Anda di halaman 1dari 7

BRIEFING

O conceito briefing ser abordado de um ponto de vista diferente pelos autores pesquisados.
A maneira correta de preparar o briefing a maneira mais completa e til possvel, A dimenso do briefing ser consequncia da complexidade do projeto e das especificaes necessrias em cada caso. Portanto, o que importa no a dimenso, mas sua clareza e utilidade para orientar o desenvolvimento do projeto. (PHILLIPS, 2008, p.21)

Para Jones (2005), o briefing do projeto impe as condies ou parmetros que a pessoa precisa seguir para executar uma tarefa. Treptow (2007) acrescenta dizendo que o briefing uma ferramenta que trata das expectativas de vendas da coleo, avaliando sucessos e fracassos, fornecendo volumes e margens de contribuio por linha de produto Briefing consiste num painel com imagens de um modo bem claro, na coleo ele mostra as cores, linhas, materiais e tudo que for importante, nisso tambm se encaixam um painel com o perfil do consumidor. a passagem de informao de uma pessoa a outra pessoa.
A leitura esttica do briefing tem por objetivo comunicar no processo quais conceitos iro nortear a coleo. Na linguagem dos profissionais de moda, representa a atmosfera, o esprito da coleo. (TREPTOW, 2003, p.109)

Chama-se briefing todas as informaes preliminares e instrues para um projeto.

PESQUISA CONTEXTUAL A pesquisa conceitual consiste em coletar informaes mais

aprofundadas e relevantes sobre a marca. A empresa TAL foi fundada em

Figura 01: logo marca Fonte: Hering website.

Figura 02: Pontos de venda Fonte: Web Storehering

Figura : moodboard do pblico alvo Fonte: Desenvolvido pela autora.

Mood = modo; tom; humor; disposio de nimo; com disposio; com vontade. Board= prancha, tbua; placa feita de tbuas; quadro de avisos.

(GIRAFACRIATIVA, 2012)

PROCESSOS DE PROJETO

Um projeto consiste num esforo temporrio empreendido com um objetivo pr-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto ou servio. Tem incio, meio e fim definidos. (AVELLAREDUARTE , 2012) O mercado de moda exige uma atualizao constante, cabe ao designer suprir essa necessidade. Coleo um conjunto de produtos com harmonia do ponto de vista esttico, cuja fabricao e entrega so previstas para determinada poca do ano. (Treptow , 2003, p.42)

BRAINSTORM

O Objetivo do Brainstorm : Gerar uma grande quantidade de idias para uma questo. (FACILITADOR, 2012). Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. uma atividade que serve para testar e explorar a capacidade criativa de indivduos ou de um determinado grupo. formada pelos termos ingleses "brain" (crebro) e "storm" (tempestade).O autor do mtodo de brainstorming Alex Osborn. (SIGNIFICADOS, 2012) A escolha da marca deste projeto foi feita atravs do Brainstorm, ferramenta para a gerao de novas ideias. As marcas foram divididas e analisadas entre si, sendo observados: prs e contras, a situao da marca, seus problemas e oportunidades. Aps o termino, foi decidido para qual marca seria criada a coleo.

Figura 05: Brainstorm escolha da marca Fonte: Desenvolvido pela autora

Foi analisado mais a fundo as marcas: Colcci, Cavalera e Hering, todas muito bem conceituadas, por identificao, a marca selecionada foi a Hering, para elaborao deste projeto.

MAPA CONCEITUAL

Para Moreira (2006, p. 69): mapas conceituais podem ser traados de tal maneira que no somente conceitos sejam exteriorizados, mas tambm proposies.
Figura 06: Mapa conceitual Fonte: Desenvolvido pela autora

O mapa conceitual foi criado na dcada de 70, por Joseph Novak, ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento (MAPASCONCEITUAIS, 2012)

CONCEITO DA COLEO

Uma coleo de moda deve remeter o tema de inspirao. O tema a histria contada atravs de elementos de estilo transferidos para a roupa.

