiante), este fato deve ser anotado no registro, mas esse advogado no precisa sair da sociedade, apenas no poder atuar enquanto estiver exercendo a atividade incompatvel com a advocacia].

proibido o registro, nos cartrios de registro civil de pessoas jurdicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia. [Comentrio: a sociedade de advogados deve ser registrada unicamente na OAB].

Art. 17. Alm da sociedade, o scio responde subsidiria e ilimitadamente pelos danos causados aos clientes por ao ou omisso no exerccio da advocacia, sem prejuzo da responsabilidade disciplinar em que possa incorrer. [Comentrio: Caso a sociedade de advogados cause prejuzos a seus clientes deve indeniz-los. Caso o patrimnio da sociedade no seja suficiente para cobrir todos os prejuzos, o patrimnio dos scios pode ser alcanado para cobrir esses prejuzos (ou seja, a responsabilidade do scio subsidiria e ilimitada cobre o que a sociedade no conseguiu arcar e no pode ser limitada por contrato). Alm da responsabilidade patrimonial, os advogados esto sujeitos a sanes por parte da OAB veremos mais adiante.] Do Advogado Empregado

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira


Art. 18.

MDULO II
4 parte

A relao de emprego, na qualidade de advogado, no retira a iseno tcnica nem reduz a independncia profissional inerentes advocacia. [Comentrio: A atividade do advogado deve ter sempre a garantia de ser isenta e independente. Pelo fato de ser empregado, o advogado no perde essas garantias. Ou seja, mesmo sendo empregado, o advogado no pode ser obrigado por seu patro a agir com parcialidade ou contra a tcnica.]

Pargrafo nico. O advogado empregado no est obrigado prestao de servios profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relao de emprego. [Comentrio: o advogado empregado s obrigado a atender pessoas ou prestar servios para a empresa ou seja, deve fazer servios para quem contratou a empresa. No pode ser obrigado a fazer trabalhos pessoais para terceiros (por exemplo: defender parentes do chefe na justia do trabalho)].

Art. 19.

O salrio mnimo profissional do advogado ser fixado em sentena normativa, salvo se ajustado em acordo ou conveno coletiva de trabalho. [O salrio mnimo do advogado empregado ser fixado:

conveno coletiva estabelecida pelos sindicatos dos trabalhadores advogados e empregadores (vale para toda categoria); acordo coletivo estabelecido pelo sindicato dos trabalhadores advogados e a empresa empregadora (vale para os empregados na empresa); ou sentena normativa estabelecida pela Justia do Trabalho] A jornada de trabalho do advogado empregado, no exerccio da profisso, no poder exceder a durao diria de quatro horas contnuas e a de vinte horas semanais, salvo acordo ou conveno coletiva ou em caso de dedicao exclusiva. [Comentrio: a jornada de trabalho do advogado empregado:

Art. 20.

4 horas contnuas por dia e 20 h por semana; acordo ou conveno coletiva poder alterar esse regime de trabalho; empregos em regime de dedicao exclusiva podem ter carga horria diferente. (Por exemplo: Procuradores de autarquias (Banco Central) podem ter horrio diferente 8h/dia e 40h/semana]. Para efeitos deste artigo, considera-se como perodo de trabalho o tempo em que o advogado estiver disposio do empregador, aguardando ou executando ordens, no seu escritrio ou em atividades externas, sendo-lhe reembolsadas as despesas feitas com transporte, hospedagem e alimentao.

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira


2

MDULO II
4 parte

As horas trabalhadas que excederem a jornada normal so remuneradas por um adicional no inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito. [Comentrio: o adicional por hora extra de advogado de 100% - contratos de trabalho no podem estabelecer percentual inferior].

As horas trabalhadas no perodo das vinte horas de um dia at as cinco horas do dia seguinte so remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de vinte e cinco por cento. [Comentrio: trabalhos ocorridos no perodo que vai das 20h s 5 horas da manh so consideradas horas noturnas. Essas horas devem ter um acrscimo de 25%].

