Anda di halaman 1dari 3

O QUE (E O QUE NO ) UM SEMINRIO

Antonio Lima da Silva

A cada semestre os seminrios se repetem como os dias e as noites. Alguns so bons, timos e at brilhantes. Entretanto, alguns seminrios deixam tanto a desejar que a sensao que se tem no final que houve um enorme desperdcio de tempo tanto dos apresentadores como da platia. Numa tentativa de ajudar os alunos das minhas disciplinas a se prepararem melhor para este evento, apresentarei algumas sugestes: DEFINIO DE SEMINRIO: Segundo Juan Bordenave1 : A palavra seminrio tem a mesma etimologia de semente, o que parece indicar que o seminrio deve ser uma ocasio de semear idias ou de favorecer a sua germinao. Talvez seja por esta razo que nas Universidades o seminrio constitui, em geral, no uma ocasio de mera informao, mas uma fonte de pesquisas e de procura de novas solues para os problemas. Basicamente o seminrio um grupo de pessoas que se renem com o propsito de estudar um tema sob a direo de um professor ou autoridade na matria. A sua finalidade : - identificar problemas - examinar os seus diversos aspectos - levantar informaes pertinentes - apresentar os resultados aos demais membros do grupo - receber comentrios, crticas e sugestes dos companheiros e do professor No seminrio os alunos so os agentes da sua prpria aprendizagem. PARTICIPAO DOS MEMBROS DO GRUPO Todos os membros devem conhecer tudo que for estudado/pesquisado sobre o tema. A fragmentao do tema em partes no permite uma compreenso adequada do mesmo e fica visvel durante a apresentao que, nesses casos, mecnica e artificial, alm de criar um problema prtico de deixar uma lacuna se um dos membros no comparecer no dia da apresentao. Em princpio todos deveriam falar nas apresentaes. Mas se um dos membros tem maiores dificuldades em relao a falar em pblico (timidez, dificuldade de expresso) melhor que ajude o grupo em tarefas de preparao, ou fique, por exemplo, com a apresentao do roteiro. Os temas podem e devem ser divididos pelos membros, para efeito de apresentao, mas cada um deve dar conta de um bloco completo de informaes devendo-se evitar a forma de jogral em que cada um diz uma frase.

Estratgias de Ensino Aprendizagem. Vozes. Petrpolis,1999

FONTES DE PESQUISA / ESTUDO O professor tem o dever de orientar os alunos quanto aos tpicos e a uma bibliografia bsica, inclusive onde o aluno poder encontrar essa bibliografia. Por sua vez, os alunos devem tomar iniciativa de buscar outras fontes, ler jornais e revistas, visitar homepages, visitar instituies, fazer entrevistas, ou seja, pensar em formas e meios de enriquecer o seu estudo do tema, e no ficar limitado a apenas executar as sugestes do professor. O TEMPO O professor deve organizar o seminrio com bastante antecedncia, afinal a sua disciplina no a nica, e os alunos no devem deixar para a vspera a preparao do mesmo. Outra questo relacionada com o tempo a necessidade de planejar a apresentao dentro do tempo estabelecido previamente. constrangedor ver alunos falando para uma sala vazia porque a aula acabou e ficaram apenas o professor alguns colegas olhando para o relgio. Ou ento, depois de alguns minutos, o grupo informar que a apresentao acabou deixando a impresso de que o tema no foi suficientemente estudado. bom lembrar tambm, no caso de duas ou mais apresentaes na mesma aula, que o grupo que vem a seguir deve ter o seu tempo respeitado. Outra questo relacionada com tempo a distribuio dos tpicos. Alguns grupos tendem a se estender demais num determinado item do tema, faltando tempo para outros, s vezes mais relevantes. Uma tcnica aconselhvel para controle do tempo de apresentao ensai-la cronometrando parte por parte. A APRESENTAO No dia da apresentao o grupo deve chegar um pouco mais cedo para preparar a sala, colocar os cartazes, escrever no quadro, checar o vdeo ou o datashow. Afinal, no tempo dado pelo professor no esto includos esses preparativos. Todos os membros devem se colocar de frente para a turma, de forma que no haja dvida sobre quem so eles. A apresentao deve se iniciar com a identificao (nomes) dos componentes, o nome do tema, que deve tambm estar escrito no quadro ou num cartaz, assim como o roteiro do seminrio. Se o grupo enfrentou alguma situao especial de dificuldade, ou de qualquer natureza deve relat-la brevemente. O roteiro deve ser respeitado. Durante a apresentao no se deve nunca, jamais: Fazer leitura de textos. Leitura de textos a maneira mais segura de entediar a platia e garantir a desateno. Ningum ouve textos lidos, a no ser frases ou pargrafos curtos e significativos. Apresentar dados numricos, estatsticos, classificaes ou expresses desconhecidas sem o apoio visual do quadro de giz, ou cartaz, ou slides. Este tipo de informao, quando apresentada apenas oralmente tende a ser imediatamente esquecida ou confundida. Apresentar cartazes ou slides em letras muito pequenas e ilegveis. Recomenda-se a fonte Arial, fonte 14, em negrito, e os cartazes podem ser testados colocando-se

numa distncia correspondente ao fundo da sala de aula. No se deve colocar textos nesses dois recursos visuais. No essa a sua funo, que de fato indicar os tpicos do assunto, ou no mximo, apresentar um conceito. Declarar para o grupo que est nervoso no ajuda, piora a situao. Procurar se envolver psicologicamente no tema apresentado e pensar que seus colegas no tm performances muito melhores ajudam mais do que ficar repetindo estou to nervoso... Decorar a fala, o texto, um recurso que chega a expor o apresentador ao ridculo. A no ser que ele tenha uma capacidade teatral de parecer natural ao repetir a decoreba. O ideal que o aluno compreenda as idias estudadas e as apresente numa fala espontnea. Substituir toda a apresentao por um vdeo ou um palestrante convidado no correto. A apresentao deve ser um produto do trabalho grupo e no a apropriao de um trabalho feito por outros. Os vdeos ou palestrantes devem ocupar apenas uma parte do tempo, quando este for suficiente. No invadir o tema de outro grupo. s vezes um grupo ignora que outro dever falar sobre um tema correlato e antecipa as informaes causando problemas.

Algumas sugestes que podem, inclusive, ser utilizadas como critrios de avaliao do seminrio: Selecionar informaes relevantes sobre o tema. No se pode perder tempo com detalhes sem importncia ou informaes que no tem nenhuma utilidade na compreenso do assunto. Assegurar-se da correo das informaes. O grupo pode se expor ao constrangimento de ser corrigido pelo professor ou at mesmo pelos colegas ao passar informaes equivocadas. As dramatizaes, danas, expresses corporais e outros recursos no convencionais so interessantes e garantem a ateno da turma. Entretanto, importante lembrar que a forma no pode minimizar ou ignorar o contedo. Reservar sempre um tempo no final da apresentao para perguntas e comentrios. Vivemos numa poca em que a interao, o dilogo, so indispensveis.

ANTES E DEPOIS DA APRESENTAO Avisar ao professor para fazer a reserva de datashow, TV-video, ou auditrio com a antecedncia necessria. Se quiser uma avaliao mais detalhada que a nota, perguntar ao professor o que ele achou da apresentao.

Anda mungkin juga menyukai