Anda di halaman 1dari 26

Lei dos Crimes Ambientais

Cartilha

Ministrio do Meio Ambiente Marina Silva Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Marcus Luiz Barroso Barros Auditoria Interna do IBAMA Henrique Barros Pereira Ramos Coordenao de Ouvidoria/Linha Verde Edinei Vilas Bas Benevides Procuradoria Geral do IBAMA Sebastio Azevebo Diretoria de Gesto Estratgica Leonardo Bezerra de Mello Tinoco Diretoria de Administrao e Finanas Edmundo Antonio Taveira Pereira Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros Rmulo Jos Fernandes Barreto Mello Diretoria de Ecossistemas Ceclia Foloni Ferraz Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental Nilvo Luiz Alves da Silva Diretoria de Florestas Antnio Carlos Hummel Diretoria de Proteo Ambiental Flvio Montiel da Rocha

Ministrio do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis

Lei dos Crimes Ambientais

Cartilha

Braslia, 2004

Idealizao Henrique Barros Pereira Ramos Edinei Vilas Bas Benevides Criao de Texto Gilberto Mineiro Ilustrao, Projeto Grco, Diagramao e Capa Rodrigo So Reviso Maria Jos Teixeira Nara Albuquerque Ficha Catalogrca Heliondia de Oliveira Edio Centro Nacional de Informao, Tecnologias Ambientais e Editorao SCEN, Trecho 2, Bloco B Cep.: 70818-900, Braslia, DF Telefone: (61) 316-1065 E-mail: editora@ibama.gov.br

Catalogao na Fonte Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis ____________________________________________________________________ C198c Campos Filho, Gilberto de Jesus. Cartilha a lei da vida / Gilberto de Jesus Campos Filho. Ilustrao de: Rodrigo So.Braslia: Ibama, 2004. 24 p. : il. color.; 21x26cm. ISBN 85-7300-166-6 1. Cartilha. 2. Crime ambiental. 3. Legislao ambiental. I. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. II. Auditoria/ Coordenao de Ouvidoria/Linha Verde. III. Ttulo. CDU (2.ed.) 349.6

PREFCIO Contar histrias foi, e ser sempre uma necessidade profunda do ser humano. Ningum pode viver sem fazer o relato com detalhes daquilo do que lhe aconteceu ou imagina ter-lhe acontecido. Para qualquer um de ns, a vida se tornaria chata, enfadonha, um pesadelo quase insuportvel, se no houvesse um ouvido atento e amigo a quem recorrer em todas as horas. Esta cartilha realiza algumas abordagens e leituras sobre a Lei dos Crimes Ambientais, tratando, em especial, da importncia de publicaes que motivem na criana o despertar para o mundo da tica e do respeito, ligadas a questes educacionais ou de civismo. Ao completar 15 anos de vida, o IBAMA se mantm el ao desenvolvimento da comunicao no mbito das organizaes. Em conjunto com a Educao Ambiental, do Ministrio do Meio Ambiente, abre-se mais um caminho para tornar acessvel a todos mais um importante instrumento na denio das prticas da Educao Ambiental. Esta publicao prope-se a contribuir, ainda que modestamente, para uma discusso das aes empreendedoras, diante do desao que o desenvolvimento sustentvel neste sculo. A Lei dos Crimes Ambientais prope-se a uma grande viagem na direo do interesse pblico, sugerindo caminhos por meio de cores e desenhos, para uma interao das pessoas com o discurso e com a prtica da Educao Ambiental. Nela h um respeito dos desejos, aspiraes e crenas das pessoas e da sociedade, que buscam a emancipao e o esclarecimento transformadores nas relaes propostas. O artifcio das falas da natureza amplia ou cria uma noo como desenvolvimento de comunicao, alimentando uma cumplicidade ideal para que a criana se reconhea como colega ou parceira do meio ambiente. O homem que aqui se encontra a gura central para se compreender uma sociedade sem vcios ou maniquesmos, quando focado ao lado de questes fundamentais que apresentam uma sociedade em equilbrio com o meio ambiente. Nos diversos quadrinhos, ele tratado como o diferencial entre a compreenso do bem e a diluio do errado diante de algumas de suas necessidades existenciais.

Era mais um dia calmo

na oresta, quando...

...o servio de alto-falante anuncia:

- Saiu a Lei dos Crimes Ambientais! Agora quem agredir o meio ambiente estar cometendo um crime e poder ser punido por lei.

Alvoroo, agitao, alegria e comemorao da bicharada.