Art. 21.

Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorrios de sucumbncia so devidos aos advogados empregados.

[Comentrio: primeiramente, honorrio de sucumbncia o valor que o Juiz determina que a parte vencida (sucumbente que sucumbiu, perdeu) no processo judicial pague ao advogado da parte vencedora. o valor que a sentena fixa (normalmente em percentual do valor da condenao) que cabe ao advogado vencedor da causa. Ou seja, o direito aos honorrios de sucumbncia do advogado e no do cliente. O Estatuto prev que, no caso de advogado empregado e nas causas em que a empresa contratante a parte vencedora (ou seja, nos casos em que a empresa empregadora do advogado parte da ao como autora ou r e sai vencedora), os honorrios de sucumbncia pertencem ao advogado empregado, contudo, o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento que, se no contrato de trabalho do advogado com o empregador ficar estipulado de forma diferente, vale o que estiver estipulado ou seja, a sucumbncia s pertence ao advogado contratado se no constar estipulao em contrrio no seu contrato de trabalho. Segundo o art. 4 da Lei 9.527/1997, este artigo no se aplica a procuradores de rgos pblicos]. Pargrafo nico. Os honorrios de sucumbncia, percebidos por advogado empregado de sociedade de advogados so partilhados entre ele e a empregadora, na forma estabelecida em acordo. [Comentrio: Nas causas em que a empresa contratante sai vencedora (mas no parte no processo, ou seja a sociedade de advogados foi contratada para a patrocinar a causa), os honorrios de sucumbncia devem ser divididos entre a sociedade contratante e os advogados empregados. Os honorrios no podem ser descontados do salrio. Os critrios para diviso devem ser estabelecidos por acordo coletivo de trabalho.] Dos Honorrios Advocatcios (arts. 22 a 26 da Lei 8.906/1994)

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira


Aspectos principais:

MDULO II
4 parte

O advogado tem direito a honorrios em razo da prestao de servios. Os honorrios podem ser fixados: por contrato entre o advogado e o cliente; arbitrados judicialmente quando: no h acordo entre o advogado e seu cliente sobre o valor a ser pago a ttulo de honorrios, ou o cliente desiste da ao antes do seu trmino e no chega a um acordo com o advogado sobre o valor a ser pago pelo servio (em outra ao judicial, o advogado pode cobrar honorrios do cliente); o advogado indicado pelo juiz (chamado advogado dativo - veremos a seguir) por sucumbncia - o valor que o Juiz determina que a parte vencida (sucumbente que sucumbiu, perdeu) no processo judicial pague ao advogado da parte vencedora. o valor fixado por sentena (normalmente em percentual do valor da condenao) que cabe ao advogado vencedor da causa. Ou seja, o direito aos honorrios de sucumbncia do advogado e no do cliente. H uma tabela de honorrios publicada por cada Seccional da OAB que serve de orientao para os advogados e juzes quando da fixao de honorrios advocatcios (o juiz no pode fixar honorrios abaixo da tabela). Todos (mesmo os que no tm recursos financeiros) tm direito a contar com advogado para defender judicialmente seus interesses. Ou seja, o Estado obrigado a fornecer advogado a quem no pode contratar os servios de um profissional3. Quando no for possvel Defensoria Pblica atender determinada pessoa, o juiz indicar advogado para acompanhar o caso. Neste caso o advogado chamado de dativo. O juiz dever fixar, com base na tabela da OAB o valor dos honorrios pelo servio prestado (ou seja, do advogado dativo). A Defensoria Pblica uma instituio pblica (Estadual/DF e Federal) cuja funo oferecer servios jurdicos gratuitos aos cidados que no possuem recursos financeiros para contratar advogados.

