Anda di halaman 1dari 10

INTRODUO LGICA

A lgica a cincia do raciocnio.


A lgica se dedica ao estudo dos conceitos de prova e verdade. Um dos objetivos da lgica determinar se a argumentao utilizada por algum para se chegar a uma certa concluso vlida ou no. A lgica tem sido utilizada em todos as reas da cincia: exatas, biolgicas e humanas. de uso comum por parte do matemtico, do cientista da computao, do engenheiro, do advogado, do biolgo, do historiador, etc...

LGICA CLSSICA
Existem vrios tipos (especialidades) de lgica: a bifurcao fundamental consiste na diviso entre lgicas clssicas e no clssicas. As lgicas clssicas (bivalentes) so baseadas em dois princpios:

Princpio do "terceiro excludo": uma sentena ou verdadeira ou falsa. Princpio da no contradio: uma sentena no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. LGICA E LINGUAGEM
Nem toda sentena da lngua portuguesa pode ser atribuda um valor verdade, V ou F, como por exemplo, as sentenas interrogativas (Para onde voc vai?), as sentenas imperativas (Faa os exerccios.) e as exclamativas (Que belo!), no so em geral consideradas como sentenas lgicas. Por outro lado, as sentenas declarativas, isto , sentenas que emitem um juzo (e portanto, as quais podem ser atribuda um valor verdade), so reconhecidas como sentenas lgicas e, formam junto com os conectivos lgicos, o "Clculo de Proposies", uma linguagem para o raciocnio lgico.

MTODO AXIOMTICO
A obra de Euclides, que viveu por volta de 300a.C., sobre geometria

fundou as bases para o que hoje se conhece como mtodo axiomtico para elaborao de teorias matemticas: a partir de alguns conceitos primitivos (ponto, reta, plano, ngulo, etc...) e de alguns axiomas (proposies no demonstradas sobre os conceitos primitivos, como por exemplo, o quarto axioma de Euclides: por um ponto fora de uma reta passa uma nica perpendicular a esta reta), vo se estabelecendo definies e teoremas (proposies sobre as definies), em um grau de dificuldade crescente. A abordagem de Euclides um marco histrico na matemtica. Apesar de muitos dos resultados de Euclides serem conhecidos por outros povos anteriores sua poca, como por exemplo, os egpcios, que tinham acumulado um grande conhecimento sobre geometria que lhes era til na agricultura e na astronomia, diferentemente dos egpcios, Euclides no apenas reuniu uma extensa coleo de resultados em sua obra, ele estruturou esses resultados de modo lgico, demonstrando que alguns resultados so conseqncias lgicas de outros.

HISTRICO
Usualmente, se estabelece um marco para a origem da lgica com os gregos, cerca de 500 anos antes de Cristo, devido ao extenso registro sobre o assunto deixado pelos mesmos. Por mais de mil anos, de 400dc at 1600dc, poucas contribuies foram acrescentadas a lgica neste perodo, assim como aconteceu com quase todas as cincias. No sculo XIX, foram feitas contribuies relevantes para a lgica, destacando-se George Boole (1815-1864), Augustus de Morgan (1806-1871) e Gottlob Frege (1848-1925). Estas contribuies permitiram a apresentao da lgica proposicional de modo axiomtico, a lgica passando a se constituir uma teoria formal. Lgica e Matemtica: o sucesso destas novas formulaes para a lgica, teve repercusses em outras reas da matemtica. No fim do sculo XIX e incio do sculo XX, houve um movimento sem precedentes para formalizar ainda mais as teorias matemticas, como por exemplo, a geometria e a teoria dos nmeros. Os matemticos queriam ter certeza que suas teorias estavam estruturadas em bases slidas. Por exemplo, se a noo de nmeros reais no pudesse ser formalizada de modo consistente, que dizer ento do clculo diferencial

e integral?

