Anda di halaman 1dari 21

Prezado(a) Aluno(a), O material aqui apresentado trata-se de um modelo para a redao do relatrio final do Estgio Curricular por voc

desenvolvido. As etapas da redao deste modelo de relatrio atendem s exigncias da disciplina Estgio Curricular. Portanto so etapas que devem constar do relatrio final, pois sero objetos de avalio. Bom trabalho!

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS E COMUNICAO CURSO DE ADMINISTRAO DE EMPRESAS

RELATRIO DE ESTGIO EM ADMINISTRAO

Nome do Aluno RA do Aluno

Novembro/2012
Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

NOME DO ALUNO - RA

RELATRIO DE ESTGIO EM ADMINISTRAO

Relatrio de Estgio Curricular apresentado ao Instituto de Cincias Sociais e Comunicao da Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessrios para a obteno do ttulo de Bacharel em Administrao de Empresas. Orientador:

Local 2012
Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Lista de Ilustraes

Usar quando se aplicar

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Lista de Tabelas
Usar quando se aplicar

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Lista de Abreviaturas e Siglas


Usar quando se aplicar

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Lista de Smbolos
Usar quando se aplicar

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

SUMRIO
Lista de Ilustraes....................................................................................................................................................4 Lista de Tabelas ...................................................................................................................................................................................5 Lista de Abreviaturas e Siglas...................................................................................................................................6 Lista de Smbolos......................................................................................................................................................7 SUMRIO................................................................................................................................................................8 Introduo..................................................................................................................................................................9 I Perfil da Organizao............................................................................................................................................10 II Descrio dos Macroprocessos da Organizao..................................................................................................11 III Descrio dos processos do Setor de Trabalho..................................................................................................12 IV Modelagem / Mapeamento dos Processos.........................................................................................................14 Concluso................................................................................................................................................................18 Referncias..............................................................................................................................................................19 Apndices................................................................................................................................................................20

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Introduo
Fazer uma introduo para o RELATRIO DE ESTGIO e no para a organizao/empresa objeto do relatrio.

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

I Perfil da Organizao
1 Instituio, Tipo, Atividade e Porte
1.1 1.2 1.3 1.4 Nome da Organizao Tipo Atividade Principal Porte (segundo critrios do BNDES)

2 Produtos e Clientes
2.1 Produtos/bens ou servios principais da organizao 2.2 Clientes-Alvo da organizao 2.3 Necessidades e expectativas dos clientes-alvo finais da organizao

3 Servios associados
3.1 Servios associados aos produtos principais, quando houver. Exemplo: na compra de um armrio, a montagem cortesia. Na compra de pneus, a troca e o balanceamento cortesia.

4 Fora de Trabalho
4.1 Composio e percentual (total, percentual por nvel de chefia, percentual por nvel de escolaridade, regime jurdico de vnculo). Podem ser usados grficos.

5 Principais insumos
5.1 Principais produtos e matrias primas adquiridas de fornecedores 5.2 Prticas para garantia da qualidade dos fornecedores

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

II Descrio dos Macroprocessos da Organizao


1 Principais processos de negcio: Processos-Chave
1.1 Desenvolver produto/servio 1.2 Gerar pedido de produto / servio 1.3 Processar pedido de produto / servio 1.4 Ps-venda de produto / servio (Descrever resumidamente os processos-chave)

2 Principais Processos de Apoio da organizao


2.1 Processo A (No para escrever Processo A mas, sim, colocar o nome do processo) 2.2 Processo B (idem) 2.3 Processo C (idem) 2.4 Processo D (idem) 2.5 Processo E (idem) (Descrever resumidamente os processos de apoio)

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

III Descrio dos processos do Setor de Trabalho


1 Denominao do setor de trabalho
(Identificar o setor de trabalho do Estgio Curricular)

2 Principais processos e sequncia de atividades


2.1 Processo A (No para escrever Processo A mas, sim, colocar o nome do processo) 2.2 Processo B (idem) 2.3 Processo C (idem) 2.4 Processo D (idem) 2.5 Processo E (idem) (Descrever, resumidamente, a sequncia de atividades de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO)

3 Produtos resultantes dos processos


3.1 Processo A (No para escrever Processo A, mas, sim colocar o nome do processo do item 2) 3.2 Processo B (idem) 3.3 Processo C (idem) 3.4 Processo D (idem) 3.5 Processo E (idem) (Indicar os produtos - bens ou servios- resultantes (sadas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)

4 Clientes dos produtos resultantes (internos ou externos)


4.1 Processo A (No para escrever Processo A mas, sim, colocar o nome do processo do item 2) 4.2 Processo B (idem) 4.3 Processo C (idem) 4.4 Processo D (idem) 4.5 Processo E (idem) (Indicar os clientes dos produtos/servios resultantes (sadas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

