Anda di halaman 1dari 7

Experimento parte 1 Equilbrio Qumico TUBO S 1 2 3 4

1 PASSO /
REAGENTES K2CrO4 K2CrO4 K2Cr2O7 K2Cr2O7 Tubo 1

2 PASSO / REAGENTES HCl NaOH HCl NaOH

COR LARANHA AMARELA LARANJA AMARELA

DESLOCAMENTO SIM NO NO SIM

Nessa reao observamos que o K2CrO4 de cor amarela ao misturarmos com o HCl, torna-se laranja, havendo o deslocamento. (Anexo Foto 1). Segundo o princpio de Le Chtelier, aps a adio do HCl (ons H +), o equilbrio foi deslocado para o sentido do dicromato com o aumento da concentrao hidrogeninica promovendo a formao de Cr 2O72, originando uma soluo de colorao laranja e cida, em outras palavras a concentrao de ons provenientes do dicromato (Cr 2O2-7) prevaleceu,e o equilbrio se deslocou e para direita a soluo adquiriu cor laranja conforme reao:

K2CrO4 + 2HCl 2KCl + H2CrO4

Tubo 2: Nessa reao observamos que a cor amarela do Cromato prevaleceu devido a pouca concentrao de Hidrxido adicionado, isso porque o ao adicionar uma base no estamos alterando o valor de H+ que altera a reao.

K2CrO4 + 2NaOH Na2CrO4 + 2KOH

Tubo 3: Nessa reao observamos que no houve alterao na cor, onde permaneceu a cor laranja do dicromato de potssio.

K2Cr2O7 + 14 HCl 3 Cl2 + 2 CrCl3 + 7 H2O + 2 KCl

Tubo 4: Nessa reao observamos que o dicromato de potssio tinha a cor laranja com a adio de dixido de sdio ficou amarela, com essa mudana observamos que houve deslocamento no equilbrio da reao. (Anexo Foto 2). Com a adio da soluo de NaOH soluo diminuiu-se a acidez, pois, a concentrao de prtons foi diminuda pela reao com OH - e a formao de H2O, de modo que o equilbrio fosse deslocado para a direita, ou seja, no sentido de liberar mais on H+ e formar ons Cr2O7 2-o qual possui colorao caracterstica amarela. A mudana da colorao, deve-se ao fato, dos cromatos produzirem solues amarelas quando solvel em gua. Assim, o equilbrio foi deslocado no sentido de consumir parte da soluo adicionada, ou seja, no sentido oposto ao da soluo adicionada. A reao entre o Cr 2O7 2- e NaOH representada pela seguinte equao:

K2Cr2O7 + 2 NaOH Na2Cr2O7 + 2 KOH

TUBOS 1 2 3 4

1 PASSO / REAGENTES K2CrO4 K2CrO4 K2Cr2O7 K2Cr2O7

2 PASSO / REAGENTES Ba(NO3)2 NaOH / Ba(NO3)2 Ba(NO3)2 NaOH / Ba(NO3)2

RESULTADO PRECIPITADO BRANCO PRECIPITADO BRANCO PRECIPITADO BRANCO PRECIPITADO BRANCO

Tubo 1:

Observou-se que inicialmente a soluo de K 2CrO4 tinha uma colorao caracterstica amarela. Aps a adio da soluo de Ba(NO 3)2, notouse a formao de um precipitado branco. A reao entre o Ba(NO 3)2 e K2CrO4 representada pela seguinte equao:

Ba(NO3)2 (aq) + K2CrO4 (aq) BaCrO4(s) + 2 KNO3(aq)

Tubo 2:

Observou-se a colorao amarelo-esverdeado e a turbidez da soluo, que aps certo tempo precipitou o sal BaCrO4.

K2CrO4 (aq.) + NaOH (aq.) + Ba(NO3)2 (aq.) BaCrO4 (s) + 2 KOH (aq.) + 2 NaNO3 (aq.)

Tubo 3:

Observou-se que inicialmente a soluo de K 2Cr2O7 tinha uma colorao caracterstica laranja. Aps a adio da soluo de Ba(NO 3)2, notouse a formao de um precipitado branco.A reao entre o Ba(NO 3)2 e K2Cr2O7 representada pela seguinte equao:

Ba(NO3)2 (aq) + K2Cr 2O 7 (aq) BaCr 2O 7 (aq) + 2 KNO3 (aq)

Tubo 4: Observou-se que a colorao ficou amarelo claro com formao de precipitado, devido a formao do sal.