OUTRAS APLICAES
A lgica aplicada em diversas reas onde as variveis so bivalentes. Lgica e aritmtica na base dois (binria): na base dois, os dgitos possveis so 0 ou 1. A soma de dois bits (dgitos binrios) pode ser formulada atravs de duas expresses lgicas. Isto permite que as operaes da aritmtica possam ser realizadas atravs de circuitos digitais. Lgica e Circuitos Digitais: por exemplo, na eletrnica, um interruptor tem dois estados possveis: ligado ou (exclusivo) desligado. A lgebra dos interruptores (circuitos digitais) pode ser formulada atravs da lgica, assim como expresses lgicas podem ser representadas por circuitos. Lgica e Inteligncia Artificial: o mtodo dedutivo um dos fundamentos dos sistemas especialistas, sistemas inteligentes dotados de uma base de conhecimento e de um mtodo dedutivo que permite tirar concluses a partir de alguns dados. Sistemas deste tipo tem sido utilizados em diversas reas como por exemplo, no auxlio a diagnsticos mdicos, e na agricultura.

EXERCCIOS
1. Para quais sentenas abaixo possvel atribuir um valor verdade, V ou F? a. Existe vida em outro planeta. b. V estudar.c. Ele honesto.d. Agora no est chovendo. e. Vamos ao cinema? 2. Teste seu conhecimento. As questes abaixo tem um valor verdade definido de acordo com a rea do conhecimento a que se referem. Responda qual o valor verdade de cada alternativa. a. O nmero 143 primo. b. Para todo nmero real positivo, x2 x. c. Na base dois, 101 + 110 = 1011.

d. Para que um corpo se mantenha em movimento, deve existir uma fora atuando sobre ele. e. Todo tringulo inscrito em uma semicircunferncia, com um lado igual ao dimetro, retngulo. f. Se um nmero divisvel por 3 ento ele divisvel por 9. 3. Lgicas No Clssicas. O estudo de lgicas no clssicas motivado por sistemas para os quais podem ser importantes atribuir mais do que dois valores. Um exemplo clssico o da mquina de lavar roupas. A maioria das mquinas atuais tm usualmente dois estados: vazio ou cheio, conforme a mquina est sendo usada ou no. Se for necessrio lavar alguma roupa, deve-se encher a mquina de gua, independente da quantidade de roupa que ser lavada. Este certamente, no um sistema inteligente. Seria mais adequado uma mquina que ajustasse o volume de gua para a quantidade de roupa a ser lavada. Elabore outros exemplos do cotidiano para os quais seria conveniente considerar outros estados, alm de Cheio/Vazio, Sim/No, Ligado/Desligado, etc...

Lgica para Concursos


Considere um concurso cuja prova constituda de questes de mltipla escolha, cada questo tendo quatro alternativas. A chance de uma pessoa acertar uma questo "no chute", isto , escolhendo aleatoriamente uma alternativa, de 25%. Entretanto, se a comisso que elaborou a prova no tiver cuidado e o candidato agir de modo lgico, em algumas questes esta chance pode aumentar, pois algumas alternativas podem ser eliminadas. Para as questes abaixo, verifique se alguma alternativa pode ser excluda apenas utilizando o raciocnio lgico, sem necessidade de conhecimento especfico sobre a questo. Questo 1. Marque a alternativa correta. De acordo com as leis da Atlntida (um pas imaginrio)
a. Uma empresa no pode empregar menores de dezoito anos. b. Menores de dezoito anos podem se casar sem autorizao dos pais.

c. Menores de dezoito anos no podem votar. d. Uma empresa pode empregar menores de dezoito anos.

Questo 2. Marque a alternativa falsa. De acordo com os cientistas do planeta Logus


a. A velocidade da luz depende da regio do espao em que ela est viajando. b. A luz das estrelas branca. c. A trajetria da luz se curva ao passar em regies de gravidade elevada. d. A luz das estrelas amarela.

Atividade em sala: leia o problema, discuta a formulao e a resoluo do problema com o grupo e descreva (redao) seu raciocnio. Reflexo posterior: analise a possibilidade de trabalhar problemas deste tipo em sala de aula. Atividades opcionais (em casa): (i) Caso a questo 2 acima fosse "Marque a alternativa correta", sua anlise ainda seria vlida? (ii) Procure em provas de concurso, por exemplo, no ENEM, no vestibular, para ver se voc encontra questes que permitem este tipo de anlise ou similares. (iii) Elabore pelo menos duas estratgias que permitam analisar as alternativas de modo lgico e eventualmente eliminar da resposta algumas alternativas.

