Anda di halaman 1dari 15

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

ANLISE DA INFLUNCIA DO DESCIMBRAMENTO EM DIFERENTES IDADES NA FLUNCIA DO CONCRETO AO LONGO DO TEMPO


Orivalte Puziski (1), Alexandre Vargas (2);
UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)orivalte@hotmail.com, (2)avargas@unesc.net

RESUMO Sendo o concreto um elemento visco-elasto-plstico, que sofre deformaes lentas significativas, fica evidenciada a importncia do estudo das deformaes diferidas no tempo ocorridas em elementos de concreto armado, para se avaliar o impacto da precocidade do carregamento nas estruturas nas deformaes danosas aos elementos estruturais e ao conjunto total da construo. O presente trabalho visa obter dados sobre o comportamento, quanto s flechas, de vigas fabricadas com concreto convencional, submetidas flexo simples. O objetivo principal foi avaliar os efeitos do prazo de descimbramento na flecha total em vigas de concreto. O programa experimental se ateve ao monitoramento das flechas de oito vigas de concreto armado em diferentes idades de retirada do escoramento para posterior anlise comparativa com resultados tericos. Os resultados aferidos evidencia que a flecha total maior quanto menor for a idade do concreto endurecido submetido a carregamento. Palavras-Chave: flechas, deslocamentos, fluncia, descimbramento. 1. INTRODUO As deformaes ocorrem em todas as estruturas que sofrem carregamento ou no. O estudo dessas deformaes vem sendo cada vez mais necessrio, visto que o concreto o principal material estrutural utilizado nas construes. O objetivo desses estudos visa minimizar os efeitos indesejados das deformaes, pois, sabendo que os materiais construtivos possuem mdulos de deformao diferentes, necessrio prever e controlar a magnitude desses efeitos para que o sistema construtivo trabalhe de forma adequada. Atualmente, no mbito das estruturas de concreto armado, os problemas ocorridos devido s deformaes excessivas nos elementos estruturais, tm chamado ateno de especialistas e usurios. As estruturas esto ficando cada vez mais esbeltas e os prazos de descimbramento cada vez menores, sendo assim necessrio o conhecimento aprofundado do quanto prejudicial a retirada precoce do escoramento das estruturas de concreto armado.

2
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

A previso das deformaes de vigas, especificamente quanto aos deslocamentos transversais (flechas), muito importante para o projeto, a execuo e a utilizao destas estruturas. Devido a sua magnitude, estas deformaes, ditas lentas ou de longo prazo, so de fundamental importncia para o desempenho satisfatrio de uma viga em servio, pois elas efetaro no somente a prpria viga, mas toda a estrutura ligada a ela e podendo causar efeitos deletrios sobre os elementos no estruturais ligados a viga. Quando o concreto submetido a ao de uma carga permanente, ir ocorrer uma deformao ao longo do tempo em que a carga mantida e tender a se estabilizar no tempo infinito, essa deformao chamada de fluncia. Alm disso, quando o concreto seca, perde umidade e se contrai, estando ou no sob a ao de um carregamento, ir ocorrer a retrao. As intensidades da retrao e da fluncia so da mesma ordem de grandeza da deformao elstica devidas a tenses usuais, de modo que os diversos tipos de deformaes sempre devem ser levadas em conta. (NEVILLE, 1997, p. 413). Se o concreto submetido a um carregamento e est sujeito a secar ao mesmo tempo, conveniente admitir que a fluncia e a retrao sejam aditivas, assim, a fluncia calculada como a diferena total de deformao do elemento carregado, com a deformao que o elemento sofre nas mesmas condies e perodo de tempo s que no carregado. Mas a retrao e a fluncia no so fenmenos independentes aos quais pode ser aplicado o princpio da superposio e, na realidade, a retrao tem efeito de aumentar a fluncia. No entanto, no caso de muitas estruturas reais, a fluncia e a retrao so simultneas e, do ponto de vista prtico, conveniente o tratamento conjunto das duas. (NEVILLE, 1997). Sendo assim, neste trabalho ser considerada a deformao por fluncia, como uma deformao alm da retrao, uma vez que ambas so simultneas e fica difcil o tratamento individualizado. Um dos aspectos mais importantes ao se tratar da fluncia em estruturas de concreto armado diz respeito s tenses aplicadas e, conseqentemente, das relaes tenso-resistncia. Ento, para se minimizar as deformaes excessivas deve-se controlar as operaes de escoramento e reescoramento e adiar ao mximo possvel os primeiros carregamentos a serem suportados pelo concreto.
UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