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

MDULO II
4 parte

Esse valor deve ser pago pelo Estado ao advogado (para receber, o advogado tem que entrar com uma ao de cobrana contra o Estado). Normalmente, o advogado cobra (no uma regra fixa, as partes advogado e cliente so livres para contratar): 1/3 dos honorrios antes do incio do trabalho, 1/3 aps a sentena e 1/3 no final (aps os recursos).

Das Incompatibilidades e Impedimentos

(Art. 27)i.

A incompatibilidade se diferencia do impedimento.

Incompatibilidade a proibio total de exerccio da funo de advogado. Impedimento a proibio parcial do exerccio da advocacia (ou seja, h certas restries). A advocacia incompatvel, mesmo em causa prpria, com as seguintes atividades (ou seja proibido exercer atividade de advogado): chefe do Poder Executivo (presidente da Repblica, governadores e prefeitos) membros da Mesa4 do Poder Legislativo (Assemblias Legislativas dos estados, Cmara Legislativa do DF e Cmaras de Vereadores dos Municpios) e seus substitutos legais; membros do poder judicirio e do ministrio pblico (todos que trabalham no poder judicirio e no ministrio pblico) membros dos tribunais de contas, ocupantes de cargos ou funes de direo de rgos pblicos, fundaes pblicas (Fundao Nacional de Sade, FUNAI), autarquias (Banco Central, INSS), empresas pblicas (Correios) e empresas controladas pelo poder pblico (Banco do Brasil, Petrobrs) e de concessionrias de servio pblico (CEB). ocupantes de cargos ou funes vinculados direta ou indiretamente a atividade policial de qualquer natureza;

(Art. 28)i.

Mesa Diretora a que dirige os trabalhos da casa. Os membros so eleitos para a funo por um determinado prazo (geralmente 2 anos) . O cargo mais alto o de Presidente que supervisiona os trabalhos e representa a casa quando ela se pronuncia coletivamente.

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira


1 militares de qualquer natureza, na ativa;

MDULO II
4 parte

ocupantes de cargos ou funes que tenham competncia de lanamento, arrecadao ou fiscalizao de tributos; ocupantes de funes de direo e gerncia em instituies financeiras, inclusive privadas. A incompatibilidade permanece mesmo que o ocupante do cargo ou funo deixe de exerc-lo temporariamente (ou seja, para poder atuar como advogado, o interessado tem que se afastar definitivamente dessas atividades). Ocupantes de cargos ou funes de direo de rgos pblicos que no detenham poder de deciso relevante sobre interesses de terceiro, a juzo do conselho competente da OAB, podero ser autorizados a exercer a advocacia. No se aplica a proibio do exerccio da advocacia a diretores de instituies pblicas de ensino jurdico.

( 2)i

(Art. 29)i.

Os Procuradores, Advogados da AGU, Defensores das Defensorias Pblicas e dirigentes de rgos jurdicos de rgos pblicos (alm de fundaes pblicas e autarquias) s podem exercer advocacia vinculada funo que exeram (ou seja, no podem exercer advocacia privada). So impedidos (proibio parcial ou seja, h restries) de exercer a advocacia: I - os servidores da administrao direta, indireta e fundacional, contra a Fazenda Pblica que os remunere ou qual seja vinculada a entidade empregadora (Por exemplo, um servidor pblico funcionrio do Ministrio do Trabalho ou funcionrio da FUNAI que seja advogado s no pode advogar contra a UNIO porque a UNIO que paga seu salrio, mas pode exercer advocacia normalmente); II - os membros do Poder Legislativo 5 (Assemblias Legislativas dos estados, Cmara Legislativa do DF e Cmaras de Vereadores dos Municpios) contra ou a favor das pessoas jurdicas de direito pblico (Unio, Estados, DF, municpios), empresas pblicas (Correios, Caixa Econmica Federal), sociedades de economia mista (Banco do Brasil, Petrobrs), fundaes pblicas (FUNAI), empresas concessionrias de servio pblico (CEB).

(Art. 30)i.

Pargrafo nico.

No se incluem nas hipteses do inciso I os professores dos cursos jurdicos.

