Anda di halaman 1dari 3

FUNDAES (PBLICAS)

1. CONSIDERAES GERAIS

- Fundaes X Associaes: Patrimnio X Pessoas Interesses de terceiros X Prprio. A Associao conjunto de pessoas que visam interesses destas, j fundao um conjunto de bens (dotao patrimonial); associao constituda para defesa de interesse dos seus associados, enquanto a fundaes constituda para proteger interesses de terceiros (interesses pblicos).

- Nasce no direito privado administrao pblica indireta em 1987 alterao do DL 200/67.

2. CONCEITO - Patrimnio com personalidade jurdica. A lei confere a esse patrimnio determinada personalidade jurdica; permite que o patrimnio seja sujeito de direitos e obrigaes. Patrimnio total ou parcialmente pblico, dotado de personalidade jurdica de direito pblico ou privado, e destinado por lei ao desempenho de atividades do Estado na ordem social, com capacidade de auto administrao e mediante controle da administrao pblica, nos limites da lei (Silvia Di Pietro).

3. PERSONALIDADE JURDICA

- Fundaes governamentais: Direito pblico (criada por lei; so as fundaes autrquicas, ex.: UFMA) X Direito privado (mera autorizao; necessitam de LC para definir sua rea de atuao - art. 37, XIX).

4. CARACTERSTICAS COMUNS

Obs.: todas as caractersticas das autarquias so aplicadas para as fundaes de direito pblico. Datao patrimonial bens pblicos. As fundaes particulares so irrevogveis; no h possibilidade de reaver o patrimnio (essa regra no se aplica no direito pblico). Regime de pessoal. Atividade atpica do Estado. No lucrativas, mas no significa dizer que no h possibilidade de auferir lucros, estes sero revestidos para a prpria atividade da entidade. Geralmente tais atividades so desempenhadas na rea social; ex.: sade, educao, cultura, meio ambiente, assistncia social etc. Capacidade de auto administrao de auto organizao. Responsabilidade civil objetiva (decorre da lei): Art. 37, 6, CF. Sujeio ao controle finalstico: poltico, administrativo e financeiro. Nulla tultela sine lege nos limites da lei.

Obs.: controle pelo MP: - A favor: por haver patrimnio pblico envolvido (custus legis). - Contra: pois a lei diz como elas devem ser controladas; o MP s deve interferir se houver previso legal (Jos dos Santos Carvalho Filho e Di Pietro).

5. NATUREZA JURDICA

- Pessoa Jurdica de direito Privado DL 200/67 (L. 7596/87) no eram criadas por lei. - Pessoa Jurdica de direito Pblico CF/88: redao original a CF igualou as autarquias (funes tpicas) e fundaes (funes atpicas). * Pessoa Jurdica de direito Privado EC 19/98 (as novas fundaes passaram a ser Pessoa Jurdica de direito privado). As fundaes at o ano de 1998 assumem personalidade jurdica de direito pblico e se assemelham as autarquias. Ao passo que, as criadas aps esse ano assumem

personalidade jurdica de direito privado e so a semelhana das empresas estatais, da porque somente adquirem natureza jurdica com registro no estatuto. Obs.: posio do STF se o Estado pode autorizar, ento no h ilegalidade de o Estado utilizar a lei para criar as fundaes (as fundaes autrquicas).

Anda mungkin juga menyukai