3
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

A NBR 14931:2004, que trata da execuo de estruturas de concreto armado, no determina prazos para o descimbramento, apenas descreve que o escoramento e frmas no devem ser removidos at o concreto adquirir resistncia suficiente para suportar a carga imposta no presente estgio, evite deformaes que excedam as tolerncias especficas e resista a danos ocorridos superfcie durante a remoo. Muitas vezes, elementos estruturais atingem resistncia para suportar as cargas que lhe so impostas naquela fase da construo, ainda muito cedo, j que a maior parte do carregamento estar na sobrecarga, o que no significa dizer que este concreto j esteja adequado para o descimbramento, pois quanto mais jovem o concreto for submetido a carregamentos, mais suscetvel deformao lenta estar.

2. MATERIAIS E MTODOS Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram confeccionadas oito vigas, com o mesmo tipo de concreto, mesma quantidade e disposio de armadura e mesma seo. A dimenso adotada foi de largura igual a 12 cm e altura de 28 cm, e um vo terico igual a 388 cm e uma altura til de 25,18 cm. A resistncia caracterstica a compresso do concreto utilizado foi de 25 MPa. Os estribos tiveram espaamento de 15 cm e dimetro de 5 mm. A armadura superior (porta estribo) foi adotada de 5 mm, e a armadura inferior de flexo foi de 6.3mm, resultando em uma rea de ao igual a 0,64 cm2. A partir dessa armadura de flexo foi calculada o carregamento necessrio para o ensaio como mostrado no clculo a seguir.

x = As * fyd 0,68 * bw * fcd x = 0,64 * (5000 / 1,15 ) 0,68 * 12 * (250 / 1,4) Md = As * fyd * (d 0,4*x) Md = 0,64 * (5000 / 1,15 ) * ( 25,18 0,4 * 1,91) Md = 679,40 kgfm x = 1,91 cm

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

4
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Mk = Md / 1,4 Mk = 679,40 / 1,4 Mk = 485,29 kgfm Pp = 0,28 * 0,12 * 2500 pp = 84 kgf/m

Momento gerado pelo peso prprio: Mkpp = ( q * L2 ) / 8 MkPP = (84 * 3,882) / 8 MkPP = 158,07 kgfm Momento gerado pela carga: Mkcg = Mk MkPP Mkcg = 485,29 158,07 Mkcg = 327,22 kgfm Carga a ser aplicada: Mkcg = (P * L) / 4 P = (327,22 * 4) / 3.88 P = 338,00kgf. (aplicado no centro do vo da viga).

A figura 1 mostra o detalhamento da armadura.

Figura 1: Detalhamento da armadura

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

5
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

A figura 2 mostra o modelo do experimento.

Figura 2: esquema do experimento

A figura 3 mostra como o experimento foi realizado.

Figura 3. Amostras para pesquisa

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

6
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Para a determinao dos deslocamentos verticais foram utilizados relgios comparadores com a preciso de centsimos de milmetro. O carregamento e monitoramento foram desenvolvidos da seguinte forma: foi fixada a posio inicial da viga, no ponto central com escoramento, e na sequncia, aplicado o carregamento total. Foi retirado o escoramento e medida a flecha imediata no centro do vo. Depois disso, as medies foram feitas uma vez por semana durante os seis meses do experimento. A idade de descimbramento para cada viga se deu conforme a figura 4.

Figura 4. Idade de retirada do escoramento.