5 Necessidades e expectativas dos clientes dos produtos resultantes


5.1 Processo A (No para escrever Processo A mas, sim, colocar o nome do processo do item 2) 5.2 Processo B (idem) 5.3 Processo C (idem) 5.4 Processo D (idem) 5.5 Processo E (idem) (Indicar as necessidades e as expectativas dos clientes dos produtos bens ou servios- resultantes (sadas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)

6 Insumos vindos de fornecedores (internos ou externos)


6.1 Processo A (No para escrever Processo A mas, sim, colocar o nome do processo do item 2) 6.2 Processo B (idem) 6.3 Processo C (idem) 6.4 Processo D (idem) 6.5 Processo E (idem) (Indicar os insumos vindos de fornecedores (entradas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)

7 Prticas usadas para eficincia e eficcia dos processos principais do setor de trabalho
7.1 Processo A (No para escrever Processo A mas, sim, colocar o nome do processo do item 2) 7.2 Processo B (idem) 7.3 Processo C (idem) 7.4 Processo D (idem) 7.5 Processo E (idem) (Descrever os critrios ou apresentar os indicadores de como se mede a eficincia e eficcia de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2, pode-se utilizar grficos.)

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

IV Modelagem / Mapeamento dos Processos


1 Macroprocesso da organizao
(Colocar aqui o desenho do macroprocesso da organizao; viso geral da empresa com as interligaes mais importantes entre as reas e entre a empresa e os clientes e fornecedores. Pode-se usar a pgina em retrato ou paisagem. No se esquecer de colocar nome, ou seja, Figura XX: nome da figura (ttulo da figura) e XX que refere-se ao nmero sequencial. Recomendao: fazer o desenho no PowerPoint e copiar/colar como figura, nesta pgina, no relatrio.)

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

2 Mapa do Principal Processo da Organizao


2.1 Identificao do Processo 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 Nome: Evento de Incio: Evento de Fim: Escopo dentro: Escopo fora:

2.2 Mapa do Processo

(Colocar aqui o desenho do MAPA de um PROCESSO-CHAVE da organizao. Pode-se usar a pgina em retrato ou paisagem. No se esquecer de colocar nome, ou seja, Figura XX: nome da figura (ttulo da figura) e XX que refere-se ao nmero sequencial. Recomendao: fazer o desenho no PowerPoint e copiar/colar como figura, nesta pgina ou em quantas forem necessrias -, no relatrio.) OBSERVAO IMPORTANTE: NO PARA FAZER FLUXOGRAMA MAPA DE PROCESSO

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

3 Mapa do Principal Processo do Setor de Trabalho


3.1 Identificao do Processo 3.1.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4 3.1.5 Nome: Evento de Incio: Evento de Fim: Escopo dentro: Escopo fora:

3.2 Mapa do processo (Colocar aqui o desenho do MAPA de um PROCESSO DO SETOR DE TRABALHO em que foi realizado o Estgio Curricular na organizao. No se esquecer de colocar nome, ou seja, Figura XX: nome da figura (ttulo da figura) e XX que refere-se ao nmero sequencial. Recomendao: fazer o desenho no PowerPoint e copiar/colar como figura, nesta pgina ou em quantas forem necessrias -, no relatrio.) OBSERVAO IMPORTANTE: NO PARA FAZER FLUXOGRAMA MAPA DE PROCESSO

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

V Anlise e Avaliao do desempenho dos Processos 1 Anlise e avaliao do desempenho do processo principal do negcio da organizao.
(Colocar aqui uma anlise e fazer a avaliao do principal processo da organizao: mapa de processo item IV-2) 1.1 Objetivos da Organizao X Objetivos do processo principal do negcio 1.2 Apresentar os indicadores de desempenho do processo principal do negcio

2 Anlise e avaliao do desempenho do processo principal do setor de trabalho.


(Colocar aqui uma anlise e fazer a avaliao do principal processo do setor de trabalho na organizao em que foi realizado o Estgio Curricular: mapa de processo item IV-3) 2.1 Objetivos da Organizao X Objetivos do processo principal do setor 2.2 Apresentar os indicadores de desempenho do processo principal do setor

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Concluso
Fazer uma concluso do Estgio Curricular e no da organizao objeto de estudo. Correlacionar as disciplinas estudadas durante o curso e as atividades executadas durante o Estgio Curricular.

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Referncias
(Usar as Normas ABNT).

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Apndices
Apndice 1 Formulrio Termo de convalidao de Estgio Contratado Apndice 2 Formulrio Termo de validao de estgio curricular atividades prticas equivalentes Apndice 3 Formulrio Validao das atividades de estgio curricular atividades alternativas equivalentes

Usar o apndice relativo sua situao no Estgio Curricular. Cada formulrio deve caber em uma pgina.

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Contribuio:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas

Anda mungkin juga menyukai