Raciocnio Lgico. Problemas e Desafios. 1. Um senhor tem um cavalo de uma nica cor. Este senhor tem trs amigos, Joo, Pedro e Roberto, que no conhecem a cor do cavalo. Os amigos decidem tentar adivinhar a cor do cavalo. Para facilitar, o senhor diz que a cor do cavalo ou branca, ou marrom ou cinza. Joo diz que o cavalo branco. Pedro diz que ou o cavalo branco ou marrom. Roberto diz que o cavalo no cinza. Aps ouvir as tentativas dos amigos, o senhor diz que dois deles esto correto e um est errado. Determine a cor do cavalo. 2. Os brincos das Princesas. Um rei tem trs filhas: Ana, Jlia e Tatiana, todas inteligentes. Para decidir qual delas vai herdar o reino, o rei faz um desafio para elas. O rei dispe de cinco pares de brincos, sendo 3 pares de esmeralda (verde) e 2 pares de rubi (vermelho). As princesas tero os olhos vendados e ser colocado um par de brincos em cada uma. A primeira princesa que disser com certeza qual a pedra (cor) do seu brinco herdar o trono, desde que justifique qual o raciocnio utilizado para chegar a esta concluso. A princesa que quiser tentar, ter os olhos desvendados podendo ver os brincos que as irms esto usando mas no podendo ver o brinco que usa (a sala no tem espelhos). Quem errar ser retirada da sala. Ana a primeira a tentar, mas aps ver os brincos das irms conclui que no tem certeza sobre qual brinco que est usando e portanto retirada da sala. Jlia a prxima a tentar, mas tambm aps ver o brinco de Tatiana conclui que no tem certeza sobre qual brinco que est usando e tambm retirada da sala. Antes que tirassem a venda dos olhos de Tatiana ela responde corretamente qual o brinco que est usando e descreve seu raciocnio para o pai, herdando assim o trono. Qual a pedra (cor) do brinco de Tatiana. Justifique seu raciocnio. 3. Os Porteiros do Cu e do Inferno. Aps a morte, um senhor foi deixado em um local onde havia duas entradas: uma para o cu e outra para o inferno. Cada entrada tinha um porteiro. As entradas e os porteiros no podem ser distinguidas visualmente. Para decidir

qual das entradas escolher, este senhor pode fazer uma nica pergunta a um dos porteiros. A pergunta deve se referir ao cu ou ao inferno, ou aos prprios porteiros. Ele havia sido informado de que o porteiro do inferno sempre mentia, e o porteiro do cu sempre dizia a verdade. Determine qual das perguntas abaixo permite a este senhor decidir com certeza sobre qual a entrada do cu. Esta a entrada do cu? Voc diz a verdade? O outro porteiro diz a verdade? Se voc fosse o outro porteiro, voc diria que esta a entrada do cu? Raciocnio Lgico. Problemas e Desafios II. Modelagem Matemtica. 1. Um garoto deseja cozinhar um ovo em 15 minutos, entretanto ele no dispe de um relgio, e sim de duas ampulhetas. Uma das ampulhetas marca um intervalo de tempo de 7 minutos e a outra marca 11 minutos. Como o garoto poder ter certeza de cozinhar o ovo em 15 minutos usando apenas as duas ampulhetas? 2. Uma bomba de vcuo retira metade do ar de um recipiente fechado a cada bombada. Sabendo que aps 5 bombadas foram retirados 62 centmetros cbicos de ar, calcule a quantidade de ar que permanece no recipiente aps essas bombadas. 3. Ao morrer um senhor deixou uma herana no valor de R$90.000,00 para trs herdeiros: a esposa e dois filhos. Um juiz decidiu que a herana deve ser repartida da seguinte maneira: a viva deve receber metade do total, e a outra metade deve ser repartida igualmente entre a viva e os dois filhos. Quanto deve receber cada herdeiro?