Com As rvores - Korpiklaani


Muito, muito longe, onde as btulas no crescem Muito, muito longe e onde o vento congela sua face Nesse lugar voc no estar sozinho Eu prefiro voar com as guias, para as montanhas geladas Eu prefiro correr com os lobos, entre as rvores Eu prefiro estar com as rvores ao invs das ruas barulhentas To longe, minha mente voa para a lua Muito, muito longe, eu posso ver o que est para acontecer. o que mais importante

DESENVOLVIMENTO CRIATIVO

TENDNCIAS DE MODA OU REFERNCIAS DE INSPIRAO

Macrotendncia Para Seivewright (2009, p.133), utilizar algumas informaes sobre tendncias no seu processo de criao pode fornecer pontos de partida teis para alguns elementos, como cor, tecido ou funo. Portanto as macrotendncias envolvem principalmente modo de pensar

e comportamento da populao mundial.

Para Sabino (2007, p. 574), tendncia a palavra usada para classificar temas, usos e movimentos que sero abordados durante uma estao de moda

Microtendncias

TEMTICA

Para Treptow (2009, p. 87) o tema a histria, o argumento, a inspirao de uma coleo, no qual a mesma deve manter as caractersticas que so atributos da marca. A temtica pertence ao tema central, usado um nico tema ou motivo: A temtica desta coleo inspirada em

ELEMENTO DE ESTILO

Conforme Treptow (2007) elementos de estilo so detalhes utilizados repetidamente em uma coleo, pode ser apresentado pelo uso de uma cor, pela utilizao de um material, ou pelo uso de aviamentos. So alguns elementos que escolhemos a partir do nosso painel de inspirao da coleo que serviro para inspirar na realizao da criao das peas da coleo , temos como exemplo: cores, aviamentos, estamparia, tachas, silhueta, volume, babados, laos, isso depende da temtica escolhida.

Aps toda a pesquisa e analise feita at o momento, foi decido usar elementos de estilo como:

CARTELA DE CORES

A cartela ser apresentada atravs do sistema pantone, uma codificao numrica mundial para referenciar cores em tecido ou em papel. O nmero de cores de uma coleo varia entre 6 e 12 cores.

importante ressaltar que as cores podem sofrer alteraes, devido impresso.


CARTELA DE MATERIAIS, SUPERFCIES E TEXTURAS

Neste projeto, a cartela de materiais foi feita ao mais prximo possvel do real. O tecido para o estilista o que a tinta para o artista: meio de expresso criativa (JONES, 2005, p.122)

Aviamentos so de extrema importncia para a realizao das peas, como os zperes e botes, so usados aviamentos visveis e outros que ficam no interior da pea como as entretelas e elsticos. Os aviamentos so os materiais utilizados para a confeco de uma roupa alm do tecido base (TREPTOW, 2007, p.128)

CROQUIS

Para Treptow (2009, p. 142), ele oferece a capacidade de visualizar combinaes entre os modelos elaborados para a coleo, transmitindo a relao entre o tema da coleo e peas isoladas. Sendo feitos em software de design grfico no computador ou mo livre.

INFORMAES TCNICAS DE CRIAO

QUADRO DE COLEO O desenho tcnico nada mais que o desenho da pea a ser confeccionada. No quadro de coleo, temos como visualizar a coleo completa com suas peas individuais.

Segundo Treptow (2007), os desenhos tcnicos devem especificar a quantidade de botes e pespontos, o tamanho das aberturas, o traado de recortes e pences, ou seja, todas informaes pertinentes ao modelista ou pilotista.

Neste momento, vimos por completo tudo que j foi levantado para a coleo deste projeto com seus desenhos e suas respectivas referncias.

A ficha tcnica, segundo Treptow (2003, p.65) " muito importante para calcular a necessidade de materiais a serem utilizados em casa pea elaborada, isso incluindo desde a matria-prima aos aviamentos"

Anda mungkin juga menyukai