Anda di halaman 1dari 3

Curso: Tcnico em Eletromecnica Professor(a): Alex Miyamoto Mussi Data: 22/05/2013 Horrio: 21:00 s 22:40

Mdulo: 1

Turma: 2013

Turno: N

Disciplina: Instrumentos de Medidas Eltricas Roteiro - Aula Prtica 01

Roteiro Aula Prtica 01

Medio de Tenso e Corrente Eltrica; Lei de Ohm


1. OBJETIVOS:
Analisar o funcionamento do voltmetro e sua conexo ao circuito; Analisar o funcionamento do ampermetro e sua conexo ao circuito; Verificar experimentalmente a Lei de Ohm; Determinar o valor de resistncias teoricamente pela Lei de Ohm e pelo grfico da caracterstica eltrica; e) Familiarizao com grficos Tenso Corrente. a) b) c) d)

2. INTRODUO TERICA 2.1 Ligao de um voltmetro


O smbolo a ser utilizado para o voltmetro definido na Figura 1. Um voltmetro um instrumento que deve SEMPRE ser ligado em PARALELO entre dois pontos (ns ou terminais) do circuito onde se deseja saber a tenso, conforme mostra a Figura 2.

Figura 1. Simbologia de um voltmetro.

Figura 2. Esquema prtico de ligao de um voltmetro

2.2 Ligao de um ampermetro


O smbolo a ser utilizado para o ampermetro definido na Figura 3. Um ampermetro deve ser SEMPRE ligado em SRIE com os elementos nos quais se deseja medir a corrente eltrica circulante, conforme mostra a Figura 4.

Figura 3. Simbologia de um ampermetro

Figura 4. Esquema prtico de ligao de um ampermetro.

2.3 Lei de Ohm


Existe uma dependncia entre a tenso aplicada e a corrente que circula em um circuito. Quando se aplica uma tenso entre os terminais de um elemento, verifica-se que a intensidade da corrente que o atravessa proporcional a tenso nele aplicada. Denomina-se resistncia eltrica de um componente, a razo entre a tenso nele aplicada e a intensidade da corrente que o atravessa, resultando na equao: R= onde: R = resistncia em Ohms () U = tenso em Volts (V) I = corrente em Ampres (A) A equao acima foi formulada em 1827 por Georges Simon Ohm (1787-1854); ela estabeleceu as bases da Eletricidade e da Eletrnica. Quando a resistncia de um elemento for constante, a razo U/I tambm ser constante. Com os valores U e I de um determinado resistor, podemos obter um grfico de Tenso Corrente. Se este grfico for uma reta, dizemos que o resistor obedece Lei de Ohm e podemos calcular sua resistncia atravs da tangente do ngulo de inclinao da reta. Dizemos, neste caso, que a tangente desse ngulo numericamente igual resistncia. U I

3. METODOLOGIA 3.1 Materiais necessrios


Fonte DC; Multmetro digital; Protoboard; Resistores de diversos valores.

3.2 Procedimentos experimentais


a) Monte o circuito da Figura 5 no protoboard. Utilize o resistor R como os resistores R1, R2, R3 e R4, de acordo com os valores presentes na Tabela 1.

Figura 5. Esquema do Circuito 1 para ser montado.

b) Varie o valor da tenso na fonte DC de acordo com os valores presentes na Tabela 1. Faa a medida da tenso U sobre o resistor R com o voltmetro e a corrente I utilizando o ampermetro. Preencha os valores na Tabela 1.
Tabela 1. Valores nominais de R1 e valores de tenso na fonte DC. Valor de R Tenso na Fonte DC

R1 = 680 U I

R 2 = 2,7 k U I

R 3 = 10 k U I

R 4 = 68 k U I

0V 2V 4V 6V 8V 10 V 12 V

c) Desenhe o grfico U I para cada resistor: R1, R2, R3 e R4. d) Determine os valores dos resistores R1, R2, R3 e R4 atravs de 3 mtodos: o valor medido com o multmetro; a Lei de Ohm; atravs do grfico U I. Preencha-os na Tabela 2.
Tabela 2. Valores medidos e calculados de R1.

Valores nominais dos resistores

Valor medido

Valor calculado atravs da Lei de Ohm

Valor calculado graficamente

R1 = 680 R 2 = 2,7 k R 3 = 10 k R 4 = 68 k

e) Responda: quais dos resistores, R1, R2, R3 e R4, obedeceram Lei de Ohm? Por qu?

4. ENTREGA DOS RELATRIOS


Os relatrios devero ser entregues at dia 29/05/13 em grupos de at 4 pessoas. O relatrio dever conter: Capa Sumrio Introduo Metodologia (materiais e procedimentos experimentais) Resultados e discusso Concluso Referncias bibliogrficas

Anda mungkin juga menyukai