2.1 MTODO PARA A DETERMINAO DA FLECHA IMEDIATA Segundo a NBR 6118:2003, a verificao das deformaes da estrutura deve ser realizada atravs de modelos que considerem a rigidez efetiva das sees do elemento estrutural, ou seja, que levem em considerao a presena de armadura, a existncia de fissuras no concreto e as deformaes diferidas no tempo. Para estimar a flecha imediata, foi adotado o mtodo de clculo do Princpio dos Trabalhos Virtuais (PTV) com base na teoria da conservao de energia, que apresenta a equao 1 para determinao da flecha imediata: E.ai = M.M.dx onde: E = rigidez equivalente; ai = flecha imediata; M = momento fletor; M = momento virtual.
UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

(Equao 1)

7
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Para uma avaliao aproximada da flecha imediata em vigas, pode-se utilizar a expresso (equao 2) de rigidez equivalente prescrito no item 17.3.2.1.1 da NBR 6118:2003: (E.I)eq = Ecs . { ( Mr / Ma)3 . c + [ 1 (Mr / Ma )3 . } Ecs . c

(Equao.2)

sendo que: c momento de inrcia da seo bruta de concreto; momento de inrcia da seo fissurada de concreto no estdio ; Ma momento fletor na seo crtica do vo considerado; momento mximo no vo para vigas biapoiadas ou contnuas e momento no apoio para balanos para a combinao de aes considerada nessa avaliao; Mr momento de fissurao do elemento estrutural, cujo valor deve ser reduzido metade no caso de utilizao de barras lisas; Ecs mdulo de elasticidade secante do concreto. 2.2 MTODO PARA O CLCULO DA FLECHA DIFERIDA NO TEMPO

Conforme o item 17.3.2.1.2 da NBR 6118:2003, a flecha adicional diferida no tempo, decorrente das cargas de longa durao em funo da fluncia, pode ser calculada de maneira aproximada (equao 3), pela multiplicao da flecha imediata pelo fator f dado pela equao da expresso 4. af = ai . f f = 1 + 50 . (Equao 3)

(Equao 4)

Onde:

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

8
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

= ( As/ b.d) ( o valor de ser ponderado no vo de maneira anloga ao clculo de eq); As rea da armadura de compresso no trecho considerado; coeficiente funo do tempo, sendo = (t) (t0); (t) = 0,68 . (0,996)t . t0,32 para t 70 meses; ou 2 para t 70 meses; t tempo, em meses, quando se deseja o valor da flecha diferida; t0 idade, em meses, relativa data de aplicao da carga de longa durao; se as parcelas de carga de longa durao forem adotadas em idades variadas, ento t0 = Pi . toi ; Pi Pi parcelas de carga; e toi idade ( em meses) em que se aplicou cada parcela Pi . Sendo a flecha total expressa pela equao 5. at = ai + (ai . f ) 3. RESULTADOS E DISCUSSES A anlise dos resultados feita em duas etapas, sendo que na primeira ocorre um comparativo dos resultados obtidos experimentalmente com os resultados analticos, verificando-se a compatibilidade dos dados gerados. Em seguida se analisa e discute os resultados do experimento e os efeitos dos mesmos nas estruturas de concreto armado.

(Equao 5)

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

9
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

3.1 COMPARAO ENTRE RESULTADOS EXPERIMENTAIS E RESULTADOS ANALTICOS

Para o clculo das flechas diferidas foi utilizado o modelo de clculo recomendado pela NBR 6118:2003. As figuras 5 a 9 apresentam grficos comparando os deslocamentos obtidos no experimento com os calculados analiticamente.

Figura 5 - Comparao flechas amostra 1, idade de 3 dias.

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

10
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Figura 6 - Comparao flechas amostra 2, idade de 7 dias.

Figura 7 - Comparao flechas amostra 3, idade de 15 dias.

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

11
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Figura 8 - Comparao flechas amostra 4, idade de 31 dias.

Figura 9 - Comparao flechas amostra 5, idade de 123 dias.