Da tica do Advogado (arts. 31 a 33)

Lembrar que os membros das mesas do Pode Legislativo e seus suplentes, em razo de sua funo, esto proibidos de exercer a advocacia ( a atividade incompatvel).

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira


Aspectos principais: - O advogado, na sua atividade profissional, deve: 1. 2. 3. 4.

MDULO II
4 parte

contribuir para o prestgio da classe e da advocacia; manter independncia em qualquer circunstncia; atuar sem receio de desagradar juzes ou a qualquer autoridade; atuar sem receio de incorrer em impopularidade.

O advogado responde pelos erros profissionais que cometer (neste caso, deve indenizar o cliente). O advogado est obrigado a cumprir rigorosamente os deveres previstos no Cdigo de tica e Disciplina6. Das Infraes e Sanes Disciplinares (arts. 34 a 43 da Lei 8906/94)

(Art. 34)i So infraes disciplinares: I - exercer a profisso, quando impedido de faz-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no inscritos, proibidos ou impedidos; II - manter sociedade profissional fora das normas e preceitos estabelecidos nesta lei; III - valer-se de agenciador de causas, mediante participao nos honorrios a receber; (ou seja, o advogado no pode se valer de terceiros para conseguir causas) IV - angariar ou captar causas, com ou sem a interveno de terceiros; (ou seja, o advogado no pode se valer de propaganda para conseguir causas; pode apenas divulgar seus dados pessoais, sua especializao, ttulos de ps-graduao, seus endereos e meios de comunicao - nada mais. Para a OAB, em se tratando de publicidade, o advogado deve agir com moderao e discrio. A profisso de advogado no mercadoria, no pode ser mercantilizada, mas sim, deve estar alicerada em uma relao de extrema confiana entre cliente-advogado ou seja, a boa atuao do profissional a sua propaganda que os clientes satisfeitos se encarregaro de realizar) V - assinar qualquer escrito destinado a processo judicial ou para fim extrajudicial que no tenha feito, ou em que no tenha colaborado; O Cdigo de tica e Disciplina da OAB est disponvel na pgina da OAB: www.oab.org.br/CodEticaDisciplina.pdf

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

10

(ou seja, o advogado s pode assinar o trabalho que realizou ou que tenha colaborado) VI - advogar contra literal disposio de lei, presumindo-se a boa-f quando fundamentado na inconstitucionalidade, na injustia da lei ou em pronunciamento judicial anterior; (vamos explicar por partes: -um cliente procura o advogado solicitando que ajuze uma ao contra terceiro e o advogado verifica que, conforme a lei, o seu cliente no tem razo, porque h um artigo que d razo outra parte; - para no configurar infrao disciplinar, o advogado s pode ajuizar essa ao, se alegar que: - o artigo da lei no se aplica ao caso porque h circunstncias que indicam que, no caso especfico, a lei no pode se aplicar ao caso, porque fere os princpios do Direito e da Justia; - j houve deciso judicial, em casos semelhantes, que indica que a lei no se aplica ao caso; ou - alegar que o artigo ou a lei inconstitucional.) VII - violar, sem justa causa, sigilo profissional; (por exemplo, justa causa se o advogado viola o sigilo profissional para salvar a vida de algum) VIII - estabelecer entendimento com a parte adversa sem autorizao do cliente ou cincia do advogado contrrio; (Em regra o advogado no pode fazer contato direto com a outra parte. Se seu cliente autorizar, voc como advogado pode procurar o advogado da outra parte para propor um acordo. Mas, somente se o advogado da outra parte autorizar, voc como advogado pode procurar o cliente dele para tentar o acordo. Contudo, h uma situao na qual o advogado pode entrar em contato direito com a outra parte, sem autorizao do advogado contrrio. Isso pode ocorrer somente quando ainda no foi ajuizada a ao logicamente, porque a outra parte ainda no contratou advogado. Nesse caso, voc como advogado pode enviar correspondncia para procurar um acordo e evitar o processo judicial. Mas, depois de ajuizada ao, s pode fazer contato direito se o advogado da outra parte autorizar) IX - prejudicar, por culpa grave, interesse confiado ao seu patrocnio; (Preliminarmente, a culpa sempre decorre de negligencia, imprudncia ou impercia. A culpa considerada grave, quando o fato poderia ser evitado. Ou seja, trata-se de um erro grosseiro. So exemplos de culpa grave por parte do advogado: 1. a negligncia por ex.: o advogado que perde o prazo-, 2. imprudncia por ex.: o advogado que prope uma ao sem ter provas ou meios de provar