- Urgente! Espalhem a notcia para a bicharada.

A arara grita:

10

- Nesta lei existe algo sobre as queimadas? - Claro! Sobre queimadas, transformao de madeira de lei em carvo, venda de produtos de origem vegetal sem ter licena e muito mais. Esta lei sim, fogo!

Um mogno chamuscado questiona:

11

- Ser que ns vamos ter sossego no perodo da piracema, que o nosso perodo de reproduo? - Tomara. Muitas vezes alguns pescadores enchem tanto o barco com peixes que quase no conseguem navegar. E ns sabemos que, alm de desperdiar, levam em quantidades que causam desequilbrio na natureza. - Outro problema referente s guas o desmatamento e a destruio da mata ciliar, aquela que ca nas margens dos rios, serve de berrio para vrias espcies e tambm protege contra as enchentes e as eroses, alm de servir de alimento para muitos peixes e outros animais.

O peixe se rene com alguns amigos e comenta:

12

- Al, amigos! Temos novidades que vo ajudar a natureza: agora quem causar qualquer tipo de dano fauna vai se entender com a justia. Um mico-leo-dourado se aproxima da ararinha-azul e reclama: - Sei no... Faz tempo que meus avs sonharam com mais proteo e respeito. Hoje quase no existem outros da minha espcie. A ararinha, intrigada, responde: - Sr. Mico, no se desespere. Se foi feita a lei, porque todos passaram a perceber o quanto importante a preservao da natureza para a vida do planeta. Veja o meu caso: quase no existimos mais na natureza, mas estou conante no futuro a partir desta lei. nimo e esperana o que devemos ter no futuro!

A arara-azul chega a outra oresta e d a notcia:

13

- Que nada! Vrias vezes se falou sobre isso. Eu que no me esconda pra ver se no vou parar numa panela grande! A arara-azul arma: - Na nova lei crime vender, comprar ou prender animais das nossas matas. Quem zer isso, sem a devida permisso da autoridade competente, estar cometendo crime. E tem mais: A Ouvidoria/Linha Verde do IBAMA (0800-61-8080) vem realizando um trabalho srio e eciente com os cidados que cuidam do meio ambiente e denunciam os maus-tratos natureza.

A capivara, com seu jeito de quem no est nem a, no acredita que seja verdade:

14

Conversa entre o senhor Juvenal e a atendente da Ouvidoria/ Linha Verde: - Linha Verde do IBAMA, atendente Penlope, bom-dia! - Bom-dia! Meu nome Juvenal, e eu gostaria de saber se verdade que agora existe punio para quem maltrata o meio ambiente. - Senhor, agora existe a Lei dos Crimes Ambientais, que dene o que crime contra o meio ambiente e qual a punio para quem no obedecer a lei. O senhor gostaria de receber gratuitamente um exemplar da publicao da Lei dos Crimes Ambientais? - Claro! Agora que eu no deixo mesmo ningum maltratar as rvores e os bichos. E vou ensinar na minha comunidade como importante proteger a natureza. Obrigado, Penlope! - A linha Verde do IBAMA agradece o seu contato!

Enquanto isto, no 0800-618080, do IBAMA:

15

Dois botos-cor-de-rosa espiam uma ao do IBAMA:


est fora do tamanho autorizado, tem mais peixes do que o permitido e est no perodo da piracema.
- Esses esto na malha da lei. O barco

16

Uma rvore comenta com a outra: - Amigo Cedro, esse caminhoneiro est encrencado! Ele est carregando madeira protegida por lei. Com certeza estar enquadrado na Lei dos Crimes Ambientais.

Na estrada deserta dentro da mata, um caminho carregado de madeira parado por scais.

17

O jacar comenta: - T vendo, pessoal?! Com a Lei dos Crimes Ambientais, a bicharada car mais tranqila.Quem maltratar, tracar ou impedir a reproduo de animais da fauna brasileira ser punido.

Uma preguia observa, junto com seus amigos, mais uma ao do IBAMA, que est recuperando vrias gaiolas e jaulas cheias de animais protegidos por lei.

18

- Vocs precisam cuidar do meio ambiente para garantir o futuro de vocs e de seus lhos. Joozinho: - Professora, o que o meio ambiente? Professora: - Joozinho, o meio ambiente quer dizer todo o meio onde vivemos. Cuidar do meio ambiente tambm cuidar do lugar onde vivemos, quer seja na cidade ou no campo. A Lei dos Crimes Ambientais tem artigos para punir quem polui o ar que respiramos, as guas, as matas etc. Marcinha: - Professora, estragar escolas, museus, bibliotecas crime ambiental? A professora responde: - Claro, Marcinha! A lei diz que quem estragar patrimnio cultural e urbano vai se entender com a justia.

