Anda di halaman 1dari 2

Em julho deste ano o Congresso aprovou a nova lei de estgios, (Lei n 11.788), que entrou em vigor em 25/09/2008.

Essa nova lei define novas regras para estgios no pas. Muita coisa mudou, mas ainda tem muito para mudar tambm.

Na minha humilde opinio de trabalhador assalariado que j passou por alguns estgios, tiveram algumas mudanas significativas, mas nada que me faa bater palmas para o Congresso. As empresas ainda enxergam os estagirios como mo-deobra especializada e barata, mas daqui pra frente ser mais difcil ter e manter estagirios. As mudanas tm deixado muita gente confusa sobre como proceder daqui para frente, tanto os estagirios quanto quem quer contrat-los. Assim, quero expor as principais mudanas de forma a esclarecer as dvidas de ambos os lados. Vamos l? Principais mudanas 1. Regulamentao o As contrataes no sero regidas pelas leis da CLT e no criam nenhum vnculo empregatcio com a empresa; o O estgio oficializado com o Termo de Compromisso de Estgio, assinado pelo estagirio, pela empresa e pela instituio de ensino que o estagirio frequenta; o O estagirio dever assinar mensalmente o Recibo de Pagamento de Bolsa-estgio; 2. Quem se aplica Qualquer aluno que atenda os seguintes requisitos: o Idade de dezesseis anos ou mais; o Esteja cursando o final do ensino fundamental profissional, ensino mdio regular ou profissional e estudantes de nvel superior; 3. Seguro Agora obrigatrio que as empresas faam um Seguro de Acidentes Pessoais no nome do estagirio. Os valores devero ser compatveis com o de mercado; 4. Penalidades Caso haja falta do Termo de Compromisso de Estgio ou do Seguro de Acidentes Pessoais, o estagirio passa a ser considerado funcionrio e a empresa estar sujeita todas as leis da CLT; 5. Frias Agora, todos os estagirios tero direito um ms de frias remuneradas por ano. (FINALMENTE!) 6. Benefcios A empresa poder oferecer ao estagirio os benefcios que oferece aos seus funcionrios sem que isso caracterize vnculo empregatcio; 7. Jornada de trabalho A jornada de trabalho dos estagirios agora limitada a, no mximo, seis horas de trabalho por dia e trinta horas semanais. Isso finalmente acaba com o problema que muitos estagirios estavam tendo de falta de tempo para seus

estudos. Afinal, um estagirio est l para aprender e no para fazer a empresa lucrar. 8. Quantidade mxima de estgios por empresa A partir de agora existe uma quantidade mxima de estagirios por empresa. Essa parte da nova lei vem para acabar com as empresas que, para pagar menos aos recursos, s contratavam estagirios. Veja abaixo a quantidade mxima de estagirios por empresa: o Empresas que tenham de 1 a 5 funcionrios s podero ter 1 estagirio; o Empresas que tenham de 6 a 10 funcionrios s podero ter 2 estagirios; o Empresas que tenham de 11 a 25 funcionrios s podero ter 5 estagirios; o Empresas que tenham mais de 25 funcionrios podero ter um nmero de estagirios equivalente a 20% do total de funcionrios. 9. Reciso O contrato pode ser rescindido a qualquer momento, por qualquer uma das partes, sem que haja nus, multas ou sanes; O que faltou Como nem tudo perfeito, acho que ficaram faltando algumas coisas que melhoraria muito a vida dos estagirios.

Piso para Bolsa-estgio No foi definido nem piso nem teto para a bolsa-estgio. Se um empregador quiser pagar dez (isso mesmo, dez) reais por ms para um estagirio e ele aceitar, o contrato possvel. Acho que isso devia ter sido visto com mais carinho tendo em vista que existe tanta gente que, devido falta de dinheiro, trabalha por muito pouca coisa; Abonos Pela CLT, os trabalhadores tem direito (dependendo do acordo coletivo de trabalho) a um nmero X de abonos (faltas) por ano. So para casos em que o funcionrio precisa do dia para resolver assuntos pessoais. No caso dos estagirios, acredito que deveria existir obrigatoriamente um nmero fixo de abonos por ano para resolver assuntos dos seus estudos.

Ainda que eu ache que tenham faltado essas coisas acima, vamos dar um passo de cada vez. J acho um grande avano ver algumas coisas que esto nessa nova lei. Com o tempo as leis vo amadurecendo junto com a mentalidade humana e as coisas ficam melhores.

Anda mungkin juga menyukai