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

11

o que alega e no informa ao cliente dos riscos que uma ao desse tipo pode acarretar ou seja, o cliente pode ter que pagar as custas do processo e os honorrios advocatcios. 3. impercia o advogado que no observa corretamente os dispositivos legais e processuais ou interpreta erradamente a lei)

X - acarretar, conscientemente, por ato prprio, a anulao ou a nulidade do processo em que funcione; (provocar por qualquer meio algo que leva anulao do processo, por exemplo: o advogado pratica atos que no tem poderes por no constarem da procurao tais como: fazer acordo, dar quitao, receber citao em nome do cliente, etc...

Os atos praticados pelo advogado que dependem de autorizao especial 7 - e que no constam da procurao podero ser anulados. A citao recebida pelo advogado sem autorizao expressa na procurao um ato nulo e anula todo o processo). XI - abandonar a causa sem justo motivo ou antes de decorridos dez dias da comunicao da renncia; (o advogado que renunciar causa deve comunicar por escrito ao cliente e ao juiz e continuar atuando no processo por at 10 dias, para dar tempo ao cliente de constituir outro advogado) XII - recusar-se a prestar, sem justo motivo, assistncia jurdica, quando nomeado em virtude de impossibilidade da Defensoria Pblica; (o advogado quando nomeado pelo juiz como advogado dativo s pode recusar a causa por justo motivo. Podem ser considerados ex. de justo motivo: - a causa de uma rea em que o advogado no especializado a causa trabalhista e o advogado especializado em Direito de Famlia; ou

So poderes especiais que s podem ser praticas pelo advogado se constar na procurao: receber citao inicial (em casos excepcionais, o cliente pode pedir que o advogado receba citaes em seu nome); confessar (o advogado passa a ter direito de confessar fatos em nome do cliente); reconhecer a procedncia do pedido (reconhecer que o tudo que o autor alegou contra seu cliente verdade); transigir (fazer acordo); desistir (desistir da ao aps o seu incio); renunciar a direito (renunciar a determinado direito, em nome do cliente,); receber (receber valores em nome do cliente e dar recibo); dar quitao (dar recibo afirmando que nada mais devido) e firmar compromisso (assumir responsabilidades em nome do cliente). Estes poderes especiais s tm valor se estiverem escritos na procurao, ou seja, devem ser explicitados na procurao .

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

12

o advogado, ou seu escritrio, atua em outra causa contra a mesma pessoa para a qual foi nomeado advogado dativo h conflito tico) XIII - fazer publicar na imprensa, desnecessria e habitualmente, alegaes forenses ou relativas a causas pendentes; (isto pode ser considerada propaganda para captao de causas e proibido pela OAB) XIV - deturpar o teor de dispositivo de lei, de citao doutrinria ou de julgado, bem como de depoimentos, documentos e alegaes da parte contrria, para confundir o adversrio ou iludir o juiz da causa; (fazer citaes de obras de autores consagrados ou jurisprudncia deturpadas ou com sentido alterado - no processo para confundir) XV - fazer, em nome do constituinte, sem autorizao escrita deste, imputao a terceiro de fato definido como crime; (sempre que o advogado alegar, em nome do cliente, que a outra parte ou terceiros praticou crime, deve obter do cliente uma declarao por escrito para evitar qualquer problema. Tambm pode pedir ao cliente para assinar junto a petio em que contenha afirmao de que a outra parte ou terceiro praticou crime ) XVI - deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinao emanada do rgo ou de autoridade da Ordem, em matria da competncia desta, depois de regularmente notificado; (deixar de cumprir determinao da OAB) XVII - prestar concurso a clientes ou a terceiros para realizao de ato contrrio lei ou destinado a fraud-la; (ajudar cliente ou terceiros a fraudar a lei por exemplo o advogado que faz parte de organizao criminosa prestar concurso tem o sentido de ajudar, contribuir para ...) XVIII - solicitar ou receber de constituinte qualquer importncia para aplicao ilcita ou desonesta; (por exemplo, solicitar ou receber do cliente dinheiro para corromper funcionrios pblicos) XIX - receber valores, da parte contrria ou de terceiro, relacionados com o objeto do mandato, sem expressa autorizao do constituinte; (os poderes para receber dinheiro em nome do cliente devem constar da procurao)