K2Cr2O7 (aq.) + HCl (aq.) + Ba(NO3)2 (aq.) BaCrO7(s) + 2 KCl (aq.) + 2NO3 (aq.)

Experimento parte 2 Cintica Qumica

Experimento 1 Temperatura: gua quente: Foi possvel observar que no bequer 1 agua quente com anticido a reao ocorreu muito rpido e por completo, devido a gua quente esta com suas molculas agitadas o que favorece os choques, fazendo com que o anticido se dissolva mais rapidamente, uma vez que a velocidade determinada pela freqncia de choques moleculares. (Anexo Foto 3) gua temperatura ambiente: Observamos que no bquer 2 contendo gua na temperatura ambiente, reagiu em mais tempo, comparado ao tempo de reao com a gua quente, mas esse por sua vez apresentou um ponto de saturao, isto , nem toda a concentrao do anticido se diluiu com a gua ficando uma pequena parte de seu p concentrado no fundo do bquer. (Anexo Foto 4) gua gelada: Observamos que no bquer 3, contendo gua fria, reagiu mais lentamente comparado ao tempo de reao com a gua quente e a gua

na temperatura ambiente. No entanto, apresentou um ponto de saturao muito maior, comparado ao ponto de saturao obtido pela reao com a gua na temperatura ambiente. Outra caracterstica marcante foi a cor esbranquiada da gua, resultado do ponto de saturao. (Anexo Foto 5)

Experimento 2 Superficie de Contato: Foi possvel observar que o comprimido inteiro demorou mais para reagir com a gua e, tambm apresentou resduos no fundo do bquer, isto , ouve saturao do comprimido com a gua. J o comprimido em p adicionado a gua reagiu mais rpido e apresentou um ponto de saturao muito inferior ao ponto de saturao apresentada pela reao anterior. O que confere estabilidade para concluir que o fato de triturar o comprimido acelera o tempo e a intensidade da reao.(Anexo Foto 6)

Experimento 3 Concentrao: Nas solues de cido cbrico ao mergulhar os pregos

simultaneamente 1 prego em cada bquer e foi possvel observar que: o prego adicionado a soluo de cido cbrico 1 M, ficou apresentou uma colorao rosa (cobre), o prego 2 mergulhado na soluo de cido cbrico 0,1 M apresentou uma colorao enferrujada, e o 3 e ltimo prego mergulhado na soluo 0,01 M de cido cbrico apresentou uma cor de grafite. Assim foi possvel confirmar que no prego 1, onde a concentrao molar era maior, a reao foi mais rpida devido ao fato de que a concentrao que apresentava o maior nmero de molaridade possui mais molculas em agitao responsveis por catalisar a reao.

Experimento 4 Catalizador:

1 Etapa Nesse experimento possivel observar que a reao de oxidao foi imediata. O que nos permite afirmar que o a gua oxigenada 10 volumes funcionou como um catalisador para a reao do Bixido de Magnsio. 2 Etapa Nesse experimento possvel observar que o processo de oxidao da batata acelerou mais rpido comparado ao seu tempo normal de oxidao. O que tambm nos permite concluir que mais uma vez a gua oxigenada 10 volumes funcionou como um catalisador para a reao agir mais rpido. O que faz a batata espumar uma proteina chamada catalase. Essa protena uma enzima, pois em acelera as reaes qumicas. A batata rica em catalase, e portanto fcil observar essa reao. (Anexo Foto7)

Referencias bibliogrficas:

4- Atkins, P.; Jones, L. Princpios de Qumica: Questionado a vida moderna e o meio ambiente. 3 Ed., Bookman, Porto Alegre, 2006.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABYo4AG/relatorio-experimento-4equilibrio-quimico, acessado em 11/04/2012. http://pt.scribd.com/doc/38843412/Quimica-2-Lab3-rev3 Acessado em 11/04/2012 http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php? midia=fef&cod=_cineticaquimica&action=print Acessado em 12/04/2012

Anda mungkin juga menyukai