Anda di halaman 1dari 2

Obras da carne e fruto do Esprito Gl 5.16-25 Se perguntasse a vocs: Em que somos diferentes dos descrentes?

Alguns me diriam: que ns somos salvos; que ns lemos e vivemos a Bblia; que ns frequentamos as reunies de nossa igreja; que ns amamos o prximo e perdoamos suas falhas.

E dar-vos-ei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei da vossa carne o corao de pedra, e vos darei um corao de carne. E porei dentro de vs o meu Esprito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juzos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vs sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Ezequiel 36:26-28 Fala-se a de corao novo, uma predisposio para andar na palavra do Senhor em obedincia e um novo povo. A que se deve essa mudana? Ao Espirito Santo. O que nos faz diferentes em relao ao mundo a presena do Esprito santo na vida do crente. Em razo da presena do Esprito Santo em nossas vidas, Paulo descreve a vida do crente: a) Inclinam para as coisas do Esprito (v.5) Porque os que so segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que so segundo o Esprito para as coisas do Esprito. b) Que essa inclinao, resulta em vida e paz (v.6) Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz. c) O Esprito Santo habita nEle (v.9) Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se que o Esprito de Deus habita em vs. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele. sua presena em nossa vida que somos diferentes.

No que elas estejam erradas, porm elas somente dizem de que algo muito maravilhoso nos aconteceu, isso porque o quadro pintado pela Bblia em relao humanidade outro (Romanos 3:10-18). As supostas so apenas descritivas, sinalizam, porm no so que nos fazem diferentes em relao ao mundo ou aos descrentes. Se h essas coisas na vida do crente sinal de que algo muito maravilhoso nos aconteceu. Mas o que? O que para comear responde a nossa pergunta. O que nos fazem diferentes em relao aos descrentes a presena do Esprito Santo em nossas vidas. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele. (Romanos 8:9) Ele quem produz o desejo de buscar a Deus, o pecado no, Ele quem produz o desejo de ler e compreender a Bblia, que por sinal revelada pela Bblia Sagrada:

Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? 1 Corntios 6:19 No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? 1 Corntios 3:16 Vejamos mais. Paulo faz algumas declaraes a respeito de sua presena em nossa vida. a) Ns somos templo; b) Que esse templo pertence a Deus; c) Que o Esprito Santo habita nele; d) Que esse Esprito proveniente de Deus. Porm no significa que somos completamente perfeitos, de que o pecado desapareceu. Paulo ir dizer que ele est mais vivo do que nunca, e diz mais: Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis. Glatas 5:17 Em razo disso, que devemos fazer para dar continuidade ao nosso crescimento conforme ao do Esprito? a) Crucificar a carne continuamente para que no tenha liberdade de operar (v.24). Alm de crucificar, a Bblia tambm fala de resistir, desfazer e morrer. O que aponta para uma guerra continua na vida do crente.

Quando o crente deixa de resistir-lhe ele produz os pecados descritos na lista de Paulo, que so: Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus. Gl 5:19-21 b) Continuamente se submeter ao Esprito Santo (v.16) Em relao o Esprito santo, devemos dar liberdade de operar, isto , de agir no nosso temperamento, no nosso carter, enquanto nos submetemos a Ele, ele produz em ns: Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Glatas 5:22

Anda mungkin juga menyukai