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

13

XX - locupletar-se, por qualquer forma, custa do cliente ou da parte adversa, por si ou interposta pessoa; (receber vantagens econmicas e ilcitas em processo. Por exemplo: receber dinheiro da parte contrria para facilitar que a outra parte vena o processo contra seu cliente locupletar-se significa aumentar o patrimnio prprio em prejuzo de algum, ou seja, do cliente) XXI - recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele; XXII - reter, abusivamente, ou extraviar autos recebidos com vista ou em confiana; (o advogado deve sempre devolver os autos de processos no prazo, sendo responsvel por eles) XXIII - deixar de pagar as contribuies, multas e preos de servios devidos OAB, depois de regularmente notificado a faz-lo; (deixar de pagar a OAB constitui infrao disciplinar) XXIV - incidir em erros reiterados que evidenciem inpcia profissional; ( o caso do advogado que comete reiterados erros que evidenciem seu despreparo para o exerccio profissional. Nesse caso, a OAB pode suspender esse advogado e determinar que faa novo exame de ordem, para provar que tem condio de atuar como advogado inpcia tem o sentido de incapacidade. Os casos de suspenso sero vistos mais adiante) XXV - manter conduta incompatvel com a advocacia; (por exemplo: a prtica de jogo de azar em cassinos, rinhas de galos, jogo do bicho, etc... -, embriaguez habitual ou uso de drogas) XXVI - fazer falsa prova de qualquer dos requisitos para inscrio na OAB; (Por exemplo: diploma do curso de direito, ttulo de eleitor e quitao do servio militar para os homens) XXVII - tornar-se moralmente inidneo para o exerccio da advocacia; (ou seja, aquele que pratica reiteradamente atos contrrios aos preceitos contidos no Cdigo de tica e Disciplina da OAB) XXVIII - praticar crime infamante; (So considerados crimes infamantes, p. exemplo: - os hediondos definidos na lei 8.072/1990, tais como crimes de latrocnio (matar para roubar), extorso mediante seqestro (seqestrar algum para receber resgate), estupro, epidemia com resultado morte (provocar voluntariamente a disseminao de doena e causar a