A professora explica aos seus alunos:

19

A professora continua explicando:

- E tem mais. Causar poluio de qualquer maneira, que prejudique a sade das pessoas, crime. Poluir nossos rios, retirar minerais sem autorizao, produzir e comercializar substncias txicas tambm so crimes previstos por lei. sempre bom lembrar que alguns crimes podem ser resolvidas no s pelo IBAMA, mas tambm pelas polcias ambientais dos estados e os rgos devidamente autorizados para proteger o meio ambiente. Quanto mais prximo o rgo responsvel estiver do acontecido, mais rpida ser a ao.

20

Vamos cuidar do meio ambiente. A responsabilidade nossa!

21

Veja aqui alguns trechos da Lei dos Crimes Ambientais ilustrados nesta Cartilha
pg. 11 - O Mogno chamuscado...

Lei da Vida

Nos artigos 38 a 53, especicado, por exemplo, que proibido provocar incndio em mata ou oresta, cortar rvore em oresta de preservao permanente, transformar madeira de lei em carvo, em desacordo com as determinaes legais, bem como receber ou comercializar produtos de origem vegetal, sem exibir licena de vendedor expedida pela autoridade competente.
pg. 12 - O peixe se rene...

Os artigos 33 a 37 dos Crimes Contra a Fauna, prevem sanes contra crimes de agresso fauna aqutica. A pesca tem regulamentaes especcas para que no ocorra desequilbrio no meio ambiente. No permitida a pesca de espcies que devam ser preservadas ou espcimes com tamanhos inferiores aos permitidos. No permitida a pesca em quantidades superiores s permitidas, ou mediante a utilizao de aparelhos, petrechos, tcnicas e mtodos que no os autorizados. No permitido o transporte, o comrcio, o benefcio ou a industrializao de espcimes provenientes da coleta, apanha e pesca proibida. No perodo da piracema, ca suspensa a pesca, para que as espcies consigam se reproduzir.

O captulo V, dos Crimes Contra a Fauna, artigos 29 ao 37, diz, entre outras coisas, que quem vende, expe venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depsito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espcimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratria, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros no autorizados ou sem a devida permisso ou licena da autoridade competente, estar cometendo crime.
pg. 16 - Dois botos-cor-de rosa espiam...

pg. 14 - A capivara...

Os artigos 34 ao 36, dos Crimes Contra a Fauna ,dizem que, entre outras coibies, crime pescar em perodo no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por rgo competente.
pg. 17 - Na estrada deserta...

Os artigos 38 ao 41, dos Crimes Contra a Flora, probem destruir ou danicar oresta considerada de preservao permanente, mesmo que em formao, ou utiliz-la de forma transgressora.
pg. 18 - Uma preguia observa...

A seo I, dos Crimes Contra a Fauna, probe matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcies da fauna silvestre, sem a devida permisso, licena ou autorizao do rgo competente.
pg. 20 - A professora...

A seo IV, dos Crimes Contra o Ordenamento Urbano e o Patrimnio Cultural, artigo 62, probe destruir ou danicar bem protegido por lei, tais como arquivos, registros, museus, bibliotecas, pinacotecas, instalaes cientcas ou similares. Lei da Vida

Esplanada dos Ministrios Bloco B do 5 ao 9 andar CEP 70.068-900 Braslia-DF www.mma.gov.br

Ministrio do Meio Ambiente

Pea seu exemplar

23

A Linha Verde do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis), subordinada Ouvidoria do Instituto, um canal de comunicao com a sociedade e outros rgos ambientais ociais, que busca um equilbrio entre o homem e o ambiente para a construo de um futuro pensado e vivido numa lgica de desenvolvimento sustentvel. Por intermdio do nmero 0800-61-8080 (ligao gratuita), o cidado e/ou entidades nacionais e internacionais podem interagir, solicitando orientaes e informaes sobre temas ambientais, que abrangem desde denncias de infraes legislao ambiental at os mais variados procedimentos de aes ambientais.

Linha verde
0800-61-8080
ligao gratuita de qualquer parte do Brasil Fax: (61) 321-7713 E-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br SCEN Trecho 2 - Ed. sede do IBAMA CEP: 70818 - 900

24

Anda mungkin juga menyukai