4. Trs scios abrem uma farmcia. O capital investido por Jos quatro teros do que Roberto investiu e o capital investido por Carlos dois teros do que Jos investiu. Se o investimento total foi de R$58.000,00, calcule quanto cada scio investiu na farmcia. 5. Problema dos marinheiros. O comandante de um navio quer recompensar dois bravos marinheiros. Assim, entregou ao secretrio uma caixa contendo entre duzentas e quarenta e duzentos e cinquenta moedas, para que, no dia seguinte, fossem distribudas igualmente entre os dois marinheiros. Entretanto, ao anoitecer um dos marinheiros, sem nada dizer ao companheiro, foi sorrateiramente at onde se achava a caixa com moedas e dividiu-a em duas partes iguais, entretanto a diviso no era exata e sobrava uma moeda. Por causa desta moedinha capaz de haver discusso amanh, o melhor jog-la fora, pensou o marinheiro e assim o fez, levando a sua parte e deixando o restante no mesmo lugar. Horas depois, o segundo marinheiro teve a mesma idia. Foi at o lugar onde se encontrava a caixa de moedas, dividiu o total em duas partes iguais, observando que sobrava uma moeda, resolveu atir-la ao mar, levando a sua parte. No dia seguinte, o secretrio reuniu os dois marinheiros para cumprir a ordem do comandante. Abriu a caixa de moedas, dividiu-a em duas partes iguais, dando a cada um dos marinheiros uma parte. Observando que sobrava uma moeda na caixa, guardou-a para si como pagamento pelo servio prestado. Nenhum marinheiro reclamou, pois cada um achava que j havia retirado a parte que lhe cabia. Quantas eram as moedas na caixa? Quanto recebeu cada um dos marinheiros?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DIVERTIMENTOS LGICOS - BERLOQUINI, P., 100 Jogos Lgicos, editora Gradiva, 1998. - LIMA, Elon Lages, Meu Professor de Matemtica e Outras Estrias, SBM, 1999. - SMULL Y AN, Raymond, O Enigma de Sherazade, Zahar Editor, 1998. - SMULL Y AN, Raymond, Alice no Pas dos Enigmas, Zahar Editor, 2001. - STEWART, Ian, Mania de Matemtica, Zahar Editor, 2000. - TAHAN, Malba, O Homem que calculava, 20a. edio, editora Conquista, 1961.

- Revista Galileu, edio especial sobre matemtica, editora Globo, abril 2003.
- Revista Coquetel, Desafios de Lgica.

MODELAGEM MATEMTICA - BASSANEZI, R. C., Ensino-aprendizagem com modelagem matemtica: uma nova estratgia. Editora Contexto, 2002. LIMA, Elon L. et al., Temas e Problemas, SBM, 2003. POLYA, G., A arte de resolver problemas, editora Intercincia, 1978. LGICA FORMAL CASTRUCCI, Benedito, Introduo Lgica Matemtica, editora Nobel, 1984. MORT ARI, Cezar A., Introduo Lgica, editora UNESP , 2001.

NOLT, John e ROHATIN, Dennis, Lgica, editora Mc-GrawHill (Makron do Brasil), Coleo Schaum, ano 1991. DAGHLIAN, Jacob, Lgica e lgebra de Boole, editora Atlas, 1995. HEGENBERG, Lenidas, Lgica, Simbolizao e Deduo, editora EDUSP, 1975.

LGICA E OUTRAS CINCIAS ALVES, Alar C., Lgica: Pensamento Formal e Argumentao, Elementos para o Discurso Jurdico, editora Edipro, 2000. BARKER, Stephen F., Filosofia da Matemtica, editora Zahar, 1976. ILARI, Rodolfo, Introduo ao Lxico, editora Contexto, 2000. ILARI, Rodolfo, Introduo Semntica, editora Contexto, 2002. TAHAN, Malba, A Lgica na Matemtica, editora Saraiva, 1966.

Anda mungkin juga menyukai