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

14

morte de pessoas), envenenamento de gua potvel ou de substncia alimentcia ou medicinal, qualificado pela morte (causar a morte de pessoas por envenenamento de gua, alimento ou medicamento ) e de genocdio (matar grupo tnicos, por exemplo: matar grupo de pessoas porque so ndios para eliminar esse grupo racial), - os delitos contra a honra (calnia, injria e difamao) e o estelionato) XXIX - praticar, o estagirio, ato excedente de sua habilitao. (praticar atos sem a superviso de advogado ou seja, o estagirio s pode assinar documentos junto com advogado) Pargrafo nico. Inclui-se na conduta incompatvel: a) prtica reiterada de jogo de azar, no autorizado por lei; b) incontinncia pblica e escandalosa (Incontinncia levar uma vida devassa, irregular, desregrada. Que possa causar a perda da respeitabilidade. Manifestao reprovvel, freqncia habitual e constante a ambiente de m-fama tais como prostbulos -, atitudes de desordem em pblico, modo vulgar de se expressar.); c) embriaguez ou toxicomania habituais. Art. 35. As sanes disciplinares consistem em: I - censura; II - suspenso; III - excluso; IV - multa. (A pena de multa s aplicada junto com a de censura e de suspenso. Funciona como um agravamento da pena de censura e de suspenso.Ou seja, quando o fato grave, alm da pena de censura ou de suspenso, a OAB pode aplicar tambm uma multa. Veremos a seguir em quais casos essas sanes devem ser aplicadas) Pargrafo nico. As sanes devem constar dos assentamentos do inscrito, aps o trnsito em julgado da deciso, no podendo ser objeto de publicidade a de censura. (ou seja, as sanes devem ser anotadas na ficha de registro do advogado que consta na OAB. Essas anotaes s podem ser feitas aps o trmino do competente processo administrativo interno da OAB.

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

15

Notem que a lei faz referncia a trnsito em julgado, mas na verdade no se trata de um processo judicial e sim administrativo. As sano do tipo censura no pode ser divulgada para o pblico, devendo ficar restrita OAB e ao advogado que sofreu a censura. Por conseqncia, a suspenso e a excluso devem ser divulgadas ao pblico pela imprensa publicao em jornal) Art. 36. A censura aplicvel nos casos de: I - infraes definidas nos incisos I a XVI e XXIX do art. 34; II - violao a preceito do Cdigo de tica e Disciplina; III - violao a preceito desta lei, quando para a infrao no se tenha estabelecido sano mais grave. (ou seja, todo preceito da lei 8906/1994 quando violado pelo advogado passvel, a princpio, de sano do tipo censura se a conduta no comportar sano mais grave suspenso ou excluso) Pargrafo nico. A censura pode ser convertida em advertncia, em ofcio reservado, sem registro nos assentamentos do inscrito, quando presente circunstncia atenuante. (A OAB pode converter a censura em mera advertncia que no fica anotada nos registros do advogado, quando houver algum fato que atenue a gravidade ver art. 40 a seguir. A advertncia no conta para a reincidncia). Art. 37. A suspenso aplicvel nos casos de: I - infraes definidas nos incisos XVII a XXV do art. 34; II - reincidncia em infrao disciplinar. (Notem que a simples reincidncia j remete para uma sano mais grave que a suspenso. Ou seja, se o advogado comente uma infrao passvel de censura, mas reincidente, ser penalizado com a suspenso) 1 A suspenso acarreta ao infrator a interdio do exerccio profissional, em todo o territrio nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses, de acordo com os critrios de individualizao previstos neste captulo. (veremos mais adiante detalhes do processo administrativo punitivo no mbito da OAB) 2 Nas hipteses dos incisos XXI e XXIII do art. 34, a suspenso perdura at que satisfaa integralmente a dvida, inclusive com correo monetria.