Segundo o que apresentado nos grficos para a determinao da flecha imediata de acordo com o que sugerido pela norma, os resultados apresentaram-

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

12
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

se prximos apenas para as amostras com descimbramento igual a 15, 31, 120 dias. Para a amostra de 3 e 7 dias os valores foram distantes sendo que para a amostra descimbrada a 3 dias o valor calculado da flecha imediata foi cerca de duas vezes menor em relao ao do experimento. Quanto a flecha diferida, os resultados comparativos foram prximos apenas no caso da amostra 1 descimbrada aos trs dias, mesmo assim os valores da norma foram menores apresentando uma diferena de 23% menor. Para os outros casos os valores calculados tambm foram sempre menores do que os obtidos no experimento, sendo que a diferena aumenta quanto maior for a idade de descimbramento. Para a amostra de descimbramento de 31 dias, o valor da flecha total aos 178 dias foi de 5,5 mm, enquanto o valor calculado foi de 1,03 mm, portanto uma diferena de 5 vezes mais de deformao real em relao a calculada.

3.2 RESULTADOS EXPERIMENTAIS

O grfico da figura 10 mostra as deformaes para cada amostra do experimento.

Figura 10: Flechas ao longo do tempo.

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

13
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

Em geral a maior parte da flecha total ocorreu nos dois primeiros meses do experimento sendo que para as amostras de menor idade de escoramento a flecha foi mais expressiva ficando em torno de 65 a 80% da flecha total. O grfico da figura 10 mostra claramente que o tempo de cimbramento um fator decisivo no grau de deformao de uma pea de concreto armado, pois a variao de tempo influencia diretamente na relao tenso-resistncia atuante no concreto, e que no s a flecha diferida menor, como tambm, flecha imediata. As amostras que tiveram o descimbramento efetuado aos 3, 7 e 15 dias apresentaram surgimento de fissuras, como mostra a figura 3.7, mostrando assim que concretos submetidos a carregamentos ainda jovens so mais suscetveis a apresentarem problemas neste aspecto, provocando posteriormente patologias indesejveis a construo.

Figura 11: fissuras nas amostras

O resultado do experimento teve total concordncia com o que se encontra na literatura de Neville, de que concretos mais velhos possuem maior resistncia a deformao lenta confirmando-se a importncia de se respeitar prazos de cimbramento.

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

14
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

4. CONCLUSES Analisando a comparao dos resultados experimentais e os resultados de clculo possvel afirmar que os procedimentos de clculo da estimativa da flecha imediata prescritos pela NBR 6118:2003 mostraram-se adequados apenas para vigas com idade de descimbramento igual ou maior a 15 dias. Para a estimativa da flecha diferida, os procedimentos prescritos na NBR 6118:2003, mostraram-se

inadequados principalmente quando se aumenta o tempo de cimbramento. Em relao ao tempo de cimbramento, de acordo com a anlise dos resultados fica provado que quanto maior for o tempo de cimbramento de uma estrutura de concreto armado, menores sero as deformaes imediatas e a longo prazo, reduzindo assim as chances de futuras patologias ou simplesmente deformaes exageradas. Para minimizar o efeito nocivo das deformaes em uma estrutura de concreto armado, o ideal seria manter o escoramento o mximo de tempo possvel, porm, na prtica isso no fcil de acontecer devido ao cumprimento de prazos de entrega dos empreendimentos, portanto o descimbramento de uma estrutura de concreto armado deve ser determinado em funo da flecha mxima aceitvel (somando a flecha imediata e a diferida ao longo do tempo), e a abertura mxima de fissuras que ocorre principalmente em vigas carregadas ainda muito jovens.

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

15
Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obteno do Ttulo de Engenheiro Civil

5. REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). Projeto de estruturas de concreto: Procedimentos. NBR 6118. Rio de Janeiro, 2003.

Execuo de estruturas de concreto: Procedimentos. NBR 14931. Rio de Janeiro, 2004.

NEVILLE, Adam Matthew. Propriedades do concreto. 2 ed. So Paulo: Pini, 1997

UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense 2011/01

Anda mungkin juga menyukai