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

16

(prestao de contas de recursos recebidos ao cliente e pagamento de contribuies, multas e preos de servios devidos OAB) 3 Na hiptese do inciso XXIV do art. 34, a suspenso perdura at que preste novas provas de habilitao. (XXIV - incidir em erros reiterados que evidenciem inpcia profissional - o caso do advogado que comete reiterados erros que evidenciem seu despreparo para o exerccio profissional. Nesse caso, a OAB pode suspender esse advogado e determinar que faa novo exame de ordem, para provar que tem condio de atuar como advogado inpcia tem o sentido de incapacidade.) Art. 38. A excluso aplicvel nos casos de: I - aplicao, por trs vezes, de suspenso; II - infraes definidas nos incisos XXVI a XXVIII do art. 34. (XXVI - fazer falsa prova de qualquer dos requisitos para inscrio na OAB; XXVII - tornar-se moralmente inidneo para o exerccio da advocacia; XXVIII - praticar crime infamante) Pargrafo nico. Para a aplicao da sano disciplinar de excluso, necessria a manifestao favorvel de dois teros dos membros do Conselho Seccional competente. (veremos mais adiante detalhes do processo administrativo punitivo no mbito da OAB) Art. 39. A multa, varivel entre o mnimo correspondente ao valor de uma anuidade e o mximo de seu dcuplo (ou seja, 10 vezes), aplicvel cumulativamente com a censura ou suspenso, em havendo circunstncias agravantes. (se houver circunstncias agravantes, pode ser aplicada multa cumulativamente censura ou suspenso) Art. 40. Na aplicao das sanes disciplinares, so consideradas, para fins de atenuao, as seguintes circunstncias, entre outras: I - falta cometida na defesa de prerrogativa profissional; (Ou seja, se a prtica da irregularidade ocorreu para defender os direitos especficos dos advogados para exercer a profisso esto contidos nos arts. 6 e 7 desta lei - Lei 8906/1994 por exemplo: no aceitar situao de inferioridade perante o juiz e o ministrio pblico, defender a inviolabilidade de seu escritrio e de documentos dos clientes, etc... Nesses casos, o advogado pode se exceder e vir a cometer at crimes. Mas poder, perante a OAB alegar que incorreu na falta para defender prerrogativas inerentes profisso de advogado. Isso poder servir como atenuante em processo disciplinar na OAB) II - ausncia de punio disciplinar anterior;

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

17

III - exerccio assduo e proficiente de mandato ou cargo em qualquer rgo da OAB (ou seja, o advogado que participa ativamente da OAB); IV - prestao de relevantes servios advocacia ou causa pblica (ou seja, a prtica de atos pblicos que eleve a profisso, tais como palestras, manifestos, movimentos polticos a favor da liberdade individual e coletiva, da democracia, em favor dos direitos humanos, etc...). Pargrafo nico. Os antecedentes profissionais do inscrito, as atenuantes, o grau de culpa por ele revelada, as circunstncias e as conseqncias da infrao so considerados para o fim de decidir: a) sobre a convenincia da aplicao cumulativa da multa e de outra sano disciplinar; b) sobre o tempo de suspenso e o valor da multa aplicveis. (dependendo dos antecedentes do advogado, a gravidade do ato e do dano causado, a OAB poder agravar a punio com a aplicao de multa. Ou seja, alm da censura ou da suspenso, poder tambm estipular multa vermos detalhes adiante sobre o processo administrativo) Art. 41. permitido ao que tenha sofrido qualquer sano disciplinar requerer, um ano aps seu cumprimento, a reabilitao, em face de provas efetivas de bom comportamento. (Aps 1 ano, o advogado punido poder requerer na OAB a sua reabilitao, provando o bom comportamento) Pargrafo nico. Quando a sano disciplinar resultar da prtica de crime, o pedido de reabilitao depende tambm da correspondente reabilitao criminal. (Conforme o art. 94 do CP o ru pode requerer judicialmente a sua reabilitao criminal aps 2 anos do cumprimento da pena ou do livramento condicional - desde que satisfaa os seguintes requisitos: I - tenha tido domiclio no Pas no prazo acima referido; II - tenha dado, durante esse tempo, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado; III - tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de o fazer, at o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renncia da vtima ou novao da dvida. ) Art. 42. Fica impedido de exercer o mandato o profissional a quem forem aplicadas as sanes disciplinares de suspenso ou excluso. (o advogado no pode realizar os servios para os quais foi contratado nem exercer os poderes contidos na procurao ou seja, no pode exercer o mandato que lhe foi outorgado pelo cliente. Deve transferir o caso para outro advogado habilitado)

Direito - tica Profissional Prof. Dra. Eliane Iunes Vieira

- MDULO II
4 parte

18

Fim do mdulo II a anlise e interpretao do Estatuto da Advocacia e da OAB continua no Mdulo III

Anda mungkin juga menyukai